A Barca está afundando ?

Barca, Barça.

O clube midiático, recordista de venda de camisas e audiência pela tv, no mundo todo, modelo de administração copiado pelos maiores clubes do mundo, como o Corinthians, ficou de fora da final do Mundial de Clubes, em 2012, e parece que neste ano a história irá se repetir.

Mas o que está acontecendo com o Barça, o Barcelona?

Bem, a questão pode ser analisada sob alguns prismas, alguns aspectos.

O Barcelona inegavelmente vem apresentando há tempos o futebol mais bonito do planeta, incrementado logicamente pela genialidade de Lionel Messi.

Não só o modelo administrativo implantado no clube passou a ser copiado, como também seu planejamento tático, seu modo de jogar de futebol.

Transições compactadas, passes curtos, jogadores simetricamente bem posicionados, para o homem da bola, há sempre 2 opções, duas alternativas de passes, defensivamente compactado, um time, pelo menos até então, imbatível.

Mas na medida em que este modelo, esta filosofia de jogo é copiada, ela também é analisada, profundamente estudada, com o intuito de combate-la.

Contra o Chelsea, no ano passado, pela Liga dos Campeões, o que vimos foi o time inglês priorizando a destruição, a marcação, impedindo a evolução ofensiva do time catalão.

Mas ontem o que vimos foi um time alemão bem postado taticamente, sufocando o adversário no seu campo de defesa, praticamente estrangulando-o neste setor do campo e ao retomar a posse de bola, praticamente de forma mortal, construindo a vitória de maneira acachapante.

E mesmo com o placar favorável, quando já apontava 2 a 0, o time alemão manteve a postura, marcando a saída de bola do Barcelona, porém, ao passo que o tempo foi passando e a reversão do placar tornando-se praticamente iminente, recuou as linhas de marcação, já que o adversário já passava a alongar a transição, de forma desesperada, tentando chegar ao campo de ataque.

Quase ninguém acredita que nos seus domínios, o Barcelona consiga reverter a desvantagem.

Até porque sua maior estrela, o argentino Messi, aparenta não estar 100% fisicamente.

Dentro da competição, enquanto o time espanhol avançou aos trancos e barrancos superando o PSG, da França, o Bayern Munique superou o melhor time italiano da atualidade, a Juventus.

Em tempo, importante destacar que o Bayern Munique não é um clube paraquedista na competição, muito menos no cenário futebolístico europeu.

Trata-se de uma equipe de tradição,de muitas glórias e conquistas.

Ontem, sem medo de cometer exageros, já que ser corinthiano é ser exageradamente fanático, postei no twitter o seguinte:

Fim de uma era.Barcelona já é passado. O presente e o futuro pertencem ao Corinthians

São os desígnios. No dia de São Jorge,a queda do dragão anunciando que o mundo agora pertence ao Corinthians.RIP, Barça

Fui  exagerado?

E você, acredito mesmo que o Barça se encontra em decadência dentro de campo?

 

43 Responses to A Barca está afundando ?

  1. Ed!!! disse:

    Salve Vassalo!!!

    Existe também um pequeno detalhe que está passando despercebido, o Barcelona não tem reposições no elenco a altura do time, por exemplo o Xavi está com 33 anos e não tem substtituto, o Iniesta está com 30 anos e sofre com lesões no tornozelo, o Messi idem, sem substituto, por isso jogou baleado, Puyol, Pique e Valdes são meia boca e seus substitutos são muito piores, a tal categoria de base do Barça revelou Thiago Alcantara, Bartra, Montoya, Tello…todos muuuuuito abaixo dos titulares, ou seja vai ter que colocar a mão no bolso como todo mundo pois o tal conceito foi colocado pela midia de uma forma muito exagerada, acertaram a mão em alguns jogadores, e agora??? Cadê a tal super categoria de base deles??? Querem o Marquinhos que era da base do Timão…

    Curtir

  2. AndersonII disse:

    Vendo a seleção do Felipão, …aquele mesmo…que dizia que o time dele não ganhava porque não tinha camarão, lembra?

    Escapamos desse Dedé. O cara é muito ruim, produto da mídia, e hoje deu prá perceber que viria para ganhar uns 400 paus, e dar vexame.

    Não é a toa tambem que o Galo, entregou a rapadura para a bambizada, e já perdeu a vaga para elas na LA.
    O Gaucho, joga escondido, não se apresenta, e o tal de Rever, dá cada passe errado de 3 metros que é uma grandeza.

    André Santos, que barbaridade! Ainda bem que não voltou. É pior do que o F. Santos.

    Agora, ótimo mesmo foi a vaia para calar a boca dos cara que fritaram o Mano, só porque ele tinha passado pelo Timão.

    Sim porque, a pressão da midia cor de rosa em cima do Mano, embora não seja aquele técnico, era só por esse motivo.

    Deu pena do Ralph hoje. Se matou em campo, correndo atrás dos Chilenos e não achando a bola.

    Curtir

  3. Celso 1° disse:

    O FUTURO É O CORINTHIANS, SEM TITE!

    Curtir

  4. Rogério disse:

    Silvinho, sobre o Barcelona, acho que a saída do Guardiola foi muito sentida. O treinador que o substituiu não tem o mesmo talento. Outra questão é a zaga, que na minha opinião é muito fraca. Com um poderio econômico inegável, deveriam ter contratado dois grandes zagueiros. Estão de olho no Marquinhos, que cairia como uma luva. Só que a diretoria da Roma não é burra como a do Corinthians. Querem bem mais do que os 25 milhões de euros oferecidos. 4 a 0 é um placar elástico, mas o Barcelona pode reverter, se estiver no seu normal.

    O Timão sempre será o nosso time, o maior da galáxia, e caminha a passos largos para ser uma grande potência econômica mundial. Contrataremos quem quisermos, é só colocar o preço.

    Curtir

  5. Múcio Rodolfo disse:

    O Barcelona teve a sua fase, como muitos tiveram…..Houve até um certo exagero por parte da imprensa, falando de uma tal filosofia de jogo, gente que se esqueceu que o clube se notabilizou pela contratação de grandes jogadores (Maradona, Shuster, Krankl, Simonsen….)

    Curtir

  6. Cesar disse:

    300 milhões por 20 anos foi o preço do Naming Rights do Pig´s Arena.

    Seguindo essa lógica de mercado e dado o grau de importância dos clubes e suas respectivas arenas, 400 milhões por 10 ou 15 anos pelo Naming Rights da Arena Corinthians é um valor possível de ser alcançado.

    Portanto… mãos a obra, Diretoria!

    Curtir

    • Roberto disse:

      Olha
      Faz mais de 01 ano que a diretoria diz que esta para fechar um contrato …acho dificil 400 mi….

      Curtir

      • José disse:

        Olha, se a Fonte Nova fechou, se a Arena Cai-Cai, fechou, não tenho nenhuma dúvida de que a Arena Corinthians vai fechar por pelo menos 400 milhões…

        Curtir

  7. Jair Ônico disse:

    Nunca gostei do futebol-handebol do Barcelona.

    Curtir

  8. Fábio disse:

    Se fosse o Corinthians que tivesse ganho por 4 x 0 do Barcelona, o que estariam dizendo os anticorinthianos:

    “Foi o apito amigo!”

    “Com o Messi jogando machucado, fica fácil…”

    “Jogou feio, retrancado, só deu pancada.”

    “O Barcelona jogou desfalcado.”

    “Esse Barcelona não é mais ‘aquele’ Barcelona que assustava os adversários e encantava todo mundo.”

    “Ganhar do Barcelona sem ganhar a Libertadores antes não vale nada!”

    “Kkkkkkk, só corinthiano mesmo pra fazer essa festa toda porque ganharam do Barcelona… Imagina então se tivessem ganho do Barcelona verdadeiro, o de Guaiaquil…”

    “Time de ladões, fazem festa enquanto que o presidente está sendo investigado pela polícia.”

    Curtir

    • Mario Ricardino Csapo disse:

      Exatamente, Fabio. Iam dizer EXATAMENTE isso. Tem gente que acha e acredita MESMO, que o Corinthians não pode… Não tem o direito de conquistar nada. Dentro ou fora de campo.
      E aí, quando ganha no campo é apito amigo. As conquistas fora de campo são sujeira, favorecimento, palhaçada, vergonh…
      Ah! Vão se catar!

      Curtir

    • O Dani L disse:

      Muito boa a resposta. O topico que mais gostei foi do Barcelona “de verdade” o de Guaiaquil.

      Curtir

  9. fernando disse:

    finalmente o time da midia “caga regra” caiu, o barcelona tem um ótimo plantel e por muito tempo ficou sendo considerado como o melhor do mundo, mas sempre uma hora tem que perder, sempre acontece, e mais uma vez vai perder, não é o fim do mundo, afinal foram campeões da espanha, e continua sendo um time dificil de ser batido, porém não é o mais temido bicho papão criado por esse midia caga regra.

    Curtir

  10. ELIGELTON disse:

    Também fiquei pensando como seria o comportamento do CORINTHIANS se estivéssemos ganhando de 2 x 0, penso que não só o Tite, mas os jogadores, teriam por satisfeitos o placar. Acho que falta muito isso, no nosso time, vontade e coragem de exterminar o adversário. Realmente, espero que todos os jogadores do nosso time tenham assistido a esse jogo para ter como exemplo a determinação até o último minuto de jogo.

    Curtir

  11. Marco ACT disse:

    Pro Barcelona ta fazendo falta é o antigo comandante, curiosamente ele será o treinador do Bayern na proxima temporada. Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno. O Barcelona segue sendo uma grande equipe mas longe de ser a melhor da historia como alguns diziam.

    Sobre a afirmação de qiue o presente e futuro pertencem ao Corinthians lembro de alguns jogadores do Chelsea foram perguntados se o Corinthians se daria bem jogando no campeonato ingles e eles disseram que sim. Temos um time forte, que briga de igual com qq europeu. Que venha Barça, Bayern, Madrid ou Dortmund

    Curtir

  12. Randal disse:

    na boa…. bem na boa….
    estou mais preocupado com o Boca.

    Curtir

  13. Nelson disse:

    Perder uma partida, mesmo de goleada, não é parâmetro para se achar que tudo acabou e agora o Barcelona é um time qualquer.
    Isto só acontece aqui no Brasil, já que a imprensa tirando algumas exceções, e totalmente clubista e amadora, para não falar outras coisas.
    Ontem alguns jogadores estiveram bem abaixo da media, o lateral da nossa seleção perdeu duas bolas de cabeças que resultaram em 02 gols, o meio de campo não funcionou e o Messi jogou baleado e perderam quase todas as bolas orçadas na área.
    Como o Silvio mesmo frisou, o time alemão marcava forte e saia rápido pelas pontas dando uma canseira na zaga catalã.
    Reverter o resultado parece totalmente improvável.

    Curtir

  14. thiago disse:

    Em decadência eu não digo, pois todos tem o direito de se reinventar e dar a volta por cima, mas que o Barça vai ter que mudar seu estilo de jogo, pelo menos na UCL, isso é fato. Já ta batido. Ontem o Bayern só marcou a estrutura do time (Messi, Iniesta e Xavi) e apertou o resto, que ficou perdidinho sem saber o que fazer. Ali eles roubavam a bola e construiam as jogadas na, ontem, fraca defesa catalã.

    Agora, ontem ainda assistindo o jogo me veio um flash, esse time que marca e sai pro jogo me lembra muito o Corinthians da Libertadores do ano passado. Tomara mesmo que Tite, Paulinho (com o Bastian principalmente que marcou o Messi e armou o jogo pro Bayern), laterais, tenham assistido esse jogo e aprendido alguma coisa.

    Curtir

  15. Ricardo de Lima disse:

    Bom dia amigos … Bayer muito forte este ano, acho que não perde a vaga e a final. Não creio em declínio do barça, são os altos e baixos mesmo, muito dificil se manter no topo por muito tempo, por isso é fundamental a reposição de peças do time.

    Curtir

  16. Cesar disse:

    Penso que você não foi exagerado, não.

    O modelo “Corinthians” virou referência, e vem sendo copiado por TODOS os clubes, principalmente no Brasil, embora alguns não admitam oficialmente isso.

    O nosso padrão de jogo, tão criticado muitas vezes por nós, vem sendo COPIADO pelos clubes (ou pelo menos tentado).

    Hoje em dia a coisa mais comum que tem é você ver torcedores ou comentaristas discutindo que o clube precisa forçar a marcação em todos os setores, que os atacantes precisam contribuir na marcação, que o time precisa jogar com intensidade, que o grupo precisa ser solidário e que o time precisa ter uma dupla de volantes de qualidade, com pegada e saída de bola. E, principalmente… QUE OS TIMES PRECISAM MANTER O TÉCNICO, dar tempo ao seu trabalho, custe o que custar.

    Modéstia a parte, colegas, quem iniciou tudo isso o que eu disse acima foi o CORINTHIANS: nós inciamos essa forma de atuação, dentro e fora de campo, e hoje os clubes falam isso como se fosse a nova ordem a ser seguida.

    Com relação ao técnico então, nem se fala: NÓS criamos esse novo paradigma, e os outros agora tentam nos seguir.

    Também criamos um novo modo de administrar no quesito torcida e marketing, principalmente com o efeito Fenômeno.

    Nossos adversários na cidade tentam seguir à risca os novos padrões citados: observem os comentários de seus torcedores, as ações de suas diretorias, e tirem suas conclusões.

    Curtir

    • Jonathan disse:

      Concordo com você venho percebendo isto há algum tempo, ontem no jogo da selenike mesmo, um dos comentaristas da globo pedia para que os atacantes voltassem para ajudar a marcar,

      Curtir

  17. maurício disse:

    O barça precisa fazer uma reciclagem, prinpalmente na zaga, mais acredito q já notaram isso e estão atrás do marquinhos q demos de presente pra roma.

    Curtir

    • Filipe disse:

      Me desculpe cara, esse Marquinhos teve a chance dele no começo do brasileiro 2012 e o time só perdeu, não mostrou prq subiu de categoria. E se ele tivesse jogado ontem pelo Barcelona, não teria chance nenhuma contra os grandalhões alemães. O menino é muito franzino.

      Curtir

  18. Carlos Alberto disse:

    Se ganharmos a Libertadores e o Tri-Mundial este ano, vc não exagerou…

    Curtir

  19. José Junior disse:

    Penso que os outros times que se igualaram ao Barça pelo menos na questão tática. Mas gostaria de lembrar que Pep Guardiola inovava em seus esquemas de jogo, jogava sem zagueiros em um 3-4-3 avassalador e marcando firme no campo de ataque, coisa que não vemos esse Barça, que tem sim muita qualidade, fazer.

    Na verdade o futebol está mudando muito rápido, de uma temporada para outra os times vão encontrando novos esquemas, novas formas de se defender e atacar. E as hegemonias não são tão duradouras assim…

    Espero que a nossa seja !!!

    Curtir

  20. Acho que estamos num bom caminho, mas pro Corinthians se tornar um clube realmente dominante, acho que faltam dois passos.

    1º – Categorias de base

    2º – Respeitar todos os Campeonatos que participa

    Curtir

  21. italiano disse:

    …belo comentario , Silvião , penso que o grande arquiteto desse Barcelona era o Guardiola juntamente com o Messi , sem ambos , torna-se um belo time , mas nada impossivel de ser batido , penso que os clubes alemães estão em fase ascendente , e a final será Germanica , e se tudo correr normalmente , nosso SCCP sairá campeão e ira enfretar o…..BVB , afinal não gosto do Munique….

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Verdade, Italiano

      Os caras perderam muito com a saida do Pep Guardiola

      Curtir

      • Marcos disse:

        Silvinho, gosto muito do trabalho do Tite, ele da umas mancadas, mas acho que devemos muito de tudo isso a ele!
        Não acha que também perderemos muito, com a saida do Tite??

        Curtir

        • O Dani L disse:

          Mas acho que a maioria não esta pedindo a saida do Tite, pelo contrario. As criticas, ao meu ver, são para crescimento e fortalecimento do time.

          Não adianta cair na comodidade e na zona de conforto e achar que tudo bem só porque foi campeão do mundo.

          Eu quero ver raça e determinação em todos os jogos. Não importando se o adversário é o Guarani ou o Chelsea e se a competição é o Paulista ou o Mundial (Fifa).

          Curtir

  22. O Dani L disse:

    Como seria o jogo se o Tite treinasse o Bayer. Após o primeiro gol qual seria a postura do time e, consequentemente, o resultado do jogo?

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      O treinador do Bayer fechou com um conceito: vou jogar da mesma forma até atingir o objetivo que é de vencer estes caras após o apito do juíz

      Só recuou mesmo quando o Bayer passou a “quebrar” a bola na transição defesa-ataque, mas ai o jogo já era

      Curtir

    • Roberto_sccp disse:

      Ficaria no 1 X 0 com aquele sofrimento todo, ontem eu pensei isso que você comentou.

      Curtir

    • Fábio disse:

      Mais uma pergunta: qual é o técnico que é o campeão mundial de clubes?

      Curtir

      • O Dani L disse:

        Esse seu raciocinio é o mesmo utilizado pelos irmaos metralhas na direção da CBF para justificar a contratação do Felipenta. Que é um técnico antigo e esta defasado, mas que ganhou a copa de 2002. Segue nesse raciocinio de viver do passado e daqui ha uns anos vc vai parecer um torcedor do Palmares.

        Futebol é momento. Cobrar melhorias e evoluções é um respeito com o torcedor e não um desmerecimento pelas conquistas alcançadas.

        Curtir

        • Filipe disse:

          Nossa cara, vc compara um técnico ultrapassado q não ganha nada faz tempo, recém segunda divisão com outro que ganhou tudo de mais importante em 2 anos. Como eu disse para um qualquer aqui uma vez: Ainda bem que vc não significa nada, senão voltaríamos para a idade das pedras.

          Curtir

Amigo, faça seu comentário