O planejamento para 2014 já começou

Nossa diretoria não está dormindo no ponto.

Ok, você pode dizer que não poderiam dormir mais do que já dormiram.

Mas conforme declarou o diretor de futebol Roberto de Andrade à Rádio Globo, o Corinthians já está entrando em contato com alguns jogadores para a temporada de 2014.

E ainda conforme o dirigente, estes contatos estão acontecendo independente da permanência ou não do treinador.

Mas disse também que Tite vem acompanhando tudo.

Conversa-se com jogadores, independente da permanência do treinador, mas o treinador acompanha tudo.

Acompanhar é subjetivo. Pode acompanhar como mero expectador, consultor ou parte interessada.

Acompanhar não significa que esteja indicando, aprovando ou negando nomes.

Duas verdades são incontestáveis: o clube não pode parar (mais do que já parou em grande parte de 2013) por conta de uma indefinição de quem vai comandar o time na próxima temporada.

Definição que depende dos próximos resultados.

E por mais que o treinador tente manter o ar de confiança, está pressionado.

A cada jogo, a expectativa pelo resultado, pela soma dos pontos necessários e o fim do tormento.

Esta indefinição de quem vai comandar tecnicamente o time ano que vem gera um enorme clima de ansiedade e expectativa.

O time precisa de reforços. Todos sabemos.

E de certa forma, eles vieram para esta temporada. Mas não chegaram reforços para as laterais, um dos setores mais carentes do time e Guilherme ainda não conseguiu nos fazer esquecer Paulinho.

Outros que chegaram e poderiam ser melhor utilizados, são mal aproveitados.

Diego Macedo, que nos últimos tempos vinha jogando como lateral, vem sendo utilizado no meio de campo, setor que o treinador já possuía outros recursos.

Jocinei, de grande promessa a grande incógnita. Rodriguinho, recentemente entrou aos 44 do segundo tempo.

Ibson, uma das aberrações da lista de reforços para este ano, recebeu várias oportunidades, sem corresponder. Mas alguém esperava mais de Ibson?

A questão não é meramente renovar. É renovar e saber quando, como e onde aproveitar estes reforços.

E planejar melhor o aproveitamento dos garotos da categoria de formação de atletas.

Igor deveria ser a terceira opção de lateral e gradativamente ir alcançando outros postos, até se tornar titular um dia, quem sabe.

Ficou como única alternativa para o veterano Fábio Santos e acabou se queimando.

Hoje, assiste do banco o improvisado e também veterano Alessandro jogar na lateral esquerda. Jogar não, arrastar-se na lateral esquerda.

Precisamos de laterais, volantes e um meia criativo que venha pra jogar e não sofra tanto com contusões, como Renato Augusto.

Precisamos de atacantes ?

Depende. Eu acredito que não.

Acredito até que nas mãos de outro treinador, Alexandre Pato possa ser melhor aproveitado.

O Corinthians olha para o futuro próximo, mas sofrendo com a pressão do presente.

E insisto, o resultado do próximo jogo será fundamental e determinante para o resto das nossas vidas em 2013.

 

228 Responses to O planejamento para 2014 já começou

  1. Múcio Rodolfo disse:

    Este jogo também foi interessante. Time retranqueiro, que joga por uma bola…. Reparem o que diz o Cléber Machado depois do gol de empate: “…passou o Alessandro. O Jogo inteiro o Bernard conseguiu chegar na hora exata. Nesse momento, um espaçozinho o Alessandro cruzou…” Bernard é um atacante e, pelo visto, teve como uma de suas funções acompanhar o Alessandro sempre que fosse necessário. No entanto…
    Ps: Dava gosto de ver jogos deste time! 2014 com cara de 2011!

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Qual a cara de 2001?

      Tolima ?

      Curtir

      • Múcio Rodolfo disse:

        Os vídeos que eu tenho postado aqui mostram a cara que eu pretendo que este time tenha no mínimo. Agora se vc prefere destacar dois jogos tétricos e ignorar o que o time fez no campeonato brasileiro daquele ano

        Curtir

    • Vinicius disse:

      nao perdmos esse jogo pq o alessandro nao foi expulso. tinha amarelo e pgou forte o bernard

      alias esse foi mais um pessimo jogo em que o time se complicou p causa da parte tatica limitadissima do tite.

      esse time do atletico veio a perder de 6 na ultima rodada para o rival cruzeiro q poderia ser rebaixado em caso de resultado negativo.

      Curtir

      • Múcio Rodolfo disse:

        Desculpe-me mas as imagens mostram o contrário… Mostra, por exemplo, que a história de time retranqueiro, que não atacava, que buscava a vitória quando dava um “cinco minutos no treinador” carece de fundamento. A propósito: quantas e quantas vezes era para um jogador adversário ser expulso e não o foi e nós perdemos ou deixamos de ganhar?

        Curtir

        • Vinicius disse:

          eu estava dizendo especificamente desse jogo, contei toda a historia dele bem relatadinha pra vc…. se quiser continuar nesse mundo arco iris, seu, ai o problema não é mais meu

          Curtir

        • Vinicius disse:

          e nosso primeiro tempo foi nulo, nao fizemos nada e o atletico em contra ataques fez nossa zaga sofrer. depois da entrada do alex e do adriano demos uma melhorada, devemos ter criado 4 ou 5 chances e convertido 2. nessa fase liedson estava mortal, adriano foi bem…

          por isso que falo, jogadores para jogar no esquema de merda do tite, têm que ser herois.

          Curtir

          • Múcio Rodolfo disse:

            De fato o primeiro tempo foi pobre em oportunidades, tanto que o vídeo mostra apenas um lance do Corinthians e um outro do Atlético Mineiro. Já no segundo tempo…. E me parece que quem trocou o Danilo pelo Alex e o Willian pelo Adriano foi o Adenor ou eu estou enganado?

            Curtir

    • José disse:

      Mucio na boa, tá ficando ridículo esse negócio de Ficar com essa PORRA de argumento de SOU CAMPEÃO DO MUNDO.
      Deixa de ser irritante.

      Curtir

    • Daniel disse:

      Nesse jogo o time teve uma atuação horrorosa. A equipe esteve perdida em campo a maior parte do jogo. Vencemos por muita, mas muita sorte, e pela capacidade exclusiva de alguns jogadores.
      Esse jogo retrata bm a frase “ganhamos apesar do Adenor”.

      Curtir

      • Múcio Rodolfo disse:

        1- Não é o que mostram as imagens….
        2- Me parece que todo time se vale também da capacidade de seus jogadores.

        Curtir

        • Daniel disse:

          As imagens nao mostram o jogo todo. Foi uma partida tenebrosa, salva no final, nos últimos 15 minutos. O time, taticamente, foi varzeano – vou repetir, varzeano – nesse jogo. Pelo mérito único e exclusivo de alguns jogadores o Timao virou a partida. Além de ter levado sorte tambem.

          Curtir

          • Múcio Rodolfo disse:

            O que vc chama de sorte eu chamo de persistência. Não me consta que em 90 minutos de jogo se faça algo extraordinário o tempo todo. Eu não contei quantas oportunidades foram criadas no segundo tempo, quando o time melhorou. Me parece que foram mais de uma ou duas.

            Curtir

            • Daniel disse:

              Persistência em que. O time passou 70 minutos, pelo menos, sem produzir nada… Deu uma pressão no final, carregado pela torcida, e porque era um jogo importante pelo título. Nao teve nada de tático, de técnico, de estratégia. Mérito puro dos bons jogadores. Claramente mais um episódio de “ganhamos apesar do Adenor”.

              Curtir

      • Múcio Rodolfo disse:

        Um time cria algumas oportunidade e ganha por “muita sorte”. Muita sorte seria se o Atlético criasse muito mais oportunidade, perde-se oportunidades atrás de oportunidades e num lance fortuito a gente fosse lá e “pimba”. Não foi o que aconteceu.

        Curtir

  2. Múcio Rodolfo disse:

    A seguir mais um momento de um time “covarde”, que limitava-se a dar um ou dois chutes ao gol, que nesse tempo todo renegou as nossas mais sagradas tradições….SQN

    Curtir

    • Múcio Rodolfo disse:

      Eu só não entendo de onde o Liedson tirou forças para marcar o segundo gol aos 88 minutos do segundo tempo depois de passar o jogo todo correndo atrás de volante e de zagueiros adversários.

      Curtir

      • andre rish disse:

        O liedson pediu para fazer a despedida dele num jogo de Corinthians e a diretoria negar é o fim… esses hipócritas fariam o mesmo com o Rivellino, Socrates, Tevez, Ronaldo goleiro ou qualquer outro ídolo do clube. Sensiblidade zero, a mesma que evitou do Elias voltar ao time.

        Curtir

      • José disse:

        Belo trabalho de garimpagem. Com muito esforço e muita pesquisa, é possível achar um ou outro jogo em que nosso time jogou com cara de Corinthians na era Tite. Obrigado por achar essas raridades.

        Curtir

        • Danilo disse:

          Usou a expressão correta: RARIDADE !!!

          Curtir

          • Múcio Rodolfo disse:

            E na base das “raridades” amealhamos um nacional, um continental, um mundial, um estadual…

            Curtir

            • José disse:

              Não sou adepto do futebol de resultados. Acho possível ganhar jogando futebol de qualidade. Não é preciso jogar com medo para ganhar. A partida final contra o Parmera em 2011 ilustra bem o que quero dizer. Jogamos contra um adversário limitadíssimo e mesmo assim ficamos atrás a partida toda. Quando Valdívia, o único jogador deles que poderia criar alguma coisa, foi expulso, no começo do segundo tempo, achei que o Corinthians iria matar logo a partida. Mas o que fez o nosso técnico? Tirou um atacante e colocou o Chicão em campo. Continuamos na defensiva, acuados por um timeco, e até levamos bola na trave. Chute a gol foi apenas um. Ok, comemoramos o título, mas é o típico caso do “ganhamos apesar do Tite”. Para quem gosta de futebol e do genuíno Corinthians, é muito frustrante assistir a esse Corinthians fake. Penso no time bicampeão brasileiro 98/99, que tinha vontade e técnica. Se for apenas para contabilizar títulos, podemos lembrar que até o Once Caldas ganhou a neurose, jogando como o Juventus (o da rua Javari, não o da Itália).

              Curtir

            • Múcio Rodolfo disse:

              E já que vc citou 98 e 99 (é bom dizer pra moçada que nesses dois anos tínhamos times bem superiores aos comandados pelo Tite) No último jogo contra o Atlético Mineiro, o Luizão não pode jogar e, no entanto, ao invés de optar pelo Fernando Baiano ou pelo Dinei, o Oswaldo preferiu o Gilmar Fubá.

              Curtir

              • Daniel disse:

                Os adversários em 98 e 99 tambem erm muito superiores… No Brasil havia pelo menos 4 ou 5 grandes times. Nao eram essas porcarias de hoje. De qualquer forma, esse Gilmar Fubá foi titular em praticamente todo o Brasileiro de 1998, nao jogando apenas a final. Imagino que Voce nao vá dizer quer era um time retranqueiro como sao os do Adenor Leonardo… De qualquer forma, o time de 1999 era ainda mais ofensivo… E mesmo nessa final o tie criou diversas oportunidades. Péssimo exemplo para comparar.

                Curtir

                • Múcio Rodolfo disse:

                  Em 2011, Daniel, havia 5 ou 6 times que eram considerados superiores ao nosso. Quanto ao Gilmar Fubá ele foi titular em 98 e não em 99 que e o jogo em questão. Eu só gostaria de saber qual seria a sua reação se em 99 o técnico fosse o Adenor e ele fizesse igual do Oswaldo: colocar um volante no lugar do Luizão e não um atacante -sendo que ele tinha dois bons atacantes a disposição. E não é por nada não: esse jogo contra o Atlético Mineiro foi um 0x0 arrastado…

                  Curtir

                  • Daniel disse:

                    Adenor Leonardo jamais seria treinador em 1999. Aqueles jogadores chutariam a bunda dele do PSJ. Jamais obedeceriam um covarde-futebolístico. Como eu escrevi antes, Gilmar Fubá foi titular em 98 e nem por isso o time era retranqueiro. Era uma questão tática singela. Fubá entrava como primeiro volante, e Rincon e Vampeta eram adiantados para as meias. Aquela alteração do Osvaldo foi básica, normal, pois o time sabia jogar assim. Era um time com variações táticas… Dinei nao agüentava jogar 45 minutos. E Fernando Baiano estava em má fase tecnica. O time controlou o jogo e criou varias chances no segundo tempo. Era uma final e fez o que tinha que fazer. No jogo anterior, em que precisava vencer, sufocou os mineiros e venceu com tranqüilidade. Em 2011, nao sei quem era melhor. Via nosso elenco muito superior aos outros (apenas o Fluminense tinha equipe do mesmo nivel). Exceto quanto ao treinador, que quase complica o título.

                    Curtir

            • Danilo disse:

              Ganhamos, títulos importantes, em 2011 e 2012. Pelo calendário aqui de casa estamos no final de 2013……..

              Curtir

          • Múcio Rodolfo disse:

            Jose… Sinto muito, mas isto que vc está escrevendo é exemplo típico de quem crítica sem levar em conta as circunstâncias. O Valdívia foi expulso aos 47 minutos. O Chicão entrou aos 75 no lugar do Willian Xororó. Sabe por que isso aconteu? `Porque Walace que estava jogando como volante -o Ralf estava suspenso- foi expulso.

            Curtir

        • Múcio Rodolfo disse:

          É assim, a gente posta um jogo, dois jogos, três jogos, quatro jogos….. e por ai vai. Mas como o MFT se apegou a chamadas “verdades criadas’…

          Curtir

          • Daniel disse:

            Certeza. Deve ser por isso que estamos tão vem em 2013.

            Curtir

            • Múcio Rodolfo disse:

              Me parece um equívoco tomar uma fase ruim como esta e usá-la como símbolo de todo um trabalho, de todo um processo..

              Curtir

              • Danilo disse:

                O futebol tem alguma máximas que são eternas. Uma delas é FUTEBOL É MOMENTO. E contra fatos não há argumentos: o momento de Tite no Corinthians é péssimo.No todo fez um bom trabalho? Claro que sim. Está na história do clube? Claro que está. Mas já deu.Chega. O seu ciclo terminou.Telê Santana ganhou tudo no time da Vila Sônia: Intercontinental, Libertadores, Brasileiro,Recopa e Paulista e uma hora o seu ciclo também terminou.

                Curtir

              • Daniel disse:

                Certamente. Se fosse apenas isso. Mas agrega o ridículo final de 2010, o grotesco primeiro semestre de 2011, parte do primeiro semestre de 2012 e praticamente todo o insosso segundo semestre de 2012. Salvou-se o jogo contra os ingleses, num time escalado de ultima hora, que nunca havia feito uma partida ou um treino. Em 2013 acabou a sorte. E Adenor Leonardo voltou a ser o de sempre.

                Curtir

      • Daniel disse:

        Mais um exemplo de “Ganhamos apesar do Adenor”.

        Curtir

    • Vinicius disse:

      q jogo é?

      imagino que seja contra o flamengo, esse jogo liedson veio do banco.

      Curtir

      • Múcio Rodolfo disse:

        Júlio César; Alessandro (82’ Weldinho), Chicão, Leandro Castán, Ramon; Ralf, Paulinho, Alex (82’ Danilo); Jorge Henrique (56’ Willian), Emerson; Liedson.

        Curtir

        • Daniel disse:

          Outro jogo ruim do time. A equipe foi carregada pela torcida e pela espetacular atuação de Liedson. Taticamente foi uma atuação fraca.

          Curtir

          • Múcio Rodolfo disse:

            O time ataca, cria inúmeras oportunidades e vc ainda diz que teve uma atuação tática fraca!

            Curtir

            • Daniel disse:

              Taticamente, foi fraquíssimo. Basta assistir o jogo. O tie foi desordenado, ficou perdido em campo boa parte do jogo. Apenas, com apoio da torcida e mérito dos ótimos jogadores, conseguiu dar o abafa e, pela excelente fase do Liedson, virar o jogo. Se tivesse um cone no lugar do Adenor Leonardo daria na mesma…

              Curtir

  3. Wilson Timão disse:

    Wilson Timão disse: 06/11/2013 às 19:28

    Sem maldade. A pergunta continua:

    Eu gostaria de saber o nome de 1 (UM) único técnico no Brasil que já assinou contrato com um clube brasileiro por dois anos.

    Só 1 (UM). Não precisa ser dois! Só 1 (UM).

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Você diz assinar ou permanecer no cargo por mais de um ano ?

      Serve esse:

      http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/06/mano-menezes-e-o-novo-treinador-do-flamengo.html

      Mano Menezes é o novo treinador do Flamengo e assina até o fim de 2014
      Com salários e comissão técnica definidos desde o começo da semana, treinador e clube acertaram detalhes finais do contrato nesta quinta
      Por Cahê Mota e Eduardo Peixoto
      Rio de Janeiro

      Curtir

      • Daniel disse:

        Mas aí nao eram 2 anos…

        Curtir

      • Yglesias disse:

        Caro Silvinho esse exemplo NÃO VALE. O Mano assinou contrato em junho de 2013 até dezembro de 2014. Qualquer time em junho ou contrataria até o fim do ano (Muricy) ou até 2014. Nunca para junho de 2014. É razoável. Assim como, se a nossa diretoria tivesse coragem contrataria hoje um novo treinador até dezembro de 2014. Portanto, 14 meses, ou até meados de fevereiro de 2015, quando termina o mandato do doutor Mário Góbbi. E assim, caminha a nossa elite branca (Cláudio Lembo).

        Curtir

      • Julio Mechias disse:

        A notícia é de 14/06/13. Daí até o final de 2014 são aproximadamente 18 meses… O ano tem 12 meses até mesmo no mundo do futebol. Procura outro exemplo porque esse não serviu. Continuamos na espera.

        Curtir

      • Vinicius disse:

        ai consertaram a cagada, demitiram esse bosta de ganhar 400 mil e ficaram com um treinador compativel com um custo beneficio muito melhor

        ta ai exemplo de uma diretoria de pulso.

        Curtir

    • Alvaro disse:

      Wilson, a grande maioria faz isso pq sabem que 3 derrotas ja perdem o emprego e levam uma bolada com a multa

      Curtir

    • Julio Mechias disse:

      Só unzinho sequer…

      Curtir

    • O Dani L disse:

      Qual a relevancia dessa insistencia de contrato de dois anos? O que isso “agrega” (usando a palavra da moda).

      Curtir

      • Wilson Timão disse:

        Leia o post anterior que você fica sabendo.

        Curtir

      • Paulo disse:

        Boa pergunta! Também não estou gostando dessa conversinha. O CORINTHIANS NÃO TEM INTERESSE EM CONTRATAR TREINADOR POR MAIS DE UM ANO, SEJA QUEM FOR! Quem autorizar isso conspira contra os interesses do Clube e da coletividade corinthiana, e, é lícito suspeitar, que ganhar algum em eventual multa rescisória…

        Curtir

  4. Popola disse:

    Acho que apesar de ter ido mal em 2013 (mesmo sendo nosso artilheiro) o Pato é um bom jogador e mereceria ser treinado por alguém que saída extrair o melhor do craque, e não adapta-lo ao seu esquema.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Também penso dessa mesma forma

      Curtir

    • Daniel disse:

      O tecnico da seleção o convocou varias vezes. O do Corinthians o deixa no banco de um meia improvisado…

      Curtir

    • vicente disse:

      craque?

      Curtir

      • O Dani L disse:

        Nao sei se voce foi ironico ou nao. Podemos ate dizer que ele nao seja craque pois esse criterio hoje é meio subjetivo (Até porque Lucas bambi é considerado craque, Vitinho, aquele do Botafogo era craque, Wellington Nem até o ano passado era craque, Oswaldo tricolete tambem ja foi considerado craque), mas reserva do Sheik e do Romarinho só na cabeça do retranqueiro mesmo.

        Curtir

    • Wiliam Junior disse:

      Gostaria realmente de saber onde o Pato ganhou tanta fama para ser idolatrado dessa maneira ? Fico puxando pela memória e a única coisa que me vem a cabeça foi aquele jogo contra o Palmeiras que ele destruiu, isso já faz uns 7 anos.

      Curtir

      • Múcio Rodolfo disse:

        Tá certo que o time precisa renovar. Alessandro, Paulo André, Fábio Santos, Danilo já estão em idade avançada….Mas…..me parece estranho tais jogadores que fizeram parte da história do clube serem tratados como “vagabundos”, “imprestáveis”, e um jogador que foi extremamente irresponsável ao bater um pênalti seja merecedor de um um tratamento indulgente. O Pato é vice artilheiro do clube mesmo sendo reserva. O Geraldão também foi. Por acaso até hoje, o Pato teve uma atuação nível Tevez ou nível Marcelinho Carioca? Vamos lembrar que o Coelho começou a entrar em desgraça depois de perder um pênalti diante do Vila Sonia!

        Curtir

      • Daniel disse:

        Talvez porque ele fez gols em todas as partidas de estréia em todos os times que passou, inclusive na seleção… Coisas assim.

        Curtir

    • Danilo disse:

      Também acho. Tirando a hipótese, pouco provável na minha opinião, de algum clube chegar com 40 milhões em janeiro e neste caso eu acho que ele deve ser vendido, gostaria de ver Pato treinado por outro técnico.De preferência como centroavante e não ponta esquerda. Aliás não só ele: Romarinho (sem precisar correr atrás de lateral o campo inteiro), Renato Augusto(segundo o nosso professor Pardal ele agora é centroavante), Diego Macedo (como lateral direito), Jocinei (no meio campo) e por aí vai.

      Curtir

  5. Celso 1° disse:

    Tudo depende da permanência do cagão, A ORIGEM MAIOR DE TODOS OS PROBLEMAS (sem ele tudo melhora 90%).Até aposto que a diretoria fará boas contratações, mas se o cagão ficar todos os reforços serão subutilzados, principalmente se vinherem jogadores tecnicos.
    Com este cagão tudo fica comprometido, temos que desfazer desta peste anti jogo covarde logo.
    MAs parece que tem gente da diretoria que quer ele e ver o barco afundar de vez, a torcida explodir e a oposição lixo ganhar as eleições, porque vão atacar com todo direito a falta da competência do Gobbi ao subutilizar nosso potenciar e destruir a aspiral positiva que o clube vinha tendo com a estruturação feita pelo Andres(com auxílio do Rosemberg).
    O último que sair apague a luz

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Rosenberg, que se comprometeu a ficar ao lado do presidente até o final do mandato

      Vazou bem antes

      Curtir

    • Daniel disse:

      Tenho duvida sobre esse percentual aí.
      Talvez seja um pouco maior.

      Curtir

    • Danilo disse:

      Acho que “a ficha caiu” pelos lados do PSJ. Segundo o blog do Perrone, tite esta sendo cobrado pelas suas várias cagadas.A primeira é o caso “Marquinhos”. Prejuízo de milhões. O estúpido argumento usado para a liberação da venda por parte do adenor, foi a sua altura: 1,83 m (muito baixo para um zagueiro, segundo o padrão titeano) . Depois descobriram que o então titular, Chicão, é menor que Marquinhos. Na verdade adenor quis proteger parte da sua panela (Chicão, Paulo André, Wallace e Felipe).Depois a decadência física do time no ano de 2013. Tite não quis renovar o envelhecido elenco. Mais uma vez entra o fator panela, pois a renovação implicaria no afastamento de vários jogadores a quem tite tem uma imensa dívida de gratidão pois transformaram ele de um técnico mediano, de segunda linha, em um técnico “top”. Por essas e por outras, é que eu acho que o fim da linha chegou para ele no coringão.

      Curtir

      • Wiliam Junior disse:

        Acho no mínimo injusto colocarmos a venda de Marquinhos somente nas costas de Tite, a diretoria tem imensa responsabilidade assim como nos casos de Everton Ribeiro, Fagner, Nilton e Lucas.

        Curtir

        • Paulo disse:

          A diretoria tem responsabilidade total! Tite não é eterno, e, se for verdade que ele desenganou a diretoria, a respeito do eventual aproveitamento do Marquinhos, caberia à diretoria avaliar a situação e emprestar o garoto-promessa sem fixar valor de passe. Tem mão de gato aí, só não vê quem não quer! O gozado é que acusam Tite de usar jogadores ( Pato, R-9, Meinha ) e eventos alheatórios ( Amarilla ) como bodes-expiatórios. Nesse caso, parece que a coisa está sendo invertida…

          Curtir

        • Daniel disse:

          Concordo. E a diretoria tem mais culpa ainda por ouvir o Adenor Leonardo opinar sobre o Marquinhos.

          Curtir

          • Múcio Rodolfo disse:

            A única declaração do Adenor em vídeo a respeito do Marquinhos é de que se tratava de um jogador diferenciado e que era preciso ter paciência com ele. Era um garoto de 18 anos e o pessoal trata como se já tivesse 25 ou 26 anos

            Curtir

            • Danilo disse:

              O Adenor andou escalando o Marquinhos. Só que no meio de campo. Tal como fez com o Pato (ponta esquerda),tá fazendo com Renato Augusto (centroavante), Diego Macedo ( meio de campo) e Jocinei (lateral esquerdo). Vi entrevistas do tite dizendo não saber se ele era zagueiro ou meio campo (volante). O mais grave de tudo é que todo mundo sabia que com o final da Libertadores o Castan ia embora. Pelo tal do “merecimento” a vaga ficaria com o Paulo André. Marquinhos poderia ser o seu reserva imediato, só que mais uma vez entrou em campo o tal do merecimento, que eu prefiro chamar de PANELA e Marquinhos foi para o fim da fila, atrás de Wallace (que quando chegou no flalido disse que agora estava no maior clube do Brasil) e de Felipe (que até hoje não disse a que veio). Ou seja, com o adenor, não ia ter chance nunca.

              Curtir

            • O Dani L disse:

              Esse ano cansei de ver o Tite falar uma coisa e fazer outra. Então não coloco muita fé nas palavras dele.

              Lembro que o Marquinhos foi escalado como primeiro volante.

              A proposito ele tambem disse que era preciso ter paciencia com o Ibson pois era o momento dele. Chegou inclusive a comparar com o Paulinho.

              Por essas passagens percebe-se quem estava errado ou não.

              Curtir

            • Múcio Rodolfo disse:

              Danilo. Isto não é verdade. O Marquinhos foi utilizado em 12 partidas,sendo que a metade em sua posição original.

              Curtir

              • Wiliam Junior disse:

                Todos os jogos que vi do Marquinhos com o Tite ele jogou onde deveria jogar, na zaga.

                Curtir

                • Múcio Rodolfo disse:

                  No campeonato brasileiro de 2012, ele andou jogando como volante. Mas ai eu acho que o Adenor preferia colocar ele como volante por ter uma saída de bola melhor do que ao Walace e também pela estatura.

                  Curtir

                  • Daniel disse:

                    Sei… Aí ele mandou o garoto embora, ficou com o Walace e contratou o Polga… Ah, sim, tinha o Felipe tambem… Da pra ver que o Adenor Leonardo entende do riscado…

                    Curtir

              • Danilo disse:

                Marquinhos pode trocar Corinthians pelo Roma
                Marquinhos, hoje com 18 anos, Timão não descarta proposta recebida por clube italiano. Confira!

                Faltam apenas 17 dias para o fechamento do calendário europeu de transferências. Essa semana, o Corinthians recebeu uma proposta para vender o PROMISSOR Marquinhos.
                O zagueiro, UMA DAS GRANDES APOSTAS DO TIMÃO, vindo das categorias de base do clube, está sendo assediado pelo Roma. Agora está nas mãos da diretoria corinthiana o futuro do garoto.
                Dirigentes do Roma estão confiantes na compra por Marquinhos. Eles querem que o brasileiro comece o quanto antes na temporada 2012/2013.
                Atualmente,O JOGADOR É A QUARTA OPÇÃO DO TÉCNICO TITE atrás dos titulares Chicão, Paulo André e Wallace. POR ISSO O CLUBE ESTÁ PENSANDO EM VENDER O JOGADOR.
                Marquinhos já treina com profissionais desde o ano passado. Neste ano o jogador ganhou a última edição da Taça São Paulo de Juniores. Na vaga de Adriano, ele também chegou a ser inscrito para jogar a Libertadores. Até agora foram 14 partidas pelo Timão e nenhum gol marcado.

                Curtir

            • Daniel disse:

              Isso comprova que Adenor Leonardo foi o grande responsável pela saída. Tinha que ter paciência? Perfeito. Liberando o jogador para outro clube? Ou escalando de volante ou na lateral? Belo exemplo de como este sujeito tem coerência no discurso…

              Curtir

              • Múcio Rodolfo disse:

                É verdade Daniel…. no Corinthians a ultima palavra é do treinador. Diretoria não manda nada!

                Curtir

                • Daniel disse:

                  Infelizmente, eles ouvem muito Adenor Leonardo, para quem o esporte significa basicamente impedir o adversario de praticar o esporte…

                  Curtir

  6. Claudio Marques disse:

    Acho que precisa de dois atacantes de velocidade. Se tivéssemos outro tipo de técnico já teria sido lançado no time de cima o garoto Fabiano, segundo volante com tipo físico bem parecido com o do Paulinho e que chega bem ao ataque. Óbvio que o garoto está longe de ser o Paulinho, mas bem trabalhado poderia ser o volante que procuramos. Mas com o Tite ou Mano de treinador, pode esquecer!

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Mano, assim como o Tite, tem ojeriza a base

      Curtir

      • Daniel disse:

        O Adenor por nao saber separar um jogador de futebol de um rapaz que carrega cimento na obra.
        O Mano ainda usou Dentinho bem.

        Curtir

        • Múcio Rodolfo disse:

          Em 2004 o Adenor praticamente lançou Jô e Rosinei. E ainda aproveitou Betão, Wendel, Edson….

          Curtir

          • Daniel disse:

            Isso depõe ainda mais contra o Adenor…

            Curtir

            • Múcio Rodolfo disse:

              Não isto prova que ele não tem problema algum em aproveitar os juniores. E até agora eu não vi nenhum ai que sejam melhores que o Jô e o Rosinei.

              Curtir

              • Daniel disse:

                Ele aproveitou péssimos jogadores da base… Inclusive o fraquíssimo Rosinei. Qual o mérito nisso ? E depois mandou embora o Mrquinhos… Dispensou Ewerton Ribeiro… Ele trabalha sim com a base: com os ruins.

                Curtir

      • Zé Carlos disse:

        Muricy também, e foi por isso que espirraram ele do Boqueirão.

        Com histórico de utilização da base, tem “no mercado” o Ney Franco, o Narciso… mas, para isso, é preciso ter coragem de assumir que o projeto é esse e, principalmente, dar tempo ao cara.

        Curtir

        • Paulo disse:

          Não tem como! O Corinthians não tem o tempo de outros times. É a lei da selva mais impiedosa. Ou entra e mostra personalidade ( Ronaldo Giovaneli, Viola, Cléber, etc ), ou um abraço…

          Curtir

      • Wiliam Junior disse:

        Ah depende, acho que algum jogador da “base do Carlos Leite F.C.” ele não se negaria a olhar.

        Curtir

    • Daniel disse:

      Acho que nao precisamos de atacante. E sim que os que temos joguem no ataque.

      Curtir

  7. Alan Davis disse:

    Pelo andar da carruagem, feliz 2015 MESMO!

    Curtir

  8. O Dani L disse:

    Ja começou? Para que tanta pressa. Espera mais um pouco. Afinal esta tudo bem no PSJ. Não era esse o discurso até semana passada? Que em mais dois ou três jogos o time voltaria a vencer.

    Será que acordaram do coma, que as criticas surtiram efeito ou a oposição começou a crescer?

    É amigo. Acabou 2013 agora fica mais facil avaliar o ano em todos os aspectos, esportivos, financeiros, marketing etc.

    Curtir

  9. netogabiru disse:

    Tite tem o seu nome e quinhão gravado na história do Corinthians. PONTO!
    Sempre fomos e somos maiores que treinadores ou jogadores. Sabemos disso. A FIEL sempre demonstrou que MAIOR QUE TUDO ISSO é o Corinthians!!
    O clube vem de um período de bonança, mantendo um técnico apesar dos resultados pífios. Além da gratidão, temos de ter a consciência de que fizeram de tudo para manter o ambiente tranquilo. Isso é fato!
    Mas creio – é uma opinião minha – que outro treinador tem de assumir o time, reformular o elenco e voltar a DISPUTAR títulos. Ganhar ou perder, é do esporte. Mas não podemos ter um time que se acomode, que se limite a ficar sem disputar os títulos.
    Está na hora de resgatarmos aquilo que sempre caracterizou historicamente o nosso clube: raça, vontade e perseverança.
    E com os jogadores que lá estão, não creio que será possível.

    Curtir

    • Yglesias disse:

      Netogabiru assino abaixo e reconheço firma. O Tite tem que entrar na Memorial da Fama do Corinthians, e quando encerrar a carreira ser erguida um busto no PSJ ao lado de Osvaldo Brandão (obrigado mestre p/77). Sou critico de Tite desde 2010, quando perdemos um campeonato ganho, pela empatite contra o Vitória. 2011 as cornetas deram resultados no final do campeonato. Mas as IMAGEMS que TITE vai deixar para mim são suas vibrações contra o Deportivo Tachira (gol do Ralf), Vasco e Mundial. Obrigado! Mas acabou.

      Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Concordo, Gabiru

      Curtir

    • Daniel disse:

      Gratidão ?
      Trabalhou de graça o Adenor ?
      Quem se deu melhor ?
      Um tosco que nunca ganhou nada de extraordinário tinha andar de joelhos no PSJ todo dia, rezando e agradecendo pelas glorias que caíram dos céus.

      Curtir

      • Wiliam Junior disse:

        Antes de treinar o Corinthians, Tite tinha tantos títulos quanto Mano Menezes que é cantado em verso e prosa.

        Curtir

        • Daniel disse:

          Certamente nao no meu caso. Outro gaúcho do mesmo estilo. Embora a carreira do Mano seja bem mais curta.

          Curtir

          • Wiliam Junior disse:

            Para mim, todo treinador gaúcho é igual, retranqueiro e covarde, portanto trocar Tite por MM é trocar o que achamos ruim pelo que é pior.

            Curtir

  10. andre rish disse:

    RETIRADO DE UM POST DO ‘MEU TIMÃO’:
    O ÚNICO QUE PERDEU SÓCIO TORCEDOR FOI O CORINTHIANS.

    1 – Internacional – 100.743 1 – Internacional – 109.677
    2 – Grêmio – 72.473 2 – Grêmio – 73.962
    3 – Santos – 52.845 3 – Santos – 53.636
    4 – Corinthians – 49.135 4 -Corinthians – 45.101
    5 – Flamengo – 31.055 5 – Flamengo – 44.093
    6 – Cruzeiro – 29.348 6 – Cruzeiro – 40.769
    7 – Palmeiras – 25.187 7 – Palmeiras – 38.266
    8 – Atlético-MG – 21.191 8 – Atlético MG – 25.196
    9 – São Paulo – 20.153 9 – São Paulo – 24.837
    10 – Fluminense – 18.114 10 – Fluminense – 21.114

    Srs bom dia a esquerda quadro de sócios torcedores de Julhos

    A direita quadro de sócios torcedores em outubro

    Em três meses :

    Inter ganhou 8.934 Sócio torcedores

    Grêmio ganhou 1.489 Sócio Torcedores

    Santos ganhou 791 Sócio torcedores

    Corinthians perdeu 4.034 Sócio Torcedores

    Flamengo ganhou 13.038 Sócio torcedores

    Cruzeiro ganhou 11.421 Sócio Torcedores

    Palmeiras ganhou 13.079 Sócio Torcedores

    Atlético MG ganhou 4.005 Sócio Torcedores

    São Paulo ganhou 4.684 Sócio Torcedores

    Fluminense ganhou 3.000 Sócio Torcedores

    Curtir

    • O Dani L disse:

      “‘É apenas uma fase, em 2 ou 3 jogos as coisas voltam ao normal”, Gobbi – Setembro de 2013.

      Curtir

      • Daniel disse:

        Mas esta normal.
        No padrão Adenor isso esta normalissimo.
        O estranho foram esses títulos que o time, mesmo com o Adenor, conseguiu.

        Curtir

        • alexandre lemos disse:

          tbm acho, se olharmos os jogos de 2012, era assim mesmo,marcação ,marcação ,marcação, mas eme 2012, o São Jorge ainda não tinha pegado nojo desse tipo de jogo, e a 1 bola que o Ralf falo tava entrando,peguemos o exemplo do jogo contra o Chelsea,depois do gol nem mais uma chancezinha a nosso favor, pelo contrario toamos um baita sufoco, as vezes pensoque quem sabia posicionar nossa defesa era o Chicão, esse sim, eu sou grato pelo resto da vida,ao contrario do Emerson do Tite……etc…….

          Curtir

    • joaquim disse:

      – Sera que essa Diretoria nao cai na real? Fica acreditando nessas pesquisas da Globo, Gazeta, Uol, Lancenet, Jornal do Interior que dizem que a maioria querem o Tite e sua panela. 70% que votam nessas coisas nao sao Corinthianos e o que e bom para eles e ruim para nos.

      – Eu, por exemplo, nao vou deixar de ser socio do Clube, porem FT nao renovei em outubro e so vou fazer quando o Tite e sua panela sumirem do Corinthians.

      – Digo mais, muitos nao estao renovando, nao estao se associando, estao deixando de comprar produtos, principalmente em lojas oficiais. E so a Diretoria abrir o caixa para comprovar e parar de acreditar nessas pesquisas se estiver acreditando nelas.

      – Entao, se quiserem uma pesquisa correta, olhem o movimento do caixa, leiam o blog do Silvinho, do Paulo monteiro, do Meutimao, do Dr Osmar, outras desses niveis e saberao o que fazer.

      Curtir

      • Wiliam Junior disse:

        Amigo, fico imaginando como seria o seu comportamento durante os 23 anos de jejum ?

        Curtir

        • joaquim disse:

          – Você não entendeu. A questão pra mim não é ganhar ou perder e sim fazer a coisa honestamente e ser honesto.

          – A primeira desonestidade que vi desse treinador foi com o goleiro Renan. O garoto chegou todo deslumbrado pela oportunidade de vir para o Corinthians e numa entrevista o treinador disse mais ou menos que o Corinthians não precisava de goleiro e na oportunidade que teve tomou aquele gol do Cruzeiro do meio campo e acabou com a carreira dele.

          – Depois dessa teve outras, assim como os garotos da base e por último com o Pato procurando desviar a atenção do mau futebol praticado pelo penal perdido como se fosse o grande motivo do segundo semestre perdido e não se classificar para nada.

          – Quem sabe a Diretoria não leia algum comentário do tipo e coloque o Corinthians acima de tudo e principalmente das pessoas.

          – Ganhou a Libertadores, Mundial, o time está indo bem? De quem a responsabilidade? Tá aqui o dinheiro da sua multa e vamos seguir a vida e procurar melhorar cada um do seu lado e obrigado. O Corinthians tem que ser tratado com profissionalismo e não com gratidão independentemente de ganhar campeonato ou não,

          – Ganhar campeonato só um vai ganhar, porém o trabalho que que ser bem feito e haver honestidade do faxineiro ao presidente.

          Curtir

          • Múcio Rodolfo disse:

            Vamos parte. 1) O Renan não foi queimado porque falhou naquele gol do Cruzeiro, mas sim por uma sucessão de falhas. Note a diferença entre ele e o Walter. O Renan largou uma bola fácil naquele jogo contra o Cruzeiro logo no começo da partida. Ali ele mostrou-se inseguro. Vc viu o Walter mostrar insegurança. E note que este entrou numa situação mais crítica do Renan. 2) A nossa base vem sendo sub-utilizada desde os tempos do Mano. Até mesmo o Pardilson não aproveitou-a. Preferia escalar Castán na lateral esquerda a escalar o Dodô, deu pouquíssimas chances para o Willian Morais. E talvez não seja a sua opinião, mas é uma opinião comum: acusaram o Adenor de estar “fritando” o Elias Oliveira naquele jogo no Boqueirão em 2011 e hoje acusam por não escalar a garotada, sendo que o momento atual é bem mais complicado. 3) Eu acho que esse negócio de ficar citando títulos serve para dizer “não somos o lixo que muitos estão considerando” ou “se fomos capazes lá no passado, podemos ser no futuro quando as coisas se normalizarem”. Mas como para a maioria aqui fomos campeões graças ao Sobrenatural de Almeida, que de vez em quando os jogadores cismavam em desobedecer às ordens do chefe… Até um carinha ai que eu nunca ouvi falar na minha vida está sendo colocado como o grande responsável pela bola que o time jogava tempos atrás.

            Curtir

          • Wiliam Junior disse:

            A verdade sobre Renan, percebemos nos sucessivos times que passou depois do Corinthians, por último foi reserva no “fortíssimo” Guarani que penou na Série C. Não me consta, que Tite tenha tido qualquer interferência em suas desastradas atuações em Vitória e Guarani, a não ser claro que ele tenha ficado “abalado” com o treinador.

            Curtir

            • joaquim disse:

              – Deixa eu resumir o que quis dizer e quem quer defender o Tite tem todo o direito assim como eu tenho o direito de querer que suma do PQSJ, pois o Renan é apenas um que foi fritado a quando estava a caminho de Santa Catarina para São Paulo como falei acima. Depois se ele vingou, não vingou, deixou se abalar é outra conversa, pois a verdade que vejo é a seguinte:

              – Essa Diretoria não é ruim, porém não entende nada de futebol e deveria ter um assessor que entendesse, pois o maior erro do mundo foi ter dado tanto crédito ao Tite e poder de decisão que tenho minhas dúvidas até como pessoa, isso pela atitude com alguns jogadores, incluindo o Renan que nem conheço e culminando com o Pato que também não conheço, mesmo porque que jogadores custam muito dinheiro ao clube e este cidadão, fazedor de média com a imprensa, talvez para não ser criticado, tem subutilizado as estruturas do clube, as contratações e os jovens da base causando um grande prejuízo financeiro. Eu como Corinthiano, sócio e que sempre compro produtos em lojas oficiais, assim como tantos outros que conheço, tenho a obrigação de falar isso e todos tem o direito de analisar e discordar se for o caso.

              Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Em que pese a fonte (site parasita) que está enfrentando problemas na justiça e chupou essa informação de algum lugar

      Queda nas receitas, queda na audiencia, queda no numero de fieis torcedores adimplentes e se não tomar cuidado, queda…

      Curtir

      • Wiliam Junior disse:

        Silvinho, as informações saíram no Lance também e foram reproduzidas apenas.

        Quanto aos demais itens, receita é provável que tenhamos queda ou quiçá permaneçamos estagnado, tivemos queda na arrecadação sem contar o prejuízo causado pelas organizadas, as informações dão conta de que tivemos queda na audiência, é provável está muito difícil assistir a uma partida do Corinthians, o faturamento com fiel torcedor já havia caído no ano anterior e pelo visto cairá ainda mais esse ano.

        Curtir

    • vicente disse:

      Sou do interior de SP e raramente posso ir aos jogos na capital. Já renovei meu Fiel Torcedor. Alguns atribuem a má fase do TIME pela redução de sócios. Eu prefiro pensar que é a má fase da TORCIDA, que nos fez perder mandos de campo a rodo.

      Curtir

  11. Descaradamente disse:

    E o Lóbby do Néto ” Vendido para o velóz” continua. Hoje no jogo abérto, anunciou ME.TI.RO.SÁ.MEN.TE que um clube chinês estaria interessado no treinador e teria um salário milionário.
    A idéia é pressionar os dirigentes do Corinthians, inocentes com quem está lidando no ecológico.

    Curtir

    • Danilo disse:

      O encolhimento do sócio torcedor do timão é uma das consequências da nefasta presença do adenor no Corinthians. Um técnico que no começo do segundo turno, faltando 17 jogos, 54 pontos para serem disputados, desiste do campeonato e pior, com a complacência bovina da diretoria. Outro fator é a queda de audiência na TV, pois ninguém tem mais saco para assistir um time que não disputa mais nada,só se defende e não marca gols.Por estes motivos o Andrés, que tem muito mais visão de futebol do que o tosco do Mário Gobbi, quer a saída do adenor. Quanto ao neto e os demais corintianos da tv(dr. osmar, chico lang, ronaldo goleiro) não passam de personagens caricatos que envergonham os autênticos corintianos.

      Curtir

      • Daniel disse:

        Simplesmente insuportável ver mais que 20 minutos do Adenor’s team.

        Curtir

        • Wiliam Junior disse:

          Realmente nossa torcida mudou muito desde 1977, lá realmente não vivíamos de títulos e sim de Corinthians somente, hoje vivemos de títulos e na ausência destes por mais de 6 meses, cancelamento do fiel torcedor sem dó.

          Curtir

          • Daniel disse:

            Certamente. Ficou mais exigente. Quer sempre que o time vença, jogue para frente e, principalmente, tenha garra em campo. Ainda mais com a estrutura e salários de hoje. Mas tem tambem os que estão conformados com um dos melhores elencos do pais que desiste do campeonato antes do final do primeiro turno…

            Curtir

            • Wiliam Junior disse:

              Em relação a nosso elenco, sempre comunguei da mesma opinião do Rosemberg, nosso elenco é medíocre.

              Curtir

              • Daniel disse:

                Por isso Rosemberg tem que cuidar de marketing e coisas fora do futebol… Se nosso elenco pode ser considerado medíocre, o que dizer do vice-líder do brasileiro e finalista da Copa do Brasil, o Atletico paranaense ?

                Curtir

          • Danilo disse:

            Em 77 quando o coringão disputou a sua primeira Libertadores, quase ninguém deu importância. O grande desejo era o Paulistão. O Corinthians foi campeão paulista numa quarta feira à noite contra a Ponte Preta. No domingo seguinte, estreou pelo brasileiro jogando no nordeste.No domingo seguinte voltaria a jogar em São Paulo no Pacaembu. Lembro da manchete do Jornal da Tarde: “O campeão vai jogar no Pacaembu, mas só 50 000 pessoas poderão ver” (naquele tempo cabia tudo isso no paca).Sabem qual foi o público do jogo? Menos de cinco mil….

            Curtir

            • Múcio Rodolfo disse:

              O que vc fala sobre a Cucaracha em 77 é verdade. Tanto que o Basílio ou o Zé Maria disse recentemente que se soubesse que a Cucaracha fosse tudo isso, eles se esforçariam para ganhá-la. Mas só uma correção: o primeiro jogo no Pacaembu depois da conquista foi diante do Guarani legítimo, vencemos por 1×0 gol do Geraldão (muito mais importante que Fenêmeno e muitiíssimo mais importante que Pato). Naquela manhã de domingo. O jogo foi disputado na parte da manhã, o Pacaembu recebeu um público de mais de 22 mil torcedores.

              Curtir

      • Celso 1° disse:

        Dr. Rosmar é corinthiano lunatico, é so oba oba, nunca da uma critica construtiva.FAZ TEMPO QUE ME DECEPCIONEI COM SUA POSTURA COXINHA.

        Curtir

        • Ernesto de Minas disse:

          É um bosta que não se dá o respeito. Serve apenas para ser motivo de chacota na Band. Não me representa.

          Curtir

        • Wiliam Junior disse:

          A sua última postura crítica foi em 2007 quando caímos e ele bradava para que Andrés escancarasse todas as falcatruas da era Dualib, 6 anos depois nem Dr. Osmar mantém a mesma postura, nem Andres denunciou coisa alguma.

          Curtir

    • Celso 1° disse:

      Da nojo só em ler este nome net$#@@##

      Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Zé Ferreira esta nessa agora ?

      Curtir

    • Daniel disse:

      Seria ótimo.
      Podia levar o Zizao de volta, e na bagagem Alessandro e Emerson.

      Curtir

  12. Hanna Banana disse:

    TITE, o único Chapolin Colorado que existe no ecólógico que os pode defender ” Veteranos” para renovarem seus contratos. Por isto a descaráda favoridade do grupo dos veteranos com sua permanencia. Ruim para o corinthians, ruim para o torcedor, ruim para o futebol. BOM PARA O BOLSO DOS VETERANOS, que caso a permanencia do treinador “VINGUE”, novamente uma temporada estaremos refém do GRUPO que o” TITE ESTA FECHADO” ocupando lugar e salário de outros jogadores que poderiam nos ajudar a retomar o TOPO.

    Curtir

  13. alexandre lemos disse:

    Edu parece ter garantido essa semana que Pato fica,Pato nãp é caso perdido como Adriano,minha esperança é que eles enxergaram que Pato não rende em mãos titeniacas, e realmente tenha acertado com o Mano, não que seja minha preferencia, eu teria trazido o campeão brasileiro, duvido que ele não aceitasse o cargo mais importante do futebol brasileiro, maior até que o da seleção, é só ver a repercussão na midia

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Pato fica

      Mas com Adenor ?

      Vai ter que nascer de novo pra começar a correr feito louco e ficar caçando lateral adversário

      Curtir

      • Daniel disse:

        Adenor sai.
        Porque se Pato fica aí jogar.
        Vamos ver como sera o próximo treineiro.

        Curtir

        • Zé Carlos disse:

          Acho que o Adenor está queimando o Pato desse jeito porque faz questão de que ambos saiam do Ecológico de mãos dadas. Ou melhor: não, ele pela porta da frente e o jogador pela dos fundos.

          Afinal, se o próximo treinador conseguir engrenar esse time apenas reposicionando as mesmas peças que já estavam à disposição do treineiro, como ficará a imagem dele no mercado? E o sonho de Seleção?? E a Europa, como fica???

          Começo a desconfiar que, se dependesse do Tite (espero que não dependa), ele deixaria terra arrasada no CT antes de puxar o carro: “quem vier, que comece do zero”.

          Curtir

          • Daniel disse:

            Mas qual sua duvida sobre isso ?

            Curtir

          • Danilo disse:

            Quando ele chegou, no final de 2010, não tinha nada de terra arrasada. Muito pelo contrário. Estávamos disputando o título brasileiro pau-a-pau com fluminense e cruzeiro, título que ele conseguiu perder, pois após o empate do fluminense com o goiás no engenhão , assumimos a liderança faltando poucas rodadas e bastava fazer os resultados para sermos campeões. A porcada e os bambis podiam entregar a vontade que não ia fazer diferença nenhuma. Só que o cagão foi jogar para empatar em Salvador (seguindo a filosofia de que empate fora de casa é bom resultado) contra o vitória (rebaixado) e aí o campeonato foi para o saco. Para coroar, novo empate contra o time júnior do rebaixado goiás, resultado este que deu o vice campeonato para o cruzeiro.

            Curtir

            • Daniel disse:

              Perfeito. Sem contar a sofrida vitoria contra o Cruzeiro, que caiu do céu no final do jogo, naquele pênalti tolo feito pelo Gil. Mas acho que nada supera o jogo contra o time C do rebaixado Goiás. Em que Adenor Leonardo escalou 3 volantes.

              Curtir

          • Múcio Rodolfo disse:

            Na vigésima rodada daquele ano o Corinthians foi ao Boqueirão e ganhou do Manjubinha. O técnico era o Adilson Batista. O Timão liderava com 47 pontos seguido do Conveniense com 45. Na trigésima rodada, com um interino no comando, empatamos com o Guarani legítimo. Neste momento éramos o terceiro colocado com 50 pontos – 4 atrás do Cruzeiro. O “cagão” assumiu num momento em que pela sequencia de maus resultados o time estava em queda livre. Tanto que na época os “entendidos” colocavam o Vila Sonia e o Manjubinha muito mais na briga do que o Corinthians. Na sequencia tivemos 5 vitórias e 3 empates. É até engraçado esquecerem das vitórias diante do Vila Sonia, do Chiqueirense, do Vice da Gama, do Cruzeiro -bem como da goleada diante do Avaí – resultado que nos recolocaram na briga. E me parece que derrotar um time que joga com vontade, que tem um interesse em mente -no caso do Vitória fugir do rebaixamento- é muito mais difícil do que deixar de vencer times doidos para entregarem a rapadura – no caso Bambis e Porcos. Mas nos últimos tempos me parece que adversários podem entregar seus jogos para nos prejudicar, juiz pode ficar aqui e nos roubar a vontade, jogador pode fazer graça na hora de bater um pênalti decisivo…

            Curtir

            • Daniel disse:

              Assumiu em terceiro e acabou em terceiro. Certo ? Qual o mérito ?
              O fato – esse inquestionável – esta lá, na tal “hora H”. Perdeu 4 pontos para 2 times rebaixados.

              Curtir

              • Múcio Rodolfo disse:

                1- É que vc ignora o detalhe de que após o Adenor assumir o time voltou a brigar pelo título. Ate ali ele estava em queda livre. Repito o que eu disse antes: o Sopone e o Manjubinha passaram a ser mais cotados do que o Corinthians. O primeiro por que estava numa ascendente. O segundo por causa do menino mimado. Com 4 vitórias e um empate o time voltou à briga. Mas pelo visto vc prefere ignorar essas vitórias…
                2- Sorte todo time que se sagra campeão tem de ter um pouco. Se a sorte aparece em algumas oportunidades, ela falta em outras. E qual é o problema de obter uma vitória sofrida diante de um concorrente direto ao título?
                3- Entre tais volantes estavam o Elias que fazia gols e e o Jucilei que apoiava bem…. Não eram Moradei, Wendel,

                Curtir

                • Daniel disse:

                  Eu ignoro mesmo as vitorias anteriores. Até porque de nada serviram… Nem para uma vaguinha direta na Libertadores. Seu ídolo pegou o time em queda, sim, portanto, se desse errado… Era culpa dos outros (como ele faz hoje). Quando a chance do título ficou clara, na vitoria por sorte e incompetência do Cruzeiro, aí tinha que assumir a responsa. E aí ele foi Adenor Leornardo… Jogando para empatar… E o ultimo jogo com 3 volantes… Deixando Jorge Henrique no banco… E contra o time C do Goiás, já rebaixado…

                  Curtir

            • Danilo disse:

              Adilson caiu após a derrota do timão para o Atlético GO no pacaembu por 4×3 (chegamos a ficar perdendo por 4×1). Tite assumiu no final de outubro. No dia 13 de novembro, sábado, ganhamos do cruzeiro por 1×0 naquela polemica do penalti do Gil no Ronaldo. No domingo o florminense jogou o campeonato no nosso colo ao empatar com o goiás no engenhão por 1×1 (estava perdendo por 1×0). Faltavam 3 jogos contra adversários fracos, sendo dois fora de casa. Aí o empatite falou mais alto: 2 empates. Tudo bem que o vitória ainda sonhava com a permanência na série A quando jogou contra o Corinthians, mas o goiás já estava rebaixado, jogando a final da sulmericana, entrou em campo com um misto de reserva e juniores e nem assim conseguimos vencer. Este resultado nos deu o terceiro lugar e a pré libertadores e o vexame histórico do Tolima. Só isso.

              Curtir

      • Wiliam Junior disse:

        O Edu garantiu a presença do Pato, a questão é saber se ele se garante também em 2014 ?

        Curtir

  14. Rafael disse:

    A Diretoria continua dormindo e faz tempo…resultado desse sono profundo é o desmando no elenco a baixa performance do time a indolência de muitos e vem com essa conversinha que estão trabalhando no planejamento 2014 é mais uma conversa fiada..como nos tempos em que a Petrobrás ia mal no dia seguinte descobriam um novo campo de petróleo.Lembra?
    Pois bem isso não deve estar acontecendo eu não consigo imaginar um técnico que não estará mais em 2014 dando pitacos sobre jogador que não estará sob seu comando.
    Ou verdade tem que ser dita o Tite estará em 2014?
    Se isso não for verdade não faz nenhum sentido.Imagine a conversa e ai Tite estamos pensando em contratar o zèzinho para ala esquerda o que vc acha? – Bá tchê..tri legal !ah qual é ninguém pode ser tão ingenuo.
    O planejamento de 2013 foi um fracasso.
    Qual torcedor não sabe que: Alessandro(aposenta)Fabio Santos esta por pouco o Igor não deu certo o Ibson é muito ruim o Maldonado foi um aborto o Sheik deve sair esta enganando só corre o Renato Augusto se machuca muito o Douglas meia de churrasco e o Pato por R$40 milhões não deu certo…ah! estava esquecendo se o Guerrero continuar com frescura tchau!
    Se tudo isso tiver um fundo de verdade segue o planejamento que todo nós torcedores sabemos do que o time precisa :
    alas( direita – esquerda )volante(2º)meia armador e atacantes…tudo isso alinhado com o técnico de 2014.
    Não é tão difícil o que falta é trabalho !!! simples.

    Curtir

    • Celso 1° disse:

      Não foi tão ruim o planejamenteo, mas teve falhas.
      O Problema é “só” o treinador.
      Com um treinador de verdade e, pelo menos, um pouco ofensivo esse mesmo time tinha jogado bem mais e mais títulos viriam.

      Curtir

      • Wiliam Junior disse:

        Como o problema é só o treinado fico esperando o próximo técnico que fará Ibson e Maldonado jogarem bola.

        Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Iniciativa, trabalho, olho de tigre, planejamento, gestão administrativa, chega de fulerage

      Curtir

  15. thiago disse:

    Na minha opinião, mais um atacante promessa que fique no banco, jogue poucas vezes, não incomode e quando jogue entre com sangue nos olhos pra mostrar serviço, pra ser terceiro atacante do elenco. Talvez esse Pica Pau, do Vitória, que estão especulando. Com Pato e Guerreiro.

    Como meia/atacante, sou a favor da dispensa de Douglas do Danilo. Ai teríamos no elenco Romarinho, Rodriguinho e Renato Augusto. Com mais duas contratações, estaríamos bem servidos. Chuto, Marquinhos Gabriel e Bruno Cesar.

    Volantes, temos três bons: Ralf, Guilherme e Edenilson. Contrataria Elias e Cristian, fácil. Mas estão especulando um tal de Aranda aí, tomara que jogue bola.

    Esse Piaui, lateral esquerdo especulado, eu vi jogar, bom de bola. Mariano pra direita, não sei como ele vem jogando, mas no Flunimed jogava muita bola.

    De zagueiros acho que estamos bem servidos e de goleiros também.

    Curtir

    • thiago disse:

      Puts, esqueci do encostobeijoqueirodasarabias. VAZA!

      Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Eu dispensaria Alessandro, Emerson, Ibson, Maldonado, Paulo Andre, da velharia só manteria o Danilo pra entrar nos 39 do segundo tempo pra dar uma segurada no jogo e evitar a fadiga

      Curtir

      • Daniel disse:

        Eu manteria Paulo Andre e dispensaria Douglas.

        Curtir

      • Wiliam Junior disse:

        Silvinho, a sua birra com o Paulo André é simplesmente pela sua atuação política, dentro de campo ele é um dos jogafores mais regulares.

        Ainda bem que Sócrates não jogava mais quando você começou a escrever o blog, senão fico imaginando você também pedir a cabeça dele.

        Curtir

        • Blog do Silvinho disse:

          Perdoaivos…

          Curtir

        • Daniel disse:

          Se tivesse ordem e comando Paulo Andre seria apenas jogador de futebol.

          Curtir

          • Wiliam Junior disse:

            Opinião tipicamente conservadora, o Corinthians sempre foi vanguarda em relação as lutas sociais. Paulo André repete o feito de Sócrates, Wladimir e Casão.

            Ao que me conste, Paulo André antes já havia escrito livro e foi campeão brasileiro, fez leilão e ganhou a libertadores e mundial, portanto nenhuma de suas atividades interferiu em seu futebol e continua não interferindo, gostemos ou não de sua atuação política, ele é um dos jogadores mais regulares do elenco e um dos poucos que se salvam nesse elenco de 2013.

            Curtir

            • Daniel disse:

              Em 2010 o Paulo Andre já havia aprontado. Agora de novo. Infelizmente, ele faz parte da panelinha. E me recuso a compara-lo com Sócrates. Na bola, considero muito bom.

              Curtir

  16. Jeferson José disse:

    Bom dia Silvinho!!!

    Também segundo a Rádio Globo, uma ótima notícia, está chegando o fim do adenor:

    Presidente do Corinthians quer técnico Mano Menezes para o lugar de Tite em 2014

    Diante da campanha irregular no Campeonato Brasileiro, o presidente do Corinthians quer mudar o treinador para a próxima temporada. Tite será substituído por Mano Menezes, ex-treinador da seleção brasileira e do Flamengo. Numa reunião, na terça-feira à noite, o presidente do Timão comunicou aos companheiros de diretoria que faria a alteração.

    Segundo Zé Elias, comentarista da Rádio Globo de São Paulo, já há dirigentes e jogadores insatisfeitos com a vinda de Mano Menezes para a próxima temporada.

    Fonte: http://radioglobo.globoradio.globo.com/futebol-clube/corinthians/2013/11/06/TIMAO-ESTA-DE-OLHO-EM-MANO.htm

    Curtir

    • Danilo disse:

      Dirigente insatisfeito com certeza é o Edu Gaspar. Teve sérios atritos com Mano quando retornou da Europa para encerrar a carreira no timão e Mano era o técnico. Jogador insatisfeito? arriscaria o Douglas que teve problema com ele na seleção.

      Curtir

  17. Roberto_sccp disse:

    2013 serviu para mostrar que os amadores ainda existem em grandes quantidades dentro do PSJ.

    Curtir

  18. Luís Carlos disse:

    Acho que planejamento, se houver um, deve ser preparado em função do treinador sim. Se o Tite será o treinador no ano que vem o clube deve contratar jogadores que se enquadram em seu perfil, que por sinal agora é o perfil do clube.

    Laterais de ofício não seriam necessários porque eles não têm permissão para ultrapassarem a linha do meio. Dois zagueiros, um destro e um canhoto, bastariam para serem reservas do Alessandro (que deveria renovar se o Tite renovar) e o Fábio Santos.

    Meias também também não seriam necessários. O mais interessante seriam jogadores que possuam o mesmo rendimento tanto como meia quanto como volante. Rendimento zero. Povoar o meio de campo seria preferível a propor o tipo de jogada com que o time “atacaria” o adversário. Saber efetuar cobrança de faltas também é supérfluo. Sabendo mais ou menos colocar a bola na careca do Danilo já seria suficientemente suficiente.

    Atacantes também não seriam necessários. O time joga “por uma bola” como já assumiram. E como qualquer centroavante é transparente frente ao Emerson e ao Romarinho, não valeria a pena manter um centroavante em campo.Quem tem a função de marcar gol é volante.

    Se o treinador for outro a história pode ou não mudar. Se contratarem outro cagão ou um treinador que dança conforme a balada dos jogadores pode-se adotar os mesmos critérios de contratação a serem adotados no caso de renovação do Tite.

    Se o treinador for menos cagão ou se costuma ser ele quem define quem joga, onde joga e como joga, as contratações devem levar mais em conta as funções e rendimento que os jogadores a serem contratados podem dar. Para contratar um centroavante, por exemplo, o clube deveria verificar se o centroavante é um bom centroavante e não um bom zagueiro. Idem para meias e laterais.

    Nesse último caso, o clube (e a torcida) devem estar preparados para enfrentarem um período que talvez possa até vir a ser pior do que o time passa atualmente. A tendência seria que jogadores que, aos olhos do torcedor, não vêm rendendo passem a render e que jogadores que, aos olhos do treinador atual, rendem o desejado, passem a não corresponder. E esses últimos tenderiam a se rebelar contra o clube. De uma guerra não se costuma sair vitoriosos.

    Adicionalmente, além de levar em conta o treinador , o clube deve, como de costume, ouvir (e obedecer) também os supermercados e os bancos mensaleiros para saber se uma suposta contratação atende ou não a seus intere$$es. Quando tiver que olhar para a base, deve olhar primeiro para a base do Bragantino e não para a base do Corinthians. Isso é importantíssimo também.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Resumindo

      Se o Retranqueiro continuar nem se faz necessário sair ao mercado pra contratar

      Dispensa o Maldonado e o Ibson pra fazer uma média com a torcida e deixa todo o resto do jeito que está

      E Feliz 2015

      Curtir

  19. Paulo Henrique S.C.C.P disse:

    O Tite, é uma piada! Um técnico frugal apenas. Portanto, essa diretoria ANENCÉFALA, comandada por um banana genuíno e legítimo, está fadada ao fracasso em 2014.

    Se o SCCP tiver a audácia e ousadia de manter o ‘cagalhão’, ALÉM do fato de me desassociar do FT, me abdico do Corinthians até 2015 (e sei que não estou sozinho nesse barco!).

    Se os acéfalos AMADORES da diretoria provinciana, chula e esdrúxula não demitirem o limitado Tite, o prejuízo será inteiramente do clube ($$$), diretoria e, principalmente, da torcida que sempre esteve ao lado desse clube. MAS, paciência e limite interlaçam juntos até o momento de sua saturação máxima. E, essa saturação já esgotou! FORA TITE!

    Curtir

    • Celso 1° disse:

      Eu mesmo há 2 jogos não acompanho time, nunca pensei nisso.
      Tenho orgulho próprio, não vou humilhar minha paixão verdadeira vendo um time comandado por um cara covarde anti futebol, isto tudo aliado ao fato que fico ainda mais p da vida quando sei que o clube oferece todas as condições pra tudo ser diferente.
      NÃO DA PARA ACEITARMOS A ASPIRAL POSITIVA SER QUEBRADA PELO GOBBI OMISSO.

      Curtir

    • Daniel disse:

      Seria realmente muita audácia manter o Adenor.

      Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      O Tite continuando é prova de que a diretoria vai continuar pensando da mesma forma letargica que empurrou o time a essa situaçao vexatoria

      Curtir

  20. Ricardo de Lima disse:

    Meu DEUS … o que era Letargia Orgásmica, virou depressão … fui dormir as 22:00 ontem … pior saber que a Copa BR será decidida pelos medíocres Flalido x Patético PR …

    Curtir

  21. Marcus disse:

    Diferentemente da maioria dos torcedores e da imprensa, nao acho que o Corinthians nao reformulou manteve o time campeão do mundo. Trouxemos o Gil, que barrou Chicão, titular absoluto. Guilherme, como grande promessa, veio pra substituir Paulinho, só q contratado antes do tempo pra ganhar experiencia com camisa de time grande. Contratou um otimo meia, Renato Augusto, que praticamente nao jogou, e trouxe um bom atacante, Pato. Precisamos sim de 2 laterais, um de cada lado, faria uma otima pre temporada com Fabio Santos e traria Denner de volta. O problema é achar bons laterais. Acho que Igor nao vinga mais.
    Contratar um meia bom e de mobilidade, e um novo segundo volante, ainda acho que Guilherme pode vingar, mas de primeiro volante, como Mano fez com Cristian.
    Quanto ao ataque, acho que precisamos de um atacante pra compor, mas ainda daria uma chance para Guerreiro e Pato juntos, acho que se completam.
    Minha maior duvia é quanto ao tecnico, ainda acho um tecnico com menos nome, Ney Franco e Andrade, acho o Mano muito bom dentro de campo, mas está em pessima fase, e contrata muito mal, muito mesmo, em cada 7 contratações para vingar uma. E jamais acredito que é por comissao, é por tecnica mesmo. Nem sempre o otimo Olheiro é bom tecnico, e vice versa

    Curtir

  22. Rafael Costa SCCP disse:

    Ainda bem que finalmente começaram a se mexer.
    Li no blog do Perrone (Urgh!) que a opinião do Tite foi fundamental para que o Marquinhos fosse vendido(doado). Segundo o “jênio” o Marquinhos é baixo para a posição com seus 1,83m – mais alto do que o Chicão, por exemplo – assim a diretoria corinthiana se sentiu mais tranquila em negociá-lo. Além disso, foi ele que indicou o Ibson entre outras calamidades.
    Eu tenho certeza de que o Tite só não foi mandado embora antes por causa da “imunidade” que o mundial lhe deu. Neste caso eu não posso jogar pedras na diretoria, pois realmente é muito difícil demitir um técnico campeão do mundo. Jogo pedra nela por não ter trocado de treinador logo após a derrota de 4 que sofremos da Lusa, pois se tivessem trocado hoje estaríamos fazendo a final da Copa do Brasil contra os mulambos.

    Curtir

  23. andre rish disse:

    E o Elias, Silvinho? O cara é o único jogador capaz de cobrir a saída do Paulinho, além de corintiano declarado, e vai ser comprado pelo Flamengo? Essa diretoria é mesmo incompetente!!

    Curtir

  24. O Dani L disse:

    Sugiro que façamos uma discussão das posições carentes no elenco e que deveriam ser observadas para que reforços venham.

    Eu particularmente acredito que necessitamos:
    * Lateral Direito para ser titular (Alessandro aponsenta, e tem o Guilherme Andrade que esta se recuperando além do Diego Macedo)
    * Lateral Esquerdo para ser titular (Fabio Santos reserva ou titular imediato)
    * Meia para ser titular ou reserva. Considero que em 2014 os meias titulares sejam Renato Augusto e Douglas. E tenham de reserva imediato o Rodriguinho. (Danilo para mim é carta fora do baralho)
    * Segundo volante com caracteristicas diferentes da do Guilherme. Gosto do Guilherme mas ele para mim é primeiro volante. Tem caracteristicas muito defensiva. Se bem que pode ser orientação do treinador. Com a contratação de um Lat. Direito o Edenilson poderia voltar a jogar na posição de origem. Mas o Edenilson, convenhamos, é limitado.
    * Segundo Atacante para ser reserva. Ataque titular (Pato e Guerrero). Reservas imediatos Romarinho e os garotos da base. O Twitteiro empresta para os Gaivotas.
    * Atacante estilo pivo para ser reserva do Guerrero isso se não considerarmos o Tanque.

    Curtir

    • Luís Carlos disse:

      Não que eu esteja dando imunidade a alguém por causa do treinador, mas o Guilherme jogava quase como um meia na Portuguesa. Muito mais próximo dos atacantes. E geralmente corria pra frente e não pra trás. O Elias vem fazendo gols no Flamengo porque o treinador lhe dá liberdade pra se aproximar do gol adversário. O Paulinho também jogava recolhido e na maior parte do jogo ficava invisível ao torcedor como o Guilherme porque ficava mais restrito à marcação. Geralmente, só o víamos em campo quando da cobrança de faltas e escanteios e nos raros momentos em que o treinador julgava que seria conveniente fazer gol.

      Fora os panelados, não vejo tanto problema assim em relação aos jogadores em si. O que vejo é velhice e a teimosia do treinador e de seus “chefes” em manter uma proposta de jogo manjada e visivelmente obsoleta. Os jogadores, a meu ver, vêm pecando mais pela obediência que pela incompetência.

      Em vez de procurar se adaptar a uma nova realidade e procurar novos caminhos, o que o treinador fez foi reforçar ainda mais suas convicções defensivistas, pois parece ser a única alternativa que conhece. A queda de rendimento foi considerada apenas como um risco maior de tomar gols e não com um risco de não conseguir acumular gols e vitórias. Tudo isso respaldado e incentivado pelo gerente, pelos diretores e pelo presidente.

      Curtir

      • Ernesto de Minas disse:

        Acho que com poucos reforços dá prá ter um bom time.
        Eu manteria como titulares Cássio, Gil, PA, Ralf, Guilherme , RA e veria como se sairiam Guerrero, Romarinho e Pato com outro treinador.
        Dispensaria FS, Alessandro, “presidentiermesucheique, Ibson e Douglas. Ficaria com Danilo até terminar o contrato (30.06.14) pois fica mais barato.

        Curtir

        • joaquim disse:

          Realmente, a reformulacao tem que comecar pelas saidas de Tite e Sheik, quer dizer, ja deveriam ter saido ha muito tempo.

          Curtir

        • O Dani L disse:

          O duro sera dispensar o Sheik. Depois da genialidade do contrato dele até julho de 2015 acha que será facil de dispensar?

          Lembrando que o Adriano cachaçeiro fez o que fez e o Corinthians não conseguiu demitir ele. Ainda teve que pagar multa recisória.

          O Corinthians deveria obrigar o Tite a bancar os R$ 500 mil mensais do Sheik.

          Curtir

        • Daniel disse:

          De acordo. Com 3 ou 4 reforços e um treinador minimamente competente a produção do time seria muito superior.

          Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Douglas não, amigo

      Curtir

    • Wiliam Junior disse:

      Não existe reformulação que mantenha Douglas como titular.

      Curtir

  25. Mauro Oliveira Ben Yosef disse:

    Olha Silvio, a diretoria tem mesmo que contratar reforços e não acho fundamental a aprovação ou não di treinador, basta ter bom senso e ter em mente que precisamos de bons titulares e reservas que supram a ausência de alguma deles.

    Deixar nas mãos denuncia treinador é um risco de contratar de acordo com as convicções e depois o treinador vai embora e as Buchas ficam, como vai acontecer com o Ibson por exemplo, abalizado pelo critério do Adenor.

    Curtir

    • Luís Carlos disse:

      Mas se você tem um gerente, uma diretoria e um presidente frouxos e moscas-de-boi que deixam o treinador agir como melhor lhe aprouver ou que partilham as mesmas convicções acho que o melhor é deixar tudo nas costas dele mesmo.

      Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Mauro, jogador é cargo de confiança do treinador

      Veja o caso do Pato. Contratação da diretoria, um jogador que não precisa ser bidu pra prever que não se adaptaria ao esquema do retranqueiro

      Curtir

    • Daniel disse:

      Acho que depende se o treinador conhece ou nao do riscado, sabe escolher, preparar etc.
      Nao temos um desses faz tempo.

      Curtir

Amigo, faça seu comentário