Tite fica

Segundo jornal gaúcho “Zero Hora”, Tite foi sondado pela Inter de Milão – clique aqui para a notícia.

Segundo o jornal, Tite teria pedido ao seu agente, Gilmar Veloz, para tratar do assunto.

São vários os motivos para acreditarmos que Tite ficará no Corinthians até o final do seu contrato.

Ou então, como já declarou o presidente Mario Gobbi Filho, até o final da sua gestão, que encerrará em 2014.

Eis os motivos.

Nesta que está sendo a sua segunda passagem pelo clube, Tite encontrou um novo Corinthians.

Na primeira vez, sob a “gestão” da MSI, conturbada, tendo como homem forte Kia, seu relacionamento com o iraniano não foi dos melhores.

Havia interferência e a sua saída, foi conturbada.

Como tempo depois também seria conturbada a saída da MSI.

Eram outros tempos. Havia forte pressão interna e principalmente, externa. A torcida não tolerava fracassos, não tolerava perder clássicos, eram tempos em que treinadores caiam a cada derrota para rivais.

Os treinamentos eram realizados dentro do clube, no Parque São Jorge. Associados e torcedores tinham acesso aos jogadores e a comissão técnica, quando tudo estava bem, eram procurados para autógrafos, a cada derrota, a cobrança era praticamente  frente-a-frente, corpo-a-corpo.

Recordo-me de inúmeras histórias deste tempo. Como de um associado que abordou o goleiro Fábio Costa, na subida do restaurante, por ele ter falhado numa partida. Fábio Costa, nervoso, atirou o celular escada abaixo e quase partiu para cima do associado, separados por pessoas que passavam pelo local.

Eram, de fato, outros tempos.

Na sua segunda passagem pelo Corinthians, Tite encontrou um clube diferente. Estruturado, dentro e fora de campo.

Centro de Treinamento de primeiro mundo, distante de tudo e de todos, bucólico e isolado, fisiologia e profissionais de preparação física e apoio dentre os melhores do mercado, tranquilidade para trabalhar, sem pressão externa, muito menos interna e uma diretoria jovem que foi disposta a lhe dar o tempo necessário para implantar a sua filosofia de trabalho.

E teve tempo!

Em 2010, muito embora com chances, perdemos o Brasileirão. Em 2011, logo no inicio da temporada, o vexame contra o Tolima.

Em qualquer grande clube, ou melhor, em qualquer clube, o treinador teria sido demitido.

Não foi o que aconteceu. Tite permaneceu e conduziu a equipe a conquista do Brasileirão daquele ano.

Veio 2012 e as conquistas da Libertadores invicta e o bicampeonato mundial.

Vale ressaltar, reiterar.

No Corinthians, Tite tem tranquilidade para trabalhar, apoio incondicional do clube e quase incondicional de uma torcida apaixonada e numerosa, é querido pelo grupo de atletas, um elenco numeroso e de qualidade, o melhor do Brasil, comissão técnica e demais colaboradores, adorado pela crítica especializada, infraestrutura digna de clube europeu e certamente, um excelente salário.

Terá isto tudo em outro lugar?

E principalmente, tempo para implantar sua filosofia de trabalho?

Implantar um sistema de jogo participativo, solidário, onde quando atacado, todos defendem e quando da posse da bola, nem todos atacam, porque a qualquer momento o adversário pode retomar a bola e o sistema defensivo deve estar guarnecido?

Implantar uma filosofia de trabalho onde cada atleta deverá estar no auge da preparação física, porque será exigido, seja volante, seja zagueiro, seja atacante?

E enquanto não se implanta sua filosofia, terá apoio nas eventuais derrotas? Até quando, qual o tempo que lhe será dado para que o time enfrente e jogue de acordo com a sua filosofia?

Tite um dia sairá. Mas não será agora.

E quando decidir sair, tudo isto que foi posto acima, será levado em consideração, tanto quanto um salário milionário.

69 Responses to Tite fica

  1. Mauro disse:

    Ontem ouví no rádio que o contrato do Muricí termina também no final do ano, e que ele seria o nosso técnico a partir de 2014. Será que é isso mesmo?

    Curtir

  2. marcus disse:

    Silvinho, bom dia, nada a ver com a noticia do blog, gostaria de uma ajuda sua ou dos companheiros. Estou querendo comprar a nova camisa 2013 do Corinthians, vc ou alguem sabe se vem o patrocinio estampado nela? Porque no site a imagem é meramente ilustrativa. Vlw

    Curtir

  3. Leno disse:

    Aguardamos porcos, boca ou emelec nas oitavas. ACABOU A BRINCADEIRA DO JOGADORES!!!

    Curtir

  4. Flávio Augusto disse:

    Mesmo não sendo fã do Tite, gostaria que ele ficasse.
    Si o campeonato italiano acabasse hoje, o Inter não disputaria nem a Liga Europa.

    Entre o Mano e o Tite é difícil escolher. Hoje escolheria o Tite, pois está dentro de um trabalho que vai dando muito certo.
    Corneto muito o Tite, mais Mano também tem seus vacilos. Na Libertadores 2010 ,talvez Mano seja um dos responsáveis pela eliminação do Corinthians, quando o Timão, no 1° jogo, mesmo com um jogador a mais durante todo o 2° tempo e perdendo o jogo, Mano não tentou nada e não liberou o time pra atacar. E no 2° jogo depois de 45 minutos espetaculares no primeiro tempo, fizemos 2 gols, ouço de Mano no intervalo da Globo, “podemos ser mais cautelosos agora, segurar um pouco o jogo”, deu no que deu.

    Porém si Mano não tivesse saído em 2010 (éramos líderes), o Corinthians teria sido campeão Brasileiro com pelo menos 2 rodadas de antecedência. Dos 15 pontos que Adilson disputou, ganhou só dois, si fosse Mano eram 9 no mínimo.

    Curtir

  5. Múcio Rodolfo disse:

    1- Copa do Brasil 2009. Nas quartas de final, o time vencia por 2×0 o Conveniense. Mas permitiu o empate. Semanas depois na decisão no DVDôdromo Arena, a história foi parecida. Naquele mesmo ano no CB o Corinthians recebeu o time do Convênio, vencia por 3×0 mas por pouco deixa escapar a vitória. O adversário reagiu de forma ameaçadora. Só ganhamos porque o gol do Ronaldo liquidou a fatura. Imaginem o que falariam alguns colegas se naquela oportunidade no banco de reservas estivesse o Adenor e não o Mano.
    2- Apesar de tudo, eu ainda acho o Mano uma boa opção em caso de uma eventual saída do Adenor. Aquelas contratações em massa (algumas desnecessárias) hoje não acontecem mais. A realidade atual é bem diferente da de cinco anos atrás.

    Curtir

  6. andre rish disse:

    mano não, tite sim e sempre

    Curtir

  7. ELIGELTON disse:

    Concordo plenamente com o Silvinho. E também vejo algumas limitações no trabalho do Tite. Uma delas é o trabalho de bolas paradas, com tantos bons batedores, nosso time há anos não faz um gol de falta direto. Outro fator negativo é o trabalho de finalizações, bons jogadores como Romarinho, Emerson e Ralf deveriam treinar muito e muito mesmo, finalizações. E além de tudo isso, temos os goleiros, que não sei se cabe ao Tite, mas que no mínimo deveria chamar a atenção ao treinador de goleiros, pelos sucessivos erros na saída de bola.
    No entanto, vejo muitos pontos positivos em seu trabalho. Um deles é o fato de ter o grupo na mão, e o grande respeito dos jogadores, não só como técnico, mas como pessoa. Ele sempre busca ser justo com todos. Sabe fazer a união do grupo e dar motivação nas horas necessárias, o que é e já foi fundamental para um time ser campeão. Vejo também, que nas substituições de jogadores durante os jogos, ele mais acerta do erra, bem diferente do Mano Menezes. Tem um esquema tático definido, que até hoje nunca permitiu levamos mais do que 3 gols por partida, podemos até perder, mas é por diferença mínima. É um esquema tático pra jogar contra grandes times em que elimina do poder de ataque dos adversários. O grande problema é que o Tite ainda não percebeu que ele é desnecessário para jogar contra times pequenos.
    Portanto, a única coisa que podemos, é fazer críticas para ele melhore o seu trabalho e possamos conseguir mais títulos para nosso amado e eterno TIMÃO. E Vai CORINTHIANS.

    Curtir

  8. Paulo Marques disse:

    depois do ciclo de glórias fechado com a Champions em 2010 com o Mourinho no comando, a Inter virou uma zona, acho que já passaram uns 3 técnicos por lá durante esse tempo que o Tite é nosso treineiro. acho que o Gaúcho não é louco de pegar um rabo de foguete desses. Agora, eu não entendendo as críticas generalizadas ao trabalho do Mano, o homem saiu do time em primeiro lugar no Brasileiro, deu volta olímpica no Pacaembu com o Estádio inteiro aplaudindo, e agora não serve mais ??

    Curtir

  9. Alexandre disse:

    Resta saber se o Tite aceitaria uma redução salarial pra treinar a Inter de Milão…

    Isso mesmo amigos, vocês leram muito bem!

    Uma REDUÇÃO SALARIAL!

    Hoje o Adenor não só ganha mais que o Andrea Stramaccioni (Atual Treinador da Inter de Milão) como está entre os 10 treinadores mais bem pagos do mundo!

    Podem ter certeza amigos, a Inter em crise jamais pagará um salário altíssimo por um treinador fora do eixo europeu, acho que fariam essa aposta por um sul-americano se o valor fosse baixo, o que não é caso do Adenor.

    Fiquem tranquilos, o treineiro ainda ficará por muito tempo no banco do Timão.

    Curtir

  10. Nelson @NaturalSou disse:

    O sistema tático do Tite é o padrão na Europa.
    O treineiro teria muito mais a perder do que ganhar, mas existe aquela vontade de ir para fora.
    Pela estrutura dada ao técnico, hoje todos sem exceção, querem treinar o SCCP.
    Não concordo com o nome Luxemburgo, o acho ultrapassado, arrogante e sem caráter, tipo do treinador que se ganha é ele, se perde é os jogadores. Vem na bagagem salários caríssimos, comissão técnica e maracutaias. Tenho a certeza que na primeira semana o Sheik e outros estariam fora. Retrocesso!

    Curtir

    • Múcio Rodolfo disse:

      No Paulistão de 98, o Profexô Madureira deixou o Edilson no banco na final contra o Vila Sonia. Imagine o que aconteceria com o “treineiro” se ele fizesse algo similar…

      Curtir

  11. O Dani L disse:

    Eu gostava do Mano, mas como a maioria que comentou nao gostava dos “esquemas” de jogadores do Carlos Leite. Veio muito lixo de jogador naquela epoca. Nao sei se hoje seria diferente.

    Curtir

  12. Roberto_sccp disse:

    A saída do Tite preocupa menos que a chegada do mano.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      E Mano estaria até hoje no Corinthians se não tivesse sido chamado pra seleção

      Curtir

    • ELIGELTON disse:

      Isso sem tirar que o Mano, mexia mal pra caramba. Dificilmente acertava a substituição de jogadores durante as partidas. Não gosto nem de lembrar das raivas que passava.

      Curtir

  13. Samuel disse:

    Disse tudo Silvinho.

    Tite sabe que em nenhum outro clube no mundo encontrará o pacote completo que tem no Corinthians.

    E sua filosofia necessita de no mínimo uma temporada completa para começar a dar resultado, e isso não se consegue em lugar nenhum.

    Mas espero que a vaidade de atuar num centro europeu, aliado a sua filosofia de “ciclos”, faça com que el aceite a proposta no final do ano, e saia do Corinthians numa boa, pela porta da frente, com mais títulos na bagagem, mas que saia.
    E que o próximo técnico mantenha boa parte do que foi conquistado, mas que tenha mais coragem de ousar, de inovar, e principalmente mais gana em atacar do que se defender.

    Agora mudando de assunto, você que escreve tão bem, faça um post sobre a tragédia na arena chiqueiro.
    Aborde o comportamento exemplar da Fiel torcida, que não está tripudiando em cima, muito diferente do que os antis fariam se tivesse acontecido na nossa Meca.

    E principalmente o comportamento da mídia, comedido e sereno, algo nem de longe imaginável se fosse conosco. Estariamos sendo bombardeados 24 horas com matérias sensacionalistas, mostrariam a família do operário, seus filhos chorando, a viúva pedindo segurança e respeito, falariam que o estádio feito com dinheiro público não garante a segurança de seus operários, e por aí vai.

    Acho que merece, e o próprio clube deveria fazer isso, de forma sútil, para lembrar sempre para a imprensa o quanto ela é suja e carniceira com o maior clube do país.

    Valeu!

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Samuel, optei por não comentar nada sobre o que aconteceu na arena dos porco

      Sabemos qual seria o comportamento da mídia, dos torcedores rivais inclusive os porco, mas não podemos nos igualar a esse tipo de comportamento

      Respeito ao rival

      Curtir

  14. Ayrton Soeiro de Faria disse:

    Sugiro que você diga a ele para aproveitar a tranquilidade que o clube lhe oferece para descobrir duas coisas:
    1) Como ganhar sem ser atacado
    2) Como convencer os “atletas” de que o Corinthians joga por vitória em cada jogo.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Quando elogiam nosso padrão tatico dizendo que é quase perfeito sempre relacionam isso ao setor defensivo

      Que bom seria se fosse assim ofensivamente também

      No esporte coletivo como o futebol é sempre mais fácil destruir do que construir

      Curtir

  15. Marcos disse:

    Silvinho, com tudo isso que você disse(assino também).Vejo que o Mano não tem mais vaga no Corinthians!!
    Tecnico bom é verdade, mas oque ele fez com o Corinthians, junto com Carlos Leite, foi de ferrar o Clube.Se não fosse pela extrutura que temos hoje, estariamos(como estavamos até o ano passado)pagando jogadores até hoje, para jogar em outros times!!

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Mano não teria saido do Corinthians se tivesse sido chamado para a seleção

      Curtir

    • AndersonII disse:

      Não concordo. Acho que a parceria com o Carlos Leite, só nos ajudou.
      E tanto foi boa, que provocou a série de ilações sobre comissões, taxas, bem ao gosto de certas “midias” que todos nós sabemos quais.
      Ou você acha que esses, elogiariam o que é bom para nós?
      Até hoje, lançam ilações e mentiras e ofensas sobre Ronaldo, evidentemente, porque “machucou” o útero delas.
      Veja o que falaram do Jadson na seleção, e agora que está no time das bonecas, veja se dizem que tem “taxinha” ou “comissão”?
      Imundos.

      Curtir

      • Marcos disse:

        Anderson, vou te falar algo, que ouvi de um jogador numa conversa sobre o Corinthians!
        Ele disse que o salario dele era de 70mil no Corinthians, mas que 30mil iam direto para a dupla Mano/Leite!
        Quanto ao que a midia diz, problema deles, o que importa é meu time em campo que vai bem obrigado!!
        Isso que eu não quero mais no meu time, quero jogadores jogando pelo clube, não pelo tecnico!!

        Curtir

        • AndersonII disse:

          Não acredito. Se isso fosse verdade o treinador Mano seria muito burro. O que de fato não é.
          Com certeza é cara que foi barranqueado ou coisa parecido.
          Outra coisa, você cita textualmente que Mano e Leite receberam dinheiro de um jogador, ou seja, nomina e aponta o dedo.
          Ó que custa então apontar o dedo com o nome do jogador?
          Ou tem que “preservar a fonte”?
          Difamar Mano e Leite, foi o prato preferido até um tempo atrás.
          Para acabar com isso, o Mano tem que assinar com as Barbies, efetivamente.

          Curtir

      • Phelipe Ferreira disse:

        Concordo com vc.
        O pessoal cita o Souza e outros que não foram bem, mas esquecem que Cristian, Elias, e Willian também eram do Carlos Leite.
        Do time atual Cássio e Romarinho também são.

        Curtir

  16. Mauro disse:

    Se o Tite continuar no Corinthians será o treinador da seleção brasileira após o “maracanaço de 2014” (já ví esse filme antes), ou se for agora será demitido daqui a um ano e não poderá voltar ao Timão porque haverá um outro treinador com estabilidade para poder treinar com tranquilidade. Adenor, pode escolher!

    Curtir

  17. Celso 1° disse:

    Ha se tivesse morrido um operário na construção da nossa MECA!!!
    Iriam paralisar as obras por vários meses, neste caso porco não vi nenhum jornaleiro pedindo paralisação

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Compreendo

      Mas optei por não falar sobre o ocorrido

      Apenas respeito ao rival

      Curtir

      • Zé Carlos disse:

        E à familia do trabalhador, também, né?
        Afinal, não é só porque eles fizeram (e continuarão fazendo) uso oportunista de uma tragédia, tratando-a pelo viés clubista, que iremos nos rebaixar a esse nível – demonstrando o mesmo desrespeito pela vida humana que eles demonstraram no episódio Kevin.

        Corretíssima sua postura, Silvio.

        Curtir

  18. Alvaro disse:

    Apesar do time esta oscilando muito esse ano, acredito que nas próximas semanas voltaremos ao padrão que estamos acostumados, esse time quando exigido vai jogar e o Tite é muito responsável por isso, quero que ele fique, agora se ele preferir ser um aventureiro no limitado time de Milão,,, ai paciência, a vida segue e o Corinthians tbm

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Isso só acontecerá se os laterais passarem a marcar mais assim como o segundo volante que pensa que é atacante

      Curtir

  19. celso 1° disse:

    Ha se fosse verdade!!!! Queria ver de novo o mano no corinthians, o timao precisa de um treinador que explore tudo o que ele ofereve, e nao um cagao limitado.

    Curtir

    • Vando disse:

      Mais Cagão e limitado que o Mano, impossivel!!!
      Copa do Brasil ganha e jogou por um empate, com o “Grande Sport Recife”!!
      Sem falar dos esquemas com o Carlos Leite, que tirou um jogador guerreiro do time e que ganhava muito menos, do que o Sousa!!
      **Herrera é ruim, mas o Sousa consegue ser pior que ele!!

      Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Tambem gostaria, assim como o Luxemburgo

      Mas o Tite não sai, pelo menos este ano

      Curtir

  20. Múcio Rodolfo disse:

    Vc já abordou um fator que pode pesar na decisão do Adenor: no Corinthians atual não se manda um técnico embora no primeiro tropeço, no primeiro título perdido, na primeira desclassificação. O Mano não conseguiu se classificar no paulistão 2008 e perdeu a final da Copa do Brasil pro Ixpóti, mas foi mantido porque o importante era o projeto. O Adenor foi figura central no vexame de Tolima e perdeu a final do paulistao pro Manjubinha FDT, mas foi mantido porque o importante era o projeto. O Andrés na entrevista à Rádio Coringão foi bem claro com relação a isso.O gaucho deve pensar bem nisso. Em outro clube, dificilmente terá a mesma mentalidade. E pensando na Inter de Mião, ele deve observar a passagem do Profexô Madureira no Real Madrid, do Felipão no Chelsea…Se bem que não deixa de ser um grande desafio pro “treineiro”.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Felipao e Luxemburgo nao deram certo por varios fatores, um deles e fundamental, a dificuldade na comunicacao

      Treinador pra trabalhar com boleiro, fora do seu pais, tem que ser poliglota

      No Corinthians, nos tempos do Dario Pereira, ninguem entendia o que ele falava

      Na Europa é pior ainda, nos clubes tem de tudo

      Curtir

  21. Paulo disse:

    Sinceramente? Enquanto der liga torço para o Tite continuar ( acredito que ainda teremos conquistas importantes sob essa filosofia de trabalho do treineiro, principalmente se alguns ajustes forem feitos ). Mas, se não quiser e achar melhor sair, boa sorte! Corinthians não deve ser refém de ninguém.

    Curtir

  22. Edilson Coringão disse:

    Se o Tite sair, aposto que ele perderá muito mais do que o Corinthians.

    Curtir

  23. Marco ACT disse:

    “E principalmente, tempo para implantar sua filosofia de trabalho?”

    Isso pesa demais, o sucesso do Tite vem muito disso. Teve respaldo da diretoria e conseguiu conquistas a confiança dos comandados, não por acaso quase ninguém reclama quando vai pro banco de reserva

    Vejo muitas criticas ao Tite, claro que ele erra, que tem suas teimosias, mas o tempo mostrou que ele tem muito mérito nesse Corinthians campeãos brasileiro, libertadores e mundial

    Devemos valorizar o que temos, treinador bom no Brasil é artigo de luxo, basta lembrarmos a saida do mano e a chegada do péssimo Pardilson Batista

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Adilson Batista foi a segunda ou terceira opcao na época, nao tinha outro

      Apostaram no perfil, de ser jovem

      Mas o Adilson é fofoqueiro, não se relaciona bem com jogador, faz futrica, panelinha e isso é tiro no pé neste meio

      Caiu no vestiário, demitido pelo William Capita

      Curtir

  24. Cesar disse:

    Silvinho, não tem nada a ver com o post mas essa matéria de ontem feita pelo Pânico sobre os corintianos presos e com a entrevista com os pais do Kevin ficou muito bem feita: séria, equilibrada, sem sensacionalismo barato pra nenhum dos lados (como tantas outras), muito boa!

    O ponto de vista do pai do garoto me levou até certo ponto a “entender” um pouco como os bolivianos enxergam essa situação e, talvez, o porque de se manter o grupo na prisão.

    A contestação boliviana quanto a versão apresentada pelo advogado de defesa tem tudo a ver com essa maldita impunidade atribuída ao tal “di menor” aqui no Brasil, que pode fazer o que quer, matar quem quiser, sem sofrer qualquer pena, graças ao maldito ECA, a pior herança do governo Collor, de triste lembrança.

    Curioso é que quem deveria ter feito esse tipo de matéria são os metidinhos do CQC, aqueles que tiram 4 meses de férias por ano… deve ter ficado chato pros caras, pois nem é a proposta do Pânico fazer uma matéria tão bem feita como essa…

    Vale a pena ver a matéria (talvez até merecesse um post):

    http://paniconaband.band.uol.com.br/videos/14407700/Alfinete-fala-com-os-pais-de-Kevin-Espada.html

    Curtir

  25. Mario Ricardino Csapo disse:

    E toda essa infra, diretoria jovem, que dá apoio, estabilidade, salário bom e em dia, será levado em conta, também, pelo futuro/eventual substituto dele. É saber escolher.

    Curtir

  26. Roberto_sccp disse:

    o grande problema não é o tite sair e sim o mano voltar.

    Curtir

    • Eduardo de Menezes disse:

      Eu curti isto!

      Curtir

    • Marcos disse:

      O Mano voltar, com toda sua trupe, CARLOS LEITE e jogadores mediocres que ficam 5anos tirando um baita dinheiro do Corinthians.Vide Sousa!!

      Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Mano, que estaria até hoje se nao tivesse ido pra seleção

      Curtir

    • Phelipe Ferreira disse:

      Realmente a trupe do Carlos Leite é complicada, mas não podemos esquecer que vários dos jogadores que nos deram titulos em 2009 vieram do Carlos Leite devido a parceria com a diretoria do Corinthians. E o Souza foi fazedor de gols em outros times, se não me engano foi inclusive artilheiro do Brasileirão-06, aqui é que ele não rendeu nada.

      Curtir

  27. Mauro Oliveira Ben Yosef disse:

    Muitos têm duvidado dessa proposta,achando um absurdo um time europeu fazer proposta para um treinador brasileiro, oras, estamos falando do futebol italiano caidinho caidinho, e de um treinador que mesmo eu discordando de alguns de seus métodos, é o que temos de mais parecido com os treinadores do estrangeiro.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Estou considerando que o Tite é um profissional sério e correto, que não permitiria especulações envolvendo seu nome

      Curtir

Amigo, faça seu comentário