As lições que ficam para o Professor

Os últimos anos de Tite no Corinthians foram os mais especiais na sua carreira.

Entre derrotas e conquistas, Tite ficou marcado como um dos maiores treinadores da história do Corinthians.

Um dos maiores.

Acho um tremendo exagero quando leio ou ouço alguém dizer que ele é o maior treinador destes 103 anos de Corinthians.

Normalmente dito por gente que acredita que o Corinthians foi fundado em 2012.

Enfim, cada qual com a sua opinião.

Daqui a pouco, quando chegar ao Pacaembu, quando fizer a preleção, quando subir os degraus que levam do vestiário ao gramado, quando chegar ao banco de reservas cercado por dezenas de microfones e quando ouvir as homenagens da torcida, Tite estará vivendo seus últimos momentos como treinador do Corinthians.

Uma passagem realmente cercada de muitas emoções.

E muito provavelmente, Tite aprendeu algumas lições nesta que foi a sua segunda passagem pelo Corinthians.

Algumas delas:

  1. Não existe pressão maior que a do resultado. Nem da imprensa, nem de dirigentes, nem da torcida, a maior pressão exercida sobre um treinador é o resultado. Enquanto as vitórias acontecerem, tudo caminhará bem. Se os resultados deixarem de surgir, vem a pressão.
  2. Gratidão a boleiro. Meritocracia, me-re-ci-men-to, “Família-Tite”, isso tudo é bobagem. Boleiro não tem comprometimento com o clube, não cria e nem quer criar raízes, boleiro tem consciência que precisa jogar bem pra ser vitorioso e poder pleitear melhores contratos, valorizar seus direitos econômicos. E quem deve jogar? Deve jogar quem estiver bem, devem jogar os melhores. Tite ficou preso a panela de jogadores. Insistiu demais, acreditou que a bolerage veterana continuaria dando conta do recado. Mas assistiu do banco o time perdendo a consistência, porque muitos já não tinham gás, nem pernas. Mesmo assim continuou insistindo. E comprometeu o resultado. Não dando resultado, vem a pressão. Ele vai. Mas alguns da panela ficarão porque estão amarrados a contratos até o final do ano que vem, até 2015.
  3. Porque ter medo da mudança? Se tem apoio da torcida, da diretoria e da imprensa, porque não inovar? Porque ficar preso a um esquema tático que se tornou manjado, facilmente neutralizado, que já não estava dando resultados. Não sabemos se Tite, em outro clube, receberá tanto apoio, terá tanta infraestrutura e peças de reposição de qualidade, como teve no Corinthians. Aqui ele teve liberdade para ousar e mudar, mas se manteve fiel ao seu conceito de jogo já ultrapassado. E deu no que deu.
  4. Teorias, filosofia. “A bola não entra por acaso”, “Não sofrer gols é mais importante que fazer”, entre tantas escritas por “filósofos de escrivaninha”, que nunca chutaram ou arremessaram uma bola e o único esporte praticado é o alterocopismo. A única filosofia é a da bola. Da bola na rede. “A bola tem que atravessar aquele retângulo, o que vale é bola na rede”. Aprenda essa também, Tite. Futebol é bola na rede. Sem gols, não se vence. Se não sofre gols e também não faz, empata. E se empatar demais, não ganha campeonato.
  5. Conquistar campeonatos é melhor do que perder. Se perdeu, absorve, analisa o que foi feito de errado e se corrige para a próxima oportunidade. Se venceu, vibra-se, comemora-se, curte de montão a conquista, mas no dia seguinte, vida nova, bola pra frente. As vitórias são efêmeras. Uma vitória faz bem pro ego, faz bem pra alma. Os efeitos de uma derrota costumam ser perversos. Menos duradouros que os efeitos de uma vitória, porém, mais perversos. Não existe Memorial das Derrotas. Memorial, só pras conquistas. E é lá que devem ficar as conquistas.Lá estarão guardadas, materializadas e lá que devem ser contempladas. Não se vive de vitória no passado.

Elenquei as principais.

Certamente existem outras.

Mas lição foi feita pra ser aprendida.

Mas uma, pelo menos, Tite parece que não aprendeu.

Para que insistir na improvisação? Por que Renato Augusto como referência no ataque e não Emerson, aproveitando a maior habilidade de Augusto para criar e carregar a bola em diagonal e vertical ?

Por que não aproveitar os 4 últimos jogos para dar oportunidade a outros jogadores que foram pouco ou mal aproveitados ?

Bem, discutir isso agora é totalmente desnecessário. Tite é praticamente passado e tentar entende-lo será exercício de masoquismo.

Das 5 etapas do “Pós-Tite” – Negação, Raiva/Furia, Negociação, Depressão e Aceitação, encontro-me em duas que não constam da relação.

Alívio e esperança.

E você, em qual fase se encontra ?

98 Responses to As lições que ficam para o Professor

  1. Marcelo disse:

    PESQUISA EXPONTÂNEA DO LANCE:

    Você, corintiano, prefere Mano Menezes ou Tite como técnico do Timão?

    Mano Menezes 18%
    Tite 82%

    Curtir

  2. valdir disse:

    Eu não entendo essa implicância que alguns torcedores tem com o Mano.A impressão que dá é que ele foi o pior técnico da história do
    SCCP e não conquistou nada.Ele foi o cara que pegou um time destroçado,sem dinheiro e na segundona.Montou a base desse time
    campeão de tudo,ganhou 3 titulos,foi vice campeão em 2008 por detalhes e entregou um time líder no brasileiro de 2010,que o pardilson e o Tite não conseguiram vencer.O Tite,quando pegou esse time,ele já estava praticamente pronto e só precisou de alguns
    ajustes…

    Curtir

    • Carlos Maciel disse:

      Vale para qualquer um: quem gosta do passado é professor de história. Os últimos trabalhos do Mano depõem contra ele. Ele vai ter que provar que merece ser técnico do Timão.

      Curtir

      • Andre Luiz disse:

        Nosso presente lhe condena Carlos Maciel, nosso presente é o retranqueiro e paneleiro Adenor, abra os olhos nada pode ser pior do que pastor e suas ovelhas. Mano é um cara sério, apesar dos f.dps da Espn e uol odiarem o cara, foi como o Valdir escreveu, trouxe jogadores que fizeram história aqui: Alessandro, Chicao, Paulinho, Elias, Cristian, Danilo. Adenor trouxe jogadores caros e que alguns deram resultado como Alex, Guerrero e outros que ganharam libertadores e mundial e acham que agora mandam no clube como Ruimarinho e Beijoqueiro.

        Curtir

  3. Cesar disse:

    Este circo no qual que a “inteligente e competente” direção corintiana transformou a saída de Tite é deprimente.

    Curtir

  4. RENATO77 disse:

    Com todos os erros do Tite…levando em conta tudo o que eu não entendi o porque de ele usar uma determinada tática…NÃO DÁ PRA SER CEGO E NÃO ENXERGAR O DESEMPENHO RIDICULO DE VÁRIOS JOGADORES.
    E isso não pode ser jogado nas costas do Tite.
    Danilo, Sheik, Douglas, Romarinho, Pato, Guerrero, Douglas, Edenilson…devo ter esquecido alguém….é MUITA GENTE MAL NO MESMO MOMENTO. Não dá pra fazer milagre.
    O jogo de ontem foi emblemático…jogadores errando passes de 3 metros…
    E não venham me chamar de titemaníaco…o elenco está morto!
    Tite tem uma parcela importante de culpa, acho até que era a hora de sair mesmo..mas PELO AMOR DE DEUS…o elenco tá numa draga técnica que dá medo…
    Abraço.

    Curtir

  5. Wilson Timão disse:

    Uma coisa é certa as Titezetes e Titelunáticos são como esses manifestantes formados por uma minoria absoluta da população. Os verdadeiros cidadãos os repudia e despreza, mas quem aparece na mídia são os baderneiros e não a maioria silenciosa.

    Antes do jogo

    Torcida do Corinthians: “vamos, vamos Corinthians que esse jogo teremos que ganhar”

    Gaviões da Fiel: “olé, olé, olé, olé, Tite, Tite”

    Virada

    Torcida do Corinthians: “raça Timão você é tradição”

    Gaviões da Fiel: “Romarinho _usão fora do Timão” (será que a Gaviões sabe quem escala o Romarinho?)
    Final do jogo

    Torcida do Corinthians sai de boa se questionando: Porque ele não tira Romarinho, Sheik e Douglas? Porque ele não começa com Diego Macedo e Rodriguinho? Porque ele não da uma oportunidade para o Jocinei e Cléber?

    Gaviões da Fiel: “não é mole não, tem que ser homem pra jogar no Coringão” (ainda bem que a torcida que nos proíbe de ter ídolos se mancou e deixou para homenagear o ídolo dela em outra oportunidade)

    Curtir

  6. Carlos Roberto disse:

    Bom Silvinho, depois de tudo que aconteceu (inclusive um novo empate ontem, com os mesmos erros do técnico) eu me encontro no estagio de expectativa e otimismo quanto ao ano de 2014.
    Expectativa pelo novo técnico, se for Mano realmente, como todos dizem, que venha com a cabeça renovada, sem esquemas com seu agente, com ideias novas sobre como deve ser o planejamento, para no minimo conquistarmos pelo menos um grande titulo de expressão, ou Brasileiro ou Copa Brasil, e se possível a Sul Americana.
    E uma dose de otimismo, para que se começe a renovação logo depois do apito final da ultima partida, com a dispensa dos paneleiros e anuncio de novas contratações: precisamos de dois laterais, um grande nome de segundo volante, porque pra mim Guilherme não dá pra ser titular, e um meia de criação porque no momento ninguém cria nada, nem Douglas nem Danilo nem ninguém.

    Curtir

  7. André Fischer disse:

    Eu penso que estamos trocando 6 por meia dúzia.

    Curtir

  8. Hanna Banana disse:

    Eu vou REPETIR!

    Nao mudo minha postúra. Nao sou fráco, muito menos vou AFROXAR.

    TAMO AQUI DENOVO.
    O Renato Augusto, responsável por abastecer os atacantes é escaládo como CENTROAVANTE…….CENTROAVANTE????
    SIM MEUS AMIGOS, para receber bólas dos atacantes ESCALÁDOS COMO MEIAS, Shaik e Romarinho.

    Uma inversao BÁSICA, nao seria mais SIMPLES, trazer o Renato Augusto de meia sua posicao REAL, e colocar Shaik e Romarinho no ataque?

    Vejam só, um meia armando para 2 atacantes no mundo REAL. E ninguém sacrificado e improvisado no time.

    No fantástico mundo de Tite.

    Os 3 improvisados, a dupla de ataque formando o meio campo, e o meia, formando o ataque SOZINHO, esperando por uma BÓLA.

    Mudando de assunto, mas nem com os veteranos + Romarinho os “ovelhas” da M.e.r.i.t.o.c.r.a.c.i.a. ou P.a.n.é.l.a, nem com os “chegados” do treinador tentando homenagea-lo, conseguiram se quér ciscar o gol de um TIME REBAIXADO. Proporcionaram um verdadeiro SHOW DE HORROR! E foi proporcionado pelas ovelhas que vao MORRER NO FIM DO ANO JUNTO COM O PASTOR ADENOR!

    Curtir

    • Andre Luiz disse:

      Quem analisa futebol com objetividade e sem amor por técnico e jogador agora está sendo chamado de os Manos, não por causa do próximo treinador, mas da forma mais jocosa como se fossem maloqueiros. Estranho que exatamente os maloqueiros das organizadas que defendem esse treinador até a morte, estariam sendo abastecidos com dinheiro? Esse tipo de torcedor que precisamos? Que vai ao estádio para ameaçar outros torcedores, que lhe xingam caso não cantem as mesmas músicas ou que utilize camisa branca no meio deles? Entendam, não pedimos a saída do Tite porque ele é feio, gaúcho ou por ser irritante suas desculpas, mas pela forma covarde de armar o time, mentiroso ao desviar o foco, safado por brincar com a paixão de milhares de corinthianos a cada término de uma partida culpar, gramado, contusão de jogador que mal era escalado, gol no início que atrapalha o time, jogador que vai para seleção e faz falta quando está longe, pois quando disponível não é escalado e a maldita da falta de coerência ao escalar jogadores em má fase apenas por gratidão. Não sou fã do Mano Menezes, sei que as Titizetes já estão em excitadas, mal chegou e já estão descendo o cacete no gaúcho, prefiro esperar, apoiarei como sempre apoiei o Tite até mudar suas atitudes, sempre teve o grupo na mão, sempre escalou o melhor, mas depois do Mundial virou outra pessoa/técnico. Que seja o Mano, mas que dispense os jogadores que já não precisam provar mais nada, não foi assim que o Beijoca que para um colega abaixo é mais ídolo que o Marcelinho Carioca, mas também né, Pé de anjo não ganhou a possante Libertadores.

      Curtir

  9. Vtr_Timão disse:

    Esperança eu tenho de um 2014 melhor agora que o cagão e limitado Tite vai sair, mas alivio só terei quando o peladeiro beijoqueiro que não joga nada e seus compadres forem embora do Corinthians

    Curtir

  10. Ronaldo disse:

    Olá Silvinho.
    Hj por incrivel q pareça consegui assistir ao jogo… Mas, na boa, fiquei nervoso!!! RSRSRS e pensar que vai ter mais algumas semanas de Adenor, meu Deus!!!!! Concordo, realmente ele não aprendeu muita coisa nessse tempo. Não é possível improvisar Renato Augusto de centro-avante… Não é´possível que o bitoca jogua o que joga( aliás, o que não joga) e continuar no time… Romarinho então… Cheguei a comentar com um amigo, acho que o bitoca e o Romarinho deve saber algum podre do Adenor e o mesmo tá sendo chantageado… Não é possível, não deve ter outra explicação!!!!!
    Só discordo de vc num ponto. Para mim ele foi sim o maior treinador da história do Corinthians, contra fatos não há argumentos… Vamos ver como vai se sair o próximo…
    Abraço.

    Curtir

  11. Andre disse:

    Acho que o meu sentimento principal é este mesmo…alívio. O time joga tão mal a tanto tempo que mesmo quando ganha não há alegria, apenas alívio. Pra quem é fanático como eu é quase uma tortura assistir os jogos. É uma sessão de raiva com hora marcada.

    Curtir

  12. Vinicius disse:

    a retranca ele nunca vai curar

    q nunca mais volte

    Curtir

  13. Alexandre disse:

    A maior Homenagem que o elenco pode fazer para a despedida do Adenor é empatando em 0x0 todos os jogos restante do campeonato!

    Seria uma grande demonstração de carinho, reconhecimento e companheirismo ao professor que os tanto protegeu.

    Curtir

  14. Lincoln disse:

    SIlvinho,
    Gosto muito do Tite, ele fez um belo trabalho e torço para que ele volte um dia, mas definitivamente o ciclo acabou… Vendo o jogo de hoje tive a plena convicção que a diretoria fez o correto. Que horror de time! Simplesmente ridículo. Venha 2014!

    Curtir

  15. Marcio disse:

    Todos nós aprendemos todos os dias, sejam nos erros ou nos acertos temos q tomar as situações como “nossas lições”
    Mas certamente nesses mais de 3 anos ele mais ensinou do que aprendeu, e o Corinthians e nós torcedores que tiramos proveito disso

    Curtir

  16. valdir disse:

    Mais um empate pra variar,e tem torcedor que achou ruín e reclama a saída do rei do empate.Se tivesse que aturar mais um ano disso eu não sei se eu iria aguentar.Mas tem gente que gosta disso e pede fica tite.Não é possível alguém gostar de um time que não faz
    gols,só pode ser masoquista,que gosta de sofrer,de passar raiva…
    Sou muito grato ao Tite,mas não dava mais…

    Curtir

  17. Wiliam Junior disse:

    Desculpe, mas não dá para ter esperança com Mano Menezes como técnico.

    Curtir

    • Jo disse:

      vc pensou isso em 2008 qdo ele assumiu o time rebaixado? acho q nao neh, mano deixou o corinthians na liderança, agora vai pegar um time q nao joga futebol a 1 ano, mas pra qm reconstruiu do zero, não sera dificil, vai CORINTHIANS!!!! adeus tite, vai tarde

      Curtir

  18. Wilson Goularte disse:

    Assino em baixo as lições para o Tite.
    Ele esgotou suas possibilidades e tem que se reciclar.

    Minha sensação é de alívio e um pouco de preocupação misturada com esperança.
    Mano é um grande retrocesso.

    Curtir

  19. Sergio B Jr disse:

    Silvinho,

    Respeito sua opinião, mas falando assim parece fácil em sua análise, baseiam-se em escolhas, deixar os veteranos de lado, escolher os mais novos, vai tudo funcionar, o time vai voltar a jogar e ganhar, fácil assim…
    Você deveria treinar um time ou talvez ser diretor técnico de um tima, colocar seu auto conhecimento em prática, pra ver se funciona, derrepente você entra no mercado… fácil assim…

    Curtir

    • Andre Luiz disse:

      Tudo está relacionado nas escolhas, você pode escolher manter o que não está funcionando ou pode ter a humildade e respeito pela instituição, dar um passo para trás e saber que acima de qualquer amizade e gratidão está o salário que recebe e a paixão de milhões de torcedores envolvidos. Fácil assim, sua vida também é movida por escolhas, saiba escolher o melhor sempre, FÁCIL ASSIM.

      Curtir

  20. Wilson Timão disse:

    Gênios que revolucionaram o futebol como Gustav Sebes e Rinus Michels não foram campeões mundiais, Telê Santana também não. E os três estavam com timaços nas mãos. Ao passo que os medíocres Vicente Feola que dormia no banco, Carlos Bilardo e Aimé Jacques em situações diferentes entraram para a história do futebol como campeões mundiais.

    O jogadorZinho enceradeira é campeão mundial e tem mais títulos no currículo que Puskas, Cruyff, Sócrates e Zico.

    Curtir

  21. Múcio Rodolfo disse:

    Eu não lhe entendo…
    Vc escreve que o Tite foi um dos melhores treinadores e comemora sua saúda como se o clube tivesse extirpado um câncer, exorcizado um demônio, se livrado de um farsante.
    E olha que vc inseriu o Adenor no meio de Brandão, Jorge Vieira, Mario Travaglini, Carlos Alberto Parreira. Isto sem contar com Aimoré Moreira, Zezé Moreira e outros que me fogem à lembrança e conhecimento.
    Engrossa o coro do MFT e repete a exaustão o refrão “ganhamos apesar do..”, mas publica um post agradecendo-o pelas conquistas. Com o respeito que o nobre amigo merece, creio que tenha havido uma contradição aí.
    ————————————————————————————-
    Aqui somos todos torcedores do Corinthians e não de treinadores. E se comparecemos aqui com argumentos, postagens, vídeos para diminuir ou eximir determinado de treinador do rótulo de imbecil, canalha, vil, pilantra é por entender que a verdade ou aquilo que achamos ser verdade deva prevalecer num debate sadio e civilizado. Em décadas e décadas de corinthianismo vi dezenas de treinadores deixarem o clube – alguns com um vinculo tão grande ou maior que este existente o atual. Os mais velhos devem se lembrar que a saída de Brandão em 78 não foi nada fácil. Não estou aqui querendo comparar Brandão com Tite, embora entenda que sob determinados aspectos a comparação deixe de ser uma heresia. Então, prezados amigos, não tem desespero, não tem mi-i-mi, o que tem aqui, da minha parte é reconhecimento e gratidão por um profissional que considero como honesto, sério,competente e nem um pouco retranqueiro como dizem. E acima de tudo: um cara que respeita o Corinthians. Adenor vai repetir Mário Travaglini, Oswaldo Oliveira e Parreira, que se deixaram “infectar” pelo virus do cornthianismo. E isto se deve muito mais ao fato de ser o Corinthians um cube diferenciado, no qual o sujeito que vive o seu dia a dia e o deixa sem nenhum sentimento de afeição é porque este sujeito não é normal. Zenon disse isso num programa da Cultura: “não tem o jogador que não passa pelo Corinthians e não se apaixona”. Sócrates e Wladimir eram santistas quando cranças….
    ———————————————————————————–
    Mais importante que a troca de treinador é a renovação do time titular. Talvez a diretoria tenha percebido isso e colocado esta condição para o treinador que preferiu se manter leal à “panela”- termo que não seria usado se o time estivesse vencendo ou garantido na Cucaracha Cup. Então, se foi assim, a decisão de encerrar o ciclo foi boa pra o clube e, também para o próprio profissional. Boa para o clube que vai (tomara!) com jogadores mais jovens, supostamente com mais vontade e ambição. E boa para o profissional que sai com certo prestigio – prestigio este que poderia ser ainda mais desgastado com mais um semestre igual a esse.
    ————————————————————————————-

    Curtir

    • Hanna Banana disse:

      Mais importante que a troca de treinador é a renovação do time titular. Talvez a diretoria tenha percebido isso e colocado esta condição para o treinador que preferiu se manter leal à “panela”-

      Este é o x da questao! Para o treinador este grupo continuaria.
      Um dia ele poderá voltar, contanto que seja um novo grupo, e da estáca o. Só assim ele poderá deixar de ser o Adenor e voltar a ser o TITE.

      Curtir

  22. RENATO77 disse:

    Sinto em informar, mas…o MFT é minoria entre a torcida.
    Ao primeiro balançar do barco e ouviremos os gritos pedindo a volta do treinador/pastor.
    Abraço.

    Curtir

  23. Luís Carlos disse:

    Bom eu não defendi a renovação do contrato do Tite nem em 2010, nem em 2011 nem em 2012. Não gosto do tipo de adrenalina que me dá quando o Corinthians joga. Se o time está perdendo, fico apreensivo. Se está ganhando, fico apreensivo também porque o jeito com que o time costuma se encolher me dá a impressão de o empate e a derrota estarem sempre por um fio. Quando o time está perdendo, eu fico apreensivo, mas com esperanças. Quando está ganhando fico apreensivo e com certo enfado.

    Mas não dá pra deixar de reconhecer que, apesar disso, o tipo de futebol praticado foi sim proveitoso em termos de resultados. Os resultados poderiam ser melhores, como pelo menos um campeonato brasileiro e um campeonato paulista a mais. Mas o resumo do trabalho do Tite no Corinthians em termos de resultados foi inegavelmente excelente. E em termos de resultados o Tite foi um dos treinadores mais vencedores no Corinthians também.

    Mas a questão é o futuro.

    O time teve queda de produção, mesmo em resultados, desde o início do ano. E às vezes era por causa da grama, às vezes por causa da chuva, às vezes por causa do frio, às vezes por causa do calor, às vezes por causa do cuspe dos torcedores adversários, às vezes porque o time jogava duas vezes por semana, às vezes porque os jogadores estavam cansados, às vezes porque os jogadores estavam sem ritmo por conta de descanso.

    O Paulinho saiu do time no meio do ano e, esquecendo-se dos jogos podrera do paulistão e da libertadores, a desculpa foi que time não produzia o mesmo com o Guilherme. Depois o Guilherme se contundiu e a desculpa foi a falta que o Guilherme fazia no time. O desfalque do Renato Augusto também foi uma das desculpas. Mas o Renato Augusto já frequentou banco, e agora está sendo aproveitado fora da posição em que parecia estar rendendo.

    E a esnobação ao brasileirão. Bota as fichas na Copa do Brasil porque teria muito mais chances de ser campeão e, na pior das hipóteses, ficar entre os quatro no brasileirão seria tranquilo. Não foi nem campeão da Copa do Brasil nem 4° lugar do brasileirão.

    Quem não se adapita se estrumbika…

    O esquema tático ficou manjado? Muda o esquema tático. O elenco envelheceu? Pede outros jogadores ou monta um esquema que faça com que esses mesmos jogadores atuem num espaço mais reduzido do campo. Onde um jogador não tenha que correr para cumprir sua função e para cumprir a função de outro.

    Houve tempo suficiente pra tudo isso.

    Não daria pra saber a continuação disso, mas eu entendo que o treinador ficaria na mesmice no ano que vem. E botaria os campeões para estrear nosso estádio só por “reconhecimento”.

    Agora, tem que ser relevado que o presidente, os diretores e o gerente têm tanta ou mais culpa que o treinador. A autonomia de um treinador, independentemente de quem seja e de que resultados passados obteve, deve ir sempre até a pagina 2. Se o trabalho do treinador não estiver produzindo e não houver interferência hierárquica, o time corre o risco de trocar de treinador a cada dois meses e não sair do lugar. O clube não precisa ficar demitindo treinador até encontrar um que encaixe por certo tempo. Antes dessa decisão pode avaliar o que está dando errado e exigir que o treinador efetue as modificações necessárias.

    Só para constar, minhas observações com relação à contratação (se for concretizada) do Mano Menezes:

    Pontos fracos (em meu entender):

    – Gaúcho

    – Cagão

    – Usa o clube pra atenuar o problema do desemprego no Brasil

    – Privilegiador de libertadores e poupador de preguiçoso, embora “desconfie” que isso possa ser recentemente uma norma estatutária do clube.

    – Má vontade total com jogadores da base.

    Pontos fortes:

    – É pra mim hoje o melhor cagão entre todos os cagões do mundo

    – Ainda que goste de véios, não parece ser panelero

    – Sabe o que quer, mesmo que possamos considerar que o quer não seja a melhor opção

    – Sabe se fazer entender aos jogadores

    – É estudioso no assunto futebol

    – Sabe treinar de acordo com sua proposta de jogo e com as deficiências de cada jogador.

    – É teimoso, mas sabe se adaptar quando e se necessário. Mudou o modo de o time jogar para adaptá-lo ao Ronaldo e o fez muito bem.

    – Não é assassino de meias. Pelo contrário, reconhece e privilegia sua importância.

    Curtir

  24. Velhinho sem Memória disse:

    Slivio,
    Concordo com tudo que disse.
    Apenas acho que o Tite não aproveitará os 4 últimos jogos para dar oportunidade a outros jogadores que foram pouco ou mal aproveitados, porque se seria um tiro no próprio pé.
    Muitos jogadores estão em melhores condições do que os que estão jogando…simples assim!
    Um fato me chama a atenção: nunca vi Renato A., Pato e Gerrrero jogando juntos….ele insiste sempre no mais do mesmo….
    Obrigado Tite. valeu pelos 3 anos e 5 titulos, mas quero meu time de volta, jogando pra frente e fazendo gols.

    Curtir

  25. Daniel disse:

    Ah, sim…
    Nem alivio, nem esperança. Nem os outros sentimentos.
    A palavra que uso: CONFIANÇA.
    Temos excelente estrutura, salários em dia, e perspectiva de reforços.
    Nosso elenco tem muito bom nível (para padrões brasileiros, excelente).
    Com algumas dispensas (para mim, 7 ou 8) e 3 ou 4 boas contratações, podemos ter um time para ganhar tudo que disputarmos em 2014.
    No primeiro semestre tem basicamente apenas Paulistao e, portanto, tempo para ajeitar o time.
    Acho que no segundo semestre, disputando Brasileirao, Copa do Brasil e Sulamericana, temos condições de ter um ano memorável.
    Com títulos e bom futebol.
    Agora, se nao der resultado, já sabemos: rua.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      O presidente já começou cometendo um erro ao dizer que a meta é voltar a disputar a Libertadores em 2015

      O discurso não deve ser este

      A meta é ser campeão da Copa do Brasil e estar entre os 3 primeiros do Brasileirão

      O que vier agregado a isso, ai sim, é lucro

      Curtir

  26. Rafael disse:

    Depois de tantas idas e vindas essa mudança para o Corinthians chegou mas com um grande atraso tudo que esta escrito no Blog corresponde a todas as verdade sem politicagens sem exageros simplesmente os fatos.
    Desejo que 2014 as organizadas tenham mais juízo e parem de atrapalhar a vida do clube questão de bom senso !
    Também estou otimista com a possibilidade de renovarmos esse elenco porque movido pelos insucessos espero que a Diretoria tenha trocado a soberba pela razão e que tenham aprendido com esse fracasso que podemos rotular como performance medíocre na Copa do Brasil e principalmente no Brasileirão.
    O momento para mim é de expectativa …quando eu começar a ler que os jogadores problemas estão sendo trocados negociados outros se aposentando e que gente boa e jovem esta chegando para o elenco daí sim estarei vivenciando alivio e esperança !
    Vai Corinthians !

    Curtir

  27. Carlos maciel disse:

    Já estava de saco cheio do Tite. Mas também não me animarei quando o Mano chegar. Acho que vamos trocar Pato por Perdigão, ou seja, com o mesmo lero-lero, e ninguém pensando no Clube!

    Curtir

  28. Paulo disse:

    Olha, só tenho duas esperanças, uma pra este ano e outra para 2014. Que ajudemos a afundar o Vaxcu ( embora eu preferisse o Flor, se tivesse que escolher ) e ganhemos dos próximos três adversários; e que venha logo 2014 ( e que o time não demore a engrenar, ou seja, que sejam feitas as contratações, dispensas de jogadores e alterações de titularidade corretas, sem influência de empresários e sem “bola-fora” de treineiros e “olheiros”, o mais acho que se encaminhará naturalmente – espero ).

    Curtir

  29. marcos disse:

    Acho que sua birra com o Tite já deu. Ele saiu, ponto. Acho que vc está querendo amenizar sua consciência após essa campanha contra o técnico. Mas vc faz o que julga ser certo, enfim…

    Acho que metade do que foi dito não aconteceu. Panela aqui, panela acolá. O que houve foi uma caída no rendimento de alguns atletas fundamentais para o esquema montado. Além de péssimas contratações- Pato, Ibson, Maldonado…

    Vamos aguardar o próximo ano. Mas pelo estilo de trabalho de Mano Menezes- se é que será ele- é o mesmo de Tite, são gaúchos, são da mesma escola de futebol… Vamos acompanhar a reação dos muitos que aqui soltaram rojões pra saída de Tite.

    No mais: Vai Corinthians!

    Curtir

  30. Celso 1° disse:

    Esse treineiro nao aprendeu nada, retraqueiro em ultimo grau.
    esstes titulos conquiddos, APESAR DELE. o fazem achar que mais do que nunca tetrancar sem contra ataque eh o foco.
    O ptoblema eh que em nenhum luhar ele vai ter o que lhe cercou no corinthians, como vc citou.
    O cagap voltara a sua realidade e esta midia que o baba pra nos prejudicar vai metet o pau nele.
    o ostracismo lhe ee

    Curtir

  31. Flavio Mallita disse:

    Com todo respeito aos outros treinadores vencedores no Corinthians , com exceção ao picareta é ex treinador Vanderlei Luxemburgo, Tite é sim o maior é melhor treinador da historia do Sport Club Corinthians Paulista, se é para falar de resultados é conquistas importantes, ai então é covardia, contra fatos não há argumentos, como publicou Tostão em sua coluna na Folha de São Paulo, Tite possui confiabilidade, em outros sites que fizeram pesquisas sobre se foi bom ou não a saída do treinador , foi um massacre os que votaram pela permanência do treinador, é não venham com essa história da carochinha que foi o torcedor adversária que votou a favor. Mais cedo ou mais tarde ele ia sair, ninguém é eterno é muito menos vai vencer sempre, acabo de assistir uma reportagem no globo esporta que diz exatamente o que estou postando, Tite é o maior vencedor da história do Corinthians , mostra na reportagem o carinho é respeito dos funcionários do clube para com o treinador, sem duvida vai voltar ao timão para outras conquistas.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Se um dia voltar, que não volte retranqueiro

      Curtir

      • Luís Carlos disse:

        Só na outra encarnação…

        Curtir

      • Wiliam Junior disse:

        Ao que me parece, Tite é humilde e demonstrou isso quando disse que talvez faça um estágio pela Europa, conversando com técnicos de primeira grandeza como Guardiola, Klopp, Ancelotti, se isso acontecer tenho certeza que Tite repensará um pouco sobre a sua “tara” por defender.

        Curtir

    • thiago disse:

      Tite não me encanta como treinador.

      Respeito os resultados que ele, torcida, jogadores, comissão técnica, funcionários do clube conquistaram e o ser humano Adenor.

      Mas como treinador, tem, além de qualidades, muitos defeitos e muitas limitações.

      Curtir

    • RobertoSP disse:

      Flavio
      Não adianta, querer discutir com fanaticos.
      O Fanatico, so enxerga com a emoção.
      Quer queira o blogueiro ou não, e mais uma meia duzia,desse blog sem duvida Tite é por enquanto o maior treinador do SCCP, pode ser que daqui a uns 05 anos , outro tecnico e espero que sim, faça um trabalho ainda melhor que ele.
      A Grande maioria sabe que o Corinthians não foi fundado pós 2012, e grande maioria sabe que sem titulos nenhum clube sobrevive…e não venham com esse papo simplista..
      Sic (Vivemos de Corinthians),
      Aquela fase de 23 anos sem titulos e a torcida crescendo isso nunca mais vai acontecer
      Infelizmente para alguns isso não se aplica ao SCCP.
      Uma coisa é querer comparar decada de 60/70, sem Internet, com meios de comunicação precarios com nossa realidade atual.
      Qualquer clube que ficar 10 anos sem um titulo de expressão, a torcida vai diminuir.
      E uma coisa que reparei no blogueiro, ele é meio avesso a quem discorda dele..
      Faz parte o blog é dele e ele publica/censura quem ele quiser., por outro lado, fico contente ao saber que aqui não temos somente os manos torcedores.
      Temos tambem, torcedores com um QI a mais que sabem valorizar quem fez algo pelo clube e tambem sabem quea hora do cara acabou, sem ficar ofendendo ele.
      PAra muitos aqui MArcelinho é um idolo, para mim não, so que nem por isso vou ficar ofendendo o cara ., a unica coisa que faço é ignora-lo quando o mesmo esta em algum programa de TV, simples…não é necessario ficar ofendendo.
      Quanto o futuro tecnico se confirmado, não gosto do metodo dele, principalmente pela ligação com o empresario dele, nem por isso ire , ficar xingando ele nesse espaço, torcerei para que ele consiga titulos.

      Curtir

      • Andre Luiz disse:

        Tite é o maior treinador da história do Corinthians para suas negas. Escrever que Marcelinho não é ídolo corinthiano e colocar esse filho da p do Tite em um pedestal é coisa de otário que não conhece nossa história. Deve ser da geração play station que para eles o Beijoqueiro que ganhou a Libertadores e o Marcelinho podem ser no mínimo comparados.

        Curtir

        • RobertoSP disse:

          Pelo seu nivel de palavreado, da ver seu conhecimento.
          Não discuto com ignorante, se o Safadinho Carioca é seu Idolo, problema é seu.
          Ninguem é obrigado ter os mesmo idolos que voce
          Seja educado, e respeite a opnião alheia
          Se voce são sabe respeitar o que outros pensam.
          Um conselho, monte um blog so para voce e seus ´manos` la com certeza tera um detabe de mão unica.
          Se seu idolo na Politica é Titirica, não queira que todos te acompnahem

          Curtir

  32. Daniel disse:

    Ótimo post.
    Dos melhores que vi aqui.
    Preciso em muitos pontos.
    Discordo apenas quanto a ser um dos maiores treinadores. Para mim, jamais. Mas se colocar dentre os maiores vencedores, isso sao dados, imutáveis.
    Na minha opinião, Adenor pouco aprendeu como treinador nessa passagem de mais de 3 anos.
    Por exemplo, alguns dos mesmos erros que nos levaram a perder o Brasileiro de 2010 sao repetidos agora, insistentemente. Empate fora de casa, faz 1×0 e tenta segurar a todo custo, medo de expor o time em certos momentos.
    Mas Adenor desenvolveu outros hábitos, próprios, bem verdade, de quem se acostuma com o poder. Perdeu noção de quem era. Achou que tudo podia. Desprezou os avisos e evidencias. Ignorou a realidade fora “do seu grupo”.
    E, para mim o pior, acreditou na imprensa, especialmente naquela velha e conhecida.
    Ora, sera que ele nunca chegou a pensar que seria enxovalhado por essa mesma imprensa se Cássio nao tivesse defendido milagrosamente a bola de Diego Souza ?
    Ou, se tivesse perdido para o Chelsea, seria humilhado durante dias seguidos por ter “preparado” o time com Danilo e Douglas para enfrentar um time rápido e técnico ? Cássio evitou isso tambem. Mas ele nao percebeu…
    Preferiu a demagogia. Preferiu o oportunismo. Preferiu, para piorar, achar que todos que discordassem dele estavam errados.
    A soberba e a arrogância – escondidos nos discursos polidos diante da imprensa – foram aparecendo dia após dia.
    Entre um “ninguém sabe mais de tática do que eu” até preferir improvisar um meia de centroavante apenas para mostrar quem mandava e nao escalar Pato, este Senhor deu um tapa na cara dos corinthianos, humildes por essência e origem.
    Mas a sorte – que ele, mais de uma vez, disse nao existir no futebol – tambem nao dura para sempre.
    E neste 2013 ela foi embora.
    E aí sobrou apenas Adenor… Com o que sabe, com o que aprendeu nesses anos e com os vícios que desenvolveu.
    E o resultado esta aí.
    Que o próximo – Mano ou qualquer outro – levem essas lições para seus trabalhos.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Calma

      Se não vão dizer que você tem problema pessoal com o treinador

      Curtir

      • Daniel disse:

        Eu tenho problema esportivo com ele.
        Vejo nesse sujeito um mal para o esporte, principalmente para o futebol.

        Curtir

        • Humberto disse:

          Concordo com o Daniel. Os mesmos jornalistas que vivem falando pelos cotovelos defendendo o “futebol bem jogado” são os mesmos que agora choram a “traição” do clube com ele. Isso é uma falta total de coerência, pois o Tite joga o pior do antifutebol praticado no mundo. São os verdadeiros lobos em pele de cordeiro.

          Curtir

        • Flavio Mallita disse:

          Você deve ter problemas mentais, vai se tratar.

          Curtir

    • Espectador de sofá disse:

      Parei quando li “arrogância” de Tite.
      Incrível o que imaginam ou criam para justificar opiniões.
      Não há necessidade de justificar ou explicar nada, basta apenas dizer :”não gosto do cara, do seu trabalho, etc”
      Atribuir defeitos ao objeto da critica, é a mesma coisa quando dizem para o Sanchez iletrado, ou cara de areia mijada..
      Desqualificar (ou tentar) o outro, procurando justificar um ponto de vista é simplesmente infantil. “Não concordo porque você é feio”

      Curtir

      • Daniel disse:

        Ah, então, ta bom.
        Desculpe, professor.
        Agora sim voce ensinou como se deve analisar um homem publico.
        Diga que nao gosta e pronto…

        Curtir

  33. Zé Carlos disse:

    Nas mesmas duas que você. E , também, um tanto irritado pelo exagero em torno do nome dele – algo que apenas serve para diminuir nossa rica e gloriosa história.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Exatamente

      Um tremendo exagero

      Curtir

    • Daniel disse:

      Exato. Parece, pela versão da imprensa, que o Corinthians nao existia e nunca havia conquistado nada antes… Tinha um certa emissoras tv (a líder), que relutava em admitir nosso Mundial de 2000, simplesmente porque ela nao transmitiu os jogos.
      Essa mesma imprensa “justa”, nao fez uma so homenagem ao Chicao, esse sim, que ganhou tudo, no campo, de 2008 a 2013.

      Curtir

    • Vtr_Timão disse:

      Sim Zé Carlos, nenhum jogador ou treinador é maior do que o Corinthians, já deu essa pagação de pau, aqui não é San7os. Parece até o que o Corinthians não era nada antes do Tite, pelo amor…..

      Curtir

  34. Samuel disse:

    Disse tudo Silvinho, nada a acrescentar.

    Quanto aos sentimentos, também estou com você, mas acrescento decepção.

    Decepção com o Tite nessa sua saída, em que começou a apelar, mesmo sabendo que o ciclo havia se encerrado. Mesmo sabendo que cavou essa saída com seus incontáveis e injustificáveis erros. Espero que nesses quatro jogos ele seja profissional, e saia com dignidade, sem aumentar a apelação.

    Mas tudo bem, faz parte, e o importante é que o ciclo acabou. E que hoje venha uma vitória por 2007.

    Valeu!

    Curtir

  35. RENATO77 disse:

    Não me encaixo em nenhuma delas.
    O Tite ficou 3 anos, foi até muito. Poderia ter saído após o roubo do amarilla, naquela ocasião, o “ciclo” também poderia ter sido encerrado.

    Não vejo o dêmo na imagem do Tite e sinceramente, teremos o que reclamar do próximo treinador, seja lá quem for.
    Mano, eu já conheço e lembro bem do que passei após a conquista da CB 2009…foram meses de férias no PSJ. A maior falta de respeito com a camisa e torcida do SCCP que já ví na vida…uma vergonha! Deu no que deu..tolima…já nas mãos do Adenor.

    Agora, o que eu quero é um time que se doe 110% durante as partidas, que a diretoria acerta nas contratações, já é um bom começo.
    Boa sorte pra nós.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Por estas e outras que não adianta mudar só o nome do treinador

      Pessoas e filosofia, se não tiver mais mudanças, vai ficar quase tudo na mesma

      Curtir

  36. valdir disse:

    Vendo a escalação do time hoje,a demissão do técnico foi a coisa mais correta feita pela diretoria.Não tem jeito,o tite nunca vai mudar os seus conceitos..Graças a Deus!não vamos mais ter que aturar
    isso tudo!E eu também me encontro nesses 2.. alívio e esperança…

    Curtir

  37. Humberto disse:

    Sinto-me como você, aliviado e esperançoso; venha quem vier que traga junto os 2 conceitos que acho mais importante no futebol: meritocracia(tem que jogar sempre quem estiver melhor técnica e fisicamente) e a obsessão pela vitória, pelo crescimento, pelas conquistas. Se o treinero que vier conhecer futebol e tiver esses conceitos em sua personalidade, não tenho dúvidas do sucesso. Abraços

    Curtir

  38. Antonio disse:

    Silvinho, bom texto. Gostei da expressão “filósofos de escrivaninha”. Temos muitos por aí . Meu pai os chamava de “Catedráticos do futebol ” kkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  39. andre rish disse:

    estou com vc, Silvinho. Alivio e esperança, pelo menos vou poder assistir aos jogos com satisfação, não com tristeza.

    Curtir

  40. Ou como meu pai diria em outras palavras:

    Quando se ganha, o clube é campeão, tá tudo certo, todo mundo é o melhor, é o modelo a ser seguido.

    Quando o resultado não vem, ai vai se procurar os culpados, quem é o responsavel.

    Futebol é assim desde Charles Miller. Não existe passado, tem que provar toda quarta-domingo. Tite e alguns jogadores pensaram que com eles seria diferente

    Curtir

Amigo, faça seu comentário