Este texto não é uma obra de ficção (2)

Juca Traço escreveu novamente sobre a nossa Meca, na sua coluna publicada na Folha da Ditabranda aos domingos.

Reiterou e enfatizou os elogios que fizera na última coluna.

Mas algo me intriga.

Com tantos fotógrafos, cinegrafistas, jornalistas e curiosos, amadores ou não, entre eles o famoso “Fiscal da Fiel”, não se tem um registro sequer fotográfico ou vídeo da visita de Juca Kfouri ao local?

Teria sido uma exigência do sociólogo?

Teria Juca encontrado Andres Sanches na sua visita às obras da Meca?

Exaltar as belezas da nossa Meca quase finalizada, o mundo vem exaltando. Mas ao escrever sobre o tema, “esquecendo-se” de tudo que havia falado e escrito, inclusive que a obra não sairia do papel, que seria uma obra de ficção, entre tantas outras coisas, cheira oportunismo.

Curioso.

Estádio espetacular (2)

DE SÃO PAULO

Coluna de Juca Kfouri – Folha de São Paulo
11/08/2013 – 03:00 h

De caso pensado, e encantado, minha última coluna foi uma ode ao novo estádio corintiano.

Imaginava que a repercussão seria como foi.

Por que sou corintiano?

É o que muitos imaginaram ao reagir irados, diante da falta de menção ao financiamento, tema já tratado exaustivamente aqui em relação a todos, todos os 12 palcos da Copa.

Curiosamente, os cidadãos corintianos gostaram tanto da coluna quanto eu do estádio.

As críticas vieram dos cidadãos torcedores dos rivais, que se calariam se os mesmos métodos os contemplassem, porque assim têm sido os debates pelo país afora, sempre em clima de Fla-Flu, na política, inclusive.

Do mesmo modo, denunciei o dinheiro sujo que veio via MSI da Rússia – falei até em doping financeiro -, mas me abstive de comentar cada boa atuação de Tevez como fruto da parceria.

Se há quem seja incapaz de separar uma coisa de outra, problema dele. O fato de o financiamento do Mané Garrincha ser escandaloso não impede que se fale de sua beleza. Se a cada jogo nele realizado o crítico tiver que fazer menção às origens, convenhamos, ficará mais chato que de costume.

Sim, o estádio alvinegro é de cair o queixo.

Nem mencionei que será o de melhor iluminação do mundo – 5 mil lux – o dobro de luminosidade do estádio de Munique, hoje o mais bem servido.

Nem que às 16h, quando os jogos começam aos domingos, o gramado estará todo sob sombra.

Ou que o Corinthians, porque acompanha dia a dia, cada passo que se dá na obra, bateu o pé e não aceitou fazer um elevador que, por exigência da Fifa, custaria mais R$ 20 milhões para deixar Joseph Blatter na porta da tribuna de honra, diferentemente do que o projeto previa. Pois o cartola terá de sair de um elevador como estava planejado e andar 20 metros para se instalar. Certamente não morrerá por isso.

Alguém quer que se repita ser descabido o veto ao Morumbi. Repita-se, pois, sem problema. Justiça seja feita, é a mesma opinião do ex-presidente Lula. Como a da direção corintiana, que pensava erguer um palco mais modesto, fora do famoso padrão Fifa. Para tanto, teria os incentivos legais que beneficiam qualquer empreendimento na zona leste paulistana e trataria de financiar o restante por seus meios. (*)

Não me perguntem se acho melhor fazer um hospital, uma escola ou uma fábrica na região com os incentivos da prefeitura. A resposta é um redondo SIM.

O estádio será polo de progresso para Itaquera? A direção do clube acredita.

Eu tenho sérias dúvidas quando olho para o Engenhão, no Engenho de Dentro, no Rio, ou no Soccer City, no Soweto, em Johannesburgo. A conferir, pois.

Sobre uma coisa, no entanto, não tenho dúvida: o estádio é espetacular. Foi só, e tudo, que escrevi.

E mantenho. Encantado.

* meu grifo

25 Responses to Este texto não é uma obra de ficção (2)

  1. Fernando disse:

    Tenho uma opinião diferente do nobres colegas do blog. Acho o Juca um jornalista coerente. Previsões equivocadas todo mundo faz. Vejo neste um gesto de humildade perante uma realidade. Penso que sempre temos que saber ouvir os críticos, ninguém é dono da verdade absoluta. Achismo não condiz com fatos concretos. Prefiro as pessoas de humildades à aqueles que se escondem atrás de seus dogmas infundamentados.

    Curtir

  2. Fabiano disse:

    Esse é o Juca, que criticou todas as arenas, inclusive a nossa, até pq é do Corinthians e lógico que dá muito mais ibope e repercussão, simples de entender. O Maracanã deu muita repercussão tb… O problema que o pessoal tem com o Juca é pq ele critica demais o Sanches, e o pessoal não consegue separar uma coisa de outra… Ele criticou o Dualib desde muito antes… Criticou aquele lazarento do Kia e foi um dos grandes responsaveis pela queda na 2ª divisão, lembrando que o Sanchez era e é muito amigo do Kia e a favor 100% daquela maldita MSI que pouco acrescentou ao Corinthians, pelo contrário, deixou uma mancha, que é pequena comparada a nossa grandeza, mais deixou !!!

    O Juca pra mim é um baita jornalista e eu quero jornalistas pegando no pé dos dirigentes do meu time, não quero que sejam adulados e aconteça igual ao SPFW que está de ponta cabeça, sme saber pra onde correr pq lá ninguém quer indicar o que estava errado…

    Não gosto de vir aqui e discutir política, entro aqui mais por causa de futebol, isso cansa e lógico, eu ganho a antipatia dos pelos. Entendo o posicionamento do Silvio, pq ele é do grupo da diretoria, Sanches, Gobbi. Reconheço sim que o Sanches deu uma guinada no Corinthians, o Gobbi vem com outra cabeça mas mantém o time forte, mas nem tudo são flores, tem muita coisa errada. Não dá pra consertar o Corinthians rápido, os resultados, lógico são espetaculares, mas sem fiscalização e alternancia ocorre o comodismo, e eu não quero comodismo, eu quero continuar a ganhar, vencer, escrachar os adversários, mas pra isso é necessário que tenhamos jornalistas como esse, que além de tudo não é menos corinthiano do que ninguém que frequenta esse blog.

    Curtir

    • alexandre lemos disse:

      Fabiano, ele é tão corinthiano ,que gostaria que a final da liberta 2012, fosse entre Santos e Boca Juniors, se vc o admira tanto deveria ter observado esse lapso dele as vesperas daquelas semifinais…..

      Curtir

      • Fabiano disse:

        Alexandre, com todo respeito, eu lembro dele ter comentado isso numa tabelinha com o Vitor Birner, e lembro tb que o Birner ficou louco da vida pq ele estava dizendo isso por superstição, pq ele se considera pé frio, e coisa e tal… Eu já vi várias vezes ele fazendo isso, o problema é que quem não acompanha ele realmente as vezes fica entendendo uma coisa enquanto ele quer dizer outra…

        E não é culpa sua não, é que não podemos criticar alguém sem acompanhá-lo por um tempo… Eu ja vi ele criticar muito o Corinthians, o Palmeiras, o Vasco, o Atl. Paranaense, o Flamengo…. Ele não é esse bicho todo que pintam não, mas lógico fica critério de cada um gostar ou não do jornalista… Abraços.

        Curtir

    • Claudio Marques disse:

      Kifuro corinthiano? Prazer, eu sou o papa! Deixe de ser ingênuo rapaz, o Kifuro vive mordendo e assoprando (mais mordendo do que assoprando).
      E se vc acompanhasse o blog veria que o Silvinho já postou várias críticas á direção e, ao contrário de outras porcarias de blog por aí, publica mensagens até contundentes contra a direção.
      Pela sua conversinha você deve estar contaminado por outro blog!

      Curtir

      • Fabiano disse:

        E por falar mal da direção o cara passa a não ser corinthiano? Melhor rever os seus conceitos, reconheço os avanços da administração Sanches em diante, mas não concordo com tudo, aliás tenha certeza nem eles mesmo concordam com tudo, mas tem coisas que não dá pra mudar de uma hora pra outra, outras já são possíveis e deveriam ter sido mudadas…

        Curtir

        • Claudio Marques disse:

          Repito o que disse, vc é muito ingênuo! Crítica construtiva tudo bem! Mas vc acha construtivo assegurar que o Corinthians não iria cair em 2007 porque o Andres já havia acertado um esquema de arbitragem com o Ricardo Teixeira? Vc acha construtivo divulgar vídeo de reunião fechada a pedido do Juvenal Juvêncio? Vc acha construtivo apregoar que o Corinthians deveria ser eliminado da Libertadores por causa do acidente de Oruro (acidente sim)? Então, quem tem que rever conceitos é vc que acredita em duendes, fadas, Papai Noel e Juca Kfuri!

          Curtir

          • Fabiano disse:

            1- Se ele disse isso de o Sanches ter acertado com o Teixeira para o Corinthians não cair, dou toda razão pra vc. Se eu tivesse as provas, também denunciaria, mas pelo que aconteceu conosco ele não tinha mas não me lembro dele ter feito isso. 2- Sobre a reunião fechada, não sei se era a pedido do Juvenal ou não, mas se eu sou jornalista e tenho esse furo, eu posto também, o Andrés que aprenda a falar menos, quem muito fala dá bom dia a cavalo. 3- Sobre a eliminação da Libertadores, era o melhor que podíamos ter feito. Nós deveríamos ter saido por vontade própria, perdemos a chance de dar uma lição como atuais campeões, e no fim fizeram o que fizeram contra nós no jogo contra o Boca. E não culpe o Boca pelo que aconteceu, a ordem veio da COMEBOL, o Boca saiu daquele jogo tão surpreso quanto todos pelo que aconteceu. Então continue a rever seus conceitos, não é pq vc nao concorda com as opiniões de alguém que ele é ou deixa de ser.

            Curtir

    • Wilson Timão disse:

      Nem tudo está perdido! Ainda tem quem acredita no dejeto vomitador maldades.

      Curtir

      • Fabiano disse:

        Infelizmente pra vc eu acredito e desacredito de todos… Por ser uma pessoa muito critica em tudo aprendi a juntar várias opiniões para tirar meu conceito. Concordo nem tudo são flores, mas achar que o cara não é corinthiano porque faz críticas é o mesmo que apoiar o militarismo, a escravidão, Hitler, ou seja, quem está no poder está sempre certo e pronto… Não sei mas acho que as vezes estou discutindo com meninos…

        Curtir

  3. Roberto_sccp disse:

    “Para tanto, teria os incentivos legais que beneficiam qualquer empreendimento na zona leste paulistana e trataria de financiar o restante por seus meios”
    Este trecho é muito importante, os incentivos não são para o Corinthians e sim para qualquer empresa que queira e venha investir na ZL.

    Curtir

  4. Paulo disse:

    Tá estranho! Uma possível explicação talvez esteja na necessidade desses abutres se garantirem na futura Arena, especialmente para a Copa do Mundo. Provavelmente, já estariam entre os credenciados FIFA. Mas, em que lugar ficam os credenciados FIFA? Num camarote comum? E outra: esse Kfurada não é repórter de campo, não é comentarista, não é narrador. Sob que pretexto conseguirá o credenciamento? Acho que se trata de oportunismo puro. Se não for pra ele, é pros filhotes. E pode esperar que depois da defecção desse camarada outras virão a roldão, na nossa gloriosa imprensa esportiva. É que já perceberam que o sabugo é irreversível. Então estão se preparando para relaxar e aproveitar.

    Curtir

  5. Mario Ricardino Csapo disse:

    Boas, Silvio. Eu tenho a seguinte opinião: esse sujeito, encontrou o Andrés em sua visita à obra do estádio. Teve acesso a informações que não tinha antes. Informações detalhadas, EXPLICADAS COM TEMPO, CALMA, ARGUMENTOS,
    Informações, essas, que desmentem suas “convicções”.
    Mas seria demais, muito oesado pra ele, admitir-se desmentido, errado ou qualquer coisa que o valha.
    Acabou maravilhado pela concepção de estádio que Corinthians e Odebrecht o apresentaram e QUASE se contradisse.
    Mas convenientemente, ficou no quase.
    Pra mim é isso.

    Curtir

  6. Wilson Timão disse:

    Será que o velho Cita se conformou e deu novas diretrizes para seus serviçais?

    Curtir

  7. Zé Carlos disse:

    Grifo justíssimo, diria.

    Curtir

  8. AndersonII disse:

    Não se pode negar que é uma pessoa inteligente.
    E, sempre acredito que pessoas inteligentes em algum momento, devem parar para pensar e rever pontos de vista.

    Acontece que, até aquele jornalista de economia da Globo, Salnãoseioquesanteberger, absurdamente não compreendeu o que eram os Cids, e tratou como “dinheiro público”.

    Depois deve ter pensado muito no que disse, e simplesmente murchou nesse assunto, quando entendeu o que era de fato.

    Preguiça, ou má vontade em procurar saber a verdade, é o que acontece com muita frequencia.

    É mais fácil acreditar no “alguém” já disse contra, do que que procurar saber se está certo.

    Foi isso que aconteceu.

    É absolutamente insano, burrice, maldade, ignorância, tratar os incentivos legais de Itaquera como dinheiro público para o estádio.

    A questão se resume a: “Há incentivos se o estádio for feito, não há incentivos se não se construir”.

    Será que é tão difícil assim de alcançar esse rfaciocínio.

    Então está bem. Vocês que pensam assim, vamos supor que o estádio não seja construido. Onde estão os recursos er para hospitais?

    Por outro lado, fala-se que não hä legado, e cita-se o Engenhão.

    Tudo bem então. Não se faz o estádio.
    O que melhora, ou qual o legado para Itaquera?

    Quer dizer, com estádio, ou sem estádio, Itaquera ficará na mesma merda que sempre ficou por dezenas de anos.?

    É muito prá minha cabeça, ver gente que até tem “representatividade”, ter mentalidade tão obtusa assim.

    Mas enfim, o caso MSI, para essa gente parece que é um virus da AIDS, mal curado, ou seja, já se vão 08 anos, e ainda acham que o Corinthians está contaminado.

    Poooouuutttttaaaaa queeeeuuuuuu pariuuuuuuu!!!
    Até quando?

    Curtir

    • O Dani L disse:

      Eu particularmente não me incomodo com os chavões dos antis de dinheiro público. A fonte do financiamento é de origem pública, por consequencia, pode-se concluir que o dinheiro seria de origem pública. No entanto, como escrito acima, é fonte de financiamento, ou seja, haverá um pagamento do emprestimo com juros. Ou seja, o Corinthians pagará muito mais do que recebeu.

      Isso sem falar no legado para região pós Copa, o desenvolvimento da região e do comércio local. Somente com as receitas do evento (Copa), ja compensará todo o incentivo municipal ao estadio e demais obras do governo e municipio feito na região. Lembrando que o Privadão tinha sido excluido e dessa forma se não houvesse copa do Mundo não haveria essa receita de turismo na cidade de São Paulo.

      Após a Copa se fizerem uma tabela com despesas geradas e receitas tenho certeza que as receitas serão o dobro, se não forem o triplo, das despesas. Mas tenho certeza que a midia anti vai fazer de conta que não viu esses números.

      Curtir

  9. paulomonteiro disse:

    Garantindo participação no DVD do estádio…

    Curtir

  10. Popola disse:

    Quem quiser, por iniciativa privada e para ter os mesmos incentivos públicos da Prefeitura, que faça hospital, fábrica ou escola. Creio que isto está aberto a todos.

    Curtir

    • Marcão de Londrina disse:

      Ou até mais um estádio por lá também…
      A isenção existirá;
      Se quiser pode fazer lá também…
      Só precisa ter a torcida, né?

      Curtir

  11. Kleber Rocha disse:

    O moto blogueiro hj postou falando que o estádio em si e muito bom mais em contra partida que o valor e ruim hahahahahah.

    O cara nem disfarça faz um posto um dia após o texto do kifuru

    Curtir

  12. Marcos disse:

    Silvinho, é impressionante como o escondidinho, lambe bolas do kfuro, esta começando a mudar de idéia também!
    Concordo com vc, tem caroço neste ango de caroço!

    Mas cade nossa diretoria?? Nenhuma nota a respeito, nem um banho de arruda para limpar nossa casa??

    Curtir

  13. Denis Nunes disse:

    Desculpe Silvinho, não acredito em nada que vem desse sujeito, fico muito mais preocupado com os elogios.

    Curtir

Amigo, faça seu comentário