2 Anos de Tite e contrato renovado até 2013

*Atualização

Na tarde desta quarta-feira (24), o técnicoTite renovou seu contrato com o Corinthians té dezembro de 2013.

Mais uma vez a diretoria corinthiana toma a dianteira perante aos demais clubes do Brasil, equiparando-se aos principais clube do mundo, onde os treinadores trabalham com a melhor infraestrutura e tranquilidade para realizar seu trabalho.

Falemos bem, falemos mal, falemos de Tite.

Especialmente hoje, que nosso treinador completa 2 anos no comando técnico, nesta que está sendo a sua segunda passagem pelo Corinthians.

Os números até aqui são favoráveis. Em 138 jogos, time comandou a equipe em 72 vitórias, 39 empates e 27 derrotas.

Campeão Brasileiro de 2011 e Campeão Invicto da Libertadores deste ano.

Admirado por 10 entre 10 jornalistas, pela maioria da torcida corinthiana, querido por todos no clube, respeitado pelos demais profissionais envolvidos com o futebol, tido como um excelente “gestor de pessoas”, Tite alcançou um patamar no futebol brasileiro que poucos treinadores atingiram.

Tranquilidade para trabalhar, estrutura, pressão apenas a natural por resultados, jamais se viu em meio a crises, mesmo nos momentos mais difíceis, seu emprego esteve em risco.

Não é perfeito, erra como os demais treinadores. Exagera as vezes na tal coerência, ao insistir demais com determinados jogadores.

Parece também não se opor a contratações não indicadas por ele, oriundas da diretoria, muito embora no discurso, todas as contratações passem pelo seu crivo.

Seu estilo de jogo não beneficia o “matador”, o homem responsável pelos gols. Neste time onde “quem não está com a bola, tem que marcar”, jogador que vem para o Corinthians tem que se adaptar ao estilo, seja zagueiro, seja atacante.

Dois anos se passaram, talvez mais 2 se passem e muito provavelmente, Tite estará lá.

E você, qual a sua opinião sobre o nosso treinador?

Faria um contrato mais longo com Tite, mais 2 ou 3 anos, por exemplo?

Acha que ele teria condições de estar no comando da seleção da CBF?

Diga o que acha disso tudo.

70 Responses to 2 Anos de Tite e contrato renovado até 2013

  1. Rogério disse:

    Silvinho, os números estão aí e não há o que contestar, mesmo não sendo eu um profundo admirador do Tite. Reconheço também que ele mudou alguns conceitos, e mesmo diante todos esses fatores não faria um contrato longo com ele. Essa história de “Tite eterno” é uma tremenda bobagem e hipocrisia. É só começar a perder que a ideia muda. Futebol é muito dinâmico e somente o Manchester United consegue a proeza de manter um treinador por muitos anos. Por isso, muita calma nessa hora.

    Curtir

  2. Marco ACT disse:

    Ja critiquei muito o Tite, não como pessoas mas por suas convicções futebolisticas. O tempo provou que o errado era eu
    Renovação de contrato mais que correta, o cara tem o grupo na mão e é correto demais

    Curtir

  3. Ernesto de Minas disse:

    O que o Samuel Oliveira escreveu às 10:58 de ontem é exatamente o que penso. Parabéns.
    Não tiro os méritos do Tite, mas a vida profissional dele no Corinthians é por demais facilitada pelos presidentes (especialmente Andrés ) e agora Mário Gobbi e também por Duílio, Roberto de Andrade e Edu. Temos uma torcida das mais conscientes que existe, pois sabe como e quando cobrar.
    É claro que nada adiantaria se o Tite fosse um zé mané da vida. Ele é bom de serviço e parece ser melhor ainda como pessoa.
    Concluindo: gosto do trabalho dele, acredito que essa renovação contratual é correta por 1 ano e em dezembro de 2013 se faz outra avaliação.
    Aos que o elogiam por demais eu penso como Silvinho parece pensar: todo esse respaldo que o Tite tem, nas mãos de Luxemburgo os resultados seriam ainda melhores.

    Curtir

  4. Flávio disse:

    Eu concordei totalmente com a renovação. Mas sou suspeito para comentar, porque desde o seu trabalho no Grêmio (2001/2002 – explicando, morei 20 anos no RS) desconfiei que seria um técnico de ponta, cedo ou tarde. É um dos poucos treinadores que tem grande capacidade de aprendizado (embora tenha suas teimosias e convicções também), além de montar sempre bons sistemas táticos.

    Eu faria o mesmo que a diretoria fez (renovar o contrato ano a ano), uma vez que futebol pode gerar um grande desgaste em um curto período, mesmo com todas essas conquistas grandiosas.

    Curtir

  5. Paulo disse:

    Olha, minha opinião sobre o Tite oscilou um pouco. Traçando um histórico rápido: gostei quando foi contratado, pois a imagem que ele me deixou, em 2005, foi, basicamente, boa, especialmente quando peitou – ou foi peitado – pelo Kia ( lembro-me de que, na época, ele disse no rádio que ” o espaço sagrado dos jogadores, o vestiário, havia sido invadido” ); sofri uma grande decepção, porém, com seu claro intuito de empatar no Barradão, em 2010 ( ele era recém-egresso do exterior, e, a meu ver, não tinha se inteirado ainda do grau de animosidade que movia SPFW e Porqueiras contra nós – pqp, era evidente que tínhamos que ganhar e perdemos o campeonato naquele jogo ); fiquei decepcionado, também, claro, no início de 2011, contra o Tolima, mas acho que naquele jogo, antis à parte, tivemos mais ganho que perda ( na minha opinião não ganharíamos a Cucaracha com o R-9 se arrastando e o fdp do Meinha, a derrota precipitou a saída dos dois e pôs termo a uma agonia que ainda se arrastaria até o fim do ano, se tivéssemos vencido aquele jogo ); no Brasileirão, cheguei a defender sua demissão, naquele momento em que parecia que perderíamos um campeonato ganho, mas ele conseguiu retomar as rédeas e fomos campeões; a partir daí, achei que deveria ser apoiado incondicionalmente, até, pelo menos o fim deste ano, ressaltando a campanha na Cucaracha, que, no meu entendimento, foi a campanha mais segura e resoluta da história do Corinthians em qualquer campeonato a que pude assistir ( uma competitividade assustadora, absurda, memorável por gerações, muito superior a outros times tidos e havidos como melhores, tecnicamente, a esse do primeiro semestre, que tivemos ao longo da nossa história, mas que não transmitiram tanta segurança ). Hoje, e apesar do apoio incondicional ao Adenor, acho que um contrato de um ano tá de ótimo tamanho, pois o futebol é muito dinâmico e, às vezes, lamentavelmente ou não, é preciso cogitar de uma mudança. Mas espero que renove por anos, pois isso será um indicador seguro de que obteremos, com ele, um sucesso jamais imaginado em nossos melhores sonhos como corinthianos. São os votos que faço.

    Curtir

  6. Marcio disse:

    Ele havia calado a sua boca, pois você foi um critico com fervor do Tite, que é um dos maiores tecnicos da historia Corinthiana, mas pelo jeito você ainda continua com implicancia e perseguição, não acho legal essa postura de sua parte, pois mesmo todos tendo seus defeitos, não é sua humilde opinião que vai fazer disso uma verdade.

    Que o Tite fique no Corinthians por muito tempo, mas que va renovando contratos de apenas 1 ano, pois infelizmente no futebol brasileiro ainda existe um imediatismo como o seu, que deixa situações insustentaveis as vezes.

    Curtir

    • Roberto disse:

      Marcio
      Acho que nem vale a pena, dar muito credito as criticas sobre o Tite, pois os caras que criticam, não são capazes de indicar um unico tecnico para o Lugar dele..
      Alias, indicam sim..o ULTRAPASSADO MAdureira.
      E todos os criticos do Tecnico
      São os mesmos que queriam a cabeça do Castan do Danilo do Chicão. Mas, como ja escrevi em POSTS anteriores, esses caras entedem tanto de futebnol, como eu entendo de RUGBY]

      Curtir

    • AndersonII disse:

      Olha o Luxa pode ser bom, mas se trouxer um Elano pagando 500 paus por mês, não precisa vir.

      Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Ouvi do próprio treinador que o exercicio do contraditório é necessário e faz crescer

      Simples

      Curtir

  7. Múcio rodolfo disse:

    O meu respeito pelo Adenor vem desde 2004! Desculpem-me por ser repetitivo. Estavamos na m….. , sendo esnobados por um monte de jogadores e treinadores e ele teve coragem de assumir o desafio. Os titulos recentemente conquistados foram a justa recompensa a um profissional sério, dedicado, honesto! VAleu.

    Curtir

  8. Vladimir Zaitsev disse:

    O goleiro Cassio foi pedido doTite por conhecer ele qdo estava no Gremio?

    Curtir

  9. RENATO disse:

    Tudo já foi dito aqui. Tite não é muito superior aos outros dos grandes clubes. Muricy, o + badalado, vai deixando claro que tem seus defeitos…
    Abelão é outro, ao lado de Tite, que vem despontando como Top no Brasil.
    Mas entre esses não há um que seja melhor disparado.

    Passei um bom tempo, desde a conquista da CB09, criticando o preparo físico, a postura, a dedicação da equipe O JOGO TODO E TODOS OS JOGOS. São pagos, e bem, pra isso.
    Mas, depois da derrota para o Tolima e a perda do paulista 2011, as coisas mudaram nesse sentido. Com um elenco apenas mediano, Tite conseguiu ter um time extremamente competitivo.
    Finalmente temos um “estilo de jogo”, gostemos ou não.
    O TIME TEM UMA CARA. Isso é importante.
    Cabe agora, a diretoria qualificar o elenco, já que temos um esquema definido, o ideal seria contratar jogadores acima da média.

    Silvinho, temos algo em comum: Luxa!
    Abraço.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Todos tem suas falhas

      O Tite se torna diferenciado pelo bom relacionamento com os boleiros e por manter o clima respirável

      Curtir

  10. AndersonII disse:

    O ótimo blog dos Vertebrais, do Marcelo, publicou o seguinte assunto:
    “Segundo o Painel FC da Folha de São Paulo, assinado por Bernardo Itri, para ter Ronaldo como protagonista do quadro “Medida Certa”, do “Fantástico”, custou aos cofres da Globo a bagatela de R$ 6 milhões.”

    Como sempre, a Falha de SP, mente para tentar diminuir, depreciar, qualquer coisa ou pessoa, que passe, ou tenha passado perto do Corinthians.

    Fofoqueira em suas pautas. Ronaldo não recebe nada pelo quadro na Globo.

    Quanto está faltando para soltarem alguma matéria depreciativa ao Padre Marcelo?

    Curtir

    • AndersonII disse:

      A TV Globo nega que a participação de Ronaldo no programa “Medida Certa” do Fantástico tenha envolvido qualquer tipo de pagamento, mesmo indiretamente. Diz que a participação de Ronaldo foi uma ideia do preparador físico Marcio Atala e que o quadro, que está em sua terceira edição, não tem patrocinadores específicos.

      Lancenet

      Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Independente do que publique a Falha, eu duvido que o Ronaldo aceite colocar a carinha gordinha dele na telinha da tv sem cobrar um mísero centavo

      Curtir

  11. Alvaro disse:

    Fez aquilo que muitos tentaram, foi o Treinador do inédito titulo invicto da copa libertadores da america !!!

    http://www.arenatimao.com/2012/arena_timao/_html/fotos/10_outubro/FOTOS_20102012_Obras_Arena_Corinthians_Via_Mirante_Canteiro_de_Obras.html

    Silvio, nesse link vejo alguns homens pendurados na futura cobertura do estádio do Corinthians, obras essa inclusive que esta paralisada, esse homens seriam antis tentando o suicido?

    Curtir

  12. PAULO disse:

    VIDA LONGA PARA O ÓTIMO TITE NO CORINTHIANS !

    Curtir

  13. Popola disse:

    Gosto muito do Tite, mas às vezes sinto falta daquele futebol bonito e empolgante, raçudo, com centro avante marcando muitos gols, tabelinhas fulminantes, ataque a toda hora, o adversário sem folego….mas……..muitas vezes sem títulos…

    Curtir

  14. Mauro Oliveira Ben Yosef disse:

    Silvio, o balanço é positivo, com certeza, porém eu discordo de algumas idéias do nosso treinador, principalmente o zelo extremo com a parte defensiva, o que eu reconheço aqui mais uma vez, está dando certo.

    O estilo de jogo que ele propõe é o mais moderno possível, acho cauteloso demais, só isso. Para mim a maior virtude dele é saber lidar com os jogadores, mantém todo mundo motivado e parece que o discurso não tem duas versões, o que é, é !!!

    Na falta de alguém melhor, ficaria com o Tite mesmo, mas se fosse ele, depois do mundial pediria o boné, me aposentava e entraria para a história como o treinador mais vitorioso do Timão, e ficaria ganhando uma boa grana com palestras motivacionais…

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      O Tite é igual aos demais

      O que diferencia é exatamente o trato com os boleiros

      Sem paternalismo, sendo honesto e franco com os caras

      Curtir

  15. Matheus disse:

    A Cena Que Mais Marca o Tite no Coringão foi o Jogo Contra o Vasco no Torneio da America, O Tite Assistindo o Jogo e Comemorando o Gol no Meio da Fiel Foi CORINTHIANS Essa Cena! Acho um Bom Técnico acho que deve continuar no Corinthians e Quando o CT da Base Tiver ali Ao Lado Acho que ele vai Dar Chance para nossos Garotos. Seleção não é para o Tite, o Tite já mostrou que se tornou bom com um Trabalho de Longo Prazo, (Alias Ainda Bem que Mudamos de Pensamento em Relação a Isso, estava cansado de termos 3 Treinadores Durante um Único Ano) 2 Anos 2 Títulos ( o 3º Vem em Dezembro). Certeza Hoje Pelos Títulos e Pelo Estilo de Jogo Tite é o Nº1 do Brasil.
    PARABENS TITE E VIDA LONGA NO CORINGÃO

    Curtir

  16. Stephane disse:

    Acho que Tite já faz parte da galeria de grandes ídolos corintianos… E tem tudo pra ser o maior treinador da história do Corinthians.

    Curtir

  17. Grande mérito do Tite é ter o grupo na mão e goste-se ou não dele, um esquema tático bem definido que privilegia o coletivo.

    Curtir

  18. Valdir disse:

    Deixa o professor Tite trabalhar…
    Competência, ele já provou que tem, e muito mais do que muito treineiro marqueteiro e fala-muito que existe por aí…
    Seleção? Deixa o Zé das Medalhas Marin e o Andrés esquentarem a cabeça… Por duas vezes, em tempos recentes, com o Luxemburgo e o Mano, eles já nos tomaram um técnico que vinha fazendo um bom trabalho. Agora, deixa o “retranqueiro” aqui com a gente, e vão procurar algum “top” por aí… Por exemplo, tem o “competente” Muricy, técnico de um jogador só… E tem o Felipão, que está “disponível”, segundo alguns puxa-saco da imprensa (essa foi boa, nunca vi técnico “disponível’ ser chamado para a Seleção)…

    Curtir

  19. Martelli disse:

    O Tite faz um excelente trabalho e em minha opinião deveria ter uma renovação de contrato por mais 2 anos.

    Curtir

  20. Italiano disse:

    Penso que faz um otimo trabalho e isso é comprovado pelos titulos que poderia ser bi-brasileiro ( de 2010 ou em 2012 junto com a conquista de 2011) e grande possibilidade de bi-cucaracha , badalados como luxa jamais ganhou cucaracha , tem tecnico que encaixa como luva em determinados clubes e em nosso caso ele é um exemplo ( o Parreira idem , gosto dele) e no caso do Timão que não vive de jogador estrela e sim grupo , esse esquema que ele implantou fica perfeito…

    Curtir

  21. Luís Carlos disse:

    Eu o acho cagão demais. Acho que não treina o suficiente e dá folgas demais porque tem mais dó dos jogadores do que dele. Acho que não tem comunicação e não partilha conhecimento nenhum com treinadores e jogadores da base. Aceita toda e qualquer contratação e/ou negociação por critérios esquemístico$. E o que ele chama de coerência eu chamo de panelismo.

    Mas teve alguns resultados. E o que eu considero como “defeitos”, pode ser considerado “qualidades” por outros, principalmente por quem sai beneficiado. E uma “sintonia” dessas pode ser positiva (pra mim, apenas em termos de resultados) e faz não haver muitas outras opções.

    Só acho que o treinador é o mesmo ganhando ou perdendo. Não sou de achar que é bom quando está conseguindo resultados e ruim quando não está. Se os dirigentes pensarem assim, sempre estarão trocando um treinador ruim por outro ruim, pois não é incomum contratarem treinadores que vêm de maus resultados em outros clubes. E acho também que se o trabalho do treinador não vem dando certo em dado momento, antes de partir para a fritura e demissão, os dirigentes devem assumir sua parcela de culpa e tentarem interferir de modo a, junto com o treinador, procurarem melhorar o trabalho.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Tem falhas, podemos citar algumas

      Mas hoje é dia de festa

      Curtir

    • Vando1981 disse:

      Nunca antes na historia,um treinador “Cagão” ganhou um Libertadores(sonho de todo Corinthiano)e Invicta para o Coringão!
      “Esquemistico$” também entrou no seu comentário,com $ mesmo.Ai acho que o desrespeito foi muito grande,maior até que o “Cagão”.
      $ combina com Mano$ e Luxa$,acho que o Corinthians já esta em outro patamar.Não vamos voltar no tempo da escuridão,vamos comos com coisas mais clars!!
      .Deixem o homem honesto trabalhar!!

      Curtir

      • Italiano disse:

        concordo contigo Vando….penso que devemos respeitar a opinião do Luis mas humildemente discordo em tudo que descreve em sua tese.

        Curtir

  22. Silvinho,

    Grande parte do mérito do sucesso do Tite tem que ser dado ao clube e a torcida.

    Porque o clube dá estrutura que nem um outro dá, a diretoria segurou o rojão nos momentos difíceis, principalmente o Sanchez, e isso faz toda diferença para qualquer técnico.

    E a torcida que apóia o time incondicionalmente, e mesmo quando fez pressão foi de forma moderada e civilizada. E foi de forma direta, e quando o objetivo não foi alcançado, foi cessada imediatamente. A cabeça dele foi pedida, foi negada pelo Sanchez, e a torcida não ficou de birrinha, acatou e voltou a apoiar.

    Então isso precisa sempre ser exaltado. A imprensa omite isso, ou relativiza, e não pode. Tem que ser sempre lembrado que trabalhar no Corinthians, com a estrutura, com a postura da Diretoria e com o apoio da torcida faz toda diferença.

    Aí o Tite consegue implantar sua filosofia, que dá resultado, mas que é demorada, morosa, precisa de tempo e de total envolvimento de todos, por isso acho difícil ele repetir essa receita de sucesso em outro clube ou na seleção.

    A prova disso é o Mano, que também teve o mesmo suporte, da diretoria e da torcida, e com isso sobreviveu a altos e baixos e chegou na seleção, e lá não consegue um minuto de paz para desenvolver o trabalho.

    Tite sabe que é o Corinthians que lhe propicia ter entrado em outro patamar, e por isso dificilmente deixará o clube.

    E se ele sair os candidatos a substituição vão interditar a frente do Parque São Jorge.

    Aqui é Corinthians, incontestável.

    Valeu!

    Curtir

  23. Olha Silvinho, jamais imaginei que eu poderia falar isso, mas por mim faz uma renovação de mais dois anos.
    No Brasil não existe treinador melhor, na boa, o Muricy que é o badalado e queridinho da imprensa hoje é totalmente dependente da gazelinha dançarina.
    O Felipão que a mídia também adora, afundou o guarani.
    O Tite fez de um time sem grandes estrelas algo especial. A forma de jogar é sempre a mesma, seja com os titulares ou com os reservas.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Não tem tu, vai tu mesmo

      Mais 4 anos de contrato e vamos que vamos

      Curtir

      • Vando1981 disse:

        Silvinho,quem você indicaria então???

        Curtir

        • Blog do Silvinho disse:

          Eu nunca neguei que sou fã do Luxa.

          Nós o recuperariamos mais uma vez para o futebol

          Curtir

          • Vando1981 disse:

            Os problemas do Luxa são as tranqueras que vem junto com ele(fora sua comissão em cada contratação)e todo jogador dele,é mais caro para quem contrata.E querer ser mais estrela que o proprio Corinthians.
            E mais essa,teria que recupera-lo para o futebol,sera que ele ainda esta tão afim de futebol??

            Curtir

          • Ricardo disse:

            Meu Deus! esse já provou que perdeu a mão.
            Enquanto ele achar que é o melhor, nenhum jogador vai correr por ele.
            No tempo de Parmalat ele tinha um time excepcional nas mãos, e olha que quase perde pra nós , se não fosse a ajuda do Zé Aparecido.
            No Corinthians idem, tinha um puta time.
            e quando começou a se achar melhor que todos, não ganhou mais porra nenhuma.
            Pq quem entra em campo e ganha jogo são os jogadores .

            Curtir

            • Múcio rodolfo disse:

              O Profexô Madureira é tão vaidoso que um dia se indispôs com o Muller porque este não o considerou como o melhor técnico do Brasil…..

              Curtir

          • Roberto disse:

            Sem comentarios…………………

            Curtir

  24. Silvinho,
    Tudo bem?
    Gostaria de dar a sugestão de você fazer um post sobre o clube Parque São Jorge.

    Estou pensando em ficar socio com a minha familia (mulher e filha) e gostaria de saber como é la dentro, como é de fim de semana…
    Não estou falando de informações do site, mas sim um relato pessoal, de como é o clube e tudo mais.

    Bom, é apenas uma sugestão, seu blog é excelente.

    Obrigado,
    Bruno

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Bruno, podemos fazer sim

      Enquanto isso, se voce der uma consultado no histórico do Blog, vai encontrar bastante fotos e relatos sobre o clube

      Mas vou fazer isso, boa sugestão

      Obrigado e abraço

      Curtir

  25. AndersonII disse:

    É possivel que depois de algum tempo haja algum desgaste.
    Porém, é indiscutível que, com Tite, é muito difícil o time ser batido.

    Todos nós sentimos isso.

    E porque Tite usa esse esquema de jogo, que vem sendo copiado por muitas equipes?

    Uma das justificativas, é a ausência de jogadores de frente que desequilibram, que driblam, enfim, individualmente desmontem defesas adversárias, e também pela qualidade limitada.

    Imaginem o nosso time, com dois jogadores (só dois) de times adversários.

    Podem especular quais.

    Enfim, falta ainda aquele salto de qualidade.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Sim, faltam algumas coisas. Principalmente, uma alternativa para valorizarmos a presença de bons atacantes que temos no time e no elenco

      Curtir

  26. otrebor disse:

    O Corinthians mudou, o CT deu tranquilidade para a equipe se preparar e isso faz uma grande diferença, sorte do Tite, que veio justamente nesta transição. Ele tem seus méritos é claro.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Sim, uma das melhores coisas que poderiam ter acontecido foi o CT. Afastado, bucólico, sem a presença de corneteiros enchendo o saco, imagine se fosse no Parque Sao Jorge, o Tite me encontrando lá toda semana… kkkkkkkkkkkkkk

      Curtir

Amigo, faça seu comentário