Oberdan Silva e o (triste) retrato do futebol brasileiro

Se você assistiu à matéria exibida no Conexão Reporter, apresentado por Roberto Cabrini nesta sexta-feira (pelo SBT) sabe de quem se trata Oberdan Silva.

Para quem conhece um pouco mais dos bastidores do futebol, já o conhece há longa data.

Oberdan Silva é um destes espertalhões – mais do que isto, mais do que espertalhão, um criminoso – que vive do sonho de milhares de garotos espalhados pelo Brasil.

Sonho que muitas vezes se torna pesadelo, jamais realidade.

Oberdan é figurinha carimbada no submundo do futebol. Já o vi nas arquibancadas de alguns estádios, sempre falante, com ou sem celular na mão e sempre com um cartão de apresentação.

Comporta-se como olheiro, os anos de submundo lhe ensinaram bem a escolher sua “presa”, a próxima vítima.

A matéria, que você pode assistir na íntegra abaixo, basicamente explorou um dos nichos de negócio do “espertalhão”.

Por valores que podem variar (50, 80 mil, mais ou menos) ele transforma qualquer um – sim, qualquer um, até um produtor do SBT – em jogador de futebol, com a promessa de que em alguns meses estará jogando no exterior. O valor cobrado é uma espécie de “taxa de corretagem” pela prestação de serviço de “agende de futebol”.

Mas na matéria, bem produzida, ficaram algumas perguntas sem respostas.

Como, em questões de poucos dias, Silva consegue registrar na Federação Paulista e no Bid da CBF, um “atleta”, furando as filas burocráticas.

Quem está com ele neste esquema?

O mais deplorável e estarrecedor de tudo isso é que mesmo após esta matéria, Oberdan Silva, que vem sendo investigado pela Polícia Federal, continuará agindo impunemente.

E aposto que após a matéria, seu celular deve ter tocado muitas vezes e do outro lado da linha, pessoas interessadas nos seus “serviços”.

Ao longo dos anos, outros “Oberdans” utilizaram do mesmo mote para agirem, o sonho que muitos  jovens acalentam para se tornarem jogadores de futebol. Nos anos 80 conheci alguns.

“Sargento” (que depois virou “Tenente”), Giva (ou Giba, também chamado de “Vereador”) costumavam agir nos campos de terra do Centro Educacional e Esportivo do Tatuapé, popularmente chamado de “Sampaio”, prometendo a garotos que seriam levados para jogar no Corinthians.

Sargento e depois Tenente tinha um filho que jogava razoavelmente bem, mas sempre era indagado porque seu próprio filho não jogava no Corinthians. E Giva ou Giba, tempo depois se descobriu quais eram os seus reais interesses com os garotos. Pedofilia já vinha desde aquela época.

Oberdan esta “queimado” no mercado. Mas ainda age com toda fúria e vigor. Mas não é o único e nem será o último a aplicar estes mesmos tipos de golpes.

No Corinthians, há alguns anos, passou por lá um malandro que frequentava os campos do canindé que tinha como alcunha “Barcelona”. Barcelona porque dizia que conseguia levar garotos selecionados para jogar em clubes da Europa, como o Barcelona. Ludibriou algumas pessoas e desapareceu porque segundo consta, teria se envolvido com uma mulher casada e foi cassado pelo marido traído.

Existem muitos outros por ai. Ludibriam garotos, extorquem pais, sob a promessa de que os levarão para clubes grandes do Brasil. Quando conseguem fazer algum dinheiro, desaparecem e voltam a atacar em outras bandas.

O fato é que é esta malandragem nasce e cresce como erva daninha.

E lamentavelmente, quem tem talento de fato não está ficando no Brasil. Recentemente fui a um evento no Clube Paineiras, uma clínica de futebol em parceria da Samsung, Chelsea e a escolinha de futebol do Paineiras. Entre vários garotos sem o menor talento, outros que mal conseguiam andar, empurrar a bola com os pés e pensar ao mesmo tempo, um garoto negro, de 13 anos, demonstrando habilidade incomum. Rápido, habilidoso, visão de jogo, canhoto, deu um show na exibição.

Perguntei a um monitor da clinica de quem se tratava. Tratava-se de um filho de um jogador de futebol (ele não revelou o nome), acompanhado da mãe, um tio, duas tias e um segurança, que já havia recebido convite para treinar no São Paulo e outros clubes brasileiros. Mas que seu futuro já estava traçado. Dali a alguns dias partiria de mala e cuia para a Inglaterra, onde passaria a viver, estudar e treinar no Chelsea.

Milan, Real Madrid e Barcelona também estão vindo buscar jovens promessas no Brasil. Dai a razão de encontrarmos caras totalmente desconhecidas na seleção brasileira, mas se tratando de jogadores que atuam há anos na Europa.

Como já bem disse o treinador Leão, no Brasil está sobrando apenas a ponta de estoque.

Os potenciais talentos sonham com os grandes clubes europeus de primeira linha e acabam realizando seus sonhos muito antes do que imaginavam.

E os com menor potencial, acabam entrando em aventuras, barcas furadas, sendo ludibriados por malandros como Oberdan Silva.

Este é o triste retrato do futebol brasileiro.

 

Anúncios

18 Responses to Oberdan Silva e o (triste) retrato do futebol brasileiro

  1. Jean Oliveira disse:

    incrível, até com isso o Brasil quer ganhar dinheiro, hj em dia a seleção com o time que tem, já não é muito boa, esse Oberdan Silva parece que ele nem imagina que ele tá prejudicando a seleção, por que muitos desses garotos não tem futebol nem pra estar em um time Brasileiro, quem dirás na seleção

    Curtir

  2. marcos reis disse:

    Marcos Reis
    Só uma coisa ver um dos muitos limas que existem sendo casados igual bandido (o que de fato) entrando no canburão que nem mostrou a reportagem NÃO TEM PREÇO.

    Curtir

  3. marcos reis disse:

    Marcos Reis.
    aos amigos que lerem peço-lhes minhas desculpas pelos erros de português, os confesso que tenho uma grande deficiencia na mesma. em 2004 tive a infelicidade de conhecer este tal de lima, na ocasião eu estava fazendo uma seção de testes para o CRB DE ALAGOAS para a taça da quele ano, os treinos do crb eram as quartas e sextas, para não ficar parado treinava os outros dias neste safado do lima por intermédio de um amigo muito inocente achando que ele seria uma segunda chance caso dese errado lá no crb, eu só ia para treinar mesmo nunca acreditei nas converças dele testemunhei varios episodio de omilhações com jogadores dele que pagavam para treinar a anos ali!,não me contive e tentei ajudar alguns escravos de suas mentiras, mas avia muitos iludidos com esse safado. fiquei poucos dias treinando naquele local mais vi muitas coisas que se for escrever passarei um dia inteiro e não terminarei. mais tenho o plazer de contar a quem quiser ouvir. na boa vale apena!!

    Curtir

  4. Karkarah Rei disse:

    Absurdo o Cabrini chamar este salafrário de “Agente de Futebol”. É a mesma coisa que chamar um golpista clandestino do setor imobiliário de “Corretor de Imóveis”. Além do mais, as “vítimas” que foram lesadas, muitas vezes, estavam dispostas a burlar o sistema, consentindo em terem suas idades alteradas para menor e etc. Então, quem alimenta o corrupto que executa é o corrupto que demanda o serviço, como este tal de “Vitinho”. Sinto muito.

    Curtir

    • Luiz Mariano disse:

      Engraçado…eu assisti a matéria e pude perceber que só um dos corruptos foi preso. O mais pobre. Pq será?

      Curtir

    • LUAN disse:

      ESSE SAFADO AINDA ESTA ENGANANDO OS SONHOS DE MUITOS GAROTOS EU FUI UM E CONHEÇO MUITOS QUE TAMBEM ACREDITARAM PQ NO INICIO TUDO PARECE VERDADE MAS NO FIM VC ACABA PASSANDO FOME E ABANDONADO EM UM OUTRO PAIZ FIQUEI COM 10 JOGADORES NA GRECIA PASSANDO FOME !!!
      TEM QUE PAGAR JUSTIÇA SEJA FEITA LUGAR DE CARA COMO ELE TEM QUE ESTAR NA CADEIA!!!

      Curtir

  5. fernando disse:

    Eu não lembro muito bem, mas acho que antes da Lei Pelé, isso não acontecia tanto porque os clubes tiham 100% dos atletas não apenas uma fatia.

    Curtir

  6. Mauro Oliveira Ben Yosef disse:

    E como sempre acontece, atacamos o efeito e nunca as causas da doença, isso em todos os ramos da sociedade !!!

    Curtir

  7. Fernando Romano disse:

    Exatamente como no mercado financeiro, onde os grandes vão te roubar inevitavelmente. O jogo é de cartas marcadas. Se vc entrar de inocente, toma na bunda, perde casa, carro, familia. Tem que saber que está lidando com bandido. Nao existe pai, mãe, tio, sobrinho, porra nenhuma. O objetivo é claro: comer o maior numero de rabos possível. Um estupro coletivo é permitido. Assim como no futebol brasileiro.

    O futebol brasileiro, na verdade, nao existe. Ele é um faz de conta. Um dado viciado. Um cassino que quando alguém ganha, vao lá enfiar porrada no cara. Nao pode ganhar. Vc entra lá pra perder e não pra ganhar, porra.

    Os clubes não existem. São fantasmas. Mudam tabela, arranjam tudo. TImes sem nada, sem jogador, sem porra nenhuma. Tudo motivado pela irracionalidade de todos nós, os otários, anestesiados pela paixão.

    Curtir

  8. Marcos disse:

    Mais um TÍTULO INTERNACIONAL:

    http://corinthians.com.br/site/noticias/2013/06/16/11h46-id19474-timao-vence-o-psv-e-e-campeao-invicto-da-canon-lion-city-cup.shtml

    Mais um TÍTULO para as CATEGORIAS DE BASE do Corinthians.

    E sem CT estatal em Cotia, aquele também conhecido como CCC (Centro de Criação de Cervídeos).

    O Timãozinho, assim como o Timão que há seis meses também conquistou um título internacional no outro lado do mundo, conta com vários ótimos jogadores, mas tem sua grande virtude na FORÇA COLETIVA, de um time BEM ARMADO e de RAÇA.

    VAI, CORINTHIANS!

    Curtir

    • Flávio Augusto disse:

      Enquanto isso vamos contratando Maldonado, Ibson, Kaka…
      Enquanto isso Fábio Santos, Alessandro e Danilo são intocáveis…

      E a nossa base vai enriquecendo empresários aproveitadores. É foda!

      Curtir

  9. Múcio Rodolfo disse:

    Silvio em 2006 a revista placar publicou uma matéria de uns “gatos” que foram levados ao Corinthians oriundos do Pará. Este “Barcelona” tem a ver com este caso?

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Acho que não. O Barcelona ficava rodeando os campos do canindé durante o campeonato interno, abordando pais de garotos

      Curtir

Amigo, faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: