[Opinião] Se apertar, vão espanar

Há alguns dias escrevi aqui nesta tribuna diária que observando nossos jogadores em campo, demonstravam a expressão demasiadamente tensa, extremamente focados.

Disse também que foco demais gera estresse e que futebol, muito embora seja uma prática profissional como qualquer outra, que exige resultados, superação e melhoria contínua, é também alegria, move paixões e sentimentos.

Alegria, futebol também é alegria!

Não estamos atravessando uma boa fase. Muito embora a palavra crise esteja proibida pelos lados do Ecológico, é inegável que o status atual nos remete a crise.

E como lidar com este momento? Todos nós fazemos parte do processo. Torcedores, diretoria, comissão técnica e atletas.

É notório que o grupo, assim como o nosso treinador, entrou em parafuso. Isto fica evidenciado a cada entrevista do nosso treinador, após cada revés.

Ontem, então, a expressão de Tite era de que estava anestesiado. Olhar perdido, fala ainda mais pausada, segurando com o dedo uma rachadura numa usina hidrelétrica.

Não vai ser na base do “terror” que recolocaremos este time na rota das vitórias.

Os caras estão tensos, em parafuso, se apertar, vão espanar.

Transformar o Centro de Treinamento do Ecológico num colégio de seminaristas deve ter estressado os caras.

Ninguém consegue ser politicamente correto, andar na linha, 100% do tempo. E depois do episódio Jorge Henrique os caras se seguraram, sentiram-se reprimidos. Ai, quando se vê que o outro cava cartão pra curtir festa com família, falta a treino porque a macaca está doente ou então, o outro vai a show de estrela internacional depois de uma humilhante vitória, enquanto grande parte do grupo mal sai de casa pra jantar com a família, com medo, revolta ainda mais.

Se for à base da pressão, do berro, do grito, a vaca vai pro brejo.

O treinador fala em padrão, em equilíbrio, nisso e naquilo, mas não cita que esse time, há muito tempo, joga sem alegria, está tenso demais, estressado e desgastado.

Ai não rende mesmo.

Pela volta da alegria, menos estresse, menos pressão, mais inspiração, mais transpiração, boleiro é boleiro, jamais será coroinha ou seminarista.

Anúncios

44 Responses to [Opinião] Se apertar, vão espanar

  1. Carlos Roberto disse:

    É estou de acordo com alguns amigos ai, está na hora de mudar o esquema tático, tem que mudar algo, tirar laterais colocar um esquema mais ousado, ou seja, rever os conceitos.
    O esquema 3-5-2 pode ser uma alternativa, desde que se coloque o Cleber como zagueiro; assim a zaga ficaria : P.Andre-Cleber-Gil
    o meio campo poderia ser: Romarinho-Ralf-Edenilson-Douglas-Jocinei
    ou Romarinho-Ralf-Douglas-Danilo-Jocinei e o ataque pra domingo seria: Sheik-Pato, já que Guerrero está suspenso.
    Muda Tite, pro bem ou pro mal, voce precisa rever seus conceitos.

    Curtir

  2. Pablo disse:

    O Mano tá livre agora….

    Curtir

  3. Cesar disse:

    Mano acaba de pedir demissão do Failmengo… hummm, sei não… cheiro de clorofila no ar…

    Se ele trouxer o Elias e o Chicão de volta junto com ele… pode vir!

    Curtir

    • Carlos Roberto disse:

      Bela merda trocar seis por meia duzia – temos q ir atrás do Oswaldo Oliveira – esse sim sabe trabalhar com garotos da base.

      Curtir

  4. Paulo disse:

    Pois é, paradoxalmente ( ou não ), eu, que, desde a retomada no Brasileirão de 2011, sempre defendi – e continuo defendendo o técnico mais vitorioso da história do Clube – tenho uma opinião um pouco diversa, neste momento. Acho que, a continuarmos nessa toada, corremos sim risco de rebaixamento, apesar da perebada que está nas últimas 6 ou 7 últimas colocações do campeonato ser muito, mas muito pior que nós. Ocorre que há claro boicote ao treinador, por parte de alguns boleiros, e desinteresse explícito, por parte de outros, e, nesse contexto, qualquer mudança será válida para evitar o mal maior. É que é muito mais fácil mudar o treinador do que os jogadores, para remotivar o grupo, até porque não haveria quem contratar para jogar, a essas alturas. Estes – os jogadores – terão que ser expurgados no final do ano – o erro da renovação de alguns contratos parece evidente, na atual conjuntura. Eu, no lugar da diretoria, aguardaria apenas a Copa do Brasil. Sendo desclassificados e caindo pelas tabelas no Brasileirão, nos três próximos jogos, não haverá alternativa. Tenho certeza que Tite, num gesto de dignidade, entregará o cargo, e, se não o fizer, terá que ser demitido, como medida extrema. Mas, do fundo do meu coração, ainda aguardo que esses pés-na-bola criem vergonha na cara e honrem a Instituição Corinthians – da qual muitos não são merecedores – e comecem a correr e a acertar o gol. Esse jogo de domingo será emblemático, para apurarmos quais as verdadeiras intenções da canalhada. Ou levam uma goleada, ou ganham com louvor do líder do campeonato. Aguardemos para ver quanto vale a honra de um canalha ( ou de dezenas deles )!

    Curtir

  5. Múcio Rodolfo disse:

    É impressionante constatar que de uma hora para outra foram “beber” nas fontes “cosmerisolianas”. E vamos lá: trocar Adenor por Abel Braga ou Muriçoca Lorenzetti. O primeiro disse com todas as letras que botou o seu time para atuar como pequeno diante do Corinthians. O time dele era o Conveniense que,segundo grande parte da mídia, tinha o melhor time do país. O Muriçoca vinha sendo cobrado pelos torcedores de terceira idade do litoral, por não fazer o time deles jogar aquele futebol “vistoso” ao qual eles se habituaram. O time está tenso porque os resultados não estão aparecendo. Em parte por causa do esquema. Em parte porque tem jogador em má fase (o Danilo). Em parte porque tem jogador que não tá nem ai pra hora do Corinthians (Emerson). Vê se o time estava tenso no dia em que goleou o Corinthians. Vê se o time estava triste.

    Curtir

  6. ALEXC12 disse:

    Poderiamos tentar mudar o esquema de jogo 3-5-2, o TITE ganha + de 400 mil e esta jogando com o mesmo esquema tático que não vinga mais.

    CASSIO
    P.ANDRÉ- KLEBER- GIL
    ROMARINHO- RALF- EDENILSON- DOUGLAS E DANILO
    EMERSON S – E ALEXANDRE PATO

    SEMPRE CORINTHIANS.

    Curtir

    • Carlos Roberto disse:

      Estou de acordo, mudar o esquema tatico e tirar os laterais seria uma boa experiencia, só que no lugar de Edenilson eu testaria o Jocinei; gosto do Edenilson mas ele está perdido em campo, acho q tá na hora de tomar um banco.

      Curtir

    • RENATO77 disse:

      Concordo em tentar o 3-5-2, já que nossos laterais são apenas medianos e precisam de “auxiliares”, que se reforce de defensores e que os atacantes…ATAQUEM!

      CASSIO
      P.ANDRÉ- KLEBER- GIL
      EDENILSON – RALF- DOUGLAS – DANILO – F.SANTOS
      ROMARINHO – ALEXANDRE PATO

      Curtir

  7. Múcio Rodolfo disse:

    Vendo o time ontem eu me lembrei daqueles de 1997 – que escapou nas duas últimas rodadas- e o de 2007- que não teve salvação. Um time que arrebentou com o Urubuzento, como disse o César lá no blog do vassalo corredor, não pode de uma hora para outra jogar esta bolinha que vem jogando. Ou foi despacho de adversário ou tem treta ai no meio.

    Curtir

  8. Antonio Jose Valentim Britto disse:

    Interessante não, com 200, 300 e 400 paus na conta todo mes religiosamente, voces vem falar de pressao? Pressao é levantar as 4 da manha, andar 2,3 horas de busao, enfrentar o batente ate as 8 da noite, chegar em casa as 22 horas, ouvir reclamos da =mulher, dos filhos, sem grana, ISTO SIM É PRESSAO! Vao trabalhar seus vagabundos, sem respeito pelo torcedor, sem comprometimento com todos. O jogador brasileiro é intocavel, cheio de frescuras, dodóis. Sou corinthians mas nao sou trouxa.Abraços, Britto-Sasntos-SP.

    Curtir

  9. Daniel CMS disse:

    Concordo 300%

    Se eu sou da Diretoria, concentro todos os jogadores e trago um onibus cheio de amigas pra relaxar a galera.

    Curtir

  10. Ewerton Silva. disse:

    E pensar que o Abelão está sem clube para treinar. Cairia como uma luva nesse time, iria separar as laranjas estragadas das boas, e fazer um suco com o que tem em mãos. Afinal, cucaracha só em 2015, SE HOUVER PLANEJAMENTO!

    Curtir

  11. Alvaro Campos disse:

    Silvinho, tem um agravante nesta história que nós todos estamos esquecendo.
    O regulamento das rodadas finais foram alterada este ano e as “entregadas” vão acontecer.
    Alguém duvida que, se a carruagem continuar nesta tocada, estaremos brigando para não cair e nas rodadas finais as entregadas rolarão soltas….
    Não podemos deixar para acordar o time no fim pois pode ser tarde demais.

    Curtir

  12. Marco Henrique disse:

    Fica aa perguntas:

    Domingo contra o Cruzeiro.

    O TIte muda a maneira do time jogar e vai pras cabeça correndo o risco de fazer algo diferente do que faz, por conta disso perder o jogo?
    Ou fecha casinha como ele acha seguro e até um empate contra o líder se torna um bom resultado para maré começar mudar?

    Acho que vai da segunda opção.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Vai depender do clima do jogo

      Se nossos jogadores entrarem nervosos, nada vai dar certo

      Precisam entrar confiantes e isso só vai acontecer se durante a semana tiverem tranquilidade para trabalhar

      Curtir

  13. Ernesto de Minas disse:

    “”Eu acho que, neste momento, temos que engolir a raiva e apoiar o time como nunca. No final do ano é hora do acerto de contas!””
    Tirei essa frase do post anterior e foi escrita por Cláudio Marques.
    Achei perfeita. Temos jogadores que, apesar de veteranos, estão desacostumados a pressão e jovens que viviam um conto de fadas e estão amarelando. Vão espanar. Sheik beijoqueiro se achava “o cara da Fiel” e achou que seria defendido e até aplaudido por beijar homem. Sentiu a pressão e o desprezo da massa corinthiana e perdeu toda a chance de se tornar ídolo no clube. Jogadores medíocres como Igor, Edenilson, Romarinho viviam um conto de fadas por jogar no Corinthians e não tem preparo para o momento.
    Então, se não quisermos a degola, vamos ter que apoiar esses que estão aí. E com Tite junto.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Sim, apoio total

      E ao final do ano esperar que a diretoria promova as mudanças necessárias

      Curtir

    • Gilson D. Mendes disse:

      Penso da mesma forma.

      Curtir

    • PAULO disse:

      COM O ALTO RISCO DE REBAIXAMENTO TALVEZ ESSA SEJA MESMO A MELHOR OPÇÃO:
      APOIO TOTAL E NO FINAL DO ANO EXIGIRMOS A RESTRUTURAÇÃO DO ELENCO…

      Curtir

    • ELIGELTON disse:

      Ernesto de Minas, vc tem toda razão. Vamos dar apoio total até o final do ano. E só cobrar mudança para o planejamento de 2014 no momento apropriado.

      Vamos torcer pra gente ganhar de 1 x 0 em casa e empatar fora.

      É o que dar pra esperar do nosso time agora.

      Curtir

  14. RVB disse:

    Discordo em partes.

    Acho que por deixar todo mundo relaxado, chegamos a esse ponto.

    É necessário pressionar, mas com cuidado.

    Ameaçar os caras de morte não ajuda em nada.

    Apoiamos 90 minutos, e cobramos (com ponderação) ao final.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      O relaxamento não se trata da falta de cobrança

      Pelo contrário, cobrança deve existir sim, até o Manel da Padoca é cobrado, se o pão não estiver torrandinho, no ponto, o bicho pega

      Digo em relação ao treinador, que pensa que dirige um colegio interno

      Ai não tem jeito

      Curtir

  15. AndersonII disse:

    Fiquei sem entender qual foi objetivo desta postagem.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Natural que você não tenha entendido

      Sua cabeça deve estar mais confusa que a do Tite

      Curtir

      • AndersonII disse:

        Mas gostei dessa sua frase: “Não vai ser na base do “terror” que recolocaremos este time na rota das vitórias. (assim já disse sabiamente o Renato77)

        “Os caras estão tensos, em parafuso, se apertar, vão espanar.”

        e esse arremate então foi sensacional:

        “Pela volta da alegria, menos estresse, menos pressão, mais inspiração, mais transpiração, boleiro é boleiro, jamais será coroinha ou seminarista.”

        Parabéns! Quem sabe o time ganha agora do Cruzeiro,e nós poderemos “voltar a alegria com menos estresse” como leitores de volta a ler fatos positivos e motivadores.

        Curtir

  16. David disse:

    Silvio. Uma coisa é certa. A torcida age sem razão, com paixão mas não é idiota e muitas vezes entende um pouco de bola sim. A torcida do SPFW pedia o Muricy desde o começo do ano e o J Cachaça, pra não dar o braço a torcer bancou outros treinadores até quando viu q a vaca estava deitando, e no último suspiro teve q ceder e fazer a vontade do torcedor, e o time nitidamente parece ser outro com as mesmas peças. Com isso concluo, q um time q a menos de 10 meses era o melhor do mundo, não pode estar passando por uma situação ridícula dessa! Infelizmente, nossa cultura e nossos atletas não conseguem conviver com o mesmo comandante por muito tempo. Por mais que os atletas tenham caído de rendimento, é impossível jogar tão mal como nos últimos jogos, se alguém ainda não percebeu a gravidade, marcamos um gol nos últimos 5 jogos, e contra ainda!! É explícito que o Tite perdeu o comando e o controle do grupo, os reservas não suportam mais ver sempre as mesmas alterações, os titulares não guentam mais ficar no mesmo sistema de jogo que comprovadamente não rende como antes. É preciso vida nova no PSJ, e não vejo esse gás novo com a permanência do Tite no comando! Ainda tem 16 rodadas pela frente e a decisão do Gobbi agora é de fundamental importância, pois ainda dá tempo de algum salvador chegar e botar a casa em ordem, mas se entrarmos na degola, aí já não sei se esse grupo vai conseguir reagir, pois no Corinthians a pressão é insuportável para esses jogadores sem personalidade q estão lá, e aí o final pode ser trágico. Espero estar errado, mas vejo um céu bem nebuloso pela frente!

    Curtir

  17. Stephane disse:

    Perfeita suas palavras Silvio!

    Curtir

  18. Pra mim tudo isso ai que vc escreveu é consequencia e não a causa.

    Solução pra causa dos nossos problemas é #ForaTite #ChegaDeRetranca

    Curtir

  19. Mic disse:

    Acho que os jogadores estão querendo derrubar o treinador.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      É complicadíssimo apostar nisto

      Até porque não acredito

      Este grupo não me parece tão fechado a ponto de se reunir e decidir que vão derrubar o treinador.

      E boleiro não costuma derrubar treinador entregando jogo

      Vão direto a diretoria e pedem a cabeça. E isso nem de perto aconteceu

      Curtir

      • Flavio disse:

        Jogo contra o Goiás, primeiro tempo: Pato manda duas bolas bisonhas pra Lua. Segundo tempo: Sheik dá uma furada bisonha e olha com aquela cara de p…!!!
        Particularmente, não consigo descartar mais esta possibilidade!

        Curtir

  20. Jacare disse:

    Compreendo o que você quer dizer, mas na prática não se costuma ver uma retomada de rumos sem alguma mudança. O Sr. presidente tem a obrigação de conversar com um a um dos integrantes do elenco e tentar descobrir o que fez todo aquele clima perfeito mudar de repente. Não é possível que todo mundo tenha desaprendido a jogar. Temos a capacidade de reverter, mas não acontece do nada. O nosso treineiro se expressa muito bem mas não tem argumentos para explicar publicamente o que está acontecendo.Algo intra-muros mudou e não se pode divulgar. Então, que se resolvam os problemas e acordem porque a série B está mais próxima do que o G4. E quanto a torcida, nos resta torcer e esperar. Aqueles que se consideram os únicos torcedores (as organizadas) já trouxeram prejuízos demais e devem cuidar do seu carnaval fracassado.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Existe um planejamento, que foi definido entre diretoria e comissão técnica

      Rotina de treinos, grupo de atletas para se trabalhar, demais profissionais, metas, objetivos, tudo isso

      Há 3 meses do término da temporada, trazer alguém de fora, acho difícil

      A não ser que queimem uma etapa, o que não acredito e coloquem o Silvinho

      Acho difícil

      Curtir

Amigo, faça seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: