Morreu Jorge Vieira

Morreu o treinador Jorge Vieira.

Vieira iniciou sua história no Corinthians em 7 de novembro de 1979, substituindo o técnico José Teixeira já na fase decisiva do Paulistão daquele ano. Tendo sob seu comando novamente o agora craque Sócrates, Jorge Vieira fatura o Paulistão de 1979.

Jorge Vieira e Sócrates já haviam trabalhado juntos em 1977, quando conquistaram a Taça Cidade de São Paulo (Campeão do 1º Turno do Paulista), pelo Botafogo (Ribeirão Preto).

Em sua primeira passagem pelo Corinthians ficou apenas 26 jogos.

Retornaria ao Timão em 1983, onde fatura outro Campeonato Paulista.

Em 1984, após bater de frente com a “Democracia Corinthiana” que se instalava no clube, resolve sair.

Voltaria a dirigir a equipe novamente em 1986. Em 22 de abril de 1987, após uma derrota para o Noroeste de Bauru por 2 x 0 em jogo válido pelo Paulistão daquele ano, é demitido após vencer apenas 1 jogo dos 9 disputados no Paulistão.

No total, Jorge Vieira dirigiu o Timão em 147 jogos, sendo o 8º técnico que mais vezes dirigiu a equipe alvinegra.

Em 1985 foi para o Iraque treinar a Seleção local. Lá conseguiu um fato inédito para o País, classificando-o para a Copa do Mundo de 1986 no México.

Durante sua estada em Bagdá, acabou conhecendo e fazendo amizade com o ex-ditador Saddam Hussein.

Em entrevista à Revista Isto é em 2003, ao ser indagado sobre o que achava de Saddam Hussein, Jorge Vieira deu a seguinte resposta :

“É um sujeito amistoso e percebia que ele era querido pelo povo. Só se tornava intransigente, quando precisava agir assim. Ele me confessou: “O Kuwait é um pedaço do nosso Iraque. Ainda vou invadir para retomar esse território”. Como a mídia não o conhece, cria uma imagem distorcida.”

Jorge Vieira ainda treinou algumas equipes do México, e a Seleção de El Salvador em 1993/94.

Em 2007 assumiu a função de Diretor Técnico do América (RJ), seu clube de coração.

Fonte: http://100xcorinthians.blogspot.com.br

 

7 Responses to Morreu Jorge Vieira

  1. estava na ESPN momentos antes do jogo Boca x Corinthians e profetizou, “o Corinthians empata na Argentina e ganha no Pacaembu”.

    Acertou !!!

    Curtir

  2. NINO disse:

    Nosso treinador na época do bi-paulista em 1983 em cima do time do jd.leonor, me lembro daquela final, assisti pela tv, que descanse em paz, um grande treinador.

    Curtir

  3. Marco ACT disse:

    Que Deus o tenha em bom lugar. 2 canecos sob seu comando

    Curtir

  4. las artes disse:

    Treinou também outras equipes como o Apucarana (PR), São José (SP) , e foi auxiliar técnico na Ponte Preta de Campinas, Vila Nova (GO) , Avai (SC) e Botafogo (SP).

    Curtir

  5. Múcio Rodolfo disse:

    TAi um dos melhores técnicos que eu vi trabalhar no Corinthians. Acho que, em termos de trabalho, ele está no mesmo nível do Mano e do Tite. Foi campeão duas vezes pelo clube. Levou-o a fazer um excelente CB em 1980, quando por pouco não chegamos às finais.O Jorge Vieira merece o carinho e a gratidão da República Popular do Corinthians.

    Curtir

  6. Carlos Amaral disse:

    Dois timaços dirigidos por Jorge Vieira. Em 79, montou a famosa muralha negra com Jairo no gol, Zé Maria , Mauro , Amaral e Wladimir na defesa e Caçapava de volante/cão de guarda à frente. No Ataque a letal dupla Sócrates / Palhinha. E ainda tinha Biro, Basilio, Piter e Romeu. Fantástico time. Em 83 o time da Democracia, reconhecido por todos como um dos melhores da nossa história. Esteja com Deus grande Jorge Vieira, um técnico competente e bem diferente dos quase todos arrogantes treinadores de hoje.

    Curtir

  7. Ernesto de Minas disse:

    Dirigir o Corinthians 147 vezes é um número expressivo. Jorge Vieira pode não estar entre os 5 melhores treinadores do Timão, mas venceu 2 campeonatos paulistas e é o oitavo entre os que mais partidas estiveram no comando do time. Obrigado por tudo , que sua alma esteja com Deus.

    Curtir

Amigo, faça seu comentário