Jogando é um poeta, escrevendo não é atleta

Sincera e honestamente, prefiro que ele se empenhe mais nos treinamentos.

Precisamos de um beque, não de um escritor.

*****

Em carta, Paulo André explica lance com Luis Fabiano e nega simulação

Chateado com repercussão da jogada, zagueiro do Corinthians manda recado aos críticos: ‘cobrem os candidatos da próxima eleição’

Recebi centenas de recados pelo Twitter e decidi responder por aqui.

Vou reproduzir em palavras exatas a entrevista coletiva que dei na última segunda-feira, falando sobre o Neymar e sobre a simulação dos jogadores no campeonato brasileiro. Aqueles que me seguem neste espaço merecem saber e entender o que norteia as minhas ideias pois, assim como todos, não sou só pernas, tenho cabeça e opinião.

Pergunta: “Você acha que o Neymar simula faltas?”

Respondi: “Dentro de campo você tem o direito de fazer tudo ou o que você quiser, e se você pisar fora da regra ou fizer alguma coisa diferente como simulação ou aquilo que ele fez com o Chicão, ele tem que ser punido e advertido com cartão, a regra diz isso. Então se ele simular duas vezes ele tem que ter o primeiro cartão, segundo cartão e sair expulso. Agora se ele quiser simular ele tem todo direito, ele faz o que ele quiser. De qualquer forma, eu acho que ele realmente simula bastante durante o jogo, ponto. E que os árbitros vejam, estudem, porque todos têm acesso aos jogos. E quando isso acontecer, que seja punido, só isso”.

O que eu disse é que cada um faz o que tem vontade, não é proibido simular. E não é proibido dar cartão ao jogador que simula. Tudo isso faz parte do jogo e cada um, árbitros e jogadores, tentam fazer seu trabalho da melhor maneira possível.

Em seguida fui questionado: “Existe algum jogador aqui no Corinthians que simula bastante,Paulo?”

Respondi: “Existe em todos os times! Que todos sejam punidos, porque isso é o antijogo, é tentar ludibriar e enganar”.

Dá pra entender que inseri TODOS OS TIMES? Entendo de verdade que as pessoas clicariam no link que dizia “Paulo André critica Neymar”, e de fato isso aconteceu e repercutiu de uma forma que me surpreendeu bastante.

Agora vamos para o lance de domingo, com o Luís Fabiano.

A bola estava viajando e eu procurei uma brecha para antecipar o atacante. Ele desviou-se da trajetória da bola e impediu a minha passagem, e houve um choque forte. Caí por causa do choque. No chão, não escutei o apito do juiz evidenciando a falta. Por isso permaneci no chão (sim, por conta disso permaneci no chão), até que o árbitro parasse o jogo para ver o que tinha acontecido. É evidente que foi somente uma trombada, não houve maldade nem houve outra intenção por parte do atacante que não a de proteger a bola. Mas na minha opinião, foi falta. E reconheço que errei ao ficar tanto tempo no chão.

Ao fim do primeiro tempo fui questionado por um repórter se o Luís Fabiano havia deixado o braço e eu respondi claramente que não. Em momento algum eu disse que havia levado uma cotovelada. Pelo contrário, quando o repórter me perguntou “Houve maldade?”, eu respondi “Não, maldade nenhuma”. Ao voltar para o segundo tempo, fui até o arbitro da partida, Wilson Luis Seneme, e disse que ele estava correto e que não houve maldade no lance, mas afirmei que o choque foi forte e que na minha opinião havia sido falta. Segui em frente para iniciar o segundo tempo e quando saí do jogo não tinha ideia de que meu Twitter estaria repleto de desabafos.

É dificil vir a público depois de uma derrota num clássico, ainda mais pra falar dessas coisas, mas achei necessário diante de tamanha repercussão. Jogando em clube de grande expressão como o Corinthians, estou acostumado com cobranças. O que me incomodou não foi o xingamento de santistas, são-paulinos e até de corintianos, mas sim de pessoas que disseram que se decepcionaram com a minha atitude ontem. A elas, peço minhas sinceras desculpas.

Aos revoltados, digo que não escrevi esse texto para vocês, pois sei que continuarei a ser criticado dentro e fora de campo e, sinceramente, não me incomoda. Mas se não tiverem mais nada o que fazer da vida, cobrem os candidatos da próxima eleição pelas promessas que estão fazendo em suas campanhas eleitorais da mesma forma doentia com que me cobraram pela entrevista de segunda-feira.

Dou o assunto por encerrado.

Um abraço,

P.A

Anúncios

41 Responses to Jogando é um poeta, escrevendo não é atleta

  1. Nivaldo disse:

    Ola Silvinho,
    A impressao que da eh que você esta usando a mesma intensidade para criticar o Paulo Andre, que você usava para defender o Julio Cesar. E bom ver gente inteligente jogando bola/futebol; temos bons exemplos por ai: Socrates / Rai / Ronaldo / Kaka / Ricardfinho / Marcelinho Carioca / Tostao, etc. Ta certo que nem todos sao/eram intelectuais, mas estavam acima da media e isso ja eh bom.
    Seu discurso ta legal, mas tem um pouquinho de preconceito, vamos virar a metralahdora tambem para o pessoal da frente, ta faltando habilidade, ta faltando fundamento basico, portanto ta faltando treinar mais tambem.
    Porque quando a gente enfia duas ou tres azeitonas seguidas no gol dos caras; como era possivel ter feito domingo durante a blitz, nossa defesa estaria muito menos ameacada.
    Deixe quem quer escrever que escreva, quem zuar que zoe, quem quer a igreja que va, mas vamos TODOS treinar muito para jogar melhor.
    Abs

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Releia tudo o que foi escrito pós partida

      E principalmente a parte em que eu disse que é injusto jogar a fatura nas costas do Paulo Andre

      Curtir

  2. Ricardo disse:

    Não pode agregar somente a ele a derrota de Domingo, e O SR F.Santos? sem a ajuda de JH fica dificil. Domingo faltou o algo a mais que a nossa equipe tem de melhor; a doação de todos.
    Ralf e Paulinho não marcaram como de costume, Sheik voltando de contusão não ajudava na defesa, idem o Romarinho, e quando isso não funciona a defesa fica frágil.
    Mas a história seria outra se tivessemos feito os 2 gol´s , como o “se” não entra em campo, nos resta por a cabeça no lugar e tentar acertar no próximo, pq no jogo do Santos e nos 20 primeiros min do último jogo, mostramos um ótimo futebol.

    Curtir

  3. dudu disse:

    “Precisamos de um beque, não de um escritor.” Acho q estao misturando as estações…O seedorf tb tem esse perfil diferenciado, se ele for mal no jogo, os blogueiros do bota vao cornetá-lo tb..?.”PA precisa treinar mais..” . Isto so acontece pq perdeu pro santos e sao paulo..pq n estender a critica pro fsantos,ralf,alessandro..e a torcida comparar PA com Castan é complicado ate pelas caracteristicas distintas…

    Curtir

  4. Décio Monteiro disse:

    A zaga é composta de :
    Alessandro, Chicão, Ele e Fabio Santos.( + reservas )
    Dando a 1ª cobertura :
    Chicão e Paulinho.
    Não é justo culpá-lo individualmente…
    associar o fato de ele ser um escritor com a sua profissão de jogador, aí eu não concordo em absoluto. Até parece ser pecado ser bem a cima da média de jogadores de futebol.
    Seria uma maravilha se o nosso elenco tivesse 10% de toda a sua sabedoria. Talvez os bares e boates esvaziassem um pouco, principalmente lá na Z.Leste.
    Engraçado que está parecendo que os outros cinco , NESSE JOGO , NO SEGUNDO TEMPO ,jogaram de uma forma esplêndida e irreparável.. Calma, já , já ,entra tudo nos eixos novamente.
    Adenor :
    Obrigado Paulo André, tu podes não ter feito uma partida dos sonhos, mas agradeço muito a ti.
    Foi perfeita a cobertura que fizestes em relação ao meu trabalho.
    Ao menos nesse jogo , a turminha esqueceu um pouco de mim….huuuufff !

    VAI CORINTHIANS !!!!

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Normalmente jogadores diferenciados intelectualmente costumam se dar bem dentro de campo

      Que assim seja com o Paulo André

      Curtir

  5. Luís Carlos disse:

    Acho que o Paulo André precisa treinar um pouco mais. E atua melhor quando atua pela direita. Cabe ao treinador treinar e verificar que jogador do elenco atua melhor em cada setor e função.

    Nenhum jogador gosta de treinar. O sistema de rachões de duas horas por dia agrada todos os jogadores e não apenas o Paulo André.

    O Chicão, o Wallace e o Paulo André, a meu ver, disputam vaga entre si no setor direito. Um pouco a mais de treinamento poderia melhorar um pouco uma deficiência de um jogador que atua invertido, mas por si só não basta. O time tem que ter especialistas pelos dois lados.

    Não acho que a caneta ou o pincel do Paulo André esteja fazendo ele (como todos) treinar pouco, quantitativa e qualitativamente ou ter decidido que o elenco teria que ter três bons zagueiros pela direita e nenhum pela esquerda e que a definição de quem joga e quem não joga seja dada por uma panela.

    A meu ver, tem que elevar a carga de treinamento para todos (fora o problema do Paulo André há problemas com pés redondos) e tem que contratar bons zagueiros especializados em atuar pelo lado esquerdo ou pelo menos esquecer a panela no fogo e testar outras opções.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Quando a gente diz que ele precisa treinar mais, não significa que ele tenha que deixar de escrever

      Mas ele precisa treinar mais pra corrigir os erros. E não é só ele, o meio de campo também

      Curtir

  6. No Brasileirão do ano passado entrou bem no lugar do Chicão, esse ano, mais pintou e deu entrevistas do que jogou.

    Como vovó já dizia, quem fala muito dá bom dia a Cavalos.

    Saibas palavras da vovó !!!

    Curtir

  7. humberto disse:

    Se fosse falar algo para o P.A. seria: pare de nhenhenhê e comece a treinar tiro curto em pista de atletismo com um professor para que vc melhore sua condição de velocidade. Tu é lento p cacete e fala muiiiiiiiiiiiiito. Só é titular pq o tite é um baita dum paneleiro. Pode ganhar mais 200 libertadores mas nunca vai deixar de ser paneleiro. Começou assim no caxias, continuou no grêmio p.a. e segue assim até hoje. Outro técnico já teria mandado o P.A. para a reserva.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Sim, é lento. Não tem tempo de bola, precisa treinar bastante

      Pode até continuar desfilando, tirando foto, pintando quadros e escrevendo livros, mas precisa treinar mais

      Curtir

    • dudu disse:

      é lento e sempre foi lento, pela sua caracteristica é ate tecnico mas é lento, o treinamento n mudara isso. O problema q o lado esquerdo n ta legal, o ralf n parece o mesmo depois da critica do mano e fsantos deu varias entregadas e ninguem fala nada

      Curtir

  8. Carlos Amaral disse:

    O Paulo André sofre por ser intelectualizado em um meio em que todos preferem resposta padrão, tipo “vim para somar” , “o grupo está fechado”, “vamos respeitar o adversário”, “nada está ganho” e etc. Paulo André é um ótimo zagueiro, mas ninguém aguenta jogar no mano a mano contra atacantes rápidos. A zaga está sofrendo por que o tão contestado esquema defensivo do Tite, que começa com a marcação feita pelos atacantes, não funcionou nas duas últimas partidas . O Castán, sofreria do mesmo jeito.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Concordo em termos

      Paulo André está sem tempo de bola, precisa treinar mais

      Por outro lado, Paulinho e Ralf também não foram bem nos ultimos jogos, precisam voltar a jogar bola

      Curtir

  9. José disse:

    O Paulo André falhou nos dois clássicos, mesmo assim acho injusto que ele pague a conta sozinho. O time foi muito bem no primeiro tempo dos dois jogos, dominou o adversário completamente, mas o ataque finaliza muito mal, o que acaba tornando inócuo esse domínio. Outra coisa: a marcação não tem sido a mesma. O Paulo André ficou no mano a mano com os atacantes várias vezes, coisa impensável nos jogos da Libertadores. Só não sei se isso vem ocorrendo porque o Tite está mudando o esquema, tornando-o mais ofensivo, ou se é relaxamento pós-título mesmo. Se os atacantes melhorarem a pontaria e o Danilo atuar bem mais vezes e não apenas de vez em quando,o time pode subir muito na tabela.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      É injusto que pague a conta sozinho sim, comentei isso no domingo depois da partida, na Radio Coringao

      E tambem isso bem claro aqui no Blog e as razões

      Curtir

  10. AndersonII disse:

    Não entendi a razão deste post. Se foi se juntar aos que tiraram sarro, eu prefiro ficar de fora.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      A razão é simples: Paulo André precisa jogar mais bola

      Curtir

      • David disse:

        Só ele? Vc diz ao mesmo tempo “-não é sua culpa” mas faz de uma forma que somente ele parece ser culpado.
        Paulo Andre é titular na minha opinião e, o pior da partida apesar do gol foi de longe o vislumbrado e ótimo mercenário Sheik.

        Curtir

  11. Fabiano disse:

    Acho que vc tem todo o direito de criticar ele dentro de campo, talvez tenha sido essa sua intenção, mas ficou a impressão de vc estar ressabiado com o fato dele escrever, coisa que o faz muito melhor do que jogar bola adimito. É um bom zagueiro, mediano, nada mais que isso, mas tem características de liderança, tem personalidade, é querido e respeitado dentro do grupo. Do grupo atual só Chicão e o Ralf seriam melhor zagueiro que ele, mas o Ralf ão pode ficar lá atras plantado então tem que ser ele mesmo enquanto não surge um novo Castan por ai, e vai ser dificil.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Ele jogando bola, já disse, é um poeta

      Jogador tem que absorver as criticas e treinar forte, duro pra reduzir os erros até elimina-los

      Vir pra twitter, escrever cartinha e tudo mais, não muda o preço do dolar

      Que fale menos, escreva tanto quanto quiser, mas que jogue e treine muito mais

      Curtir

  12. Lúcio disse:

    Saudades de uma zagueiro analfabeto que mandaria a Calopsita pro estaleiro.

    Curtir

  13. Paulo Stein disse:

    Volta Castam!

    Curtir

  14. José disse:

    Para mim, os responsáveis pela derrota de domingo foram os jogadores do ataque, que perderem quilos de oportunidades, inclusive com o Frangoceni fora do gol e o zagueiro deitado. Que eu saiba, nem o Romarinho nem o Sheik pintam ou escrevem. Mesmo assim falharam. Não vejo relação entre as falhas do nosso zagueiro e suas atividades extracampo.

    Curtir

  15. Ernesto de Minas disse:

    Concordo com o Douglas. Paulo André pode escrever bem ou mal e isso nada tem com o futebol. Aliás ele tem jogado muito mal.

    Curtir

  16. Mosqueteiro disse:

    Silvinho, sinceramente não consigo entender as criticas que são feitas ao Paulo André baseadas tão somente ao fato dele ser escritor, pintor e qualquer outra atividade intelectual que é feita em seu tempo vago. Soa como preconceito tal atitude. Penso que é melhor os atletas desenvolverem tais atividades do que passar noites inteiras nas concentrações pré jogo em volta de uma mesa de poker com direito a bebidas alcoólicas e muitos charutos como já aconteceu em um passado corinthiano não muito distante. Acompanho, sempre que posso, o seu trabalho tanto no blog quanto na Radio Coringão. Sei da sua opinião quanto ao preconceito. Mas, dessa vez, acho que mesmo sem querer, você praticou um tipo de preconceito também. Qual é o problema do atleta ter capacidade intelectual muito acima da média da profissão? No caso do Paulo André, ele deve ser criticado pelas suas ações em campo e não fora… Em minha opinião, ele é um zagueiro lento porém tem experiência e sabe se posicionar. Na minha visão, não dá para jogar ele e o Chicão juntos. A zaga fica muito pesada. Mas entre o Paulo André e o Walace, ainda prefiro o Paulo André! Abs. VAI CORINTHIANS!!! PS.: Essa saída do Marquinhos foi um péssimo negócio da diretoria. E agora na quarta feira? Haja coração para ver o Walace na zaga corinthiana…

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      O Marquinhos não era mais opção para a defesa

      Quanto ao Paulo André, realmente não tem relação nenhuma o mal momento pelo fato de escrever

      Precisa é treinar mais

      Curtir

      • Mosqueteiro disse:

        Sobre o Marquinhos, a questão é essa: Por que ele não era opção para defesa? Você acha que o Walace é melhor que ele? O Paulo André? Nas vezes que o Marquinhos entrou NA SUA POSIÇÃO não deixou a desejar como vem acontecendo com o Paulo André. Aliás, só para encerrar a questão sobre o Paulo André, vc diz que é bom ele treinar mais e escrever menos. Mas o fato dele escrever não quer dizer que ele está treinando menos. A questão é que o Paulo André é um zagueiro pesado e ele pode treinar 24 horas por dia que isso não vai mudar a velocidade dele. Ele sempre foi lento! E agora com a defesa formada por dois zagueiros pesados, não há sobra! Toda hora os caras vão apelar para a linha burra! Ou vão escoltar jogadores como fizeram nos lances do Lucas ou Gaymar. Se der o bote, sabem que vão chegar atrasados! Abs!

        Curtir

        • Blog do Silvinho disse:

          O treinador decidiu que Marquinhos não seria opção para a zaga, simples assim, concordemos ou não

          A duvida, ele jogará de que na Roma?

          Curtir

          • Mosqueteiro disse:

            Pois é, vc está certo em relação a posição do treinador. Mas nesse caso da zaga, em particular, faltou planejamento e a famosa coerência que o treinador fala tanto. Coerência essa que não é tão coerente assim como já vimos em algumas oportunidades. Vamos esperar e ver o que será feito para corrigir as nossas falhas que não estão presentes apenas no setor defensivo da equipe. Em relação ao Marquinhos, deram a camisa 3 para ele. Não sei se ele jogará na zaga ou não, para mim é indiferente, pois sou Corinthians aqui, na Itália ou qualquer outro lugar do planeta ou do universo! Abs.

            Curtir

  17. Douglas Chiavegati disse:

    Nao consigo ver a relaçao entre ele escrever e “nao treinar”….ele nao pode ser zagueiro e saber se expressar?

    O que ele disse de errado na carta que enviou????

    Sincera e honestamente, nao entendi o proposito deste post…..

    Curtir

Amigo, faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: