Protestos: Falta foco

Antes de tudo, admiro e parabenizo a coragem de quem foi as ruas ontem.

E foram milhares.

ScreenShot016

Milhares nas ruas do Centro do Rio de Janeiro

ScreenShot014

Milhares na Zona Sul de São Paulo

Em São Paulo, de forma ordeira e pacífica.

No Rio de Janeiro, o clima pesou por conta de alguns manifestantes que depredaram patrimônio público.

Em outros estados também houve protestos e também em Brasília.

Porém, contudo, entendo que falta foco.

Assim que iniciaram os protestos em São Paulo e ato contínuo, o confronto entre manifestantes e polícia militar, indagou-se: “Mas tudo isto por 20 centavos ?”.

A resposta, vinda de várias fontes bradou que “Não é apenas pelos 20 centavos, mas muito mais que isso”.

Por outro lado, a líder do Movimento Passe Livre (desconhecia este movimento até o início dos protestos), declarou que “Se o prefeito não recuar, o protesto não vai parar”, em detrimento a retirada dos 20 centavos do aumento nas passagens de ônibus.

Oras, sendo assim, é ou não é pelos 20 centavos? Ou é muito mais que isso?

Mas o que, de fato?

Pela violência que assola o país, que se rouba e se mata e se queimam corpos por 30 reais?

Pelo dinheiro gasto para a realização das Copas (Confederações e Mundo) e Olimpíadas ?

Contra a corrupção, pelo fato de nenhum condenado pelo mensalão ainda ter ido para trás das grades ?

Pela inflamação real mascarada pelo governo e pelos institutos que apontam números incompatíveis com a frente dos caixas ?

Contra a PEC-37 (você sabe o que significa isto, já te explicaram, se você pesquisar você entende menos ainda porque ninguém se entende na explicação)

Pelo preço abusivo do pastel de feita, que aumenta quando e quanto deseja, sem o menor controle, já que praticamente não existe concorrência ?

Pelos impostos abusivos que são cobrados nos produtos e serviços ?

Pela elitização do futebol que está afastando cada vez mais as camadas populares dos estádios (agora transformadas em Arenas) ?

Pela falta de um esquema tático eficiente, por um time que tenha opções de jogadas ensaiadas que não seja apenas a cobrança de um lateral, por um time que chute mais a gol e que acerte dentro daquele retângulo, por um time que saiba cobrar faltas e bater escanteio ?

Enfim, protesta-se. Mas falta foco.

Cobram o silêncio das autoridades. Cobra-se o silêncio do prefeito, do governador, da presidenta, dos senadores, dos deputados e vereadores.

Mas quem é que vai meter a cara, colocar a cabeça a prêmio, se generaliza-se um protesto sem foco definido ?

Quando fomos para o Anhangabaú no início dos anos 80 sabíamos porque estávamos indo.

Exigíamos a aprovação da Emenda Dante de Oliveira, que garantiria as eleições diretas para presidente, o temor era que os militares continuassem no poder através do nefasto Paulo Maluf.

Mas e agora.

Méritos aos líderes destes movimentos em forma de protesto que através das redes sociais estão conseguindo mobilizar milhares para as passeatas, mas que definam o cerne da coisa, não percam esta grande oportunidade de participar da transformação do país.

Definam o foco e não apenas milhares, milhões irão para as ruas.

38 Responses to Protestos: Falta foco

  1. carlos disse:

    o maior problema atualmente é a criminalidade , e não estou vendo esse tema com grande evidência nas manifestações

    Curtir

  2. Alexandre S disse:

    Sobre isto, precisamos protestar na Assembléia Legislativa !

    Curtir

  3. Alexandre S disse:

    Eficicácia dos nossos protestos : PROTESTAR EM FRENTE À GLOBO (BERRINI), RECORD ( BARRA FUNDA ) E BAND ( MORUMBI ). CHEGA DE INTIMIDAÇÕES DO CONGRESSO ÀS EMISSORAS E CHEGA DE MORDAÇA !!

    Curtir

  4. PAULO disse:

    O FOCO É PRINCIPALMENTE A QUEDA DA DILMA E DO PT;
    FORA PT !!!

    Curtir

    • Alexandre S disse:

      Todos os nossos presidentes, desde FHC, Lula, Dilma, estão amordaçados por aqueles políticos do Congresso, por Sarney e pelos lobistas que estão há muito tempo.
      O foco é Sarney e o Congresso e a Globo . O resto a gente muda .

      Curtir

      • PAULO disse:

        ISTO ESTAVA CLARO QUANDO OS MILITARES SAÍRAM: A CLASSE POLÍTICA BRASILEIRA SEMPRE FOI OPORTUNISTA E CORRUPTA.
        MAS O PT SUPEROU A TODOS COM A SUA VONTADE DE “COMER”, DEU NISSO…

        Curtir

  5. Wilton disse:

    Eu quero é que essa corja leve muita borrachada da policia.Cada um que fale em nome proprio, nao em nome do “povo”. Tem gente oportunista “faturando” nas costas dos “revolucionarios”.

    Curtir

  6. Eder disse:

    fui ver esta manifestação ontem, e vi muita gente que não sabia nem porque tava lá,.
    Manifestação sem foco não leva a lugar algum.

    Curtir

  7. Zé Carlos disse:

    É e não é pelo aumento da tarifa, Silvio.

    Inequivocamente, o estopim foi esse – e, ao menos em SP, esse deverá continuar sendo o foco principal, até que Estado e Prefeitura recuem no reajuste.

    E não venham com o papinho elitista de que “0,20 não pesam no bolso de ninguém”. Pela qualidade (SIC) do serviço oferecido, qualquer reajuste soa como desaforo inaceitável.

    Contudo, é natural que, uma vez deflagrado o movimento, uma série de outros anseios venham à tona, de forma difusa, indicando que as pessoas estão insatisfeitas com a forma com que se faz política neste país – embora não saibam exatamente qual o alvo a ser mirado.

    Neste sentido, como você bem mencionou, em 80 sabíamos exatamente quem era o inimigo a ser combatido. Mas e agora, que não temos mais a figura de um regime ditatorial para o qual todos os esforços podem e devem ser direcionados, quem pode ser responsabilizado por todo esse descontentamento: o capital, o neoliberalismo, a corrupção, a Copa, a PEC 37, a inflação, a truculenta ação repressora da PM?

    Considerando o atual momento histórico que vivemos, é natural, insisto, que, em situações como essa, de efervescência, os alvos dos protestos se multipliquem.

    Contudo, é justamente aí que reside o perigo – como você também observou. Portanto, embora (quase) todas as demais pautas propostas sejam legítimas e bem-vindas, cabe, sim, um esforço no sentido de que o foco principal seja mantido na questão que motivou todas essas ações: a do transporte público. Sob risco, entre outros, de desmoralização do movimento.

    É tudo o que querem os Donos do Poder.

    Estou muito curioso a respeito do desfecho disso tudo, Silvio. Infelizmente (rs), já superei faz “algum tempo” a faixa dos 20 e poucos anos. Hoje, contudo, mais uma vez, estarei com essa molecada nas ruas.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Protesto é mensagem

      E como em toda mensagem, existem regras. A quem se destina, o objetivo, o conteúdo tem que ser claro

      A quem se destina? se a questão for meramente os 20 centavos, destina-se tão exclusivamente a prefeitura. Mas levanta-se a bandeira de que não é apenas pelos 20 centavos, “é muito mais que isso”

      Se o prefeito recuar e retirar o aumento, param os protestos? Mas e o muito mais que isso ?

      Ir pras ruas, protestar contra tudo torna o movimento apenas manifestativo.

      Curtir

      • Zé Carlos disse:

        Insisto, Silvio: são as duas coisas. São “apenas” os 20 centavos, claro – mas perceba que há muito mais em jogo.
        Calcule, por exemplo, o significado desse precedente caso o governo venha a recuar…

        Curtir

  8. Samuel disse:

    Boa Silvinho.

    E justamente por isso a dona globo já tratou de tomar conta do movimento e moldá-lo a seu gosto, já que ela acabou por algum momento também tornando-se alvo.

    Assisti hoje o bom dia brasil e elegeram a passeata feita no Rio, com adolescentes de caras pintadas, vestidos de branco e distribuindo flores como o modelo correto de protesto.

    É o que eu chamo de manifestação chantily. Bonita, chamativa, e inútil. É do jeitinho que a globo e a grande mídia gosta e feita por encomenda pelos políticos.

    Violência é chocante, vandalismo disvirtua, mas também virar esse montão de gente florida na rua não leva a nada. Ainda mais porque não tem foco, como você bem falou.

    Para ir adiante e ter efeito precisa ter foco, e principalmente contundência. Os políticos precisam sentir temor sim, preocupação, medo de onde a coisa pode parar.

    Não se respeita o que não se teme, essa é a máxima da humanidade, desde o início dos tempos.

    Se continuar nessa toada, será uma reedição dos caras pintadas de 90, adolescentes que serviram de inocentes úteis, derrubaram um presidente que os seus pares queriam derrubar, e todo o sistema corrupto continuou inalterado, ou melhor, se aperfeiçou.

    Precisam estabelecer um foco e um ritmo, de protesto, pacífico se a reação do outro lado for de atendimento, caso contrário, tem que levantar o tom.

    Não se faz revolução com flores.

    Valeu!

    Curtir

  9. Marcos disse:

    Bom dia Silvinho.

    Também estou achando esses protestos, ainda meio confusos!
    Mas vamos pensar(torcer) para que seja uma luz no fim do tunel.Protestar agora por 20centavos, amanhã protestar por moradia, por um ensino melhor……………… e outras coisas…..
    Dizer que estamos aqui, não aceitar tudo(???????) que o Governo nos dá!!!

    Curtir

  10. Cesar disse:

    Estava tendo exatamente essa discussão com meu irmão ontem, e ele tem exatamente mo mesmo ponto de vista: falta foco.

    Mas, na minha opinião, o “foco” neste momento é outro: é a população perceber que ela tem poder de MOBILIZAÇÃO. E isso, se corretamente aproveitado, é poder.

    O ponto positivo é perceber que a grande maioria da população parece estar saindo daquele estado de letargia, e mostrando indignação contra várias coisas que andavam reprimidas: é menor de idade queimando gente viva e sendo protegido por deputado, é estádio no fim do mundo custando 1,5 bi para jogos da 3a. divisão, é hospital público sem médico pra atender… e por aí vai.

    Neste primeiro momento, a palavra é: mobilização, nós podemos. Entendo que, tendo isso consolidado daqui pra frente, iremos para os manifestos “caso a caso”.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Sim, resgatar o poder de manifestação é positivo
      Mas então que se aproveite este momento para não perder este viés

      Curtir

      • Silvinho, não há líderes nem liderança. Uma manifestação, um protesto, não sobrevive sem liderança. Isso é fogo de palha (caso a direita não tenha força para continuar sustentando o protesto, agora que os direitistas resolveram apoiar as manifestações).

        Curtir

  11. constantino disse:

    Silvinho vc é do povo como nós. Não pede dízimos como a IURD, BLOGUEIRO E POLITICOS.

    Basta!!!! BASTA DE CORRUPTOS, DE GASTOS ABSURDOS PARA FAZER UMA COPA DO MUNDO QUE POLITICOS RECEBEM SEUS DIZIMOS, INGRESSOS DE GRAÇA PARA AMIGOS E PARENTES. O POVO TEM QUE PAGAR MILHARES DE REAIS SE QUIZER ASSISTIR JOGO.

    BASTA DOS MARINS, DOS MARCO POLOS, DOS RENAN CALHEIROS, DOS SARNEYS, DOS COLLORS, DOS ZE DIRCEUS, DOS GENOINOS,. PORQUE NÃO ESTÃO PRESOS? POR QUE SÓ POBRE VAI PRA CADEIA!!!

    BASTA DE VIOLENCIA!! TODOS OS DIAS TEMOS NOTICIAS DE CRIMES, DE ASSALTOS. BASTA DOS DI MENOR!!

    BASTA DE ESCONDER UMA INFLAÇÃO QUE SÓ NÓS SENTIMOS NO BOLSO E O GOVERNO FALA QUE NÃO EXISTE

    BASTA DE ACHAR QUE O NEYMAR JR VALE MAIS QUE PROFESSOR

    BASTA DE PODRIDÃO!! BASTA DE UMA SAUDE E DE EDUCAÇÃO FALIDAS, CONTAMINADAS PELA CORRUPÇÃO E PELO POUCO CASO

    O POVO NÃO AGUENTA MAIS TANTO SEM VERGONHA ACHANDO QUE ESTAMOS SENDO ENGANADOS.

    VAMOS PARA A RUA SEM PARTIDOS POLITICOS.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Concordo

      Mas tudo tem um inicio, meio e fim.

      Sair as ruas parece ser o mais simples. Falta foco. É preciso definir foco, criar uma pauta, exigir pontualmente as mudanças negociando-as, dar tempo para a execução e se não concretizadas, fazer o que ?

      Se não for deste jeito, daqui a pouco vai virar micareta

      Curtir

  12. @pynoj disse:

    cedo ou tarde os protestos chegarão a itaquera. o zagueiro-poeta, como disse ontem, irá participar.

    http://proevolutionsoccerbrasil.com.br/gente-ligada-a-organizadas-tenta-estimular-manifestantes-a-depredar-a-arena-corinthians-em-sao-paulo/

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Ai o buraco é mais embaixo

      Na Meca ninguém tasca

      Curtir

    • E vocês não esperavam isso? A direita coxinha vai vir pra cima, já, já…

      Curtir

    • AndersonII disse:

      Eu nunca tive dúvidas disso. É só ver quando começaram as manifestações na mídia, e fazer a ligação.Sempre disse aqui, que as ameaças eram sérias, agora podem esperar a bucha.
      Até o panetone ser deletado da copa, era só festa.
      A partir daí,algumas midias que o corinthiano está cansado de saber quais são, e tem isso pregado na testa, por usarem o apelido do estádio, pegaram fundo.
      Agora, é evidente que todos se aproveitarão desse movimento para destilar seu ódio e veneno, inclusive contra nós e nosso estádio.
      Resta saber se a torcida corinthiana aceitará essa perseguição absurda passaivamente.
      Esperemos prá ver. Já estão nas redes, expressões como “sua hora vai chegar”, e por aí vai.
      Vingança. Nossa Meca, machucou até o útero dessa gente.

      Curtir

  13. Marco Henrique disse:

    Agora é o seguinte, manifestante sentar com o prefeito para negociar parar movimento em troca de 0,20 centavos é o mesmo que governo negociar com facção criminosa, espero que isso não esteja acontecendo.

    Curtir

  14. Mauro disse:

    O pastel de feira até que é barato, o caro é o pastel que se vende próximo dos estádios. Aí sim, vamos protestar e se possível invadir a sede da FPF.

    Curtir

  15. RAGI = HAJJ - AQUELE QUE NÃO DESISTE NUNCA disse:

    Concordo com tudo que disse Silvio.

    Curtir

  16. Souza disse:

    perfeito

    estão indo para as ruas, ficam agitando virtualmente, mas a maioria nem sabe o pq estão fazendo isso

    90% é embalo , é modinha, é querer aparecer

    vão até a USP, PUC , Santa Cecilia hj e uma parte estará enchendo a cara ás 14:00 e fumando maconha com o dinheiro do papai

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Fumando maconha financiando o tráfico, diga-se de passagem

      Curtir

      • Souza disse:

        Tráfico – PCC
        PCC precisa da POLICIA pra combater
        POLICIA- os manifestantes não querem nas ruas

        eles querem o tráfico liberado na Cidade Universitária, em volta do Mackenzie e dentro da PUC mesmo ocorrendo mortes e outros delitos

        fica difícil

        Curtir

  17. Sérgio Henrique Botarelli disse:

    Concordo!

    Curtir

Amigo, faça seu comentário