A próxima reunião no Conselho promete

No próximo dia 26 o Conselho Deliberativo do Corinthians se reunirá pela última vez, em 2012.

Assuntos polêmicos serão tratados.

Principalmente pelo item “D” da ordem do dia, que tratará da exposição pelo vice-presidente eleito Luis Paulo Rosenberg, sobre os seguintes assuntos: obras de construção do estádio, contrato de patrocínio master para a camisa e construção do Centro de Treinamento das categorias de base.

E quando se fala em estádio no Corinthians, o conselheiro Edgar Ortiz é parte altamente interessada.

Edgar Ortiz solicitou ao presidente do Conselho e seus questionamentos sobre as obras em Itaquera, farão parte da ordem do dia.

Ortiz encaminhou a todos os conselheiros um documento de 16 páginas confrontando informações captadas atualmente, com o que fora registrado na ata de aprovação do projeto de construção do estádio pelo Conselho Deliberativo, em 16 de setembro de 2010.

De acordo com o documento, o Corinthians teve que ceder ao Fundo “Arena Itaquera”:

  1. direito real de uso do terreno de Itaquera (CDRU);
  2. direito de requerer os certificados de incentivo ao desenvolvimento (CIDSs);
  3. direito de construir sob sua titularidade (estádio);
  4. direito de uso do nome, da marca e do símbolo do Corinthians;
  5. direito do contrato celebrado com a Odebrecht (isenções fiscais/estádio);
  6. receitas de bilheterias e demais receitas do estádio;
  7. obrigação de mandar 90% dos jogos no estádio;

A “Arena Itaquera”, conforme os documentos, apresenta como titulares/sócios/diretores, Mauricio da Costa Ribeiro e Rodrigo Boccanera Gomes, ambos com enderenços de residência Rua Iguatemi, 151, 19º andar, Itaim Bibi.

Ainda segundo o documento enviado pelo conselheiro Edgar Ortiz, o Corinthians cedeu o estádio ao Fundo, onde é cotista subordinado, pelo prazo de 30 anos.

Tais cessões estariam em desacordo com o que fora aprovado no Cori e no Conselho Deliberativo, em 2010.

De fato, se julgarmos procedentes e verdadeiros o teor do documento, as condições não são nada favoráveis ao clube.

Ainda sobre os questionamentos que serão feitos ao vice-presidente Rosenberg, deveriam ser incluídos os casos TV Corinthians e o Evento Varejista “Natal da Fiel”, que segundo consta, corre o risco de não ser realizado.

Sobre o patrocínio master, pelo que se especula no mercado, é remotíssima a possibilidade do Corinthians levar um patrocínio na camisa ao Japão.

Assuntos de fato nevrálgicos, que certamente movimentarão a reunião do próximo dia 26.

***

Trechos do documento enviado pelo conselheiro Edgar Ortiz, página 03 (três):

CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATA (AGE – 16/09/20120)

Palavras do Presidente “ANDRES SANCHES”, em 16/09/10 e situação a que chegamos na atualidade, bem diferente do prometido e aprovado pelo Conselho Deliberativo.

1) “O Corinthians não vai gastar dinheiro nenhum e não vai assumir dívida”.

Não é o que acontece. Ao contrário, só se fala na nossa dívida relativa ao Estádio.

2) “O preço fechado do Estádio para 48 mil pessoas será no máximo de 335 milhões, preço fixo. A única coisa que demos em troca, que a Odebrecht aceitou e foi bem negociado é que ela tem a opção do naming rights”.

O orçamento da Odebrecht foi de 640 milhões, com mais 20% de margem para manter o preço fixo contratado com o Corinthians, o que dá 820 milhões

3) “Será montada uma SPE (Sociedade de Participação Específica) que o Corinthians será o dono dela, que todo dinheiro que se for buscar no BNDES pela SPE, com garantias, aprovações assumidas pela Odebrecht, vem para a SPE, para esse dinheiro ficar só para o Estádio”, e mais adiante:

“O empréstimo com o BNDES ou qualquer Banco que venha a ser, com total garantia, será assumido pela Odebrecht”.

A SPE montada é bem diferente e o Corinthians não é dono dela. A garantia para o BNDES também mudou e passou da Odebrecht para o Fundo II criado.

4) “O que não podemos fazer é dar esse terreno em garantia num empréstimo. Acredito que nós devemos até proibir isso constando no Estatuto. O Estádio será uma coisa intocável e dele pegarmos as receitas à beneficio da entidade”.

Não só deram o terreno, como também as receitas, o direito de construir, o uso de nome, do símbolo e demais elementos da marca do Clube, direito às insenções fiscais para estádios da Copa 2014, o direito de requerer CIDs (incentivos fiscais da PMSP) e obrigação de sediar 90% dos jogos.

5) “Os componentes dessa SPE, em princípio será 99% o Corinthians e 1% o Presidente do Clube. Se tiver de ser duas pessoas físicas, serão o Presidente da Diretoria e o Presidente do Conselho Deliberativo. E mais ninguém. Então, 97% ou 99% é a Diretoria, o Conselho e o CORI que irão administrar os 98%.”

O Corinthians não tem nenhuma participação na SPE (“Arena Itaquera”), que pertence a duas pessoas físicas absolutamente estranhas. Fomos totalmente excluídos.

 

54 Responses to A próxima reunião no Conselho promete

  1. Claudinei disse:

    Bom, teremos uma casa que não é nossa, minhas horas perdidas que passava ao lado do estádio contando aos outros que ali seria minha casa, de nada valeram. Alem de tudo, dividas impagaveis vem por aí. Resumindo a história, pagaremos ( clube ) e caro, por um estádio que não será nosso. O que não faz nenhum sentido, não há lógica. Só tem uma coisa, que discordo de vc Silvinho. Quem deve explicações, ou sei lá o que, é o Andres Sanches, que nos vendeu uma coisa, quando na verdade, é outra. Rosemberg tem que explicar o Apito Promocional, agora quando ao estádio, cade ao Andres Sanches. Não sei se tem explicação pra isso mais, mas ele deve, no minimo, uma satisfação aqueles que o apoiaram.

    Curtir

    • Claudinei disse:

      Naming rights, patrocinio e afins, é café pequeno nisso tudo. Estou falando de dividas impagaveis. Todos aqui sabemos que quem deve satisfação é o Andres. Mas quem tem coragem de peita-lo ? De exigir algo dele ? Ninguem é forte o suficiente pra isso. Então vão cobrar do Rosemberg, vão pedir a cabeça dele, mesmo sabendo, que nesse caso, ele não tem culpa alguma. Ele nem estava presennte quando o acordo foi selado.

      Curtir

  2. dudu disse:

    a diretoria tem muito a se explicar, tanto é que o rosemberg anda sumido depois da palhaçada do apito promocional , falta de patrocinio , fracasso no jornal do timao , da tv corinthians , naming rights….

    Curtir

  3. Martelli disse:

    Os cães ladram e a caravana passa como diz o ditado popular. Que se coloquem as coisas em seu devido lugar mas que o Corinthians não fica atrás em número de abutres na oposição em relação a imprensa anti isso não fica. Para mim o André e o Luis Carlos em seus comentários acima deixaram as coisas bem claras.

    Curtir

  4. AndersonII disse:

    Bom. Esperamos que depois do dia 26, as notícias se forem favoráveis, elas sejam mostradas com clareza.

    Sim, porque a certeza maior é que se forem desfavoráveis, serão dadas como furo, “em primeira mão” serão”, mostradas nos blogs do Uolixo, uma vez que os “informantes” estarão passando as mesmas via “iPhone”, tudo em tempo real.

    Explicando, se as justificativas forem “plausíveis”, serão dadas a posteriori, em matérias irônicas, e depreciativas ao máximo possível.

    Não se trata de Mãe Dinah, apenas a repetição do que temos assistido desde que as “ironias” sobre o “sonho das maquetes”, se materialializou.

    Curtir

  5. celso 1° disse:

    PerseguiçAo ao rosemberg. se fosse para esclarecer que chamssem o andres tb.

    Curtir

  6. Silvinho cade a diretoria do Corinthians que falava que tínhamos 5 opções de empresas para escolher qual seria que iria ficar com os naming rights da Arena ?

    Mesma coisa coisa foi com o Patrocinio mior da camisa, ficaram brefando e até agora nada, o ano esta acabando e nada, será que todas essas coisas não vão prejudicar as contratações para 2013 ?

    Curtir

  7. Roberto_sccp disse:

    São sempre os mesmos, os que nunca fizeram nada pelo clube.

    Curtir

  8. Claudinei disse:

    Parece que o fantasma que tanto se temia vai ganhando forma. Lógico que Edgar Soares não é santo, mas ele não ía passar o anoitecer de sexta feira, ligando a conselheiros, inclusive da situação, citando o tal documento que tem as mãos, Muita coisa a ser explicada, mas até o momento impera o silêncio.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Nao existe mistério no tal documento. O contrato é publico e é isso que ele vai levar pra reunião

      Curtir

    • VALMIR disse:

      PESSOAL VOCÊS ACHAM QUE O ANDRÉS QUE QUEBROU O CLUBE DOS TREZE PARA O CORINTHIANS GANHAR COTAS MAIORES DE TV IRIA ACEITAR ISSO?

      PROCUREM A ENTREVISTA DO ROSENBERG PARA A JOVEM PAN ON LINE COM O WANDERLEI NOGUEIRA E SABERÃO SOBRE A ENGENHARIA FINANCEIRA DO ESTÁDIO.

      O RESTO É BALELA, É IMPRENSA ROSA E ABUTRE COM FUTRICAS, E OPOSIÇÃO SEM VOZ QUERENDO APARECER.

      QUEM DISSE QUE NÃO SE PODE REGISTRAR MAIS DE UM CONTRATO PARA SE DESVIAR O FOCO?

      O ANDRÉS TIROU O TIMÃO DA LAMA PARA SER O TIME MAIS RICO DO BRASIL E IRIA FAZER UMA MERDA DESSA, FICAR SEM RECEBER NADA DO ESTÁDIO POR 30 ANOS?

      QUANTA BALELA!!!

      Curtir

  9. Roberto disse:

    Silvio
    ALguem ja fez um levantamento, uma busca , para saber qual o time que esse Rosenberg torce?
    Nunca acreditei que esse cara fosse Corinthiano, a alias não acredito
    Tenho medo desse cidadão um dia chegar a presidencia do Corinthians
    Voltando ao topico anterior sobre estadio
    Cada vez me convenço que o Estadio de Guarulhos era a melhor solução para o Corinthians

    Curtir

  10. vander disse:

    SOU CORINTHIANO, mas digo o que vejo.O estádio do gremio tambem é PADRÃO FIFA E CUSTOU A METADE.
    Um estádio de 60 mil lugares, com capacidade para receber jogos oficiais da FIFA, além de espetáculos e shows, integrado a um complexo multiuso com um centro de convenções de mais de 20 mil m², um hotel com 240 apartamentos, um shopping Center, um centro empresarial, uma área residencial e 5300 vagas de estacionamento.Deem uma olhada nessas fotos:

    arenadogremio.blogspot.com/
    e tirem suas conclusões.

    Em outubro de 2011 o estádio do gremio estava igual ao do corinthians, se alguem duvida podem ver no cronograma do gremio arena.Em uma velocidade surpreendente o estádio COM 60 MIL LUGARES, já está pronto e para ser usado na libertadores de 2013.
    O estádio do corinthians está LENTO obedece o cronograma estipulado, dava para ficar pronto em março de 2013.Nas grandes partidas , quando os ingressos se esgotarem em horas, IRÃO VER QUE O ESTÁDIO PODERIA SER MAIOR TAMBEM.
    Até nisso a diretoria bobeou,alem do estádio não estar pronto para a libertadores do ano que vem, ainda por cima será só de 48 mil excetuando-se a época da copa do mundo em que ficará com 68 mil.O CORINTHIANS NÃO É UMA CIDADE, É UMA NAÇÃO MINHA GENTE. O pacaembú nunca serviu de referencia para o tamanho e a média de público do corinthians, pois foi um critério adotado pela diretoria em mandar os jogos no lá. Me lembro que em 2008 em 4 jogos que o corinthians fez no morumbi pela copa do brasil a média de público foi de 60 mil pessoas.

    Demoramos tanto tempo para ter o estádio agora que tem a oportunidade o estádio não será grande, é brincadeira, Deveriam te-lo feito de no mínimo 70 mil lugares.Históricamente a diretoria do corinthians sempre deu mancadas:
    No jogo de ida da semifinal do brasileiro de 1990 contra o bahia no pacaembú, haviam 40 mil pessoas dentro do estádio e mais 40 mil fora dele.Aí perguntaram para o presidente matheus porque que o jogo tinha sido no pacaembú e ele disse que não imaginava tanta gente assim e que devido a isso deveria ter mandado o jogo para o morumbi.
    Então:
    parece que o tempo não serviu de aprendizado para a diretoria do corinthians.
    VÃO FAZER UM ESTÁDIO PEQUENO.
    CONSELHEIROS DO TIMÃO VAMOS LUTAR PARA QUE OS 20 MIL LUGAREAS ADICIONAIS SEJAM FIXOS.Sinceramente, é melhor sobrar espaço em jogo sem importancia do que sentir a falta deles nos grandes jogos.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Amigo, sinceramente não tenho condições de analisar o que acontece no estádio do Gremio. Mal tenho do nosso

      Curtir

  11. Vinicius disse:

    volta sanchez

    marketing de merda….

    Curtir

  12. paulomonteiro disse:

    1- O Neto vai ou irá preferir uma pizza
    2- torço muito para que nada diss oseja verdade, senão……

    Curtir

  13. Wander disse:

    Com capacidade ou nao.. Nao era este o jogo combinado.. Existe algo de podre nas alamedas do PSJ.. Onde os pássaros ja nao cantam mais….

    Curtir

  14. Jota disse:

    …”Soares encaminhou a todos os conselheiros um documento de 16 páginas confrontando informações captadas atualmente”…

    Este trecho é que me preocupa, e a questão principal do tópico é: onde essas informações foram captadas? No R7? No Come Risólis? No AbutreUOL? Na Falha de SP? Na JP? No assessor de imprensa informal da Vila Sônia?
    Os caras fazem um catadão de (péssimas) informações, juntam tudo num balaio só, requentam outro tanto e jogam a “bomba”. Como a diretoria adotou a postura de entrar muda e sair calada de tudo o que é dito por aí, fica essa onda toda no assunto e a torcida entrando no embalo.
    Por tudo o que li, e pelo pouco o que entendo, o André em um comentário abaixo, matou a questão. O fundo vai gerir as receitas do estádio até a garantia das amortizações anuais contratadas, e a partir daí, o restante da receita pertence ao clube. Inclusive isso já foi dito e nem tem como ser diferente, afinal se o clube tiver que pagar 30 milhões por ano, quando se atingir esse faturamento, qual a justificativa para se reter o restante da receita excedente?
    Se existem obscuridades, que o Rosenberg formalmente perante o Conselho, confirme todos os termos que foram tratados e acertados.
    Sem divulgar valores e nem contratos que carecem de sigilo das partes, mas sim explicar claramente o mecanismo utilizado e pronto, fica registrado em ata para qualquer um consultar no momento que quiser, e também para os responsáveis serem cobrados futuramente se algo sair fora do combinado.
    Sem crise, sem especulações, sem sustos e sem lenga-lenga na imprensa. Falta assunto para eles, e não podemos cair na bobeira de fornecermos a pauta que eles tanto sonham e vem tentando cavar diariamente.
    E mediante mais esses acontecimentos, a minha modestíssima opinião a cada dia se reforça mais: os maiores e piores inimigos do Corinthians estão dentro do próprio PSJ.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Jota, existe um contrato registrado em cartório, certamente alguém foi lá, tirou copias e distribuiu a imprensa

      Curtir

      • Jota disse:

        Silvio, honestamente falando eu não vi o contrato em lugar nenhum. O que eu vi e li foram apenas especulações dos termos do mesmo jogadas ao vento pelo Ortiz e amplamente divulgada pelos abutres de sempre.
        Se por acaso você tiver algum link para me indicar onde esteja postada essa cópia original do contrato, eu agradeceria. Tenho estado em uma correria tremenda nos últimos dias por questões profissionais, e talvez essa publicação tenha me passado batida. Mas duvido muito disso.
        Acho que se o contrato oficial tivesse vazado, com cláusulas desfavoráveis ao Corinthians como essas, seria capa de todos os jornais, portais de internet, sites sérios e outros nem tanto, etc.

        Curtir

        • Blog do Silvinho disse:

          Jota, segundo consta copia deste contrato sera levado na proxima reuniao do CD

          Curtir

          • Jota disse:

            Valeu Silvio. Ficaremos então no aguardo da reunião do Conselho e contamos com você para continuar batalhando pelos interesses apenas do Corinthians e de seus torcedores.
            Abraços.

            Curtir

  15. paulomonteiro disse:

    Reblogged this on BLOG DO PAULO RICARDO MONTEIRO.e comentado:
    Opinião do blog: se tudo isso for verdade, se tudo for confirmado, os responsáveis deveriam sair de camburão logo após o fim da reunião, seria um golpe… depois do fiasco do patrocínio no ano, da ganância, soberba e do apito promocional, pela 1° vez o tal naming rights, somado a essas notícias, viraram preocupação pra mim….abutre enche o saco, mas na imprensa as vezes eles acertam, que nada disso se confirme na reunião, porque senão….

    Curtir

  16. Luís Carlos disse:

    Fora o Rosenberg explicar as coisas, os conselheiros precisam explicar aos sócios e torcedores do Corinthians:

    1) Se alguém leu o contrato, onde devem estar todas as respostas para o questionamento, de forma explícita ou implícita, antes de votar pela aprovação do projeto.

    2) Por que o questionamento está sendo feito ao Vice-Presidente e não ao presidente?

    3) Se sabem que existem escritórios de advocacia e empresas especializadas em vender empresas prontas com CNPJ, endereço, sócios e capital social já registrados e que a maioria dos empresários inteligentes optam por comprá-las em vez de enfrentarem as demoras, burocracias e chem-nhem-nhens habituais para se abrir uma empresa no país.

    4) Se alguém sabe, pelo menos de longe, como funciona um Fundo de Investimento Imobiliário.

    5) Por que deram apoio à eleição do Mário Gobbi se o Rosenberg fazia parte da chapa e o Andrés Sanchez era seu principal cabo eleitoral?

    6) Se julgam a alternativa da utilização do Fundo imprópria, qual seria então a melhor opção? O Corinthians ou qualquer clube do país teria balanço para conseguir um empréstimo em seu nome de tal montante que possibilitasse construir um estádio?

    7) Se eles fossem banqueiros ou donos de empreiteiras, se fariam negócios com clubes de futebol sem se cercarem de garantias.

    8) Se existe algum estádio de futebol particular sendo construído com sistemática bem distanciada da sistemática adotada pelo Corinthians, qual seja a de transferir temporariamente direitos de propriedade para acertar questões jurídicas sem as quais não há meios de fazer as coisas.

    Especificamente para o sr. Edgar Soares:

    1) Por que nenhum de seus projetos de estádio apresentados, entre eles alguns afanados, foi aprovado? Os projetos não eram melhores que o de Itaquera? Os conselheiros não eram quase que os mesmos que se opõem à construção do estádio de Itaquera?

    2) Por que o projeto de Guarulhos era em Guarulhos e não em Itaquera?

    3) Os “investidores” do projeto de Guarulhos não queriam garantias? O negócio ia ser na base do “na conta do Abreu”?

    4) Porque o banco do paraíso fiscal e seus supostos investidores engravatados não cumpriram a ameaça de contruírem um estádio “de graça” para a Portuguesa até agora?

    5) Conseguiram vender aquele terreno por 50 milhões?

    Curtir

  17. Mario Donizetti Tomazella disse:

    Vamos aguardar o que Rosenberg tem a dizer na reunião, depois, tiraremos nossas conclusões, antes disso tudo a ser dito é precipitação. Silvinho, só corrigindo, não é Eduardo Rosenberg e sim Luis Paulo Rosenberg.

    Curtir

  18. A.Silva disse:

    Vamos esperar que a imprensa abutre não tenha razão, no que andam escrevendo. Pq, se estiverem, nem quero pensar nas consequencias.

    Curtir

  19. Zé Carlos disse:

    Cuidado, Silvio. Você pode ser acusado de anti-corinthianismo.

    Curtir

    • Wander disse:

      Transparência & Renovação.. Ou seria Renovação & Tranparecia… Qualquer que seja o corintianismo tem que ser maior.. Apoiamos a imparcialidade….

      Curtir

    • paulomonteiro disse:

      eu já fui só por ter dado reblog… parece que muita gente gosta de ser cego, criticas como essa são construtivas, de uqem se preocupa…diferentes do resto… agora criticar é ser anti… pessoal perdeu o fio da meada…

      Curtir

      • Zé Carlos disse:

        De pleno acordo! Afinal, é o olho do dono que engorda o boi, né não?!

        Curtir

      • Luís Carlos disse:

        Acho que é uma atitude sadia questionar e contestar. Desde que não seja por uma coisa já sabida e antes aplaudida e desde que não paguem para fazer propagandas contra o estádio.

        Estão criticando o fato de não conseguirem patrocínio e ao mesmo tempo estão expondo o clube às páginas policiais, cada um tirando o seu da reta. Esse bombardeio público e pago vai ajudar a vender o nome do estádio, por exemplo?

        Curtir

  20. Wander disse:

    Todo mundo achava que o Corinthians passou a existir com a vinda do Sr. Rosemberg, o que se poderia esperar de um Bambi?

    Curtir

  21. Wander disse:

    Como sócio e eleitor gostaria imensamente de estar nesta reunião…

    Curtir

  22. Daniel disse:

    Tenso. Não sei se o que sera discutido pode ser publicado. Mas como torcedor gostaria de saber o que acontecesse nos bastidores e qual o resultado dessa reunião.

    Afinal a fiel não é o bem maior do clube? Caro Rosemberg.

    Queremos esclarecimentos.

    Curtir

    • André disse:

      A partir do seu post procurei na internet referencia sobre estes dois senhores (Mauricio da Costa Ribeiro e Rodrigo Boccanera Gomes) e pude verificar que eles são sócios de uma empresa especializada em administração de fundos de investimento. Segundo o site (http://www.brltrust.com.br/pt/administracao-de-fundos) eles administram no momento 56 fundos com capital total de 7,16 bilhões de reais e também fazem a gestão de fundos com capital de 6,32 bilhões de reais. Portanto neste ponto não vejo nada de estranho que eles venham a administrar um fundo na ordem de 800 milhões a 1 bilhão de reais.

      Na verdade acredito que a constituição do fundo é requerida pelo BNDES para liberar o financiamento. É só uma forma de garantir que uma parcela obtida na operação do estádio seja obrigatoriamente utilizada para pagar o financiamento. O fundo não vai reter tudo que é arrecado pelo estádio mas sim a parcela suficiente para pagar o empréstimo. Acredito que o valor arrecadado que ultrapassar o valor mensal a ser pago pelo BNDES será liberado ao clube (não sei com qual frequência, mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual).

      Curtir

      • italiano disse:

        Parabéns André , belo trabalho de investigação….

        Curtir

      • Edilson Coringão disse:

        Claro que é isso. Está me parecendo que esse Edgar Soares perdeu a “boquinha” na construção daquele estádio que ele disse que havia conseguido e agora está tentando tumultuar (ou levar alguma vantagem). Se for isso mesmo, ele deveria ser expulso do conselho e linchado em praça publica. Mas vamos aguardar os esclarecimentos.

        Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      O que for tratado na reunião, será divulgado na imprensa e aqui tambpem

      Curtir

Amigo, faça seu comentário