Marquinhos vendido por 104 milhões

Do Estadão

SÃO PAULO – O jovem Marquinhos, revelado pelo Corinthians, foi vendido pela Roma para o Paris Saint-Germain a peso de ouro. Para contar com o jogador de 19 anos, o clube francês aceitou pagar 35 milhões de euros (o equivalente a R$ 104 milhões).

Barcelona estava de olho no jogador, mas foi mais lento que o PSG - Divulgação
Divulgação
Barcelona estava de olho no jogador, mas foi mais lento que o PSG

 

De acordo com um levantamento feito pela empresa Pluri Consultoria, especializada em negócios do futebol, trata-se da quarta maior transação envolvendo um zagueiro da história do futebol. Apenas Rio Ferdinand, Thiago Silva e Lilian Thuram custaram mais caro do que o ex-corintiano. O primeiro trocou o Leeds United pelo Manchester United por 46 milhões de euros, em 2002, o segundo foi vendido pelo Milan para o PSG por 42 milhões de euros, no ano passado, e o terceiro custou 41,5 milhões de euros à Juventus, em 2002, quando jogava no Parma.

Um dos melhores jogadores do Corinthians na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior do ano passado, Marquinhos foi integrado ao time profissional logo depois do torneio – ele fez parte do elenco campeão da Libertadores da América. Porém, o zagueiro disputou poucas partidas pela equipe e logo foi vendido para a Roma.

Na Itália, o desempenho de Marquinhos foi impressionante. Apesar da pouca experiência, ele se adaptou muito rapidamente ao futebol do país e logo se tornou titular indiscutível da Roma. Sua categoria para sair da defesa com a bola nos pés foi a qualidade que mais chamou a atenção dos italianos. E também dos dirigentes do Barcelona, que cogitaram a hipótese de contratá-lo, mas foram superados pelo PSG.

Anúncios

58 Responses to Marquinhos vendido por 104 milhões

  1. Eduardo disse:

    Há um ditado popular para esse tipo de situação que cai bem nessa hora: “Mudam-se as moscas, mas a merda continua a mesma!”
    Lamentável, acho que a diretoria deveria dar uma explicação,,,

    Eduardo – Itajaí – SC. –

    Curtir

  2. celso 1° disse:

    lamentavel o maior clube nao europeu vender jogadores a preco de banana

    Curtir

  3. joaquim disse:

    – Tudo bem que o Corinthians, principalmente o Tite dificilmente tem dado oportunidades para os jogadores da base. Oportunidade que digo é uma sequência mesmo que entrando no decorrer dos jogos e isso é um prejuízo para o Clube.

    – Concordo que a Diretoria tem negociado mau, tanto na venda como na compra, exemplo o Cleber da Ponte. Porque ficar fatiando quando é 90% de possibilidade que o jogador vai vingar e já é praticamente uma realidade. Vão pensar no Defederico, porém futebol também é arriscar quando a possibilidade de sucesso é maior. Obs; depois vai ter que gastar mais para ficar com 50% e ainda por cima todo mundo pentelhando para vender.

    – Agora ficarem a todo momento criticando a Diretoria por causa do Marquinhos é injusto, pois era um risco muito grande não negociar naquele momento tanto para o Clube quanto para o atleta, sendo que o mesmo quis sair. O erro foi fixar por um valor muito baixo.

    – Porém li, portanto não sei se é verdade, que o Corinthians acertou com a Roma uma cláusula de 10% em futura negociação além dos 5%. Se isso for verdade o Corinthians faturou ao todo, aproximadamente 30 milhões com o Marquinhos. Agora se ele estivesse aqui no Brasil ele não valeria isso.

    Curtir

  4. KI DÓ! KI DÓ! KI DÓ!!!!!! disse:

    QUEM TIROU O LUCAS DO CORINTHIANS, FOI O FRAN, PARA PROTEGER SEU FILHINHO NA ÉPOCA DE JUVENIL, O LUCAS JÁ INCOMODAVA E JÁ SERIA TITULAR. PARA QUE ISSO NÃO ACONTECESSE, FEZ A CABEÇA DO PAI DO LUCAS, PARA IR PARA O SP QUE SERIA MELHOR PARA O MENINO.

    Curtir

  5. Vinicius disse:

    o clube não precisaria de um profissional nessa área de negociações?

    um especialista em mercado esportivo. com todo respeito a roberto, edu e duilio.]

    nossa vendas foram todas ridículas. ate o Paulinho, audax (é do pao de açúcar mas no futebol Corinthians > pao de acucar) é muito pequeno para querer mandar alguma coisa. tinha que fazer eles receberem uns 30% se não nem vendia o jogador.

    Curtir

  6. AndersonII disse:

    Marquinhos rendeu para o Corinthians, 4,5 milhões de euros, mais 5% da sua venda agora.
    O Corinthians tinha apenas 50% do passe.
    Falam que o Corinthians deveria ter reservado 20%, e mais não sei o que, todos críticos de obra pronta.
    Vamos lá.
    Cotação do Euro, + ou – 3,00 reais.
    O Corinthians recebeu por sua parte no jogador, 13,5 milhões de reais, e recebera mais 5 milhões agora como formador.
    Nem sei quanto de salário teria custado até hoje, e tenho certeza absoluta que nenhum clube europeu pagaria 100 milhões por ele se estivesse aqui.
    Então o Corinthians recebeu 18,5 milhões, significa que vendeu o jogador por 37 milhões naquela época.
    Não podemos esquecer que tínhamos 50%. Grande negocio, isso sim.
    E mais, vamos matar a diretoria do time argentino que vendeu o Messi garoto?
    Estivessem os críticos “videntes” com poderes de decisão, como são videntes e gênios, talvez tivessem colocado o Castan na reserva e colocado o Marquinhos de titular para valer 100 milhões, e aí teríamos vencido a Libertadores invictos, e o mundial, e o Castan como reserva do Marquinhos, teria sido vendido por quanto?
    Me desculpem, mas acho que os críticos de obra pronta, estão passando dos limites da racionalidade.

    http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-italiano/noticia/2012/08/marquinhos-diz-que-timao-nao-queria-empresta-lo-meu-desejo-foi-decisivo.html

    Curtir

  7. Claudio Marques disse:

    Passou da hora do Corinthians fazer uma parceria com um clube europeu para negociar suas promessas!

    Curtir

  8. Nelson disse:

    O Corinthians tinha só 50% do passe dele, o restante era do pai do jogador e do Giuliano Bertolucci., o mesmo que é empresário do Paulinho e de vários outros que se encontram no elenco.

    Curtir

  9. Rogério disse:

    Silvinho, o clube levou pouco mais de 20 anos para revelar um grande zagueiro. Antes do Marquinhos, só o Marcelo. Será que no ano de 2033 revelaremos um outro zagueiro do potencial do Marquinhos?

    O Cleber tá finalmente fechado. Tenho uma pergunta a fazer: o clube não tem R$ 6 milhões pra contratar o jogador? Mais uma vez se recorreu a parceiros, e novamente o clube tem apenas 20% dos direitos federativos. A diretoria não aprende.

    Curtir

  10. Wilson Timão disse:

    Melhor comentário:

    “Não se iludam, não negociaríamos o Marquinhos por 100 milhões com nenhum clube da Europa”

    FATO INCONTESTÁVEL.

    Curtir

  11. O Dani L disse:

    O PSG contratou um bom volante segundo o Tite.

    Curtir

  12. AndersonII disse:

    Resumo de tudo isso. Nossa diretoria deve ser inteiramente destituida por má fé.
    O que pode se deduzir diferente disso, neste post?
    Impeachment já, é a palavra de ordem agora?
    Fim de mundo, O Corinthians quando está bem por fora, é corroído por dentro.

    Curtir

  13. Marco ACT disse:

    Nossa diretoria tem feito grande trabalho, acerta muito mais do que erra, só que nessa do Marquinhos a burrada foi do tamanho da cidade. Será que o garoto não mostrava potencial nos treinamentos? Será que ninguém confiava no desenvolvimento do atleta?

    Além de deixarmos de ganhar dinheiro com o jogador perdemos também a contribuição que ele poderia dar ao clube jogando por aqui mais um tempo até que aparecesse um valor bem maior que a Roma pagou ao Timão

    Curtir

  14. CARLOS ROBERTO disse:

    Acho q o único erro foi ter fixado o valor do passe do Marquinhos; agora não adianta chorar, o mal já foi feito lá atrás.
    Pior que isso foi o Lucas-Marcelinho, até hoje não entendi porque perdemos aquela besta.
    Agora temos os erros expostos, resta saber se aprenderemos a lição para o futuro: valorizar a base e evitar que times escrotos igual aos bambis venham aliciar nossa base.
    No resto só me resta torcer pra pegarmos essa Recopa como segunda vingança contra o Juvenal Cachaceiro, neste ano, assim ele fica um pouco mais conformado em ser fregues do Timão.

    Curtir

  15. Bruno disse:

    Não acredito em má fé e sim em incompetência, embora ressalvada pelo imponderável que é a explosão de valorização de uma jovem promessa. Resta saber o saldo na conta do Clube ( valor pago pela Roma mais o percentual de clube formador ou de “venda futura”, se é que existe esta cláusula).

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Entre apostar no potencial de um jovem vindo do Bragantino e um formado em casa, fico com a segunda opção.

      Felipe ainda não demonstrou ser melhor que o Marquinhos

      Curtir

      • Vinicius disse:

        se for lembrar ele era quinta opção atrás do wallace. não era nem o felipe ainda

        Curtir

        • O Dani L disse:

          Exatamente. O Marquinhos fez bem de sair. Foi o melhor para ele. Tanto que, no lugar para onde ele foi ele teve oportunidade, se desenvolveu, se destacou e foi cobiçado por grandes clubes, dentre os quais o Barcelona. Detalhe que no lugar onde ele foi ele jogou na posição dele e não de volante.

          Curtir

  16. Vinicius disse:

    no total lucramos cerca de 15 milhões com o garoto e roma 95 milhões

    espero que com esses 5 milhões mais o dinheiro do Paulinho tragam um meia

    Curtir

  17. Meri disse:

    parem de chorar o leite derramado… a diretoria tem mais acertos do que erros…
    e se estivesse aqui o moleque ainda seria banco de reservas…
    o corinthians ganhara 10% da venda….
    no total ainda ganhara ganhara mais do que na venda do castan!

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Não se trata de chorar leite derramado

      Com ou sem Marquinhos o Corinthians continuará vencedor e formador de atletas, que com Tite não terão oportunidades

      Mas o lema da nossa Gestão é Renovação e Transparência, portanto, renovamos, precisamos preservar a Transparência

      Curtir

  18. sem comentarios…

    Curtir

  19. Fernando D. disse:

    Alguém ganhou muito dinheiro com isso e não foi o Corinthians. Incompetência ou Má-fé?
    Pra mim tem gente devendo explicação, desde o presidente até o gestor de elenco.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      O Roma com certeza, confirmada oficialmente a negociação, vai tirar o pé do lodo por alguns anos

      Curtir

      • O Dani L disse:

        Se eu fosse a Roma investiria parte desse dinheiro nas categorias de base do Corinthians. Tem grandes jogadores aqui e a diretoria daqui é fraca para negociar.

        Curtir

  20. Flavio Mallita disse:

    Que absurdo !!, qual a necessidade de fixar o passe de um jovem promissor de 17 anos ??, um verdadeiro assalto aos cofres do clube, o presidente Mario Gobbi não se cansa de afirmar que o futuro esta nas categorias de base, agindo dessa forma nem pensar, é não adianta vir com essa conversinha paraguaia que ninguem poderia prever o sucesso do atleta, votei no presidente Mario Gobbi com muita segurança, esta fazendo um bom trabalho, mas essa aberração cometida contra os cofres do Corinthians precisa ser esclarecida, ele é seus diretores, foi um tremendo passa moleque, é toda essa diretoria, não são marinheiro de primeira viagem, tem gato na tuba sim, foi o maior prejuizo da história do clube em uma negociação de um jogador, com certeza tem gente comemorando o acordo dentro do clube, enquanto isso o Corinthians vai ficar com as migalhas por ter revelado o jogador.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Duas perguntas são cruciais neste processo?

      1) O zagueiro tinha potencial futuro, seja pra negocia-lo com uma equipe de ponta do mercado internacional ou até pra ser titular do time?

      2) Porque o valor do direito econômico foi fixado para venda?

      Curtir

  21. bruno lirs disse:

    Os dirigentes da Roma devem estar rindo da nossa cara neste momento; é inacreditável como uma diretoria que profissionalizou o time, possa fazer transações ridículas como esta. Do mais, o Corinthians ganhará 1,75mi de euros, confere?

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Vão rir muito (não necessariamente da nossa casa) quando esta negociação for confirmada e a grana pintar na conta

      Curtir

      • Wiliam Junior disse:

        Silvio, você está se gabando de recebermos 5% da transação ?

        Os acertos dessa diretoria todos já conhecem, agora essa transação do Marquinhos é um verdadeiro crime de lesa pátria, não há desculpa para isso, está claro que muita gente levou dinheiro no negócio menos o Corinthians.

        Curtir

  22. Zé Carlos disse:

    “Sua categoria para sair da defesa com a bola nos pés foi a qualidade que mais chamou a atenção”.

    Não precisava nem entender muito de bola para perceber isso no garoto. Mesmo assim, alguns “jênios” aqui nesse espaço insistirão em tratar o assunto como uma loteria. Como se a bola entrasse por acaso, aliás…

    Parabéns Marquinhos pelo sucesso na carreira. Parabéns ao PSG, pela ótima contratação.
    À Fiel, resta apenas a incômoda sensação de termos levado bola nas costas…

    Curtir

  23. Marcus disse:

    O Grande erro da diretoria foi estipular um valor pra rescisao dos 100% dos Direitos Federativos. Devia estipular um valor e o Corinthians ficar com pelo menos 20% do jogador. Se nao aceitarem não tem negocio, todos sabiam da promessa q ele era

    Curtir

  24. Paulo disse:

    Ocorreu o que todos já sabiam. F… é que com esse dinheiro pagaríamos 25% do empréstimo do BNDES. Será que a nossa diretoria vai repor essa grana aos cofres do Clube? E vem mais por aí: Corinthians arruma “parceiro” ( DIS ) para a aquisição do zagueiro Cléber, da Ponte Preta. Dos vultosos ( ? ) R$ 6.000,00 envolvidos no negócio, o SCCP entrará com a “fortuna” de 20%, ou seja, R$ 1.200.000,00. Haja parceria!!!!!! Acorda corinthianada!!!!

    Curtir

    • Luiz disse:

      e desde qdo ofereceriam esse valor para o Corinthians? Bela conta de padaria?!
      Alguém parou pra se perguntar …, se o Corinthians não tivesse fechado valor fixo com o Roma, talvez não sairia o negócio? Ele tava com 17/18 anos, alguém em sã consciência colocaria o moleque pra jogar Libertadores/Mundial … sendo que tínhamos Chicão/Paulo André/Castán. E a responsa de “queimar” um talento tão jovem?! Como explicar para o moleque pra ser reserva por um tempo, sendo que tem a Roma querendo contratá-lo. Por mais que o contrato dele fosse até 2016, quando o jogador quer sair, não tem quem o segure. Ou tá difícil de entender isso?
      Que ele tenha muito sucesso no PSG. Que faça parte de mais transações milionárias como essa, para que o Corinthians receba o seu percentual, como clube formador.
      Por outro lado, como será que o dirigente do Roma deve estar agora pra explicar que o Castán, contratado por mais dinheiro, esteja com vontade de voltar ao Brasil (e não rendeu o que esperado, deixou de ser jogador da seleção). Não deveria ele ter contratado somente o Marquinhos? Tá cheio de gênio de gestão esportiva por aí!

      Curtir

      • Wiliam Junior disse:

        Amigo, você está tentando defender o indefensável. É claro que o Tite não colocaria o muleque para ser titular na Libertadores, mas hoje com certeza ele seria titular ao lado do Gil.

        A diretoria cometeu um dos maiores crimes financeiros contra o clube, todos deveriam ser responsabilizados agora e responderem pelo prejuízo que o Corinthians teve.

        Você acha que os dirigentes da Roma estão preocupados com Castan quando compraram o Marquinhos por um vale transporte e o transformaram na 4a maior transação de zagueiros do mundo ?

        Curtir

        • Luiz disse:

          William,
          não posso ter certeza de nada. Gostaria que vc me ensinasse como faz pra ter certeza de algo?

          Todos comentam como se fossem os senhores da razão. Falam como se conhecessem os bastidores do clube, como cada gestor tomou sua decisão… isso é foda! O moleque podia ter estourado o joelho jogando contra qualquer clube do interior do campeonato paulista e seus gramados ridículos. Aí todos os senhores do ‘conhecimento futebolístico’ estariam falando que deveria ter vendido pra Roma.
          O Marquinhos é um excelente jogador, todos sabiam disso desde as equipes de base. Agora, você conhece o empresário dele? Vc sabe quais são os sonhos do Marquinhos? Ou qual a situação da família dele? Se precisava aumentar o quanto antes sua renda para sustentá-la (e na Europa o salto é inigualável)?

          Pelos comentários que vejo, devem os gestores do clube saírem na mídia explicando o motivo de cada decisão tomada?

          O exemplo do Castan foi para tentar demonstrar que não posso ter certeza de nada! Quando ele foi vendido, eu tinha a “certeza” que ele ia arrebentar na Roma e na seleção.

          Curtir

          • Carlos Maciel disse:

            Luiz, vc é da diretoria? Eu compro o ingresso com o meu suado dinheirinho para ajudar o Timão, e fico puto quando acontece um prejuízo como esse. Quem administra um clube de futebol deve ter visão, senão é melhor ficar em casa.
            Qualquer corintiano que lê essa matéria deve ficar puto, sim, e não devemos ficar tentando entender o que não dá para engolir, ou ficar passando a mão na cabeça de marmanjo. Até o perneta do Paulo Miranda foi vendido por um valor proporcionalmente maior que o do Castan e, até mesmo, do próprio Paulinho.
            Desculpas por exagerar, mas não dá para engolir isso…

            Curtir

            • Luiz disse:

              não sou da diretoria e nem de nenhum grupo do clube. Alias, nem sou sócio (infelizmente). Assim como vc, também gasto o meu suado dinheirinho comprando ingressos entre outros produtos. Sugiro ler o comentário do AndersonII acima.

              Obs: Restrigir ser corinthiano a estar puto quando lê uma matéria dessa é no mínimo equivocado.

              Curtir

          • Paulo disse:

            Luiz, nada justifica fixar o preço de uma promessa em valores tão baixos. Nada aceitável, pelo menos. Simples assim….

            Curtir

      • O Dani L disse:

        Luiz até concordo com seu argumento e o Corinthians nunca conseguiria vender um jogador por essas cifras.

        Por outro lado não da para colocar a sujeira para baixo do tapete. O emprestimo com preço pre-fixado foi um grande erro, sobretudo, pelo fato do garoto ter uma prata da casa e por ser uma grande promessa ja que ele defendeu as seleções de base.

        Não vejo outros times fazendo isso.

        Curtir

        • Luiz disse:

          Não sou ingênuo a ponto de achar que está tudo certo no Coringão. Melhorou e muito, mas ainda temos um longo caminho a percorrer.
          O clube ainda não está devidamente estruturado considerando o orçamento que tem, por exemplo.
          Só que na maioria das vezes, vejo pessoas fazendo comentários sem nexo e mostrando insatisfações com sei lá quem. Gostaria de ver sugestões, reclamar por reclamar enche o saco.

          Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Não iluda, não negociariamos o Marquinhos por 100 milhões com nenhum clube da europa

      Curtir

Amigo, faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: