Faleceu Mario Xavier

Nesta noite faleceu o conselheiro vitalício do Corinthians, Mario Xavier, uma das maiores autoridades em se tratando de natação brasileira.

Incansável defensor do esporte e colaborador atuante do Departamento de Esportes Aquáticos, Mario Xavier impressionava pela vitalidade e pela paixão pela natação.

Aprendi muito sobre o esporte com o Seo Mário, nas várias vezes em que conversamos.

É sem dúvida uma das maiores perdas para o nosso clube e para o esporte.

Em dezembro de 2011 escrevi algumas palavras em homenagem ao Seo Mario, lidas na Festa do Atleta da Natação.

..Mas entre todos nós existe alguém que nos serve de exemplo.

Um homem de uma vitalidade incrível, disposição invejável, um grande corinthiano e amante da natação.

Espero um dia, não importa a idade em que esteja, que Deus me conceda pelo menos uma pequena parte da energia e a vibração deste que é o mais jovem entre todos nós, Sr. Mario Xavier…

 

Abaixo a homenagem que Seo Mario recebeu de um dos maiores sites sobre natação, o Bestswimming:

Mario Xavier, a Voz da Natação Brasileira (clique para link original da matéria)

Mário Xavier, a Voz da Natação Brasileira

O Prêmio Reconhecimento do Ano é a premiação mais especial que o Troféu Best Swimming traz todos os anos. É o nosso “Hall da Fama” onde você entra para nunca mais sair. São pessoas que marcam o nosso esporte e merecem nosso reconhecimento por todo o trabalho e dedicação que tiveram com a modalidade. Depois de homenagear o fotógrafo Satiro Sodré no ano passado, este ano fomos mais fundo e buscamos uma pessoa que marcou muito em nossa carreira.

O seu Mário Xavier está na memória de todos nós pela sua empolgante narração, seus detalhes e curiosidades de estatísticas que só ele lembra. E os parciais nas provas de fundo? Seu Mário não poderia deixar de ser homenageado por tudo isso que fez por todos nós. Marcou época e está na memória de muitos.

Quando Djan Madruga, um dos integrantes do Painel de Especialistas viu a indicação do seu Mário, mandou logo de volta: “excelente indicação, foi nosso chefe de delegação na Olimpíada de 1976, o nosso Xaxá como era conhecido”.

Outro integrante do Painel, Daniel Takata, também fez questão de elogiar a escolha: “Gostaria de externar a grande satisfação que tive ao savber que o Prêmio de Reconhecimento deste ano será oferecido ao grande Mário Xavier, possivelmente o maior arquivo vivo da natação brasileira. Certamente ele merece todas as homenages e é uma grande oportunidade para os mais novos conhecerem um pouco sobre esse grande nome da nossa natação”.

Seu Mário Xavier, você é Troféu Best Swimming 2011!

Confira a entrevista que Seu Mário Xavier concedeu ao Pedro de Figueiredo, repórter Best Swimming sem ainda saber da homenagem que estaria recebendo.

O que seria de uma competição de natação sem ele? Mario Xavier – vencedor do Prêmio Reconhecimento do Ano do Troféu BestSwimming – tem uma vida que se confunde com a história do esporte. Através de sua voz e de sua paixão pela natação, Mariorevolucionou a forma de se fazer locução durante uma prova.

Tudo começou em 1936. Aos 15 anos, após assistir a um filme especial sobre os Jogos Olímpicos de Berlim, que ocorreria naquele ano. O neto de portugueses, nascido na capital paulista, decidiu nadar. Mas não foi dentro da água que fez sucesso. “Se for feito algum profundo estudo a respeito, estarei classificado como o pior nadador do Corinthians: 1m43s para os 100 m costas”, disse nosso homenageado em tom de brincadeira. Em 1939, se tornou técnico do Corinthians, seu clube do coração. Um ano depois, foi nomeado diretor da entidade.

Na década seguinte, Mario Xavier começou a mudar a forma de se acompanhar uma competição de natação em São Paulo e no Brasil. Ele introduziu o acompanhamento das provas através da locução. Seu Mario foi pioneiro em saudar o público, em apresentar os nadadores e em fazer com que a torcida vibrasse e incentivasse os nadadores com possibilidade de quebra de recorde.

No entanto, nosso homenageado não parou por aí. Desde 1947, Mario Xavier foi correspondente brasileiro de várias revistas especializadas em natação. Isso permitiu que ele se aprofundasse no conhecimento de estatísticas e foi este o seu maior diferencial na locução. Mario não se contentava em anunciar quem estava na frente. A cada virada, ele dizia o tempo da passagem e a comparava com o tempo do recorde mais próximo.

“Eu dizia o recorde é 4m25s25. A seguir falava a cada segundo, ‘o cronômetro marca: 4m15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23’ e chegava o nadador. Os presentes vibravam. Outra frase marcante foi ‘Senhoras e senhores. Eis ai os melhores nadadores do Brasil nesta prova!’ Muitos nadadores se sentiam altamente valorizados e nadavam com a maior responsabilidade”, contou.

À BEST SWIMMING, Mario contou qual o momento mais marcante de sua carreira. Durante um Troféu Brasil, em Salvador, o anunciador na ocasião o convidou para falar as passagens de Reynaldo Fleck, nadador gaúcho, que na época podia bater o Recorde Sul-Americano dos 1500m livre. Segundo Mario, poucas pessoas permaneceram no parque aquático durante a prova. Sua narração, no entanto, começou a motivar os espectadores a voltarem para as arquibancadas e incentivar o nadador.

“Os últimos 400 foram duros. A cada anúncio de passagem a folga diminuía na proporção que eu procurava palavras para manter a chama acesa de todos. Era um espetáculo ver o conjunto de braços esticados, de um lado para o outro como que querendo ajudar o Fleck. Nos 1400m, pela primeira vez a passagem foi negativa por poucos centésimos. Quando iniciei o anúncio da passagem houve um silencio total. Eu anunciei: ‘O nadador está apenas dois centésimos melhor que o recorde, vamos todos dar nossa força neste final’. Os 100 metros não acabavam mais. Eu gritava no microfone; o público parecia ser uma questão de honra o recorde. Chegou. Fleck chegou esgotado e estava espantado com aquele apoio. Corri para recolher os tempos dos cronometristas – hoje não daria para fazer – levei-os ao Árbitro Geral que consultou os demais juíses e me autorizou a anunciar. ‘Senhoras e senhores! A natação brasileira agradece aos senhores pelo grande incentivo que permitiu que o Reynaldo Fleck superasse o recorde Sul-Americano’. Todos vibraram e o Fleck declarou que reagiu graças aos incentivos”, narrou com detalhes.

Para o ex-nadador, jornalista e membro do Painel de Especialistas, Julian Romero, Mario Xavier deixou um importante legado no campo das estatísticas: “Ele contribuiu ativamente com a Fina nas décadas de 80 e 90, enviando resultados e compilando estatísticas interessantes, que dificilmente seriam usadas pela própria Confederação, já que são análises de resultados passados, que pra mim não mostram “previsão” para o futuro, mas sim fortalece os resultados dos brasileiros”, disse.

Hoje, Mario dá nome a um campeonato de mirins não federados realizado pelo próprio Corinthians. Como diria o próprio, senhoras e senhores, nosso homenageado do ano é Mário Xavier, uma lenda viva e que fez história na natação brasileira.

Anúncios

7 Responses to Faleceu Mario Xavier

  1. Wilson Timão disse:

    Corinthianos muito queridos e estimados parece que escolheram este mês de aniversário do clube se encontrar com o criador. Depois de Tia Dirce e Ruço o prezado e abnegado Mario Xavier é que nos entristece com a notícia de ter nos deixado.

    Fica fisicamente um vazio, mas a sua luta e dedicação permanecerá para sempre em nossas lembranças e nossos corações.

    Descase em paz. Que Deus lhe receba de braços abertos.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Realmente, este mês de setembro tem nos reservado emoções diferentes, das quais temos que conviver e aprender a lidar

      Curtir

  2. Oldano Carvalho disse:

    Silvinho, lembro de suas palavras no final do ano passado, perdemos um grande Corinthiano, e seu grande sonho era ter um Corinthians unificado com todos trabalhando pelo bem e engrandecimento do Corinthians, mas infelizmente ele mesmo sabia ser uma utopia. Seo Mário: uma lenda, ou melhor, uma realidade da Natação Brasileira e principalmente da Natação Corinthiana…

    Curtir

  3. MarcosAP1 disse:

    Hoje temos que ter 1hora de silêncio no Pacaembu!!

    Descanse em Paz Sr.Mario!!

    Curtir

  4. MarcosAP1 disse:

    http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/estadio-do-corinthians-360/

    Cliquem em cima da foto,da para dar um 360º nas obras do estadio

    Curtir

Amigo, faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: