Voltamos a era Empatite

“O jeito é dar uma empatadinha com você…

O jeito é, dar uma empatadinha com você…”

A melodia do pagode de gosto duvidoso, remete-nos aos bons tempos da Era Empatite.

Ontem, com o empate de 2 gols contra o Bragantino, chegamos ao 5º empate consecutivo.

Não vencemos desde os 5 a 0, contra o Oeste, no dia 03 de fevereiro.

Depois desta goleada, empatamos com o Botafogo (Ribeirão Preto – 0 x 0), contra o São Caetano (2 x 2), contra os porco (2 x 2), contra o San Jose (1 x 1) e agora, 2 a 2, diante do Bragantino.

Do meio para frente, mesmo muito bem marcados, nossos atacantes conseguem proporcionar chances de gols. Pecam na finalização, mas vêm deixando suas marcas.

Ontem, Pato e Guerrero balançaram as redes e tivemos outras oportunidades para chegar a mais gols, que poderia nos ter dado a vitória.

Ontem, nosso time subestimou a habilidade do baixinho Leo Jaime, que infernizou a nossa defesa. Deveria ser melhor marcado.

E é ai que vem o ponto x da questão. Nossos volantes, Ralf e Paulinho, ainda não começaram a temporada. Estão muito distantes do que já fizeram em campo e também distantes do que podem fazer.

Estes dois se tornaram termômetros da equipe. Quando jogam mal, o Corinthians joga mal. Se não marcam bem (principalmente no caso de Ralf), deixam a nossa lenta dupla de zagueiros, mais exposta.

E Paulinho, quem vem sendo anulado pelos seus marcadores, não consegue fazer a transição defesa-ataque, nem auxiliar na construção das jogadas no ataque.

E quando Paulinho não consegue fazer a transição, ai é que sentimos falta de Chicão, que à base da “transição longa” (bola quebrada ou ligação direta), consegue fazer a bola chegar ao ataque pois seu “chutão” costuma dar certo.

Em conversa com alguns profissionais da imprensa que acompanham mais de perto o futebol sul americano, o recado que foi dado é que para passarmos para a próxima fase da Libertadores, teremos que jogar muito mais do que estamos jogando, já que os nossos 2 próximos adversários, Milionários (considerado uma espécie de Corinthians da Colômbia em termos de futebol jogado) e Tijuana (equipe complicada) não serão presas fáceis, como estimamos que será o San Jose, dentro de casa.

Faça seu comentário sobre a partida de ontem.

Diga o que está achando do time.

Boa semana a todos e Vai Corinthians!

Anúncios

47 Responses to Voltamos a era Empatite

  1. Cesar disse:

    … e é bola alçada no lado direito da defesa, e é gooooooooool do adversário!

    Me corrijam se eu estiver errado, mas quase todos os gols que o time vem tomando são dessa forma: lembrei de bate pronto do S. Caetano, Palmeiras e ontem… exceção feita ao do S. José, que foi alçada tb, mas no lado esquerdo… e ontem não tinha Alessandro pra culparmos, hein?

    O que mais me incomoda no Corinthians é que o time comete sempre os mesmos erros.

    Outro ponto que não entendo: por que o Ralf subitamente virou o nosso “distribuidor” de bola no meio, e Paulinho “recuou”? Por que essa inversão?

    Quanto ao Cássio, ele precisa ser avaliado se está mesmo 100% fisicamente… não são normais essas falhas frequentes por parte dele.

    Time favorito só no papel não adianta, já cansei de ver esse filme!

    Vamos lá, Tite! Chacoalha esse grupo! Corrige essas falhas, aproveita e tira a soberba desse pessoal!

    Curtir

  2. Rogério disse:

    Silvinho, o principal problema do time é o setor defensivo, justamente este que foi o diferencial no ano passado. Chicão e Castan faziam a diferença na zaga. Tínhamos o Marquinhos, cedido “gratuitamente” ao Roma. Paulo André é lento. Gil é um bom zagueiro, nada de especial. O time precisa de uma grande dupla de zaga. O Cássio teve a segunda falha consecutiva, algo preocupante para um goleiro do gabarito dele. Esse problema é fácil de resolver. Manda o treinador de goleiros embora e contrata o Agnaldo Moreira. Fora isso, os nossos volantes, outro grande diferencial do ano passado, não tem jogado bem. Do meio pra frente, com exceção ao Emerson que está mal desde o segundo semestre, vem bem, pode melhorar mais se o Tite deixar a teimosia de lado e colocar quem está realmente bem. Pato e Renato Augusto estão em um momento superior que Emerson e JH.

    É importante ressaltar que o Tite precisa rever conceitos. Todos os times sabem como o Corinthians joga, e tem conseguido anualar os pontos fortes do time. Isso já era algo previsto, e como tal o Tite deveria ter se preparado para esta situação. Tempo de sobra teve.

    Curtir

  3. Fabio Venancio disse:

    O time está demorando muito para engrenar.Antes do final do primeiro tempo o time já está pregado.
    Não sei se ficar poupando,ou melhor mudando o time a toda hora,tem nos ajudado.Acho que não.Se o jogador não tem condições de jogar 2 jogos seguidos,que arme o time com jogadores que tenham condições de jogar.
    A marcação que é o forte do nosso time ,tem deixado a desejar,e nossos adversários tem tido um espaço enorme para realizarem suas jogadas e fazer seus gols.
    Alguma coisa tem que mudar e rápido,senão esse ano vai ficar difícil.

    Curtir

  4. Fabio Castilho disse:

    Dupla de volantes (não sei se a oferta da Internazionale mexeu com a cabeça do Paulinho)… está bem abaixo mesmo! Ralf não é o mesmo, definitivamente! E um ponto que me incomoda pra caramba… a vinda deste zagueiro Gil…junto com o P.A. não funciona e PONTO!!!!

    Abriram mão do Castán e Marquinhos e agora só temos zagueiros lentos e sem mobilidade! Os caras não sobem de cabeça! Sistema defensivo está MUUUIIITO AQUÉM do que pode jogar.

    E espero que a comissão técnica ISOLE mais ainda o elenco com esse papinho boliviano extra-campo!!!! Tite tá muuuuito sentimental e abaladinho pro meu gosto!

    Curtir

  5. Marcio disse:

    Desnecessário falar em Empatite, isso já foi algo sem razão e maldoso que criaram no passado, após 3 titulos importantes voltar a isso é desnecessário

    Curtir

  6. Múcio Rodolfo disse:

    1- Eu não achei que o time tenha ido de todo mal. A vitória escapou (é esquisito dizer isso de uma partida no qual arrancamos o empate no finzinho, mas foi assim mesmo) porque alguns jogadores exibiram uma pontaria um tanto que descalibrada e porque outros abusaram do individualismo -aquele drible a mais no momento em que o correto seria dar uma assistência. Eu concordo com o Douglas Chiavegatti, no momento o time que parece o ideal é esse mesmo. Eu só ainda tenho ressalva com relação a capacidade do Edenilson de marcar como lateral direito. DE resto é isso mesmo: o Renato Augusto parece render mais do que o Jorge Henrique e o Pato o mesmo em relação ao Emerson.
    2- O Bragantino bateu, bateu, bateu, bateu…..Teve um lance em que o jogador deles agarrou o jogador do Corintians e o juiz deve ter achado engraçdo porque não mostrou o cartão amarelo.Eu não vou dizer que estivesse mal intencionado porque se tivesse não teria marcado o penalti no final da partida.
    3- Espero que o Pato arrebente no domingo – inclusive para calar a boca de um blogueiro metido a juiz, promotor, advogado, inquisitor….

    Curtir

    • Rogério disse:

      Múcio, o Tite tá brincando. Pato está num momento muito melhor que o Emerson. O moleque é gente boa, e tem um profissionalismo elogiável. Parece que o Emerson tá se sentindo o rei. Chega a hora que quer no treinamento, e não tá jogando nada desde o segundo semestre. Tá sem foco, diferentemente do Pato.

      Curtir

      • Múcio Rodolfo disse:

        É Rogério….Tentaram comparar o Pato com o Emperrador….Nada a ver….O Pato tem demonstrado uma puta vontade de entrar em forma e jogar….Eu acho que o Tite vai acabar efetivando o Pat5o como titular por simples questão de “sobrevivência”….

        Curtir

  7. Carlos Dias disse:

    Não consigo entender como o nosso lateral esquerdo chuta tão mal, ontem tinha tudo pra fazer um gol e dá um chute bisonho pra fora.
    Outra coisa que notei, o Paulinho fazendo firula, fazia tempo que não via ele com esse comportamento, acho que ta esquecendo de jogar futebol e pensando muito ´nos euros.
    O que ficou mais claro ontem, mesmo ainda não rendendo bem, é que a dupla de ataque tem que ser com Pato e Guerrero.
    Pra mim um 4-4-2 com Cassio, Alessandro ou Edenilson (precisa melhorar a marcação) Chicão Gil e F Santos (precisa melhorar tudo) Ralf Paulinho R Augusto e Danilo, e no ataque Pato e Guerrero.

    Curtir

  8. Celso 1º disse:

    O treineiro esta subutilizando este mega plantel, pra fazer 2 gols é sempre um parto, aff!!!
    PODE TER GANHO O QUE FOR, MAS É UM TREINADOR FRACO, MEDROSO!
    Ganhou títulos graças a tudo o que o corinthians lhe proporciona(o próprio corinthians é que tem 90% de méritos nas conquistas, tite não mais que 10%), e deixou de ganhar outros títulos por burrice.

    Espero que acabe logo a era deste treineiro e o corinthians volte a jogar como time grande, indo pra cima, com velocidade, principalmente agora que temos muita grana e podemos contratar grandes jogadores.

    OBS: Pato jogou muito, craque de bola, se um dia for titular(TEMO QUE ELE VÁ EMBORA, NÃO AGUENTE SER BANCO INEXPLICAVELMENTE) com sequência vai jogar muito, mesmo com a titibilidade do time.
    Renato Augusto Também teve boa atuação, assim como Douglas no 1° tempo.

    VAI CORINTHIANS!!!

    Curtir

    • Rogério disse:

      O Tite tá perdido no meio de tanta opção Celso. Lidar com um plantel farto de bons jogadores nunca foi o forte dele.

      Curtir

  9. Magrão disse:

    Silvinho, escrevi em um comentário ontem para o Corinthians acompanhar essa história do menino se entregar, para que isso somente seja feito se for comprovadamente, inclusive com um aval de alguma autoridade Brasileira competente. Não botei muita fé nesse advogado da Gaviões e tem muita coisa nesse depoimento que, na minha intuição, não me convence. O cara foge, depois volta no intervalo, vai perguntar pra polícia se feriu alguém; e a polícia não ia deter ele justo no momento em que estava levando todo mundo?? E asses negócio de que bancou os sinalizadores e a viagem do bolso, sendo que vem de uma família humilde não sei heim; ainda mais depois do advogado do clube confirmar ontem no Mesa Redonda que o clube banca as viagens!! Repito, na minha opinião, tem que deixar a poeira baixar, agir com inteligência, se for pra jogar sem torcida 4ª, joga!! Mas que façam as coisas claramente e acompanhem esse advogado da GAVIÕES, pois o nome que ta em jogo é do CORINTHIANS. A cagada já foi feita, resta agora resolver de uma forma tranquila, sem stress, pressão de organizada etc, qualquer passo em falso uma hora dessa, pode piorar a situação. REPITO, se o CORINTHIANS tem plena convicção que essa história procede, Ok; siga em frente, caso contrário muita calma nessa hora; pois o tempo é o Sr. da razão e a verdade vai prevalecer

    Curtir

  10. Popola disse:

    A maioria dos gols que tomamos são de cruzamentos na segunda trave……e já faz tempo……está na hora do Tite arrumar isso…..
    Silvinho, por que o Timão é o único brasileiro na Libertadores que joga clássicos sempre antes das longas viagens…..e por que o Campeão da Libertadores é o time que mais viajárá, cerca de 35 mil km de avião???

    Curtir

  11. betoramone disse:

    só consegui ver o segundo tempo, durante o primeiro eu tava na fila pra entrar no estadio…
    fiquei atrás do gol do cássio, deu pra ver as duas avenidas nas laterais… acho que o edenilson tava com fome e a janela da cozinha perto dele fez ele perder o foco no jogo

    Curtir

  12. Ewerton Silva. disse:

    Paulinho já está com a cabeça na Europa. Ontem, durante o terceiro tempo, ele não conseguiu responder uma pergunta do Milton, olhando para a câmera. Respondeu de cabeça baixa. Para bom entendedor, já basta.

    Curtir

  13. Claudio Marques disse:

    No futebol de hoje em dia ninguém tem supertime, então vence aquele que está mais focado. Precisamos retomar o foco, a começar por aquela marcação insana, que começava lá na frente. É melhor ganhar de 1 a 0 como antes do que empatar de 2 a 2 ou 3 a 3.

    Curtir

  14. Luís Carlos disse:

    Não acho que a dupla de volantes esteja jogando mal por si. Acho que estão sobrecarregados. E estão sobrecarregados por dois principais motivos. Os meias não são bons zagueiros e os nossos laterais, principalmente o lateral esquerdo, necessitam de babás. Então, jogadores como Danilo e Jorge Henrique, apesar de não serem grandes diferenças individuais, acabam sendo, no nosso time atual, e com o treinador atual, jogadores imprescindíveis taticamente.

    O problema da transição é que precisa de alguém que esteja mais preocupado em ficar desmarcado que marcar os outros. E o Tite não deixa isso acontecer. O Paulo André, de certo modo, sabe fazer o que o Chicão faz. E chutar a bola da zaga ao ataque sem passar pelos meias não é coisa que não deve ser tomada como regra.

    Acho que os problemas com finalização, com o Pato e o Guerreiro na frente, ficam minimizados.

    E considero que o time renderia melhor, no momento, com dois meias. E que um desses meias deveria ser sempre o Douglas, pois o Danilo, o Renato e o Giovanni são meias com características similares. Mas o Douglas não é efetivo na marcação. Pra mim isso não seria problema nenhum, mas para o Tite é um problemaço, já que há laterais que precisam de babás e nada de procurar no mercado um que não precise, ou testar mais as opções existentes.

    Eu gostei da utilização do Guilherme ontem como um híbrido de meia e volante. Talvez fosse uma opção. E por que não jogar com três volantes? O Danilo e o Jorge Henrique fazem função mais ou menos desse tipo também.

    Fora isso, seria uma boa, e não arranca dedo, treinar bem cobranças de falta. Temos bons cobradores como Chicão, Douglas, Guilherme, e agora o Pato. Uma cobrança bem feita resolve um jogo, e ter um bom cobrador no time evita o encorajamento do adversário em parar nossas jogadas com faltas.

    Curtir

  15. guilherme disse:

    -Porque o Ralf está subindo mais ao ataque que o Paulinho? Não consigo entender

    -Pato, 03 finalizações, 03 certas…ti cuida Emerson.

    -OOOO TITEEEE, olha esse meio campo ae, os volantes sao peças chaves no nosso time, precisamos deles 100%.

    Curtir

  16. Carlos Amaral disse:

    O time está perdendo muitos gols, o que tem sido normal na “era Tite”. Tem tomado muitos gols,o que é anormal na “era Tite”. Acho que isso é uma questão de ajustes de peças, pois o Ralf e o Paulinho estão fora de sintonia. O que não dá para continuar aceitando é o time sofrer mais de 30 faltas toda partida, fora aquelas que os sopradores de apito entendem como “jogadas normais”. Essa coisa de achar que reclamar de arbitragem é para times menores é uma postura que nunca vou entender no Corinthians.

    Curtir

  17. Marcus disse:

    _Discordo sobre o Chicao, nao lembro de um dos “Chutoes” terem dado certo
    _Silvinho, tem novidade sobre se será portoes fechado mesmo quarta-feira?

    Curtir

    • Claudio Marques disse:

      Os chutões realmente pouco dão certo, mas o Chicão tem capacidade sair com a bola dominada, coisa que o Gil e o Paulo André não tem. Aliás a dupla Gil e Paulo André não funcionou bem, porque ambos jogam melhor pelo lado esquerdo. O Fábio Santos está precisando de um banquinho para dar uma chacoalhada!

      Curtir

  18. Italiano disse:

    .concordo com tudo Silvião e acrescento que o Cassio esta totalmente fora de ritmo….

    Curtir

  19. Luiz disse:

    Achei que diferentemente dos últimos jogos, ontem não faltou vontade, vontade que faltou contra o Botafogo, São Caetano e Palmeiras, contra o San José não deu nem pra saber por causa da altitude, mas ontem o time se mostrou afim de jogo e só não saiu com a vitória por falta de sorte, além é claro de um penalti ESCANDALOSO em cima do Pato que o juiz não deu, o time vai se acertar e Renato Augusto e Pato não podem mais voltar para o banco, Ralf e Paulinho não vivem boa fase mas acho que jajá eles voltam ao normal, o time mesmo com toda dificuldade, falta de sorte e má fase dos jogadores ainda continua invicto com seus titulares, acho um futuro promissor, os que vão entrar tem muita qualidade técnica e um fato a se comemorar é que não tem nenhum time nesse começo de ano que está se sobressaindo, muito pelo contrário, pelo nível que eu estou vendo por aí… quando o Corinthians reencontrar o futebol não vai ter pra ninguém.

    Curtir

  20. Time precisa voltar a colocar os pés no chão.

    Fabio Santos em especial, precisa ser lembrado que sempre foi um lateral mediano.

    Curtir

  21. Fernando disse:

    Paulinho tá numa nhaca lascada…
    Fábio Santos voltou ao normal, ou seja, não tem qualidade pra ser o nosso lateral esquerdo titular.
    Edenilson ontem me fez ter saudades do Alessandro.
    E o Tite, bem, sempre foi essa passividade absoluta. O problema é que não está dando certo por enquanto.
    E será que só eu vejo que a preparação física está abaixo do esperado? Vide as panças salientes de Douglas e Ralf.

    Curtir

    • AndersonII disse:

      Paulinho, está com um defeito que parece não consegue corrigir.
      Recebe a bola de costas para o campo adversário, e mesmo estando livre, não vira o corpo nem a pau, e quando faz, não sabe o que fazer, recua ou dá para o lateral.
      Não tem essa de ser anulado. Está se anulando sozinho.
      Vide Renato Augusto, Romarinho, que giram o corpo e saem na frente todas as vezes.
      Paulinho está com medo de perder a bola e por isso jogando simples demais.
      Sem a mínima criatividade. No fim do jogo vai prá área na expectativa de uma sobra e se consagrar.
      Segundo volante, tem que jogar. E ele não vem fazendo nada.
      Fábio Santos, continua, avança, da o passe na dividida, e continua correndo, o atacante, lógico, é desarmado, e tome bola nas costas, f…. Ralph e cia.
      Ontem o time melhorou com a entrada do Igor, defensivamente, porém com a entrada do Guerrero, piorou, porque ele entrou e jogou em cima, eno mesmo lugar do Renato Augusto.
      Pato foi excelente. Vai barbarizar.

      Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Edenilson realmente não foi bem ontem

      Curtir

  22. Douglas Chiavegati disse:

    Nao tem muito o que acrescentar….

    Paulinho nao foge da marcaçao e nao ajuda na criaçao.

    Com isso o espaço sobra pra quem???? Pro Ralf….que nao tem essa qualidade….

    E talvez por estar saindo muito mais pro jogo, esta deixando muito espaço na marcaçao….

    Resumindo…TUDO BAGUNÇADO…..

    Mas na minha opniao, se o noos vontante nao esta conseguindo sair pro jogo, é hora de jogar com 2 meias e nao somente 1.

    Isso deve dificultar a marcaçao do adversario.

    Hj o meu time seria:

    Cassio, Edenilson, GIl, Chicao (tomara que volte bem), Fabio Santos, DAnilo, Renato Augusto, Pato e Guerrero.

    É uma pena deixar o J Henrique no banco, pois o empenho desse cara em campo é invejavel….mas acho que temos que reforçar o meio de campo para conseguirmos o tal equilibrio.

    O Emerson nao joga desde 4 de julho…..

    Curtir

    • Marcus disse:

      Meu time é o mesmo seu hoje. Nao acho pena deixar o Jorge Henrique no banco, acho q ele joga muito, mas só em decisões. Mas vontade e determinaçao em campo é com ele mesmo

      Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      E dá desespero ver o Ralf sair jogando, todo atrapalhadão

      Curtir

    • David disse:

      Não julgo Cassio toda esta unanimidade em todas as escalações, no brasileirão ele falhou muito antes de fechar o gol no mundial, penso sim na possibilidade do Corinthians testar mais o Danilo e pensar na contratação de outro camisa 1, infelizmente.
      F. Santos é isso aí mesmo e na Lat. direita o Edenilson e o Alessandro dão conta do recado cada um com seus pesares na relação defender/atacar.
      Paulo Andre no meu time é titular fundamental e o Emerson infelizmente não saiu após o título da libertadores. Espero que ele saia antes do brasileirão.

      Curtir

      • Douglas Chiavegati disse:

        Exato….seria uma otima o Emerson ter saido depois da libertadores….400 mil a menos na folha de pagamento….e oportunidade para jogadores mais novos e mais interessados (como Romarinho)….

        Mas depois da libertadores ele estava endeusado….esse é o mal da imprensa/torcida no brasil….o cara vira Deus e vira “Lixo” com uma facilidade enorme….

        E acho que o Emerson nao seja nenhum dos dois, nem Deus, nem Lixo….mas HOJE esta abaixo dos outros jogadores e aparementemente por falta de vontade….

        Curtir

      • LENO disse:

        O Cassio não teve a pre temporada normal. Vai recuperar… Já mostrou seu potencial.
        Goleiros consagrados erram também.

        Curtir

        • Múcio Rodolfo disse:

          Eu acredito nisso. O Cássio foi questinado em alguns jogos do campeonato brasileiro e na hora H mostrou toda sua qualidade.

          Curtir

Amigo, faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: