Marquinhos pode estar valendo 25 milhões de euros

Foi na Copa São Paulo de Juniores, edição 2012, que o torcedor corinthiano foi apresentado ao futebol de Marquinhos.

De baixa estatura, mas de muita impulsão, Marquinhos demonstrava boa antecipação, excelente marcação e tempo de bola.

Além da garra e espírito de liderança.

Foi um dos destaques da campanha espetacular que os nossos juniores fizeram durante a Copa SP de 2012.

Passou a integrar o elenco de futebol profissional, muitos começaram a acreditar que Marquinhos seria, em breve, titular absoluto da nossa zaga.

Mas para o nosso treinador, Marquinhos não tinha lugar na zaga e teria que disputar um lugar no time como volante.

Surgiu o interesse do futebol italiano e Marquinhos, em conjunto com seu empresário, decidiu que era melhor sair.

Antonio Carlos, seu companheiro da zaga campeã de 2012 também foi emprestado no início deste ano, para o Oeste de Itapolis.

Antonio Carlos foi autor dos 2 gols na final da Copa Sp, contra o Fluminense, também integrou o elenco de futebol profissional, mas não conseguiu se firmar.

Marquinhos foi emprestado em agosto de 2012. O Corinthians pretendia vende-lo por 5 milhões de euros, mas o valor não foi aceito pelo time italiano.

ScreenShot019

O negócio então foi fechado por empréstimo no valor de 1,5 milhões de euros, com preço fixado para venda de 3 milhões de euros.

No início deste ano o Roma exerceu a opção de compra e adquiriu em definitivo o atleta.

Há alguns dias e mais recentemente, ontem, vem sendo publicado na imprensa italiana o interesse do Barcelona em contratar Marquinhos.

O montante da negociação estaria na casa dos 25 milhões de euros, cerca de 80 milhões de reais.

Conforme publicado pelo jornal italiano La Gazzetta dello Sport, o Roma já teria recusado uma proposta de 20 milhões de euros, enviada pelo Real Madrid.

E o bom desempenho de Marquinhos acabou deixando no banco de reservas outro zagueiro que defendeu as cores corinthianas, Leandro Castan, que já vem sendo especulado como futuro zagueiro do Flamengo.

O que ninguém compreende – e também ninguém explica – é a razão do Corinthians ter fixado o preço de venda.

Se o atleta não tivesse se adaptado ao futebol italiano, é provável que o Roma não exerceria a opção de compra e o devolvesse ao término do empréstimo.

Mas o que se deve questionar é se os observadores do atleta, no Corinthians, entenderam que ele tinha potencial ou não.

Por outro lado, Felipe, que veio do Bragantino por empréstimo e que a diretoria iria devolve-lo ao término do contrato, a pedido de Tite, o clube adquiriu 50% dos seus direitos econômicos e assinou um novo contrato com duração até dezembro de 2016.

Porém, até que o Corinthians finalize o processo de renovação que poderá também culminar com a saída do zagueiro Chicão, Felipe não terá muitas chances já que tem a concorrência de Gil, Paulo André e talvez, em breve, do zagueiro Cleber, que poderá ser contratado junto a Ponte Preta.

No caso de Marquinhos, se o Roma realmente negocia-lo, o Corinthians terá direito a receber 5% do valor da negociação, por ter sido clube formador do atleta.

142 Responses to Marquinhos pode estar valendo 25 milhões de euros

  1. Celso 1° disse:

    Venda ridícula do Marquinhos a preço de banana.
    Outro ponto que me chateava era a não utilização do moleque no time, só porque era da base (COMO SEMPRE ALGO ESTRANHO ACONTECE, A BASE NÃO TEM MORAL NO TIME DE CIMA, MESMO QUE O MOLEQUE ARREBENTE), como se o cara das categorias não tivesse moal alguma.
    O clube evoluiu muito em muitos aspectos, mas no quesito base é nota zero!
    E não tem essa de que “ah ele queria ir embora”, em todo time o jogador somente sai se pagarem o que pedem, se quer sair, geralmente, em nada atrapalha a pedida do clube pelo jogador, preço é preço e ninguém abre mão, mas o corinthians é um negociador “bobão”.
    E se ele tinha muito desejo em sair era porque sabia que no corinthians a base não tem espaço, por mais que o jogador seja craque.

    Curtir

    • AndersonII disse:

      Acho que nós estamos com a síndrome:”dor de cotovelus lucasbambi”.
      Precisamos vender alguém por 100 milhão, agora que já conquistamos a cucaratcha!!!
      Temos que passar as barbies a qualquer custo.
      eita!!!

      Curtir

  2. Múcio Rodolfo disse:

    Talvez mais do que uma preferência do treineiro, na minha opinião há uma política de estado que não estimula o aproveitamento de nossa base. Se não são craques comprovados, boa parte deles poderiam fazer parte do grupo como reservas. A própria geração campeão da Copa São Paulo de Juniores tinha jogadores para isso. A culpa do Adenor está em compactuar com esta política. O ano passado, emprestamos o Marquinhos nesta base que está causando revolta e, em seguida, corremos atrás de um zagueiro- trazendo o tal de Anderson Polga!

    Curtir

  3. RENATO77 disse:

    Engraçado…engenheiro de obras prontas, tá cheio.
    A análise tem que ser feita considerando o momento em que a transação foi feita. Não tinha espaço na zaga, e isso era óbvio! Tinhamos a melhor defesa do Brasil naquele momento.
    Dito isto, considera-se a vontade do jogador de ir para a Europa.
    Também deve se considerar o ponto de vista da Roma, ERA UMA APOSTA…nada mais que isso. Por isso, os italianos, que pagaram uma boa quantia, considerando que a principio era EMPRESTIMO, mas em compensação exigiram a fixação do valor “do passe”.
    O zagueiro já “formado” era Castan, essa negociação não é contestada.
    Voltando à Marquinhos, e considerando tudo isso, sobretudo o momento em que foi negociado o valor total da transação eu considero BOM, levando em conta o numero de jogos que ele teve no time principal. Era uma incógnita. Como deu certo, nós choramos…mas se tivesse dado errado…o prejuizo era dos italianos.
    Abraço.

    Curtir

    • AndersonII disse:

      Penso igual. Eu por exemplo fiquei feliz da vida na época com a venda da “revelação” Bobô para o Besiktas.

      Curtir

  4. Samuel disse:

    Aê Silvinho,

    Grêmio acaba de demitir o Luxa… todo mundo avalia o trabalho e toma decisão, só a nossa diretoria tá com esse charminho idiota de “não mandar técnico embora” só por não mandar.
    Tite tem títulos, ok, mas sub-utiliza o elenco, queima jovens jogadores e também talentos.
    Vejo agora a cara de pau dele defendendo o Pato… que fanfarrão… ele queima o cara e depois vem com esse discurso…
    Mal carater
    Fez o clube fazer a maior cagada da história mandando o Marquinhos de graça para Roma e agora o moleque será uma das maiores transações do futebol mundial… isso em meses…
    Nem um grande jogador vinga com esse treineiro mediocre… se não for da panela e não seguir restritamente suas ordens de marcar e marcar e marcar e marcar e correr pela lateral não tem chance.
    Chega.
    Mande ele para o Grêmio e vamos tentar a sorte com outro, que até pode ser o Luxa mesmo… com a nossa estrutura e apoio da torcida ele pode dar a volta por cima de novo.

    #foratite e #foragobbi

    Valeu!

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Venha Luxa!

      Curtir

      • Luiz disse:

        para o Luxemburgo vejo duas possibilidades, aposentadoria ou cadeia.

        Curtir

        • Samuel disse:

          Cadeia é para um técnico que despreza os investimentos do clube e o faz jogar dinheiro fora. Gastamos com o Pato e Tite já o queimou, e fez no caso Marquinhos o clube passar recibo de maior otário da história. Será que o sucesso do projeto Ronaldo teria acontecido com esse treineiro mediocre? Claro que não, aliás, não podemos esquecer que o fenômeno se aposentou justamente com esse treineiro.
          Já deu Tite, vá embora.
          E venha Luxa, Murici ou qualquer outro, porque no maior do mundo até eu renderia melhor que esse lixo paneleiro gestor de elenco de araque.
          Valeu!

          Curtir

      • Vinicius disse:

        silvinho ai é um grande retrocesso nao em relaçao ao tite verme mor, mas em relação a historia do clube

        o nome certo para o momento é o de muricu ramalho

        Curtir

    • Celso 1° disse:

      Ahhhh se isto acontecesse! não vejo a hora de ver ESTE CAGÃOTITE FORA E o corinthians jogar novamente como time grande, indo pra cima, como sempre foi nossa tradição, ainda mais agora com toda nossa estrutura física, proficional e nosso mega elenco.
      Qualquer um faria melhor que o cagão (com exceção de cuca e pardilson), treineiro que subutiliza nosso potencial.

      Curtir

    • AndersonII disse:

      Fora quem?
      Só faltou um : “volta Ciadini!

      Curtir

    • Carlos Roberto disse:

      Puro retrocesso, Luxa superado, fim de carreira, trambiqueiro de jogadores, se vier um dia pro Timão vai leva-lo ao fundo do poço.

      Curtir

  5. Múcio Rodolfo disse:

    1-Das partidas em que vi o Marquinhos atuando pelo Corinthians (descontando o fato de que pela televisão a analise não se compra a de quem vê o jogo no estádio), em apenas uma eu considero que ele tenha ido mal. Foi aquela contra o Comercial de Ribeirão Preto. De resto atuações no mínimo convincentes. Pra mim o Corinthians errou e feio nesta transação. A nossa zaga hoje era para ser formada por Gil e Marquinhos ou vice-versa.
    2- Não foi a primeira cagada e, lamentavelmente, não será a última.

    Curtir

  6. kamika sccp disse:

    Não boto fé no alto preço que os bambis “divulgam” que vendem . Também não acredito nos “divulgados” preços baixos que vendemos e nem nos altos preços que pagamos pelos jogadores . Como explicar então , depois de tantas “nefastas” transações ” somadas historicamente “, que nossa dívida total seja menor que as “espertas ” bambis ?
    As contas não batem , ainda mais considerando-se que pagamos os juros referentes ao atraso do financiamento da construção do estádio enquanto elas afirmam ter grande lucro com a bambineira. Se o “divulgado” tivesse fundamento não teríamos recursos p/ contratar jogadores tão caros ( Pato , por ex. ) e as bonecas historicamente teriam um esquadrão ,pois a grana seria farta e, comprariam todos grandes craques do mercado.
    Conforme o O. C. E. -Olhar Crônico Esportivo – Globoesporte ( escrito por um são-paulino ,com base em levantamento da PLURI Consultoria/balanço dos clubes ) a dívida bancária (juros mais altos) delas é enorme , custando o passe de um Ganso por ano ( 24 milhões de reais/ano )==” comem sardinha , arrotam caviar” ==.
    Elas , por ex. incluíram no preço de venda divulgado ( 43 mi euros ) , a parcela de 25 % que correspondiam a luvas do Lucas Marcelinho inflando o preço de manchete divulgado na imprensa. Pode ser que a prática delas seja divulgar o preço bruto que o clube comprador pague incluindo comissões , taxas e demais e , nós somente o valor líquido .
    Como acredito que a Diretoria já tenha a “vida ganha” ,seja hábil comercialmente e idôneos , bem como a maioria do Conselho que aprova o Balanço , que é auditado , não acredito em má-fé nas negociações….Mas sem ser ingênuo , a venda do Marquinhos deve ser pelo menos investigada !!!…

    Curtir

  7. Rogério disse:

    Silvinho, o útimo grande zagueiro revelado no Timão foi o Marcelo Dijian. Somente 20 anos depois surgiu outro, ainda melhor, e a diretoria enfiou no rabo dela (perdão pela expressão). Denner e Giovanni foram os últimos a serem emprestados. Logo logo vão dar um fim no Leo e no Leandro. A comissão técnica não gosta de usar jogadores da base. Técnico nenhum da face da Terra em sã consciência abriria mão do Marquinhos.

    Volta e meia a garotada da base belisca um título, seja no sub-15, sub-17, sub-18, sub-20, ou seja, em todas que começam com “sub”. É brochante para estes garotos saberem que mesmo sendo destaques não terão oportunidades no time de cima. Diante de tudo isso, vale mesmo a pena mesmo construir o CT pra base se para a comissão técnica não tem utilidade?

    Curtir

    • Múcio Rodolfo disse:

      Se a gente pensar que o Denner disputa posição com o Fábio Santos e o Igor, um empréstimo pode ser bom para ele no momento. O problema é que nossas revelações vão e não voltam mais…

      Curtir

      • Rogério disse:

        Múcio, o azar do Denner foi a lesão que teve quando estava pronto para jogar. Se estão pensando em contratar um lateral do Chapecó, isso significa que o Igor será emprestado também.

        Curtir

        • Múcio Rodolfo disse:

          Tremenda besteira pois o Igor já mostrou que tem futuro

          Curtir

          • Rogério disse:

            Será que a diretoria pensa a mesma coisa?

            Contrataram o Vítor Hugo, que era do Santos. Nunca vi esse garoto jogar. A questão não é o futebol, pode até ser que arrebente com o nosso manto, mas e os outros atacantes que já temos na base, como o Paulinho e o Leandro, como ficam? Serão emprestados para a Ponte, ou Bragantino, ou Paraná Clube ou Atlético-GO?

            Com o pensamento da diretoria e principalmente comissão técnica, é melhor fechar a base, por ser um dinheiro jogado na lata do lixo. Primeiro por não aproveitarmos os garotos, e depois por vender a preço de banana para times da Europa, que acabam lucrando muito na revenda.

            Curtir

          • Múcio Rodolfo disse:

            Rogério…..
            Como o Luís Carlos costuma dizer: nossa diretoria investe na base………………..de outros clubes!

            Curtir

  8. Alexandre disse:

    Esse empresario Giovani Bertoluci é teste de ferro do Kia. Que age forte no futebol brasileiro e negocia muitos jogadores de forma nebulosa, mas o futebol vive de dinheiro das mafias. Negociou o Marquinhos e esta negociando o Paulinho, entao não poderiamos esperar outra coisa.

    Curtir

  9. Na época que o Marquinhos foi pra Roma, até cheguei a ficar com raiva, por ele ter querido sair do Corinthians. Mas, analisando o que aconteceu e está acontecendo com os campeões das duas últimas Copas São Paulo, chego a triste conclusão que ele estava certo. Se ficasse aqui, estaria emprestado pro Bragantino ou pro Oeste ou pro Atlético MG ou pro Atlético GO ou para qualquer outro time da série B ou ainda inferior.
    Outra coisa, por que o Corinthians emprestou o Gomes, da nossa base, e contratou o William Arão, que era reserva do Casemiro na base dos bâmbis?

    Curtir

  10. Betão disse:

    O lulinha fixaram o passe em 50 milhões e nao deu em nada

    Curtir

  11. AndersonII disse:

    Analise simplista é o que mais se vê:
    Por exemplo:

    “O Fernandinho foi vendido por 80 milhões. Porque a nossa diretoria besta, com olheiros e técnico que não enxergam nada, não compraram há uns 6 meses atras por 40 e agora lucraríamos 40?”

    Curtir

  12. Zé Carlos disse:

    Pode anotar: titular absoluto e capitão da seleção na Copa de 2018. O garoto é diferenciado.

    Não acho que tenha sido cagada. Ninguém ali é ingênuo para cometer uma dessas na inocência.

    Curtir

  13. Cesar disse:

    Sugiro uma reflexão.

    No caso Nilmar, o Corinthians pagou 8 mil euros ao Lyon e não ficou com o jogador; ou seja, jogamos 8 mi euros pelo ralo.

    No caso Marquinhos, o Corinthians recebeu 3 mi euros; se o jogador realmente valer 25 mi euros, podemos ter jogado 23 mi euros pelo ralo.

    Seria essa venda do Marquinhos um negócio mais “burro” que o caso Nilmar?

    Algumas ponderações:

    – no caso Nilmar, ao menos o jogador foi utilizado durante 6 meses e de forma importante, ajudando na conquista de um Brasileiro.

    – no caso Marquinhos, sabemos que as cifras entre clubes da Europa costumam ter uma outra dimensão; porém, supondo que o jogador valha, digamos, metade disso, ainda assim seriam 12 mi euros. Mesmo assim, seriam 7 mi euros perdidos, e isso com o jogador colaborando muito pouco com o time.

    O que não dá pra entender:

    – por que “fixar” o preço do passe de uma jovem promessa?
    – alguém ganhou algo a mais (digamos assim) com esse negócio? E, se houve má fé, quem foi(ram) o(s) cúmplice(s) disso?
    – por que NINGUÉM pergunta sobre esse negócio absurdo do Marquinhos aos nossos dirigentes?

    Curtir

  14. O Dani L disse:

    Eu até poderia me iludir e achar que quando o CT da base estiver pronto as coisas vão melhorar mas tenho certeza que não vão. O CT do Corinthians é arrendado para formar jogadores para outros times (A Roma quem o diga).

    No Corinthians só joga jogador de empresário. É só ver no elenco atual. Os jogadores da base só servem para completar time no coletivo. E se faltar gente é só contratar refugo no Flalido.

    O clube de maior receita do Brasil nos ultimos 3 anos e não tem dinheiro para contratar revelação da serie B ou A2 do paulista. É mole? Precisa de empresario para fazer isso.

    Cade os empresarios “parceiros” na hora de contratar o Pato? (Fui exagerado nesse exemplo pois estou ligado que o Pato foi uma contratação que serviu como luvas pela renovação com a Nike).

    Curtir

    • Paulo disse:

      Dani L, esse esquema de empresários no Corinthians vem desde a época do Andrés – nessa configuração atual, metódica, programática, direcionada, especialmente para alguns empresários, embora não se desconheça que, de um modo geral, eventuais “comissões” e “parcerias” venham de mais tempo, talvez desde a edição da Lei Pelé. Na época pós-rebaixamento, não nego que até tivesse sua utilidade, pois estávamos quebrados, mas, nos dias atuais, não vejo vantagem alguma para o SCCP em mantê-lo, mas ele permanece vivo e atuante, como demonstra a contratação mais recente, do zagueiro da Ponte Preta. Até quando vamos ter que aturar isso é que eu não sei, mas, confesso, isso me incomoda e muito. É por isso que tenho dito aqui sistematicamente, de tempos e tempos – um dia os verdadeiros corinthianos, que não admitem um centavo mal gerido ou desviado dos interesses do time de futebol, perceberão isso -, que precisamos instituir um processo democrático mais amplo na escolha dos dirigentes do time, que não pode mais ficar adstrito aos sócios do Clube, que, a meu ver, deve ser um apêndice do time do futebol e não o contrário. Abraços!

      Curtir

      • O Dani L disse:

        Perfeito. Tenho o mesmo pensamento.

        Sei que tem o agravo da lei que permite isso. Tambem concordo que na epoca do rebaixamento essa foi, talvez, a unica solução. Porem os parceiros daquela epoca ja tiveram seus retornos (Carlos Leite quem o diga). Mas na atualidade esse modelo não é saudável para o Corinthians.

        Até ja tentei enxergar com outros olhos e ver que esse modelo esta dando certo pois o Corinthians continua disputando e ganhando títulos e consegue um retorno, embora pequeno, nesse modelo de negocio. Mas essa estratégia é de curto prazo.

        Parece que os gestores do Corinthians que leram o livro do Ferran Soriano (A bola não entra por acaso) pularam o capitulo das categorias de base.

        Curtir

  15. andre rish disse:

    o faro do Tite para craques e da diretoria de futebol só fez o clube perder meros 22 milhões de Euros. Só isso, não terá mais! E pode escrever, Silvinho, com a gravidez da Barbara Berlusconi, o Pato voltará rapidinho para a Italia e por metade do preço pago!!

    Curtir

  16. Nelson disse:

    O Marquinho não quis ficar mais no Corinthians, visto que era a quarta opção.
    Seu pai e o empresário Giuliano Bertolucci, atazanarão a cabeça da diretoria para forçar o empréstimo e posteriormente a venda, com o preço do passe estipulado.
    O Corinthians só era dono de 50% do valor do passe do jogador, e por isto não tinha autonomia para gerir sozinha a carreira do moleque.
    O que fica nas entrelinhas é se o clube ganhou os R$ 11, 2 Milhões ou dividiu com os empresários.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      É, Nelsão

      Uma hora vão ter que explicar direito isso

      Curtir

    • O Dani L disse:

      Era essa minha duvida. Queria saber exatamente o quanto do passe o Corinthians tinha desse jogador que surgiu da nossa base. Muita coisa estranha.

      Curtir

    • Cesar disse:

      Forçar o empréstimo ok, não questiono isso; mas, fixar preço de passe de jogador é de uma imbecilidade enorme, e neste caso ainda, se tratando de uma promessa então, me passa a impressão de má fé por parte de quem autorizou o negócio.
      50% não é maioria, mas também não é minoria: a outra parte dependeria sempre do Corinthians para tomar uma decisão.

      Curtir

  17. Paulo disse:

    Tem um jeito de vender bem o Paulinho. Dá na mão do Juvenal Jumento e oferece 10% pro manguaça. Em um mês, após a Copa das Confederações, com o Paulinho valorizado, ele consegue 40 milhões de euros. Vamos sair no lucro, garanto!

    Curtir

  18. Wilson Timão disse:

    Depois da Lei Pelé qualquer clube com um mínimo de visão fecharia todas as categorias de base e formaria uma comissão de “pilantras” para trazer só filé.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Eu acabaria com a formação de atletas

      Curtir

      • Vinicius disse:

        se é para se ter um treinador com tite concordo com seu ponto mas as categorias de base criam as grandes hegemonias do futebol
        barcelona(xavi iniesta, messi etc)
        bayern (lahm, shweinsteiger, muller, kroos, etc)
        santos de pele, robinho, neymar

        so precisa de ter um treinador q saiba utiliza-la. lembro do marcio q foi campeao utilizando em mtos jogos 8, 9 jogadores da base q nem eram grande coisa (marcelo, coelho, edson, ratinho, betao, wendel, b. octavio, ronny, rosinei, jo, abuda) varios jogos sendo decididos por esses garotos

        Curtir

  19. Wilson Timão disse:

    Se e um SE bem grandão, for verdade é ótimo para o Corinthians o clube formador. Marquinhos é bom, mas é um anão.

    Num par ou impar para escolher dois entre Gil, Cléber e Marquinhos, o Marquinhos iria ficar de fora.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Mas o Cleber ainda é uma incógnita, ou não ?

      Curtir

      • Wilson Timão disse:

        Se você acompanha futebol NÃO.

        Curtir

        • Rogério disse:

          O Renan era um baita goleiro, e quando foi contratado pelo Timão, era do Avaí, tomou alguns frangos e rodou alguns clubes, sem sucesso. Acho que ele está no Guarani.

          Gostei da contratação do Cleber, mas precisamos esperar e vê-lo jogar para termos uma ideia se a camisa pesará ou não. Torçamos para que não, é evidente.

          Curtir

  20. Marcos disse:

    Sobre jogadores da base são grandes promessas: Lulinha, o baixinho Elton e Rosinei eram craques nas categorias de base, onde frequentemente tinham atuações deslumbrantes. Quando passaram para as equipes principais, ficaram longe de manter o mesmo altíssimo nível.

    Ao contrário de Willian, que pintava como craque, subiu para o time principal numa fogueira e continuou jogando em alto nível, e foi muito bem vendido para o Shakhtar, por cerca de US$ 20 milhões.

    Sobre essa cogitada proposta astronômica do Barcelona pelo Marquinhos, sejamos realistas: no pouco tempo em que ele está na Roma, zagueiro nenhum, nem mesmo Gamarra no seu auge, conseguiria tamanha valorização.

    Trata-se, claramente, de uma transação economicamente inexplicável, a não ser que se considere a possibilidade de estar ocorrendo algo escuso – como, por exemplo, lavagem de dinheiro.

    É a única explicação para as cifras hiperdimensionadas envolvendo transações de jogadores meia-boca ou arriscadas promessas.

    É o caso da venda do Lucas Marcelinho para o PSG. Aliás, o 5a0 Paulo é o clube brasileiro com alguma tradição nesse tipo de transação misteriosa (lembram da venda do Denilson Foca Amestrada, por um valor à época absurdo, US$ 30 e tantos milhões?).

    Essas vendas foram, claro, tratadas pela grande imprensa bambi como marcas de “administração exemplar” do clube do Jardim Leonor… Fosse o Corinthians o clube a efetuar essas transações excepcionais, dá para imaginar os “jornalistas conscientes” clamando por uma investigação do Ministério Público sobre o que seriam chamados de “obscuros negócios do Corinthians”…

    Ponto.

    No caso do Marquinhos, se houve erro interno na concretização da transação, devemos apurá-lo, aprender com ele, para não repetí-lo.

    Caso se apure qualquer má-fé interna no caso, é obrigação da direção do clube adotar as medidas cabíveis, nos âmbitos administrativo e judicial, contra os autores do ato lesivo.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Em tempo, a proposta do Barcelona ainda não aconteceu

      Curtir

    • AndersonII disse:

      Concordo. Apenas discordo dessa mania que estamos pegando, em função dos “inhos” da vida, de que tudo no corinthians é ilicito.
      Sair atirando, acusando, para mim, é repercutir a ladainha que estamos cansados de ouvir, da midia anti.
      Ou seja, aqui no Corinthians, tudo é merda.
      Precisamos aprender a confiar nos homens que estão no Corinthians hoje, por principio.
      Sair desconfiando? Acusando? Pera aí!! Tá tudo errado.

      Curtir

  21. Carlos Maciel disse:

    Silvinho, quando o Marquinhos surgiu, as opiniões eram unânimes, tratava-se de um bom jogador, tanto que subiu de categoria. De repente, o negociaram fixando o passe naquela “merreca” em termos futebolísticos.
    Logo, além da “incompetência dos negociadores” é possível suspeitar, sim, da negociação.
    Quando foi negociado o Marquinhos já era um atleta promissor, e não uma incerta revelação. Na minha humilde opinião o Timão foi lesado. É uma pena….

    Curtir

  22. Filipe disse:

    Esse marquinhos jogou várias partidas do brasileiro passado e o time só levou ferro até que o Romarinho chegou e acabou com a sequencia negativa do time contra os porcú.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Pode não ter dado certo no início, adaptação

      Curtir

    • Zé Carlos disse:

      Mas levou ferro por causa dele?
      Vi todos os jogos em casa nos quais ele atuou pelo Brasileirão 2012. Para quem o viu no estádio, ficou evidente que o futebol do moleque é fino.

      Curtir

      • Filipe disse:

        Não vi nenhum futebol fino e sim uma defesa que levava gols ridículos e um menino franzino que nem corpo tem pra ser zagueiro.

        Curtir

        • Zé Carlos disse:

          Pois é. Mas veja só como é a tecnologia italiana: em seis meses, eles já anabolizaram o garoto de tal forma que ele foi capaz de botar até o Leandro Castan – que sempre foi um touro – no banco.

          Curtir

          • Blog do Silvinho disse:

            Ontem comentaram no clube que Marquinhos foi fazer uma visita aos seus companheiros de base. Falaram que o moleque está um touro

            Curtir

          • Filipe disse:

            Por isso que a roma é um time mediano no falido futebol italiano.
            Cara, menos vai. Não estamos falando de Juventus, estamos falando da roma que não ganha nada, só leva ferro de 7 QUANDO disputa a liga dos campeões.

            Curtir

            • Filipe disse:

              E outra, se esse moleque que até esses dias era só o pirulito e ficou esse “touro” que estão falando, só pode ter ficado assim através de anabolizantes. Se isso aconteceu, as consequências logo virão para o menino.

              Curtir

  23. Alvaro disse:

    Silvio

    Errar e acertar faz parte e essa diretoria acertou muito mais do que errou, mas essa negociação do Marquinhos(Titular de todas as seleções da base do Brasil) foi de um amadorismo e ingenuidade que faz colocar em cheque a idoneidade dos envolvidos, foi tanta burrice que gera desconfiança

    Da mesma forma que deram o passe para o lateral esquerdo Dodô e ele na mesma hora acertou com o Roma, uma coisa é fazer isso com o Wallace para tirar da conta o seu alto salario, mas fazer isso com um lateral jovem que havia comido a bola no Bahia foi tbm muita ingenuidade

    Curtir

  24. marcos disse:

    Qual é? Sua campanha contra o TIte não nos acrescenta nada. Ele é o nosso treinador, merece apoio, ponto.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Onde tem campanha contra o Tite neste tema?

      Aqui não, mas em outros, muitos outros, sim

      A propósito, Fora Tite!

      Curtir

  25. Flávio Augusto disse:

    Parabéns Marquinhos, você foi muito inteligente, do mesmo tamanho que Canavarro um dos melhores zagueiros dos anos 2000, porém com mais impulsão e técnica, Marquinhos parabéns por ter saído, eu gostaria que ficasse, mais como estava sendo queimado pelo técnico, este que o deslocou pra cabeça de área sendo que você é zagueiro, e ainda lembrando que em quase todos, sinão todos os jogos que você entrou de titular era o time b estava em ação por causa da libertadores. Saiu por que quiz!? Saiu por que estava si perdendo. E si estivesse aqui ainda? Seria a 5° opção no banco ou seria emprestado pro XV de Jaú.

    Nesta horas ligo o foda-se e grito. TITE CUZÃO.
    Coitado do Messi si Tite treinasse o Barcelona, seria emprestado pro Valladolid e teria que marcar as decidas do lateral do Murcia.

    O livro que os nossos dirigentes leem e serve de parametro pra administração do clube é o “A bola não entra por acaso” escrito por um ex presidente do barça ou eles estão si espelhando nos bilionários dos petrodólares que rasgam dinheiro investindo em qualquer perna de pau que aparece?

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      O autor do livro A Bola Não entra por acaso veio ao Brasil e se reuniu com a nossa diretoria, onde fez palestra, no início de 2008

      Curtir

    • O Dani L disse:

      Eu nao culpo o Marquinhos. Na situação dele faria a mesma coisa. O erro foi de quem estipulou o preço de compra. O emprestimo em si não foi um mal negocio (Até como parametro o valor do emprestimo é o mesmo que a Roma estipulou para emprestar o Castan até o final do ano).

      O Tite também tem culpa. Se ele treinasse o Barcelona o Messi seria reserva do Sheik.

      Curtir

    • Celso 1° disse:

      Se nosso time pegasse a seleção da Haiti o jogo seria amarrado, todos marcando, atacantes exaustos e um placar de no máximo 3×0.

      Curtir

  26. Marcos disse:

    Silvinho, essa seria a “venda dos sonhos”, que vc tanto comenta e que todos nos queremos.
    Isso que não entendo no Corinthians(Dirigentes), o jogador é patrimonio nosso, ai os caras deixam sair de “graça”!!

    Curtir

  27. Roberto_sccp disse:

    Ninguém tem bola de cristal
    Apostaram no lulinha e se deram mau.
    Venderam o marquinhos apostando que estavam acertando e se deram mau, faz parte.
    Ser engenheiro de obra pronta é fácil o difícil é tomar decisões antes.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Não se trata de bola de cristal

      Trata-se de avaliar capacidade,potencial. E o Lulinha tem uma agravante. Foi lançado na fogueira, ser líder de um time ruim, clube em crise politica e financeira. Isso pesou demais.

      Lulinha na categoria de base arrebentava, deve ter marcado mais gols que o Pelé e o Maradona juntos

      Curtir

    • Zé Carlos disse:

      “Bola de cristal” foi tosco, hein?!

      Curtir

  28. Ricardo disse:

    Velho vc ta de brincadeira? O Marquinhos é jogador do Kia em. Parceria com o desonesto A. Sanches. O Corinthians foi prejudicado mais uma vez…

    Curtir

  29. AndersonII disse:

    Torcedor critico de coisa pronta, não tem mesmo a minima consciência.
    Estão colocando a culpa em Deus e todo mundo no Corinthians.
    É muito fácil “irradiar” jogo. Jogar é outra coisa.
    “Esse aí até a minha vó faria”.
    É fácil.
    Vai lá administrar, julgar, e principalmente “assinar”.
    E com uma proposta de 5 milhões de Euros, por um garoto, diga não.
    Agora, depois????, me desculpem, não vale.
    É muita cara de pau.

    Curtir

  30. Pridiliano disse:

    Maior zagueiro que eu vi no Corinthians, Gamarra, tinha 1,79 m. Tite e diretoria tinha de pagar do bolso essas cagadas homéricas. Inadmissível! Se eu que não trabalho com futebol já via um potencial mostro no moleque, esses cidadãos pagos, e muito bem diga-se de passagem, não vê???

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Muita gente viu

      Se não encantou nas partidas em que foi escalado no time de cima, faz parte de um processo natural de adaptação. Até mesmo as cobras criadas passam por isso

      Curtir

  31. Samuel disse:

    Silvinho, que bom que você resolveu escrever sobre esse assunto.
    Tenho sempre lhe provocado e sentia você retiscente em abordar esse que considero uma das transações mais nebulosas da nossa história.
    Não há explicação. Não há perdão. O Marquinhos sempre demonstrou potencial, e não poderia ser dado assim pelo clube na primeira oferta.
    Se o problema é o treineiro, que se enquadre o treineiro. Treineiro não pode ser dono do clube, ainda mais quando é um péssimo treineiro como o nosso, que é paneleiro, não sabe gerir elenco porra nenhuma e vive mais de uma fama criada em cima da mediocridade dos outros do que do seu efetivo mérito.
    E jogador é patrimônio do clube. Se o treinador não gosta dele não é suficiente para se jogar fora assim. Então não se pode jogar tudo na conta dele, existiu sim incompetência ou coisa mais feia por parte da nossa diretoria, e isso precisa ser investigado.
    Paulinho sendo vendido por um valor que apenas metade vai entrar no nosso cofre, o resto numa parceria estranha e desnecessária com esse tal de Audax. Esse caso do Marquinhos, e as iminentes saidas de Sheik, Chicão além do Jorge Henrique de graça para nossos rivais…. tudo isso indica que essa diretoria está se achando acima do bem e do mal e precisa prestar contas e ser questionada e investigada.
    Sou pelo Corinthians, não sou partidário de ninguém, e reconheço o bom trabalho, assim como não aceito a sacanagem. E nesse caso do Marquinhos ninguém me tira da cabeça que tem sujeira das brabas por trás.
    Não vamos nos calar ou cegar pela paixão. O Corinthians é muito maior do que qualquer um que esteja na sua direção, e para estar lá tem que agir com correção, dignidade e competência.
    Não é isso que está acontecendo.
    Já que lançou o fora tite, que tem meu apoio, inicio aqui o fora Gobbi e volta Sanchez.
    Valeu!

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Conheço – e bem – todos os envolvidos diretamente com o departamento de futebol profissional

      Roberto, Duilio, Edu, só pra citar os linhas de frente

      Não enxergo em nenhum dele propensão pra coisa errada. Também acompanhei o caso Marquinhos. O treinador achava ele baixo demais pra disputar posição de zagueiro, achava que ele seria abatido facilmente por atacantes grandalhões e trombadores. Deslocou o moleque pra volante e ai queimou o cara

      O negócio foi muito mal feito. Mas acredito que eles se pronunciem mesmo só se um dia confirmar o negócio com o Barcelona, por enquanto é só especulação

      Curtir

      • Samuel disse:

        Silvinho, se for nessa linha, acreditarmos realmente na lisura e correção, então ai foi incompetência em jogar tudo na avaliação do treinador, o que continua sendo imperdoável.
        Não se pode dar todo esse poder ao treinador, e essa coisa de manter treinador custe o que custar dá nisso.
        Tite tem que ser cobrado por esse erro de avaliação, e a diretoria tem que assumir que errou ao confiar no treinador e mudar de postura.
        E outra, o treineiro tem que utilizar as categorias de base com boa vontade, e não só em ultimo caso como ele faz.
        Resumindo, o ciclo do treineiro que está previsto para acabar em dezembro, depois dessa cagada, deveria se encerrar imediatamente, e por justa causa.
        #foratite e #foragobbi

        Curtir

        • O Dani L disse:

          Um outro exemplo é o menino Igor. Em poucos jogos mostrou maturidade e parece ter um grande futuro. Mas é banco do Fabio Santos. Que antes do recesso apesar do cansaço que o treinador alegava e do calendario desumano sempre era mantido como titular.

          Dai a diretoria vem e cogita a contratação de um outro lateral do Chapecoense que tem praticamente a mesma idade do Igor.

          Quando digo a diretoria negocia me refiro a um grupo de empresarios que vai negociar a compra desse jogador e colocar no Corinthians.

          Esse virou o modelo de gestão do Corinthians. Uma vitrine de empresarios.

          Curtir

          • Zé Carlos disse:

            Uma “vitrine de empresários” que arrota o barcelonês, diga-se. A cada 3 entrevistas, em duas o Gobbi menciona o tal livrinho do Barcelona…

            Vamos cair na real: estamos há anos-luz dos catalães. Tão distantes que chega a ser até ridículo mencionar uma coisa dessas.
            Vê se lá eles aceitam se rebaixar a esse papelzinho de ser “clube vitrine”?

            Somos, isso sim, um dos clubes mais bem geridos do Brasil – talvez o melhor nesse quesito, hoje. Mas, considerando o absurdo amadorismo tupiniquim, será mesmo que isso quer dizer grande coisa?

            Quer ser o Barça das Américas? Ótimo: comece tratando sua base com carinho e profissionalismo. Valdés, Piqué, Iniesta, Messi, Xavi, Fábregas e cia estão aí para comprovar isso.

            Curtir

            • Flávio Augusto disse:

              Pois é, estamos caminhando mais para um Real Madrid das Américas, clube rico que contrata quem quer, inclusive jogadores sem identificação com o clube, vão pra lá por que é um clube rico, midiático, estrelado e não por causa de alguma filosofia aplausível, admirada…

              Teve um jogo do Barcelona na última temporada em que os 11 jogadores que estavam em campo eram formados na categoria de base do clube. Já no Corinthians pra ter um jogador em campo formado no clube só a cada um semestre.

              Curtir

  32. Jefferson disse:

    Todo mundo sabia que o Marquinhos seria um grande jogador, é inadmissível a cagada de vendê-lo por míseros 4,5 milhões de euros, será que a diretoria do Corinthians não sabe quem são os jogadores que tem ou será que alguém levou vantagem ao vender o jogador por essa merreca.

    Curtir

  33. thiago disse:

    Olha, vou deixar claro aqui pq essa história do Marquinhos não me revolta tanto e aposto que só vou relatar fatos.

    Marquinhos não empolgou no profissional. Fez 5 jogos ou um pouco mais e foi jogar até de volante, pois não passou segurança jogando na zaga.

    Como a diretoria ia adivinhar que ele ia se destacar como zagueiro no futebol italiano?

    4 mi de euros não seria um valor razoável nesse caso? Pensou a diretoria…

    A partir disto fica de lição, temos que valorizar mais e ter mais paciência com os destaques da nossa base.

    Mas se ainda estivesse no Corinthians, mesmo jogando de titular, o Marquinhos não valeria este montante. Valeria muito menos.

    Então, poderíamos fazer um grande negócio, jogando ele na vitrine Roma e valorizando-o, sem o valor de compra estipulado.

    Fica outra lição pra nossa diretoria.

    Mesmo assim, não me revolta. Se aprende com os erros.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      O beque Felipe empolgou nas oportunidades que teve ?

      E o Paulinho, empolgou logo de cara ?

      Curtir

      • thiago disse:

        Falei, lição pro Corinthians, tem que ter mais paciência e valorizar mais os destaques da base… mas o Felipe não é ruim, não…

        Curtir

    • Jefferson disse:

      Em 5 jogos é possível avaliar um jogador? E um desses jogos foi contra os sardinha na vila dos chinelos e ele entrou numa fria pra marcar o queridinho da imprensa e jogou muito bem, só não via potencial nesse jogador quem não queria.

      Curtir

      • thiago disse:

        Tem jogador que é linchado até em menos.. mas no caso do Marquinhos deviam ter tido mais paciência, pelo que ele fez na base… ele é muito mais jogador que esse Dória, que tão pintando como o novo Aldair..

        Curtir

      • Wilson Timão disse:

        Numa peneira você tem no maxino 15 minutos.

        Curtir

    • Celso 1° disse:

      Marquinhos foi elogiado por todos, era claro o destaque do moleque.

      Curtir

  34. O Dani L disse:

    Negocio brillhante. Alias com o Tite esse é o destino que a categoria de base vai ter. Até porque queria usar o Marquinhos como primeiro volante. Ja que na zaga ele era 5 ou 6 opção (atras do Wallace e do Felipe talvez).

    Alguem sabe se no preço de venda do Marquinhos o Corinthians tinha 100% do passe. É bem capaz que mesmo sendo jogador da base do clube o mesmo tivesse o valor de 50% do passe.

    Curtir

  35. David disse:

    Com toda a certeza dessa terra alguém levou uma bolada nessa transação, nenhum clube seria tão amador a ponto de não perceber o potencial que o menino tem!! 3 milhões de euros para a Europa é dinheiro de pinga, isso deveria ser investigado mais a fundo, pq esse papinho de q o jogador q forçou a saída é papinho furado, e se for verdade é mais absurdo ainda, pois um clube da nossa grandeza não pode ficar a mercê de um pivete de 17 anos!! E tenho dito!

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      E o garoto nem forçou. Como viu que não teria chance e surgiu o interesse do Roma, simplesmente comunicou em reunião que iria embora

      Qualquer um faria o mesmo

      Curtir

  36. Marcus Vinícius disse:

    até hoje não acredito que conseguiram vender o lucas – cuja única habilidade fora de comum a meu ver é a velocidade – pro psg por mais de 100 milhões, o oscar pro chelsea por uns 80 milhões eu acho, o neymar por mais de 150 milhões, fora muitos outros por ai
    e não conseguimos vender nenhum jogador nosso por quantia ao menos razoável… só levamos ré

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Até hoje eu duvido destes numeros no caso do Lucas Marcelinho

      Curtir

      • Marcão de Londrina disse:

        Mas eu nunca vi o Corinthians receber um valor decente por qualquer jogador…
        Só quando era de empresário…
        Digo, e repito : levaremos chapéu com o Paulinho…
        20 milhões é barato gente, esse cara joga muito, e todo mundo está vendo, todo mundo sabe…
        Até os antis elogiam ele…
        No caso do Paulinho, perdemos por não acreditarmos no seu potencial…
        Houve burrice, não trapaça…
        Até que me provem, acredito nisso…
        Ah, o Cleber, vem da Ponte por mais ou menos o valor que vendemos o Marquinhos, não é?
        Só que é um pouco mais experiente…
        Sei lá…

        Curtir

        • O Dani L disse:

          O Willian do Shakhtar foi um bom negocio. O valor de venda do Alex (cara de morcego) e do Castan tambem. Mas entendi seu ponto de vista e concordo que o Corinthians negocia muito mal jogadores.

          Curtir

  37. Magrão disse:

    Mais um dos absurdos que envolve as transferências de atletas no Corinthians!! Os negócios sempre são favoráveis a que compra nossos jogadores!! Outra questão Silvinho é quanto a os 5% para o clube formador, para a FIFA compreende-se o período d formação dos 14 aos 23 anos, como Marquinhos saiu com 18 acho que vamos ficar com 2,5 a 3%.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Sim, com certeza surgirão outros formadores. Basta comprovar com documentos, coisa que não conseguimos fazer no caso do Lucas Marcelinho

      Curtir

  38. Alessandro disse:

    Corre uma lágrima quando lembro dessa venda do Marquinhos.

    Curtir

  39. Vinicius disse:

    lembro do danilo do santos (lateral e volante) q venderam por 12 milhões de euros e ainda ficaram com uma porcentagem

    Curtir

  40. Vinicius disse:

    poderiam não ter vendido 100% né pqp

    Curtir

  41. Na boa,
    Corinthians deveria fechar as categorias de base e economizar alguns milhões de reais por ano. Como eu sempre digo, não que ali não tenham bons jogadores, porque tem, e nossos Sub´s estão sempre conquistando titulos. Mas o Corinthians não tem interesse nenhum em tirar proveito próprio dessa molecada. Quem se aproveita são outros.

    Fecha!

    Agora estão querendo trazer um lateral esquerdo da Chapecoense quando já temos no elenco Igor e Dener. O que será que vai acontecer? #valeapenaverdenovo

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Eu fecharia

      Concordo em genero, número e grau com o Marquinho Chedid. É bobagem investir em formação de atleta.Você investe no garoto dos 9 aos 16 e ai chega um empresario, passa a mão no moleque e leva ele embora.

      Na verdade, eu manteria categorias acima dos 17, trazendo molecada de fora

      E colocava a molecada do campeonato interno pra disputar as competições de Sub

      Curtir

  42. RVB disse:

    Não sabemos vender nossos jogadores.

    Anote ai. Daqui um ano o Paulinho valerá 50 milhões de euros, e quando isso acontecer ficaremos com cara de bunda. A mesma cara que li esse texto.

    Curtir

  43. Macarrão disse:

    Talvez tenha sido a maior cagada da história do clube .

    Curtir

Amigo, faça seu comentário