O que esperar do julgamento na Conmebol ?

Do Estadao.com

O presidente do Comitê Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Caio Cesar Vieira da Rocha, confirmou que o Corinthians será julgado nesta quarta-feira, a partir das 16 horas (de Brasília), após ter entrado com um recurso, na semana passada, para tentar reverter a punição cautelar aplicada pela entidade.

O clube foi condenado a jogar com portões fechados nesta Copa Libertadores por causa da morte do boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, atingido por um sinalizador que partiu da torcida corintiana no Estádio Jesus Bermúdez durante o jogo contra o San José, em Oruro, na Bolívia, último dia 20 de fevereiro.

Por causa da morte de Kevin, os torcedores corintianos também foram proibidos de acompanhar os jogos que a equipe comandada por Tite disputará fora de casa nesta edição da competição continental.

Vieira da Rocha revelou a data do julgamento em entrevista à Rádio Bradesco Esportes FM, concedida na noite da última segunda-feira, na qual destacou que o Corinthians será julgado com base no artigo 18 do código disciplinar da Conmebol, que cita todas as penas que podem ser aplicadas a um clube na Libertadores, inclusive exclusão da competição.

O presidente do Comitê Disciplinar da entidade, porém, disse achar difícil que o Corinthians seja punido com uma eventual exclusão. “Isso é para casos quando o clube tem uma participação direta (em um episódio negativo)”, afirmou Vieira da Rocha, antes de apontar possíveis veredictos do julgamento, no qual o clube poderá ter a sua punição atual mantida. “Deve girar algo em relação a multa e partidas com portões fechados”, disse.

O presidente do tribunal da Conmebol ainda disse não acreditar que o Corinthians será punido pelo fato de que quatro torcedores acompanharam, no último dia 27, no Pacaembu, a vitória por 2 a 0 sobre o Millionarios, da Colômbia. Eles conseguiram entrar no estádio amparados por liminares obtidas na Justiça horas antes do confronto e contrariam o próprio desejo do clube, que pediu para que os corintianos respeitassem a punição de atuar com os portões fechados.

“Pelo que acompanhei, o Corinthians tentou ao máximo evitar a entrada dos torcedores. Se manifestou no processo pedindo o cumprimento da Conmebol e também não estimulou esses torcedores. E quatro torcedores no estádio não fazem diferença”, disse Viera da Rocha.

Ainda sem saber se poderá contar com os seus torcedores no Pacaembu e em partidas fora de casa nesta Libertadores, o Corinthians voltará a campo pela competição nesta quarta-feira, contra o Tijuana, no México, pela terceira rodada do Grupo 5.

Comentários:

Não acredito na insistência da Confederação Cucaracha em manter a punição ao Corinthians. 

Por vários aspectos. Primeiramente, o Corinthians não provocou o incidente. Não era o responsável pelo estádio, nem pelo acesso dos torcedores, nem tão pouco à segurança destes torcedores no local.

Nas partidas realizadas sob nosso mando, aqui no Pacaembu, o Corinthians se  cerca de todos os cuidados, todos os pormenores são minuciosamente observados pelo clube, além da maciça presença da Polícia Militar e seguranças contratados pelo clube.

Outro aspecto que pesa consideravelmente na decisão de amanhã é a inevitável pressão dos patrocinadores do evento. O prejuízo gerado pelos portões fechados na última quarta-feira foi enorme.

O fato dos torcedores terem obtido e feito uso de uma liminar para assistir a partida deve pesar menos ainda. 

Até o momento não se falou em punição ao mandante da partida, o San Jose, responsável pelo espetáculo.

Tivesse a partida sido realizada no Pacaembu e ocorrido fato semelhante, certamente o estádio já estaria interditado. Mesmo que não fosse por ação da Confederação Cucaracha, o Ministério Público, Federação, Confederação ou qualquer outro advogado de porta de tribunal já teriam solicitado a interdição do estádio municipal para partidas do Corinthians.

Acredito que no máximo será aplicada uma multa e o torcedor corinthiano poderá voltar a frequentar o estádio e assistir tranquilamente aos jogos do seu clube de coração, sem precisar recorrer a liminares.

E você, acredita em hipótese de mais punições ?

Anúncios

19 Responses to O que esperar do julgamento na Conmebol ?

  1. Filipe disse:

    Se aplicar multa em forma de dinheiro a sra conmebol que vai embolsar a grana??? Quer dizer q ela q foi prejudicada, a familia do menino e o Corinthians não???

    Curtir

  2. AndersonII disse:

    Toda pessoa de bom senso e “honesta” em suas opiniões, sabe que levar o sinalizador para o campo foi uma grande besteira, e, toda pessoa “honesta em opinar”, sabe que foi um A C I D E N T E.

    O cara que manuseou aquela merda não sabia mexer com o aparato, e o disparo foi A C I D E N T A L.

    Está errado levar? Sim. Torcedores acobertaram? sim. porém porra!! porque esses jornalistas de bosta não mencionaram uma só vez que foi acidente?

    Abusam de nossa inteligência, com esse papo de CRIME!!

    Eles sabem, todos eles, que foi um desastre, mas omitem isso propositadamente.

    Defendam a punição, tudo bem, porém negar que foi um acidente, os desqualifica a todos, logo de cara.

    Me espanta uma pessoa, aparentemente inteligente como o Juca Kfouri, não achar que foi um acidente.

    Ele sabe que foi um acidente, e não diz. E se não diz, é porque dissimula, e isso desqualifica qualquer julgamento que fizer.

    Estou enojado dessa história.

    Curtir

    • Martelli disse:

      Penso como você. Por mais trágico que tenha sido foi um acidente.

      Curtir

    • Wilson Timão disse:

      Qualquer pessoa com um mínimo de bom senso vê que foi um acidente. Foi um evento inesperado e indesejado que é o que tipifica um acidente.

      Se forem investigar a análise da causa deste acidente chegarão à conclusão que o Corinthians não teve participação nenhuma no evento, afinal o mando de jogo e a responsabilidade pela revista dos torcedores eram do clube boliviano.

      Se o resultado da negligência do policiamento era previsível e eles não tomaram as precauções necessárias pela evitá-la, são os policiais que tinham a incumbência da revista, o clube mandante e o autor acidental do disparo os responsáveis pelas consequências.

      Curtir

    • Jorge Xavier disse:

      Acidente com morte é homicídio. Pode ser culposo ou doloso.

      Você dizer que “foi uma grande besteira levar o sinalizador e todo o resto foi A C I D E N T E “, isso sim é um abuso da inteligência do leitor.

      ALGUÉM MORREU DEVIDO A OUTRO ALGUÉM TER ACENDIDO UM SINALIZADOR.

      Não interessa o que sua mente fanática tente escrever. ISSO É HOMICÍDIO (culposo ou doloso). E assim é UM CRIME.

      Não é culpa do clube nem da torcida como um todo.

      MAS É UM CRIME SIM.

      Caia na real, seu mané!

      Curtir

  3. Celso 1° disse:

    Dessa comemBOSTA pode vir qualquer coisa

    Curtir

  4. Múcio Rodolfo disse:

    A impressão que dá é que na briga de Montvideo só participaram torcedores do Velez. Eu gostaria de saber qual vai ser a reação do clube que um dia calou o Panetone. Vão reagir ou vão aceitar a punição conquistando assim a simpatia da nossa mídia esportiva? Eu já me enganei achando que a entidade não puniria o Corinthians por não ter moral alguma. Errei. A punição veio e foi pesada. Isto não refuta o fato dela continuar sem moral. Diante do que foi feito com o Velez, o máximo que pode acontecer com o Corinthians é ter sua pena reduzida ao nível do clube argentino: poder jogar os próximos compromissos em casa com torcida e não ter torcedor nos jogos fora. Diante de todo esse quadro, bem que o clube poderia lembrar que o futebol não se resume a Cucaracha Cup

    Curtir

  5. Edilson Coringão disse:

    Essa punição ao Velez tem a clara intenção de respaldar a pesada punição ao Corinthians, que será, no mínimo, mantida.

    Curtir

  6. Gigi disse:

    Será que agora acaba a choradeira? Velez punido tambem.. Sera que a punição de uma morte será a mesma de uma briga? Essa punição do Velez foi ruim para o Corinthians

    Curtir

  7. Luís Carlos disse:

    Eu estava torcendo por uma pena mínima, que pra mim seria a exclusão do clube na competição.

    Mas a conmebol já está mostrando pelas penas já impostas (forçosamente, para disfarçar) que a pena principal é DINHEIRO e a pena secundária é alguma suspensão de qualquer coisa.

    Se fosse pra chutar, chutaria a extensão da pena já imposta antecipadamente sem direito de defesa até o fim da competição, mais alguns milhares, ou até milhões, de doletas.

    Curtir

  8. Magrão disse:

    “Mendonças”: Partiu, Buenos Aires!! Acho que vem mais 2 jogos sem a fiel!! Palpite.

    Curtir

  9. Marco ACT disse:

    Acho que nos jogos fora de casa será vetada a disponibilidade ingressos para nossa torcida. Haverá aplicação de uma pesada multa. Não creio que continuara a punição de jogar com portoes fechados

    Além disso espero que o San Jose sofra punição, o estadio era de responsabilidade deles

    Curtir

  10. AndersonII disse:

    Estou torcendo para a Commenbol manter a punição para mais jogos com portões fechados, e uma enxurrada de ações de torcedores na justiça, entrando no estádio.

    Estou de saco cheio dessa comebosta sãopaulina.

    E o melhor de tudo, é ver o Furado e Cia, aplaudindo o ditador Leoz numa boa.

    Moralizador de araque!!

    Curtir

  11. Silvinho e nação corinthiana!!

    Depois da punição ao Vélez divulgada hoje, estou meio apreensivo…

    Imponer al Club Atlético Vélez Sarfield una sanción principal de jugar su próximo partido como local a puerta cerrada. La sanción se cumplirá en el juego que sostendrá ante Peñarol, el próximo 12 de marzo en la ciudad de Buenos Aires.

    Otra medida adoptada señala que el Club Atlético Vélez Sarfiled, tiene prohibido vender entradas a sus aficionados para los partidos que dispute de visitante en la Copa Libertadores, inclusive hasta la fase Semifinal. Igualmente se prohibe a los restantes clubes de la competición la venta de entradas al Club Atlético Vélez Sarfield o a sus aficionados hasta la final, en caso de que el club expedientado se llegase a clasificar.

    O Vélez vai jogar uma em casa com os portões fechadas e até a FINAL sem torcida nos estádios adversários se chegar até lá…

    Você acredita que a nossa punição será somente um jogo, o que passou? Tenho meus temores… e “acho” que até o final também ficaremos proibidos de comparecer nos jogos fora de casa…

    VAI CORINTHIANSSS!!!

    Curtir

  12. Évelin disse:

    Silvio, acabo de ler que a Conmebol puniu o Velez em decorrência do incidente ocorrido na partida contra o Peñarol com um jogo de portões fechados! Ou seja, puniu novamente somente o visitante e não o mandante, responsável pela segurança!
    Por essas e outras não acredito muito que revertam a punição do Corinthians!

    Curtir

  13. Rogério disse:

    Silvinho, o mais importante é a punição ao assassino. Isso não pode passar em branco, como também uma punição ao San Jose, até agora nínguem da Conmebol falou nada a respeito.

    Curtir

  14. Pedro Henrique disse:

    Só pra acrescentar aqui, a Conmebol puniu o Velez com um jogo e mais 100mil dolar pela briga naquele jogo! Mostrando que talvez não esteja mais de brincadeira!

    Curtir

Amigo, faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: