Libertadores ? E o Paulistão

Con-me-bol.

Nos últimos dias só se leu, só se ouviu, só se escreveu e só se falou nesta tal confederação soberana cucaracha.

Pergunta: sem recorrer aos sites esportivos, na lata, de cara, você saberia dizer qual é a colocação do Corinthians no Paulistão 2013?

Ocupamos a 8ª colocação, caros amigos.

Oitava!

Atrás dos bambis, do Mogi Mirim, da Ponte Preta, do Santos, do Botafogo, do Linense e até da porcada.

A diferença de pontos entre nós e o líder do certame, os bambis, são 7 pontos.

Nosso desempenho até o momento no Paulistão 2013 é sofrível.

Em 10 jogos, apenas 3 vitórias, 6 empates (!) e uma derrota, um aproveitamento de 50%.

Muito pouco para um time, para um clube da nossa grandeza.

Paulistão é coisa séria, tem a rivalidade entre os times da capital, tem o prazer de conquistar uma competição como esta.

Ou não?

É certo que nas 3 primeiras rodadas disputamos as partidas com o nosso time “C”, recheados de jogadores do naipe de Weldinho e Nene Bonilha.

Mas mesmo assim, é muito pouco o que fizemos até agora nesta competição.

Amanhã o jogo é contra o Ituano, quase na zona de rebaixamento, no Pacaembu, diante da torcida.

Jogo pra tirar a barriga da miséria, vencer bem, com gols.

Vai Corinthians!

52 Responses to Libertadores ? E o Paulistão

  1. Gabriel disse:

    Acho uma ingenuidade ficar defendendo o paulistão nesta fase de classificação…obvio que o time irá se poupar, jogará sem vontade e priorizará a libertadores. A culpa é o regulamento estupido que exige 19 rodadas inúteis pra decidir em apenas um jogo. Tem que jogar com time misto mesmo, sem contar que a federação nos boicota.
    Libertadores é prioridade, temos que fazer os nove pontos nestes últimos jogos pra nos classificarmos bem e decidir em casa. Quando começar o mata mata do paulistão, ai sim, podemos cobrar.

    Curtir

    • L u c a s disse:

      Eu gostava mais do Corinthians quando todo jogo era jogo e defendiam a camisa sempre, sem importar o campeonato ou o adversário. Pra mim entrou em campo vestindo o manto tem que vencer e comer grama. Isso sempre foi Corinthians!!!

      Curtir

  2. carlos disse:

    o paulistinha tem que acabar , ou o corinthians deveria abrir mao de jogar esse campeonato , nao tem mais cabimento essas competições estaduais, torço pro corinthians nem se classificar , so de raiva e como forma de protesto

    Curtir

  3. AndersonII disse:

    E eu acreditava nessa ” coisa” chamada William Aarão.

    Curtir

  4. paulomonteiro disse:

    Reblogged this on BLOG DO PAULO RICARDO MONTEIRO.e comentado:
    A neura continua forte, os clássicos regionais ficaram em 2° plano no brasileirão e paulistão….

    Curtir

  5. Déborah-Holanda disse:

    Corinthians não pode mais perder e nem empatar no paulista e muito menos na libertadores.Tem que ganhar ,senão ficara fora das duas competições.Com um elenco milionário ja passou da hora de ganhar desses timecos.Imagina 6 empates no paulista! o que é isso? ja passou a nuvem negra que pairava sobre o Timão,desde aquela tragédia na Bolívia.Agora vamos jogar bola .O futebol do Corinthians desse ano esta devendo muito.

    Curtir

    • Ernesto de Minas disse:

      Vc por aqui ?
      Como consegue postar no Cosme ? Eu tenho sido censurado; tudo que escrevo ele não publica.

      Curtir

  6. Avner disse:

    Tá aí uma coisa que precisava ser mais comentada e discutida no Pq. São Jorge! Até entendo a importância de voltar todas as forças pra Libertadores, pela questão de sermos os atuais campeões, manter a competitividade, defender o título e coisa e tal. Acontece que não entendo essa afobação exagerada na Libertadores enquanto o Paulista todo é deixado de lado! Amanhã por exemplo, do time de cima ou pelo menos dos que já foram irão atuar somente Chicão, que ainda tá voltando, Emerson e Jorge Henrique, talvez o Cassio. Mas esse lance todo aí de poupar jogador tá virando uma bola de neve, que pode comprometer nosso futuro na competição regional.
    Sempre fui contra priorizar somente uma competição, mesmo na época em que ainda não éramos campeões da Libertadores. Na minha opinião deveríamos entrar e competir em todo e qualquer campeonato, jogo a jogo, pra valer. Nisso tudo é que eu costumo pedir o lema “Aqui é Corinthians!”, pois devemos jogar pra valer em tudo, jogo por jogo, pensar no presente, mas com inteligência, que daí, seja qual for o título, vai ser mera consequência.
    No Paulista somos hegemonia, sempre fomos! Não pode ser deixado de lado assim de uma hora pra outra. Estamos em oitavo, e atrás de todos os rivais! Ainda mais agora que possuímos, mais do que nos anos anteriores um excelente elenco, com peças de reposição e mais importante ainda, com entrosamento, time montado. Tudo isso graças a um bom planejamento da diretoria em dar continuidade a um técnico. De que adianta possuir tudo isso se no momento estamos na linha do “poupar jogador, priorizar competição, etc.” ?? Vale lembrar que o tal do “início de temporada” já passou. Já iniciaremos os jogos de volta da primeira fase da Liberta e o Paulistão já foram 10 jogos, com 02 dos maiores rivais já jogados, faltando somente os bambis. Então já passou da hora de acordar!

    Curtir

    • AndersonII disse:

      Me desculpe. O time chegou na sexta, com viagem de 14 horas, e 5 de fuso, e na quarta tem a volta.
      Você acha sensato colocar o time inteiro contra o Ituano?
      Em um campeonato que classificam 8.?
      Só para ” prestigiar” o nosso “amigão” Del Nero?
      Nem fu….

      Curtir

      • Avner disse:

        Não to dizendo que tem que ser nesse ou naquele jogo. Lógico que existem exceções, como é o caso, em que tiveram mais horas de vôo do que de treino e recuperação. Mas se o Corinthians só empata esse jogo já estamos fora dos 8, dependendo da porcada, o que seria uma vergonha! Pensar dessa forma aí, levar com a barriga a ideia de que “passam 8 mesmo..” é errada para nossa grandeza de clube. O que quero dizer: é obrigação nossa estarmos que seja entre os 04. Meu comentário acima foi de total concordância com o Silvinho pq de um modo geral, nosso desempenho no Paulista tá ruim. Então sim, se fosse necessário, colocaria o time todo. Pato e Romarinho estiveram no México e jogaram hoje, oras. Lembre-se que somos e sempre fomos time de ponta, classe A no Brasil, portanto, pega muito mal ficarmos aqui só na zona de conforto de um torneio regional. P. ex., Os bambis são líderes do Paulista e querem mais do que tudo outra Libertadores pq se dizem “tradicionais” e blá blá blá, adoram falar isso, mas tão jogando na mesma pegada em ambas as competições. Só por azar e falta de competência é que estão piorzinhos na Liberta, acontece, mas estão em 2º no grupo deles. PQ é que nesse momento nós, que temos time e elenco superiores a eles, temos de nos contentar em manter esse oitavinho/sexto lugar?! Outra questão fundamental, até esqueci de destacar no meu comentário anterior, está na própria atitude dos jogadores em relação a tais jogos regionais. Tropeçamos contra Santos, São Caetano e Palmeiras, em todos eles com a equipe titular, começando o jogo melhor, domindando o adversário, mas seja por perda de chances claras de gols ou por cedermos demais, acabamos deixando escapar 03 pontos fáceis em cada. Faltou mais determinação. Por isso digo que já passou da hora de acordar e que deve haver intensidade nas duas competições.

        Curtir

    • Múcio Rodolfo disse:

      Tem de haver um equilíbrio. Em 95, o Eduardo Amorim andou colocando o time misto para atuar em algumas partidas, mas porque o time estava na reta final da Copa do Brasil e porque com a pontuação acumulada o time já estava praticamente classificado para as finais. O Mano fez o mesmo no campeonato brasileiro de 2009. O que não pode é ficar poupando o tempo todo. Como eu disse num comentário anterio anterior, por enquanto eu estou tranquilo, mas se o time não abrir o olho periga chegar na ultima rodada precisa de resultados alheios e ai tem uma enorme probabilidade de se repetir o que aconteceu em 2010. Isto sem contar que priorizar determinada competição é um risco muito grande. Em 1999, o Chiqueirense entrou com o time misto contra a gente na primeira partida da final…Ma e se eles perdem a Cucaracha? E por fim, não dá para poupar todos os jogadores titulares quando o adversário é um Tachira da vida.

      Curtir

  7. AndersonII disse:

    Vocês sabiam que o portal do R7 dos bispos, é parceiro da Gazeta Esportiva do Flávio Bambi Prado?
    Entrem no portal, R7, cliquem em esportes, e no simbolo do corinthians (ou do Santos, SPFC etc), e vão em noticias.
    Cliquem no link de qualquer uma delas, e serão direcionados para o site da Gazeta Esportiva net.
    Explica muita coisa não?

    Curtir

  8. Múcio Rodolfo disse:

    Em 1995, o Corinthians se classificou em sétimo ou oitavo lugar. Me lembro da bambizada dizendo que estávamos lascados porque tinhamos caida na chave da Portuguesa (a sensação daquela temporada) que tinha um ponto de vantagem. O fim da história todo mundo sabe. Eu acredito que chegando em oitavo a única desvantagem que teremos é de jogar na casa do adversário, mas com o time que temos dá para compensar tal desvantagem. Por enquanto (POR ENQUANTO) estou sossegado.

    Curtir

  9. Celso 1° disse:

    No último jogo, assim como em muitos outros,a culpa é do treiniero que foi pra empatar e acabou perdendo o jogo.
    O time ataca pouco, só fazem marcar, INNACEITÁVEL ISSO!
    Pato jogou de lateral esquerro, um craque desses fazendo papel de defensor.

    Isto sem falar no “ZAGUEIRÃO” Paolo Guerreiro

    Aos que não aceitam criticas ao treineiro (inclusive muitos que o criticavam antes pelo mesmo motivo que critico agora, mas simplesmente não criticam mais, poi o tite virou um anjo, assim como parecia ser Felipão nos porcos), digo que embora tenha ganhos títulos, ele subutiliza o elenco, jogamos menos do que podemos, perdemos vários títulos por causa desta caganeira. Com tudo o que o corinthians oferece a um treinador, ganhar é quase sempre obrigação.

    Que num futuro próximo o corrinthians(que tende a ter super elencos daqui pra frente) tenha um treinador forte, sem caganeira, proporcional a nossa grandeza!!!!!!!!!!!!!!!!
    MESMO COM TREINADOR FRACO, VAI CORINTHIANS!!!!!!!!!!!

    Curtir

  10. Jose eduardo disse:

    Com alegria percebo algum movimento , talvez ate orquestrado, nao importa; para que o torcedor volte-se novamente para os campeonatos regionais e de nivel nacional.
    É importante tambem é dimensionar as coisas. A Libertadores é importante..por que? Um ” Passaporte para o mundial Intercubles? ou é uma Copa dificil e realmente almejada?

    Nao sei se foi feito algumas consultas, mas qual o titulo mais importante para o corinthiano?? 54- 77- 2000(PrimeiroMundial)2011(Penta) 2012(Libertadores) 2012( Bimundial) Logicamente ira entrar um componente geracional na pergunta,mas deixando isso de lado qual o mais importante para o torcedor corinthiano de hoje.

    Saudaçoes Corinthianas-Vai Corinthians.

    Curtir

    • Wilson Timão disse:

      Em 54 o título do 4º Centenário foi importante, mas o Corinthiano estava acostumado a ser campeão todo ano. Esse foi o único que não estava lá. (não era nascido)

      77 para mim foi o mais emocionante.

      2000 estávamos talvez com o melhor time da nossa história conquistamos o primeiro e mais difícil de todos os Mundiais com as fantásticas equipes de Vasco, Real Madrid e Manchester United.

      90, 98, 99, 05, 11 todo campeonato Brasileiro é importante.

      Libertadores invicto e Bi-Mundial esses para mim são os mais importantes, foi o Cala Boca geral prá cuspir e esfregar na cara de todos os anti e de alguns “corintianos” também.

      Curtir

      • Múcio Rodolfo disse:

        Só por ouvir dizer…..Eu ainda acho que o time dos anos 50 o melhor. Campeão de tudo o que tinha para se ganhar. Com jogadores de nível de seleção que só não eram convocados porque a cariocagem era forte. Time para se campeão, bi, tri desta Cucaracha se ela existe na época. Time que fez bonito numa excurssão pelas “zoropa”.

        Curtir

        • Wilson Timão disse:

          Já pensou em ver a dupla Servílio e Teleco dos anos 40 ou a linha de Claudio, Luizinho, Baltazar, Carbone e mais um dos anos 50.

          Tenho um amigo de buteco, seu Raul, que não cansa de contar as histórias dessa época. Ele disse que Rafael e Paulo Tanque também faziam chover.

          É uma pena não ter imagens dessa época.

          Curtir

          • Múcio Rodolfo disse:

            Wilson Timão….Se tivéssemos imagens dos anos 40…..O futebol seria visto de outra maneira…..Sei lá…Creio que certas monarquias seriam contestadas

            Curtir

        • Marco ACT disse:

          Se tivesse Libertadores na decada de 50 era certo que a gente tinha ganho alguma, nosso time na primeira metade da decada era forte demais

          Curtir

    • Cesar disse:

      A importância de um título se dá muito mais em função da circunstancia em que é conquistado do que pelo torneio em si.

      Assim, pela circunstância, na minha opinião Libertadores 2012 e Paulista 77 estão num mesmo patamar de importância para o Clube.

      Curtir

  11. Mauro Oliveira Ben Yosef disse:

    Mas jogaremos com os reservas de novo… Os titulares vão se poupar pois viajar naqueles aviões confortáveis é muito complicado. Legal mesmo é o metrô, o trenzão, os busões da vida todos parecendo latas de sardinha e tudo isso em um trajeto de até 6 horas por dia, 6 vezes por semana quando não 7…

    Curtir

  12. Em 2012 já foi assim, time disputou pra valer apenas 16 jogos durante todo o ano.

    Eu não tenho duvidas de que esse time quando quer correr, não tem adversario na america do sul pra ganhar da gente. Quando não quer, perde até pros reservas do SP. Mas é pena que o time jogue em alto nivel apenas algumas partidas durante o ano e sem cobrança nenhum por isso

    Curtir

  13. Carlos Amaral disse:

    – O Boca perdeu ontem em casa, com Martinez , o “perseguido” por Tite , em campo.
    – O time da lavanderia da assistência médica, vai descansar o final de semana pois foi eliminado da Taça Guanabara pelo “fortissimo” time do Vasco.
    – O time do “professô” também vai descansar , e pelo segundo final de semana consecutivo, pois foi eliminado do “poderoso” campeonato gaúcho em seu primeiro turno.
    – O time da Vila Sônia não conseguiu passar pelo timaço do Arsenal da Inglaterra(ou será o da Argentina?) depois de ter suado bicas para bater o STRONGEST, time que perdeu ontem a 21a partida consecutiva longe da altitude em jogos da Cucaracha Cup. Tem 4 pontos, e joga duas foras de casa no segundo turno da atual fase da competição
    – Do time da Turiassu dá dó comentar qualquer coisa.
    – O time do Cuca, vai descansar o final de semana pois já disputou “esgotantes” 3(três) partidas no Campeonato Mineiro e a Federação local decidiu apoiar a preparação de seu filiado para o jogo na altitude de La Paz. Aqui, nossa Federação marca clássicos antes de nossas viagens.
    – O time da baixada, mesmo dedicado exclusivamente ao Paulistão e com todos os erros de arbitragem a seu favor, está em um “espetacular” quarto lugar.

    Tirando o time da baixada, me parece à distância que os técnicos desses times estão em paz com suas torcidas.

    – O Campeão Mundial Corinthians começa a preparação por último, sofre em média 30 faltas por jogo com conivência de arbitragem e silêncio namídia, joga em campo sintético não homologado pela FIFA na viagem mais longa da história da Cucaracha Cup e com fuso de 5 horas de diferença , joga sem torcida e abalado psicologicamente pelo incidente em Oruro, perde dois jogos com influência da arbitragem , tem clássicos marcados “coincidemente” antes de TODAS viagens na Cucaracha Cup e tudo isso é considerado apenas como “desculpas”.
    Afinal de contas o time só foi campeão com Tite graças à torcida, à sorte, à estrutura , ao Lula, ao raio que o parta.
    E ainda tem gente que tem raiva de jornalista esportivo….

    Curtir

    • O Dani L disse:

      Belo ponto de vista. Memoria de torcedor é curta mesmo. E ainda pode incluir nesses seus argumentos os saudosistas do Alex e do Jacare.

      Fala serio.

      Curtir

      • Ernesto de Minas disse:

        Não conheço um só corinthiano com saudade do JCaré; talvez a mãe ou a esposa dele.
        Já o Alex foi importantíssimo no BR-11 e na LA-12; não dá prá negar isso.

        Curtir

    • Zé Carlos disse:

      PERFEITO seu ponto de vista!

      Curtir

    • Marcos disse:

      Belissímo comentário….

      Curtir

    • Wilson Timão disse:

      Belissímo comentário…. (2)

      Curtir

    • Fabio Silveira disse:

      Carlos Amaral…CONCORDO MESMO com suas observações em relação ao Corinthians….com os outros times, ESTOU CAGANDO E ANDANDO pra eles! Que se dane!

      Apenas não podemos cair na pilha da imprensa, eu sei! Resumindo, nenhum time está essa maravilha toda e a imprensa só quer plantar crise aqui!

      PORÉMMM, CONTUDO, TODAVIA…temos que admitir que Danilo e Paulinho não voltaram de férias ainda! É fato! Renato Augusto…ainda é dúvida, porque não é possível que ele joga esse futebolzinho de merda!

      E tem mais: o posicionamento da defesa tem que ser treinado à exaustão nas bolas paradas…pois todo cruzamento é um sufoco com as saídas ridiculas do Cassio e a região da 1ª trave, é uma peneira! Todo mundo cabeceia livre (bragantino, porcos e tijuana).

      Ah! Enquanto tivermos Danilo e Renato Augusto em estado de lesera total, o JH não pode faltar! Pois ele corre e marca por 2!

      Curtir

      • Carlos Amaral disse:

        Concordo com suas observações, Fábio. É fato que o time está jogando abaixo do que pode e essa bola cruzada na área está uma verdadeiro terror. O que reforço é que não é motivo para achar que tudo está errado e que o Tite não presta mais(para alguns, nunca prestou).

        Curtir

    • Marco ACT disse:

      Pois é, vejo pessimismo exagerado em muitos comentários. O time pode jogar muito mais do que esta apresentando mas vejo a equipe no caminho certo e confio demais nesse grupo e comissão tecnica

      Curtir

    • Roberto disse:

      Carlos
      Grande parte de torcedores, são bi-polares.
      Quando o time esta bem…é uma maravilha, quando tem uma queda de rendimento , nada presta.
      Infelizmente , é a falta de cultura do Brasileiro.
      Isso , reflete de um modo geral em tudo.
      E acredito que isso nunca vai mudar
      Se ao final do ano, o time repetir o feito do ano passado, esses bi-polaress, mudam de opinião.
      Por isso quando leio alguns comentarios aqui, a unica coisa a fazer é rir….

      Curtir

  14. jnmoreno disse:

    Não creio que seja jogo fácil amanhã, pois o Tite já disse que vai com o time reserva. Eu acredito na vitória, mas é bom se preparar para sofrer.

    Curtir

  15. valdir disse:

    Não tem desculpa essa colocação no paulista,pra quem ficou falando que tinha o maior e melhor elenco do Brasil,cade os
    resultados?Eu só to vendo muita conversinha,muito blablabla,
    do tite e dos jogadores.Agora na pratica que é bom,nada!
    Olha os bambis,estão disparados na frene com1 jogo a menos
    e estão na libertadore também.Até parece,que só o SCCP tá
    jogando a libertadores.Chegou a hora desse time mostrar em
    campo!

    Curtir

    • LENO disse:

      Só pra te lembrar, os bambichas tem dois jogos foras pela Cucaracha Cup, um perto das nuvens e outro contra o time que ele empantou em casa, Sarandi kakakaka. E tem o embalado AM em São Paulo. Acho que não vai nem precisar secar… hahaha, SOBERANO KAKAKAKA, acho que vai ter muita “minina” chorando daqui uns dias kkkakakkaak

      Curtir

  16. Roberto_sccp disse:

    Tem elenco para disputar as duas competições tranquilamente, salário em dia, tranquilidade e estrutura para desenvolver um bom trabalho, mas a realidade é que não estão jogando nada, os motivos quem teve explicar é o treinador.

    Curtir

  17. Luís Carlos disse:

    A torcida preza e sempre prezou pelo paulistão e pelo brasileirão. Os jogadores e comissão técnica, ao que parece, a mando da diretoria, que só levam a sério a disputa com índios. Prova é a humilhação que o clube está se expondo para conseguir o “favor” da conmebol em deixar o clube disputar suas competiçõezinhas. O paulistão é considerado um estorvo, já que “jogar quarta e domingo” é desumano e os jogos de quarta sempre são os mais importantes. O brasileirão é importante apenas se for necessário para conseguir uma vaga para a outra competição. Se o clube já estiver com sua vaga garantida, o período é utilizado para tirar férias.

    E o pior de tudo é o discursinho ensaiado.

    Quem precisa estar focado no paulistão são os jogadores, comissão técnica e dirigentes. Os torcedores estão sempre focados em qualquer campeonato, independentemente do nome que carregam. É só examinar o pacaembu para comprovar.

    É uma questão de diretriz do clube. A torcida sempre cumpriu seu papel. E sempre cumprirá.

    Curtir

    • AndersonII disse:

      Pode até ser. Mas eu gostei pá caráleo de termos privilegiado essa porra de cucaratcha.
      Ao contrário de você, acho que foi uma beleza concentrarmos força nessa merda que era motivo das chacotas irritantes.
      :
      Nunca serão? Chuuuuupem!!!

      Curtir

      • valdir disse:

        É isso mesmo,por mais paulista,copa do brasil ou
        brasileiro que o SCCP ganhasse, sempre ia ter
        essa encheção de saco,se não ganhasse essa
        merda de cucaratcha!

        Curtir

      • Luís Carlos disse:

        Se eu tivesse certeza que agindo dessa forma o time seria sempre campeão e que os salários dos jogadores seriam reduzidos pela metade também aceitaria prorizar somente o paulistão.

        Acho que a maioria dos times cucarachos não aguentariam mais que um ano de primeira divisão no brasileirão. Sei lá, acho que dá pra conciliar as duas coisas com o elenco que a gente tem. Nossa folha de pagamentos foi de 105 milhões no ano passado. Teria que ser de 210 milhões para jogar quarta e domingo? Os times grandes da europa disputam dois torneios simultâneos, em geral com todos os seus jogadores, e não vejo tanta choradeira assim. As distâncias são menores, mas se você tomar um sussega-leão de responsa dorme no México e só acorda aqui. É que tem gente que cansa dormindo também…

        Curtir

    • Avner disse:

      Excelente ponto de vista!

      Curtir

  18. Cesar disse:

    Vencer OK, mas com muitos gols? Esquece… o time não chuta a gol! Se tudo for como sempre, vão pressionar os 20 primeiros minutos, fazer 1 gol e tentar “administrar” esse resultado.

    Curtir

  19. maurício disse:

    Falou tudo.

    Curtir

    • andre rish disse:

      Chutar a Gol, isto é coisa que não existe para esse time. O Tite proibe isto!! Faz parte do padrão tático, é só marcar marcar e marcar… o adversário, somente.

      Curtir

      • Roberto disse:

        Voce ja ouviu algum entrevistra dele, poribindo chute a gol?
        Ou voce é daqueles que é maria vai com outras, não tem opinião?

        Curtir

        • andre rish disse:

          Roberto, vc é cego ou precisa urgente de um exame de vista. O cara que recua o time todo quando faz um golzinho está pedindo para alguém chutar? Jà contou quantos chutes a gol do time dá por jogo? E vc é do tipo que concordar com os outros é não ter opinião? tá mal hen!!!

          Curtir

  20. Jair disse:

    Como somos o maior vencedor do Paulistão, a mídia já se apressa em desmoralizar e rebaixar a importância do torneio. Que existe o problema de qualidade dos clubes do interior (pelo menos a maioria), que a participação dos empresários nesses clubes de aluguel é prejudicial, não temos dúvida. Mas, pela nossa tradição, temos de vencer. Vai Corinthians!

    Curtir

  21. Italiano disse:

    ..chega de se polparem , sangue nos olhos….

    Curtir

Amigo, faça seu comentário