Manifesto contra a descaracterização da identidade visual do Corinthians (P/ Eduardo Lima)

Texto enviado pelo leitor amigo Eduardo R. Lima, que será publicado na íntegra:

Há algum tempo venho me tornando mais preocupado com uma tendência cada vez mais corriqueira no Corinthians, a “DESCARACTERIZAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL DO TIME (UNIFORME)”, com o uso de uma composição de calção e camisa que não representam a tradição do clube.

Em 14MAR2012, tivemos uma clara demonstração de despreocupação dos dirigentes com a identidade visual da equipe, na partida contra o CRUZ AZUL-MEX, pois inexplicavelmente a equipe trajou um uniforme todo branco quando o adversário sequer possui o preto em suas cores. Ou seja, o Corinthians abdicou deliberadamente do uso de sua composição tradicional (camisa BRANCA / calção PRETO / meiões BRANCOS), quando não havia a menor necessidade, fosse para facilitar a diferenciação dos uniformes das equipes, ou mesmo para atender a uma recomendação da FIFA, uma vez que AZUL (calção do CRUZ AZUL) não é PRETO. Fato semelhante ocorrera em 18FEV, na partida disputada contra o SÃO CAETANO, no estádio Anacleto Campanela, quando aquela equipe jogou com seu traje todo azul.

Argumentos:

1 – O uniforme básico do S. C. Corinthians Paulista sempre manteve a composição camisa BRANCA / calção PRETO / meiões BRANCOS nas décadas mais recentes do século XX e início do século XXI.

2 – O uniforme reserva sempre manteve a composição camisa PRETA (LISTRADA) / calção PRETO / meiões BRANCOS até a década de 90. No fim desta década, passou-se a adotar o meião PRETO com maior frequência (o que nunca descaracterizou a identidade visual da equipe). Ainda nesta época, surgiram as primeiras versões do alternativo terceiro uniforme.

3 – Tradição do uso do uniforme totalmente branco: algumas equipes brasileiras têm sua caracterização no uniforme todo branco como seu primeiro uniforme (Santos e São Paulo, por exemplo). Ademais, outras equipes historicamente usaram o uniforme todo branco como seu segundo uniforme (Cruzeiro, Internacional, Fluminense, Palmeiras, etc.).

4 – Equipes brasileiras cuja identidade visual não é afetada pela alternância de uso de camisa e calção: outras equipes brasileiras, mais notadamente o Vasco da Gama, alternaram em sua história o uso do uniforme todo branco ou todo preto, bem como as composições mistas (calções e camisas de cores diferentes).

4 – Resolução (ou recomendação) da FIFA: em meados da década de 90, começou a existir uma recomendação de uso integral de cores desfasadas em cada um dos três níveis do uniforme (camisa, calção e meiões). Nunca se percebeu absoluta adesão a esta ideia.

5 – Clubes tradicionais do mundo (sobretudo da Europa) NÃO DESCARACTERIZAM seu primeiro uniforme: Boca Juniors, Barcelona e Real Madrid são os exemplos mais clássicos. Nunca se percebeu, por exemplo, o Real Madrid de branco e calção preto… (marca registrada do Corinthians defendida nesta argumentação). O Barcelona, por vezes, adota o calção grená, mas jamais, insere seu calção reserva com a camisa principal (azul-grená). E o Boca Juniors apresentou num passado mais recente apenas uma vez um calção (amarelo) defasado de sua camisa azul tradicional (na final da Libertadores 2007 contra o Grêmio).

6 – Alguns dos principais clubes do mundo não cumprem a resolução (ou recomendação): vide o próprio exemplo do Real Madrid acima. Na impossibilidade de usar o todo branco, ou todo preto ou azul conforme a época, lança mão de seu terceiro uniforme (todo vermelho). Ou seja, mantém sua identidade de usar uma única cor predominante no uniforme, seja ela qual for.

7 – Rivais do Corinthians nitidamente têm evitado nos últimos anos a composição de sua camisa principal branca (Santos e São Paulo) com calção preto. Na necessidade de usá-lo, claramente ambos os clubes usam sua segunda camisa. Isto é facilmente explicado quando se percebe sua intenção de não caracterizar sua identidade visual com a do Corinthians.

8 – Jogos internacionais do Corinthians: sobretudo nestas partidas, a identidade visual do Corinthians precisa ser preservada para que seu reconhecimento imediato mundo afora passe a ser cada vez mais verificado. Isto é marketing… Jogar a final do Mundial de Clubes contra o Vasco no Maracanã em 2000 TODO DE BRANCO foi um tremendo anti-marketing perante o MUNDO.

Conclusão: O Corinthians precisa criar mecanismos para MANTER SUA IDENTIDADE VISUAL, pautados em algumas soluções simples:

A – Manter o uso de seu uniforme principal a todo custo usando a composição BRANCO, PRETO, BRANCO;

B – Não podendo, necessita usar alguma composição alternativa usando a camisa reserva (preta). Não é nenhuma aberração, por exemplo, usar a camisa preta, calção branco e os meiões pretos (como contra o Coritiba e o River Plate, fora de casa por exemplo).

C – Ainda sim, não conseguindo, pode adotar uma terceira composição com a terceira camisa (todo grená, por exemplo), ou mesmo deixar de cumprir a chamada “recomendação”, sobretudo em casos em que a camisa do time adversário seja de cor bem diferenciada da do Corinthians (casos do Atlético-PR e Vitória-BA).

D – Os casos de mais difícil resolução (contra Botafogo, Atlético-MG, Figueirense, Ceará), sugere-se resolver adotando uma das ideias acima, ou até mesmo um calção cinza.

Nota de rodapé: Lembremo-nos de um algoz, o River Plate… Nas duas últimas vezes que nos visitou (2003 e 2006), manteve o uso do calção preto. Considerando que isto não prejudicou a diferenciação das equipes, fica claro que o descumprimento da “recomendação” não é algo tão proibido assim…

=============ATUALIZAÇÃO RECENTE==============

As últimas três rodadas da Libertadores 2012 foram clássicas em comprovar que o S. C. Corinthians Paulista, por meio de sua Diretoria, cometeu novamente estes sérios equívocos. Os exemplos abaixo deixam claro:

I – Por que o Cruz Azul nos visitou com seu calção azul? Resposta simples: Porque não havia motivo que justificasse usar outra cor, uma vez que em nada coincidem com as do Corinthians. Ou seja, o EQUÍVOCO FOI NOSSO QUANDO O VISITAMOS DE CALÇÃO BRANCO como narrado acima;

II – Por que o Táchira nos visitou de calção preto? Resposta simples: Porque por mais que haja algum tipo de “recomendação” da FIFA ou seja lá de quem for, não há a menor possibilidade de confusão dos uniformes, quando tanto a camisa quanto os meiões daquele time são “muito” diferentes dos nossos. E mais: se um simples time da Venezuela sem tradição descumpre a tal recomendação, por que cargas d´água, uma equipe CAMPEÃ DO MUNDO não pode fazê-lo?

III – Por que o Corinthians visitou ontem (02MAI) o Emelec de calção branco? Resposta simples: Porque muito provavelmente a pessoa que decide isto no Corinthians ou é “DALTÔNICA” (a ponto de achar que o azul roial bem claro do Emelec poderia ser confundido com o preto do Corinthians) ou não está nem aí para a manutenção da “IDENTIDADE VISUAL” do atual Campeão Brasileiro perante as lentes da América e do Mundo… ou seja, mais exposição e consequente marketing jogado fora…

Por favor, mesmo que não vá publicar, apenas me responda para eu me situar se estou exagerando na minha preocupação!!!

Cordialmente,

EDUARDO RODRIGUES LIMA

Fiel Torcedor – 235418-00

Anúncios

67 Responses to Manifesto contra a descaracterização da identidade visual do Corinthians (P/ Eduardo Lima)

  1. Eduardo, pessoalmente, além de concordar contigo… ainda vou mais além em relação ao segundo uniforme… o Corinthians já apresenta o segundo uniforme oficialmente com calção branco, o que eu acho um absurdo! Não sou contra o terceiro uniforme, sou contra a descaracterização dos 2 primeiros, e acho que a função deste 3º, além do marketing, poderia ser uma composição alternativa para que não utilizasse o calção branco, nem no 1º e nem no 2º uniforme.
    Abçs!

    Curtir

  2. […] Manifesto contra a descaracterização da identidade visual do Corinthians (P/ Eduardo Lima). […]

    Curtir

  3. paulomonteiro disse:

    Reblogged this on BLOG DO PAULO RICARDO MONTEIRO.e comentado:
    Somente o Corinthians acata essa “regra”… calçao preto hoje….

    Curtir

  4. Silvio disse:

    Como foi comentado anteriormente, ficamos parecidos com as sardinhas, jogando todo de branco, mas devemos seguir o exemplo das mesmas e ter um terceiro uniforme definitivo, pois esse negócio de camisa roxa, listrada em azul, cruz no peito (até aquele bambi do Flávio Prado veio tirar uma, falando que era o caixão de defunto) e agora essa cinza, já encheram o saco. Voto pela grená e fim de papo.

    Curtir

  5. Silvio disse:

    Besteira! Não me incomodo que jogue todo de branco. Acho que poderia jogar mais vezes de grená. Sabemos o número 1 será sempre camisa branca e calção preto. Quanto a esses times babacas, tipo santos que fazem de tudo para não se parecerem com o Corinthians, eu quero mais é que eles se explodam!!!!

    Curtir

  6. Flavio disse:

    Assistindo Vasco x Corinthians pela libertadores e vendo o Emerson Sheik com aquele barro todo na camisa imaginei todo o time com a camisa bege e calção branco como na época da fundação do SCCP. Por que não este o terceiro e definitivo uniforme para esta incomoda situação de se jogar com o calção branco? Seria original tanto pelo fato de ser o unifome da época da fundação assim como incomparável com outros times.Não me lembro no Brasil de algum time com esta combinação de uniforme e seria, porque não, sempre lembrado como uniforme do SCCP.

    Curtir

  7. Fabio Castilho disse:

    PARABENS PELO SEU TEXTO E IDEIAS! APOIO TOTALMENTE A CAUSA! ME DISPONHO A LUTAR PELA TRADIÇÃO NO UNIFORME DO TIMÃO!

    Curtir

  8. Entendo que essa questão do uniforme é muito mais séria do que aparenta.

    Caro, Eduardo! Por favor, insista vorazmente nessa sua preocupação.

    O Corinthians NÃO PODE jogar todo de branco. É uma afronta!

    Em tempo, defendo as terceiras camisas – essa grená, por exemplo, é linda – e as alternativas propostas são totalmente cabíveis.

    Insisto, amigo. Continue divulgando seu manifesto.
    Essa questão precisa chegar até a diretoria.

    SAUDAÇÕES
    @OMaRQuiNHuS

    Curtir

  9. Regi Silva disse:

    Olha concordo plenamente com o texto e realmente nos últimos anos a diretoria esta muito preocupada com marketing financeiro do que com o clube, o Corinthians é maior que o marketing, o Corinthians é soberano.O certo é usar sempre seu uniforme tradicional camisa branca e shorts preto, ou o segundo camisa preta/branca e shorts branco e uma terceira opção a camisa vermelha, agora cada mês estão inventando uma camisa diferente só pra vender, ora se quer fazer pra venda tudo bem, agora pra entrar em campo não. O Corinthians tem que manter suas tradições.

    Curtir

  10. Rogério disse:

    Silvinho, o Eduardo está repleto de razão. Seria importante a diretoria ler o que o Eduardo escreveu, e se for o caso abrir um canal de discussão com a torcida. É horrível ver o time jogando todo de branco, como também o calção branco com a camisa preta (ou listrada). Por isso acho extremamente importante ter o uniforme 3, todo dourado ou prateado, na minha opinião. Uma votação seria muito interessante.

    Curtir

  11. Glaucio Cesar disse:

    Também não gosto do calção branco, mas pra quem fala que “ele vai contra nossa tradições” sem ao menos estudar a história do clube só mostro isso:

    http://www.gazetaesportiva.net/nota/2010/08/02/647739.html

    http://jogodeclasse.blogspot.com.br/2011/06/dos-treinos-num-pasto-abertura-da-copa.html

    E pra acabar a discussão, a foto do nosso primeiro troféu:

    Obs: Não sei colar os links, copiem e colem os endereços.

    Curtir

  12. Prezados, sou o autor do texto, farei breves comentários a todos, e mais específicos ao Silvinho:
    1 – Silvinho, muitíssimo obrigado por ter publicado na íntegra. Até agora o efeito que eu esperava tem sido extremamente favorável à idéia exposta;
    2 – Agradeço por vivermos em uma democracia; os comentários contrários reforçam ainda mais a tese de que o Corinthians é um clube democrático;
    3 – Quanto aos possíveis exageros do texto, comentados por alguns opositores, reconheço que posso ter sido prolixo, mas minha tentativa foi fazer um breve dossiê sobre o assunto. Reitero que não tenho interesse em mudar a opinião de ninguém, apenas perceber se a maioria compartilha de meu pensamento;
    4 – Quanto à publicação em mídias sociais e ao encaminhamento ao Corinthians, aceito dicas, pois tenho tido dificuldades… Um e-mail que mandei ao markeing do clube me foi respondido com apenas 3 palavras (agradeço pelo envio)…
    5 – Breve balanço: sem querer ser tendencioso, analisei os cometários e percebi que de 52 até agora temos a seguinte divisão: 40 comentários PRÓ;
    7 comentários NEUTROS;
    5 comentários CONTRA;

    CONSTATO QUE NESTE PEQUENO ESPAÇO AMOSTRAL, MEU PENSAMENTO SOBRE O ASSUNTO É O PENSAMENTO DA FIEL!!!

    Abraço, Eduardo (@skipperlima).

    Curtir

  13. Jorge disse:

    Concordo!

    É preciso respeito à tradição e à identidade visual do clube.

    O torcedor vê um time de calção preto e se lembra do Corinthians.

    Quando passa um jogo da Alemanha na tevê, você olha de relance e pensa se não é o Corinthians.

    Do mesmo jeito, daqui a alguns anos, você vai ver imagens de algum jogo passado, um time todo de branco, e a primeira coisa que você vai pensar é se é o San7os.

    Um time todo de branco remete ao San7os (ou, em nível internacional, o Real Madrid).

    É precido cuidado, há limites que não podem ser transgredidos.

    O marketing não pode, por exemplo, fazer uma camisa com duas listras horizontais, uma preta e uma vermelha, senão ficaremos parecidos com os bambis.

    Do mesmo jeito, pense no maior pesadelo de um corinthiano: o Rosenberg lançando uma camisa verde (em homenagem à bandeira brasileira, ou à Amazônia), e o Corinthians, ainda por cima, entrando em campo com o calção branco…

    Melhor nem pensar!

    Curtir

  14. José Vitor disse:

    Tesmos que divulgar esse texto por todas as redes sociais… eu já fiz a minha parte…. O Corinthians é tradição em primeiro Lugar!!!

    Curtir

  15. José Vitor disse:

    Estou com o texto 100%

    Curtir

  16. Denis disse:

    Desculpe, aceito a opinião mas não concordo em nada.

    Curtir

  17. Correa Leonardo disse:

    Assino embaixo!!!

    Não discuto as 3as. camisas, nem ligo que Timão jogue de roxo ou de grená ou cinza ou o que seja, DESDE QUE O CALÇÃO NÃO SEJA BRANCO!

    Nem que a gente tenha que criar um calção cinza…

    Curtir

  18. Cássio disse:

    Assino embaixo!
    Sugestão: nos casos onde não possamos jogar com o uniforme tradicional ou com a combinação camisa preta (listrada!!!) e calção branco, que se adote o nosso uniforme original, camisa bege com golas, punhos e nºs pretos, calção branco, meias beges ou pretas.
    Jogar igual aos sardinhas não dá.

    Curtir

  19. carlos disse:

    este texto precisa de qualquer maneira ser lida pela direção do corinthians

    Curtir

  20. carlos disse:

    e digo mais, vou até mais em baixo

    um dos maiores motivos do corinthians ter a maior torcida , é o seu uniforme numero 1, um dos uniformes mais carismáticos que se conhece , portanto, a partir do momento em que o corinthians se apresenta com o uniforme horrrivelmente todo branco, atrapalha até na aquisição de novos torcedores , pois eu mesmo escolhi torcer pro corinthians por causa do seu uniforme numero 1

    Curtir

  21. Nonsense disse:

    Concordo plenamente !!! VAMOS BANIR O CALÇÃO BRANCO !!!!
    Que nosso conselheiro leve a ideia adiante !!!!

    Curtir

  22. luisbutti disse:

    Tem nada a ver com recomendação da FIFA.

    Varia conforme o tipo de equipamento da emissora que transmite a partida. Ela é quem faz a solicitação para que os clubes atuem com cor X e cor Y.

    Curtir

  23. Mateus disse:

    Totalmente de acordo com o texto do Eduardo! Eu não reconheço o Todo Poderoso quando ele usa calções brancos…. Recomendação da Fifa é a PQP, nossa tradição é mais importante!!!!
    Como encaminhar isso pra diretoria?

    Curtir

  24. elsonSCCP disse:

    Corinthians é preto e branco e acabou,o marketing está cagando pras tradições e vem mostrando isso ao longo dos ultimos anos.
    Nossa identidade está sendo destruída,até nosso uniforme sagrado está seguindo estes passos,depois não tem volta e vão ficar ai reclamando que estamos jogando de azul…
    CORINTHIANS É PRETO É BRANCO É LISTRADO!

    Curtir

  25. MAICON disse:

    Perfeito !!!

    Curtir

  26. Marco ACT disse:

    Perfeito

    Acho que para casos criticos deveriamos ter um uniforme todo cinza ou entao so o calcao

    Não sou contra terceiro uniforme, sou contra o Timao jogar todo de branco e/ou descaracterizar seu uniforme

    Curtir

  27. Paulo disse:

    A verdade é que estamos “vendidos” para o marketing, que dita as regras, sem se importar com o pensamento médio do corinthiano. Até concordo que certas decisões – extrema e exclusivamente técnicas – têm que ser tomadas contra a vontade da torcida, mas seria preciso ter um “feeling” especial e, principalmente, um “feedback” junto aos torcedores para fazer certas mudanças que mexem com a instituição Corinthians, e, principalmente, para fazer a coisa certa ( pelo que foi anunciado no início do ano, o Clube teria até contratado uma equipe para “monitorar” a internet, inclusive blogs, a fim de “preservar” o nome Corinthians e , ao mesmo tempo, poder auscultar o torcedor e conhecer seus anseios, mas, até agora, desconfio que a única “serventia” desse serviço – se é que está operando – tem sido a de constranger corinthianos que criticam jogadores, comissão técnica e diretoria, plantando “fakes” neste e em outros espaços da blogosfera, para acusar os torcedores-comentaristas, precisamente, e de forma frequentemente leviana, sem qualquer filtro mais fino, de anticorinthianismo ). Se ouvissem os corinthianos, de fato, não creio que mexeriam tanto no uniforme, o qual, juntamente com o distintivo, constitui o ícone mais sagrado e indevassável de um clube de futebol ( se querem fazer “experiências artísticas e lúdicas”, que o façam com o terceiro uniforme! ). Já estão mexendo até no uniforme reserva e, daqui há pouco, mexerão na nossa sagrada camisa branca ( o descaso com o uso – indevido, realmente – do calção branco é só um indicativo do desdém com que esses assuntos são tratados no PSJ e do que está para vir ).

    Curtir

    • Jorge disse:

      Não acredito nessa sua teoria de uma maquiavélica intervenção da diretoria corinthiana na net.

      O que se vê, claramente, na blogosfera são fakes, sim, mas de anticorinthianos travestidos de corinthianos, sempre criticando de modo desmedido, ofendendo jogadores, técnico e diretoria, e fazendo intriga.

      Aliás, seria o caso dos corinthianos (tanto os donos de blog quanto os que neles comentam) ficarem mais atentos a esses elementos que intentam influenciar negativamente o pensamento e a opinião da Fiel, para coibir-lhes a ação.

      Curtir

  28. andre rish disse:

    TRADIÇÃO NÃO SE MEXE. É PRETO NO BRANCO E BRANCO NO PRETO.

    Curtir

  29. Pedro Vasconcelos disse:

    falou e disse!
    assino embaixo!
    tem que existir um padrão.
    As equipes são lembradas pelo uniforme! se cada dia jogar de um jeito, não tem como os outros lembrarem
    quem não lembra como é o uniforme do boca jnrs ?!
    abraço!

    Curtir

  30. JOÃO disse:

    SUBSCREVO O MANIFESTO, NA ÍNTEGRA.

    O CORINTHIANS É O CLUBE DOS CALÇÕES PRETOS.

    A EXCEÇÃO, QUE TODA REGRA TEM, FICA SENDO O JOGO FINAL DA CONQUISTA DO NOSSO TÍTULO DE MAIOR PROJEÇÃO (MAS NÃO O MAIOR DE TODOS, QUE FOI O DE 1977), O 1° MUNDIAL DE CLUBES DE 2000.

    Curtir

  31. RAGI disse:

    “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.” (Voltaire)

    Isso por si só resume o meu comentário, mas que mal existe em se usar o calção branco, o IMPORTANTE é SER CORINTHIANS,

    Vejamos um exemplo classico disso, no dia 15/04/1997 o CORINTHIANS jogando com seu UNIFORME COMPLETO (calção preto, camisa branca e meias brancas) perdeu para o “patético” paranaense por 2 X 1, mas no no jogo de volta e pela PRIMEIRA VEZ JOGANDO COM CALÇÕES BRANCOS, enfiou SEIS no time paranaense, fora os AMEAÇOS, na ESTREIA DO CALÇÃO BRANCO UMA SONORA GOLEADA fora de casa.

    A FICHA TÉCNICA ESTÁ AI ABAIXO, segue também o VÍDEO.

    Atlético-PR (2) X (6) CORINTHIANS

    Terça-Feira, 22 de Abril de 1.997.

    Copa do Brasil
    Estádio Pinheirão (Curitiba – PR)
    Árbitro: Dacíldo Mourão do Albuquerque – CE
    Público – 36.564 (Renda – R$ 436.855,00)
    CORINTHIANS – Ronaldo (Maurício), Rodrigo, Célio Silva, Henrique e André Luís; Silvinho, Fábio Augusto, Souza e Fernando Diniz (Gilmar); Mirandinha e Donizete (Túlio). Técnico: Nelsinho Batista.

    Atlético-PR – Ricardo Pinto, Luizinho (Piekarski), Reginaldo, andrei e Taniélton; Alex, Nowak, Paulo Miranda e Cléberton; Oséas e Paulo Rink. Técnico: Jair Pereira.

    Gols – Souza 32, Mirandinha 34, Donizete 37 e Mirandinha 44 do 1º tempo; Oséas 15, Donizete 37, Mirandinha 43 e Andrei 47 do 2º tempo.

    Curtir

    • Zé Carlos disse:

      Pois é exatamente isso que o autor do manifesto está querendo dizer, amigo: nos momentos de maior visibilidade, nos momentos em que o Timão mostra sua força, ele deve estar vestindo seu uniforme tradicional, para fixação da identidade visual do Corinthians.

      Não se trata de sorte ou azar; não foi isso o que ele disse. Ele disse apenas que, se o Timão jogar uma Libertadores todo de branco, depois outra todo de preto (sem listras), depois outra de preto com listras brancas e calção branco, depois outra de roxo e mais uma de grená, qual será a camisa do Corinthians aos olhos do mundo?

      Calção e camisas brancas = sardinhas e bambis!!! Tô fora!

      Curtir

  32. Zé Carlos disse:

    PERFEITO! Onde assino?

    Aliás, só não é “perfeito” porque o colega se esqueceu de mencionar que o segundo uniforme não é uma simples camisa preta, mas sim uma camisa negra com listras brancas, OBRIGATORIAMENTE!
    Já estamos indo para a terceira temporada consecutiva com um uniforme reserva que abdica do uso das tradicionais listras. Sim, terceira temporada, pois os malditos raiozinhos ridículos que usamos até semana passada não contam.

    Curtir

  33. Lúcio disse:

    vou ser rápido pois a pressa não me deixa alongar
    se for obrigado a usar o calção branco, esse sempre com a terceira camisa hoje grená. NUNCA usar o uniforme todo branco isso me irrita mais que qualquer coisa parece que estou torcendo para o san7os.

    Curtir

  34. Luís Carlos disse:

    Acho que o colega se esqueceu que às vezes um dos times têm que mudar de uniforme porque o juiz não trouxe uniforme não-conflitante, que uma cor que é bem diferente da outra às vezes não é tão diferente assim na televisão e que a Conmebol às vezes tem normas nem sempre racionais.

    Mas vale o desabafo e a sugestão…

    Do meu lado, me preocupo mais com a cor das chuteiras dos jogadores, que são de tudo que é cor menos brancas ou pretas que pela combinação de cores que o time escolhe (ou escolhem pra ele) jogar.

    Curtir

  35. Emerson disse:

    Acho esta preocupação pertinente sim. Sou favorável à adoção do 3º uniforme (tenho todos) mas calção branco, de jeito nenhum, não dá! Também acho que deveria voltar a camisa listrada, ésta é também uma forte identificação do Corinthians, embora eu goste muito da camisa toda preta, mas poderia variar um ano a tradicional listrada e no outro uma variação, toda preta ou com um desenho diferente.

    Curtir

  36. Gabriel HF. disse:

    Perfeito, calção branco com a camisa branca, não! jamais. Para diferenciar usa-se o 2º ou 3º uniformes. “recomendação” da FIFA ou seja lá de quem for… Caro Eduardo quero lembrar que na copa da Alemanhã, quando a Alemanhã e a Argentina se enfrentaram as duas jogaram com calções preto e do mesmo fornecedor (Adidas) isto é; rigorosamente iguais.

    Curtir

  37. Junior disse:

    É bem simples de resolver isso. Tá na moda o clube ter sua 3ª camisa, entrão que se crie logo um 3º uniforme. Agora parece que a cor da camisa será cinza, Que venha acompanhada de calção cinza. Assim quando não houver outro jeito(jogos contra Cruz Azul, Atlético PR por ex) Que se usa o terceiro uniforme ora essa.

    Curtir

  38. Claudio Marques disse:

    Só não podemos radicalizar nesta questão, pois senão faremos como os sardinhas que para não serem confundidos conosco apresentaram ridículos calções pretos xadrez ou com estrelas.
    Insisto, somos alvinegros: o uniforme predominantemente branco tem que ter faizas pretas nas camisas e calções.

    Curtir

  39. Claudio Marques disse:

    O Eduardo esqueceu que quem manda é a televisão e esta gosta que os uniformes sejam bem diferenciados para facilitar a visualização do telespectador.
    Não sou inteiramente contra o calção branco, mas sou contra o uniforme ser todo branco. Acho que deveria ser como a camisa da final do Mundial de Clubes em que o branco predominava mas havia faixas pretas na camisa e no calção.

    Curtir

  40. otrebor disse:

    Não gosto de ver o Corinthians com uniformes que não sejam o preto e branco, eu sou tão radical nesta opinião, que quando o jogo é na tv e o Corinthians aparece de roxo ou grena eu desligo a tv e vou ouvir apenas no radio.
    Não sou obrigado a ver o meu Timão colorido, como gosta alguns torcedores e parte da diretoria.

    Curtir

  41. Raphael disse:

    Quem tá aqui dizendo que isso não é importante desconhece a história do Corinthians ou então não pensou nisso direito.

    A imagem do clube é importante demais… aposto que até os mais novos aqui pensam no Corinthians com calções pretos e camisa branca. Mas daqui a alguns anos isso pode não ser mais assim, a criançada de hoje vai se acostumando com essa inhaca de uniforme todo branco e perde-se a CARA do Corinthians.

    Nessas coisas não existe oposição x situação, a Instituição Corinthians deve ser preservada – e dentro de vários pontos está o uniforme e a nossa imagem.

    A crítica é válida portanto e acredito que pela competência administrativa que se viu nos últimos anos isso será considerado, caso a sugestão do Eduardo chegue aos ouvidos corretos.

    Curtir

  42. Cesar disse:

    PERFEITO! De acordo.

    E acrescento a questão da camisa 2, que de uns tempos p/ cá insistem em retirar as listras brancas e deixá-la toda preta. A camisa 2 deve ser preta com listras brancas, desenho exclusivo do Corinthians, uniforme da histórica final de 77.

    E, por falar em descaracterização, Casagrande sãopaulino segundo lista dos times de jornalistas esportivos publicada pela revista VIP: http://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2012/05/04/revista-vip-entrega-times-do-coracao-de-narradores-reporteres-e-comentaristas-de-futebol/ ; até alguns pretensos ídolos estão sendo descaracterizados.
    Ainda espero que o Casagrande desminta isso de alguma forma, porque caso contrário… que decepção!

    Curtir

    • David 77 disse:

      Vai esperar sentado. Recentemente em sua coluna para o Diário de S Paulo ele escreveu assim: “..meu melhor jogo pelo clube que me acolheu, após eu ser desprezado pelo Corinthians…”. Além do que basta dar uma lida em duas ou tres de sua colunas para ver a rasgação de seda que ele pratica em cima dos bambis, para ele (quem diria) até Leão voltou a ser técnico de ponta.

      Curtir

  43. Marcus disse:

    Acho que deveria banir o calção branco. Todo de branco paremos as sardinha. Se for obrigado a jogar com um calção diferente do preto seja cinza ou outra cor

    Curtir

  44. Ernesto de Minas disse:

    Apesar de o texto ser um pouco exagerado, também não gosto do Corinthians todo de branco. O calção branco descaracteriza demais o Corinthians; quando usado com camiseta preta ainda vai, mas calção e camiseta brancos não dá. Gosto muito do uniforme todo preto, sem listras nas camisetas, como foi usado na final de 2009 contra o Santos. Também gosto da camiseta grená com São Jorge. Todo de branco não dá mesmo, parece outro clube.

    Curtir

  45. italiano disse:

    Concordo contigo , afinal apenas o Corinthians está preocupado com as recomendações , e além do mais não gosto do calção branco , alias nunca vi ninguem comprando e usando , mas penso que tem algumas coisas mais importantes , não que isso não seja….

    Curtir

  46. Marcus disse:

    Comentei ontem no blog do Paulo Monteiro, acho um absurdo retirar as listras branca da camisa n.2 – comprei uma preta lisa por causa do Ronaldo. Não compro nunca mais. Acho que camisa diferente tem que ser a n.3. Aí o marketing pode fazer o que quiser.
    _ Um belo reforço pra brasileiro, acho que fez mais falta que o Cristian (pq temos Ralf) e que o Douglas. http://www.lancenet.com.br/botafogo/Imprensa-inglesa-Andre-Santos-Botafogo_0_693530907.html

    Curtir

    • Ernesto de Minas disse:

      O Timão todo de preto é muito bonito; é caracteristico do clube e impõe. Também escrevi prá vc no blog: nos anos 60/70 nosso segundo uniforme tinha listras pretas numa camiseta branca. Rivelino, Tião, Peri, Luis Carlos jogaram com ela. O que não dá mesmo, de jeito nenhum é tudo branco.

      Curtir

    • Vicente disse:

      Concordo com vc! Aboliram as listras no segundo uniforme.

      Curtir

  47. Ayrton Soeiro de Faria disse:

    Matou a pau!

    Curtir

  48. AndersonII disse:

    Eduardo. Sinceramente? Acho sua preocupação exagerada.Acho que a cor branca é nossa também, e não privilegio só dos outros times.

    E considerando que o universo possui apenas 7 cores fundamentais, se todos os torcedores de todos os times, tivessem a mesma preocupação sua, estaria feita a maior mixordia do planeta.

    Entendo, tradição, etc, porém nunca deveremos abrir mão da beleza e da modernidade.

    Gosto de ver o Timão todo de preto também, mas entendo que com épocas de calor, roupas escuras absorvem o calor com muito maior intensidade.

    Faça um teste. Vista um calção preto, e de uma corrida, ou caminhada de 60 minutos ao sol, e depois repita com calções brancos.

    Faça o mesmo teste com um meião preto em um dos pés, e outro branco no outro, e veja o resultado.

    Além do mais, acho o uniforme que o uniforme de uma só cor, facilita a visão periférica para localização dos companheiros em jogos de muita marcação e pressão.

    Sou favorável, a usarmos cor azul, roxa, grená, branca, e até a preta (a noite ou no frio) de modo a ficarmos o mais diferente possivel e destacado do adversário.

    Tradição sim, para comemorações, mas para competições, onde o que interessa é o resultado, não importa a cor, mas sim a objetividade.

    Não sei o que o Silvinho acha, mas preocupar-se com isso, nesse momento, não deveria ser o caso.

    Abraços/.

    Curtir

    • observador disse:

      “Não sei o que o Silvinho acha, mas preocupar-se com isso, nesse momento, não deveria ser o caso.”

      SENSACIONAL

      Curtir

  49. Mario Santiago disse:

    Na minha opinião o Corinthians não deveria usar calções brancos nunca. Só passou a usá-lo há uns 15 anos, após essa tal de “recomendação”, que eu desconfio que não existe. Desconfio porque nas últimas duas Copas do Mundo, organizadas pela Fifa, que teria feito a dita recomendação, Argentina e Alemanha se enfrentaram nas quartas-de-final, e, em ambos os confrontos, em 2006 e 2010, os dois times entraram em campo com calções de cor preta, ou quase tão escuros quanto.

    O Corinthians até poderia usar sempre o calção preto em jogos da Libertadores ou outra competição internacional, pois os árbitros estrangeiros não estão nem aí com a tal recomendação, pois têm, em geral, uma melhor formação, em todos os sentidos, que os árbitros brasileiros, o que lhes dá a condição de avaliar se algo pode ou não interferir no bom andamento da partida e, a partir daí, tomarem sua decisão. Ou seja, a Fifa diz: “Recomendo que você, árbitro, faça isso”. O bom árbitro, que conhece as regras e como aplicá-las diz: “Obrigado pela recomendação, mas dispenso, pois acho desnecessário”.

    Quantas vezes você já viu em competições de outros países o juiz mandar um time voltar ao vestiário para trocar o uniforme? Confesso que nunca vi. Já no Brasil, isso é corriqueiro. Recomendação da Fifa é lei e tem que ser seguida à risca. Isso acontece pois os árbitros brasileiros têm uma péssima formação, em todos os sentidos, e são dirigidos por imbecis. E além disso, existe no Brasil, e acredito que somente no Brasil, a figura do comentarista de arbitragem, tendo como ícone o Arnaldo Cézar Coelho, que vive arrotando nas transmissões as tais recomendações da Fifa. O Arnaldo Cézar Coelho é uma espécie de guia dos árbitros brasileiros. A partir daí, não é preciso dizer mais nada.

    Curtir

    • Mauro sccp - tupã - sp disse:

      Quando o ícone é arnaldo burro coelho, realmente não podemos ter minímas esperanças…( ladrão, safado, carioca, flamenguista ).

      Curtir

  50. Carlos Alberto disse:

    Bastante interessante o post e deveria ser enviado à Diretoria do Corinthians.

    Curtir

  51. Jefferson disse:

    Concordo 100%

    Curtir

  52. jony disse:

    muito bom! complemento com questão da descaracterização da camisa 2 nos últimos anos. o desenho original deixou de ser adotado seguidamente por conta de camisas todas pretas ou como a atual (até hoje) com os “raios” no lugar das listras.

    independente de serem bonitas ou não, até por quê isto é uma questão de gosto pessoal, penso que os uniformes 1 e 2 deveriam ter características básicas definidas no estatuto para evitar o que citei. quanto a existência de camisas diferentes destas, que sejam o 3º uniforme.

    aliás, não sei por que do abandono da camisa preta “normal”. lembram do kit com camisas históricas no centenário? entre 8 camisas havia apenas uma listrada, sendo que até o “pijama” usado na série b em 2008 estava entre elas. essa já é uma questão de gosto, mas vale lembrar.

    Vai Corinthians!

    Curtir

  53. Celso disse:

    Sua preocupação é válida.

    Vamos ver isso ae

    Curtir

  54. Edilson disse:

    sim

    está exagerando na sua preocupação

    texto longo, muiito bla bla bla

    parece muita falta do que fazer

    se fosse época de eleição, diriamos que era uma texto comprado pela oposição

    abçs

    segue o jogo
    (quer inventar crise onde não existe)

    Curtir

  55. Juliano disse:

    Que eu saiba, na Libertadores, quem define as cores do uniforme de cada equipe é a entidade organizadora, no caso a Confederação Sulamericana e não os clubes. O mesmo vale para competições organizadas pela FIFA, daí vermos a Seleção jogar as vezes de camisa amarela e calção branco.

    Curtir

Amigo, faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: