Conselho aprova por aclamação garantias de empréstimo

O Conselho Deliberativo corinthiano aprovou, por aclamação, a concessão das matrículas do terreno do Parque São Jorge como garantia de empréstimo junto ao BNDES.

O empréstimo, no montante de 400 milhões de reais, será liberado ao agente repassador, a Caixa Econômica Federal, que exigia garantias para repassar a verba liberada pelo BNDES.

O terreno do Parque São Jorge é avaliado pelo Corinthians em R$ 1,2 bilhão. A Caixa indicou duas empresas para avaliarem a área e apresentarem laudos sobre o valor da sede corinthiana, mas já sinalizou que aceita o terreno como garantia do empréstimo.

Com isto, em questão de mais alguns dias, o repasse será feito e finalmente, mais uma etapa será vencida.

Não foi necessária votação nominal, muito embora o presidente do órgão, Dr. Ademir de Carvalho Benedito tenha colocado este modelo de votação em pauta, sugerindo também que se houvesse algum conselho que discordasse da concessão das garantias, que se encaminhasse a mesa e que também fosse respeitada a sua posição.

Portanto, foi ratificado o parecer do Conselho de Orientação, que na semana passada já havia se posicionado favoravelmente, por unanimidade entre os membros presentes, pela liberação das matrículas como garantia de empréstimo.

Sendo assim, membros da Situação, como da Oposição, entre eles Antonio Roque Citadini, deram um voto de crédito aos dirigentes que conduzem o processo de construção da Arena Corinthians, bem como a engenharia financeira de pagamento da obra.

Estima-se que o Corinthians fature em torno de 400 milhões em naming rights por 20 anos, 100 milhões/ano em bilheteria, além da venda de mais de 150 espaços de publicidade espalhados pelo estádio, além da locação de camarotes, realização de eventos como shows, praça de alimentação, visitas monitoradas e outras ações de marketing que estão sendo planejadas para alavancar as receitas da Arena.

O banquete oficial de aniversário do clube neste ano será realizado na Arena Itaquera, quando aproximadamente mais de 90% das obras já estarão concluídas.

Atualmente, praticamente 80% do cronograma já foi cumprido.

Nossa Arena ganhando forma, a engenharia financeira bem conduzida, pagaremos pela nossa casa e contribuiremos para o progresso da Zona Leste, em especial, nossa Itaquera querida.

 

 

Anúncios

56 Responses to Conselho aprova por aclamação garantias de empréstimo

  1. italiano disse:

    ..caraca , ainda tem gente que chupa as bolas do Dualib… http://futebolinterior.com.br/coluna.php?id_coluna=268126

    Curtir

  2. Rogério disse:

    Silvinho, de fora a impressão que eu tenho é que a oposição deu um tempo, passou a remar a favor do clube. Ficar só enchendo o saco em pró de interesses particulares não ajuda em nada.

    Curtir

  3. NÓS SOMOS CORINTHIANS disse:

    FOLHA NÃO CHAMA OS ESTÁDIOS DOS NOSSOS RIVAIS DE MORUMBICHÃO OU MATARAZZARÃO… MAS INSISTE COM O APELIDO PARA O NOSSO NOVO ESTÁDIO:

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/06/1289813-camara-de-sp-aprova-obras-viarias-no-entorno-do-estadio-itaquerao.shtml

    APELIDO QUE REVELA UMA IMPLICÂNCIA DUPLA. PRIMEIRO, TEIMA EM UTILIZÁ-LO, IGNORANDO O APELO DO CORINTHIANS PARA QUE SE EVITASSE ISSO. SEGUNDO, OPTA PELO “ITAQUERÃO” , E AINDA COM CONOTAÇÃO PRECONCEITUOSA, AO INVÉS DE “FIELZÃO”, QUE ERA O APELIDO QUE NATURALMENTE SE CONSOLIDAVA… nÃO QUISERAM IMORTALIZAR A ALCUNHA FIEL NO NOSSO NOVO ESTÁDIO.

    QUANTO ÀS OBRAS PARA ITAQUERA, SÃO MUITO MODESTAS, E ESTÃO ENROLADAS.

    PARA A COPA NO MORUMBICHÃO, APROVARAM A TOQUE DE CAIXA UM AEROTREM DE 3 BILHÕES QUE, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, DEVE SER CONSTRUÍDO MESMO SEM COPA POR LÁ.

    ITAQUERA E O RESTO DA ZONA LESTE JÁ ESTÃO COM O TRÂNSITO SUPERSATURADO. SE NÃO TRATAREM O ASSUNTO COM SERIEDADE, SÃO PAULO VAI PARAR EM DIAS DE JOGO DO CORINTHIANS… E OS ANTICORINTHIANOS VÃO SE BABAR NAS CRÍTICAS.

    Curtir

    • Cesar disse:

      Vou explicar pela enésima vez: NÃO VAI TER AEROTREM NA PORTA DO PANETONE! Eita, como é difícil algumas pessoas entenderem isso (ou não querem, sei lá)!
      Vamos lá: após sua exclusão do PAC da Copa, o projeto foi “dividido” em 3 etapas: a 1a. entre Congonhas e estação CPTM Morumbi, que fica na Marginal Pinheiros, prevista para 2014; a 2a. etapa entre Congonhas e Jabaquara, prevista para 2016; e a 3a. etapa, “o resto” (que incluiria o Panetone), que NÃO TEM PREVISÃO.
      Só p/ se ter ideia do tamanho do problema com o trecho “esquecido” (a 3a. etapa que não tem previsão), ele teria que atravessar sobre o rio Pinheiros e desapropriar, além de caríssimas mansões, um grande condomínio de alto padrão que ainda está em vias de ser inaugurado… fácil, não é? Talvez lá pelo ano de 2042 ele fique pronto!

      Curtir

  4. Flávio Vieira disse:

    No inicio achei estranho o formato do estádio, porém, agora que os outros estão prontos, vi que ficaram todos iguais (forma de pneu), então o nosso será diferente de todos e muito mais bonito.

    Curtir

  5. NÓS SOMOS CORINTHIANS disse:

    Curtir

  6. RENATO77 disse:

    Silvinho, a pedida inicial pelos naming rights não era por DEZ anos, e não vinte anos?
    Acho que o melhor tempo de contrato deveria ser de 10 anos.
    20 anos é muuuito tempo e a tendencia é de valorização do estádio e tudo o que o envolve.
    Abraço.

    Curtir

  7. MARCELO MONTEIRO disse:

    PARABÉNS CORINTHIANS; PARABÉNS CONSELHEIROS (PELA UNIDADE DEMONSTRADA); PARABÉNS FIEL TORCIDA (PELA FISCALIZAÇÃO DA OBRA); PARABÉNS A TODOS!! VIVA O CORINTHIANS!!!!

    Curtir

  8. Emerson disse:

    O que mais impressiona na nossa Meca é que a arena, além de muito bonita, é extremamente funcional. Percebe-se o cuidado que se teve com cada detalhe, desde o seu projeto e sua execução, diferente das outras arenas por aí que estão sendo feitas às pressas e algumas nas coxas.

    Curtir

    • NÓS SOMOS CORINTHIANS disse:

      A NOSSA NOVA CASA, APESAR DA PREGAÇÃO “MODERNINHA” SOBRE ELITIZAÇÃO, LUGARES NUMERADOS, COMPORTAMENTO COMEDIDO E OUTRAS BOBAGENS, VAI SE CONSOLIDAR COMO UM CALDEIRÃO COM 68 MIL FIÉIS EMPURRANDO O TIMÃO E FAZENDO TREMER AS PERNAS DOS ADVERSÁRIOS.

      Curtir

  9. Carlos disse:

    Citadini é safo…sabe que votar “NÃO” seria a pá de cal em seu moribundo estado político no Corinthians. Pra saber o que ele realmente pensa, melhor consultar um “certo blog” ou perguntar para um associado com apelido de super herói.

    Curtir

  10. AndersonII disse:

    Pqp. Edenilson fora por 30 dias.

    Curtir

  11. Martelli disse:

    Silvinho como o Paulo Monteiro postou em seu blog para os antis entenderem: EMPRESTIMOOOOOO!

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Sim, emprestimo

      Como qualquer outro

      Curtir

    • NÓS SOMOS CORINTHIANS disse:

      NOSSO NOVO ESTÁDIO NÃO PRECISOU DE UM SIMPLES E ÚNICO “LAUDO” PARA SER ERGUIDO…

      PRECISOU DE SABEDORIA, PERSEVERANÇA, EMPRÉSTIMO JUNTO AO BNDES E COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA PARA FAZER USO DA LEGISLAÇÃO QUE PREVIA INCENTIVOS FISCAIS PARA EMPREENDIMENTOS NA CARENTE, POPULOSA E CORINTHIANÍSSIMA ZONA LESTE.

      Curtir

  12. Phelipe Ferreira disse:

    Ótima nóticia!

    Silvinho, tem alguma novidade do Cavaleiro Fiel? Vai realmente sair do papel?

    Curtir

  13. Luís Carlos disse:

    Só não sei por que a FIFA aceitou as garantias e o BB não e por que a CEF pede garantias se é o BNDES quem vai emprestar, mas é assunto passado…

    Silvio, isso não tira a exigência contratual para que toda renda do estádio seja revertida ao fundo para que este vá quitando as parcelas do empréstimo e devolvendo o que sobrar ao clube. O clube não está trocando uma coisa pela outra e sim dando uma garantia da garantia.

    Ou não é isso?

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Não, uma coisa não tem a ver com a outra

      A Caixa está repassando um valor e exigiu garantias, praxe de mercado

      Curtir

      • Luís Carlos disse:

        Então, mas a vinculação das receitas do estádio era uma exigência contratual ( no contrato com a construtora e/ou com a gestora do fundo; nada a ver com a CEF, BB ou BNDES) para justamente evitar que dirigentes do clube gastassem o dinheiro e botassem o empréstimo na conta do Abreu. Era (ou é) uma garantia também.

        Não era isso que os véios estavam chiando no ano passado? Que o Corinthians não iria receber um centavo do estádio e só seria dono daqui a 150 anos? É sobre essa cláusula a que me refiro.

        Essa exigência contratual fica intocada?

        Curtir

    • NÓS SOMOS CORINTHIANS disse:

      NÃO FIQUE AFLITO…

      SE A CEF AGIU COMPETENTEMENTE E, PRINCIPALMENTE, SE O NOSSO CONSELHO APROVOU POR ACLAMAÇÃO, ESTÁ TUDO MAIS DO QUE AJUSTADO E ACERTADO.

      PARA FRUSTRAÇÃO E INVEJA DOS RIVAIS QUE VÃO TER QUE SE CONTENTAR COM O MORUMBICHÃO E O MATARAZZARÃO…

      Curtir

      • italiano disse:

        ..acho mais singelo o apelido arena panetone e a outra , arena torresminho….o pessoal da falha , estadinho e lixuol pira…

        Curtir

      • Luís Carlos disse:

        Não estou aflito colega. Só quero saber se houve modificação contratual pra ficar a par do que está acontecendo. Se eu depender de alguns assalariados (do clube e da imprensa) que espalham informações mentirosas aí é que vou ficar aflito.

        Curtir

  14. Ricardo disse:

    Silvio, mas o terreno que está sendo dado como garantia não estava preso a duas dívidas que estão sendo discutidas na justiça?

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Existe uma matrícula liberada e o clube está tentando liberar as demais

      A votação de ontem permite ao clube utilizar todas as matrículas como garantia, se necessário

      Curtir

    • Luís Carlos disse:

      Se a dívida discutida for menor que o suposto “valor de mercado”, acho que a diferença pode ser dada em garantia também. Só não sei se há lei que impeça que um órgão público a aceite. A penhora de bens é uma garantia também. Não é confisco.

      Curtir

    • Claudio Marques disse:

      Arrolamento ainda não constitui uma garantia é apenas uma precaução do fisco para acompanhar o patrimônio de um devedor que discute sua dívida, evitando que ele se desfaça dos seus bens e não tenha como pagar em caso de derrota.
      O bem pode ser inclusive ser substituído por outro a pedido do devedor e anuência da Fazenda Nacional.
      Em caso de gravame ou alienação do bem o cartório deve comunicar o fato à Fazenda Nacional que poderá propor ação cautelar requerendo que o bem seja bloqueado em favor da Fazenda Nacional até o término da discussão administrativa.
      Quem vai decidir é o juiz, após ouvir o devedor.
      Em resumo, um imóvel arrolado não é um imóvel bloqueado e sim um imóvel vigiado.
      Desculpem o juridiquês mas achei conveniente esclarecer isso porque tem um certo motoblog falando m… a respeito. O sujeito não sabe nem fazer o “o” sentando pelado na areia e quer se meter a entendido de tudo.
      Ridículo!

      Curtir

    • NÓS SOMOS CORINTHIANS disse:

      “ADVOGADOS DO DIABO” COMENTANDO?

      Curtir

  15. Roberto_sccp disse:

    Silvio, eu acho que seria muito importante que a cada prestação paga ao BNDES o Corinthians apresentasse o recibo do deposito no site oficial.
    A cada publicação os antis vão sentir uma pontada no coração.

    Curtir

  16. O Dani L disse:

    Boa conselheiros. Mais um passo foi dado. Espero que nao tenham novos “imprevistos” para nao dizer obstaculos impostos pelos antis.

    Alguem sabe o cronograma mensal das atividades que serao realizadas para conclusao desses 20% restantes da obra?

    Curtir

  17. Vilson disse:

    ou seja, estamos jogando todas as nossas fichas ? ou nos tornamos o maior time do Brasil, ou estamos irremediavelmente falidos ?

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Carência paga inicio do pagamento do emprestimo: 2 a 3 anos (a confirmar, no mínimo 2 anos)

      Estimativa de faturamento / anual:

      20 milhões em naming rights por 20 anos
      100 milhões/ano de bilheterias
      Receitas com mais de 150 pontos de publicidade, teremos telas de led até nos banheiros anunciando produtos
      Receitas com locação de espaços como áreas vip (existem 4 enormes camarotes para locação até para festa de casamento, aniversario, etc)
      Receitas com visitas monitoradas – estádio/memorial
      Entre outras receitas

      Em 3 anos já teremos faturado o equivalente a 1/3 do valor do emprestimo (nominal + juros)

      Irremediavelmente falidos ? Tem certeza ?

      Curtir

      • O Dani L disse:

        Isso para nao falar do dinheiro que economizaremos na locação do Pacaembu.

        Curtir

      • Ernesto de Minas disse:

        Silvinho, vc está citando R$ 400 milhões de neimimgue raiguites (escrevi assim para agradar nosso caro Múcio, discipulo do JK).
        Quando sai isso ? Não é só conversa fiada?

        PS: Múcio, não me ofenda , é só uma brincadeira.

        Curtir

    • O Dani L disse:

      Se nós estamos “falidos” imagina os outros.

      Curtir

    • NÓS SOMOS CORINTHIANS disse:

      “nos tornamos o maior time do Brasil”?

      NÃO SE TORNA AQUILO QUE JÁ SE É.

      ou estamos irremediavelmente falidos ?”

      ISSO NÃO É MAIS POSSÍVEL.
      SÓ SE, ALÉM DE UM MÍSSEL NORTE-COREANO CAIR NO NOVO ESTÁDIO, TIVÉSSEMOS A INCOMPETÊNCIA DO PALMEIRAS E UMA TORCIDA INCONSTANTE E FRIA COMO A DO SÃO PAULO.

      Curtir

  18. RODRIGO disse:

    Só posso agradecer a Deus!

    Tenho 30 anos e vi meu Corinthians:

    Campeão Paulista “N” vezes…

    Campeão do Rio SP (02)..

    Campeão da Copa do Brasil (95 / 02 / 09)

    Campeão Brasileiro (90 / 98 / 99 / 05 / 11)

    Campeão da Libertadores Invicto (12)

    Campeão do Mundo FIFA (00 / 12)

    E estou vivo pra ver nossa casa ficar pronta…

    Da pra ser mais feliz?

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Dá amigo, dá pra ser a cada dia mais feliz sendo corinthiano

      Curtir

      • RODRIGO disse:

        Cara…

        Não consigo ser menos Corinthiano, ou mais…

        Quantas vezes disse pra mim mesmo que largaria de torcer… que aquilo ainda iria me matar do coração… e no jogo seguinte lá estava eu, grudado no alambrado…

        Ser Corinthiano não é opção! Ou você nasce com esse presente de Deus, ou não nasce!

        E nós somos privilegiados!

        Curtir

    • NÓS SOMOS CORINTHIANS disse:

      SEM FALAR NA HISTÓRICA INVASÃO DA FIEL AO JAPÃO…

      SEM FALAR NAS COPINHAS SP E NOS CARNAVAIS DOS GAVIÕES DA FIEL…

      SEM FALAR NA CONSOLIDAÇÃO COMO MARCA MAIS VALIOSA DO FUTEBOL NAS AMÉRICAS…

      SEM FALAR NOS CRAQUES NESSES 30 ANOS, COMO O DOUTOR SÓCRATES, ZENON, MARCELINHO CARIOCA, GAMARRA, CARLITOS TEVEZ, RONALDO FENÔMENO…

      Curtir

  19. Alvaro disse:

    Silvio,

    Em relação ao naming rights foi falado algo nos bastidores?

    Curtir

Amigo, faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: