Conceito do Mascote, por Ziraldo

 

Enviado por Nagib Zaatar Makhlouf  

 

 

Durante os longos anos em que o clube mais amado de São Paulo ficou sem título, fase que terminou nos meados dos anos setenta, sua imensa torcida não abandonou seu time do coração. Daí, ela ter ganho o título de fiel.

 

É um dos mais belos fenômenos da história do futebol brasileiro, a paixão e a fidelidade desta torcida.

 

Sempre que um fenômeno assim se dá, o surgimento de um símbolo que o sintetize acontece. No inconsciente coletivo do mundo ocidental o símbolo mais imediato de fidelidade, a primeira idéia que vem a quem o procura, é a dos famosos personagens de Alexandre Dumas, uma das histórias mais contadas e recontadas entre nós. “O Mosqueteiro é fiel” é a frase mais recorrente no romance do velho Dumas. As palavras fiel e fidelidade marcam toda a trajetória dos mosqueteiros, tanto os do Rei Luis XIII quanto os do Cardeal Richelieu. Daí, foi absolutamente natural que o Mosqueteiro tenha sido escolhido como o mascote do Corinthians.

 

Considero uma honra ter sido convidado para desenhar o mosqueteiro oficial do tão querido clube e ofereço ao seu julgamento duas figuras: a do Mosqueteiro e a do Mosquetinho.

 

A torcida infantil do Corinthians é gigantesca e é justo que seja representada na figura de um Mosqueteiro mirim, pois uma das marcas do time é a paixão familiar que ele provoca. É quase sempre certo que, se um pai é corinthiano, a família toda o acompanha. Como nos mosqueteiros, é um por todos e todos pelo Corinthians. Ainda que esta frase identifique por demais a figura dos mosqueteiros, acredito que, em relação ao Corinthians, a idéia de fidelidade é mais forte do que a idéia de união, mesmo levando em conta que a união é, também, uma bela qualidade humana.

 

Contudo, no lugar de “Um por todos e todos pelo Corinthians” creio que a legenda do time, por mais sintética – usa menos palavras – mais verdadeira e mais simbólica deva ser: “Corinthians – o Mosqueteiro é fiel!”

 

* * *

 

OBS. É claro que o diminutivo de Mosqueteiro é mosqueteirinho, mas esta palavra é muito longa e não tem o som simpático e juvenil de mosquetinho, uma palavra inventada, que assenta para o torcedor mirim do amado clube.

Os mosqueteiros do Corinthians não têm nem usam espada por razões óbvias.

 

ziraldo 

 

 

                                     

 

Anúncios

5 Responses to Conceito do Mascote, por Ziraldo

  1. luiz benedito costa disse:

    mano vai montar o time do sonho dos corinthiano para 2010 podermosa comemorar libertadores e tudo que vier estaremos fazendo 100 aninhos de muita garra paixão somos louko por ti corinthians , acredito no trabalho de mano somos todos mano fiel

    Comentário: Deus nos ouça !

    Curtir

  2. rodrigo nogueira disse:

    eu pensei q trevisan fosse mano do mano… Quem sera que vem? ele parecia ser um otimo profissional o trevisan. Moraci santana esta no atletico/pr , jah trabalhou no timao e na selecao, eh um profissional reconhecido mundialmente, seria uma boa pro time do povo.

    Comentário: Rodrigo, acho que a fase do Moraci já passou, tem muita gente boa e nova por ai. Mas acho que o Mano já deve ter em mente a Comissão inteira para 2009

    Curtir

  3. rodrigo nogueira disse:

    silvio, porque voce acha que trevisan saiu do timao? Ele que ganhava 50 mil/mes disse que queriam reduzir o salario dele? nao entendo o salario de mano de meneses sobe 40% e reduzem o salario do preparador fisico, sempre via as prelecoes dadas por trevisan pela tvtimao, e eram todas muito boas e me parecia bastante entrosado com o elenco.
    porque ele saiu?

    Comentário: Na minha opinião, a intenção partiu do técnico Mano Menezes.

    Curtir

  4. Fernando Reis disse:

    Parabéns ao Marketing do Corinthians.

    Ziraldo é mais um nome consagrado que vem agregar à nossa marca e à nossa história e com certeza será mais um personagem que fará muito sucesso principalmente entre as criançada

    Comentário: Ziraldo é muito bom realmente, de repente o Mosqueteiro vira até filme

    Curtir

  5. Diogo Soares Silveira disse:

    Silvinho, gostaria de saber sua opinião sobre um certo individuo, o Portuga, do Programa Estadio 97.

    Ele deteriora o programa, deflagrando o ódio incondicional ao Corinthians e a sua torcida, e sempre de forma desrespeitosa.

    Parei de ouvir o Estádio apenas por conta desse imbecil, que além de ofender aos ouvintes corintianos, de tão covarde que é jamais faz alguma piada sobre o SPFC (com certeza é bambi), e ainda critica qualquer outro que o faça… talvez por medo de perder o emprego no programa.

    Comentário: Portuga é um personagem. Conheço-o e até gosto dele. Mas às vezes exagera na exibiçao da facilidade que ele tem de memorizar detalhes sobre o futebol. Deixei de ouvir o programa, não por ele, mas porque num determinado periodo em 2005, diariamente eles detonarem o Corinthians e o pobre Mano ficar acuado, sem nenhum apoio do Back, que muito pelo contrário, engrossava o coro contra o Corinthians.

    Curtir

Amigo, faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: