As lições do Mestre Phil

“Não se esqueçam que uma roda não é feita apenas dos raios, mas também do espaço entre eles. Raios fortes, porém mal colocados, tornam um roda fraca. O potencial integral da roda só se manifesta se houver harmonia entre as partes. A arte de fazer rodas reside na habilidade do artesão em conceber e criar um espaço que contenha e equilibre os raios na roda”

(Mestre Chen Chen)

“Vocês vêem esta taça? – perguntou Chaa, segurando um copo. – Para mim, este vidro já está quebrado. Eu usufruo dela, eu bebo dela. Ela contém a minha água de forma admirável, algumas vezes até reflete o sol, em lindos padrões. Se eu bater de leve nela, ressoa como um bonito som. Mas quando a coloco na prateleira e o vento a derruba, ou meu cotovelo esbarra derrubando-a da mesa, ela cai no chão e se estilhaça. Então eu digo “É claro”. Quando compreendo que este copo já está quebrado, cada momento com ele se torna precioso.

(Mark Epstein)

“Quando não conseguimos aceitar a verdade da transitoriedade, abrimos a porta para o sofrimento”

(Suzuki Roshi)

“Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou. Assim, tudo é regido pela dialética, a tensão e o revezamento dos opostos. Portanto, o real é sempre fruto da mudança, ou seja, do combate entre os contrários”

(Heráclito)

“A composição do time pode ser diferente de um ano para ano, mas os princípios de não-egoísmo e compaixão, que nortearam os Bulls durante três campeonatos seguidos, sempre estarão conosco”

(Phil Jackson)

Adotei Cestas Sagradas como meu Manual de Vida.

Para quem adota a literatura esportiva como leitura, não pode deixar de ler este livro.

Estou finalizando pela 5ª vez a leitura deste livro.

E a cada vez que o leio, encontro uma nova página. É como se estivesse fazendo uma nova leitura cada vez que mergulho nas páginas deste que, para mim, tornou-se uma espécie de manual de filosofia de vida.

Phil foi treinador do maior time, do maior astro do basquete mundial, Bulls e Jordan.

A princípio, seria simples juntar todas aquelas feras, lideradas pelo maior astro, treina-los e passar como um rolo compressor sobre os adversários.

Mas não era tão simples. Phil teve que se recriar, buscar apoio na espiritualidade e na filosofia budista para conduzir seu trabalho.

Separei estes trechos porque tratam do caminho da impermanência, da verdade da transitoriedade, porque falam de mudança, como aceita-la e como conduzi-la.

Antes porém, destaquei a passagem do Mestre Chen Chen.

A “Roda de uma Bicicleta”. O que difere uma roda da outra, o que torna uma forte e a outra, menos potente.

O segredo está na colocação dos raios, da distância exata entre eles, não basta ser forte, os raios devem ser colocados numa distância harmônica de forma que a roda tenha o perfeito equilíbrio.

O equilíbrio da roda vem da força dos raios e da distância que eles são colocados.

O princípio da impermanência, “Não se pode entrar no rio duas vezes”, “E a taça, por mais linda que seja, na estante, mesmo que intacta, já esta quebrada”.

Tite não entendeu estes princípios.

Pelo contrário, subjugou-os.

Acreditou que a taça, mesmo linda, produzindo um belo som, porém na estante, seria capaz de proporcionar o mesmo prazer cada vez que dela fosse usada para nela beber água.

Imaginou que seria possível manter a maioria dos raios de uma roda para uma nova corrida, que estes raios suportariam os solavancos, os buracos e as pedras no caminho, continuamente.

E por último, além de mexer pouco na composição do time, de até ser reticente para proceder estas mudanças, acreditou que mudando um pouco o princípio tático do time, continuaria o tornando vitorioso.

Um dos primeiros times de futebol a utilizar os princípios de não-egoísmo e compaixão foi o Barcelona.

Princípio que nada mais é que não importa a sua função no time, se você é juvenil ou a maior estrela, se joga no ataque ou na defesa, você participa do jogo onde ele estiver acontecendo, esteja você com a bola ou não, com a mesma intensidade e foco.

O Corinthians de 2012 era exatamente isto. “Sem a bola, todos marcam”, dizia nosso treinador. Ai surgiu a tão falada e elogiada “consistência defensiva” que tornou nossa meta quase intransponível.

Mas nesta temporada, o princípio não foi totalmente abandonado, mas digamos, “adaptado”.

E mal adaptado. Perdemos um pouco da consistência, as velhas peças, “os velhos raios” perderam a força e mal colocados, comprometeram o “equilíbrio da roda”.

Vencemos o Paulista, vencemos a Recopa. Mas o objetivo era a “Libertadores, 2013 e 2014”.

Vencer uma e garantir-se na disputa da outra.

Nossa diretoria não adotou a obsessão pelas conquistas, até porque ser obsessivo pela vitória gera estresse e desgaste desnecessário, mas afrouxou demais a corda, permitiu que o relaxamento tomasse conta.

Tite é um grande treinador. Não se discute isso. Mas para continuar sua carreira, precisa rever conceitos e temos certeza que fará isso.

Mudar não significa jogar fora o que foi feito de certo. E quando se vence um jogo, um campeonato, curte-se o momento, vibra-se, mas logo em seguida, inicia-se o planejamento de uma nova trajetória de forma que seja vitoriosa.

As conquistas, as taças, vão para a estante. E lá devem ser contempladas. Não se vive delas, elas já fazem parte da história, estão lá, materializadas na nossa memória.

Mas é preciso continuar olhando para a frente. Estipular novas metas, buscar novos desafios, reinventar-se, redescobrir-se, criar, inovar, mudar. Simplesmente mudar.

E além disso tudo, saber o momento de iniciar um novo ciclo, em novos ares. Tite ainda não aprendeu isso.

Todas as suas últimas saídas de clube são cercadas de momentos tensos. Não precisa ser assim. Não precisava ser assim.

Tite vai ficar na nossa memória, a ele agradecemos por tudo.

A imagem que vou guardar de Tite não foi um campeonato, nem um troféu levantado. Foi um abraço e um beijo que ele deu numa criança na sua chegada ao Pacaembu. Nunca havia visto isto num treinador. Chegam sempre tensos, focados, alguns mal humorados, mas Tite sempre chega sorridente e mesmo apressado, atende a todos.

As críticas sempre foram pontuais, ao trabalho, jamais ao ser humano. Que merece respeito e todas as homenagens do torcedor.

Um dia ele voltará e espero, renovado. Consciente de que raios fortes e bem colocados dão mais equilíbrio a uma roda, tornando-a vitoriosa, mas que precisa ser renovada a cada etapa, o raio forte de hoje não conseguirá proporcionar o mesmo equilíbrio amanhã, os percalços são muitos e desgastam as peças.

A vida vai seguir, sob novo comando.

E não basta trocar o treinador. É preciso implantar uma nova filosofia de trabalho, com novas peças, recolocando o Corinthians no caminho das vitória.

Obrigado, Tite.

E que venha, se realmente confirmadas as especulações, Mano Menezes.

155 Responses to As lições do Mestre Phil

  1. RENATO77 disse:

    Andrés Sanches se emociona na despedida de Mano Menezes do Corinthians. 2010.

    Curtir

  2. Paulo Henrique S.C.C.P disse:

    Não vou agir “ignorantemente” como se o Tite fosse um completo inútil. Sim, ele parcelas sobre às conquistas, não só nas tragédias. Sou um dos críticos ferrenhos do Tite, desde sua chegada, quando sempre optou pelo sistema ultra-defensivo e “amigável” nos seus times comandados. É retranqueiro? Sim! Mas, ganhou título com sorte ou não, ganhou. Está na história, é o “maior vencedor”, sim. Portanto, merece respeito. Fez sua obrigação e até mais.

    Mas, bola pra frente. Ninguém é maior do que o SCCP, e que fique bem claro quanto a isso. O clube precisa replanejar e reformular não só a comissão técnica, como jogadores e, PRINCIPALMENTE, o gerenciamento-diretoria e o comando do clube.

    O profissionalismo deve superar todos os ápices emotivos que ronda no Corinthians, pois sem o profissionalismo, voltam-se o amadorismo que ninguém está disposto à relembrar.

    Tite, um obrigado e ESPERO que um dia, caso você volte, tenha mudado seu conceito e se reciclado de sua filosofia de “time pequeno alá Caxias da vida”. Abraços e boa sorte na sua estadia!

    Vida que segue! 2014 vêm aí, e o próximo técnico, no caso o Mano, terá uma árdua tarefa de acabar com a panela instalada, mudar a filosofia do Tite e brigar por todos os títulos. Reformulação geral e total!

    Curtir

  3. Roberto disse:

    Você cornetou o cara desde sempre, nem as vitórias serviram para saciar a sede de um bom leite quente.

    Pois bem, a leiteria está reaberta.

    Esperemos pelo nosso Jaime.

    Às trevas, senhores.

    Roberto

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Façamos um acordo

      A gente cala a corneta, quando calarem o chorume

      Curtir

      • Roberto disse:

        Depende de que chorume se refere.

        O que conheço, produzido pela podridão do lixo, voltará a ser abundante e comandante.

        Mas durará pouco.

        Por pura incompetência.

        Curtir

  4. Hanna Banana disse:

    E agóra PANELEIROS? OS CONTRÁTOS VÃO ACABAR.

    ACABOU A FARRA DE VOCÊS!

    VOCÊS VÃO SAÍR.I

    O MAL TITE QUE OS PROTEGIA ACABOU!

    SEM ESCÚDOS NÃO TERÃO RENOVAÇÃO, NÃO FRITARÃO O PATO, NEM QUEM CHEGAR.

    CHUPA SEUS FILHOS …….CHUPEM.

    ACABOU O AGRADECIMENTO E O MERECIMENTO SUJO DE VOCÊS ACABOU ACABOU ACABOU.
    VOU SABOREAR UM POR UM SAIR!

    Curtir

  5. Samuel disse:

    Excelente post Silvinho… você tá cada vez mais fera heim??

    Cara, que bom que o ciclo acabou.

    Brasileiro é emotivo… e as coisas no Brasil são feitas de forma apelativa, e aí as pessoas se perdem da lógica e fica só no coração… e aí mesmo as piores pessoas, quando numa situação de grande emoção, se torna queridinho.

    Não que o Tite fosse algo tão ruim. Foi bom. Reconhecemos o que conquistou. Mereceu nosso respeito e torcemos juntos por muito tempo.

    Mas como você colocou, e como sempre dissemos, subjugou as situações. Se achou, como se diz na giria. Foi tomado pela arrogância e prepotência, mesmo com seu jeito de padre.

    Para nós que temos visão, que temos consciência, isso era torturante. Porque queriamos que as coisas mudassem, que fossem corrigidas, se possível até por ele mesmo. Mas era nítido que isso não aconteceria, e por isso a mudança deveria ter ocorrido muito antes.

    Se tivesse ocorrido na época certa, agora não teria esse clima de comoção melodramático. Não teria essa apelação. Mas enfim, o importante é que a decisão correta foi tomada, e o cilo acabou.

    Esse sentimentalismo tosco logo passa. Da parte do próprio Tite, espero, para que eu não tenha ainda mais decepção com ele.

    Foram três otimos anos, mas passou. Pode ser que volte no futuro, pode… e se isso acontecer será porque ele melhorou, se reencontrou, e isso será bom, para ambos.

    Mas agora é hora de cada um tomar seu rumo, numa boa, mantendo as boas lembranças e a gratidão mútua.

    Vai ser bom pra ele, que já está se reavaliando. E será fundamental para nós.

    A reformulação necessária não seria possível com ele. Mano, o mais cotado, terá condições? Acredito que sim, desde que a diretoria se envolva e dê o respaldo, porque também ela deixou e muito a desejar em 2013.

    E a torcida com certeza vai abraçar a equipe, porque é assim que somos.

    Feliz 2014 Fiel, nós merecemos.

    Valeu!

    Curtir

  6. clara disse:

    Bom,quem sabe com a volta do Mano,a diretoria veja com outros olhos a contratação do Cristian.

    Desejo sorte ao Tite,obrigada e tchau,que ele aprenda a reconhecer os erros e se aprimore nos acertos…

    mas vou acompanhar ate mais aliviada as partidas do Timão esse fim de campeonato,quero ver como vai se empenhar o grupo da panela sabendo que o paneleiro mor vai embora….

    Curtir

    • Ronaldo disse:

      Clara, concordo com o que vc falou. Semana passada teve o classico turco, Fener X Galatassaray. O Fener ganhou por 2X0, com o 2° gol feito pelo Christian. Ele foi eleito o melhor joagador em campo pela imprensa turca. Sinceramente e, infelizmente; acho díficel voltar. Pelo menos agora…
      Saudações corinthianas.

      Curtir

  7. Vinicius disse:

    espero q nunca volte e se possivel va pra um rival

    esse ano foi uma tortura por causa dele… nunca vai mudar sua metodologia medrosa e covarde

    chega de gaucho, que mano seja o ultimo

    Curtir

  8. Alan F.D disse:

    Se o Tite não fosse apegado a um determinádo grupo de jogadores que protegeu o ano todo, ele seria capaz de fazer esse time jogar muito ( Com outros jogadores),aceitando a reformulação e separando amizade dos negocios.
    Mas acontece que existe algo na essencia do Tite “formar um grupo dentro do propio grupo”.

    Se ele não mudar esse conceito, vai gerar odio por onde passar.

    Curtir

    • Ernesto de Minas disse:

      É isso mesmo. É pena porque todos torcemos para que ele mudasse. Mas ele não desapega !

      Curtir

    • joaquim disse:

      – O Tite se tornou vítima dele mesmo. Se ele quisesse e fosse mais prudente não se apegando a grupo de jogadores, teriamos um time quase imbatível no Brasil e um dos melhores do mundo por anos consecutivos.

      – Gosto do Mano e sou agradecido a ele, pois é um dos grandes responsáveis por ter participado da montagem de um Corinthians que ganhou tudo de 2008 a 2013 e tem todo crédito do mundo, porém, nesse momento, apostaria em outro técnico para fazer uma reformulação, pois falam da volta do Cristian, Elias e Andre Santos.
      Como jogadores e o que representam e representaram para o Corinthians, sem comentários, porém não corre-se o risco de formar outro grupo em detrimento de um todo?

      Curtir

  9. Paulo disse:

    Tite já está e ficará para sempre no panteão de glórias de nossa história. O mais vitorioso treinador na trajetória do nosso time de futebol – em que pese o respeito devido a Oswaldo Brandão, e o aspecto transcendente do título de 1977. Tite, como Brandão, um homem de caráter, respeitoso para com os jogadores – embora nem sempre a recíproca haja sido verdadeira. Tite, que, como todo ser humano, cometeu erros graves – na ordem cronológica dos fatos: a aceitação do empate contra o Vitória, em 2010, como resultado aceitável; a escalação dos volantes em excesso contra o Tolima, na Colômbia, praticamente abdicando do ataque; a insistência estapafúrdia com Júlio César no gol; a não-renovação do elenco, pela qual deveria ter se batido, pós-Japão; o não-aproveitamento do Marquinhos, dando-lhe perspectivas de continuidade ( embora aqui eu creia que a culpa maior é da diretoria, que o vendeu à sorrelfa, de afogadilho e de forma suspeita ); as contratações de Íbson e Maldonado; a insistência com jogadores que não rendem, como o Selinho, particularmente, o Alessandro, o Edenílson ( aqui não temos muita opção, no momento ), o Danilo e o Douglas ( Romarinho acho que é bom jogador e tem recuperação, deveria permanecer, a meu ver, e ser melhor avaliado ); a aceitação da contratação do Pato – apesar de que aqui eu tenha dúvidas se ela não foi imposta pelas diretorias de futebol e de marketing, seguramente indicado por Tite ele não foi. Mas, o mais importante é que os títulos conquistados superam em muito esses revezes sofridos. Por isso, ele terá sempre o seu nome ligado à nossa história. Mas o ciclo realmente se encerrou e era preciso mudar, até para reconciliar os corinthianos – embora eu ainda acredite que a maioria da torcida desejasse sua permanência, a verdade é que os formadores de opinião, espalhados pela blogosfera, inclusive aqui no Blog do Silvinho, não mais o suportavam, partindo inclusive para ataques especulativos à honra do treinador, alguns bastante baixos. Quanto à forma, estava claro que a diretoria não queria a renovação, mas fez bem em garantir, primeiramente, o desfecho na Copa do Brasil e no Brasileiro, antes de oficializar a saída do treinador. Se verdadeiros, entretanto, os boatos de que a diretoria conversou com Mano e com ele se compôs já em outubro, ponto negativo. Atitude baixa, soez. Espero que isso não se confirme e que o outro gaúcho não venha – Mano está para os mulambos como Júnior está para o Corinthians, dois fujões indignos. Boa sorte, Tite ( menos contra nós )! Seja feliz! Vai Corinthians!

    Curtir

  10. Celso 1° disse:

    Estou tão alegre parece que conquistamos um título kkkkk
    Assisti vários programas meio dia so pra ver a cara de decepção dos antis, igual faço após os títulos, estão todos arrasados, ja que a campanha “fica tite” não deu certo e, enfim, o gigante corinthians pode atingir seu real potencial com um novo técnico, pois estrutura, torcida e grana pra investir em elenco nós temos.

    E os antis estão cada vez mais incoerentes, se demiti criticam, se não renovam criticam também kkkk
    Estão metendo o pau na diretoria porque não vão renovar com o anTITEfutebol, como se fossemos obrigados a ficar com um técnico a vida toda.
    Falam em “sacanagem” “absurdo” “lamentável”, enfim, deram um jeito de criticar, como sempre fazem.
    Duvido que nas redações do jornalismo tenha alguém com cargo vitalício e duvido que quando vão demitir alguém eles não sondem outro, nãos e planejam e tal, como qualquer empresa.
    Ora bolas, o que tem demais consultar um profissional que substituirá outro?? Mano tinha sim que ja esta sabendo de sua ida, afinal ele comandará uma nação e o planejamento ja deve estar em andamento.Ai não tem trairagem não, tite é pago pra trabalhar e o clube tem que se planejar, ninguém inganou o cagão não, ele sabia que o clube não iria renovar, apenas mantinha algumas espernaças óbvias, ja que não quer “largar o osso”.
    Na europa tão elogiada pela mídia, quando sai um treinador antigo o clube muitas vezes anuncia o substituto antes, como foi o caso do Bayer com o Guardiola.
    CHUPEM ANTIS!
    O CORINTHIANS DEU UM GRANDE PASSO HJ, ESTANCOU UMA SANGRIA FORTE!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Curtir

  11. Marcio disse:

    Phil Jackson também teve fracassos em sua carreira, quase sempre trabalhou com os melhores elencos, com jogadores decisivos, e como todo comandante teve apenas uma pequena parcela de culpa ou mérito.
    O que me estranha é você pegar o que Phil Jackson escreve como “manual de vida”, e ao mesmo tempo achar que o Tite era o único culpado de tudo e em vários momentos esquecer as suas conquistas, comprometimento e decisões acertadas.
    Li o livro em questão também, gostei, mas se um dia o Tite escrever o seu(e tem histórias para isso), lerei com muito mais prazer, poia a história desse cidadão eu acompanhe bem de perto e gostei do que vi.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Você vai se especializando na arte de escrever bobagens

      Curtir

      • Marcio disse:

        Pois é, um dia quem sabe chego a seu nível

        Achei que aqui fosse um espaço onde existisse mais respeito, principalmente por parte do proprietário do Blog, que você não daria uma resposta com argumentos eu até já imaginava, mas com a falta de respeito fiquei surpreendido.

        Curtir

    • Daniel disse:

      Sera que o Adenor, nesse tal livro aí, vai escrever que mulher nao pode apitar futebol ?
      Esse cidadão puro e bondoso, vai repetir aquilo que disse como desculpa quando o Corinthians em 2005 perdeu um clássico ?Ou Adenor, o integro, mudou de ideia ?

      Curtir

      • Marcio disse:

        E se ele falou isso eu concordo com ele, não por ser mulher ou homem, não é isso que conta, mas se você não sabe o preparo de uma mulher é diferente de um homem, as Federações fazem testes físicos onde para homens existem uma meta e para mulheres existe outra, ou seja, quando uma mulher esta apitando um jogo masculino temos uma pessoa com um preparo físico pior do que quando um homem apita.
        Se existisse um teste para poder apitar futebol masculino e um teste para apitar futebol feminino, e nele pudessem participar pessoas de qualquer sexo, eu seria a favor.

        Curtir

        • Daniel disse:

          A sua resposta explica porque gosta tanto do Adenor. Pensamento idêntico: preconceituoso e sem conhecimento. As mulheres que apitam futebol passam por testes periódicos, sao capacitadas e, melhor, em alguns casos superam muitos dos árbitros masculinos. Sao dados científicos. Elas apitam e bandearam. Em 2005, hoje em dia (cada vez em maior numero) e continuarão a fazer isso. Além de embelezarem muitas vezes o jogo. Mas se percebi que Voce nao gosta delas no campo.

          Curtir

          • Wiliam Junior disse:

            Deixa eu entender o Tite é preconceituoso, mas a infinidade de caricaturas da boa moral que destilaram todas as mais absurdas bobagens contra o ato de Sheik são o que ?

            Curtir

            • Daniel disse:

              Nao posso responder pelos demais.
              Eu nao dei apelidos pelo fato.
              Mas tambem acho que nao se comparam as situações.
              Um treinador do Corinthians, homem publico, no exercício da sua profissao, dar uma declaração dessas assume um grau de repugnância muito grande.
              Outra coisa, bem diferente, vemos nos comentários. Sao criticas ao comportamento de Emerson. Claramente o problema nao esta (ou esteve) relacionado a bitoca ou ao selinho em si, mas ao contexto, de fazer isso para aparecer, para criar polemica. E, pior, quando o time esta a deriva e o atleta jogando pessimamente.
              Eu nao tenho nada contra o sujeito dar suas bitocas; mas acho um absurdo querer aparecer com tema tão polemico, ao mesmo tempo que profissionalmente esta deixando a desejar.
              Por ultimo, mas para registrar, nao se pode eqüivaler uma declaração em que alguem claramente emite um juízo consciente, discriminatório, de apelidos no âmbito de um blog de futebol.
              De qualquer modo, eu, particularmente, nao gosto de misturar os assuntos, e por isso nao dei esse tipo de apelido ao Emerson.

              Curtir

          • Marcio disse:

            Sem conhecimento é você, como eu disse, nesses testes o limite para as mulheres é menor do que para homens, pesquise e verá, ai quem sabe para de chamar os outros de preconceituosos de maneira equivocada

            Curtir

    • O Dani L disse:

      Eu particularmente espero que haja reformulação no elenco. Que uns 6 jogadores saiam e outros cheguem. Manter jogador acomodado e contrariado (com a saída do Tite) será ruim para qualquer outro treinador que vier.

      Particularmente gostaria que fossem liberados Sheik, Danilo, Alessandro, Ibson, Edenilson, Maldonado, Julio Cesar e Danilo Fernandes.

      Manteria o Douglas e o Romarinho. O Fabio Santos manteria por falta de opção.

      Curtir

      • Marcio disse:

        Também acho, trocar o treinador e manter o elenco não faria sentido, seria pensar de forma limitada igual o proprietário do Blog e colocar a culpa toda em uma pessoa só, o que não é a realidade, tem chegar gente nova para jogar, assim muda a cara do time dentro de campo também.

        Curtir

  12. PAULO disse:

    O QUE ME PREOCUPA: SAI UM GAÚCHO RETRANQUEIRO E VOLTA OUTRO GAÚCHO RETRANQUEIRO.
    SERÁ QUE ESSA DIRETORIA SÓ CONTRATA “AMIGUINHOS” ?
    PORQUÊ NÃO CONTRATAR UM TREINADOR MAIS OFENSIVO TIPO MANCINI, CUCA, MARCELO OLIVEIRA E OUTROS QUE SE DESTACARAM ULTIMAMENTE ?

    Curtir

  13. Yglesias disse:

    Concordo com o comentário. Só faço um ressalva para a cobertura da nossa imprensa: VERGONHOSA! Os profissionais da nossa mídia são péssimos, não pesquisam e quando fazem são maus intencionados. Acredito que a constante critica d tudo que o Corinthians realiza é porque assim agradam a gregos e troianos. Explico: porque nós corinthianos lemos por estarem falando de nós, e os antis por estarem falando mal do Corinthians. Simples assim!

    Curtir

  14. RENATO77 disse:

    Como sempre, a abordagem da mídia é de sarcasmo, só botando defeito na decisão da diretoria. UNS MERDAS, é isso que eles são.
    “Saindo pela porta dos fundos”…é o que dizem.
    Mas para quem não se deixa fazer a cabeça por terceiros, o que fica é a imagem de Tite ao lado do presidente, publicamente anunciando a não renovação do contrato. Decisão AMIGÁVEL!!!
    Vão se foder abutres do caraio!!!
    NÃO, NÃO VAI TER BARRACO…fofoquinha.
    Tomara que ainda neste campeonato, vejamos JUNTOS, Tite e seu sucessor nos treinamentos no CT. Amigavelmente, civilizadamente, como deve ser. Seria um TAPA na cara daqueles que adoram falar merda do SCCP.
    Acabou um ciclo. E é óbvio que isso aconteceria, mais cedo ou mais tarde.

    Silvinho, seu excelente texto aborda mais um aspecto da frase: “Não vivemos de títulos, vivemos de Corinthians.”
    Nem vamos nos matar quando o título não vier e tampouco podemos nos sentar sobre os títulos, as glorias conquistadas.
    Seguimos em frente, e sempre com o mesmo amor ao clube.

    – Um sábio ditado árabe…

    “Diz que não importa o latido dos cães, não importa o barulho que façam, a caravana segue seu caminho, apesar deles.

    Existe uma estrela a ser seguida, um sentimento a ser preservado, e nada vai impedir que a caravana siga seu rumo…

    Mesmo que pare por alguns momentos, mesmo que alguns cães se julguem alimentados pegando os restos que caíram durante a passagem… A caravana segue seu rumo, mais fortalecida, mais coesa, deixando cada vez mais longe o barulho dos cães esfomeados.

    Uma caravana é feita de sonhos, de gestos, de atitudes, de longas vivências, de cumplicidade, de sentimentos fortes, de amizade, de amor e de desejo; e ela segue seu caminho, totalmente indiferente ao ganido dos cães enlouquecidos…”

    (Sandra Nasrallah)

    Curtir

    • Celso 1° disse:

      Engraçado que Autuori saiu e praticamente no mesmo dia o Murici chegou as bambis e os antis ficaram calados.
      Este bando de safados tentam engessar a diretoria que de tando seguir estas “regras” de não poder fazer isto ou aquilo acabou mantendo o cagão mesmo após ele entregar o cargo depois da goleada pra portuguesa, o que nos custou o resto da temporada, ja que se chegasse outro daria pra ganhar a Copa do Brasil e chegar noi bloco de cima do BR.

      Curtir

      • Daniel disse:

        Mesma imprensa que achou o máximo Adenor abandonar um time árabe as portas do Mundial da Fifa para assumir o Corinthians em 2010… Curioso, nao ?

        Curtir

    • Paulo Henrique S.C.C.P disse:

      E têm alguém que em sã consciência leva à mídia/imprensa à sério? Será que não aprenderam nada? Acho que já passamos dessa fase. Um corinthiano que se rebaixa ao ponto de levar ao extremo o que a mídia noticia, é digno de um burro ao quadrado.

      Curtir

  15. Espectador de sofá disse:

    Há uma incoerência aí.
    Tite foi criticado quando entrou no rio pela primeira vez.
    Ou seja. Tolerância zero.
    Porém, que seja feliz o tanto quanto nos fez felizes.
    Alias, muito feliz. Adeus piadas.

    Curtir

  16. Hanna Banana disse:

    Só discórdo quando você disse: o Tite imaginou que seria possível manter a maioria dos raios de uma roda para uma nova corrida.O treinador foi um pouco mais além do méramente estar dizendo que fez por acreditar que daria cérto. Ele é coinciente que manter os mesmos jogadores mesmo não correspondendo mais, é errado. Seria afirmar que o Tite é ingênuo? Fez isto por amizade, os protegeu demasiádamente, formando 2 grupos no mesmo TIME, os protegidos e não protegidos. . Esquecer o termo ” Panela” só orque o treinador vai embora, é dizer que tudo o que vimos e escrevemos no ano todo foi uma sátira. Ele está ali para o que é melhor para o clube, e não o que é melhór para vida pessoal, particular ou profissional de cada atléta.
    Tirando a emoção de torcedor de lado. Obrigado por tudo Tite, tenho certeza do bom coração deste homem na vida e com o mundo.
    Mas no ambiente de trabalho, apenas ali, agiu muito desonéstamente nas 4 linhas.
    Que seja dito.

    Curtir

  17. Roberto_sccp disse:

    Acho que saiu tarde, comprometeu todo o segundo semestre tanto em resultados do time como na venda de produtos nas lojas do Poderoso Timão. Resta saber quem vai pager pelo prejuízo ?

    Curtir

    • Hanna Banana disse:

      Estou me arrumando para ir a lója oficial do Timão no shooping Tatuapé depois de um bom tempo.
      Estou novamente animado, feliz e esperançoso. TEMOS QUE SABOREAR a revólta dos antis com a decisão da diretoria.

      Curtir

  18. Wilson Timão disse:

    Para os memória curta. Mano saiu pela porta da frente e aclamado pela torcida. VOLTA MANO!

    Curtir

    • Wiliam Junior disse:

      Imagine então, como será a despedida de quem ganhou o dobro de títulos que Mano ganhou.

      Curtir

    • Celso 1° disse:

      Pois é, seria bom até o Silvio republicar o post da saída do Mano com quase 99% da torcida triste, clima de velório e tal.
      Hj adenor saiu praticamente em baixo de taca.

      Se com o time sem grana e estrutura Mano reestruturou o time imagine agora com tudo em suas mãos…

      Curtir

  19. Mauro Oliveira Ben Yosef disse:

    Silvio, penso que não só o Tite, mas nossa diretoria tambem ser ter aprendido algo comunique aconteceu esse ano.

    O Savoia, comentarista da transamerica, em que pese sua total parcialidade nos comentários, disse que o planejamento foi proposto pela diretoria, aconselharam o Adenor a renovar o elenco, ele não quis por gratidão aos campeões, aceitaram a opinião do Adenor sobre o zagueiro Marquinhos, cobraram o Adenor por quatro vezes antes da vaca ir pro brejo e por quatro vezes o Adenor garantiu que as coisas melhorariam, e por fim manter o Pato na reserva. Se tudo isso for realmente verdade, está explicado o porque de todo o fracasso do time no segundo semestre e a letargia desde o inicio do ano!!!

    Que Tite seja feliz, estará sempre na galeria de heróis corinthianos, e isso é muito, mas muito mesmo, para qualquer ser humano!!!

    Curtir

  20. Humberto disse:

    Porra Silvio, maravilhoso seu post, quase uma monografia em psicologia comportamental no esportekkk. Concordo com tudo. Ciclos se encerram, dificuldades serão encontradas, mas se reciclar é importante, olhar pra frente, matar um leão por dia; eliminar o conformismo, a acomodação, a zona de conforto, senão acontece o que ocorreu este ano no timão. Cobranças são necessárias sempre, em qq atividade, e também no esporte. A zona de conforto acabou com o tine esse ano.

    Curtir

  21. Celso 1° disse:

    CHOREM ANTIS DA MÍDIA!!!

    O bom pra vcs não perdurará.
    2014 anTITEfutebol fora

    Curtir

    • Daniel disse:

      A choradeira da imprensa comprova o acerto da diretoria e tambem o erro (de manter Adenor todo esse tempo).

      Curtir

      • Wilson Timão disse:

        Não é preciso muito para saber que o bom ou ruim para o Corinthians. É só dar passada no blog do Motogay e fazer exatamente o contrário do que lunático prega.

        Curtir

    • Danilo disse:

      É isso aí. Os antis rezavam pela permanência do adenor. Só um exemplo: No programa Na Geral da rádio Bandeirantes, tem um apresentador de nome Lélio Teixeira. Torcedor fanático do time do boqueirão e anti corintiano raivoso. Sempre que perguntado sobre tite no Corinthians diz que ele é um excelente técnico ,merece ficar e que ganhou tudo no timão. Perguntado se quer ele no seu time, que também está procurando treinador, o cara responde prontamente: NÃO!! Acho que não preciso explicar mais nada.

      Curtir

    • Wiliam Junior disse:

      Filho, você ainda não tomou seu Rivotril hoje ?

      Curtir

  22. Ronx disse:

    Silvinho, uma pergunta: Ainda acha, como já escreveu pedindo aqui no blog, que o Luxamburgo é o técnico perfeito pro Corinthians em 2014? Ou mudou de ideia?

    Curtir

    • Wiliam Junior disse:

      Silvinho, é um brincalhão quando fala de Luxemburgo, a maioria de seus comentários lúcidos não combina com esse tipo de sandice.

      Curtir

  23. Wiliam Junior disse:

    Tite estava desgastado, assim como muitos também achava que era hora de mudar, mas diferentemente de muitos que prepotentes destilam sua ira, sua raiva e seu ódio contra o treinador, o que revela muito sobre essas pessoas, acho que Tite foi o técnico mais importante desde Osvaldo Brandão.

    Claro que pelos títulos conquistados, Tite já é o maior treinador da nossa história, mas a história e principalmente a nossa é muito maior para resumirmos somente em títulos, por isso ainda acredito que Osvaldo Brandão continuará sendo por muito tempo o nosso maior treinador. Mas, Tite ficará para sempre como um ídolo, por tudo que conquistou e também por sua forma de agir.

    Nesse momento, acredito que Tite merece todas as homenagens não somente da torcida que certamente cantará seu nome em todas as partidas no Pacaembu, mas principalmente da diretoria que deveria sim preparar uma grande homenagem ao treinador.

    Curtir

    • Alan F.D disse:

      Wilian, a raiva e a íra aplicada na paixao de um torcedor, “Quando desabáfa” misturado com paixao, ainda mais se TRATANDO DE CORINTHIANS, é errado dizer que isso revela muito sobre as pessoas. Nao as conhece. Trasnferir o desabáfo de um torcedor para esféra da sociedade é um ABSURDO!
      Acho que está no blog errado, se quiser dar licao de moral, vá em algo diferente de FUTEBOL.
      O que seria dos debates sem os extremos opóstos Múcio e Hanna Banana entre outros neste blóg.
      isso aqui debate, mas nao político, mistura-se FUTEBOL E CORINTHIANS, e usar as emocoes das pessoas se tratando de paixao clubística para julgá-las como pessoas, é realmente revoltante.
      EU QUE ESTOU IRADO!

      Curtir

      • Wiliam Junior disse:

        Claro que não, o pobre mártir de Oruro que brigou em Brasília e depois se foragiu na Bahia acusado de homícidio é apenas um torcedor e isso não tem nada a ver com a extensão social.

        Curtir

  24. Ronx disse:

    Silvinho, concordo que o Tite perdeu a mão esse ano. Na verdade, só jogamos bem, com o dominío que conhecemos que esse time impõe, nas finais da Recopa. Vencemos o paulista tirando o SPFC nos pênaltis. E contra o Santos, fomos bem, mas nada especial. O resto do ano, foi sofrível. Na minha opinião, o Corinthians esse ano foi consistente na defesa, mas na frente sem inspiração e com todos os atacantes e meias em péssima fase (1 ano). O Tite tem ciência disso, sabe onde tá errado, o que não pode repetir. Aí vem 2014, precisa dar uma respirada diferente, um cabeça diferente de 2013, e quem melhor pra fazer isso? Tite! Isso que acho: Ele mesmo tem capacidade de dar uma chacoalhada no time, reformular (não muito, tb) o time. Melhor que o Mano, certamente. Ele sabe perfeitamente o que deve fazer pra por o time tão consistente quanto o de 2012 e não 2013. O time, por pior que pareça, dá demonstrações de força. Em suma: O Tite era o cara pra 2014. O pior pra mim: Mano Menezes! Técnico “viciado”, escorregadio, chato, foge de perguntas incovenientes, e não é muito queridos nos elencos que trabalhou. Além dos dos conhecidos esqueminhas chatos dele. Jogaores meia-boca que ele gosta de contratar. Na época dele, quantos jogadores o Corinthians contratou e nem eram usados por ele? No máximo eram relacionados. Última vez que o Mano pisou no Pacaembú foi massacrado pelo time do Tite: 4×0, fora o show! É isso: Mano não me passa Silvinho, concordo que o Tite perdeu a mão esse ano. Na verdade, só jogamos bem, com o dominío que conhecemos que esse time impõe, nas finais da Recopa. Vencemos o paulista tirando o SPFC nos pênaltis. E contra o Silvinho, concordo que o Tite perdeu a mão esse ano. Na verdade, só jogamos bem, com o dominío que conhecemos que esse time impõe, nas finais da Recopa. Vencemos o paulista tirando o SPFC nos pênaltis. E contra o Santos, fomos bem, mas nada especial. O resto do ano, foi sofrível. Na minha opinião, o Corinthians esse ano foi consistente na defesa, mas na frente sem inspiração e com todos os atacantes e meias em péssima fase (1 ano). O Tite tem ciência disso, sabe onde tá errado, o que não pode repetir. Aí vem 2014, precisa dar uma respirada diferente, um cabeça diferente de 2013, e quem melhor pra fazer isso? Tite! Isso que acho: Ele mesmo tem capacidade de dar uma chacoalhada no time, reformular (não muito, tb) o time. Melhor que o Mano, certamente. Ele sabe perfeitamente o que deve fazer pra por o time tão consistente quanto o de 2012 e não 2013. O time, por pior que pareça, dá demonstrações de força. Em suma: O Tite era o cara pra 2014. O pior pra mim: Mano Menezes! Técnico “viciado”, escorregadio, chato, foge de perguntas incovenientes, e não é muito queridos nos elencos que trabalhou. Além dos dos conhecidos esqueminhas chatos dele. Jogaores meia-boca que ele gosta de contratar. Na época dele, quantos jogadores o Corinthians contratou e nem eram usados por ele? No máximo eram relacionados. Última vez que o Mano pisou no Pacaembú foi massacrado pelo time do Tite: 4×0, fora o show! É isso: Mano não me passa Silvinho, concordo que o Tite perdeu a mão esse ano. Na verdade, só jogamos bem, com o dominío que conhecemos que esse time impõe, nas finais da Recopa. Vencemos o paulista tirando o SPFC nos pênaltis. E contra o Santos, f

    Curtir

    • Celso 1° disse:

      Mano não tinha grana pra contratar, não tinha estrutura, não tinha porra de nada e fez o que fez.
      Inclusive o cagão, que perdeu um brasileirão “ganho” pelo Mano, foi campeão da liberta com um time de 90¢ dos atletas garimpados pelo Mano, principalmente Paulinho.

      Quando a soisa precisou se reciclar o cagão, que ja limitava o time com suas “idéias” e retranca, se perdeu de vez e mostrou que não sabe montar times, que nunca poderia coordenar um reformulação no lelenco.
      O corinthians gastou nos últimos 15 meses quase 100 milhões em reforços pra atingir esta “honrrosa” colocação no BR13, pra ir la na bobonera e dar 1 chute depois de 60 minutos, acuadao pelo “mia”bca juniors que havia perdidos vários jogos em casa na liberta e no argentino.

      Aos defensores do anTITEfutebol, não queiram descontar no Mano a falta de explicação pras merdas que o adenor fez, pra subutilização do nosso potencial, da evidente panela,do futebol péssimo de time pequeno e ainda sem contraataque, da falta de comando, falta de coerência, da sacanagem com pato, da detonação fisica do Liedson e Guerreiro, das saidas do ídolos JH e do Chicão etc.

      Curtir

  25. Rafael disse:

    Caro Silvinho,

    Apenas como uma reflexão somos brasileiros e adoramos torcer pelos menos favorecidos faz parte do nosso DNA ou da nossa idiossincrasia.
    Por isso mesmo grande parte da imprensa irá rotular uma grande injustiça o que o Corinthians fez em não renovar o contrato do nosso técnico.
    Iremos conferir nos programas de esportes naqueles que os jornalistas se acham intelectualizados e naqueles outros em que muitos não conseguem formar um frase sem algum erro de português.Mas todos rotularão o nosso atual ex-técnico como um injustiçado um coitado …
    O Tite é um grande técnico no Corinthians foi o mais vitorioso mas perdeu a liderança perdeu o rumo ficou preso a uma relação de amizade e isso não o ajudou em 2013 !
    No Corinthians todos ficaram numa zona de conforto e esqueceram que a vitória de ontem é passado..esqueceram de reconstruir um elenco que envelheceu que perdeu a energia do bom combate.
    O Tite cometeu equívocos fundamentais mantendo jogadores que simplesmente estão muito abaixo do minimo e todos nós sabemos:Douglas – Emerson – Romarinho – Danilo.
    Porque também não conseguiu alterar a forma de jogar ?
    Por que não soube redesenhar o elenco não soube exigir da Diretoria que trouxesse os reforços necessários se submeteu a erros crassos: Ibson o Maldonado e o maior equívoco dessa gestão concordou com a contratação do Pato para ficar sentado no banco? Ajudou a jogar r$40 milhões pela janela.
    Resumo da opera devemos agradecer ao Tite ao elenco por tudo que fizeram por todas as conquistas mas é chegada a hora de renovação é o momento de muitos irem embora outros se quiserem permanecer saírem da zona de conforto.
    Desejo que todos sejam felizes,mas principalmente nós torcedores que estamos estressados em assistir um time que realizou um campeonato Brasileiro ridículo que cansamos de criticar e ficar com o saco cheio e não podemos esquecer que há duas semanas temíamos pelo pior !
    É isso aí, Vai Corinthians !!!

    Curtir

  26. Daniel disse:

    Muito longe de ser um “grande treinador”. Em um esporte cujo objetivo consiste em fazer gol, ele nao tem a principal qualidade: preparar um time para fazer gols.
    Talvez um treinador vitorioso – hoje, e pelo que o Corinthians lhe proporcionou. E apenas por isso.
    Adenor tem que agradecer aos céus por cada átimo de tempo que lhe permitiram ficar no PSJ.
    Ele deve muito ao clube. Ponto.
    Agradeço ao Adenor por algumas passagens em outros times. Agradeço especialmente por suas passagens por Palmeiras e Inter.
    A imagem que fica de Adenor: alguem bafejado pela sorte, como poucos foram.
    Uma das maiores enganacoes do futebol deixara o clube, de forma melancólica (mas, ainda assim, muito melhor do que mereceria).
    Espero que jamais volte ao clube.
    Mas estou aborrecido hoje : Adenor sai, com muita gente lamentando. Muita gente. Algo, creia-se, absolutamente menor do que na saída de Jorge Henrique e Paulinho – esses, sim, HERÓIS, guerreiros, e verdadeiramente Grandes Campeões. Esses, sim, marcadas para sempre na história do clube, como PROTAGONISTAS de Grandes Glorias.
    Que o próximo tenha aprendido as lições – o Corinthians nao pode ser tratado como time pequeno.

    Curtir

  27. corinthiana disse:

    Silvinho, embora eu ache q o ciclo do TITE tenha acabado no CORINTHIANS, nao concordo com a forma com q ele foi dispensado.O senhor Mario Gobbi falsamente vinha a publico dizendo q o TITE so sairia do clube se ele quisesse, e de repente de um dia para outro vem e anuncia a dispensa do tecnico. Vcs acham q o MANO q segundo dizem gosta muito de dinheiro pediu dispensa do FLAMENGO por etica, ou porque ja estava engatilhado com o CORINTHIANS.Na minha opiniao nao gosto do MANO como tecnico, retranqueiro e adora fazer experiencia com o time, torço para estar enganada.

    Curtir

  28. PAULISTA SUB15

    Corinthians vence São Paulo por 1 a 0 e fica em vantagem para o jogo de volta
    Publicado em 15 de novembro de 2013 às 10h50

    São Paulo e Corinthians começaram a decidir o título do Campeonato Paulista Sub-15 na manhã desta sexta-feira (15), em jogo realizado no Parque São Jorge.

    O resultado final do confronto apontou a vitória do Corinthians por 1 a 0, com o gol marcado por Leonardo, camisa 11, aos sete minutos da etapa final.

    A segunda partida acontecerá no sábado (23), às 09h00, no estádio Pres. Marcelo Portugal Gouvêa, no CFA Laudo Natel, em Cotia, e o Corinthians joga pelo empate.

    Curtir

  29. O Dani L disse:

    Oficialmente teremos um feliz 2014, podemos ate nao conquistar titulos, pois faz parte do esporte, mas tenho certeza que lutaremos e seremos humildes.

    Curtir

    • Múcio Rodolfo disse:

      Deixa eu ver … quer dizer que não lutamos nesses últimos três anos? E que nesse tempo todo não fomos humildes em nenhum momento?

      Curtir

      • O Dani L disse:

        Faltou, e muito, em 2013 apos as conquistas. Ate o ano passado o treinador, jogadores e diretoria tinham outra postura. A partir do mundial tudo mudou. Com a mudança e renovação, que começou com o treinador, possivelmente isso voltara. Ou você acha que 2014 as coisas seriam melhores se tudo fosse mantido do jeito que estava?

        Nao sou ingrato pelo passado. Mas também não me apego a este para justificar e insistir em algo que parou de funcionar e não foi ontem, semana passada ou mes passado.

        Curtir

    • Celso 1° disse:

      Esperança onde só havia tristeza…

      Curtir

    • Paulo Henrique S.C.C.P disse:

      “Seremos humildes”. Você quer dizer: jogadores, diretoria, técnico, torcida ou TODOS? Só para resumir a resposta: torcedor arrogante ou humilde não vai fazer correr no campo, marcar e chutar a bola pro gol. Já o jogador, o técnico, SIM, eles é quem têm o DEVER de serem humildes. Papinho esdrúxulo, mesmo!

      Curtir

  30. Celso 1° disse:

    Ganhamos apesar deste cagão anTITEfutebol.
    Nunca apoiei este treineiro.
    Vá embora!
    A pessoa que mais senti raiva do corinthians em minha vida, um maldito incompetente (se passando por top e super tecnico), covarde que ousa em subutilizar nosso potencial.
    Uma potencia em torcida, estrutura e poder de investimento não pode ter o time jogando como um timeco de serie D (e ainda sem contra ataque) torcendo pra sair 1 gol, pois se não sair o jogo será quase sempre empate.
    Enfim perceberam que o câncer tite ta matando o SCCP.
    Que, a partir de 2014, este traste nunca mais pise no CT.Va curtir sua vida de retranqueiro, vá ser demitido novamente 3 vezes por ano, vá ser ridicularizado pela mídia, inclusive seu vocabulário.
    Mídia esta anti, que hj esta triste ( o Trajano boca de lixo da ESPN ta desesperado com a “injustiça” com o cagão kkk, sem falr em Kifuro e outros trastes perseguidores kkk), sabem que o corinthians tomou uma decisão certa, ainda que tardia,devem ta pensando “fodeu, se o MAno montou bons times sem grana e sem estrutura imagina agora”

    kkkkkk
    ESTOU FELIZ
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Os cornetas não deixaram o fogo apagar, não fomos omissos, no final todos viram quem é este treineiro, suas atitudes, o péssimo profissional que é.Tenho certeza que sem as pressões o anTITEfutebol ficaria eternamente no timão.A pressão da torcida(não as organizadas), dos conselheiros pesou, mesmo a mídia anti em campanha pró tite.

    SE É BOM PROS ANTIS É RUIM PRA NÓS, É A LEI DE MATHEUS

    CHEGA DE JOGAR COMO TIME PEQUENO, CHEGA DE SOFRER TODO JOGO, CHEGA DESTA MERDA DE FUTEBOL
    GANHAMAOS APESAR DO CAGÃO E PERDEMOS TITULOS POR CAUSA DELE.
    GANHOU MILHÕES DO CORINTHIANS, NÃO DEVEMOS NADA A VC ANTITEFUTEBOL,PASSE NO RH E RUA.
    Volta MAno, formou bons times na época sem grana, do time campeão da liberta 90% dos atletas quem trouxe foi o Mano, o jumentite somete tocou o barco e a cada dia piorou a coisa até chegar a que temos hj.
    Mano ganhou 2 titulos, o time fazia mais gols, era ofensivo, tinha toda a posse de bola e a tal retranca dita por alguns é a de tirar o pé após o 2×0 (não da pra chamar isso de retranca né…), circunstâncias diferentes do estilo de jogo covarde do cagão que não busca nem o 1° gol, espera um milagre acontecer.

    Mano deixou o time “campeão” brasileiro, mas o pardilson e o anTITEfutebol perderam, ferraram o corinthians.

    VIVA O SCCP, ENFIM CURADO!

    Curtir

    • Vtr_Timão disse:

      Assino embaixo, a mídia rosa está chorando, falando de injustiça e etc, vai se foder, nenhum emprego do mundo se vive de passado e gratidão, não dá mais resultado é rua e fim de papo. Agora só falta tirar as ovelhas para termos um time de futebol novamente.

      Curtir

      • Celso 1° disse:

        Se é bom pros antis é ruim pra nós, LEI DE MATHEUS

        Curtir

      • Danilo disse:

        Quanto as ovelhas, a “BARCA QUE VAI ZARPAR DO CORINGÃO ESTÁ PESADA”.Este é o comentário que eu ouvi hoje `a tarde do jornalista Osvaldo Paschoal (corintiano), no programa Globo Esportivo. Segundo ele, a “barca” tem ,pelo menos, 10 nomes. Outra informação passada por ele, Mano teria a REJEIÇÃO de, aproximadamente, 90% do atual elenco corintiano, ou seja, a panela do adenor e mais alguns acomodados. MAIS UM MOTIVO PARA FESTEJAR A VOLTA DO MANO.

        Curtir

        • Daniel disse:

          Júlio Cesar
          Danilo Fernandes
          Alessandro
          Maldonado
          Igor
          Ibson
          Douglas
          Danilo
          Émerson
          Zizao
          Tai uma lista com 10 nomes, para encher a barca.

          Curtir

    • Hanna Banana disse:

      boca de lixo da ESPN ta desesperado com a “injustiça” com o cagão kkk, sem falr em Kifuro e outros trastes perseguidores kkk), sabem que o corinthians tomou uma decisão certa, ainda que tardia,devem ta pensando “fodeu, se o MAno montou bons times sem grana e sem estrutura imagina agora”

      Parece brincadeira, mas é a pura verdade.
      Os anti estão desesperados.

      Curtir

      • Daniel disse:

        Verdade. Esse choro da imprensa prenuncia um bom 2014. Vamos torcer.

        Curtir

      • Wiliam Junior disse:

        Montou bons times, tipo Seleção Brasileira e Flamengo ?

        Curtir

      • O Dani L disse:

        Exatamente. As criticas sao pelo fato de saberem que o ano que vem o Corinthians virá mais forte. Sem ficar apegado ao passado e conquistas recentes. Os titulos a torcida celebra. Jogador é profissional e tem que mostrar resultado todo ano. Diretoria comissão técnica tem que cobrar jogador e não ficar na eterna gratidão.

        Não cobramos um profissionalismo? O Corinthians foi extremamente profissional.

        Para não acharem que sou ingrato. Obrigado Tite. A faixa “The Favela is here” do Japão ficará para sempre na minha memoria, junto com muitas outras de jogadores, treinadores, dirigentes de nossa riquissima historia.

        Curtir

  31. Múcio Rodolfo disse:

    Ao contrário dos colegas que festejam aos gritos de “já vai tarde” ou “demorou para ir embora”,entre outras frases menos lisonjeiras, eu me despeço (se é que já está sacramentado) com um “obrigado e volte um dia” Espero que demore pelo simples motivo de que se um dia ele voltar é porque as coisas não estão boas. Num tempo em que se atribui frases a uma pessoa sem que a mesma a tenha dito, li ontem uma atribuída ao Adenor: “volto um dia para terminar o que não deixaram”. Ele havia assumido o time em 2004, numa pindaíba franciscana. Time desacreditado, a beira da desmoralização e fez com que terminasse em quinto lugar – o time cotadíssimo ao rebaixamento. Na hora que as coisas pareciam que iriam melhorar, com a chegada dos craques da MSI, ele foi mandado embora. Acho que foi por isso que não pensou duas vezes quando foi sondado pelo Timão em 2010. E o “cagão” veio enfrentar de novo o desafio que é trabalhar no Timão. Repito mais uma vez que naquele momento o time estava numa descendente no CB-10 e o Tite sabe muito bem a cobrança exagerada existente no Timão. Mas sabia que uma conquista no Timão poderia significar muito na carreira dele. “Falta um título aqui na minha carreira”- teria dito em 2011. O Corinthians é importante na vida do Adenor, assim como este é importante na vida do Timão. Simples assim.

    Curtir

    • Daniel disse:

      Volto a perguntar: em qual rodada do Brasileiro Adenor assumiu o Corinthians em 2004 ?

      Curtir

      • Múcio Rodolfo disse:

        Daniel, a questão não é em que rodada ele pegou o time, mas em que condições ele pegou o time. Naquele período já tínhamos perdido para o Chiqueirense por 4×0, para o Grêmio 4×0 ou 5×0 e para o Atlético Paranaense. Fora uma derrota para a Ponte Preta em Campinas. Ganhamos do Payssandu no Pacaembu com um gol no finzinho e tendo dois jogadores a mais! O Adenor chegou e arrumou o time. E isto aproveitando alguns garotos da base -entre eles costumo sempre destacar o Rosinei e o Jô- e com o reforço do Fábio Santos – autor de um dos gols mais emocionantes da nossa história -aquele contra o Goiás. Então um cara que faz o que eu relatei deve ter alguma competência, algum conhecimento na área.

        Curtir

        • Daniel disse:

          Nao respondeu em qual rodada. Herói contra o rebaixamento ? Num campeonato com mais de 40 rodadas ? Foi, sim, outra campanha tosca, jogando na retranca. E perdendo a chance de se classificar para a Libertadores ao perder, no Pacaembu lotado, para o Juventude. Jogando com 3 zagueiros e 3 volantes. E o nome do nosso meia era Fábio Baiano.

          Curtir

          • Múcio Rodolfo disse:

            Eu não sei se foi vc ou foi outra pessoa que escreveu aqui que em 77, em sua volta ao Pacaembu depois da conquista do Paulistão, o Corinthians foi recebido por menos de 5 mil torcedores. De acordo com o almanaque do Celso Unzelte eram mais de 22 mil torcedores. Agora vc diz que naquele jogo de sábado a noite contra o Juventude o estádio estava lotado. O site acervo SCCP informa que 9.506 pessoas estiveram presentes. São enganos normais, como por exemplo confundir na hora de digitar Fábio Baiano com Fábio Santos. Ele assumiu o time na sétima ou oitava rodada. Há uma diferença entre ser o virtual rebaixado e ser o favorito ao rebaixamento. Quem via o Corinthians em maio de 2004 dificilmente apostaria que ele chegaria entre os 5 melhores. Tivesse um elenco similar ao que o Parreira tinha a disposição tal campanha poderia ser considerada como tosca. Não era o caso.

            Curtir

            • Edilson Coringão disse:

              Esse papo de que o Adenor nos salvou do rebaixamento em 2004 é mais uma das grandes mentiras sobre nosso ex-treineiro.

              Curtir

              • Múcio Rodolfo disse:

                Tá bom Edilson, então, volta a maio de 2004 e veja qual era a situação do Corinthians no dia em que ele assumiu, veja a tendência que se apresentava, veja o grupo de jogadores que ele tinha a disposição.

                Curtir

              • Daniel disse:

                Sem duvida. O campeonato foi de baixo nível técnico. Havia muitos times ruins. O Corinthians nao seria rebaixado. E poderia ter alcançado um lugar melhor. Adenor chegou no comecinho do campeonato (nosso colega insiste em omitir a informacao). Nao fez nada, absolutamente nada, de extraordinário. Esse papo de salvou do rebaixamento nao passa de outra mentira muitas vezes contata pela imprensa anticorinthiana. No ano seguinte Adenor recebeu grandes jogadores e o time nao saia do lugar… Ele sempre foi uma encanação. Sempre.

                Curtir

            • Daniel disse:

              Mucio, em 2007, nas primeiras rodadas, o Corinthians chegou a ser favorito ao título. Ficou entre os primeiros. E sabemos o que aconteceu…
              Em 2005, iniciou pessimamente… E venceu.
              Em 1990 iniciou muito pior que em 2004, com a torcida querendo agredir jogadores. E ganhamos aquele Brasileiro. Esse papo de 2004 nao passa de lenda que engana alguns incautos…
              E o jogo do Pacaembu contra o Juventude, eu estive lá, nao tinha em hipótese alguma só isso. Esse deve ser numero de pagantes, nao seim mas tinha muita gente. Muita gente que saiu decepcionada pelo covarde.

              Curtir

              • Múcio Rodolfo disse:

                Peraí…. um time que fez um estadual medíocre ser apontado como favorito ao título de campeão brasileiro?

                Curtir

    • Cesar disse:

      Felizmente quis o destino que a tão falada 1a. Libertadores da nossa história fosse conquistada da forma que foi, e por ele, Tite.
      Antes da conquista, a obsessão era tamanha que se dizia que o técnico que a conquistasse seria um ídolo eterno do Clube; que bom que esse técnico foi o Tite.
      A idolatria ficou em boas mãos.

      Curtir

    • Hanna Banana disse:

      Múcio, porque todos os antis explícitos da mídia, e colóca na conta até o motoboy. Porque todos eles estão desesperados com a saída do TITE?
      ME DIGA.

      Curtir

      • Múcio Rodolfo disse:

        Eu não tenho visto um blog do “arapongado”, mas eu acredito que ele siga a linha do “qualquer coisa que esta diretoria esteja fazendo eu vou detonar” Mas isto é apenas uma suposição da minha parte.

        Curtir

      • Celso 1° disse:

        Velório nas redações kkkkk
        O corinthians foi campeão hj, os antis foram vice campeões, perderam a campanha “fica tite”

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        VAMOS BEBER E COMEMORAR KKKK

        Curtir

    • Espectador de sofá disse:

      A memória dos torcedores é curta.
      Na maioria das vezes dura 90 minutos.
      Parabéns pelo comentário.
      Tite mereceu o que o senhor escreveu.
      Isso tem um nome “GRATIDÃO”
      E ser grato, é uma grande qualidade, dos humildes.

      Curtir

  32. Rogério disse:

    Silvinho, não gosto do Tite como treinador, mas teve uma parcela importante nas conquistas recentes. Brasileiro, Libertadores, Mundial, Paulista e Recopa. Não há o que contestar. Poderia continuar, mas ele mesmo criou uma situação insustentável. Se não fossem os pontos somados no início do campeonato, estaríamos brigando pra não cair.

    Pelo visto, o Mano vem aí. É um novo momento, torço para que ele tenha muito sucesso. Não é nenhum suprassumo, mas achei a escolha boa, já estava na hora de renovar, e espero que o foco agora seja o elenco.

    Curtir

  33. Flavio Mallita disse:

    Tite sai é fica para sempre como o maior é melhor treinador da história do clube em todos os aspectos, vai sair com a cabeça erguida, conseguiu chegar bem próximo do impossível, que foi transformar um elenco de jogadores perto da mediocridade em campeões invictos da libertadores, é campeão mundial, no meio tão corrompido, é de gente da pior espécie que é o futebol, Tite é uma grande exceção, só não é maior que o Corinthians porque isso é impossível, mas com certeza muito maior que os seus superiores dentro hierarquia do clube, não tenho duvida que a grande maioria do torcedor Corinthiano vai gritar o seu nome fortemente no Pacaembu, aplaudir este grande cidadão , uma das maiores tristezas da minha infância foi acompanhar a saída do extraordinário jogador Roberto Rivelino, foi como se eu tivesse perdido alguém muito importante na minha vida, chorei de inconformismo do modo que ele saiu do clube, pela porta dos fundos, pelo menos essa diretoria de covardes, que querem que Tite peça demissão, assumam que demitiram o treinador, afinal não basta só colocar a camisa de obsessivos no PSJ, é na hora de demonstrar hombridade fogem como maricas, fizeram tudo errado na demissão do treinador, mas não vão conseguir apagar o que foi feito. Quanto a Mano Menezes, seja bem vindo, apesar de não acreditar na sua capacidade, vou estar como sempre nos estádios torcendo pelo timão, li comentário de um imbecil no blog, que torceu pela derrota do Corinthians contra o Coritiba pelo mero prazer de ver a desgraça do treinador, isso não é Corinthiano nem aqui nem na puta que pariu, vai torcer contra no inferno seu bambi disfarçado.

    Curtir

    • Wilson Timão disse:

      Parei no transformar um elenco de jogadores perto da mediocridade

      Curtir

      • Daniel disse:

        Impressionante. O elenco medíocre da Libertadores tinha 6 jogadores que vestiram a camisa da seleção brasileira e 1 da seleção portuguesa. Além de Chicao, Jorge Henrique e Danilo. Sem falar no Marquinhos. Que piada…

        Curtir

      • Celso 1° disse:

        Esse é o conto da mídia anti de nunca exaltar nossos jogadores.
        HJ Paulinho é craque, falam de boca cheia “craque”, no corinthians nunca disseram isso.Pato era craque pra eles mas ja na apresentação tratava-se de “um bom jogador”

        Se o do corinthians é “ruim” imagine o dos outros…
        Temos um bom time que com mais uns 3 ou 4 reforços entra pra ganhar tudo ano que vem, até porque estamos livres da cagabilidade.

        Curtir

        • Danilo disse:

          Concordo. Com apenas 3 contratações pontuais e novo esquema tático com mais variações, o timão vai atropelar no ano que vem. O meu time para 2014:
          Cássio
          Mariano (ex fluminense)
          Gil
          Kléber
          Alguém conhece um bom lateral esquerdo disponível?
          Ralf
          Elias
          Rodriguinho
          Renato Augusto
          Pato (recuperado e motivado)
          Guerrero
          Ainda termos boas opções no banco como Valter, Diego Macedo, Paulo André, Felipe, Igor, Guilherme, Guilherme Andrade, Jocinei, Edenílson e Romarinho (reciclado).

          Curtir

        • Daniel disse:

          Concordo. Alias, basta comparar ao elenco dos 4 primeiros colocados no Brasileirao.

          Curtir

    • Daniel disse:

      Melhor em todos os aspectos… Certamente… Pela beleza do futebol, objetividade, times ofensivos, revelação de promessas, aproveitamento de jovens, aproveitamento de atacantes goleadores.. Nenhum vexame… Nacional ou internacional. O melhor em todos os aspectos. Coitado do Oswaldo Brandão… Túmulo deve estar riscado por dentro neste momento…

      Curtir

    • Mauro Oliveira Ben Yosef disse:

      Não é maior que Brandão, não sónpelo Paulista de 77, mas por ter comandando o maior time da nossa história, com Gylmar, Idario, Belangero, Cláudio, Luizinho, Baltazar,ente outros.

      Esse time marcou maisde 100 gols em um campeonato paulista, ganhou dois Rio-São Paulo, torneio “nacional” da época, ganhou a taça do mundo na Venezuela, ganhando dois jogos da Roma e dois do Barcelona, enfim, Brandão é o maior!!!

      Curtir

    • Cesar disse:

      “…diretoria de covardes”, concordo: cambada de energúmenos que se apoderou do Clube, a começar por este cretino do Mário Banana (em quem votei inclusive).

      A forma como foi conduzida a saída do Tite foi a pior possível, um circo: ontem, todos (eu disse “TODOS”) os veículos de mídia noticiaram a saída do Tite, antes mesmo do anúncio oficial que foi feito hoje. Lembro episódios como a contratação de Ronaldo, onde a mídia foi pega de surpresa, tudo feito de forma profissional; a contratação do Muricy pelos bambis também foi assim, na surdina. Já os nossos “inteligentes” dirigentes… deixaram vazar pra tudo o que é lado, nem sei pra que essa coletiva de hoje.

      Essa cambada deveria montar um boteco e tentar administrá-lo, pois esse amadorismo que estão demonstrando ao dirigir o Clube Mais Importante do País é de dar nojo!

      Aliás, se você quer saber notícias do Corinthians, pra que entrevistar os seus dirigentes? Pergunte a qualquer blogueiro da vida, qualquer estagiário de redação, pergunte a minha vira lata, que todos sabem tudo o que acontece e que vai acontecer lá no 5o. andar.

      Cambada de amadores vocês que estão na Direção do Corinthians, isso sim! Votei em vocês, mas estou decepcionado: tenho vergonha de vocês!

      Curtir

    • Paulo Henrique S.C.C.P disse:

      O comentário desse ser intitulado: “Flavio Mallita” é uma utilidade similar sensacional para o progresso iminente do SCCP. Fora diretoria e todos os torcedores que possuem QI, o Tite é maior que todos ali. Ele quem cabeceou, chutou, marcou decisivos gols na Libertadores, Mundial, Brasileiro, Recopa, Paulista etc, Afinal, jogadores e os dirigentes eram meros coadjuvantes. Comentário de torcedor totalmente alienado é dose. Cientistas deveriam estudar cérebros de seres assim. rs

      Curtir

  34. alexandre lemos disse:

    bem, não vou ser hipocrita e bla bla bla defender o Tite aqui, espero que nunca mais volte por essas bandas,tudo bem ganhou titulos importantes, mas não foi so ele, a conta cabe primeiramente ao Andrés,que reformulou o clube,ai não podemos esquecer Ronaldo,Chicão,Alessandro,JH,Liédson,Paulinho,Mano,e vou parar por aqui por que vou acabar esquecendo alguém e ser injusto…A imprensa quer nos fazer engolir que ganhamos esses titulo por causa do Adenor. bom eu digo apenas que enquanto ele nao atrapalhou, seu esquema de antifutebol deu certo

    Curtir

    • Daniel disse:

      Bem registrado: a imprensa. Imprensa que execrou Jorge Henrique (em versões até hoje nao esclarecidas) e lamenta a saída de Adenor. Isso diz muita coisa.

      Curtir

  35. Marco Henrique disse:

    As lições do mestre Phil para qualquer ser humano que busca crescimento pessoal, profissional e espiritual é realmente edificante, mas para o mundo mesquinho do futebol brasileiro isso é utopia, o que mais temos são técnicos, jogadores e até dirigentes que se auto endeusam por um titulo ganho, mesmo não convivendo no clube tenho certeza que a soberba tomou conta e muitos ali inclusive o sr titi se julgaram acima do Corinthians inclusive essa saída do titi me parece que ele se faz de santo, para os amiguinhos da imprensa que segue a mesma linha de conduta, que para o ídolo pode tudo até querer ser maior que o titulo.
    Sou muito grato ao titi jogadores etc. mas meu amor é o Corinthians.

    Curtir

    • joaquim disse:

      “A composição do time pode ser diferente de um ano para ano, mas os princípios de não-egoísmo e compaixão, que nortearam os Bulls durante três campeonatos seguidos, sempre estarão conosco”
      (Phil Jackson)

      – Se entendi, esse trecho diz muita coisa:

      Um grupo super vitorioso e de muitos veteranos, deveria ser o suporte e a roda para os mais jovens continuar a caminhada. Era só ter um pouco mais de amor ao Corinthians, porém, de fora, posso estar errado, mas a inveja e se achar acima do Corinthians prejudicou a todos.

      Concordo totalmente com o que escreveu.

      Curtir

    • Daniel disse:

      Adenor chegou a dizer, em tom desafiador numa entrevista, que ninguém sabia mais de tática de futebol do que ele. Afora o ridículo da fala, mostra bem quem sempre foi esse cidadão.

      Curtir

      • Danilo disse:

        Isso mesmo. No programa Na Geral da rádio Bandeirantes tem uma vinheta do tite onde ele berra:”EU SEI MUITO !!!”

        Curtir

  36. Flávio Augusto disse:


    Video sensacional com um pouco da Historia do Corinthian Ingles.

    Curtir

    • Flávio Augusto disse:

      Desde os primordios o Corinthian(s) já si mostrava o verdadeiro time de guerreiros. Orgulho de ser Corinthiano si renova dia após dia, hoje ainda mais!!!

      Curtir

    • Wilson Timão disse:

      Emocionante e triste. A guerra é inútil, só traz malefícios e todos saem derrotados.

      É muito legal conhecer um pouco mais da história do clube que foi inspiração para o nosso S.C.Corinthians Paulista.

      Valeu mesmo Flávio. Obrigado.

      Curtir

  37. Paulo Marques disse:

    Texto perfeito, Silvinho. Parabéns. Agora a reformulação tem que chegar ao grupo de jogadores e também aos Diretores de Futebol. O trabalho feito nessa área em 2013 deixou a desejar

    Curtir

  38. Flávio Augusto disse:

    Obrigado Andres, por ter passado por cima do Mario Bundão Gobbi, por que si dependesse dele, o Retranqueiro continuaria no Timão e iria me matar stress. Também não acho Mano isso tudo, porém o retranqueiro passou do limite da corvadia neste segundo semestre, cada vez que ouço “jogar por uma bola” tenho dores de cabeça.

    Corinthians, volte a ser o que sempre foi, O Povo dentro de campo!

    Curtir

    • Celso 1° disse:

      Andres foi determinante e acho que até o Roberto também, no fundo ele sabe que as eleições ficam comprometidas com o time em queda.
      Gobbi deu entrevista arrasado com o fim do “casamento”.

      Um dia isto ainda vai vazar.
      Aposto que o Andres disse à diretoria coisas tipo:

      -“vcs estão loucos! vcs querem jogar no lixo tudo o que construi aqui?”
      -“do que adianta tanta estrutura, torcida e grana??”
      -“vcs acham que esta merda de futebol esta bom?? que investir 60milhões em reforços e ver esta classificação é bom??”
      -“tomem atitudes, os apoiei e elegi para isso”
      -“se for pra jogar assim é melhor reduzir a folha de pagamento e contratar jogadores mais baratos”

      Depois o Andres deve ter terminado o cigarro, enfiado o mesmo na mesa apagando o resto de fogo e saído com cara de bravo kkk

      Curtir

      • Daniel disse:

        Bastante provável. Alguem precisava dar um choque de realidade na Turma. E acho que isso ocorreu depois de domingo, especialmente após a entrevista em que Adenor desmereceu Pato e elogiou a turma da panela.

        Curtir

        • Danilo disse:

          Cheguei a ler, em outro blog, que a saída do adenor foi exigida, também, pela NIKE, patrocinadora do Pato, que estaria preocupada com a desvalorização do jogador sob o comando do adenor. Não sei se é verdade, mas faz sentido.

          Curtir

          • Daniel disse:

            Nao sei se teve peso na decisao, mas a empresa esta no direito dela. Para um sujeito que permite todo tipo de abuso e mal comportamento, como Emerson e Romarinho, as criticas feitas a Pato, de forma covarde e antietica, nao poderiam passar em branco. A defesa da panela, por Adenor, passou de todos os limites tolerados no mundo do futebol profissional de hoje.

            Curtir

            • Paulo disse:

              “A empresa está no direito dela”? Tem certeza?

              Curtir

              • Daniel disse:

                Claro. Ela pagou pelo jogador. Que esta sendo exposto, criticado publicamente. Todo e qualquer patrocinador faz isso quando vê seu produto prejudicado. Nao só tem o direito; tem o dever.

                Curtir

                • Paulo disse:

                  Quer dizer então que a Nike veta treinadores no SCCP!? E você acha isso normal, nosso Clube sem autonomia sequer para manter – e provavelmente, escolher – treinador? Meu Deus! Estamos vendidos – e a rima também!

                  Curtir

                  • Daniel disse:

                    Nao sei se veta. Mas a empresa tem dever de proteger seu patrimônio, especialmente quando prejudicado por questões antipáticas, imorais e de cunho eminentemente pessoal e persecutório. Uma coisa seria nao escalar Pato; outra, bem diferente, e repugnante, foi jogar a responsabilidade por já eliminação no atleta, dar declarações e fazer vazar notícias contra a pessoa do jogador. Ou, para pior, deliberadamente desmerecer o atleta numa entrevista.

                    Curtir

    • Daniel disse:

      De pleno acordo. O Corinthians nunca foi “tão pequeno” em campo como nesse ano, especialmente neste ultimo semestre.

      Curtir

  39. Luís Carlos disse:

    Acrescento que de nada adianta uma roda forte se não há quem saiba utilizá-la e conduzi-la pelo caminho para onde se quer chegar.

    Estou no aguardo de alterações na gerência, diretoria e elenco.

    Por enquanto…

    Curtir

  40. Wilson Timão disse:

    No post anterior em um dos comentários o Alex expôs um fato e deixou uma pergunta:

    Alexandre Pato 17 gols, reserva, sem sequência e sem apoio. Sheik + Romarinho 3 gols titulares com apoio e sequência. O Tite é justo e honesto?

    “A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos”
    Barão de Montesquieu

    Já vai tarde! Vai com Deus as pulgas e as ovelhas.

    Curtir

    • Daniel disse:

      Ilustra bem quem sempre foi esse sujeito.

      Curtir

    • O Dani L disse:

      Só espero que ele leve para onde for o Sheik, que ele tanto defendeu, protegeu e ajudou a renovar o contrato por 2 anos, Ibson e Maldonado.

      Se ele fizer isso terá meu respeito e admiração pois estará agindo de forma coerente com os princípios que ele tanto defendeu no ano.

      Se não fizer terá somente meu respeito pelos títulos que conquistou no Corinthians porém mostrará que esse ano sua filosofia e atitudes eram totalmente incoerentes.

      Curtir

      • Paulo disse:

        Realmente, tenho que reconhecer que nos ajudaria muito, se fizesse isso. Difícil vai ser achar uma diretoria que concorde…

        Curtir

  41. Ruy Araujo disse:

    O Tite fez um trabalho consistente e vitorioso, mas seus maiores pecados ( amizade com boleiro vagabundo, retranca, teimosia] fizeram com que o final de sua história não tivesse a glória que merece um multi-campeão, é um cara humilde sim, é um oasis de gentileza num mundo de técnicos mal-educados e sem caráter, espero que ele reveja seus conceitos, mas sua saída do Grêmio em 2002, foi com a torcida sulista reclamando exatamente desses mesmos problemas que citei acima, vou torcer pro sucesso dele fora do timão, ele fez muita coisa boa, apesar desse fim melancólico, que venha o Mano, acredito nele, acho que não deu certo na seleção pq foi refém dessa geração toddynho leite com pera do atual futebol, acho que teremos um ano vitorioso, desde que os veteranos sumam, se o Mano insistir com eles dará com os burros n´agua, mas acredito que a reformulação do elenco acontecerá!

    Curtir

    • Múcio Rodolfo disse:

      Eu não acho que este final tenha sido “melancólico”. Talvez pela enorme expectativa criada -time campeão do mundo, elenco supostamente milionário a impressão seja esta. Foi um semestre complicado, bastante complicado – tanto por motivos inerentes ao treinador como por motivos alheios a sua pessoa. Que venha outro técnico e, mais importante, que venha a reformulação!

      Curtir

      • Daniel disse:

        Nao foi melancólico ? Foi o que ? Bom ? Consistente ? Projetava um futuro melhor ? Brigar para nao cair nao seria melancólico para o treinador do time de maior investimento, maior receita, maior estrutura do futebol brasileiro ? Ver o Atletico do PR na final da CB e na vice liderança do Brasileiro (vindo da Serie B) nao seria melancólico para qualquer treinador do Corinthians ? Pelamordedeus…

        Curtir

        • Múcio Rodolfo disse:

          Então vejamos… Em 2000 o Corinthians vinha de um título mundial. Tinha um ótimo time no papel, mas terminou o campeonato em último ou penúltimo. Só não tinha a estrutura que não tem hoje. Estrutura é importante, mas não foi a falta dela que nos impediu de alçar altos voos. Time de maior investimento? Como assim? Não temos um lateral direito inquestionável! Não temos um bom reserva para o Ralf. Quando o Guerrero se machucou, o Adenor teve que optar entre insistir com o contestado Emerson ou lançar a garotada numa possível fogueira. E lembremos que no futebol um time, por mais poderosos que supostamente seja, ele vai viver seus altos e baixos. Em 2009 estávamos no topo. Campeões paulista invictos e da Copa do Brasil. Mergulhamos numa fase de desconfiança pela ausência de títulos no ano do centenário. Quadro revertido a partir de 2011 quando uma série de conquistas nos recolocaram no topo. Retomamos ao momento depressivo, que mostra a necessidade de mudanças, assim como o foi entre 2010 e 2011. Note que eu disse período complicado – o que não indica ser bom.

          Curtir

          • Daniel disse:

            E 2013 ? Nao vai responder de novo ?

            Curtir

          • Daniel disse:

            Mucio, em 2000, acho que houve um desmanche do time, nao ? Pra o segundo semestre, então, saíram treinador e boa parte dos titulares, certo ?
            Sera que preciso passar nos detalhes para mostrar como sua comparação nao tem nem pé nem cabeca ?

            Curtir

            • Múcio Rodolfo disse:

              Saíram Dida, Vampeta, Edu e Edilson.
              Os demais continuaram no parque: Indio, Fabio Luciano, Adilson, Kléber, Ricardinho, Marcelinho e Luisão. Este me parece que ficou bom tempo afastado por contusão. O técnico da época ainda tinha sua disposiçao: Marcos Sena, Luis Mário, Dinei e os jovens e promissores Gil, Fernando Baiano e Ewethon. E ainda havia os reforços de Andre Luis (o mesmo que marcou o gol do título em 97), Rogério, Djair, Muller. Não era time para fechar a competição nas últimas colocações.

              Curtir

              • Daniel disse:

                Voce esta muitíssimo mal informado. Além desses 4 que saíram, junte o Rincon, que já havia saído. E o Adilson se aposentou. Mais de meio time.. E o treinador. Só isso…. Ewerton foi lançado no time nas ultimas rodadas de 2000…Idem com Gil.
                Andre Luís, Rogério, Djair e Muller foram contratados em 2001…
                Mude o exemplo. Esse definitivamente nao da.

                Curtir

      • Ernesto de Minas disse:

        Também não vejo como melancólico. O que existe é uma enorme dúvida: eu que ACHO que ele tem mesmo que sair. Tem mesmo? ACHO que sim.
        E os que , como Múcio, ACHAM que deva ficar? Será ?

        Curtir

    • Daniel disse:

      Consistente ? Em que ? Vitorioso, pode ser. Mas consiste, jamais.

      Curtir

    • Ernesto de Minas disse:

      Concordo com vc. O que “matou” o trabalho do Tite foram os pecados (amizade com boleiro vagabundo em especial) que vc citou. Não o acho “o cara”, mas ele é bom treinador, apenas se perdeu ao confundir gratidão com compromisso. Obrigado Tite, seus títulos estão aí, mas recebeu bem e em dia. Talvez volte daqui uns anos, porém espero que sem “panelas”.
      Vira a página…………………..

      Curtir

Amigo, faça seu comentário