Aos meus amigos palmeirenses

E quem não tem um amigo porco, que atire a primeira pedra.

Eu tenho alguns bons amigos porco e aqueles que provavelmente lerão esta publicação, não se assustem, eu costumo utilizar o substantivo masculino “porco” no singular, quando me refiro a vocês. Acho que fica mais estiloso.

Vejam bem, leiam bem. O que tenho a lhes dizer é do mais profundo fundo da alma. São palavras sinceras.

Não peço que acreditem, certamente não acreditarão, mas eu não estou feliz com o iminente rebaixamento do vosso clube para a segunda divisão do futebol brasileiro.

Não, de jeito nenhum, não estou!

Saibam, quando eu penso em vocês, eu me recordo do meu primeiro jogo em La Bambinera, no longínquo 1974, final de um Paulistão, que naquela época, era Paulistão com “P” maiúsculo.

Eu me recordo também dos times de botão do meu amigo Marcelo, de Rio Claro, vocês tinham um verdadeiro esquadrão, a tal Academia.

Eu dava a minha vida para estar num Corinthians e Palmeiras. Sempre adorei estes jogos. A gente começava a sentir palpitação, nervosismo, a 3 dias do clássico. E corria lá pro Privadão, pra assistir a este que ainda considero o maior clássico do futebol mundial.

Perdi a conta de quantos Derbys assisti na minha vida. E muitos deles, ao lado de amigos porco.

Nos últimos dias venho observando seus comportamentos. Desanimados, desalentados, nem parecem aquele rival que a gente se acostumou a enfrentar.

Não quero sentir pena de vocês, amigos porco. Queria mesmo é que vocês se comportassem como torcedores de time grande, que tivessem fé em San Gennaro, em Nossa Senhora de Casaluce ou qualquer outro santo que represente a colônia italiana.

Mas desse jeito, está complicado. Vocês jogaram a toalha. É até compreensível, o time é ruim demais. 

Mas o nosso, daquele ano “bendito”, era mais fraco que o de vocês. Mas ai é que está a diferença entre nós: Nós acreditamos até o último movimentar do ponteiro do relógio, a gente sofre os 90 e mais quantos minutos necessários, torcendo com fé, empurrando o time. Mesmo sabendo que é impossível, a gente continua acreditando no imponderável.

Tomem um pouco desta nossa fé para vocês e acreditam. Matematicamente, não há nada definido. Eu sei, é muito difícil, quase impossível, mas seus adversários diretos também terão confrontos complicados. Façam a parte de vocês. Três jogos, três vitórias, secar portugueses, baianos e pernambucanos. Isso tudo se resume em fé.

Não é hora de violência, de jurar jogador de morte, nem dirigente. Aliás, por falar em dirigente, quando cobra-los, não se esqueçam do economista, aquele que surgiu como um Sassa Mutema da Turiassu e deixou uma herança maldita pra esse presidente de vocês que é tão atrapalhado e incompetente quanto ele. 

Pelo amor de Deus, só não sintam saudades do Mustafá, porque esse ai também os levou pro buraco.

Eu não vou torcer pra vocês, ai seria demais. Isso quem tem quem fazer são vocês mesmos.

Se vocês caírem de novo, meus instintos certamente me transformarão numa metralhadora giratória de piadas por segundo.

Mas tudo de forma instintiva.

Porque na verdade, eu não estarei plenamente feliz com a sua queda.

O Corinthians merece um rival digno, que lute, que valorize momentos do seu passado. Não aquele passado recente, que vocês foram usados pela Lavanderia de Leite italiano, mas aquele passado do time dirigido pelo Mestre Filpo Nunes, do time que atacava em leque e se defendia em funil.

Espero vocês na primeira divisão ano que vem. Firmes e fortes.

Mas acreditem, ainda é possível.

 

 

 

44 Responses to Aos meus amigos palmeirenses

  1. Ronx disse:

    Ahhh… galera… sou corinthiano, mas, fala sério!!! Aquele lance em 2010, da entregada pro FlorminenCe, não tem nada haver. O que você espera do seu maio rival? Que ele corra sem necessidade, pra acontecer o que a torcida não quer: Um título do rival. É normal. Paremos de hipocrisia!! Em 2009 todos nós “não ligamos” pra derrota pro Flamengo (que o Ronaldo simulou uma contusão pra sair e o Fellipe nem pulou no pênalti). Achamos bom perder porque atrapalhamos os São Paulo. Atire a primeira pedra que não torceu pra gente atrapalhar o SPFW!! Não vou ficar com raiva dos porco porque eles não me “ajudaram”. Não preciso de ajuda dos porco. Portanto, essse lance “Ahhh… perdi o respeito em 2010” é, no mínimo, estranho. Então vocês respeitavam os são paulinos e deixaram de fazê-lo porque uma semana depois (ou antes, não lembro) eles fizeram igual aos palmeirenses?? Afinal de contas, eles são mais “Antis” do que nós. É natural.

    Curtir

  2. Ernesto de Minas disse:

    A instituição SEP sempre mereceu meu respeito e até carinho, mas depois de seus torceores pedirem entrega em 2010 e depois de tentarem validar gol de mão……………acabou. Acho a torcida parmerista pior que os bambi! São mais chatos que os bambis! Já imaginaram que coisa insuportável seria a torcida parmerista torcendo para um clube arrogante como o SPFC .

    Curtir

  3. Rafael disse:

    Eu estou feliz sim com a degola dos “porco”! hahahah
    Corintiaaaaaa!

    Curtir

  4. Ernesto de Minas disse:

    Já escrevi e repito: tenho muitos amigos e parentes palmeirenses,mas tô mais é querendo que se danem. Após os pedidos de entrega de 2010, perdi o carinho e respeito.

    Curtir

    • sérgio disse:

      Eu também ERNESTO tenho muitos amigos palmeirense,como CORINTIANO respeitava muito eles por ser nosso mair rival,mas depois daquele jogo contra o florminenC,perdi o respeito por eles,o problema e que vamos jogar o brasileirão ano que vem sem os 6 pontos deles, romarinho que o diga,contra os porco ele arrebenta..

      Curtir

  5. Ronx disse:

    Sentirei falta do Palmeiras no Brasileirão. Menos 6 pontos!!!! Hahaha!!!! Como disse o Silvinho: Foi instintivo.
    Sinceramente, acho, no fundo, de fato, ruim a queda do Palmeiras. Amo futebol. Amo a emoção do futebol. Não há nada melhor para um amante do futebol do que um dia de clássico do time do coração. Quando tem clássico no domingo você já fica ansioso dias antes, aquele “medo” de perder. Esse “medo” é a emoção do futebol. Todos nós sentimos mais emoção quando sabemos que nosso time terá um jogo difícil. Quando jogamos contra um bom time. O famoso “jogão”. Quero sentir a emoção forte do futebol. Não quero jogar contra um Palmeiras “fraco e apequenado”. Quero um adversário que me dê emoção. Faça meu grito de gol ser mais forte e explosivo. Mas… já que não tem jeito… fazer o que, né?!?!

    Curtir

  6. italiano disse:

    ..confirmando a queda suina , ficaremos sem nosso unico e verdadeiro rival , afinal shupaulo jamais será rival e sim fregueses (não considero s4n7os rival , afinal alem de ser pequeno e insignificante ,é de outra cidade e também é fregues) , mas o Dr.Osmar sabiamente descreveu , que “a bola pune” , afinal a entregada que deram para o fruminemC , é absurda….

    Curtir

  7. sérgio disse:

    Boa tarde silvinho,gostei muito de suas palavras,tenho vários amigos parmerense, gente boa,sinto muito pela tristeza deles,mas aquele jogo contra o flu em 2010, eles torcendo contra o próprio time deles para prejudicar o TIMÂO não da pra engolir,então quero que caia já no domingo para acabar o sofrimento deles.

    Curtir

  8. Edmilson disse:

    Silvão, boa tarde.
    Escrevo por dois motivos, o primeiro por ser seu amigo de mais de 30 anos e o segundo por ser palmeirense de um dia ter sentado ao seu lado na arquibancada do Morumbi e ter de gritar gol do Sócrates em uma semifinal entre nossos times.
    Confio em cada palavra por você digitada, mas permita-me um adendo. Há algum tempo, quando participava mais de seu espaço, disse que hoje você é um formador de opinião e infelizmente as pessoas não sabem ler nas entrelinhas (vide alguns comentários) e distorcem suas palavras com comentários e afins. Mas isso é normal em épocas de internet onde muito se opina e pouco se sabe ou conhece.
    O que tenho observado (e você sabe que o futebol não é uma de minhas prioridades) na torcida do Palmeiras é a falta de perspectiva, o que demanda na atual situação de muitos.
    Diferente de quando o Corinthians caiu para a série B, vocês tinham a perspectiva de ANdres Sanches que, apesar de não achá-lo benéfico ao clube, não deixava de ser um vislumbre de mudanças, as quais, de uma maneira ou de outra aconteceram.
    Isso não se vê no Palmeiras. Se houvesse ao menos boa vontade, o atual presidente, que foi colocado pelo nefasto no comando do clube (apesar do nefasto negar até a última letra), deixaria o comando imediatamente e convocaria eleições, mas não, o que vemos é uma constante prosopopéia de reeleição, etc.
    Com isso, qual o futuro que nós podemos vislumbrar? E como você ficaria nessa situação?
    Imagine quando da queda de vocês, se o Dualib tentasse a reeleição e tivesse a maioria do apoio? Com certeza vocês ficariam em pânico.
    Mas, como disse antes, o futebol para mim, há tempos não é prioridade e sim diversão e, se não houver jogos na série A, assisto os da série B.
    Abraços e sorte no Japão.

    Mi

    Curtir

    • italiano disse:

      É meu amigo , tenho amigos parmeristas e todos estão com o mesmo sentimento seu , a diferença dos times grandes que cairam e depois subiram é que fizeram a limpo , jogando na lixeira toda a escoria , no caso do Timão , o dualib (minusculo mesmo) Wadi Helu ,citadine e outros velhos carcomidos pelas ideias ultrapassadas foram volatizados do clube e assumiu gestão profissional ,por isso desde que o SCCP subiu só andou pra frente e seu time , continuaram os mesmos , e só mudadrá algo se mandarem pro asilo esses velhos retrogrados….

      Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      É desse desalento que falo, Mi

      Essa coisa do ‘”se nao tem série a, vamos de b”. Não pode ser assim. Com time grande não pode ser assim

      Os palmeirenses precisam reagir e essa mudança começa dentro do clube, como foi no Corinthians. Voces precisam identificar quem ali tem condiçoes de conduzir a mudança. O Palmeiras ainda é um clube grande. Ainda. Tenho alguns dados: segundo a empresa que administra as Franquias das Lojas Poderoso, o palmeirense consome tanto quanto o corinthiano. A diferença está apenas no tamanho da torcida. A torcida está diminuindo, ja foram a segunda, hoje a terceira e com a neymarnização, se bobearem perderão o terceiro pro time da baixada.
      É ruim pro futebol ver esse processo de toalha jogada que vocês estão vivendo, precisamos dos times grandes cada vez mais fortes e não em processo de apequenamento

      Abraço

      Curtir

  9. Edilson Coringão disse:

    Sabe o que o porco representa atualmente para o Corinthians: MERDA NENHUMA! Silvinho, você precisa rever seus posts, ou ataca o Rosemberg ou fica enaltecendo essa porcada nojenta, racista e anti-corinthiana. Quero que o porco se exploda na serie B e se possível vá à falência! Não nos fará a menor falta.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      A mim, que sou da geração de 77, que vivi os derbys com o panetone repleto, que vi em campo Rivelino, Leivinha, Zé Maria, Ademir da Guia, Adãozinho e tantos outros, representam sim. Atacar Rosenberg ? Desculpe-me, meu amigo, não faço parte da claque de focas que batem palmas a cada sardinha lançada ao vento. Na vida é assim, é assim contigo, comigo e com cada um que está lendo isso agora: palmas no sucesso, cobrança e apoio no fracasso. Mas nosso Marketing, colocou-se num pedestal inatingivel, nao aceita ideias novas, nao aceita sugestões, está errando não é de hoje e não assume. Meus posts vão continuar seguindo a mesma linha: escrever o que me der na telha. Conviva com isso, amigo

      Curtir

      • Jacare disse:

        O Rosemberg é um prepotente e isso acaba por fazer mal ao clube. Está na hora da presidência tomar uma atitude ou podemos correr o risco de ver tudo o que foi construído desabar como um castelo de cartas.

        Curtir

  10. Nivaldo disse:

    Sem do nem piedade, até porque acredito numa coisa chamada açâo e reaçåo, diferente do “aqui se faz, aqui se paga” que tem um quê de vingança. Eles só estâo colhendo as tempestades dos ventos que semearam. De mais a mais rival bom é bom e aquele que está bem no momento e neste momento é o Flor, é o Chelsea, o Barca ou coisa que os valhamm
    Vai Timão !!!

    Curtir

  11. Marco ACT disse:

    Não tenho dó não, que caia e se consolide como um time de médio pra pequeno. A torcida arrogante deles merece isso

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Não tenho pena, nem dó. Não se trata disso, trata-se apenas de chamar a atenção ao comportamento da torcida rival diante da situação

      Curtir

  12. Daniel disse:

    Fala Silvinho. Tambem sou de Rio Claro. Achei perfeito o seu texto. Uma coisa que vejo no Parmeira que nao vejo em outros clubes e, talvez, seja o maior reflexo da atualidade do clube é o fato dos proprios dirigentes jogarem contra o Clube. Isso tambem acontecia ha alguns anos no Corinthians. Mas a partir do momento que o Andres assumiu isso aparentemente deu uma melhorada. Acho que isso esta diretamente relacionado ao CT. Ao levar o depto de futebol para lá, afastou grande parte dos abutres.

    Tambem acho que nosso time em 2007 era infinitamente pior que esse do Palmeiras. E foi justo o nosso rebaixamento apesar de ter acontecido aquela palhaçada na ultima rodada que a “imprensa” ignora.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Não sei a sua idade, se não for das antigas, pergunte aos mais velhos da Charanga do Velo. O pai do meu amigo Marcelo, não me lembro o nome, tinha um velho Calhambeque todo estilizado com as cores e o distintivo do Velo. Nos dias de jogos saíamos pela cidade tocando buzina. Meu avo Leopoldo, depois de aposentado, trabalhou no Velo. La assistimos o Velo subir para a primeira divisão, num jogao contra a Inter de Limeira. Saudades de Rio Claro, onde moram minhas tias Eliana, Elaine e a Vó Sonia

      Curtir

  13. Leonardo Valladão disse:

    Não tenho dó. Não sou condescendente. Quero que se fodam, principalmente devido ao pensamento racista de sua torcida em relação ao Corinthians.

    Curtir

  14. Martelli disse:

    Não sinto dó, não tenho pena e quero que eles se f….! No caso desse time imundo não posso esquecer do episódio Lidu e Eduardo em 1969. Esse caso foi o pior de todos mostrando o péssimo carater desse clube asqueroso. A entregada para o Fluminense mostra o quanto vale essa torcida do porco. Pois então, sofram e chorem agora por que vocês merecem essa queda para a 2ª divisão. Espero que fiquem bastante tempo por lá.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Qual foi a participação deles no caso Lidu e Eduardo?

      Curtir

      • italiano disse:

        Silvião todos tinham que liberar que o SCCP inscrevese dois jogadores nos lugares dos mortos ,todos liberaram menos o SEP , logo , um campeonato que estava com grandes possibilidades de ser ganho ficou perdido…

        Curtir

      • Martelli disse:

        Você como corinthiano que é devia estar a par do caso Lidu e Eduardo. Quando faleceram no trágico acidente da Vila Maria o Corinthians vinha muito bem no campeonato e com reais chances de vir a ser campeão. Para que os dois fossem substítuidos era necessária a concordancia de todos os times que disputavam o campeonato Todos foram favoráveis com excessão dessa excrescência de clube chamado Palmeiras. Isso não vou esquecer jamais e todos que se dizem corinthianos deviam conhecer essa parte de nossa história. Isso foi e sempre será para mim imperdoável.

        Curtir

  15. Vando1981 disse:

    Ai que dó,ai que dó da formiguinha!

    Amo quem me ama.Em 2007, foi o mundo contra o Corinthians, sempre foi assim, mas em 2007 ficou estampado para todos verem.
    Agora eu que que o resto se exploda, estarei do outro lado(Japão)comemorando mais um titulo!!

    VAI CORINTHIANS!!

    Curtir

  16. Fcpolidoro disse:

    Nao tenho um pingo de do’!
    Nao tenho pena!!!
    Que se lixem… o clube… e seus pseudo-torcedores…pois e’ isso msm q sao… pseudo! Pq somente sendo um pseudo… ou um porco sujo…doente e cretino…pra torcer contra o proprio time pra prejudicar o Rival…Nos…o Timao!!!
    Uma “torcida” q torce contra seu time… e um time q corresponde a expectativa de derrota dessa mediocre massa, nao merece a segunda divisao, merece pior, merece a Extincao!!!
    Eu tenho amigos e conhecidos porcos.
    E lhes digo…
    Sao falsos pra caramba a respeito de futebol.
    Quando se juntam com bambis e sardinhas eles mostram a verdadeira cara, nos zombando, ridicularizando, escarnecendo difamando, indo contra msm quando estamos descaradamente certos. Eles querem ver nosso oco…sem do’ nem piedade!!!
    Futebolisticamente falando, sao pra la’ de duas caras.
    Passam do limite do aceitavel.
    Pra falar a verdade…
    Esses mediocres nos odeiam! Entao…
    Q se fodam! Apodrecam! Ja vao tarde!
    E q fiquem por la’…
    Ja temos cretinos suficientes ao nosso redor!!!

    Curtir

  17. Júlia disse:

    poo Silvinho, adorei seu texto. Faço minhas, as tuas palavras!

    um bom corinthiano sabe reconhecer a importancia dos ‘porco’ pro futebol paulista e brasileiro. Sabe reconhecer que é bom para o campeonato, o palmeiras na 1a divisao pra gente ter um adversário a altura pra enfrentar. Pra assistir o melhor clássico de todos os tempos.
    Pra ver o Romarinho marcar de letra.. ahahahah

    Claro que se acontece de cair, nossos instintos do futebol acabam levando na brincadeira, de zuar os amigos e etc.

    Mas de verdade, estou torcendo pra que eles tenham fé, que honrem a camisa do time deles assim como nós, que mostrem a verdadeira torcida e parem com essa violencia, que nos envergonha. E que enfim, fiquem na Série A.

    E sou, e muito, corinthiana! e tem q ser muito mesmo, pra falar isso numa boa.

    e VAIIIIII CORINTHIANS!

    Curtir

  18. AndersonII disse:

    Como não gosto de Palmeirense chato, e tenho um monte de amigos porco que não são chatos, não consigo torcer contra eles nesse momento.

    Tenho pelo menos dois mais próximos, que me dão pena, e no jogo contra o Florminense, pela primeira vez na minha vida, torci para eles, por eles apenas.

    Tenho bronca do tal de Kleina, queria que o porco escapasse, e esse cara fosse mandado embora. Arrogante.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      E a nova geração de porquinhos (poucos, mas ainda existem), coitadinhos

      Ja nao se ve porquinhos com a camisa deles nas ruas

      Curtir

  19. paulo disse:

    Sílvio, como você se antecipou, de certa forma, ao que eu vou dizer, fico mais à vontade para fazê-lo, embora com ressalvas. Também não desejei – e nem desejo – a queda do Porqueiras. Tenho um amigo porqueirense que guarda todas as idiossincrasias típicas, especialmente as mais deletérias, do que poderíamos designar por torcedor-padrão desse, que, um dia, foi nosso maior e único rival, a começar pela ascendência italiana. Por outro lado, é meu amigo mais antigo, desde a 6ª série do ensino fundamental, numa escola pública da periferia da Capital, e ainda mora em São Paulo, no mesmo bairro em que fomos criados. Vejo-o pouco, nos últimos anos. Vínhamos até trocando alguns e-mails, mas ultimamente ele deu uma sumida – sinto que é pelo receio da zombaria, embora eu nem desejasse fazê-lo. Estivemos juntos em La Bambinera, em 13 de outubro de 1977, descemos juntos ao gramado após o jogo, embora ele, evidentemente, não estivesse tão satisfeito quanto eu, rsrs. Mas, enfim, foi um momento único em nossas vidas, eu com 14 anos e ele com 15 ( incrível como naquele época adolescentes podiam frequentar um estádio sem a companhia de adultos ), que ficará para sempre. Tenho pena, mas, por outro lado, tenho certeza de que eles não teriam a menor complacência conosco, se a situação fosse a inversa. Essa raça é uma raça de víboras, e nos picariam no calcanhar sem hesitação, como alguém já disse aqui mesmo no seu Blog, defendendo que devéssemos antes esmagar-lhes a cabeça. De fato, Lidu e Eduardo clamam de algum lugar do passado pelo não-perdão; Zé Aparecido e esquema Parmaladra também; idem episódio entregada para o Flor, em Barueri, em 2010; bem como o escárnio que sofri, arrasado, com 11 anos, ao sair de La Bambinera em 22/12/1974; dentre outros exemplos ilustrativos do que é essa raça. Mas o fato é que, sobranceiramente, não creio que devamos considerá-los, ainda, um rival temível ( a tal da Arena Palestra constitui a última chance desses camaradas se reerguerem, embora numa condição sempre subalterna, em relação a nós, mas talvez, ainda, minimamente, como grandes ). Enfim, provavelmente o destino venha a rebaixá-los. Deixemos, porém, que ele se encarregue de fazer isso. Não terão, contudo, a minha torcida, nem contra e nem a favor. Eles não merecem a nossa atenção, nem para o bem, nem para o mal.

    Curtir

  20. ESCUTA DA FIEL disse:

    MEU PROBLEMA É PIOR, EU ESTOU APAIXONADO POR UMA PORQUINHA LINDA DE 22 ANOS E OLHOS DA COR DA CAMISA DELES….MAS NÃO VAI TER ARREGO, ASSIM QUE CONFIRMAREM A VOLTA DO TIMECO DE SERIE B QUE ESTAVA A MUITO TEMPO NA SERIA A DE VOLTA PARA AS ORIGEM, VOU JUDIAR DELA SEM DÓ, PORQUE “AQUI É CORINTHIANS….VAI CORINTHIANS!!!!!KKKKKKKK..

    Curtir

  21. Edilson Coringão disse:

    Eu quero que a porcada se foda!!! Já são 40 anos de time de serie B (com intervalo da lavanderia italiana), portanto, estão indo para o lugar devido, de onde nunca deveriam ter saído.

    Curtir

  22. Múcio rodolfo disse:

    Eu também tenho amigos parmeirenses -alguns inclusive comemoraram gols do time do convênio num passado recente- mas eu não vou tripudiar em cima deles, afinal sei o que isto significa. A diferença entre o nosso trambolho de 2007 e o Chiqueirense atual é que matematicamente a situação deles é bem mais dramática. São 7 pontos para serem tirados em 3 jogos. Muita coisa! Em contrapartida não há uma frente única formada contra eles, como foi feita contra o Corinthians. O tal de Jonas comemorou o gol contra a gente como se tivesse feito um gol de final de Copa do mundo e no final o gol dele não valeu de porcaria nenhuma -somente para o nosso rebaixamento. E não tem nenhum jornaleiro martelando de que vai ter armação pra salvá-lo da desgraça, coisa que o Milton Neves não parou de fazer em 2007.

    Curtir

Amigo, faça seu comentário

