Carta aberta aos jogadores (e aos torcedores) do Corinthians

Texto original: Ricardo Taves, reporter da Rádio Coringão

Blog do Taves
Atletas, Comissão Técnica, Diretoria e Nação Corinthiana,

Como dizem por aí, sou apenas mais um louco do bando. No entanto esse “apenas” significa demais pra mim. Nos meus quase 30 anos de idade, o grito de torcida que mais mexeu comigo é o “Corinthians minha vida, minha história, meu amor”. No meu caso, isso vale 100%. Por isso me sinto no direito de escrever essas palavras que vem a seguir.

“Sabe, eu nasci corinthiano, podes crer eu não me engano, já virou obsessão. Desde que eu me entendo por gente coloquei na minha mente, sou fiel, sou coringão. Não adianta vir fazer minha cabeça, aconteça o que aconteça, bato o pé, não abro mão.” – sábia letra de música que em poucas palavras é capaz de resumir um sentimento tão sublime. Sublime e sem limites. Ao ponto de gritarmos em uma única voz que NUNCA VAMOS ABANDONAR nossos guerreiros.

Perdemos a primeira batalha, MAS NÃO VAMOS PERDER A GUERRA. NÃO PODEMOS! É preciso que haja uma união digna de nossa história, de nossa paixão. Que juntos, lutemos por um único ideal. AS QUARTAS DE FINAL.

Felipe, se você retornar, jogue como jogou em 2007. Feche o gol. Lembre-se da sensação que sentiu ao voar na torcida após a vitória contra o Ceará na segunda divisão. Você sabe o que é Corinthians. Não deixe a bola passar em hipótese nenhuma. Volte pra falar na sala de imprensa novamente com seu filho ao lado como herói. Pro seu menino saber que seu pai fez história.

Júlio César, se for você, a chance é de ouro. Olhe para trás, veja tudo que passou. Você é muito Corinthians! Mesmo com toda a pressão sua defesa na cabeçada do Adriano nos trouxe vivos para o jogo de volta. Eu confio em você, cara!

Moacir, que boa surpresa você é. Não ligue para o penalti, isso acontece com qualquer um. Você cometeu pois estava lá, brigando o tempo todo. Que potencial você tem, moleque! Sua história sofrida, sua família torcendo por você em Pernambuco. Lembre-se disso a cada dividida, a cada investida no ataque. Você sairá vencedor, podes crer.

Alessandro, você é o representante do espírito guerreiro. Caso você volte precisaremos de você no melhor dos seus momentos. Aquele lateral que marca demais e quando vai ao ataque toca de lado e corre pra receber. E que quando domina faz um sassarico danado na área do adversário. Foram tantas jogadas de gol até hoje não é mesmo? Faça valer seu passado com nosso manto no presente. Pois precisamos de você no futuro da competição.

Chicão, você é o cara! Pra você não preciso dizer nada. Seja o que foi na partida do Maracanã. O que foram aqueles carrinhos? Seguros e raçudos! Quero muito ver você chamando os jogadores pra si, mordendo nosso escudo ao marcar mais um gol. Vai acontecer!

William, ah capitão! Sua calma e serenidade precisam de uma pitadinha de “sangue nos zóio” no próximo jogo. Precisa manter a rapaziada ligada no 220volts o tempo todo. Não tem bola perdida. O time precisa agir como se estivesse perdendo de 1×0 aos 35 do segundo tempo. Na atitude, é claro. Tem que sufocar. Não tem que ter contra-ataque. Não pode deixar. É sufoco, sufoco, sufoco. São os 90 minutos mais importantes da nossa história.

Robertão, aqui na Rádio quando te entrevistei ainda na Turquia eu fui um dos poucos que bancou que você arrebentaria por aqui. Mas juro, não imaginei que você jogasse tanto. Você é um monstro! Mas chegou a hora de esquecer tudo que você ganhou no passado. Champions, Ligas Européias, Copa do Mundo, acabou! Você jogará como se a partida contra o Flamengo fosse a primeira oportunidade de conquista na sua vida. Seus chutes serão potentes como nunca. A marcação a melhor de todos os tempos

Ralf, no dia que você se apresentou conversei com o Douglas, companheiro de rádio e tivemos a mesma sensação: o cara vai arrebentar! Faça tudo como vem fazendo, com a raça habitual que no final será recompensado.

Jucilei, essa é sua hora. Você é o cara desse meio campo. Corra atrás de todas as bolas. Marque como se fosse o Ralf e apoie como se fosse o Elias. Você é o principal jogador do esquema tático, é o que faz com que ele funcione a perfeição. Precisamos que tenha a dedicação costumeira mas acima de tudo 100% de atenção em todos os momentos.

Elias, é hora de fazer a maior partida da sua passagem pelo Timão. Você tem uma categoria invejável. Um pulmão incansável. Precisamos disso como nunca! Esqueça a Europa, o que já fez por aqui. Vá por mim, o próximo jogo é mais importante do que qualquer coisa que você já tenha feito ou vivido por aqui. Quero o Elias do jogo do Racing, aparecendo a todo momento, se livrando da marcação pelo excesso de movimentação. Lembra da várzea. De tudo que você precisou para chegar aqui. Você diz no seu vídeo da nike: “Eu sou assim, eu sou o cara! Sou predestinado!” – Só que treinar adianta meu velho, então treine muito. Rala que rola!

Danilo, você é novo por aqui. Não sei se entendeu bem ainda o que é ser Corinthians… Lembra daquele Corinthians x Palmeiras do começo da temporada? Ali você foi atacante, zagueiro, lateral esquerdo, atacante. Vibrou com o time, com a torcida. É isso que você precisa fazer quarta. É o que queremos. Tire uma vibração e uma energia que talvez não seja nem de sua personalidade. Mas seja, de uma vez por todas, Corinthians.

Dente, você não precisa ouvir nada. Você é do terrão, viveu o rebaixamento, renasceu na subida, é o artilheiro da “era Mano”, fez o gol 10.000 e vive uma fase incrível. Continue igual e marque gols, quantos forem possíveis.

Ronaldo, meu velho, o papo agora tem que ser reto. Respeito tudo que você fez no seu passado no futebol, seu potencial comercial e coisa que o valha. Mas Fenômeno, AQUI É CORINTHIANS! Aqui não tem bola perdida, aqui não tem migué. Não tem jogador que não se movimenta, que não disputa todas as bolas. Não adianta aparecer na frente das câmeras porque tem as costas quentes. Eu quero ver você resolvendo no campo. Você tem que COMER GRAMA, arriscar mais, partir mais pra cima. Se é assim que vamos contar com você, com pouca mobilidade, encare cada lance como se fosse o único. Não espere uma segunda chance. Você é o retrato do time, é o homem mais visado. Se seus companheiros percebem que os adversários não te respeitam, que você está pregado lá na frente, isso reflete nos outros dez. NÃO DÁ MAIS. Resolva, ressurga mais uma vez das cinzas.

Mano, sou seu mano. Confio demais no seu trabalho e no seu potencial. Mas acho que você já sabe que quarta-feira não vai dar só na tática e na técnica. Acima de tudo terá que ser coração. Esses caras vão ter que entrar com a faca nos dentes. A torcida vai fazer seu papel. Eles precisam estar pilhados e conscientes. Brigar por todos os lances, com raça e inteligência. Não é pra bater, é pra não deixar jogar. Não é pra ficar com a bola no pé sem saber o que fazer, é pra tocar, girar o campo e abrir os espaços. Você é o cara que vai nos trazer essa Libertadores. Eu sei o quanto você quer a copa. Confio em você!

Nação Corinthiana, quarta a festa tem que ser algo nunca visto. Não podemos parar de gritar com força um segundo sequer. Não dá. Não pode. Exigiremos do time toda a dedicação mas precisamos apoiá-los incondicionalmente o tempo todo. Gritar, gritar, gritar, vaiar o adversário sempre que estiver com a bola. Tem que ser um caldeirão absurdo, algo que o Pacaembu em seus 70 anos de história nunca viveu. Arquibancada, Laranja, Tobogã e Numeradas numa só voz. No grito de Corinthians. Não pode parar. Somos parte fundamental no processo e a vitória também depende de nós. Na apreensão não pode haver silêncio. O grito simplesmente precisa ser mais forte. Vai, Fiel. Cante, empurre e não pare nunca.

Eu farei minha parte, e você?

VAI PRA CIMA DELES!!!

MAIS DO QUE NUNCA, VAI CORINTHIANS!


34 Responses to Carta aberta aos jogadores (e aos torcedores) do Corinthians

  1. timao disse:

    minha paixao e o corinthians do minha vida por ele eu vou para o japao aconpanha omundial eo corinthians ser canpeao

    Curtir

  2. Sidney Marques Pontes disse:

    Se você me deixar,
    Vou tentar não chorar,
    Terei que me recompor e cantar.
    Seu canto, no meu cantar.
    Até a praça parecer flutuar,
    Sentindo a falta do seu andar.
    A roseira se recusa a brotar.
    O beija-flor já não quer ajardinar.
    Lágrimas vão insistir em jorrar.
    Ficar sem seu olhar:
    É viver sem ar,
    É dormir e não acordar,
    É noite sem brilho lunar,
    São ondas sem o mar,
    Por você não quero penar,
    Quero apenas te amar.

    Curtir

  3. Sidney Marques Pontes disse:

    Muitas vezes eu procurei entender o quê seria uma paixão? Neste domingo acho eu que entendi o que é uma paixão no jogo entre Grêmio e Corinthians, no qual o time paulista foi rebaixado pra segunda divisão do futebol brasileiro. A fiel torcida do Corinthians demonstrou o quê é uma paixão por um time, não foi à toa que esse time demorou 23 anos pra levantar uma taça, e sua torcida jamais o abandonou por tudo isso é chamada de fiel não só no nome mais também nas atitudes. O que eu vi foi uma demonstrarão de respeito ao time coisas que os dirigentes não foram capazes de fazer. Parabéns a essa imensa torcida pelo respeito e o carinho por essa eterna paixão pelo time do parque São Jorge. ”Corinthians jamais eu vou te abandonar, porque eu te amo” frase de uma torcedora isso sim pode se dizer paixão. Já passei por isso quando o meu time caiu pra segunda divisão e depois pra terceira divisão, aonde fomos campeões, em minha opinião tinha que ter jogado a segunda divisão, mais houve uma virada de mesa e fomos direto pra primeira divisão é claro estou falando do meu FLUMINENSE. Meu respeito a toda Fiel torcida do grande Corinthians, e dizer-lhe que os dirigente passa como as nuvens no céu mais as instituições ficam e os verdadeiros torcedores. Mais uma vez parabéns a imensa e fiel torcida do Corinthians.

    Curtir

  4. Sidney Marques Pontes disse:

    Ser corinthiano
    Não tem explicação
    Amor ,raça e fidelidade
    Fiel na sua paixão!

    Assim é o corinthians
    Suor,Garra e sempre lutar
    Ganhando ou perdendo
    A torcida querendo
    O seu nome gritar!

    O centenário do timão
    É um orgulho pra torcida
    E uma honra pra nação
    Esse é meu corinthians
    Essa é minha paixão!

    Uns sofrem muito
    Outros sofrem pouco
    O importante é que somos
    Um bando de louco!!!

    Curtir

  5. Sidney Marques Pontes disse:

    o corinthians é minha vida só peço para vcs que eu quero muito jogar só para ajuda minha mãe e minha familia e quero ajuda o corinthians eu só atacante eu so esquerdo é isso que eu quero ajuda o corinthians e minha familia xau falo

    Curtir

  6. Sidney Marques Pontes disse:

    eu só queria ajuda a minha mãe e proriço que eu queria jogar no corinthians me ajuda eu moro no pimentas me ajuda

    Curtir

  7. Sidney Marques Pontes disse:

    eu só corinthiano o corinthians é minha vida
    eu queria jogar no corinthians , mais a minha mãe não tem
    Drieiro eu jogo mais meus amigo não colocao no time eles fala que
    eu so muito ruir

    Curtir

  8. samuel disse:

    vamos lá timão

    Curtir

  9. fernando disse:

    julio cesar mano vc ta bom pra caramba

    Curtir

  10. kevin eric dos stos disse:

    sou corinthiano no sangue e no coraçao meu sonho
    e jogar no corinthians teem uma chuteira ortografada pelo fenomeno
    jogo ne um time de campo sou zagueiro e eu quero se que nem chicao o zagueirao do coringao se eu tive chance mande um email pra miim ?????

    Curtir

  11. Amanda disse:

    Me arrepiei ao ler está carta ,a única pena é que não tivemos o Lindo&Glorioso PRAZER de levantar essa taça mas 2011 tá ae .NÃO PARA NÃO PARA NÃO PARA VAI PRA CIMA TIMÃAO.

    && VAAI CORINTHIANS ♥

    Curtir

  12. Mary. disse:

    Me emocionei mto ao ler esta carta.+o q me entristece e essa”guerra declarada”dntro das torcidas do timao!tem q se unir e ganhar no grito,ate fikar rouco!Somos todos CORINTHIANS!!!

    Curtir

  13. tamer disse:

    e de arrepiar , vai timaoooooooooo

    Curtir

  14. André Guizardi de Abreu disse:

    Mano, sem palavras pra tudo isso que você escreveu, sem “viadage”, mas correu uma lágrima…
    confesso que estou com ums “certo orgão” na mão, mas “tamo junto”, e esse ano vai ser nosso!
    Um grande abraço a todos.
    Espero que o time tenha lido isso…
    Já ia esquecendo, Obrigado!!!
    Valeu!!!!!

    Curtir

  15. victória disse:

    velho emocinou, tenho apenas 13 anos de idade mais sou mais que fanática pelo corinthians, é um amor sem fim. desde que eu nasci sou corinthiana e nada em ninguem vai mudas isso. VAAAAAMOS CORINTHIANS! perdendo ou ganhando é sempre corinthians velho. mais que um amor, mais que uma paixão, mais que um fanátismo ! Corinthians minha vida sempre sempre sempre s2

    Curtir

  16. Renato disse:

    FLAMEEEEEENNNGOOOOOOOOO

    Curtir

    • Gilvania [SCCP] disse:

      Quero Te dar os parabens essa carta parecia eu falandO ,por mais que ninquem acredite chorei lendO,corinthians e isso vc expresso no papel oq todo corinthiano tem vontade d ‘ falar , sou uma corinthiana fanatica ,por mais que falem que mulher naum intende de futeboa axo ki já temos exemplos de mulheres na midia que comenta o futebol melhor que muiitos homem por ai ,bom parebens pelo sua carta emprimi ela e mostrei pra todo mundo na escola parabens

      Curtir

  17. Denão disse:

    Vai Corinthians , em quanto ouver 1 segundo de jogo tô ali apostando acredito sempre sou louko pois faço parte da torcida mais unida e guerreira do brasil ,Corinthians minha vida minha historia .

    Denis O. Zampronio

    Curtir

  18. Mônikita disse:

    Hum … sei não

    Curtir

  19. observador ingrato disse:

    Ricardo TAVARES é o cara………

    hahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

    Curtir

  20. Ricardo disse:

    Vamos,vamos meu timao,nao pare de lutar, as palavras escritas por Ricardo Tavares,faz com que tenhamos mais forcas, para enfrentar a batalha, nos enche de orgulho, somos corinthianos, somos guerreiro,desistir jamais,o Mano e experiente e com certeza vai sair desta, apoiaremos com certeza, mas espero que os jogadores facam a parte deles, principalmente o Ronaldo, que lute um pouco mais, que marque um pouco mais, e que tenha espirito Corinthiano, torcer para o Corinthians a algo inexplicavel, e torcer com a alma, EU SOU CORINTHIANS.

    Curtir

  21. Gabriela disse:

    Ei Silvinho….
    Confesso que meu coração doía demais na quinta-feira, estava em Curitiba…e meu Deus…que difícil foi levantar da cama.
    E quando li o seu blog..para saber como os corinthianos estavam se sentindo..foi difícil conter as lágrimas..naquele momento e agora também.
    Quero muito gritar É CAMPEÃO..pois este grito está preso na garganta e se é o preço que temos que pagar valerá muito..toda a emoção..mas confesso..que não consigo pensar super positivo, estou em oração pelo time..e que dia 06 me responda que eu estava errada…Ficarei muito Feliz…
    Saudações Corinthianas..

    Curtir

  22. Pedro_Birinight disse:

    eu gostei mt
    quero ver no campo

    vaaai moaciiirrr!

    kkkkkkk

    Curtir

  23. Rogério disse:

    Silvinho, acho que o abatimento tá forte demais. Perdemos para o Flamengo de 1 a 0 apenas e já tá assim, imagina se tivesse perdido de 3? O negócio e levantar a cabeça já, treinar, e partir para cima. Tomara que o Mano mostre o vídeo daquele massacre pra cima da filial do Palmeiras em Goiás. Aquele estava bem mais complicado de reverter, e só não fomos campeões da copa do Brasil contra o Ispóti porque fomos roubados. Nós vamos nos classificar, pode apostar.

    Curtir

  24. Ciro disse:

    Vocês acham mesmo que jogador de futebol vai ler essa carta e ainda mais ficar sensiblizado?

    Curtir

  25. celso disse:

    QUE O RC DISPARE SEU CANHÃO RUMO AS REDES…
    QUE O DENTINHO DISPARE CHUTES SECOS..
    QUE O DANILO LUTE E JOGUE COMO JOGOU CONTRA O PORCOS…
    QUE O ELIAS VOE EM CAMPO E CHEGUE VÁRIAS VEZES AO GOL DO ADVERSÁRIO….
    QUE A ZAGA FORME UMA PAREDE INTRASPONÍVEL..
    QUE O JUÇA DEFINITIVAMENTE BAIXE O SANTO DO RINCON…
    QUE O RALF LUTE OS 90 MINUTOS..
    QUE O ALESSANDRO BLOQUE O LATERAL JUAN…
    QUE O FELIPE FECHE NOSSO GOL EM UMA ATUAÇÃO HISTORICA..

    QUE O RONALDO RESURJA DAS CINZA COMO FEZ TANTAS VEZES NA VIDA.QUE ELE OLHE PRA ARQUIBANCADA E DIGA PRA SI: “VOU FAZER CHUVER HOJE”.

    VAI TIMÃO!

    ACHO QUE DEPOIS QUE FIZERMOS O 1° A COISA DESLANCHA..

    VAI TIMÃO RUMO AO BI FIFA!

    Curtir

  26. thiago disse:

    Caralho desculpa a palavra é de arrepiar veio lagrimas nos olhos, esse é o espiritu sem para fiel sem titubear sem deixar a mulambada respirar em campo confio nesse time nesse treinador e principalmente nessa torcida vai corinthians até a morte lutando sempre meu ingresso ta na mão que deus nos ajude 4 que nossa parte vai ser feita.

    Curtir

  27. O observador disse:

    Lutar apenas pelas 4ªs de final??? Meu Deus!

    Curtir

  28. Erik disse:

    Fiel, chega de lamentação.

    Chega de falar da canelada do Ronaldo, de sua gordura, do seu vilipêndio generalizado na imprensa, do desrespeito carioca.

    Chega de agir como torcedores do Inter, com campanhas do tipo “Eu acredito”, “Yes, w can” e outras coisas do gênero.

    Chega de ficar ponderando as futuras chacotas de rivais e de urubus.

    Chega.

    Aqui, acreditar é ordem do dia. É reza. É sistema operacional. O corintiano acorda com “acreditar” sendo carregado na sua CPU assim que ele abre os olhos. Com o botão “sonhar” no canto inferior esquerdo da tela, pronto pra ser clicado.

    Ainda assim eu e tantos outros, aqui e em várioi lugares temos exaustivamente escrevido com o intuito de fazer com que os que acreditam pouco, acreditem mais e os que não acreditam, que se retirem ou comecem a acreditar.

    É hora de parar com choradeira, raiva. O “day after” sempre é o dia de juntar os cacos, de recolher as pitangas.

    Agora esse dia já passou. Faz quase 36 horas que a tempestade – literal, até – foi embora. Um novo dia começou e vamos arrumar a casa.

    A partir de agora, é pensamento positivo. Vamos eliminar daqui quaisquer críticas, gozações ao Corinthians e a Ronaldo.

    Vamos nos focar não no que pode acontecer de ruim, mas no que CERTAMENTE acontecerá de bom.

    Sem medo de invasão de torcida – em campo ou vinda do RJ. Esquece isso, nem deveria ter escrevido.

    Vamos nos focar no estádio em festa, abraçando os jogadores ao fim dos 90 minutos ou da cobrança de pênaltis.

    Vamos imaginar Mano como um Sun Tzu, bolando a arte da guerra alvinegra na próxima quarta.

    Vamos imaginar Ronaldo de disciplinando como um espartano, porque finalmente compreendeu a seriedade de se jogar aqui, de ser provado aqui. O resto, ele sabe.

    Vamos imaginar Dentinho botando em campo todos os delírios de um menino da periferia que queria poder lutar fisicamente contra a frieza de uma cidade grande e injusta com os pobres, como São Paulo.

    Vamos imaginar Elias sendo tomado pelo talento que já envergou a sete, com Vaguinho, Marcelinho e tantos outros. Tomando emprestado um pulmão de Ralf, de Jucilei, de Danilo, cada vez que passar por eles correndo pra receber ou pra marcar.

    Vamos imaginar Danilo no seu melhor dia, ditando o ritmo do que ele e o time fazem em campo como se fosse ele um maestro que parado comanda arpejos e vigoroso, comanda levantes de notas, dramáticas, sombrias, temerosas. Um marechal que do seu cavalo brame a espada e manda seus comandados ao ataque e com ela, golpeia os que se aproximam da linha de elite.

    Vamos imaginar Roberto Carlos um Zeppelin sobrevoando a defesa, uma Winchester cano duplo, mandando bombas que furem troncos, bacias, pernas e mãos de quem ficar pela frente.

    Vamos imaginar William e Chicão, as torres do nosso tabuleiro, colocando imperadores em xeque em nossas terras, e dando o “mate” nas terras deles.

    Vamos imaginar Julio César ou Felipe com mãos tão grandes quanto os corações dos fiéis na arquibancada, tão rápidas quanto os batimentos cardíacos dos sofredores que no Pacaembu se sentarão e quem em todo mundo assistirão.

    Vamos imaginar todos os que entrarem como fanáticos, como lobotomizados, como doidos hipnotizados que só pensam numa coisa: quartas de final. Que são você, lá em campo.

    Vamos imaginar o Flamengo como um maldito que rouba o leite dos seus filhos. Como o time da vaia, o time da vilania. Convença-se, acredite nisso. Em 2000, o Palmeiras venceu o Corinthians porque foi ensinado a ter “raiva dessa p…. Corinthians”.

    Dia 5, o Flamengo é o time da maldição, é o time do inimigo. Até as cores, pra isso, tem.

    Dia 5 a casa é nossa. No NOSSO Pacaembu, de 70 anos.

    Não vai ter lateral errante, nem zica.

    Vai ter a glória e a reconquista do torcedor corintiano, a inauguração do Centenário de fato e de direito.

    Chega de lágrimas e choramingação.

    Amanhã, no PSJ, vamos mostrar isso.

    Que aqui é Corinthians!

    Curtir

  29. Jonathan disse:

    bela carta, mostra bem nosso sentimento em relação aos guerreiros.

    VAI CORINTHIANS!
    http://www.mundobola.com.br/Corinthians

    Curtir

  30. Edu Quintana disse:

    Show de bola.

    Só uma consideração quando ele fala da nação. A nação envolve todos os corintianos. Mas a voz da torcida começa na organizada e nao tem coisa mais chata do que esta parada de cada torcida organizada cantar uma música. Como costumo ficar no setor verde, logo atrás do Pavilhão já venho reparando nisto há um bom tempo. Os Gaviões puxam um coro que logo é seguido por todos os torcedor no estádio, mas a hora que vc olha para as outras torcidas (Pavilhão, Camisa 12, Estopim, Coringão Chopp) cada uma está cantando suas músicas.
    Quarta é dia de união.
    VAMOS CANTAR COM RAÇA E COM O CORAÇÃO, É O TIME DO POVO É O CORINGÃO!!

    Curtir

    • Erik disse:

      Sim.

      E é por isso que a torcida não impressiona mais.

      O Pacaembu era um verdadeiro tornado, um furacão de sons da torcida. Agora, não mais.

      Que todas combinassem um unico grito, que deixassem de ser egoístas e levassem isso a sério, levassem o adversário a sério. Que fizessem esse empenho e se convencessem que vale a pena.

      Curtir

Amigo, faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: