Para reflexão e debate

Opiniões e pontos de vistas divergentes.

Existe um grande equilíbrio nas manifestações, todas em prol do engrandecimento do clube.

Nosso espaço, graças a vocês um dos melhores para o debate diário sobre Corinthians, respeitam-se as opiniões sempre embasadas em forte poder de argumentação.

Um dos nossos leitores sugeriu alguns temas para reflexão.

Vale a pena debatê-los:

  • Um campeonato regional desgastante, com 23 partidas, tem influência sobre o time no resto da temporada? Nosso comentário – Em termos. O time na verdade não entrou de cara na disputa, foram algumas partidas com time genérico. O elenco foi planejado para disputar 6 competições em 2013. Os que jogaram no Japão tiverem férias e também houve a parada durante a Copa das Confederações. Em suma, houve tempo para recuperação física
  • O menor número de jogos do Cruzeiro em seu campeonato local favoreceu o time no Campeonato Brasileiro? Nosso comentário: Sim, pode favorecer. Mas por outro lado, o Cruzeiro praticamente montou um novo time, um “catadão”, bem conduzido por um bom treinador que soube encaixar e sincronizar as peças
  • O Atlético PR fez bem em usar seu time sub-23 no campeonato regional e isso ajudou na preparação para o brasileiro? Nosso comentário: O campeonato paranaense não é parâmetro. De qualquer forma, disputar menos partidas ao longo de uma temporada, faz diferença
  • Temos o melhor elenco mesmo? Será que o nosso elenco é melhor que o Atlético MG, por exemplo, time endividado e com uma receita que é um terço da nossa? Nosso comentário: Sim, temos o melhor elenco. 70% do time ou mais seria titular em qualquer time do Brasil e alguns, até do mundo. Cassio (tem lugar entre os 3 convocados para a CBF), Gil (melhor zagueiro em atividade), Ralf (melhor volante), Guilherme e Renato Augusto (em que pesem as contusões, seriam titulares em qualquer time brasileiro), Pato e Guerrero (titulares em qualquer time do mundo), Romarinho (titular em qualquer time brasileiro), Danilo, Emerson, Fabio Santos e Alessandro, veteranos, mas se encaixariam em qualquer elenco do futebol brasileiros. Reservas, não deixam a desejar em relação aos demais clubes brasileiros.
  • A Diretoria errou no planejamento por falta de ousadia ou soberba? Afinal temos a “melhor estrutura do mundo”… Nosso comentário: Errou no planejamento ao superdimensionar a importância dos veteranos dentro de um contexto de titularidade
  • E sobre nosso marketing? Será que o modelo se esgotou? Nunca vou conseguir entender a saída do Rosenberg da gestão do marketing… Ou será que lá não tem espaço para quem é um gênio? Nosso comentário: Caio Campos, gerente de MKT, continua no comando. Não há como se atribuir parcela ao marketing pelo momento do time
  • E as arbitragens? Todo jogo nossos atacantes sofrem com faltas seguidas, e muitas não marcadas. Contra o Goiás um jogador apenas fez 8 faltas sem sequer levar amarelo(e ainda fez o gol da vitória…) Ah, aqui é Corinthians e não se reclama de arbitragem…Nosso comentário: Faz sentido. Nossos atacantes apanham demais. E apanhamos porque exageramos no fair play.

Ah não, não vou ver esses assuntos por aqui. O blog agora só tem um tema: falar que a solução é tirar o Tite.

E algum tempo depois que vocês derrubarem o Tite, façam uma campanha para trazê-lo de volta, pois memória também não é o forte da maioria que anda por aqui. Cada dia que passa, mais esse clube se parece com aquele da Vila Sônia, que derrubou um técnico tricampeão(consecutivo) do Brasileiro para chamá-lo de volta 4 anos depois… Nosso comentário: Não tenho dúvida de que isso um dia acontecerá. E se e quando ele sair, se um dia voltar, que volte com alguns conceitos renovados.

Entender a origem do mal é o princípio da cura. E poderíamos pelo menos parar um pouco para ver se estamos indo na direção certa… Nosso comentário: Se chegarmos ao consenso de que houve erro no planejamento, é fato que não estamos indo na direção certa. O que deve ser feito agora é consertar a aeronave em pleno voo. A matéria é desafiadora, vai exigir do time mais inspiração e mais transpiração, principalmente na Copa do Brasil. Porque não basta vencer a Copa do Brasil e garantir a vaga na Libertadores 2014, é preciso estancar a queda na tabela de forma que não se corra riscos de cair na zona da degola.

Em tempo, o único tema do blog é Corinthians. Ou melhor, o principal, já que às vezes debatemos alguns temas do cotidiano.

Sobre a saída ou não do treinador, ficou claro neste post, de julho – https://blogdosilvinho.wordpress.com/2013/07/29/pato-vai-acabar-pagando-o-pato/, nosso ponto de vista: “Percebam, não se pede a cabeça do treinador, não se pede troca de comando, mas se pede a mudança de atitude”

A propósito, esta postagem de julho a cada dia se torna atual.

De qualquer forma, reiteramos, vale a pena debater os temas propostos pelo amigo.

Aos debates!

***

Em tempo (2): Destaco outra postagem de julho, há 2 meses, quando ainda não se falava em crise:

https://blogdosilvinho.wordpress.com/2013/07/30/copa-do-brasil-a-sedutora-lei-do-minimo-esforco/

67 Responses to Para reflexão e debate

  1. Marcio disse:

    Falar mal do Tite você fala desde quando venciamos e comemoravamos titulos, você apenas adormeceu a ideia de persegui-lo por um tempo, até porque ficaria algo sem sentido, esperou um momento ruim para voltar com as mesmas atitudes das quais eu acho erradas

    Curtir

  2. Celso 1° disse:

    Acho que os regionais deveriam ser reduzidos, das atuais 23 datas, em média, para umas 14 a 16 no máximo, assim, os times teriam 30 dias de pre temporada.
    O cruzeiro se deu bem este ano jogando pouco no mineiro, mas em outros anos não, não da pra cravar que é somente por causa disso que o time lidera o BR, tem muitas variantes no futebol.
    Como foi dito, o corinthians descansou muito este ano, muito rodízio no paulistão e ainda teve a parada meio do ano.Nosso problema é tático, é esta retanca ridícula, somos o time que mneos cria, menos chuta. Não tem nada haver o suposto cansaço com a falta de gol, será que ha falta de “gás” pra ir ao atraque?? fatariam pernas pra atacar por causa do cansaço?? NÃO! na verdade sobram pernas pra correr pro campo de defesa e marcar adversário.O time ta perdendo até a “manha” de atacar, atacantes começando a matar na canela quando surge raramente alguma chance, enfim a cagabilidade, aos poucos, ta fazendo a boleirada desaprender como atacar e finalizar, ja que não praticam isso.
    Temos sim o melhor elenco, ganhamos muitos titulos, até mundial, e poderíamos ter ganho mais se o cagão não atrapalhasse tanto.
    O problema do corinthians atual é o trineiro covarde e limitado, temos o pior ataque entre os times “normais” (nautico não conta), reflexo deste esquema que faz todos ficarem recuados, assim o time não cria e nem sequer um contra ataque existe.
    FORA CAGÃOTITE!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  3. AndersonII disse:

    Eu até tinha compaixão dos caras na Bolivia, mas depois da briga com o Vasco, onde 4 de lá estavam envolvidos, recentemente outro do grupo foi preso por furto no norte ou nordeste, e agora mais dois jogos, caso passemos na Copa do Brasil, não jogando mais em casa, em razão dos sinalizadores contra o Luverdense, confesso que estou bem contrariado com esses caras.
    Definitivamente estão prejudicando o Corinthians financeira, economica e moralmente.
    Não sei o que pode ser feito. O que você acha Silvinho que a Diretoria tem que fazer para evitar que isso se reproduza?

    “Na derrota para o Luverdense, em Lucas do Rio Verde, pelas oitavas de final da competição, torcedores do Corinthians acenderam sinalizadores na arquibancada. Caso avance até a final da Copa do Brasil, portanto, o Timão não joga mais no estádio do Pacaembu. O duelo com o Grêmio, nesta quarta-feira, é o último.”

    Curtir

  4. Ernesto de Minas disse:

    Mais uma dos bandidos organizados:

    http://www.lancenet.com.br/corinthians/Sheik-suspenso-Timao-Copa-Brasil_0_998900311.htm

    Até quando ? Até levarem o clube à falência ?

    Curtir

  5. RobertoSP disse:

    Que tal um post sobre os marginais organizados que mais uma vez prejudicou o Clube.
    Se passer pelo Gremio tera que jogar duas partidas longe da Capital
    E ainda tem acefalos que dizia..
    OS 12 inocentes de Oruro…..inocentes?????

    Curtir

  6. Samuel disse:

    Silvinho, fomos punidos por uso de sinalizadores contra o Luverdense… dois jogos… só voltaremos ao Pacaembu na final.

    Estava em BH e na vitória do cruzeiro sobre o botafogo havia um mar de sinalizadores… parecia braza de churrasco… milhares de sinalizadores e sabe o que aconteceu? Imprensa mineira tendo orgasmo dizendo que aquilo era a coisa mais linda que já viram na vida…

    Enquanto nossa diretoria omissa e passiva continuar batendo palmas para os ataques que sofremos seremos sempre o alvo predileto.

    Gobbi vai aparecer chorando, esbravejando, mas depois vai dizer que tudo bem, que aceita, e que o presidente da cbf é um grande homem e que o stjd cumpre seu papel.

    Ai é foda parceiro.

    Sem valeu!

    Curtir

  7. Clara disse:

    Olha o Tite ja ta pensando em 0 x 0 aqui no Pacaembu,como pode,meu Deus que pensamento pequeno!!

    Não falo mais ”Vai Corinthians” e sim “Volta Corinthians!!!”

    Curtir

  8. Carlos Roberto disse:

    Silvinho, eu não vou repetir os erros q todos apontaram aqui, mas um não foi citado e eu gostaria de acrescentar: a postura da Diretoria quanto ao episódio da Libertadores, achei que fomos de uma posição muito frouxa, deveríamos ter enfrentado a Conmebol e ir até a FIFA se fosse necessário, para provar que a culpa era do time da casa e do policiamento local e não nosso; a mesma coisa com a CBF, a Diretoria nem se manifestou contra a Gaviões que tem trazido prejuízos sistemáticos ao nosso clube.
    Acho também que a Diretoria continua falhando com o Gerenciamento da nossa base, somos varias vezes campeões e os frutos colhidos são esmolas, comparados com nossos concorrentes.
    Quanto ao Tite, todos reconhecemos seus méritos passados, mas este ano ele peca pela insistência em manter jogadores sem condições físicas e técnicas em campo em detrimento de outros em melhores condições, além de manter um esquema tático manjado, com variações ridículas, como manter o Danilo do lado direito, colocar P André de atacante etc.
    No total o prejuízo ainda não foi grande, porque temos chances de G-4 e da Copa do Brasil, mas acho muito difícil a gente conseguir a vaga com essa postura irritante, radical e sem criatividade do nosso querido técnico.
    Reconheço e respeito o trabalho passado do técnico mas não concordo com o que ele está fazendo atualmente, e ele tem uma boa parcela de culpa, eu diria 50% e o resto é culpa de jogadores que caíram muito de produção e outros que não justificaram o investimento ou que sequer foram colocados em campo.
    Que se erga a estátua para ele no PSJ e se renove a Comissão Técnica para 2015; acho que 2014, já está perdido, porque ele com sua teimosia e a teimosia da Diretoria, continuará no comando.
    E olhe que eu apoiei ele até meados do ano, inclusive fui um dos mais otimistas aqui, sempre prevendo muitos gols etc., mas acho que o continuísmo tem coisas boas e coisas ruins; espero que as coisas ruins não superem as coisas boas.
    Vamos pedir a São Jorge já que Tite não ouve ninguém.

    Curtir

  9. RENATO77 disse:

    Sobre os pontos cololcados para debate:
    – Houve tempo suficiente para treinamento físico. Se estão mal preparados, deve ser outro motivo. Idade, contusões…ou comodismo.
    -O cruzeiro tem um elenco tão bom e numeroso quanto o nosso. Os times do RS e de MG levam vantagem sim, na medida em que o campeonato estadual é bem mais fraco que o da concorrencia.
    – O exemplo do AT/PR se não deve ser copiado integralmente, deveria ser seguido parcialmente, na medida em que promove jogadores jovens para ganho de experiencia.
    – Planejamento e marketing em nada tem a ver com o baixo desempenho da equipe.
    – Arbitragens, sim parece claro que já não estamos mais na lista dos queridinhos da CBF. A fila andou.
    O comportamento de exagero no fair play precisa ser revisto. A “boa” malandragem é necessária quando não se vive um bom momento e quando não se tem a “simpatia” dos homens de preto.

    Outro aspecto a ser abordado: torcida.
    Há sim, ao meu ver, um excesso de cobrança. Todo titulo é obrigação. Não se aceita nenhum erro…etc.
    Obrigação é todo jogador jogar com o maximo de empenho, se vai dar certo, se dará em vitoria, não se sabe.
    Parte da torcida tem que rever seus conceitos, nunca fomos modinha e não vivemos de titulos, pelo menos eu não. Vivo de SCCP. Por exemplo, como testar novos jogadores com esse nível de cobrança? O paulista tem que ser levado sob a otica de preparação para o resto do ano.
    Gobbi deu uma tremenda bola fora ao admitir a entradde organizadas no CT. Inaceitável sob qualquer aspecto.
    Abraço.

    Curtir

  10. Múcio Rodolfo disse:

    1- Se não estou enganado, o Cruzeiro teve o estadual para montar o time que está liderando agora o campeonato. Da mesma forma que o Corinthians teve de remontar o seu em 2011. Daqueles que formavam o time de 2010 o Adenor não contava mais com Willian, Roberto Carlos, Elias, Bruno César, Dentinho e Ronaldo.
    2- Talvez o erro do Adenor esteja mais em insistir com determinados jogadores do que com o esquema em si que, na minha modesta opinião, não mata ninguém. O Liedson ainda está na ativa lá em Portugal. E notem uma coisa: o Willian Xororó, domingo, pelo time estrelado, estava fazendo a mesma coisa que fazia no Corinthians: voltando para ajudar na marcação. Pra mim isto se chama futebol total. Para outros é covardia, retranca.
    3- Eu acho que o “exagerismo” compromete a posição do MFT. Esta história de time que cria pouco em todos os jogos, que só dá um chute para o gol, que o time se tranca e joga toda esperança num lance, numa bola… pode ser válido para uma ou outra partida. Mas daí generalizar…. Dia desses disseram que contra o Boca lá na Argentina o time só deu um chute ao gol. Não é verdade. Mesmo no segundo tempo, foram dois chutes: um cruzado do Romarinho que o goleiro mandou para escanteio e um do Guerrero que balançou o travessão. Vc pega um video com os melhores momentos de algum jogo do time nesses ultimos anos e vê uma equipe que, apesar de se dedicar intensamente à marcação não deixava de ser ofensiva. Não vejo razão para pintar o “diabo” mais feio do que ele é.
    4- Dizem que o Adenor é a voz determinante na dispensa e contratação de jogadores. Sendo assim, foi ele quem pediu a contratação do Pato, visto que este dificilmente se adequaria a sua filosofia de jogo? Se Adenor pode dispensar qualquer um, também pode segurar. Então por que não segurou o Paulinho, uma vez que este era um jogador essencial ao seu esquema de jogo?

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      A propósito, falando em Liedson, seu procurador disse recentemente na homologação trabalhista, que Liedson foi obrigado a voltar antes do tempo depois de uma cirurgia e isso agravou ainda mais a situação do seu joelho

      Curtir

    • AndersonII disse:

      Bem observado. O William joga no Cruzeiro igualzinho o Jorge Henrique jogava aqui. Aqui o nome prá isso é outro e bem pejorativo.

      Curtir

    • Otávio disse:

      2.1 O Liedson “aposentado” é força de expressão, o ativa que você fala em Portugal seria entrar aos 35 do segundo, ou naquelas partidas com vantagem numérica? Se sim, ele realmente está na ativa. Claro que teve a questão salarial, mas o Flamengo preferiu o Hernanes ao Liedson, Hernanes: o maior perna de pau de todos os atacantes da série A.
      Vale a leitura dos comentário dos torcedores.
      http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=814524
      Esse é de um texto que eu escrevi sobre o Liedson e o Tite em 2011:http://maistresblog.blogspot.com.br/2011/10/falsidade.html

      2.2 É claro que o Willian volta pra marcar, ele é o Willian Xororó, o que ele pode oferecer ao time além de marcação e correria? O JH não sabia chutar, não tinha visão de jogo, tinha disposição e corria o campo todo, de que modo ele poderia jogar?
      E tem uma diferença entre recompor a defesa e marcar o lateral adversário na linha de fundo.

      3.Uau, dois chutes? O Boca deu muita sorte então, vai dizer que ocorreram depois de tomarmos o gol? Peço que não assista o primeiro jogo na Vila Belmiro e o primeiro jogo em La Bombonera (semi e final) para não atrapalhar essa sua visão de equipe ofensiva.

      4. Nisso você tem toda a razão, a responsabilidade é toda da diretoria que trouxe jogadores que não se encaixam na “filosofiedade” de trabalho, Douglas, Guerreiro, Renato Augusto e Pato não deveriam ser contratos ( apesar dos 4 terem sido boas contratações), a diretoria apostou na capacidade do treinador e perdeu, ele não consegue ou não quer modificar o esquema para aproveitar as habilidades desses jogadores.
      Teve um lance do Pato contra o Cruzeiro em que ele pega uma bola espirrada perto da área, dribla para o meio, e na aproximação do Bruno Rodrigo, corta rápido para a direita e chuta pro gol. Esse é o Pato, ele não vai render no meio dos zagueiros e nem arrancando da lateral como o Sheik, ele vai render de segundo atacante, estilo Aguero, Tevez, Bebeto, perto do gol. Quanto ao chute no lance (mandou por cima) é clássico de jogador afobado, ele tinha até condição pra avançar, mas o cara tem 20 minutos pra jogar e fora de posição, eu sinceramente não consigo avaliar a contratação nessa situação.

      Curtir

  11. Eduardo disse:

    Pato e Guerrero titulares em qualquer time do mundo? Que mundo?

    Curtir

  12. O Dani L disse:

    Na minha opinião todos os problemas foram gerados pelo próprio Tite. Por isso acho ele o maior responsável e que deve ser cobrado com maior pressão.

    Desde o planejamento com dispensas, contratações e renovações (dúvidosas).

    Seja tático pelos critérios de “merecimento”, “respeito a formação mundial” ou da famosa panela (ovelhinhas) e pela postura exclusivamente defensiva.

    Seja motivacional até porque deve ser dificil motivar jogadores reservas em melhor fase técnica e que não tem oportunidades ou poucas oportunidades em razão de alguns protegidos que por terem vaga cativa não precisam se esforçar muito.

    Seja fisica pois não soube utilizar, com inteligencia, o elenco e fazer um revezamento mantendo jogadores desgastados como titular mesmo em pior fase. (Fabio Santos, Danilo, Sheik são alguns casos).

    Seja disciplinar ja que não teve coerência ao punir, de forma correta o JH, porém nao puniu da mesma forma o twitteiro que desrespeitou a todos no Pacaembu (no episodio da substituição).

    Seja estratégico focando nos objetivos. Tenho lembranças recentes do Tite falando que o objetivo era classificar para Libertadores, que a idéia era estar entre os 4 na virada do primeiro turno e que o Campeonato se decidiria nas ultimas 10 rodadas. A proposito quem foi que na rodada 20 (1a do segundo turno) jogou a toalha?

    E também nos aspecto de treinamento. Acompanho frequentemente o site do Corinthians e vejo as fotos de treinos. As unicas jogadas treinadas são de posicionamento defensivo. O Corinthians tem alguma jogada ensaiada de ataque, tirando o lateral cobrado na área para o Danilo escorar?

    A única culpa que o Tite não tem é sobre as contusões que são imprevisíveis e sobre convocação ou calendário.

    Isso não tira ele da historia do clube pelos titulos alcançados, porém titulos por titulos o Dualib tem um monte. Os fatos estão listados acima. Cada um tira suas conclusões.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Tite tem grande parcela, nao sei se a maior, mais tem. Principalmente em relação a montagem do time. Não era possível montar um esqueleto de time para um ano de 2013 com tantas competições (6) contemplando veteranos como titulares. Este foi o maior errro

      Curtir

  13. Mauro Oliveira Ben Yosef disse:

    Todos esses problemas passariam despercebidos se o time não estivesse tão mal, e o tão mal que uso é taticamente, perdemos jogadores que aceitavam o desgastante e intenso esquema ultradefensivo do treineiro e agora, os jogadores que temos, não se adaptam ao estilo, pra mim é simples assim, não penso que Tite é mau treinador, mas penso que ele não usa os jogadores de acordo com as características dos mesmos, são os jogadores que tem que se adaptar ao esquema, e nem sempre isso é possível, além do que para os mais velhos é cansativo demais !!!

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Mas, Mauro. Mesmo quando o time vencia já questionávamos a forma do time jogar. Aliás, alguns jogadores, como Emerson e Fabio Santos, desde julho do ano passado já não vinham bem

      Curtir

      • Mauro Oliveira Ben Yosef disse:

        Sim, sou crítico desse time desde a época das vacas gordas, mas é que não adianta esperar outra coisa do treineiro a não ser sua única e restrita visão futebolística, quanto aos jogadores e má fase, concordo contigo, mas é que para mim, o treineiro é quem bancou os caras esse ano, a maior responsabilidade é dele !!!

        Curtir

        • Ricardo disse:

          Me diz como não bancar? esses mesmos jogadores ganharam o Brasileiro de 2011, libertadores e mundial, paulista 2013 e recopa, dai vem a libertadores e já começa mal com a morte do garoto e consequentemente o Amarilla,
          Acho que o Tite está tentando achar o melhor jeito de jogar, e as vitorias acontecendo o time retoma a confiança.
          Acredito em um time totalmente diferente diante do Gremio amanhã.

          Curtir

          • Mauro Oliveira Ben Yosef disse:

            Alguns desses jogadores não jogam bem desde o dia 04/07/2013. Não é que não servem mais, mas no contexto do Adenor, com sua maneira de armar times, esses mesmos jogadores não tinham mais condições de cumprir tantas determinações táticas como alguns fizeram por dois anos…

            Curtir

  14. Cesar disse:

    Nosso time se tornou referência para todos os demais, após conquistar tudo no ano passado. E uma das características “inovadoras” a meu ver seria a marcação em todas as zonas do campo, que em 2013 passou a ser considerada fundamental pelos demais times: hoje em dia todo mundo diz “ah, tem que marcar saída de bola, os atacantes tem de marcar, etc”; virou uma coisa obrigatória, isso não se via no Brasil, e essa mudança de paradigma no futebol brasileiro me parece uma contribuição do Tite.
    Sendo assim, um grande diferencial que tínhamos pode ter deixado de existir, ao mesmo tempo que houve uma acomodação natural pelo sucesso da equipe.
    Quanto ao planejamento, Guilherme vinha sendo preparado há um ano para substituí-lo, penso que todos aqui concordávamos ser um bom nome para isso: essa contusão que ocorreu não tem como ser prevista. Renato Augusto e Pato são bons nomes para qualquer elenco do País, ambos tinham histórico de contusões, Pato não teve mais problemas aqui, quem sabe RA consiga o mesmo resultado em breve. Precisamos sim pensar numa renovação mais efetiva e menos gradual do elenco, esse sim um ponto que falhamos em 2013 mas que pode ser facilmente corrigido para 2014.
    Nenhum time pode ganhar tudo sempre no Brasil: podemos ter a supremacia dos títulos (como vem acontecendo), mas se manter em primeiro 100% do tempo será impossível: o segredo é se manter lá em cima, no topo ou perto dele, e isso vamos conseguir.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Alguns fatores do declínio tático do time: não marcamos mais a saída de bola adversária, não valorizamos mais a posse da bola, perdemos o elemento da transição defesa-ataque e já sofríamos com a falta de pontaria e um esquema que priorizasse os atacantes

      Curtir

  15. Samuel disse:

    Muitos pontos de discussão realmente, envolvendo o Corinthians e também o futebol brasileiro como um todo.

    Primeiro destaco o calendário criminoso da CBF, com os clubes sem direito nem mais a pré-temporada. Um estadual com 23 jogos é insano, e se permanecer assim, a tese de que eles devem acabar ganhará força e apoio até de quem sempre foi contra, como eu.

    Os estaduais são importantes, tem valor histórico e mantém a rivalidade e os pequenos times em atividade, revelando jogadores importantes, por isso não podem acabar. Mas precisam mudar. Não podem durar mais do que 2 meses a disputa para os times grandes, que deveriam entrar já numa fase decisiva. Isso é claro e cristalino, mas a máfia comandada pelo ladrão de medalhas marin e o escroto del nero não abrem mão do cacife político que isso lhes rendem.

    Falando de nós. Manter um técnico por tanto tempo traz benefícios, como vimos com os títulos, mas lhe dar amplos poderes e não acompanhar de perto sua gestão traz também um grande mal, como é nítido. Não se contratou jogadores para repor os atuais já desgastados e mais velhos porque o treinador tem compromisso com eles, não queria sombra para sua panela. E mesmo os que foram contratados estão sub utilizados, justamente porque a fidelidade do treinador o impede de trocas, e só o faz quando não há mais como não fazer.

    A dispensa do Jorge Henrique e mesmo do Chicão da forma que ocorreu foi um erro anunciado, mas que a diretoria deixou tudo a cargo do treinador, que nunca vai admitir mas sabe que errou, e o preço está sendo cobrado agora com um elenco capenga e claramente desmotivado.

    Mantê-lo para 2014 será mais que burrice, será loucura. Que se trabalhe agora para que ele saia numa boa, com as portas abertas para uma volta no futuro de for o caso, mas que saia e deixe o time ser oxigenado.

    Diretoria também deve mudar. O Marketing morreu. Rosenberg tinha suas idéias lunáticas, mas ninguém contesta que ele é sinônimo de marketing no futebol brasileiro, fez escola para todos os demais clubes, e abrir mão dos seus serviços também foi burrice. Que o tragam de volta, monitarando seus excessos evidentemente.

    Arbitragem. Esse assunto me desgasta tanto que até atrapalha o meu dia a dia, meu trabalho inclusive. Não aguento mais falar que tudo o que sofremos na arbitragem é fruto do trabalho incansável da imprensa em nos denegrir, mas nossa diretoria acha bonito o clube apanhar diariamente de todos os meios de comunicação.

    A própria rede globo, que tem os direitos de transmissão no qual somos o principal produto, nos malha através do seu canal sportv. Qualquer dúvida a nosso favor ocupa a programação inteira, com opiniões fervorosas, raivosas, destemperadas… e quando nos prejudica simplesmente diminuem a importância daquele erro.

    E assim agem todos os demais. Vários jornalistas que tem sua carreira pautada em cima de nos atacar, nos denegrir, e assim fazem fama, ganham dinheiro e prestígio, e conseguem o principal, nos transformar no clube mais sujo do futebol brasileiro, onde nenhuma das nossas conquistas tem mérito, e obrigando a juizada a errar somente contra, nunca a favor.

    Se isso é algo irrelevante, que possa ser desconsiderado, então eu sou louco ou vivo num outro mundo.

    Enquanto nossa diretoria não reagir, não enquadrar jornalistas, emissoras de tvs, rádios… enquanto não os obrigarem a nos tratar de forma respeitosa e igualitária, seremos sempre prejudicados pela arbitragem e massacrados pela opinião pública.

    Resumindo, vivemos hoje dos acertos de uma gestão competente e corajosa do Sanchez. Mas isso acaba. Se o Gobbi não começar a comandar o clube de acordo com sua grandeza, se não se envolver e doutrinar o treinador, que tem que ger liberdade mas também deve prestar contas, aí podemos voltar sim aos dias de trevas da época em que éramos administrados por bandidos.

    Acorda diretoria!

    Valeu!

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      O treinador tem poderes, mas não diria plenos. Tecnicamente sim, tem plenos poderes,como tem que ser. Se não fosse assim, Pato seria titular absoluto, afinal, foi o maior investimento do clube.

      Neste caso, a diretoria talvez tenha cometido um equívoco. Pato é craque, ninguém discute isso, mas será que se encaixaria ao estilo de jogo, de intensidade, do treinador ? Não se enquadrou e dificilmente se enquadrará

      Curtir

      • Samuel disse:

        Qualquer jogador talentoso, estrela, de alto nível, será um equívoco, já que nosso treinador não sabe lidar com esse tipo de atleta.
        Pato colabora com a tese dele ao ser sangue de barata, mas poderia estar brilhando se o treinador fosse outro.
        Tevez, nosso sonho, nem pensar, porque seria banco e queimado.
        Julio Batista deu um up grade no cruzeiro, mas nem cogitou em vir para o Corinthians, porque não se encaixaria no perfil do treineiro.
        Thiago Ribeiro foi para os sardinhas, mesma situação.
        Qualquer grande jogador, que tem como sonho vestir nosso manto, não vem, porque sabe que precisaria ir para o fim da fila, e jogadores desse nível não funcionam assim.
        Então, como os operários do Tite já estão virando o fio, pela idade, vai levar mais uns 3 anos para ele ter novamente um time com alta intensidade e doutrinados taticamente como ele gosta… poderemos esperar tudo isso?
        Não… somos grandes demais para isso, faturamos demais para isso, temos a torcida mais Fiel e presente, e por isso temos que ter o melhor time sempre… então precisamos dos melhores jogadores… que não funcionam com um técnico mediano…
        Então, fora Tite.
        Qualquer planejamento que queira dar certo para 2014 tem que começar com essa frase.
        Valeu!

        Curtir

  16. AndersonII disse:

    Tenho a dizer o seguinte. O Corinthians é um time que não tem tempo nem prá treinar, teve azar de jogadores lesionados, e o clube que mais jogos fez na temporada no planeta. Podem pesquisar se tem algum time que jogou mais.

    Sofreu mudanças na zaga, com a saida de Castan e Chicão que eram titulares, e remontada com Gil e Paulo André.

    Saida de jogadores como Paulinho, Liedson, Jorge Henrique, Alex, ou seja teve mudanças radicais, mesmo assim, ganhou o Paulista e a Recopa, com os jogadores se superando em campo.

    Mesmo assim, as criticas são desumanas.

    Na verdade esse time precisaria de treino e descanso, principalmente alguns jogadores que não tem condição de jogar toda quarta e domingo.

    Tenho certeza absoluta, que se pudesse Tite colocar um time totalmente reserva no Brasileiro, nas quartas, ou nos domingos, fazendo os jogadores trabalharem uma vez por semana, o desempenho seria outro, e faria com certeza.

    Não dá para manter uma intensidade toda quarta e domingo.
    Não são super atletas.
    Dirão! “Ah então são jogadores velhos? Porque não troca?”

    A resposta está no texto do post. Danilo é descartável?
    Scheik é descartável?

    Só pra ficar nesses dois. Não diz ai em cima que saindo, no dia seguinte estão em outras equipes de ponta?

    Acontece que no Corinthians não se permitiu nem perder a merda do Paulista, que foi tratado como “obrigação”, depois da LA, não faltando as ofensas tipo “esses merdas são bem remunerados, ganham prá correr etc”.

    O fato é que a exigência foi absurda, exigindo-se na verdade o que os jogadores não podem dar, e culmina agora com o absurdo da velha merda de “se não joga por amor, joga por terror”.

    Só sei que o momento conturbado vem sendo alimentado diariamente por insatisfações, ou interesses que não se sabe de onde vem, e pipoca até com fofocas e ilações que tem levado ao aborrecimento e prá falar claro, enchendo o saco de qualquer corinthiano, um pouco mais lúcido.

    O Corinthians apesar dos pesares, de tudo isso, sob criticas e pancadas, começou a subir na tabela, chegando ao G4, jogando exatamente como sempre fez, e as criticas e reclamações continuaram a bater exigindo melhor futebol.

    E agora? O que interessa? Perceberam que vitória é melhor do que futebol bonito porque estão com medo de rebaixamento?

    Vão pedir de volta aquele futebol amarrado, onde o adversário não jogava e não ameaçava, e era 0x0, ou ganhavamos de 1×0?

    Para ajudar, os eternos detratores, insistem em transformar marolas em tsunamis, prejudicando ainda mais o bom ambiente que existia no elenco, citando “panelas”, etc, que partem não se sabe de onde.

    Enfim, parece que o nosso sucesso incomodou até corinthiano, saudoso de um passado, nem se sabe qual.

    Curtir

    • Otávio disse:

      Sua argumentação tem seus pontos, mas você está errado quando fala que o Corinthians mudou seu estilo de jogo, não mudou, e essa é minha crítica ao Tite, ele se mostra limitado quando não percebe que não tem as mesmas peças de 2012, ou que elas não estão rendendo o mesmo, e mantém uma filosofia de jogo que não é mais viável.
      O Tite aposentou o Liédson nessa limitação, nessa falta de “adaptatibilidade”.

      Você pode dizer que muita gente se machucou, e é válido, mas não tire da conta do Tite o desempenho nesse brasileiro, da mesma forma, se o Corinthians ganhar a Copa do Brasil, o mérito também é dele e do esquema.

      Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Anderson, se depender da sua análise, temos que colocar o Corinthians dentro de uma bolha

      Curtir

    • Marcos disse:

      E Anderson, faltou você dizer que é culpa da torcida!!

      Curtir

    • vicente disse:

      Concordo com você. Tem muito corinthiano se comportando como a turma do Amendoim palmeirense.

      Curtir

    • AndersonII disse:

      Urubu gosta mesmo é de carniça.
      R7, Come Risolis, etc.

      Curtir

      • Alvaro disse:

        A questão não é a origem da fonte, e sim a verdade dela, vc prefere discutir um assunto que não é relevante e deixam de lado um problema bem maior

        Mas pra quem ainda não entendeu a postagem de uma semana atras não era pra se estranhar mesmo

        Curtir

    • Fernando D. disse:

      Como eu sempre digo: Alguém na base ganha muito dinheiro e não é o Corinthians.
      Por isso esta deveria ser fechada!

      Curtir

      • Alvaro disse:

        Veja o Dodô lateral esquerdo, estava fazendo um grande campeonato pelo Bahia ate se contundir, estava em tratamento e deram de “presente” o passe e ele fechou com a Roma

        Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Mas o que querem dizer com perder 200 milhões ?

      Matéria absurda

      E a fonte não é das melhores

      Curtir

      • Samuel disse:

        A matéria força uma barra lógico, afinal, estamos falando de Corinthians, e quanto mais sensacionalista melhor.

        Mas não deixa de ter algumas verdades.

        Não se pode listar todos os jogadores como fizeram. Vendemos Jô na época certa e por um bom valor. E o utilizamos durante o tempo que deu.

        Everton Ribeiro também teve sua chance e não desabroxou… aconteceu agora já depois de muito tempo… isso todos os clubes passam.

        Agora tem alguns casos que realmente foi relaxo, falta de visão ou outras coisas piores, como o Marquinhos, erro visível e incompreensível, e também o Marcelinho, que deixaram ir de mão beijada para os bambis.

        Caso do Fagner também foi mal conduzido, e a dispensa do Nilton não foi legal, dedo do técnico, acho que o Mano na época.

        Resumindo, revelamos bons jogadores mas fazemos péssimos contratos ou liberamos de forma inexplicável, o que nos leva a conclusão que a administração da nossa base é de fato muito ruim e precisa mudar.

        Valeu!

        Curtir

  17. Marco Henrique disse:

    Silvinho;

    Acho que o principal tópico é realmente o treinador, essa medida do Corinthians de manter um técnico por um longo período é louvável, porém na pratica o que se vê é o seguinte;

    A diretoria do clube não está preparada para isso, fica presa as ideias do treineiro, hoje o titi que manda lá, perdemos jogadores como JH, Paulinho, Chicão dai o treineiro pede Ibson, ninguém para o lugar do polivalente JH e se gasta os tubos pelo cleber o o que vimos e o felipe por merecimento.
    Os jogadores não estão preparados para isso, ao que se vê depois das vitorias se cria uma família e o espirito de competição se evapora.
    E principalmente o treineiro, que após as vitoria se cria uma aura a redor dos mesmos os tornando semi deuses, sendo incapazes de se reinventarem indo até a morte com as suas convicções que um dia o fizeram vencedores.

    Por isso acho que o Tite deve sair, o time precisa de sangue novo jogar com mais velocidade agredir mais os adversário.

    Abraço

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Talvez a diretoria não estivesse aculturada a conviver longo periodo com o mesmo treinador

      Manter tanto tempo não enseja que não deve haver cobrança, se não fica-se olhando para trás, para o que se conquistou, toda vez que pinta uma crise

      Curtir

  18. Bom dia Silvinho tudo bem? vou citar alguns erros que eu acho :

    – Planejamento errado, diretoria contratou errado (Ibson e Maldonado) , vendeu o atacante Jorge Henrique e não trouxe ninguém para substituir.

    – Diretoria não soube repor os jogadores com contusões graves (Renato Augusto e Guilherme), que iriam fazer falta ao time.

    – Não existe marketing no Corinthians, foi um tiro no pé o marketing com o Zizao, trouxe um jogador apenas para treinar e fazer papel de ator e ocupar espaço de outro jogador que poderia estar jogando, investiu alto no Alexandre Pato (machucado).

    -Elenco envelhecido com jogadores com idade avançada, que o técnico é obrigado a fazer revezamento e vivem se contundido, fora o desgaste físico que é maior.

    -A diretoria sabia que teria convocações como a do Guerreiro e do Pato, sorte a nossa que o Ralf não foi escalado, e não contratou jogadores para poder substituir.

    – Nossa Base como sempre é colocada na fogueira, não tem jeito vamos com jogadores da base para quebrar galho, (jogadores ainda imaturos) .

    – Técnico Tite que insiste num esquema de jogo que só funciona com as peças certas, sem determinados jogadores esse esquema é furado.

    NA MINHA OPINIÃO É PRECISO CONTRATAR ALGUNS JOGADORES PARA JÁ (AGORA) , DIRETORIA PENSAR NO PRESENTE, NO HOJE, SE MANTER O TÉCNICO TITE DAR CONDIÇÕES DELE TRABALHAR E PARA O ANO QUE VEM RENOVAR O ELENCO CONTRATANDO ONDE SE ESTA PRECISANDO URGENTE, UM VOLANTE, UM ATACANTE, LATERAIS E UM MEIA.

    Curtir

    • Filipe disse:

      Zizao joga mais que Léo e Paulo Vitor juntos. É só comparar a as atuações.

      Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Contratar jogadores para já é uma coisa

      Jogar já é outra totalmente diferente

      Até porque, até o cara passar pelo corredor do merecimento, já terá começado a copa do mundo

      Curtir

  19. Alvaro disse:

    Preparação física:
    Como disse, em 2012 o time titular não jogou mais do que 5 partidas do Paulista, em 2013 o planejamento foi estranho já que o time voltou muito depois devido ao titulo mundial, a pré-temporada foi menor e o time titular jogou quase todas as partidas do regional de forma desnecessária já que é impossível em um fraco paulista não ficar entre os 8 primeiros, hoje da pena ver jogadores como Danilo e Guerrero se arrastando em campo sem a menor condição física.

    Contratações:
    Com 40 milhões, poderíamos ter montado a defesa(não fizeram), todo mundo sabia que o Paulinho iria embora no meio do ano(deixaram o Elias escapar), todo mundo sabe que o Emerson e o Romarinho não jogam nada desde julho de 2012(não contrataram ninguém)

    Como disse o Savóia ontem na radio
    A diretoria do Corinthians acertou muito, mas em 2013 é um erro atrás do outro
    Vender o Paulinho antes da copa das confederações para um time de 2º linha na Inglaterra foi lamentável, com esse dinheiro vc repõe a altura um jogador que faz 3 funções?,, não
    Emprestar o Marquinhos com preço do passe estipulado foi lamentável
    Pagar 40 milhões, sendo que o Milan já tinha aceitado empresta-lo para se recuperar, foi lamentável tbm
    Deixou no ar que muiiiiiiiita gente ta levando dinheiro nessas negociações

    Curtir

    • O Dani L disse:

      O pessoal fala dos R$ 40 Mi do Pato mas esquecem que estamos em outra realidade. Eu honestamente acho que foi um bom negócio. No aspecto estrategico e de marketing gerou atenção para o Corinthians. No aspecto esportivo o Pato ainda não trouxe o retorno mas esta longe de ser um fracasso.

      Somente como comparação de valores:

      * O Ganso custou R$ 24 MI. O Ganso acho que é 1 ano mais novo que o Pato. Qual a experiencia que ele tem? Ele foi destaque no Paulista e não no Campeonato Italiano.

      * Montillo. Foi comprado pelo Santos por R$ 16 MI (60% do jogador, ou seja, o preço total dele valeria R$ 26 MI). Um jogador que esta com quase 30 anos e se destacou durante 1 ano.

      * Vitinho, foi vendido por R$ 31,6 MI. Ele é jovem mas é uma promessa. Pode virar um novo Robinho da vida.

      * Dedé, o Cruzeiro pagou R$ 15 MI por 45 % do jogador (o que daria um preço total de R$ 31 MI).

      **O Bayer Leverkusen fez uma oferta pelo Romarinho (10 Mi de Euros = R$ 31 MI). Vocês acham que o Romarinho vale tudo isso?

      O que quero dizer é que a realidade é outra. O mercado que estipula o preço. O proprio Bale que o Real Madrid pagou um absurdo não vale nem metade disse. Ou o Lucas Bambi que custou uma fortuna para o PSG e em 9 meses marcou dois gols (sendo 1 oficial a cerca de duas semanas).

      Então acho que esta na hora de parar com esses argumentos de que foram R$ 40 MI jogados no lixo. A proposito jogar no lixo é deixar um jogador técnicamente melhor e com melhor desempenho no banco. Ou querer que ele fique correndo atras de lateral. Errar gol todo atacante erra, mas só erra se estiver ou criar condições de fazer.

      Curtir

      • Alvaro disse:

        40 milhões por 60% do passe de apenas um bom jogador
        Aqui era pro cara deitar todo jogo e não faz

        Curtir

        • O Dani L disse:

          Na verdade foram 40 milhões por 100%. Só que o Corinthians cedeu essa parcela de 40% numa futura transação.

          Se foi inteligente fazer isso eu não sei, mas é uma maneira de fazer com que o jogador esteja motivado afim de não se desvalorizar. Quanto melhor ele tiver, maior vai ser o valor de uma eventual venda e maior será a parcela que o Pato receberá.

          O Corinthians fez um investimento técnico e não financeiro, ou seja, não acredito que o Corinthians tenha comprado o Pato pensando em vender mais caro.

          Todo negócio é um risco. E acho cedo querer achar que esse negócio não deu certo.

          Curtir

        • Cesar disse:

          Putz, eu ainda prefiro esperar antes de criticar o desempenho do Pato; ele está jogando mesmo não faz nem 4 meses, antes estava entrando “em doses homeopáticas”, é pouco ainda.
          Que ele não está brilhante é fato, mas… será que ele conseguiu enganar tanta gente por todo esse tempo?
          Enganação mesmo é Robinho, Ganso… esses são puro estelionato, jogadores medianos, jogam porra nenhuma mas com uma boa vontade inexplicável da mídia! O Ganso então, quando fizer um golzinho vai ter nego na mídia pedindo ele na seleção. Alguns como o Robinho ainda encontram trouxas como o Milan para pagá-lo; o Pato pode até entrar neste time, está batendo na porta (rs), mas eu ainda prefiro esperar um pouco.

          Curtir

      • Ernesto de Minas disse:

        Sinceramente não acho que o Pato foi mal negócio. Foi caro, mas ele é bom de bola.
        Mal negócio é ter proposta pelo Romarinho e não vender; mal negócio é renovar com o Sheik, um senhor de 35 anos, veterano de showbol; mal negócio é deixar Sheik e Romarinho boicotarem um jogador com o valor do Pato.

        Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Este “deixou no ar” é uma interpretação sua ou ele disse algo em relação a isto ?

      Curtir

      • Alvaro disse:

        Ele disse isso
        Com essas letras, que não entende pq deram 40% do passe para o Pato que muita gente ta levando dinheiro nessa história,, ainda disse “fazer isso com o dinheiro do clube é facil”
        E convenhamos que o Savóia conhece um pouco ali dentro, tanto que tirou seu filho das categorias de base do Corinthians e colocou no Palmeiras por não concordar muito com as coisas ali de dentro e já insinuou em outras oportunidades esquemas que favorecem pessoas la de dentro.

        Curtir

        • Blog do Silvinho disse:

          Na verdade não tirou, tiraram

          E o filho dele também não deu certo no Palmeiras

          Ele não tem que insinuar, é jornalista, tem que denunciar

          Curtir

          • Alvaro disse:

            Denunciar sem provas é complicado né Silvio, o cara é bem informado, não iria falar de alegre, mas ninguém vai por a cara pra bater. O único que faz isso é o motoboy que jura ter acesso a e-mails da casa branca,,,rs, mas voltando ao assunto ,o torcedor não é bobo, transparência é uma coisa que não se vê no Corinthians a muito tempo, desde as vendas de parte dos passes do André Santos, Cristian e Dentinho na calada da noite para um grupo de empresários que ate hoje não sabemos quem eram, semanas antes dos jogadores serem vendidos.
            Já te disse, não basta de honesto tem que parecer ser honesto

            Curtir

        • Cesar disse:

          Será que os comentários do Savóia não tem um pouco de rancor não? Me parece que ele não era muito simpático ao Andrés, era amigo do Rachid, sei não… é corintianíssimo, sem dúvida, mas pode estar querendo jogar m… no ventilador. Imagina quando chegar a época de eleição!

          Curtir

  20. 1) Ao contrario de outras equipes que trabalham com orçamentos menores, o Corinthians tem elenco grande o suficiente pra disputar todos os campeonatos com qualidade. Mas é preciso competencia e inteligencia de quem comanda pra saber usar bem esse elenco colocado a disposição

    2) Corinthians tem o melhor elenco do Brasil sem duvida nenhuma. Esse grupo na mão do cara certo, com outra visão de futebol, estaria voando. Essa fase que estamos passando me lembra 2001/2002 quando fizemos campanha pífia em 2001 com Vanderlei Luxemburgo e em 2002 chegou o Parreira e com o mesmo grupo (só voltou o Fabio Luciano que havia sido dispensado pelo próprio Luxa) e fez o time jogar muita bola em pouco tempo de trabalho.

    3) Planejamento falhou porque dadas as caracteristicas dos jogadores a disposição, deveriamos ter um time mais técnico em campo. Porem devido a limitação do Tite, que só conhece uma maneira de armar o time, o que vemos é um Corinthians definhando desde Jan/2013 e hoje nos resta se contentar em permanecer na 1ª divisão do Brasileirão.

    4) Não gosto de ficar chorando em relação a arbitragens, prefiro saber se o trabalho dentro do clube vem sendo feito corretamente. E essa materia do Globo Esporte deixa claro que não:

    …No momento, o Corinthians é o segundo time que menos finaliza no Brasileirão. Foram 215 tentativas em 22 jogos, uma média de aproximadamente nove finalizações por partida…

    …O perfil da equipe mudou em relação ao adotado na última temporada, quando o Corinthians conquistou a Taça Libertadores da América e o Mundial de Clubes. A posse de bola e a troca de passes, característica do “jogo coletivo” alvinegro em 2012, parece ter desaparecido. Hoje, o Timão é o quinto no ranking de passes errados do Campeonato Brasileiro. Sem transição entre defesa e ataque, parece perdido e sem alternativas dentro de campo…

    …Utilizado por Tite desde o início do ano, o sistema 4-2-3-1 dá sinais de exaustão. Alguns jogadores admitem que o Corinthians já se tornou um time “manjado”pelos adversários, que sabem como anular os pontos fortes da equipe…

    …Se não consegue criar pelo meio-campo, o Corinthians tampouco funciona pelas laterais. No momento, é a equipe que menos chega à linha de fundo pelo lado esquerdo, e a quarta que menos chega pela direita. A bola aérea ofensiva, arma muito utilizada em 2012, quando o volante Paulinho costumava se infiltrar na área para apoiar o ataque, hoje é praticamente nula no Timão…

    http://m.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/09/poucas-finalizacoes-passes-errados-queda-do-corinthians-em-numeros.html

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      De qualquer forma, se houve erro de planejamento com relação a montagem do time, isso acontece das laterais para frente, ja que em termos de zagueiros estamos bem servidos, são 5 zagueiros

      Curtir

  21. Vando disse:

    Daqui 4 ou 5 anos, 99% da torcida, que pede a saída do Tite, vai dizer:
    “Eu não pedia a saída do Tite, eu queria que ele ficasse”
    #voltatite
    #titeeterno

    Talvez, sejam os mesmos que chamavam o Mano de “CAGÃO” e “RETRANQUEIRO”, depois da derrota para o Sport, na Copa do Brasil. E agora, pedem para ele voltar!

    Curtir

  22. Ewerton Silva. disse:

    Bom, eu não sou fã do regional. Já foi. Paulistinha serve para os pequenos faturarem algum $$$ e saldar suas dívidas. A maldita lei do Edson acabou com a única forma que o time tinha para poder faturar alguma coisa. O passe saiu das mãos do clube e foi parar nas mãos dos empresários, que como abutres, sempre buscam uma nova carniça. O Cruzeiro está sobrando em campo pelo simples fatos de treinarem. Eles treinam! Posicionamento tático, seja na defesa ou no ataque, não ficam na base do rachão. Onde está o tão declamado, em verso e prosa, departamento de fisiologia do Timão? Pra que está servindo aquele que é considerado um dos melhores CT’s do mundo? Muita coisa está errada. E no andar da carruagem, não iremos disputar a cucaracha tão cedo.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      A fisiologia funciona

      O problema é que com Renato Augusto, por exemplo, é devolver para a linha de produção

      Curtir

  23. Jeferson José disse:

    A insistência do Tite no esquema de jogo que já ficou manjado por todos tem grande parcela de culpa nessa caída técnica da equipe e também da atual posição no campeonato brasileiro.

    Caso não seja tomada medidas extremas, que seria a demissão do Tite, em 2014 não haverá jogos da libertadores na Arena Corinthians.

    Acorda Diretoria….está esperando o que???

    Depois não adianta reclamar de calendário, jogadores machucados, erros da arbitragem….

    Curtir

  24. vinicius disse:

    mimmimimimimimimimi

    Curtir

Amigo, faça seu comentário