Esta também é a minha opinião

Editorial da Rádio Bandeirantes sobre a situação do 12 corintianos presos na Bolívia:

Os 12 brasileiros mantidos numa prisão do interior da Bolívia, desde o final de fevereiro, são vítimas de uma flagrante aberração jurídica e do desrespeito aos mais elementares princípios humanitários.

Acusados genericamente pela morte lamentável de um jovem durante um jogo de futebol, estes torcedores do Corinthians estão abandonados nas celas, sem culpa formada, sem provas consistentes e, o que é pior: sem que seus advogados tenham sequer acesso aos autos – se é que existem autos formalizados. E mais: esta situação absurda pode durar dois anos.

Ninguém seria contra a condenação de um culpado por métodos adequados e civilizados, mas este processo selvagem de encarceramento, baseado numa acusação coletiva imprecisa, em total afronta ao direito universal e ao pacto de San José de Costa Rica, do qual a Bolívia é signatária, revolta e deixa chocado o nosso país.

As autoridades de Brasília pouco fazem, além de frases diplomáticas nada convincentes.
Os brasileiros indignados exigem ação, pressão corajosa sobre o governo da Bolívia, em nome da dignidade humana.

Esta é a opinião do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

* E também a minha opinião

Anúncios

31 Responses to Esta também é a minha opinião

  1. Múcio Rodolfo disse:

    Bom. Teve um perito que analisou as imagens e constatou que nenhum dos doze disparouo artefato que vitimou o Kevim. Acreditar que 12 pessoas tiveram participação na tragédia, é acredtitar em conspiração ou coisa parecida. Diante deste detalhe, o governo brasileiro através de seu corpo diplomátitco tem obrigação sim de lutar perante ao governo boliviano pela libertação deles. Com relação a tal indenização, eu queria ver a imprensa cobrar isto do San José, pois não fosse a negligencia na revista, a tragédia poderia não ter acontecido. Até a Comembosta tem culpa no cartório e se faz de desentendida.

    Curtir

  2. Marcão de Londrina - PR disse:

    Silvinho, hoje li na coluna do Cláudio Humberto que a abertura da Copa será em Brasília e não na Arena Corinthians…
    O título era:
    “Nem Lula salva a abertura da copa em São Paulo”
    Que a Dilma e Alckmin não farão nada para impedir isso…
    Acredito na notícia, ou ele especulou???
    Ele acerta QUASE sempre…
    Não me interessa abertura, mas o estádio…
    Isso influencia?
    Ou voltará ao projeto normal, 48000 lugares, e nada da parafernália da FIFA que não usaremos nunca mais?
    Está sabendo de algo por ai?

    Curtir

    • Cesar disse:

      Eu não daria crédito a informações vindas de um camarada que foi assessor de imprensa do “digníssimo” ex-presidente Fernando Collor de Melo.

      Curtir

  3. andre rish disse:

    cadê os senadores gardenal e o aloísio nunes, esse dois fdps? Por que não vão falar de direitos humanos para a situação dos corinthianos presos ilegalmente e ficam defendendo esses indios que invadiram o Brasil ??

    Curtir

  4. andre rish disse:

    a canalha do governo federal e do congresso, com o pastor feliciano, não vêem isto como um atentado ao povo brasileiro. O que tem preso lá ‘são corinthianos’, como já vi e ouvi essa canalha sórdida dizer. O deputado Capez fez um relato pormenorizado da situação totalmente irregular da prisão dos 12 e não conseguiu sensiblilizar ninguiém. Mas a canalha do PT não fará nada contra o companheiro Morales, como não fez nem quando o cara tomou na mão grande a refinaria da Petrobras. Mas as eleições estão aí e povo da República Popular do Corinthians vai se lembrar disto, mas vai mesmo!!

    Curtir

  5. Cesar disse:

    Ao invés dessas entidades de Direitos Humanos ficarem prestando favores ao PCC, defendendo inexplicavelmente estupradores, pedófilos e outras aberrações do tipo, poderiam se mobilizar contra esse julgamento sumário e sem direito de defesa ao qual esses 12 cidadãos brasileiros foram submetidos, e cumprem pena sem direito de defesa.
    Aliás, não vi nenhum representante de entidade de Direitos Humanos mexendo um dedo sequer nesse sentido; talvez estejam muito ocupados com o julgamento absurdo dos heróis que fizeram a limpeza no Carandiru.

    Curtir

  6. PAULO disse:

    ESPERAR O QUE DE UM GOVERNO PETRALHA ?

    Curtir

  7. AndersonII disse:

    Pois que mandem as duas bonecas de cera, Fan e Denilson, ir chorar mais um pouco, e derramarem as lágrimas de crocodilo.
    .
    Essa mídia, não vale uma bosta.
    E vai um recado: “Itaquerão é o …….”

    Curtir

  8. COM ESSA CUMPANHERADA DO PT NO GOVERNO – ALIADOS CARNAIS DESSE CAUDILHO CUCARACHA EVO MORALES -, OS 12 DE ORURO PODEM SE PREPARAR PARA UMA LONGA PERMANÊNCIA NO XILINDRÓ BOLIVIANO; SE NÃO FIZERAM NADA QUANDO EXPROPRIARAM A PETROBRÁS NAQUELE PAÍS, POR QUE FARIAM ALGUMA COISA AGORA, POR ESSES POBRES COITADOS QUE ESTÃO NA CADEIA? VÃO SOFRER MUITO AINDA!!

    Curtir

  9. Roberto_sccp disse:

    A injustiça é a pior coisa do mundo.

    Curtir

  10. Marcos disse:

    Perfeito, concordo em tudo!

    Tem um ai dizendo, que o Boechat foi obrigado a ler esse comunicado.

    1º O cara foi mandado embora da Globo, por não concordar com algo imposto a ele

    2º Acompanho ele quase que diariamente na BAND NEWS(melhor programa de noticias de radio) e ele já tinha emitido opinião parecida, semana passada!!

    Curtir

  11. Luís Carlos disse:

    Eu acho que não precisa matar pra ser acusado ou suspeito de homicídio, se é que alguém esteja sendo acusado ou com suspeição de homicídio. O caso da tal da Elisa, por exemplo, teve vários acusados de homicídio e nem todos mataram com as próprias mãos. Me parece que a coisa ainda está na delegacia. Ainda pode ou não ir pra justiça. E se não me engano uma pessoa foi detida e solta após prestar esclarecimentos, pois as autoridades bolivianas entenderam que ela não teve participação nenhuma.

    Também não acho que se deva criticar leis e práticas administrativas adotadas em outros países. O Brasil não é exemplo de bom fazedor de leis penais nem exemplo de boa administração penitenciária. Há um criminoso confesso aqui que não está preso e nem será levado a juri popular porque é menor de idade. Se fosse um boliviano estaria preso. Partindo desse exemplo, que país faz leis melhores? Quem tem mais respaldo para criticar quem?

    E há de se ter em conta que enquanto houver supeitas de que essas doze pessoas tiveram participação direta ou indireta no episódio, elas devem ficar detidas sim. Se atravessarem a fronteira e nunca mais voltarem ao país jamais serão punidas se for esse o caso. Todos os torcedores que foram para a Bolívia sabem que isso pode acontecer se fizerem algo de errado. Não é todo país que vai pra delegacia, bate um papo e depois é liberado. Agora, se as pessoas que lá estão não são supeitas de nada e só estão presas por motivos políticos ou para amansarem a mídia é outro papo.

    Quanto à parte diplomática, entendo que os representantes do país devem agir no sentido de garantirem aos suspeitos condições mínimas de prisão e de não terem que se submeter a nada que esteja fora das leis bolivianas. Além disso não há nada que possa ser feito.

    Curtir

    • Wilson Timão disse:

      É graças a bostas como esse Luis Carlos que inocentes são espancados, presos, torturados, condenados e…. depois… não importa… a vida desses infelizes acabou de uma forma ou de outra.. foi modificada para sempre… fato…

      QUE EGOÍSTA!!! QUE LIXO HUMANO

      Curtir

      • Luís Carlos disse:

        Colega, defendo somente a justiça. E prender preventivamente, temporariamente ou definitivamente alguém, desde que haja motivos pra isso, pra mim, é justiça. Serviria para um filho meu se fosse o caso também. Por outro lado, ficar batendo papo na delegacia e em seguida dispensar alguém que quebra coisas, que rouba, que come em restaurante e sai sem pagar, que dá paulada nos outros, que arrebenta com ônibus, que carrega arsenais de guerra para o estádio, entre outras, pra mim é injustiça.

        Eu não sou culpado pelos atos de ninguém. E se você me considera egoísta por achar o que eu acho, eu posso dizer o mesmo de você, por achar que eu devo achar o que você acha e não o que eu acho.

        E não sou dos que no dia seguinte ao incidente queria a cabeça das organizadas e agora acha que todos estão sendo injustiçados.

        Desde que não haja um fato adicional, eu acho sempre o que eu acho.

        Curtir

  12. Samuel disse:

    Depois de passagem quase dois meses colocando fogo na situação, ajudando a criar um clima horrível para os 12 presos e para toda a fiel corinthiana e o clube, agora alguns abutres começam a pousar de bonzinhos, como se nada tivessem a ver com a história.
    Bom, antes tarde do que nunca, mas o que eu gostaria mesmo é de ver a ombridade na imprensa em reconhecer que pegou pesado e que contribuiu para esse absurdo com os 12 de Oruro.
    Se eles tivessem agido com correção e isenção desde o início, com certeza a pressão sobre as autoridades bolivianas teria sido grande, e os inocentes não teriam passado nem uma semana presos.
    Mídia nojenta e nefasta.
    Mudando de assunto, mas continuando no mesmo, qual será a postura da imprensa agora que os mulambos do flamengo conseguiram certidões negativas e negociam patrocínio estatal, que já dizem que é a Caixa?
    E agora? Cadê o advogado abutre lá do sul? Cadê os tribunais gaúchos? Cadê a imprensa?
    Esse país tem hora que me dá nojo.
    Valeu!

    Curtir

    • O Dani L disse:

      O Flalido conseguiu a certidão federal que é a mais complexa e dificil de se conseguir. Ainda existem outras 5 certidões antes que eles possam assinar com alguma empresa pública. Isso é o que eu ouvi falar.

      Porém a questão que mais me intriga e que ninguém comenta é que essas certidões demoram muito tempo para conseguir o Corinthians demorou quase 2 anos para tal o Santos também. O Flalido conseguiu em menos de 3 meses.

      Mas como não é o Corinthians não vira noticia.

      Curtir

  13. CARLOS disse:

    É A MINHA OPINIÃO TAMBÉM.

    Curtir

  14. Jose Eduardo disse:

    Humildemente concordo em muitos aspectos com O Dani L e Joao:

    Ë realmente impossivel que 12 tenham sido autores do disparo ao mesmo tempo… isso éimpensavel… quanto ao oportunismo existe, certamente.Porem discrepo, ha sim,ainda que tardia uma opiniao.Quanto a espinafrada no governo brasileiro, a imprensa geral joga com o morde e assopra, de acordo com as conviniencias. E a Band nao escapa disso.
    Quando muita gente se rebelou com o fato que o SCCP , estaria pensando em acertar economicamente com a familia do Kelvin,eu achei que deveriamos ter mais paciencia,porem tudo indica realmente que o caminho mais facil e “economico” no sentido real da palavra é o acordo financeiro , realmente um acerto com dinheiro podera amenizar essa ganancia desmedida que esta sendo envolvido o SCCP. Nao podemos é ir no abava copmo torcida e querer atropelar as vias legais e tempos juridicos estabelecidos de um pais, o qual desconhecemos as leis, porem qualquer um de nós podemos vislumbrar a lentidao com que a justiça obra em determinados casos, no Brasil e em qualquer parte do mundo.”Justiça lenta, nao é justiça”. Contudo nao podemos perder o eixo, que enquanto se arma as melhores extragegias, os 12 brasileiros estao presos. O que nao posso é ver com bom olhos é a quantidade de Deputados,se metendo na questao,e gente propondo que o SCCP de dinheiro a familia, que a CBF destine a arrecadaçao dos jogos da seleçao brasileira ,talvez e considerando o beneficio da duvida é bem capaz que muitos chegaram a conclusao bem antes que tudo nao passa de interesses financeiros( grana) e resolveram abreviar a questao, e com isso liberar os 12 brasileiros detidos,Os legisladores talvez ate com boas intençoes,perdem o foco quando tentam “apertar” e se emiscuir em assuntos internos bolivianos,quando deveriam impor ao governo brasileiro, que atraves do Itamaraty resolva o mais rapido possivel a situaçao.O nosso legislativo que atue nas junto a seu governo, e este tome atitudes para defender direitos de cidadoes brasileiros, pois amanha um torcedor do ” Asa de Arapiraca”(aquele que nos fez rir ao vencer o Palmeiras) for preso injustamente em qualquer lugar do mundo, e por nao terem a “midia” a seu lado irao apodrecer nas celas de um país extrangeiro. Eu me movo pelo principio de justiça e igualdade de tratamento para todos os cidadoes.Mas cada qual tem o direito de se manifestar por este ou aquele principio.Contudo quando trata-sede Corinthians, é preciso tambem cuidar de sua imagem e as pessoas que estao na direçao do clube atualmente ter em conta suas atitudes, nao é ficar fazendo acordos com este ou outro grupo e preterindo os interesses do Clube.

    Curtir

    • Paulo disse:

      O tal “acordo financeiro” a que você se refere seria o ato de comprar a liberdade dos corinthianos. Não vejo dignidade nisso, nem respeito à soberania boliviana, por essas vias, embora não duvide nada que a questão se resuma a isso, por parte dos nossos prestimosos vizinhos – a julgar pelo que leio das instituições e, especialmente, da Justiça daquele País. Por isso sou radicalmente contra esse amistoso da selenike ou que o Corinthians tome qualquer iniciativa no sentido de indenizar a família do Kelvin. A defesa contundente dos 12 de Oruro, feita por Mário Gobbi, domingo último, só posso respaldar se formos entendê-la no sentido de defesa da torcida corinthiana – do Corinthians, portanto – contra os desmandos da imprensa, de um modo geral, e contra uma situação de injustiça específica, potencializada pelo fato dos presos serem corinthianos. O mais é reconhecimento de culpa. Se o SCCP assumir a responsabilidade, como sempre desejaram os abutres, por esse lamentável episódio, que não reclame depois. Aliás, a CBF já abriu um precedente perigoso, ao aceitar ou propor esse amistoso de sábado.

      Curtir

      • Jose Eduardo disse:

        Esse “acordo financeiro ” é expurio sem duvida alguma.Mas a principio, defendia a questao de o Corinthians dar um amparo,assistencia a familia,mas percebi logo enseguida que havia interesses monetarios por parte da familia,coisa que lamento e abomino. Mas pelo andar da carruagem, é nisso que vamos parar.Pois os 12 tem de voltar, e se a condiçao de “refem” ficar configurada, é lamentavel, mas o imbrolio se resolve dessa maneira. Eu intuo que a familia e o judicario boliviano se convormam com esse “arreglo”, o governo boliviano se livra de um problema, o Itamaraty feliz por que tira o peso de cima e o Corinthians poe um ponto final na coisa.. Seria o mais rapido. Outro caminho,mais tortuoso é esperar os tempos juridicos bolivianos e o Corinthians deixar que a familia venha e”peite “juridicamente e espere o desfecho legal que levara anos e em nossa contra esta a situaçao dos presos que ficarao pendentes a definiçao da justiça boliviana,pois esta ira se expedir paralamente a questao da indenizaçao. O Corinthians perdeu o compasso da coisa e entra com correlaçao de força inferior, a direçao do Corinthians atraves de seu presidente demorou muito. Primeiro, o vacilo do dia seguinte , segundo ao aceitar a imposiçao da Conmebol sem propalar junto a todosos meios , fica configurada sua”compabilidade” frente ao povo boliviano que exerce pressao na sua justiça e governo. Os berros histericos de Mario Gobbi com Jornalistas(nao foi contra os JORNAIS E EMISSORAS)deveria ter sido evitado e em seu lugar um bela e importante COLETIVA DE IMPRENSA e expor desde um primeiro instante uma extrategia de defesa, coerente e solidade sem tantos vai e vem. fIZER, FALAR, COMENTAR ATE GRITAR QUE A IMPRENSA é aburtre quando se trata deCorinthians…chocolate pela noticia, nao precisa ser Delegado de Policia,bacharel em direito ou Prsidente do Corinthians maisde 30 milhoes de pessoas sabem atraves de varias e as geraçoes anteriores tambem sabiam. Portanto isso nao é defesa… é gritaria..é querer ganhar as coisas no grito no abafa… com truculencia ,ja nao estamos mais em 64 o pais e o mundo mudaram …um pouco !!! É o que penso.

        Curtir

  15. Marco Henrique disse:

    A opinião da bandeirantes tanto faz o que vale é a informação, isso sim deve ser divulgada aos sete ventos.
    Parabéns Silvinho.

    O que mata nossa imprensa é a opinião, se apenas se limitassem a informar corretamente ja estava bom.

    Curtir

  16. O Dani L disse:

    Apos mais de 40 dias do ocorrido que eles se deram conta dos absurdos que estão acontecendo? Por que não emitiram essa nota no dia seguinte da prisão ou quando as imagens e constatações provaram que não seria possível 12 pessoas serem responsáveis pela tragedia? Por que não escreverem ou publicaram na TV isso quando o autor se apresentou e confessou?

    Honestamente não enxergo isso como uma opinião, nem como uma desculpa ou retratação e sim como um oportunismo.

    E de oportunistas estamos cansados.

    Curtir

    • CARLOS disse:

      FATO: O “GRUPO BANDEIRANTES”, MESMO SENDO O LOCAL DE TRABALHO DAS EXCEÇÕES DR. OSMAR E RONALDO, TEM SE DESTACADO NA POSTURA ABUTRE ANTICORINTHIANA.
      CHEGAM A SUPERAR A RECORD, DA IGREJA SOBERANAL DO REINO DO JARDIM LEONOR.

      Curtir

    • RENATO77 disse:

      Caraca, ia dizer o mesmo.
      A imprensa criou vilões e assassinos, agora quer criar mártires.
      Porque não continuam mostrando os pais do garoto chorando?
      Virada a página do apelo emocinal da morte, agora é explorar os exageros do judiciário boliviano.
      De oportunistas estamos cansados!!!
      Abraço.

      Curtir

    • Paulo disse:

      Fato!

      Curtir

  17. João disse:

    Minha opinião tb é essa, mas temos q tomar muito cuidado com essa mídia, o grupo bandeirantes não é exceção, eles no fim das contas querem sempre dar uma espinafrada é no governo brasileiro, estão pouco ligando pros corinthianos presos sem provas.

    Curtir

    • CARLOS disse:

      PODE SER POR AÍ. A CONCESSÃO DA BANDEIRANTES FOI UM PRESENTE DO ADHEMAR DE BARROS PARA A FAMÍLIA SAAD, ETERNAMENTE GRATA E LIGADA AOS SETORES MAIS RETRÓGRADOS DA POLÍTICA.

      Curtir

    • Paulo disse:

      Sim, lembremo-nos de que, certa feita, Juarez Soares foi escorraçado daquela Emissora, sob a cumplicidade omissiva daquele que se dizia seu grande amigo, Luciano do Valle, por razões políticas. Basicamente, por ser ligado ao PT. E olha que eu não tenho grande simpatia pelos petistas – e nem, a bem da verdade, por partido algum.

      Curtir

    • Ernesto de Minas disse:

      A familia Saad é majoritariamente corinthiana.

      Curtir

Amigo, faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: