85 anos de Fazendinha

Ontem comemoramos 85 anos da inauguração do Estádio Alfredo Schurig, carinhosamente conhecido como “Fazendinha”.

???????????????????????????????

O jogo foi contra o América carioca e terminou empatado em 2 a 2.

O detalhe é que este foi o primeiro jogo do Corinthians realizado como mandante, já que a estreia ocorreu mesmo na condição de visitante, em 1923, em uma vitória por 1 a 0, sobre o Sírio. Comprado pelo presidente Ernesto Cassano em 1926, o terreno foi reinaugurado em 1928, após melhorias no campo e a construção das arquibancadas.

O primeiro gol do Corinthians em sua nova casa foi também o mais rápido registrado até hoje. O ponta-esquerda Alexandre De Maria marcou aos 29 segundos do primeiro tempo e aos 24 minutos. Sobral e Mineiro fizeram os gols do América-RJ.

O último jogo da equipe profissional realizado no estádio aconteceu em um amistoso no dia 3 de agosto de 2002, na vitória por 1 a 0 sobre o Brasiliense, com gol de Fabinho.

Os dados são do site oficial.

Tive a oportunidade de assistir a muitos jogos na Fazendinha, tanto dos profissionais, como das categorias de base.

Rádio Coringão transmitindo sua primeira partida na Fazendinha (Sub20 contra Santo Andre,junho 2013)

Rádio Coringão transmitindo sua primeira partida na Fazendinha (Sub20 contra Santo Andre,junho 2013)

Meu filho Guilherme (16) campeão Sub9 2012 Cifac - final realizada na Fazendinha

Meu filho Guilherme (16) campeão Sub9 2012 Cifac – final realizada na Fazendinha

Guardo na memória alguns jogos assistidos no Parque São Jorge como estes:

Nos últimos anos, a Fazendinha foi palco da apresentação de Ronaldo Fenômeno, com direito a toque de sirene e tudo mais, vale relembrar:

Você assistiu a alguma partida na Fazendinha?

Conte sua história.

Anúncios

36 respostas para 85 anos de Fazendinha

  1. Silvinho, como faço para assistir um jogo do sub-20 na Fazendinha, da arquibancanda coberta??

    Curtir

  2. Rogério disse:

    Silvinho, às vezes vejo jogos do sub-20 pela Rede TV!. O estádio tá bem largado. É uma pena, e com a nova arena, o que será da Fazendinha?

    Curtir

  3. Martelli disse:

    Enquanto morei na Mooca perdi a conta de quantos jogos assisti na Fazendinha. Já comentei aqui de que sou do tempo em que se aprendia a nadar em um cocho no rio Tietê, onde é o ginásio havia uma pequena lagoa e o alambrado do campo de jogo era uma cerca de mais ou menos meio metro de altura de madeira. Meu primeiro jogo na Fazendinha foi em 1949, senão me engano contra o Jabaquara. Meu pai era quem me levava e a partir de meus 14 anos passei a ir sozinho e aí não perdia um jogo. Recordar a Fazendinha me trás muita saudade.

    Curtir

  4. Filipe disse:

    Será que alguém já teve a ideia de reformar o psj para mandar jogos da libertadores? Seria uma forma de tratar a competição do jeito que ela merece e ainda por cima seriamos imbatíveis no que seria uma verdadeira arapuca para os adversários e a arbitragem. Alguém pode falar que prejudicará a renda do clube, porém se a capacidade pode chegar a 15 mil, o clube pode cobrar um valor médio de 100 reais e arrecadar 1,5 milhões sem pagar aluguel pra prefeitura. A grande final jogaríamos em nossa arena.

    Curtir

  5. Oficial de Justiça disse:

    Não tem nada a ver com o assunto do post, mas as árvores falantes do Parque São Jorge informaram que o Milton Neves vai ferrar os sócios da Mídia Cast. As bobeiras do Chapaulinho colocaram seus parentes (sócios do Mídia Cast) numa fria.

    Processo nº 0104988-83.2011.8.26.0100 (583.00.2011.104988)
    da 12ª Vara Cível do Foro Central Cível.

    Data Movimento
    12/07/2013 Decisão Proferida
    Vistos. Os documentos apresentados pelo exequente, analisados em confronto com as certidões do oficial de justiça, demonstram a vinculação da pessoa jurídica “Rede Mídia Cast de Comunicação Ltda.” com o blog mantido pelo executado. Há comprovação, ainda, de que as atividades do blog e do referido site são mantidas com doações realizadas em contas indicadas (fl. 303), em nome daquela empresa. Considerando a sentença transitada em julgado, a inexistência de bens penhoráveis, possível acolher a alegação do exequente no sentido de que há confusão patrimonial, ensejando a desconsideração da personalidade jurídica da empresa, na modalidade inversa. Assim os bens pessoais dos sócios e da empresa “Rede Mídia Cast de Comunicação Ltda.” passam a responder pelo débito cobrado na execução. Providencie-se o bloqueio pelo sistema Bacen Jud. Após 48 horas, tornem para verificação do resultado.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      O ex vice presidente de esportes terrestres do Corinthians obteve uma vitoria parecida. Como não tinha bens a serem penhorados, acabou penhorando o titulo que o blogueiro tinha do Corinthians, apesar de expulso do clube

      Se as contas que serão bloqueadas são as que ele forneceu como doação, quebra mais uma perna do blogueiro. Tera que arranjar outras para informar como doação e só se alguém for louco de emprestar sua própria conta, correndo o risco de ser bloqueada também

      Curtir

      • Martelli disse:

        Não consigo entender como esse cidadão continua escrevendo e postando diariamente em seu blog. Ofende, injuria e difama as pessoas e continua como um paladino da moral embora com uma pilha de processos contra ele e em muitos já condenado. Deveria estar encarcerado faz tempo.

        Curtir

  6. Paulo disse:

    Imaginar esse estádio na década de 30 é pra pirar qualquer corinthiano. Como seria maravilhoso ter imagens dessa época, da torcida do Corinthians d’antanho. Saudades de uma São Paulo antiga, que nunca mais voltará, e da qual só vivi os estertores, em fins da década de 60 e começo da década de 70. Infelizmente, jamais assisti a um jogo no PSJ, e só estive lá no início dos anos 80, com um amigo porqueirense – vejam só -, cujo pai trabalhava na empresa que administrava o restaurante do Clube. Incrível a ironia do destino: chegar à Fazendinha, pela primeira vez, pelas mãos de uma família porqueirense. Por incrível que pareça, para uma criança que morava na Zona Oeste, era dificílimo se deslocar à Zona Leste, naquela época ( felizmente, a maioria dos jogos do Timão já tinham como sede o Paca e La Bambinera, para a qual ia a pé, naqueles tempos ). Mas confesso que era maravilhoso imaginar alguns jogos da era da Democracia Corinthiana, ou mesmo anteriores, ali realizados, nos anos 70 e 80, e que eu ouvia pelo rádio. Vai Corinthians, no PSJ, em La Bambinera ( que não mais tornará ), no Paca e na Nova Arena, sempre!!!!!!!

    Curtir

  7. Cesar disse:

    Eu estava exatamente neste jogo com o Bragantino de 93, se não estou enganado era o primeiro jogo do Paulistão e, dias depois, Dualib ganharia as eleições em cima do saudoso Matheus pelo voto do associado.

    Até hoje lembro que me perguntava na época “mas, quem será esse Dualib?”, e em uma entrevista sua na final contra a parmalat em junho, perguntado antes do jogo sobre o que achava de José Aparecido apitar a final (na época já havia suspeitas sobre a idoneidade do juiz meliante), Dualib apresentou seu cartão de visitas e mostrou sua personalidade omissa, dizendo apenas “eh, seja o que Deus quiser”.

    Desde essa declaração omissa de Dualib sempre tive um pé atrás com ele… e a história comprovou que espécie de caráter ele tinha.

    Curtir

  8. Nino disse:

    Me lembro de meu único jogo que assisti na Fazendinha: Corinthians e Paulista de Jundiaí, 1×0 Timão, se não me engano gol de Geraldão e o ano acho que 1977, eu tinha uns 10 anos mas tive o prazer de assistir um jogo lá!

    Curtir

  9. AndersonII disse:

    Assisti um Corinthians x Lusa no Alfredo Schürig.
    Técnico Zezé Moreira
    0 x 0
    Luis Carlos quarto zagueiro, tirou uma bola que o príncipe Ivair ( depois jogou no Timão, junto com Ditão,) matou no peito, sem falta, sem tocar no atacante, só na bola.
    Nunca saiu da minha lembrança esse lance.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      O Príncipe Ivair é o pai do meu amigo Denis Tassitano, autor do livro 100 Gols e comentarista da Rádio Coringão

      Curtir

    • Ernesto de Minas disse:

      Luis Carlos Gualter foi um dos melhores zagueiros do Timão. Tivesse ele surgido pouco antes e Pelé não teria feito tantos gols contra nós. Arrisco a dizer que dos zagueiros do Timão que vi jogar só Gamarra foi melhor. Fábio Luciano, Chicão, Castan, Amaral também foram excelentes, mas Luis Carlos não fica atrás.

      Curtir

  10. Ayrton Soeiro de Faria disse:

    Eu me lembro de um 7X1 na ferroviária , se a memória não me trai, em 1962/3/4, não sei bem. O Nei, pai do Dinei só faltou fazer chover. Seu parceiro era o Silva.
    Penso: Marcos, Silva, Nei, Rafael e Neves.

    Curtir

  11. ademar joaquim disse:

    Silvinho,

    recordar é viver!!! Eu assisti este jogo 0 x 1 gol do chicão zoreia para o Braga. Detalhe: no meio do jogo passou uma mulher só de biquini com o marido no meio da nossa torcida. Todos pensamos que fossem sócios do corinthians em dia de piscina. Mas nada: era um casal torcedor do Bragantino e só colocou a roupa depois que passaram da corda da policia!!!
    Obrigado Silvinho mais uma grande lembrança!!!

    Curtir

  12. arenadotimao disse:

    Estive num jogo festivo…quem jogava???
    Corinthians x Corinthians foi muito bacana, guardo o ingresso de papel até hoje……antes de Itaquera, o Parque São Jorge era uma das idéias para termos o estádio próprio, quase saiu do papel, até pela sua tradição e por tudo que representa para nós, sou a favor que se faça uma mini arena para umas 15 mil pessoas, justamente para shows e eventos, mas como o Silvinho bem falou é dificil principalmente porque a Fazendinha está em um monte de processos como garantia….
    O que resta é de repente o clube dar mais atenção a ela, melhorar o gramado, pintar aquelas arquibancadas mofadas, dar um banho de loja e tentar fazer eventos para gerar grana pro clube, o que voces acham????

    Curtir

  13. Múcio Rodolfo disse:

    Fazendinha que eu tive o prazer de conhecer o ano passado e onde eu tive a honra de conhecer o seu Antonio, oitenta anos de idade e que me disse o seguinte: “devemos muito disso ao Adenor”. Se o seu Antonio, com tantos e tantos convivendo ao lado de árvores falantes, conhecendo o clube em seus bastidores disse isso, quem sou eu para questionar ou contrariar?

    Curtir

  14. Marco Jr disse:

    fala, silvinho,

    belas imagens, vlw por postar

    vendo as imagens de 1993, vemos como o clube evoluiu.

    antes era Kel, Adil, Biro, etc, etc

    tenho as vezes a impressao que antes o clube era administrado como uma padaria de Vila.

    Curtir

  15. Antonio Jr disse:

    Republicou isso em FIEL CORINTIANO.

    Curtir

  16. manuel disse:

    Alguma informação sobre este projeto?

    http://www.will2s.com/2013/07/arena-sao-jorge.html

    Curtir

Amigo, faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: