Mayara Vívian, a musa dos protestos

Mayara Vivian.

Guardem este nome. Pode estar nascendo ai uma Lindbergh Farias de saias (muito embora ela não tenha sido vista trajando uma, que eu saiba) dos tempos modernos.

Pesquisem de quem se trata Lindbergh e sua biografia. Playboy que prestava vestibular em universidades publicas, passar e montar grêmios acadêmicos e por fim, chegou onde chegou.

Mayara é a líder do Movimento Passe Livre, que traz como bandeira a passagem sem custo para o usuário.

Só não perguntaram a ela de onde sairiam os recursos, quem pagaria a conta.

Talvez, de maneira simples, se a prefeitura triplicasse o valor do IPTU, por exemplo, seria possível zerar o custo da passagem. Mas ainda restariam metrô e trem. Enfim, a coisa não parece tão simples.

Há uma semana Mayara declarou em alto brado que “Se a Prefeitura não recuar, o protesto não vai parar”.

Prefeitura e Governo recuaram nos 20 centavos, mas uma nova manifestação foi agendada para ontem,na Paulista, além de outras que ocorreram em vários pontos da cidade e também da grande SP.

Mas em meio aos dois primeiros protestos, surgiu a grande pergunta: “Mas tudo isto por 20 centavos?”

Mayara agora diz que o objetivo é lutar pela Reforma Agraria, pela Reforma Urbana, acabar com os latifúndios urbanos.

Acontece que, planejadamente ou não, Mayara puxou o pino da granada e perdeu o controle do movimento.

As manifestações tomaram conta do país. Ontem mais de 100 cidades foram as ruas.

A manifestação agendada por Mayara e seu grupo, ontem, na Paulista, transcorreu de forma ordeira. Ordeira em termos, já que grupos repudiaram e agiram com violência à presença de representantes de partidos políticos.

Mas no resto do país, assim como ocorreu em SP nesta semana, ondas de destruição de patrimônios públicos e privados se espalharam, além dos saques a agencias bancarias e ao comercio.

Mayara deve estar acompanhando isso tudo com uma enorme ponta de orgulho.

E também com medo. Sua atitude despertou uma onda, o tal do “Gigante que acordou” – e esta faltando pouco para usarem o bordão ” Ninguém segura a juventude do Brasil…”

O brasileiro, desconfiado e adepto das teorias conspiratórias, já pergunta: Quem esta por trás disso tudo. Como uma meninota (como disse uma senhora hoje no metrô) conseguiu mobilizar um país inteiro?

Pois é. Essa pergunta até as autoridades e a classe política vem fazendo.

A inteligência da policia já deve estar monitorando a vida de Mayara em busca de informações, explicações.

Mas se a gente por um minuto deixar de lado teorias conspiratórias e analisar o estado de coisas, motivos não faltam para protestar. A impunidade e a letargia da justiça que alavancam a violência, a corrupção desenfreada, o péssimo atendimento nos hospitais públicos e tudo isso em meio a realização de Copas onde bilhões foram gastos em reformas e construções de Arenas que depois de 2014 se transformarão em equipamentos sub utilizados, sucateados, torrando milhões ao ano de dinheiro público.

Não haverá Fenômeno, não haverá Galvão e Leifert, Dom e Ravel dos novos tempos, que farão o povo engolir isso tudo a seco.

Pra frente, Brasil!

24 Responses to Mayara Vívian, a musa dos protestos

  1. Marlon disse:

    Porta-voz,este é o cargo de m’lady, e vou encarar os críticos. Seu fiel Escudeiro, Marlon.

    Curtir

  2. o pstu,engravidou-se de rebeldia,e a direita já assumiu a paternidade!!! se fizer exame de dna,verão que a elite direitista é o verdadeiro pai da materia!!!

    Curtir

  3. Bruno disse:

    O perigo é que a coisa esta descambando para o fascismo, os grupelhos tentam esquecer o passado dos partidos de esquerda que lutaram pela democracia. Democracia sem partidos não existe!

    Curtir

  4. Cristiano disse:

    PSTU (até errei o nome daquela m**) hahaha

    Curtir

  5. Cristiano disse:

    O movimento passe livre foi importante como uma faísca. Felizmente 99,999999% das pessoas que foram as ruas não tem muito em comum com esse pessoal do Passe Livre que não diferem muito dos pterodáctilos do Psol e do PCTU. Não é a toa que o movimento Passe Livre não perdeu tempo e já saiu em defesa dos militantes do PT que foram escorraçados nas manifestações. Tenho certeza absoluta que se a “revolucionária” soubesse a dor de cabeça que iria causar ao PT ela nunca teria iniciado os protestos ;-]

    Curtir

  6. RENATO77 disse:

    Apenas 6 minutos, simples e didático.

    Curtir

  7. jose ventin disse:

    a melhor coisa nesta manifestação, seria diminuir os salários deles em 50%.
    e mesmo assim ainda seria um dos maiores salários do planeta.

    Curtir

  8. PAULO disse:

    A SITUAÇÃO SÓ TENDE Á SE AGRAVAR GRAÇAS Á ESSES CANALHAS DOS POLÍTICOS PRINCIPALMENTE DO PT.
    ISSO AQUI VIROU UM BARRIL DE PÓLVORA, O IDEAL ERA UMA MUDANÇA TOTAL DOS POLÍTICOS ATUAIS, COM A TRANSIÇÃO DO PODER PARA PREPARAREM ELEIÇÕES GERAIS.
    ESSA TRANSIÇÃO SERIA CONDUZIDA PELO STF RESPALDADO PELAS FORÇAS ARMADAS.

    Curtir

    • André disse:

      Eu não acredito que eu lí isso…
      “STF respaldado pelas forças armadas…”
      O dignissímo cidadão está propondo um GOLPE???!!!!
      Pelamodedeus…me tira os tubos!!!!…Voltamos a 1964!

      Curtir

      • a disse:

        sei nao, é cada uma qe a gnte lê, talvez esse cidadaõ ainda nao viveu o suficiente pra entender a palavra “militar”

        Curtir

    • Múcio Rodolfo disse:

      1- Foi divulgado o ranking da corrupção. Nele aparecem os partidos que tiveram mais políticos cassados por tais atos. Entre os três primeiros estão o DEM, o PMDB e o PSDB. O PT aparece em nono lugar…….
      2- Eu penso que a conta deve ser cobrada do seu verdadeiro dono. O PT fez muita merda nesses anos de governo, mas repare que muitas indecências atribuídas ao governo federal, são na realidade de autoria dos governos estaduais. No “fuzilamento” a presidenta Dilma sempre são citados o “auxílio reclusão” e o “bolsa crack”. O primeiro existe deste 1960 e foi regulamentado em 1988. O segundo foi parido pelo governo estadual.
      3- A ira poderia ser distribuída de forma justa….

      Curtir

    • alexandre lemos disse:

      Paulo, sei não , mas me parece que vc ainda nao viveu o suficiente pra entender oque significa as “forças armadas” essa mesma força é que protege esse sistema, seria como voltar uns 60 anos atras essa sua proposta

      Curtir

    • Bruno disse:

      Paulo do céu! não passe vergonha, não leia a bobagem que vc escreveu!

      Curtir

  9. Mauro Oliveira Ben Yosef disse:

    Silvio, é algo meio surreal o que está acontecendo, um movimento que começou por uma causa, ganhou a simpatia depois de ser surrado, e agora está tomando proporções que ninguém sabe onde pode chegar, pode virar fumaça, modismo,ir murchando. Mas também pode se tornar algo grande, até sem controle como vimos essa semana, e sem nenhuma causa especifica, apenas o descontentamento com tudo o que você citou no post. Sem partidos políticos liderando (aparentemente), sem esse ou aquele famoso no palanque, apenas o povo, com todas as classes sociais unidas, todas as idades, alguns se excedendo ( o que também é compreensível), alguns se aproveitando (como vimos, moradores de rua, “nóias” saqueando lojas), não importa, se realmente não passar de um suspiro, algo terá que mudar nesse terra de ninguém, ou melhor, nessa terra de um povo que está aprendendo a construir uma nação !!!

    Curtir

  10. O CORINTHIANS É O TIME DO POVO disse:

    NÃO à elitização da arquibancada.

    NÃO ao preconceito à Itaquera abrir a Copa.

    NÃO à falta de grandes obras de mobilidade urbana para a região da Arena Corinthians.

    NÃO ao bilionário Aerotrem do Morumbi.

    PELO CORINTHIANS.

    Com muito amor.

    Até o fim.

    Curtir

  11. Nivaldo disse:

    Bom dia Silvinho. Mais uma pra dar trabalho, ja perdeu o foco, se é que tinha algum. Nao tem senso falar em tarifa zero, alguem sempre paga, ou nao explicaram para ela que dinheiro publico vem, …do publico=povo..Quando ele propuser que cada um ceda um pedaco de sua casa para a reforma urbana o seu dircurso será só para os companbeiros que chegarao para a manifestacao tdos em 1kombi.
    Vai Timão !!!

    Curtir

  12. AndersonII disse:

    O assunto Copa, para mim, não passa de briga de concorrência por direitos de transmissão frustrados.
    É só ver quem bate duro, traz jornalista Ingles pagando as despesas para detonar (Ingles não engoliu perder a copa para um pais subdsenvolvido).
    O resto, tudo bem, saude está uma merda, segurança então, nem se fala.
    Claro que tem erros na copa, como os estádios escolhidos politicamente e não tecnicamente, porém porque não berraram antes?

    Curtir

  13. Marcos disse:

    Concordo com os protestos, estava na hora de dar uma basta nos politicos e seus desmandos. Não sei dessa menina, qual seus interesses e se tem alguém por tras bancando!
    Mas acho que fugiu do controle deles(ainda bem) se tornou algo maior e tem que continuar, sem bandeiras, sem lideres. Apenas a população, no seu direito de protestar pelos seus direitos!

    Curtir

    • Marcos disse:

      Depois de 20anos, Lindbergh Farias abraçou Fernando Collor no Congresso.
      Depois de 30anos. Dilma Rousseff comprimenta José Maria Marin em um Estadio Brasileiro.
      Acho melho não pesquisar sobre os fatos, vão parecer filmes de ficção,onde todos se juntão, para assistir a estreia!!

      Quem sabe daqui 20anos, ela estara no mesmo ambiente que Haddad e Alckmin(se bem, que não tem motivo para não estarem, diferente dos casos acima)

      Curtir

  14. Luís Carlos disse:

    Observando livros de história, se vê que muitas das pessoas que estão no megafone hoje são amanhã as que estarão dizendo o que você deve fazer e o que você não deve fazer; quanto você deverá pagar-lhe de imposto e quanto de imposto ele roubará de você até que outra pessoa com um megafone tome seu lugar.

    E as pessoas que com propósitos retos e sinceros se uniram aos megafonistas e os acabaram ajudando a se alçarem ao poder continuam trabalhando e vendo-se roubados.

    Espero que a tal da Mayara não seja mais uma dessas pessoas e que possa fazer valer a pena as feridas e olhos vermelhos dos que estão querendo unicamente que sua voz seja ouvida sem precisar roubar, queimar ou destruir nada que não seja seu.

    Curtir

  15. Souza disse:

    feia demais

    nem o Globo Rural vai querer

    Curtir

    • alexandre lemos disse:

      Souza ,deixa de ser babaca, a discussão aqui é que rumo essa militante pode tomar e se existe algum interesse dela em eleição, o que aliás nao vejo nada de mais, portanto que nao se deixe levar pelo lado negro, por onde quase 99,9% vão, e não a beleza dela,acorda pra vida meu!!

      Curtir

Amigo, faça seu comentário