Chinês: Só faltou combinar com o treinador

Quando o Corinthians contratou o chinês Chen Zhizhao, de 23 anos, que atuava no Nanchang Hengyuan, time da primeira divisão chinesa, dizia-se que o objetivo era atrair o emergente mercado chinês, popularizando a marca “Corinthians” naquele país.

“Zizao” foi recebido em grande festa, em pouco tempo agregou a simpatia de todos, correu bastante em volta do campo, contundiu-se seriamente, até passar a ser relacionado para algumas partidas e até ficar no banco de reservas.

Mas não passou disso.

Não sabemos se o Marketing corinthiano já tem análise prévia deste investimento. Não sabemos também o quanto a nossa marca passou a ser divulgada na China.

O certo é que até por questão de curiosidade, conversei com alguns chineses – fácil de encontrá-los, não tão fácil de manter diálogo – se eles conheciam Zizao e até o Corinthians.

Colintia” alguns até demonstraram conhecer – até porque alguns produtos com a marca “Colintia” passaram a ser produzidos por eles (leia-se pirataria), mas Zizao…

Zizao foi relacionado para o jogo de ontem. Viajou com o grupo a Florianópolis, conheceu um pouco mais das belezas brasileiras.

Mas não foi relacionado para o jogo. Assistiu da tribuna, com os demais integrantes da Comissão Técnica, como vem acontecendo em praticamente todos os jogos.

Nosso chinês não disputa uma partida oficial desde o final de 2010. É muita coisa.

Mas não é só por isso que não é colocado em campo.

Tite é um treinador sério, não é adepto de oba-oba. Sabe que Zizao é o que chamamos na linguagem da bola de “café-com-leite”. Mirrandinho, baixo, sem habilidade e sem ritmo pouco agregará ao time.

Pouco não, praticamente nada. De repente, num golpe de sorte, numa boa espirrada dentro da área, com sorte e bem colocado, pode até conseguir empurrar para o fundo das redes.

Mas terá Zizao a frieza e a categoria que vem faltando a Romarinho, por exemplo?

Difícil.

Veio por empréstimo da China, sem custos na transação (pelo menos isso é o que foi anunciado), custa ao clube salários e moradia.

Contratado por 2 anos, ficará ainda um bom tempo por aqui.

Mas será que não estava na hora de avaliar se este negócio foi bom mesmo, se atingiu os objetivos até o momento?

Será que vai ser através do simpático Zizao, que ainda mal viu a cor da bola, que conquistaremos o mercado chinês?

Qual a sua opinião?

12 Responses to Chinês: Só faltou combinar com o treinador

  1. jhonnie disse:

    Contratar um jogador, só por jogada de marketing, sabendo que o cara não tem condição de jogar no time é uma total falta de profissionalismo por parte do clube!!!! Se a intenção era essa, contratasse então o túlio maravilha pra concluir o projeto 1000 gols!! Fala sério, a diretoria fez mta coisa boa mas nessa confesso que foi uma bobagem!! Se fosse tão simples assim, todos times do mundo contratariam um ching ling e pronto, venderiam um monte de camisa, acho que o buraco é mais embaixo! Se o cara fosse bom e fizesse gol, aí sim, seria uma bela sacada, mas desse jeito, aposto que poucos chineses sabem desse zizao, alias o nome dele nem é esse!!

    Curtir

  2. José disse:

    Quando vc faz festa com dinheiro dos outros é fácil. Se houvesse dentro do Corinthians um Conselho sério, o pessoal que o contratou ou deveria pagar os salários do cara, ou então serem expulso de lá, por gestão prejudicial.

    Curtir

  3. blitzkrieg_meatwagon@hotmail.com disse:

    “tite tecnico sério” parei por ai. Um incompetente, covarde, paneleiro são atributos que definem melhor um pseudotecnico, que no caso dele, chama-lo desse predicado já é um elogio.

    Curtir

  4. AndersonII disse:

    Não dá para opinar nada sobre quem a gente não vê.

    Curtir

  5. Jota disse:

    Creio que enquanto o Adenor for o treineiro, para o Zizao só restará ser o que é desde que chegou no PSJ: turista.
    Aliás, que bela “troca de passes” essa entre o Marketing e a Comissão Técnica. Trazem um jogador para tentar chamar a atenção e despertar o interesse de um determinado mercado, e o Adenor – com requintes de crueldade e fazendo beicinho – faz questão de não usá-lo nem como gandula.
    Pior do que essa combinação e entrosamento entre os departamentos, só as finalizações do Romarinho.

    Curtir

  6. Ernesto de Minas disse:

    Será que o Zizao é pior que o Edenilson e que o Adilson ?

    Curtir

  7. Ricardo de Lima disse:

    Assim como temos a grande mania de não colocar nossos bons valores revelados quando temos time, conjunto, boa fase (só lançamos a garotada quando a casa está na última pilastra), como não temos mais pretensões no campeonato (embora estejamos apenas alguns pontos da zona infernal), podiamos sim começar a colocar Dener, Zizao, Antonio Carlos, William Arão, etc … pelo menos numa coisa tenho certeza, falta de vontade não exisitirá!

    Curtir

  8. Marco ACT disse:

    Acho que tem de colocar ele em campo, será que ele joga menos que o Adilson?

    Curtir

  9. Luís Carlos disse:

    Nunca vi jogar, mas garanto que pior que o Adilson, que o Elton, que o Gilsinho, que o Souza. que o Bill, pra não se estender muito, é impossível. Esses aí tiveram chance. Então o chinês deve ter chance também. E Chinês ou é mafioso ou é trabalhador. O que o Felipe agregou ontem por exemplo? Ou é café com leite também?

    O problema é que o esquema dele é mais fraco que o dos outros.

    Vai arrumar descupa pra não botar pra jogar porque tem medo que ele se saia melhor que alguém do banco ou da panela? Tudo bem, mas promove uma churrascada de cachorro de despedida, bota um cascaio na mão dele, paga uma passagem e deixa o cara fazer o que quiser da vida.

    Vai ficar treinando pra quê?

    Curtir

  10. Mario Santiago disse:

    Não sei o grau da ruindade do Zizao, mas, certamente, pior que o Adilson acho que ele não consegue ser.

    Curtir

  11. admsblog2011 disse:

    Melhor que o Anderson Polga ele é.

    Curtir

    • Carlos Roberto disse:

      Aliás essa contrataçao do cumpadre do Tite, esse tal de Polga é de doer né? zagueiro com 33 anos só o Tite mesmo, respeito o seu trabalho mas essa contrataçao nao da pra engolir.
      Alias o Tite mantem a sua coerencia, só gosta de medalhão velho, os novos ele despacha pra outras praças, até pra Italia mandou o Marquinhos.
      Quanto ao Zizao, com certeza ja demonstrou nos treinos que conhece bola, mas como o Tite aprovou a contrataçao do Adilson, o Zizao só vai jogar se o reserva do reserva estiver machucado.

      Curtir

Amigo, faça seu comentário