Preto, branco e … vermelho

Não foi só dentro de campo que as coisas não andaram tão bem, em 2013.

Nossas finanças, em 2013, assim como o time, derraparam.

Sete meses fechando no “vermelho”, acarretando um déficit anual de mais de 9 milhões.

Já dissemos num passado recente, “Nós não vivemos de títulos, vivemos de Corinthians”, mas o clube vive sim de títulos, nem que seja vendendo títulos a novos associados do clube social.

Um time vencedor e campeão atrai mais público, agrega valores com vendas de produtos, cria uma espiral positiva no mercado atraindo novos investidores, o clube arrecada mais com visitas monitoradas, enfim, tudo funciona quase perfeitamente.

Mas, se as coisas não andam bem em campo, a maré vira.

Política interna pega fogo e queda no faturamento, gerando instabilidade no clube.

Contratações equivocadas e manutenção de jogadores improdutivos ganhando altos salários, também contribuem fortemente para este déficit.

A falta de mais anunciantes na camisa – eu sei, quase ninguém gosta, vira “abada”, mas é um mal necessário – influenciando na queda do faturamento.

O que fazer para reverter esse quadro em 2014.

Uma chacoalhada geral no Ecológico, revendo salários de colaboradores administrativos e negociar jogadores com altos salários que mal entram em campo.

Nosso Marketing precisa voltar a ser mais ativo, indo em busca de novos anunciantes.

2013, definitivamente, um ano para ser esquecido.

Ou ser lembrado, como queiram.

34 Responses to Preto, branco e … vermelho

  1. Carlos Roberto disse:

    Pior é que nosso clube publica balanços comparativos de forma errada = divulgou as receitas comparando 8 meses encerrados em agosto de 2013 com 12 meses de 2012, onde parece que há uma queda de receita bem maior do que realmente ocorre. E ai os abutres da imprensa aproveitam, um bloguista idiota da globo fala que a queda de receita é de 36%, o que é totalmente errado.
    Houve queda de receita, mas só comparando os 8 meses de 2013 como os 8 meses de 2012 dá pra saber com exatidão a queda.
    E aí a imprensa abutre cai matando, falando em queda expressiva de receita, etc. Mandei até um recado para a Ouvidoria ver se corrige esse problema, gerado por quem não sabe divulgar informações contábeis.

    Curtir

  2. Vtr_Timão disse:

    Obrigado diretoria, se tivesse mandado o cagão embora após a humilhante derrota para o timaço da Portuguesa poderíamos ter levado essa Copa do Brasil, que foi bem baba, esse time do framengo é muito ruim, bem pior que o nosso, mas levou o caneco. Que raiva do cagalhão e sua panela, e principalmente da diretoria. Isso que dá ficar vivendo de gratidão….

    Curtir

  3. PAULO disse:

    CULPA EXCLUSIVA DO PÉSSIMO MARIO GOBBI !

    Curtir

  4. Marcio Arruda disse:

    Ano para ser esquecido?
    Ganhamos 2 títulos que jamais serão esquecidos, que ficarão eternamente na história do clube, e que todos nós Corinthianos comemoramos muito.
    Houveram problemas, principalmente no segundo semestre, mas tem que se tomar cuidado com as palavras.

    Curtir

  5. Vinicius disse:

    titulo pareceu profecia

    Curtir

  6. Ewerton Menezes. disse:

    Silvio, aconteceu um acidente sério na nossa Arena. Um guindaste desabou sobre o painel de led.

    Curtir

    • Ewerton Menezes. disse:

      Estava bom demais para ser verdade. Já era a abertura da copa. Ao menos, o estádio estará pronto para uso no ano que vem.

      Curtir

  7. Vinicius disse:

    diretoria mais incompetente da historia

    Curtir

  8. Mauro Oliveira Ben Yosef disse:

    Se no ano que vem, nos tres primeiros meses eu não dar o mesmo resultado que 2013 aqui na empresa onde trabalho, com certeza eu estarei fora.

    No Timão, os acomodados da diretoria, treinador, e jogadores não deram resultado, e além disso pioraram os resultados dos últimos 4 anos em que o clube sempre fechou no azul.

    Curtir

  9. Nelson disse:

    9 Milhões são poucos, contabilizando:
    1- A jogação de toalha, no começo do 2º Turno, pelo treineiro e a sua turminha, com as desculpas: cansaço (vinham de 01 mês parado), bola, campo, temperatura, etc.
    2- A não utilização de um reforço de 40 milhões, em detrimento da panela orquestrada.
    3- Futebol pífio de um time taticamente horroroso, com escalações macabras, e totalmente desprovido de objetivos.
    4- Perdas de mando de jogo, por problemas causados pelas Desorganizadas.
    5- Diretoria omissa no requisito disciplina, planejamento e aquisição de jogadores duvidosos

    Curtir

  10. O Dani L disse:

    Por outro lado não da para negar que a gestão, principalmente desse ano, deixou a desejar.

    Lembrando que na eleição do Mario Gobbi ele falou que o maior projeto da gestão dele seria o CT da base que até agora esta parado (E ja se passaram 2 anos). Esse sim é um bom parametro ou termometro para avaliarmos a gestão dele.

    O proximo presidente tera que ser mais competente do que o Gobbi, sobretudo para gerenciar a divida e juros da Arena Corinthians. Mesmo sabendo que a Arena vai trazer novas fontes. Se isso não for feito de forma correta entraremos numa fria.

    Curtir

  11. O Dani L disse:

    Honestamente não estou preocupado com a noticia que saiu ontem na globo que o flalido tinha crescido as receitas e que o Corinthians tinha decaido.

    Muito menos sobre os valores negativos.

    Lembrando que a comparação é uma previa do documento final que sai no começo do ano. Em agosto ou setembro quando o Corinthians publicou a previa o diretor financeiro falou que era normal, no caso do Corinthians, o deficit pois as maiores receitas de TV e patrocinio aconteciam no segundo semestre. O que deve acontecer.

    Alem disso sabemos que o ano passado foi atipico em receita. Creio que de fato havera uma queda esse ano, mas não nos moldes da reportagem que achei meio tendenciosa.

    Lembrando também que tem clubes citados na materia que fizeram antecipação de receitas para pagar muitas das dividas.

    Curtir

  12. Luís Carlos disse:

    Isso é resultado de uma administração temerosa. O clube pode ter bons resultados financeiros mesmo sem ganhar títulos.

    Agora, esse tal de “déficit” pode ainda ser reduzido ou até eliminado. É só o clube cobrar na justiça seu direito de regresso contra as multas e lucros cessantes provocados por penalidades provocadas por torcidas organizadas. Cobrar o arrego que o clube pagou pra tirar mata-boliviano do seguro da cadeia. E cobrar as perdas e danos morais, passados e futuros.

    Mas prefere não fazer isso. E por quê?

    Porque no 5° andar só tem cuzão.

    Curtir

  13. Roberto_sccp disse:

    mas segundo o discurso de alguns jogadores eles são campeões de tudo, isso não basta para fechar as contas com lucro ?

    Curtir

  14. vicente disse:

    Sinceramente se o Corinthians que é o time que mais fatura no Brasil, tem o maior patrocínio na camisa está com as finanças ruins… o que se dirá dos demais clubes? Na verdade futebol é sempre uma aposta… uma bola que bate na trave já era o planejamento. Não vejo que a diretoria errou no planejamento. Vejamos: o time campeão do mundo foi reforçado com o Renato Augusto e Gil. Perdemos a Libertadores e ai a coisa desandou… Agora eu credito a responsabilidade pelo prejuízo aos torcedores organizados… graças a esses bandidos perdemos mandos de campo, dinheiro com arrecadação e sem contar o prejuízo a imagem do clube. Porém, mesmo com tudo isso aposto que ao final do ano ainda estaremos em primeiro no quesito de arrecadação. O problemas é que não teremos o lucro apresentado nos anos anteriores. Agora se tudo der certo com a Arena Corinthians com relação aos naming rights ninguém segura. De 2014 em diante, se os bandidos da organizada aprenderem a ser gente, a diferença será brutal. Vai Corinthians!

    Curtir

  15. Andre Luiz disse:

    Sábado é a despedida do Tite do futebol mundial, não ganhará mais nada esconderá em algum país àrabe na esperança que seu fã clube e os organizados que não pagam ingressos em algum momento pressionem o técnico que esteja a frente do Corinthians para que o cagalhão mentiroso e inventor de desculpas esfarrapadas volte ao comando do nosso amado Corinthians. Não pretendo ver esse cidadão a frente do clube jamais, com o tempo a gente conhece as reais intenções de cada palavra de alguém, hoje as palavras do treineiro em qualquer coletiva doem na alma do corinthiano verdadeiro, cada desculpa, cada mentira como lamentar a presença de jogador X e quando o jogador este está disponível é tratado com um bandido para proteger seus amiguinhos.
    Não vão lembrar dessa mas como esse cara trabalha é de certo modo surreal: lembram quando perdemos para o Tolima e mais uma vez o medroso se escondeu de coletiva? Então o próximo jogo era contra a porcada e o Alessandro que nunca foi um líder dentro do vestiário fez o gol que salvou a pele do retranqueiro e assim passou a ser o capitão da equipe, veja sou fã do Alessandro é um ídolo para mim, mas veja nossos ultimos capitães, Alessandro não tem perfil algum só recebeu nossa braçadeira por gratidão e o Tite falou isso alguns meses depois de como escolheu seu capitão. Esse cara é um demagogo, hipócrita e mentiroso, quem tem um mínimo de capacidade de compreensão do que ele fala sabe do que estou falando.

    Curtir

  16. AndersonII disse:

    A maior parte dessa conta atribuo ao efeito mais devastador de todos, que abalou a moral do clube, jogadores, e torcedores, até então, navegando em céus de brigadeiro, como nunca na história do parque S.Jorge, e, prejudicou com toda certeza, até relação com eventuais patrocinadores e investidores.

    Tirou-nos da ultima Libertadores com toda certeza, sob encomenda,

    EFEITO ORURO, morte do KEVIN, nome que ficou mais conhecido, reprisado a exaustão, do que Michael JACKSON.

    Um cadáver utilizado, na melhor maneira nazista pelos detratores do Corinthians e que foi colocado numa bandeja por idiotas, ou malfeitores travestidos com camisas diferentes das nossas.

    Esses 9 milhões citados, está muito claro na conta de quem pode ser colocado, neste ano. PERDAS DE MANDO.

    Reflexão sim. Todos nós temos que fazer, e corrigir sempre.

    Pena que o orgulho não permita a alguns, a capacidade de fazê-lo.

    Curtir

  17. Rafael disse:

    Caro Silvio,
    Nada dessas informações podem provocar surpresa.Porque?
    Por que a gestão Gobbi e seus assessores são de uma incompetência quase profissional.Saudades do Andrés…
    O planejamento de 2013 foi uma brincadeira acharam que tudo aconteceria por obra do acaso fizeram contratações e renovaram contratos equivocadamente.Nem precisamos especificar nomes !
    As equipes de base estão jogadas a sua própria sorte,o que tem é marketing da pior qualidade não conseguiram inovar ..nada.
    Estamos pagando e muito caro a saída do Rosemberg saudades.
    Mas por outro lado com uma energia de um grande líder o nosso presidente saiu em defesa da “turminha de Ururo” num gestual que beirou o ridículo e das organizadas que neste ano mais uma vez só geraram prejuízo a imagem e as finanças do clube.
    O resultado de campo foi pífio ridículo e mesmo assim a maioria dos incompetentes continua e o mais grave não souberam perceber que o técnico já tinha perdido a liderança do grupo…desde a derrota com o Boca.Simples assim explica-se o fracasso !SAUDADES 2012.

    Curtir

    • marcos disse:

      Vou na mesma linha. Grande parte da culpa cabe a torcida, aliás basta observar os comentários raivosos contra o Tite.

      Curtir

  18. thiago disse:

    Lição a se tirar desse ano é controlar os gastos. Cair na realidade que não estamos em padrões europeus, Gastar com responsabilidade, Pagar salário de craque só pra craque, pq senão tem que pagar pra todos.

    Me disseram que o Corinthians tem a folha de pagamento mais cara do país, Com um elenco desse? É sinal claro de incompetência administrativa..

    Curtir

  19. Celso 1° disse:

    O clube, seguindo a lógica, já que faturou muito e esperava faturar mais, gastou muito com reforços ( se não tivesse investido tanto o saldo seria positivo, e muito), pensando que daria tudo certo, uma reformulação do elenco com peças novas e de qualidade, a maioria delas de estilo ofensivo (Guerreiro, Pato, Renato), mas esqueceu que o cagão é treinador de fusquinha e não de uma ferrari corinthiana, pois ele tem medo de correr, que dizer atacar, dai gosta do fusquinha que anda na média de 80km/h.
    E ainda tem gente que critica o MANO que conseguiu montar esta base campeã mesmo no período sem grana.

    Adenor toucou fogo na grana corinthiana.
    Já a dele, mais de 15milhões recebidos em salários, deve estar bem aplicada, este sujeito nunca me enganou, a maior faça da história, o verdadeiro “rogério ceni” dos técnicos (frase de autoria do fiel amigo de blog Dani).
    Ganhamos apesar dele.
    A DIRETORIA ERROU FEIO, QUEBROU A ASPIRAL POSITIVA.
    Agora, cabe rever o que fez, aprender com os erros e nunca mais praticar estes atitudes equivocadas, principalmente a de colocar o clube abaixo de qualquer pessoa.

    Curtir

  20. RVB disse:

    Até nisso o “Jênio” Adenor nos prejudicou.

    Veja o déficit entre o valor que vendemos o Marquinhos para a Roma, e o valor que a Roma o vendeu para o Paris.

    Dispensou dois ótimos jogadores, JH e Chicão, que saíram de graça! Qual o valor de mercado desses dois jogadores que meses antes foram campeões do mundo?

    Ontem saiu mais uma pérola do Adenor, onde ele diz que não errou em contratar o Ibison. Se somarmos os valores pagos ao Ibison e ao Maldonado, a que cifra chegaríamos? Lembrando que o Ibison ainda tem bastante tempo de contrato para cumprir, ou seja, não nos livraremos dele tão cedo, e ainda vai levar um bom dinheiro dos nossos cofres.

    A renovação do beijoqueiro que também esta onerando muito aos nossos cofres, e não esta rendendo absolutamente nada dentro do campo, teve o aval do Adenor.

    Somemos a não classificação pra Libertadores, a queda no publico e na audiência (apenas os mais fanáticos conseguem acompanhar os jogos desse time) e teremos noção do tamanho do rombo que esse cidadão causou ao nosso amado clube.

    E ainda receberá homenagens sábado.

    Tem que pegar os defensores do Adenor e dar uma surra de gato morto, e só parar de bater quando o gato miar!

    Se não fosse esse lixo de técnico estaríamos com um enorme superávit.

    Parabéns diretoria, e parabéns as focas que aplaudiram, e ainda aplaudem essa fraude.

    Curtir

  21. Jeferson José disse:

    o adenor também tem culpa……com a não participação do Corinthians na libertadores 2014, o clube deixará de arrecadar pelo menos 6 milhões de reais, referente aos 3 jogos que faria em “casa”.

    Curtir

  22. andre albuquerque disse:

    Vc nao acha que quando o Gobbi colocou a mao a coisa degringolou? Da impressao q ate o mundial e libertadores, o clube estava no piloto automatico da administraçao do Andres, depois disso, as ideias de futebol do Gobbi prejudicaram o clube, o Andres nao teria mantido o Tite, certeza!

    Curtir

    • Celso 1° disse:

      Gobbi e o Cagalhão antifutebol colheram (na verdade terminaram de colher, pois o trabalho ja estava surtindo efeito dentro e fora de campo) o que o Andres e o Mano plantaram.
      A diferença do Gobi é que ele pode rever o que fez de errado e tentar encerrar bem seu mandado (espero isso pelo menos…), ja o cagão antifutebol é um caso perdido e não tinha outra saída a não ser não renovar com esta fraude.

      Curtir

    • Joaquim disse:

      É verdade. O pior é que esse tormento ainda tem mais alguns capítulos. O Gobbi se omitiu quando não mandou oi Tite pro olho da quando dos 4 x 0 para a Portuguesa. Segurou um técnico que tem duas caras e ainda fica um mês inteiro fazendo homenagens pra esse sujeito, quando o certo seria já ter dado férias para os jogadores que vão ficar e deixar terminar o campeonato somente o Tite e a panela dele. Isso seria o planejamento correto para 2014, que pelo andar da carroagem já está totalmente errado.

      Curtir

  23. Alvaro disse:

    Esqueceu de citar:
    Jogar fora de casa por conta de irresponsabilidades de bandidos

    Curtir

Amigo, faça seu comentário