Quem acompanha a seleção brasileira?

Para quem está sofrendo com a abstinência corinthianística e estranha o fato da pausa forçada do Brasileirão, o motivo são os amistosos da seleção brasileira, ais tais datas Nike, digo, Fifa, ou como dizem os americanos, whatever, muito embora até exista distinção entre as datas, no entanto, uma coisa está muitíssimo relacionada a outra.

Amanhã a seleção brasileira, treinada por Mano Menezes, enfrentará a seleção do México, no Cowboy Stadium, em Dallas, Estados Unidos.

Jogo duro e importante para a caminhada de Mano frente a seleção brasileira.

Torço pelo trabalho de Mano Menezes e Andres Sanches, duplo de sucesso no Corinthians.

Mas torço por eles. Já pela seleção, confesso que desde 1986 deixei de acompanhá-la com interesse.

Eu gosto de futebol, mas gosto muito mais de Corinthians.

Acompanho o futebol de outros clubes brasileiros e internacionais, até como base de comparações e algum aprendizado.

Aprendizado? Pois é, utilizei a palavra aprendizado porque reconheço que tenho muito a aprender, em que pese ser muito difícil aprender alguma coisa diante da mediocridade espalhada por ai.

Futebol, aquele gostoso de se ver, onde ainda se joga com paixão e alegria, só na várzea.

Hoje mesmo, parei pra assistir alguns minutos de uma partida num campo de várzea próximo da Estação Penha do Metrô.

Entre os 22 que ali disputavam o jogo da vida, pelo menos 3 ou 4 poderiam perfeitamente estar envergando as cores de qualquer time grande do futebol brasileiro.

De volta ao tema, a pergunta: Quem acompanha as partidas da seleção brasileira?

De primeira, respondo: só fiquei sabendo que o Brasil havia disputado um amistoso sábado passado, no domingo a noite.

Acho que deveria acompanhar um pouco mais, pelo menos pra torcer por Mano e Andres.

33 Responses to Quem acompanha a seleção brasileira?

  1. Paulo disse:

    Fico um pouco constrangido em dizer isso, pois sei do amor que parte do povo brasileiro – a meu ver, de forma ingênua – ainda nutre pelo “scretch” canarinho, mas a verdade crua e nua é que não troco – nem em 2014 – um título do Corinthians por um título da seleção brasileira. Lamento pelos que torcem, e, às vezes, por eles e por um sentimento de brasilidade difuso adormecido no correr dos meus quase 50 anos, especialmente quando zombam do nosso futebol e do nosso País, acabo torcendo – mas só em Copas do Mundo ( mesmo assim, não lamento ou me deprimo com declassificações, como outrora ). Desses três jogos amistosos, incluindo o de hoje, por absoluta falta de opção, acabei assistindo a dois tempos de 45 minutos: o 1º do jogo contra os EUA ( que achei muito bom ) e  o 2º da partida contra o México ( sofrível ). Não me interesso nem por ver os gols. Porém, ao contrário dos colegas de blog, que citam o ano de 1986 como um divisor de águas, o meu ano “da virada” foi 1998, com aquela amarelada geral na França ( algo suspeita, por sinal ).

    Curtir

  2. Carlos Amaral disse:

    Alguma coisa aconteceu em 1986, não sei explicar. Para mim e para muitos outros a seleção começou a acabar ali, e pelo que leio aqui o fenomeno se repete com muitos dos frequentadores desse blog. Vai Corinthians e a seleção que se dane.

    Curtir

  3. jose claudio disse:

    Silvinho e amigos Corinthianos de verdade

    O “competente “( compete, compete , compete e não ganha nada ) Osmar Stábile já lança sua candidatura a Presidente, tres anos antes da eleição.

    Estes caras não são Corinthianos ! Porque que ficam torcendo contra ? Por que eles querem o poder.Apenas o poder. O SCCP esta em semi fina e eles ficam fazendo reuniu

    Curtir

  4. Claudio Marques disse:

    Silvio, o sub 20 comandado pelo Narciso meteu 5 a 0 no Guaranizinho da Turiaçu!
    Esse Narciso tem tudo para ser um grande técnico também nos profissionais!

    Curtir

  5. Marco ACT disse:

    Eu assisti boa parte do jogo contra a Dinamarca, engraçado ver a seleção jogando bem sem os dois super craques do San7os…

    Minha torcida de verdade é só pelo Corinthians, seleção brasileira é mais pra acompanhar em Copa, até pq os caras costumam jogar amistosos numa má vontade desgraçada

    Curtir

  6. Claudio Marques disse:

    Eu vou ao cinema na hora do jogo. O Mano está convocando muito pereba do São Paulo. Convocar esse tal Bruno Uvini (aquele que o Danilo deixou deitado) e não convocar o Marquinhos é pura sacanagem. Convocar Casemiro e deixar o Paulinho! Tá de brincadeira!
    Então, que se lixe essa seleção!
    Meu negócio é o Corinthians!

    Curtir

  7. Fernando disse:

    Seleção? Por mim tanto faz…
    Eu quero é ver o Corinthians logo!!!

    E por falar em seleção, levar aquele Sandro e não levar o monstro Ralf é piada. Mais um motivo pra eu me lixar pra isso.

    Curtir

  8. Carlos disse:

    Seleção? Que seleção?
    Torço realmente pelo Mano e pelo Andres. Então, que eles saiam logo da CBF e voltem a trabalhar em algo realmente importante: o Corinthians.

    Curtir

  9. Luís Carlos disse:

    Pra mim, é um time como outro qualquer, menos o time para qual eu torço. Não é o Brasil que está jogando, é um time. Onde muitos jogadores, inclusive. abdicaram de serem brasileiros para poderem jogar em times europeus.

    Posso até ver algum trecho se não houver nada melhor pra fazer.

    Pramim, é whatever também…

    Curtir

  10. paulomonteiro disse:

    To me poupando esse fim de semana, futebol só 5° feira, abçs vassalo

    Curtir

  11. Múcio Rodolfo disse:

    1- Eu deixei de torcer para a seleção brasileira em 1982 quando o Telê Santana deixou de convocar o grande Wladimir para levar o seu protegidinho Pedrinho. Tremenda injustiça, afinal o próprio treinador viu um jogo do nosso melhor lateral esquerdo de todos os tempos, no qual ele simplesmente “comeu a bola”.
    2- Pra não dizer que depois eu nunca mais torci pela seleção brasileira, torci naqueles 15 minutos da decisão de 94 quando o Viola entrou e não amarelou. Muito pelo contrário….
    3- Eu torço um pouco pro Mano trazer este tão esperado ouro olímpico só para calar a boca da midia abutrista que ataca o Mano para atingir o Corinthians. SE bem que esta midia é tão safada que é capaz de atribuir ao menino de cabelo engraçado os méritos da conquista. Mas se fracassar, já sabe quais serão os escolhidos para levar a culpa.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Bem lembrado, Mucio. Passei a acompanhar a final de 94 depois que o Viola entrou em campo e incendiou aquele joguinho chato

      Curtir

  12. otrebor disse:

    Só acompanho a seleção brasileira na copa do mundo, fora isso é pura perda de tempo.

    Curtir

    • Jota disse:

      Somos dois. Desde 1990, a cada Copa que passa, meu desinteresse aumenta cada vez mais.
      Na última Copa, mais ou menos acompanhei somente o jogo de estreia. Os demais, apesar da tv ligada, não prestei a mínima atenção e nem me fazem cócegas na memória.
      O evento em si é muito bacana, existe toda uma atmosfera em torno dele que o torna sensacional. Pessoas de todos os cantos do mundo, com diferentes costumes e culturas, interagindo e tentando se comunicar cada qual a sua maneira, independente da cor, nacionalidade, religião, etc, não tem preço que pague participar de tudo isso. Já a Selenike não me empolga mais, chega a ser broxante.
      Para mim (repito, para mim) a Selenike (ou que venha a virar nos próximos anos) é um paciente respirando com a ajuda de aparelhos. Logo logo eu puxo o plugue da tomada e paro de acompanhar totalmente.

      Curtir

      • Blog do Silvinho disse:

        Sim, o espetáculo, a atmosfera criada em torno do evento é muito bacana. Gosto de assistir aos africanos, disputam a Copa como se estivessem em busca da liberdade. Gosto também de acompanhar a Argentina, se o Tevez está em campo. Fora isso, é pura perda de tempo.Depois de 1986 não assisti a mais de 90 minutos somando-se todas as partidas. Na última Copa, não assisti a nenhum jogo. Mas não assumo essa culpa sozinho, tudo começou com o próprio futebol brasileiro, que ao priorizar a convocação dos brasileiros estrangeiros, perdeu toda a identidade com o povão, a gente mal sabe dizer o nome de mais de 3 convocados

        Curtir

  13. Ernesto de Minas disse:

    Eu não acompanho, mas estou torcendo muito prá dar certo. Torço por causa do Mano; não que seja fã incondicional dele. Ocorre que as críticas que ele recebe são apenas mentiras para esconder o verdadeiro problema: o fato dele ter saído do Corinthians para a seleção. Aliás Luxemburgo, Parreira e Mano devem muito ao Corinthians pois apesar de bons trabalhos o que os levou de volta à seleção foi o Corinthians. Os 3 sairam direto do PSJ prá CBF e isso deixa os anti pirados. Não se enganem, os que criticam o Mano querem, no fundo, atingir o Timão. Os que criticam o Fenômeno só o fazem por causa do Timão já que antes de jogar conosco era unanimidade. O RT se permanecesse amiguinho dos bambis teria sido poupado. Porisso nunca aceito corinthiano caindo na dos anti e criticando o Mano e até o Fenômeno.

    Curtir

  14. andre foca disse:

    silvinho, eu acompanho os jogos da seleção apenas e tão somente como uma desculpa para tomar umas brejas com os parcero!
    Não consigo criar qualquer sentimento duradouro com uma seleção dita brasileira mas que só joga na inglaterra. Torço a favor do brasil, mas sofro mto mais vendo um jogo qualquer do corinthians do que vendo a seleção num jogo oficial.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      A última vez que sofri pela seleçao brasileira foi na disputa de penaltis em 1986

      Curtir

      • andre foca disse:

        Sou mais novo, hehe, ainda sofri na semi de 98 contra a holanda!! A final contra a frança foi a primeira grande desilusão com a seleção. Depois disso, o time verde amalelo fica cada vez mais cinza!

        Curtir

Amigo, faça seu comentário

