Empatamos contra o rei do vice

E ficamos no 0 a 0, em São Januário.

Até criamos oportunidades de gols, mas não foram convertidas.

Dominamos a partida, criamos, mas novamente não conseguimos chegar aos gols.

O torcedor, que está se tornando cada vez mais exigente, quer muito mais do time.

Quer vitórias e quer também a conquista de mais um campeonato.

Estamos a 10 pontos do G4 e a 15 pontos do líder.

Dificuldades existem para se chegar ao topo, mas nada impossível. Até porque em algum momento é natural que estes times entrem em declínio.

São os ossos do ofício de um campeonato de pontos corridozzzzzzzzzzzzz.

Após a conquista invicta da Libertadores foram 8 jogos, sendo 4 empates, 3 vitórias e apenas 1 derrota, totalizando 13 pontos.

Dez gol marcados e 6 sofridos, saldo positivo de 4, a saber (e conferir, salvo algum engano):

Empate com o Sport Recife (fora de casa) – 1 x 1

Derrota para o Botafogo (em casa) – 1 x 3

Vitória contra o Náutico (em casa) – 2 x 1

Vitória contra o Flamengo (fora de casa) – 3 x 0

Empate contra a Lusa (em casa) – 1x 1

Vitória contra o Cruzeiro (em casa) – 2 x 0

Empate com o Bahia (fora de casa) – 0 x 0

Empate com o Vasco (fora de casa) – 0 a 0

Em competições como essa, é pecado perder pontos dentro de casa. Fora de casa, empatar pode ser bom ou ruim, dependendo das circunstâncias.

Ontem, por exemplo, era possível vencer.

Algumas críticas já começam a surgir contra Romarinho, pela ausência de gols. A questão a ser debatida é a seguinte: jogadores habilidosos como Romarinho conseguem se adaptar a este sistema de jogo onde todos, inclusive atacantes e homens de criação, tem como função primordial a marcação?

Alguns passaram e não se adaptaram. Ficaram pelo caminho Bruno Cesar e William.

Seria Romarinho a próxima vítima?

O que você achou do resultado de ontem?

Ainda acredita na conquista do campeonato?

 

 

33 Responses to Empatamos contra o rei do vice

  1. Carlos Alberto disse:

    Silvinho, no seu comentário está “embutida” uma certa crítica ao estilo de jogo do Tite, ou foi impressão?? rsrsrs

    Curtir

  2. Carlos Dias disse:

    Eu nao vi o jogo aqui no Rio mas vi o compacto, se nós fomos mal no ataque e o vasquinho ? tivemos 10 finalizações contra 3 do vasquinho e tivemos pelo menos 3 chances de gol, duas defendidas de maneira espetacular pelo fernando prass; o problema é que continuamos finalizando mal, a maioria das bolas foi pra fora.
    Pra mim, no esquema do Tite o time tem q finalizar bem porque as oportunidades são reduzidas, principalmente jogando em 4-4-2.
    Não quero dizer q jogamos pra buscar titulo, mas não foi tão ruim assim considerando a superioridade no campo e nas finalizações.
    Tambem acho q o time precisa mudar por varios motivos:
    1- motivação – qq time precisa de fatos novos pra motivar, os reservas nossos são de bom nivel, acho q está na hora de fazer rodizios e motivar os reservas Guerrero e Martinez.
    2- Romarinho não é nenhum astro de seleção mas não é cabeça de bagre; no momento precisa de descanso e um banco pode até fazer bem.
    3- J Henrique é quem precisa sair urgente do time, se ele ajuda na marcação pouco faz na frente, acho q poderiamos colocar o Martinez no lugar dele ja no proximo jogo, e um banco faria bem a ele.
    4- O time precisa sair jogando pra aproveitarmos a facilidade q o Douglas tem de carregar a bola; sair rapido e no chão, coisa q o Tite não treina, porque raramente vemos esse tipo de saida.
    Eu faria um revezamento e colocaria Martinez e Guerrero no time.
    Acho q temos opções de banco interessantes e os dois estão treinando ha tres semanas, está na hora de testa-los pra valer.

    Curtir

  3. Rogério disse:

    Silvinho, se Marcelinho, Neto, Sócrates, Ronaldo Fenômeno tivesse obrigação de marcar, não teriam sido os jogadores que foram. Tem que ter muita calma nessa hora antes de criticar o Romarinho.

    Curtir

  4. Joaquim disse:

    Entendo que o time está muito bem.
    O Sheik faz muita falta assim como ainda o Alex está fazendo, mas com calma, treinamentos e jogos o time vai até ficar mais forte do que na libertadores, mesmo sendo de opinião que deveria ter investido em mais um meia porque se o Douglas se machucar ou ficar supenso não vai ter substituto além do que ainda esta se adaptando ao esquema de jogo implantado pelo Tite.

    Por mais que não queiram falar ou pensar não dá para esquerem o Mundial e acho que estão trabalhando e controlando até que bem esse lado.

    O Romarinho na minha opinião esta muito bem e os defeitos que apresenta com certeza serão corrigidos com treinamento e jogos e conversa além de estar se adaptando, também, ao esquema de jogo e não ser centroavante. Calma com o muleque.

    Curtir

  5. JOSE CARLOS DE CAMARGO disse:

    Silvinho: aquele abraço! O VICE da Gama até em matéria de VICE é também VICE, ou seja, êle é o VICE-CAMPEÃO de Vice-Campeo
    natos! Saudações AlviNegras do PSJ.

    Curtir

  6. Ernesto de Minas disse:

    Dias atrás esse mesmo blog perguntou quem estava sentindo falta do Alex. A maioria reconheceu que Alex nos ajudou muito, mas tbém depositavam muita fé no Douglas. Eu escrevi que sobre o Douglas queria esperar mais um pouco. Pois bem, os 2 gols contra o Flamengo foram entregues pelo adversário e contra a Lusa foi sem querer. No melhor jogo que fizemos, contra o Cruzeiro, Douglas não jogou. Já que nossos atacantes (Sheik, Romarinho e JH ) são medíocres e não marcam gol, sugiro que se tire o Douglas do time e entre com 2 atacantes abertos (Martinez e Sheik ou JH ou Romarinho) e Guerrero centralizado. Na armação só Danilo, que pode ser ajudado pelo Martinez.

    Curtir

  7. Múcio Rodolfo disse:

    Meses atrás ganhamos um campeonato brasileiro de forma brihante. Há pouco mais de um mes conquistamos a cucaracha de forma estupenda. Temos enormes chances de levantar o bicampeonato mundial. Ainda assim o nosso treinador, continuará sendo taxado como um imbecil….

    Curtir

  8. Múcio Rodolfo disse:

    Mesmo com toda esta covardia, fomos ao reduto adverário – nada mais nada menos que um dos líderes do campeonato- impomos nosso jogo e criamos o maior número de oportunidades. Em geral, o Corinthians não impõe uma blitzkireg contra os adversários. Mas se cria pouco, permite ao oponente menos oportunidades ainda. E ai tem residido o segredo do nosso sucesso. A única restrição que faço ao esquema adenoriano dos ultimos tempos é a insistência dele em armar o ataque com Jorge Henrique com Romarinho quano o ideal seria Romarinho e Guerrero.

    Curtir

  9. Randal disse:

    Romarinho tem defeito grave na finalização.
    E um defeito ainda pior: está lembrando os “áureos” tempos do mirandinha-se-eu-corro-não-penso: está fominha e não passa a bola para ninguém.

    Curtir

  10. Vinicius disse:

    não da mais

    por inumeras questões

    atletico tem jogador bem mais que nos. amplia vantagem a cada rodada

    sheik dormiu no estaleiro

    time com romarinho como 9 não vai longe

    na verdade, ate daria. mas por essas questões que citei, o maximo que chegaremos é 5, 6° colocado, o que ja ficaria feio para os adversarios que vem disputando com força maxima desde o inicio

    Curtir

  11. Ricardo disse:

    Silvio, não adianta…O único problema do corinthians não está no elenco, mas sim na comissão tecnica. Enquanto estivermos a merce de um cidadão que não conhece futebol o suficiente para fazer o jogador, principalmente aquele que apresenta caracteristicas ofensivas, atuar na sua função, e extrair o melhor dele nessa qualidade, focaremos presenciando atuações mediocres e covardes, sem nenhuma ousadia, como foi a de ontem.

    Curtir

    • andre foca disse:

      Mas não foi com essa filosofia que ganhamos um brasileirão e a libertadores? Não dá pra ficar elogiando e criticando o técnico pela mesmíssima coisa!

      Curtir

  12. David disse:

    PS: Juizinhos mequetrefes estão segurando o Timão e, a Globo Rio já começou apelar para a “união carioca” contra o Corinthians para a final do Mundial (reportagem do Globo esporte). Já pensou se fossemos campeões de novo? No Brasil não há justiça em nenhum âmbito mesmo…

    Curtir

  13. David disse:

    Criticar o Romarinho sendo o unico atacante é piada. Tite esta num sistema que é covarde como sempre. Estamos arrumados na defesa e meio campo mas o fato é que o Corinthians é um time muito retrancado e tem um sério problema em fazer gols (titabilidade) e, quando estes gols saem são feitos por nossos meias e volantes. Tite se pudesse lhe falar eu diria que atacante serve para atacar e não só para marcar. Romarinho vai render sim se tiver um atacante referencia ao menos para ajudá-lo como nos jogos contra a porcada. Na minha opinião Douglas e JH podem ir para o banco para aumentar o nosso poder ofensivo.

    Curtir

    • eduardo disse:

      concordo….jogar esta pressao em cima do romarinho é covardia…nos clubes q ele atuou sempre fazia papel de meia , ate por isso seu baixo historico de gols….com sheik no estaleiro, o tite tem q ser mais corajoso e entrosar o guerrero o mais rapido possivel…

      Curtir

    • PAULO disse:

      DOUGLAS BANCO ?
      ELE JOGA MUITO, O JH SIM QUE MERECE BANCO…

      Curtir

  14. Jean Carlos disse:

    Paulo eu acho que para jogar com jorge henrique temos de jogar com 3 atacantes, o jorge joga bem, é esforçado , corre muito, más no ataque ele é muito afoito, cruza bola em demasia, dribles fáceis de tomar, adianta demais a bola, não protege bem a bola, como o jorge está jogando muito bem na marcação e ele é bom no contra ataque, tinha de tirar o douglas e escalar o Paulo gerrero com romarinho e jh. dois atacantes abertos e o guerrero centralizado. O dougla joga bem, más o esquema não está funcionando com jh e romarinho, então tinha de testar desde o início do jogo , romarinho e guerrero. Estão criticando o romarinho, más ele está jogando isolado no ataque, apesar disso ele cria oportunidades de gol, dribla bem é rápido, protege bem a bola, se ele jogar com outro atacante do lado dele vai ajudar muito, o nosso ataque depende do apoio do douglas e danilo, o jh não está bem no ataque, única coisa que ele está fazendo e ir para as pontas e cruzar para área. Vai Corinthians!!!!!!

    Curtir

    • andre foca disse:

      Concordo com você jean, o esquema não está funcionando como deveria, logo, alguém precisa mudar (ou o esquema, ou as peças que o compõem).

      Acho injusta essa cobrança em cima do romarinho porque o que está acontecendo com ele é absolutamente normal: o cara chegou, se aproveitou do fato de ser um “desconhecido” e meteu logo três gols que foram FUNDAMENTAIS para o nosso time (os dois na porcada pra dar moral e o na bombonera não só deu moral como diminuiu a pressão). Depois disso meus amigos, é óbvio que todas as defesas estudaram e muito o jeito do romarinho jogar e diminuiram os espaços dele. Agora é dar tranquilidade pra ele entender isso e, se for bom jogador mesmo, superar essa adversidade!

      Curtir

  15. AndersonII disse:

    Romarinho tem muitas qualidades. Protege muito bem a bola, é rápido, tem ótimo passe e visão do jogo.
    É um jogador prá estourar no Timão, no momento em que melhorar na finalização.
    O que não dá pra entender, é o Paulinho, receber bola quase na pequena área, livre de marcação, abaixar a cabeça e chutar a bola como “espalha m…….” pela linha de fundo.
    Dava para levantar a cabeça, ameaçar chute, e colocar pra dentro.
    Aquela bola nos pés do Danilo, era caixa.
    Outra coisa que irrita, o Wallace como lançador de 70 metros.

    Curtir

  16. Samuel disse:

    Não gosto dessa palavra, mas estamos cada vez mais perto de constatar que o time vive uma espécie de Sheik-dependência.

    Ele é a peça fundamental que faz essa engrenagem de marcação total funcionar também como fazedor de gols. Sem ele, fica só na primeira parte.

    Ajudaria também se o time quando criasse as chances fizesse a gentileza de converter, porque vai gostar de perder gols lá longe.

    A observação que sempre fiz ao sistema do Tite é que para funcionar o time precisa estar totalmente sangue nos olhos, e isso não podemos dizer que não está acontecendo. Num nível um pouco menor que na Liberta, mas longe de dizermos que há relaxo e acomodação. O que tá faltando mesmo é o Sheik, e que os outros em campo tenham mais vontade de ver a rede balançar.

    Não podemos jogar a toalha nunca, mesmo que a diferença permaneça grande ainda por um tempo. Tem muito campeonato pela frente, e de repente numa sequência de três vitórias seguidas contra alguns tropeços do pelotão da frente e entramos no páreo. Importante é lutar sempre para que no final, faltando umas dez rodadas, as chances existam, e aí tudo pode acontecer.

    Por isso Tite tem minha confiança, porque da parte dele a vontade de conquistar o campeonato existe e está forte, e procura passar isso para os jogadores o tempo todo.

    Em campo que eles precisam corresponder um pouquinho mais no quesito qualidade de finalização.

    Vamos acreditar. Aqui é Corinthians!

    Valeu!

    Curtir

  17. Carlos Amaral disse:

    Todo jogo a arbitragem escangalha o time e isso ninguém reclama. Inúmeras faltas ignoradas , inventadas e invertidas, impedimentos mal marcados, agressões ignoradas, interrupção para atender jogadores adversários que não estão machucados(agora virou mania , todo jogo alguém coloca a mão na boca e fica rolando no chão para matar contra-ataque), qualquer perigo de gol ou contra-ataque inventam faltas, cartões não aplicados para adversários, excessivo rigor com jogadores corinthianos e etc. Ontem o apitador chegou ao cúmulo de mandar o Vasco bater novamente uma falta que o Tenório se precipitou jogou a bola no pé do Paulinho. Os arbitros quebram o nosso ritmo o tempo todo e ninguém fala nada. Como se recuperar em um campeonato assim, com tanta má vontade? Gostaria de ver uma estatistica de faltas marcadas de nossos atacantes em disputa de bola. Nenhum time do mundo tem tanta falta de ataque como o Corinthians. Nenhum!

    Curtir

  18. Nicolau disse:

    Já passou da hora de o Tite voltar a treinar o time com centroavante: o time até que se porta bem, cria jogadas, mas não tem ninguém pra finalizar. Que agonia ver o JH saindo cara a cara com o goleiro, o Romarinho chutando em cima de zagueiro, o Douglas errando cabeçada livre…enfim, o time tem que se adaptar ao Guerrero, e não vice-versa. Ele é a estrela que veio resolver o problema dos gols, não pode ser reserva e não pode ser obrigado a pegar a bola nos lado do campo. Até jogamos melhor do que o Vasco na maior parte do tempo, mas falta a finalização. Dá pra encontrar o equilíbrio entre a marcação forte e o mínimo de competência pra botar a bola na rede? Eu tenho certeza que o Guerrero é esse equilíbrio.

    Curtir

  19. Jo disse:

    tite tem que encontrar algum jeito de acabar com essa falta de gols, assim como ele faz os atacantes marcarem para nao tomarmos gol ele tem que fazer alguma coisa pois os atacantes ficam sobrecarregados marcando, defensores partindo de surpresa criando ao ataque seria uma boa, e tem que dar cofnianca ao Guerrero e coloca-lo em varias partidas seguidas como titular para podermos analisar melhor.

    Curtir

  20. Alvaro disse:

    Ontem mais uma vez aconteceu a mesma coisa do ultimo domingo, colocar o Guerreiro isolado no ataque não dá, domingo passado ele entrou no lugar do Romarinho e ficou isolado, ontem ele entrou no lugar do Jorge H. na hora pensei que o Tite tinha acertado, mas ele colocou o Romarinho pra fazer a função do Jorge e marcar lateral,, Adenor,, Adoramos você, mas na nossa situação na tabela, jogos fáceis tem que virar vitória e ontem a defesa do Vasco pedia pra tomar um gol !!

    Curtir

  21. Luís Carlos disse:

    Não vi nenhum “craque” ou “joia” no Romarinho, mesmo após os gols contra o Palmeiras e contra o Boca Jrs. Por enquanto o considero um bom jogador para se ter no mínimo no elenco, principalmente se se explorar o que ele sabe fazer. E esse julgamento independe do “jejum” de gols.

    Me parece que continuando assim, se tiver sorte e flexibilidade, o Romarinho será o Jorge Henrique amanhã.

    O Emerson, que parece que é o único que a contragosto do treinador teima em jogar na direção do gol adversário tem prazo de validade. Inclusive terá que ficar mês de chinelo pelo pique que deu num jogo há um mês.

    Eu resumo assim:

    1) Você precisa ganhar umas dez partidas seguidas pra poder ter chance no campeonato. Perder algumas partidas por tentar arriscar ganhar não vai alterar absolutamente nada. E esquematiza o time para jogar como se necessitasse apenas um ponto num jogo final para ser campeão.

    2) Você escala dois meias. Só que quem é o responsável pela armação do time é goleiro, que chuta a bola fazendo-a passar pelos dois meias para que dois pigmeus a disputem por cima. E isso num campo de bosta.

    3) Você resolve colocar um centroavante. Não para ser centroavante. Para fazer número na zaga. Ou pra fazer “parede”.

    Curtir

  22. Eu acho que o Romarinho está adaptado ao esquema, por diversas vezes retorna para marcar e faz sua função. Ontem vi entrevista dele que está ciente que está tendo ótimas oportunidades nos últimos jogos e não tem concluído bem. Precisa treinar finalização e só.

    Curtir

  23. Claudio Marques disse:

    Silvio, eu acho que o problema não está no Romarinho, ao contrário, é o único atacante que parte pra cima e que se projeta no vazio para ser lançado. O problema é o esquema com dois meias, que já era complicado nos tempos do Alex e só funcionava por causa do Sheik. Outro erro que eu acho que ocorre é que quando se joga com tres atacantes você pode abrir dois pelas pontas e um fica centralizado, mas quando se joga com apenas dois eles tem que jogar um mais perto do outro. Com o Jorge Henrique de atacante isso fica impossível pois o estilo dele é correr por toda parte do campo.
    O Tite precisa ter a coragem de sacar o Douglas e jogar com o Guerreiro de centroavante e dois atacantes abertos. Enquanto não temos o Sheik e o Martinez à disposição eu jogaria com o Jorge Henrique e o Romarinho.
    O time tem jogado bem, mas a falta de gols é frustrante.

    Curtir

  24. disse:

    Silvio, ontem o Corinthians teve amplo domínio da partida. Mas eu me pergunto de que adianta se impor durante 90 minutos na casa do vice-líder do campeonato e não converter essa superioridade em gols. Todo aquele esforço foi para administrar um empate?

    Sim, porque a entrada de Ramirez no lugar de Romarinho deixou claro que, àquela altura, O Seu Adenor estava mais do que satisfeito com o empate.

    E o JH, tornou-se o novo “intocável” do elenco? Quando Guerrero e Romarinho terão chance de jogarem juntos por, pelo menos, 30 minutos?

    Ontem, até criamos mais chances de gol do que vínhamos produzindo ultimamente. Finalizamos um pouco mais. Porém, a deficiência nesse fundamento é evidente!

    Espero que a entrada de Martinez de novo fôlego ao ataque corinthiano, porque desse jeito iremos ficar patinando no meio da tabela.

    Ainda acredito no Bi/Hexa-Brasileiro! Mas a pergunta que fica no ar é: e os jogadores, também acreditam?

    VAI CORINTHIANS!!!

    Curtir

  25. paulomonteiro disse:

    Da até que da, mas tem que ver se eles querem…

    Curtir

Amigo, faça seu comentário