És do Peru o clube mais brasileiro

*Interessante matéria do Blog “Negócios FC”, da Revista Época, escrito por Rodrigo Capelo, a respeito do poder da rede social “Facebook” nos negócios dos clubes.

E um fato interessante a respeito do primeiro país, depois do Brasil, a ter mais seguidores da Pagina do Corinthians nesta rede social.

Leiam!

Link original:

http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/negociosfc/2013/01/22/clubes-comecam-a-lucrar-com-o-facebook/

Clubes começam a lucrar com o Facebook

corinthiansfbPara medir o desempenho de uma marca na internet, em especial no Facebook, especialistas em mídias sociais pregam que não importa apenas o número de fãs que determinada página possui. O nível de engajamento deles – isto é, a quantidade de “curtir”, “comentar” e “compartilhar” que uma página consegue de seus seguidores – representa um indicador ainda mais relevante.

Mas há um terceiro nível na relação entre fãs e marcas que está muito menos visível para analistas e que pode ser levantado no caso do futebol.

Qual é, enfim, o retorno financeiro que clubes obtêm por meio do Facebook?

A ESM, agência de marketing esportivo que opera as lojas virtuais de Corinthians, Cruzeiro, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco, pesquisou a pedido do NEGÓCIOS FC qual a porcentagem de vendas que têm origem nas páginas de cada um desses clubes no Facebook.

Em 2011, de toda a receita gerada pelas lojas, a rede social representa 1,74%.

Em 2012, houve um crescimento de 2,87 pontos percentuais, para 4,61%.

Fica a impressão de que o Facebook ainda possui um potencial baixo para aumentar o faturamento dos clubes, e uma página em qualquer que seja a rede social raramente teria como maior e único objetivo vender produtos.

Mas um aumento de 412% de um ano para outro na receita oriunda de uma rede social demonstra que há uma demanda reprimida por artigos dos clubes.

+ Por que o Brasil perde para a Turquia no Facebook?

E ainda há outros dados que ajudam a entender o torcedor das redes sociais.

No Corinthians, dos mais de 3,3 milhões de fãs no Facebook, 52,1% são homens e 47,9% são mulheres. Certamente uma surpresa para quem acha que apenas o sexo masculino se interessa por futebol e um dado interessante para as empresas que trabalham com produtos femininos, como cosméticos e lingerie.

Outro detalhe interessante é que, depois do Brasil, o país que mais tem fãs do Corinthians no Facebook é o Peru. A explicação tem de ser o sucesso do atacante Paolo Guerrero, também convocado pela seleção peruana.

Saber que há uma base grande de fãs do time paulista no Peru permite à ESM fazer ações direcionadas. No Facebook, existe a opção de publicar mensagens apenas para certo público, e a agência aproveita a ferramenta para criar conteúdo específico para os peruanos, normalmente ligado a Guerrero.

Em relação ao Palmeiras, o panorama é um pouco diferente. De mais de 1,3 milhão de fãs, 61,3% são homens e 38,7% são mulheres.

Para uma marca feminina, portanto, criar alguma ação direcionada para as corintianas tem maior potencial do que para as palmeirenses no Facebook. Para uma masculina, talvez faça mais sentido apostar na página alviverde, se considerados apenas os dados de divisão por sexo.

Curiosamente, o segundo país com mais fãs do Palmeiras é o Congo.

O Congo?!

37 Responses to És do Peru o clube mais brasileiro

  1. zé boleiro disse:

    O Congo?!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  2. Para quem estiver interessado em assistir o 5º episódio da saga “Invasão Corinthiana:
    Confirmei na grade de programação do BandSports e vai passar Amanhã, dia 30/01 – 22:00/23:00 horas…

    Curtir

    • Alvaro disse:

      Ednei, fiz uma pesquisa mas não encontrei nada, voce sabe dizer que a band vai vender um box com os 5 cds, assiti a todos e queria muito ter de lembrança, pois conta do rebaixamento ao mundial e o ultimo foi emocionante com imagens ineditas feitas pelos torcedores no japão,, muito bom

      Curtir

      • Alvaro, são 13:07 horas… acabei de verificar na grade de programação da BandSports e está lá no horário das 22/23 horas – Invasão Corinthiana, episódio nº 5…

        Também gostaria de adquirir, pois não consegui gravar os episódios… Tente entrar no site do canal BandSports e verifique lá…

        Curtir

  3. Marco ACT disse:

    Demorou pra colocarem uma loja do Poderoso Timao no Peru. Antes mesmo dos gols no Mundial isso já era bom negocio, Guerrero é o jogador mais popular do país

    Curtir

  4. Wilson Timão disse:

    CORINTHIANO: Até que Lance se retrate com sinceridade e decência não compre o jornaleco e não acesse o site.

    Curtir

    • Daniel disse:

      Só aceito as desculpas quando eles publicarem uma capa, no tamanho e formato daquela coma a frase:

      “Desculpa Corinthians, nós somos anti”.

      Curtir

  5. Wilson Timão disse:

    Neto = Canalha, sem personalidade, medroso, puxa saco, mal caráter, invejoso, covarde, vagabundo, analfabeto, bamby, alevino, corno, FDP e por ai vai… (2)

    Curtir

  6. Múcio Rodolfo disse:

    Aquela parceria que o Corinthians fez com o Santa Fé da Argentina não poderia ser feito com algum time peruano. Talvez não exatamente igual….

    Curtir

  7. Múcio Rodolfo disse:

    A gente não pode negar a importância do Neto nos jogos de 1989 e 1990, Ganhamos muitas partidas naquele período com gols dele- seja de bola parada (sua especialidade), seja com bola rolando. Os gols daquela virada espetacular contra o Atletico Mineiro num sábado a noite foi assim. Por outro lado, a gente não pode esquecer que o descomprometimento dele com a carreria custou caro para o time em alguns momentos. Na primeira partida da final contra os bambis, ele perdeu duas ou três chances claras de gols que daria ao clube uma vantagem tremenda para a segunda partida. A ausência dele em 1991 facilitou as coisas para os bambis. Dia desses eu vi ele criticando um jogador por estar sumido num jogo decisivo e me lembrei dele naquela maldita final contra o Chiqueirense em 93. Sumidaço! Então, eu acho que é assim: o Neto foi ídolo. Só que a idolatria é limitada. Ele não tem assim tanto crédito, de modo que o torcedor deixe barato as merdas que diz como comentarista seja para se mostrar imparcial, seja para puxar o saco de quem não é corinthiano, seja pr motivos financeiros.

    Curtir

  8. hannibal disse:

    Neto = Canalha, sem personalidade, medroso, puxa saco, mal carater, invejoso, covarde, vagabundo, analfabeto, sao paulino, santista e por ai vai…

    Curtir

    • AndersonII disse:

      Já faz algum tempo que quando vejo o Neto na TV, simplesmente mudo de canal para não ficar com raiva.
      Insuportável. Péssimo jornalista, e péssimo corinthiano.

      Desanca em cima do Corinthians para ficar bem, não sei com quem.

      Curtir

      • Daniel disse:

        Faço exatamente o mesmo. Na verdade praticamente não assisto nada na Band. Os comentaristas e programas esportivos sao pessimos.

        Curtir

  9. Ewerton Silva. disse:

    Inter de Milão ofereceu 17,5 milhões de euros pelo Paulinho. E agora???

    Curtir

  10. Edilson Coringão disse:

    Congo?!?!?! Essa porcada é uma piada kkkk … quanto ao Neto, ou ele é um bambi safado e anticorinthiano ou é retardado … fico com a primeira opção.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      O Deus Neto será eterno

      Já o comentarista/blogueiro/apresentador Jose Ferreira Neto, sem comentarios

      Curtir

      • Edilson Coringão disse:

        Exatamente, o jogador e o comentarista são seres distintos.

        Curtir

      • Wilson Timão disse:

        Marcelinho e Ricardinho foram mais profissionais, mais importantes, conquistaram muito, mas muito mais títulos que esse FDP e não tem a mesma condescendência.

        Curtir

  11. Luís Carlos disse:

    Esse negócio do Peru já veio desde a contratação do Ramírez, e está bombando mais ainda com a contratação e os dois gols do Guerreiro no mundial. O marketing pode aproveitar essa fase para consolidar a simpatia dos peruanos para com o clube. Dá pra fazer ações locais, com ou sem a participação da Nike, abrir loja oficial do clube, produzir artigos exclusivos para os peruanos. O Zizao pode ser usado nisso também, pois há um contingente enorme de asiáticos, principalmente de japoneses no Peru, o que poderia alargar a base. É um mercado bem inferior ao chinês, mas é um mercado. E uma boa internacionalização pode muito bem começar por ali.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      É preciso pesquisar o poder de compra do peruano

      Quem é da area sabe melhor falar sobre isso

      Curtir

      • Luís Carlos disse:

        Claro que sim, mas a Nike, por exemplo, não possui lojas e vende camisas do Barcelona e do Milan no Peru? Por que não poderiam vender camisas do Corinthians lá também? Quem sabe não venderiam, pelo menos por ora, mais camisas do Corinthians que de clubes europeus? De vez em quando eu acompanho jornais cucarachos e posso te dizer com um bom grau de certeza que o que há lá com o Corinthians não havia com o Hamburgo e nunca houve e nem há com qualquer clube badalado europeu.

        Curtir

      • Ernesto de Minas disse:

        O Peru registrou o maior crescimento econômico da América Latina em 2012. Mais de 7% de crescimento no PIB, ganhando até do México.

        Curtir

        • jorge quijano disse:

          Estou de ferias em Lima, e sim o crecimento economico do Perú é enorme , maior que o Brasil. O numero de camisas do corinthians na rua é sorprendente, por onde vou tem pessoas com a camisa oficial e a pirata, mas ainda vestida em gente humilde. Tem ate camisa com o escudo da Fifa e com o logo Todopoderoso Timao. é impressionante. Para ter uma idea, o Corinthians tomou o lugar do Boca na preferencia dos peruanos por um time extrangeiro, tendo em conta os anos que o peruano asisite campeonato argentino e a masiva preferencia dos programas esportivos desse pais. Ate algunos anos atras o Corinthians era conhecido vagamente, mais pela torcida apaxionada, agora é diferente, é o time da moda, na tv a cabo a espn 3 HD , decidiu transmitir o paulista e ja podem imaginar qual é o time escolhido. Um dado, 80% das familias de Lima tem Tv a cabo e receptor HD.

          Curtir

  12. vicente disse:

    Já comentei aqui sobre o Corinthians ter ações direcionadas aos peruanos. Um amistoso com algum time daquele pais seria viável?

    Curtir

  13. Silvinho e nação corinthiana!!!

    Como este post dala do Peru e do Guerreiro, acho interessante colocar o que vou relatar…

    ….

    Vi em vários posts sempre alguém se manifestando a respeito das colocações e posição do “craque Neto”… li até alguém falando sobre a “batata” dele estar “assando” no Conselho do Timão…

    Num post dele no UOL algum tempo atrás, me manifestei dizendo que ele parece ter a necessidade de a todo momento estar afirmando que “EU SOU ÍDOLO”, o que para mim demonstra total insegurança… Fiz ver a ele isto e ele me rebateu dizendo que não é assim, e que “não ser ídolo para mim” também era irrelevante…

    Não sei quem ainda não viu ou já assistiu a série “Invasão Corinthiana” do canal BandSports… Eu tive a oportunidade de assistir alguns episódios e ontem a noite estava passando o de número 5, gravado após a conquista do Mundial e pela presença do Guerreiro no CT, deduzi que foi após a reapresentação…

    E neste episódio o “craque Neto” se superou… Vejamos algumas pérolas….

    1) – Não sabia da apresentação ontem e comecei a ver quando estava passando o jogo contra o Al Ahly… Na primeira aparição do Neto ele assim se expressou: “Eu, como ÍDOLO do Corinthians, não podia ficar sossegado em qualquer lugar”….
    Como eu disse antes, ele tem a NECESSIDADE de ficar expondo esta condição, para se sentir seguro, o que só denota sua total INSEGURANÇA e IMATURIDADE… Qual “ídolo” nosso, fica a todo momento na mídia colocando esta condição???

    2) – Sobre o Guerreiro… Jogador comum, centroavante (+) ou (-)… Não vou dizer que é um “super craque”, mas daí a dizer que um cara que é titular da seleção do Peru, artilheiro de uma Copa América com esta seleção, jogou no Hamburgo, no Bayern, de onde só saiu por conta de seu temperamento, é um jogador +/- e comum, no meu modo de entender é puro despeito…
    E digo mais, no meu modesto modo de enxergar futebol… O Guerreiro não é nenhum “monstro”, mas alguém já viu ele “matar de canela” alguma bola, ou seria total falta de categoria de um jogador comum as assistências que ele fez na final do mundial, por exemplo?

    3) – E ainda sobre o Guerreiro, o que mostra ainda a total falta de segurança e receio do “craque Neto”…
    … Fez os gols do Mundial, mas NÃO VAI se transformar em ídolo… Oras, como é que ele sabe e pode afirmar isto?

    Então… quem ainda não viu o 5º episódio da série, assista e confirme o que aqui estou colocando… O “Netão” está passando de todos os limites aceitáveis…

    Abraços e VAI CORINTHIANSSS!!!

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Não existe batata assando do Neto no Conselho

      Quando por la aparece da autografos, tira fotos, é homenageado pela tribuna e assim será até o final do seu mandato

      Curtir

    • Luís Carlos disse:

      Pelo que eu ouvi, nos dois jogos do mundial FIFA, antes dos gols, ele disse que o Tite teria que tirar o Guerreiro para colocar o Romarinho.

      Se o Guerreiro for no programeko dele aí ele fala que o cara é melhor que o Messi. Falava mal do Leão, do Marcelinho e do Marcos do palmeiras e agora chupa até as bolas deles (sem babar).

      Falou também que é um absurdo a Fifa ter trocado o panetone pelo estádio do Corinthians. Foi um dos que fizeram elogios rasgados ao sistema de drenagem do dito cujo naquele dia em que enxugaram o campo com rodos. Faz propaganda da Vila Socó descaradamente porque a Netshoes é patrocinadora desse clubeko.

      Não é insegurança, é falta de caráter mesmo. Ele pensa e fala dependendo do dinheiro que vai entrar no bolso.

      Resumindo, é uma puta de dez mesmo.

      Curtir

    • Ernesto de Minas disse:

      Putz, assisti até o 4º episódio. Quando vai repetir o 5º ?

      Curtir

Amigo, faça seu comentário