13, 15 e 17: barba, cabelo e bigode na Base

Tríplice coroa nas competições disputadas pela categoria de formação de atletas, antigo departamento de futebol de base.

Depois do Sub-13 conquistar o tricampeonato no último dia 10 de novembro, hoje foi a vez do Sub-15 e do Sub-17 gritarem É Campeão!

A equipe do técnico Márcio Zanardi empatou em 0 a 0 com o São Paulo e conquistou o Paulista Sub-15 . Na primeira partida, o Timão venceu o rival por 1 a 0 e tinha a vantagem do empate na decisão.

O Sub-17 perdeu por 1 a 0 o jogo de volta. Mesmo assim, a equipe do técnico Rodrigo Azevedo Leitão conquistou o título já que venceu o primeiro jogo, em Santos, por 2 a 1 e tinha melhor campanha na temporada.

Em cada uma destas categorias, pelo menos de 2 a 3 jogadores se destacaram, demonstrando potencial a ser explorado, vislumbrando um belo futuro no futebol.

Resta saber se futuramente reforçarão o Corinthians ou alguma equipe do futebol brasileiro ou até do mundo.

Cabe ao Corinthians, através do seu departamento de futebol profissional, rever seus conceitos de aproveitamento destes futuros talentos.

Lembrando que, segundo nossa ótica, o aproveitamento destes jovens atletas no profissionalismo não pode ficar restrito a opinião única e exclusiva de um treinador, seja ele quem for.

Parabéns aos garotos, seus pais e aos profissionais que os conduziram a estas conquistas.

Em tempo:

Não tirou o brilho da conquista, mas causou uma mancha. A abertura dos portões da Fazendinha pelos seguranças, a torcedores, antes e depois do jogo, causando pânico nos adversários, sendo um deles agredido, foi lamentável. Representantes da Federação relataram os ocorridos e dirigentes santistas externaram sua revolta. Atitude totalmente desnecessária que contribui apenas para fomentar a rivalidade irracional entre torcedores e clubes. Ao questionarmos um dos seguranças sobre quem teria determinado a abertura dos portões, respondeu apenas que “mandaram abrir”. De um dos representantes santistas ouvimos “O Corinthians não consegue controlar torcedor num estádio com alambrado, imaginem num sem alambrado…” 

Poderíamos ter dormido sem ouvir essa.

47 Responses to 13, 15 e 17: barba, cabelo e bigode na Base

  1. Daniel CMS disse:

    “Abriram os portões da Fazendinha e ninguém sabe quem foi que mandou”.

    Engraçado que o profissional tem se destacado por cuidar muito bem dos times visitantes, dos adversários. Foi assim que ganhamos uma Libertadores invictos: todos adversários sempre tiveram as melhores condições para jogar bola.

    Essa atitude na Fazendinha faz parecer que há uma distância muito grande entre o profissional e o amador. Talvez esta distância seja também causa de não aproveitarmos tão bem a base.

    Curtir

  2. Vinicius disse:

    primeiro caso que percebo do treinador se tornar mais importante q o clube

    e as ações da diretoria só corroboram com isso

    veem que ele ja nao é a melhor alternativa para o clube, mas o mantem para fazer a devida homenagem no ultimo jogo em casa.

    bacana, manteve em respeito ao trabalho dele durante 3 anos e nos custou uma vaga na libertadores. sensacional essa diretoria, coloca o profissional que trabalha no clube, acima do proprio clube.

    Curtir

  3. Samuel disse:

    Cara, acabo de vir do Maraca. De novo o de sempre, futebol mediocre, ataque inoperante e derrota.

    E tem quem lamenta a saída desse treineiro. Só podem estar malucos.

    Sheik é uma ofensa a sua continuidade. Romarinho irrita e Danilo está morto. Mas o treineiro morre abraçado com eles, e quem se fode somos nós.

    Cerca de 4 mil fiéis no maraca, ingresso a R$ 60,00, para novamente ser desrespeitados com o anti futebol titeniano.

    Chega.

    Ele poderia aproveitar a deixa e nem voltar para SP e deixar o Mano já assumir o time e comandar os dois últimos jogos.

    Vaza Tite, e volta meu Corinthians!

    Valeu!

    Curtir

  4. Wilson Timão disse:

    Com o Cagão se esses moleques não se arrancar rapidinho por merreca vão ficar na fila do merecimento até os 70 anos.

    Curtir

  5. Rogério disse:

    Silvinho, não é de hoje que o clube vem obtendo resultados expressivos nas categorias de base. Isso nos leva a crer que o trabalho tem sido bem feito, mesmo não tendo uma boa estrutura (CT).

    Falta competência para aproveitar o garoto no time de cima?

    Que saudade do tempo em que jogadores como Ronaldo, Marcelo, Silvinho, Kleber, Zé Elias, Edu, Willian, Viola, Casagrande, Paulo Sérgio, Dinei, entre tantos outros vindos da base tinham oportunidades no time principal, e obtiveram sucesso.

    Curtir

  6. RobertoSP disse:

    Quanto ao sub-21, que perdeu para o Mogi, assisti a alguns jogos, e infelizmente não em nenhum jogador que possa ser aproveitado
    Esse LEo, que jogous algums partidas no professional, é muito fraco., não consegue se destacar nem sub-21
    Com relação ao comentaro do dirigente do time da baixada, concordo ou o Clube pune esses torcedores (des)organizados ou comum , ou teremos poucos jogos no futuro estadio

    Curtir

  7. thiago disse:

    Agora, muito cuidado com a Dona Vilma da Vila Sonia,

    Tem que trabalhar essa molecada pra chegar no profissional prontos, e não verdes como tem chegado ultimamente as nossas revelações, salvo em raras excessões,

    Curtir

  8. valdir disse:

    De que adianta ser campeão em todas as categorias de base se a
    maioria dessa molecada não vinga no time principal.Eu preferia que
    o time ganhasse menos titulos na base,mas revelasse 1 ou 2 jogadores por ano,que tenham condições de jogar no time principal.
    Pq os que estão ai eu não vejo condições de jogar no profissional.

    Curtir

  9. Claudio Marques disse:

    Eu acho que a única forma de planejar o aproveitamento da base é assumir um outro clube de porte menor, que tenha estádio decente, calendário para o ano todo e colocar um técnico experiente com excelente perfil para trabalhar com jogadores jovens. Quando este jogador estivesse estourando nesse time, seria aproveitado no principal do Corinthians. Os que não estourassem nesse time (se não estouraram num time menor dificilmente estourariam no Corinthians) deveriam ser vendidos para recuperar o investimento.

    Curtir

  10. Claudio Marques disse:

    Alguém citou que o Leonardo será emprestado em 2014. Acho certo desde que renovem o contrato do menino antes do empréstimo, que emprestem para um time onde ele possa ser titular e amadurecer (Bragantino e São Caetano não, pelo amor de Deus), e sem preço estipulado.
    Escutem o que digo: se deixarem sair de graça vai ser pior que o caso do Éverton Ribeiro e talvez igual ao caso do Marquinhos. Depois não adianta chorar o leite derramado!

    Curtir

  11. Claudio Marques disse:

    No sub-17 todos os jogadores são bons e quase certamente farão carreira. Nesta categoria destaque para o meia Márcio (que lembra o Juninho Pernambucano, os laterais Gabriel Foguete e Guilherme Arana, os volantes Maycon e Altair e os dois zagueiros João Bruno e Marcel
    Mas tem três que são acima da média.
    O atacante Lauder Silva, é um atacante raro porque, apesar de ser excelente finalizador e ter muita velocidade, procura sempre o companheiro melhor colocado.
    O Matheus Cassini talvez seja o jogador melhor dotado tecnicamente (daqueles canhotinhas natos), mas de vez em quando é meio mascarado.
    E a melhor revelação é um negrinho magrinho chamado Malcon. Jogador pra ser trabalhado e dar muitas alegrias.

    Curtir

    • Wilson Timão disse:

      Parabéns amigo! Você é o Pelé do otimismo. Eu só vi dois jogos e garanto que nem os pais dos moleques são tão confiantes.

      Curtir

      • Claudio Marques disse:

        Por causa de pessoas azedas como você que as nossas revelações tem que brilhar em outros times. Hoje temos três jogadores na seleção que foram formados na nossa base , mas aposto que o azedão achou que eram todos pernas de pau!
        Se vc só viu dois jogos não deveria nem dar opinião. Esse mesmo time que você desmerece bateu os sardinhas e os bambis de Cotia. Se eu sou o Pelé do otimismo você é o cabeça de bagre do pessimismo!

        Curtir

  12. Aqui está o exemplo… Qual atleta da base agradaria ao Adenor?

    Promessa da base, Léo não deve seguir no Corinthians em 2014

    Atacante, promovido neste ano por Tite ao elenco profissional, não agradou e tem recebido poucas chances. Com apenas oito jogos, ele pode ser vendido ou emprestado

    Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/corinthians/Promessa-base-Leo-seguir-Corinthians_0_1034296815.html#ixzz2lYkDf900
    © 1997-2013 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

    Curtir

    • Sobre o Léo, interessante ler esta matéria que encontrei no site do Terra..
      ….

      http://esportes.terra.com.br/futebol/prata-da-casa/blog/2013/10/11/5-perguntas-joia-corintiana-luta-contra-desmotivacao-para-voltar-aos-planos-de-tite/

      5 perguntas: Joia corintiana luta contra desmotivação para voltar aos planos de Tite

      POR DASSLER MARQUES

      Nome mais promissor da base corintiana, Léo (95) fazia papel no mínimo razoável quando a placa de substituição levantada pelo quarto árbitro apontou para que saísse de campo. Eram 13min do segundo tempo e entrou outro jovem, Paulo Victor (93). Essa foi uma das 13 de 27 partidas no Campeonato Brasileiro em que o Corinthians não conseguiu sequer um gol. Naquele dia, sem Alexandre Pato, Guerrero e Emerson, Tite usou Danilo e até Paulo André como centroavante. Algo no mínimo curioso para o maior orçamento das Américas.

      Tite justificou que Léo precisava ser protegido, e a medida encontrada pela direção corintiana foi recolocá-lo na equipe Sub-20. Natural para que readquirisse a melhor forma física, pois desde janeiro foi utilizado em só oito jogos, nunca além de 10 ou 20 minutos. O chinês Zizao, curiosamente, é que foi titular nas três primeiras partidas da temporada em que um dos desafios do Corinthians era revelar alguém. Para 2013 já não vai dar mais.

      Curtir

    • Paulo disse:

      Olha, se esse Léo fosse bom realmente já teria estourado…

      Curtir

      • Está claro neste comentário a “síndrome de impaciência” da nossa torcida com os atletas da base…

        Quando ele foi realmente testado com o “”Adenor”??

        Curtir

      • Wilson Timão disse:

        Com o tite nem Tevez, nem Ronaldo, nem Liédson, nem Alexandre Pato jogam. Coitados dos meninos atacantes! Vão virar todos auxiliares de lateral.

        Curtir

    • thiago disse:

      Olha, o Léo pode até ter futuro, mas não tá pronto pra jogar profissional, o que ficou evidente nas chances que teve,

      Se bem que, na minha opinião, quem tinha futuro naquela leva era o Leandro, e esse sumiu,

      Curtir

  13. Vinicius disse:

    palhaçada, esses campeonatos sub alguma coisa sempre tem dessas

    quanto ao aproveitamente da base, deveria constar no estatuto: 50% dos jogadores do elenco profissional da base. esses cagoes treineiros gauchos seriam obrigados a usar.

    Curtir

  14. Daniel disse:

    Sempre, claro, vale a vitoria. E parabéns aos garotos.
    Mas já viram os placares dos jogos mesmo nas categorias de base?
    Pouquíssimos gols!
    Essa titebilidade parece que vem corrompendo toda a lógica da base…

    Curtir

    • Claudio Marques disse:

      Desculpe, mas vc só acompanhou as finais do sub-17, quando é normal placares magros, mas time fez mais de 90 gols no campeonato.
      O sub-20 eliminou os bambis na Ilha de caras de Cotia com um 3 a 0.
      Deve ser por isso que o Adenor não prestigia jogadores da base.

      Curtir

    • RobertoSP disse:

      o Time fez 97 gols, procure se informar melhor

      Curtir

    • Daniel,

      Agora nas finais que os placares foram apertados…

      Veja a artilharia de todas as categorias no campeonato paulista, inclusive a SUB 11 e 20, que saíram na fase semifinal…

      Sub-11 … JG 20 – GP 48 – GC 10 – MG 2,4000
      Sub-13 … JG 22 – GP 43 – GC 04 – MG 1,9545
      Sub-15 … JG 28 – GP 54 – GC 14 – MG 1,9285
      Sub-17 … JG 28 – GP 91 – GC 20 – MG 3,2500
      Sub-20 … JG 24 – GP 47 – GC 25 – MG 1,9583

      Curtir

  15. Marcio Arruda disse:

    O Corinthians tem que saber aproveitar os jogadores
    E os torcedores tem que ter paciência com eles e parar de ficar pedindo 50 contratações que tiram as oportunidades desses garotos

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Mas essa questao precisa inicialmente melhor trabalhada junto a direção

      Curtir

      • AndersonII disse:

        No primeiro erro em jogo importante do garoto, “aqueles” ….já pedem a cabeça do assustado.
        No Coriinthians que eu me lembre, jovem assustado que vingou, não existe nenhum.
        Todos se mandam antes de apanhar.

        Curtir

    • thiago disse:

      olha os sardinhas, acabaram de ganhar a copinha, geração fodona da base e tal, lançaram a molecada toda e o que aconteceu? campanha pífia no brasileiro,

      time que não sabe trabalhar com a base, é melhor nem lançar jogador mesmo,

      tem que saber trabalhar. pegar uns 3 por ano que já estão prontos e se destacam, colocar pra jogar só na boa no começo, deixar ir se encaixando no time, ganhando espaço aos poucos,,

      mas a nossa base é confiável? nao quero ser injusto com ngm, tomara que hj esteja tudo muito diferente, mas lembro que antigamente falavam que subiam só jogadores apadrinhados pelo nesi curi, outro dia li aqui ainda uma denuncia e que pagavam pro fran jogar, desse jeito é melhor deixar de lado mesmo,,,

      Curtir

  16. Luís Carlos disse:

    Se houver algum lateral que saiba cruzar e algum atacante que saiba chutar de bico, pode mandar pro profissional amanhã mesmo.

    Quanto ao incidente acho realmente lamentável, mas o que o dirigente da Vila Socó tem pra reclamar? Jogador nosso sempre teve que cobrar escanteio com guarda-chuva e escudo lá no manguezal. Até disjuntor já desligaram pra não tomar gol.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Atacante com habilidade de marcação

      Não precisa saber finalizar

      Apresentar-se munido de chuteiras, Ipad e fone de ouvido branco grandão ao Sr Adenor Tite

      Curtir

    • Luís,

      Estava assistindo o jogo pela Rede Vida aqui em SC. Quando vi o “treineiro” deles falar sobre o incidente ao vivo, também lembrei de tudo que acontece quando vamos jogar lá no manguezal…

      Mas assim como o Silvinho, também acho que poderíamos ter ficado sem esta…

      Curtir

  17. Celso 1° disse:

    Queria menos titulos na base em troca do planejamento do clube, no sentido de ter uma politica de aproveitamento dos jogadores

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Da pra ter títulos sim e continuar revelando

      Aproveitar a base não pode ficar na cabeça de um treinador, tem que ser canetada presidencial ou estatutária, se for preciso

      Curtir

      • Joaquim disse:

        Perfeito, mesmo porque, não sei se procede, mas o Corinthians já vai dispensar ou emprestar o Léo da base porque o Tite disse que não serve.

        Curtir

        • Paulo disse:

          O Tite não apita mais nada. Se Léo não serve, é porque muitos já chegaram à mesma conclusão, dentro do Clube. Chances ele teve, mas não emplacou…

          Curtir

          • Vinicius disse:

            chances hahahah

            quem tem chancer é romarinho e sheik

            o mlk deve tido uns 100 minutos pra mostrar alguma coisa e ainda assim demonstrou algum futebol. tem habilidade qualquer um q ve futebol enxerga isso

            mas o tite prefere o lixoso do paulo victor. tite é mto estranho ou entao faz isso pra ser xingado

            Curtir

          • Flávio Augusto disse:

            que desgraça de chance ele teve?

            Curtir

        • AndersonII disse:

          E quem garante que serve?

          Curtir

  18. Carlos maciel disse:

    Vão reforçar alguma equipe do futebol brasileiro ou até de outra parte do mundo, porque pela incompetência (ou intere$$e) dos nossos dirigentes não serão aproveitados no nosso time principal!

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Isso precisa mudar

      Curtir

      • Flávio Augusto disse:

        Parabéns a mulecada da base!

        Agora olha só!
        Marquinhos, revelação do Corinthians, jogador da seleção, tem possibilidades de disputar a copa, vale 100 milhões de reais.
        Jô, revelação do Corinthians, campeão da libertadores com o galo, jogador de seleção, com grandes possibilidades de disputar a copa, não sei quanto vale.
        Lucas Marcelinho, caiu um pouco de produção, roubado da categoria de base do Corinthians, foi comprado por cem milhões.
        Everton Ribeiro, campeão Brasileiro e talvez principal jogador das marias, saiu do Corinthians, não sei quanto vale, mais vale muito
        William, revelação do Corinthians, esse joga muito, sou fanzaço, jogador do Chelsea, vale cem milhões no mínimo, com grandes chances de disputar a copa.
        Paulinho, não foi , mais é como si fosse revelado no Corinthians, incontestável no meio de campo da seleção, já há boatos de que o Real Madrid esteja de olho no craque, vale cem milhões.

        Curtir

        • Paulo disse:

          Marquinhos foi muito mal negociado, já tinha provado seu potencial negócio da China, para a Roma ). Jô e Everton Ribeiro só emplacaram pra valer mais maduros. Não davam toda essa pinta de que seriam ótimos jogadores, não. Isento o SCCP, nesse caso. William também era excelente jogador, com potencial enorme, mas quiseram vende-lo por um desses “negócios” que o Clube costuma fazer com frequência ( embora, neste caso, parece que foi até bem vendido, coisa rara no Corinthians ). Paulinho podíamos ter comprado seu passe, mas preferimos comprar o insosso Pato. Lucas/Marcelinho nos abandonou na primeira oportunidade, talvez porque tenha percebido que na nossa base não teria “base”, dadas as negociatas, mamatas, sinecuras, apadrinhamentos, “nepotismos” ali habitualmente feitos…

          Curtir

        • RobertoSP disse:

          Apenas um adendo aos seus comentarios.
          O Lucas não foi roubado do Corinthians
          O Clube não deu a ele as condições que o time da Vila Sonia Ofereceu na epoca
          Quanto ao Jô lançado com 16 anos, era sempre criticado pela ´PACIENTE TORCIDA CORINTHIANA.

          Curtir

Amigo, faça seu comentário