Mudaram o horário do metrô. Pra quem vai a conta das horas extras ?

Estendido o horário do metrô, em dias de jogos.

Depois de uma reunião entre o presidente do Corinthians, Mário Gobbi, e representantes do Governo do Estado de São Paulo ficou decidido que o horário de funcionamento do metrô, dos trens da CPTM e dos ônibus será estendido nas quartas-feiras com jogos às 22h (de Brasília). A medida vale tanto para o Corinthians quanto para os outros times da capital.

Andres Sanches, ex-presidente do clube, também participou da reunião.

“O tratamento que vai ser dado aos jogos do Corinthians às quartas, às 22h, será isonômico a todos os outros jogos que ocorrerão no mesmo horário na capital”, destacou Gobbi. “O torcedor terá três opções para voltar para sua casa. Na primeira dela o torcedor terá até 0h30 para pegar o metrô, ou seja, passar pelo portão do metrô. Quem estiver dentro do metrô terão tantos trens quantos necessários para que ele se desloque. Se ele não pegar o metrô, ele terá trem da CPTM que sairá até 0h50. Caso também ele não consiga chegar até os 50 minutos do dia seguinte, ele pegará dez minutos mais tarde, ou seja, à 1h da manhã os ônibus da SP Trans. São alternativas que dão uma folga bastante tranquila para que o torcedor saia do estádio e tenha acesso ao transporte coletivo”, disse o mandatário do clube de Parque São Jorge, à Jovem Pan.

Porém, algumas questões ficaram sem resposta.

Jogos em que ocorrer prorrogação e disputa por penaltis, hipótese provável em competições no formato mata-mata.

E a principal, sob nosso entendimento: o horário das partidas.

A dona da transmissão – e do futebol brasileiro – Rede Globo – a cada ano vem “jogando” o horário da novela, que antes era das oito, agora das nove, cada vez mais tarde.

Por conta disto, os jogos passaram a começar as 10 da noite.

Agora a pergunta: quem vai pagar a conta das horas extras dos metroviários e terceirizados?

Você sabe?

62 Responses to Mudaram o horário do metrô. Pra quem vai a conta das horas extras ?

  1. Cesar disse:

    Penso que essa questão sobre “quem paga as horas extras” se assemelha àquela quando da redução das tarifas de 3,20 para 3,00 e quem pagaria a diferença: nada mudou, a tarifa baixou, vida que segue.
    Não será criado um novo imposto, nem sairá verba da saúde e educação para isso, simplesmente alguma verba menos importante será alocada para este recurso mais importante, que é o funcionamento do metrô; que tal essa verba de mais de 500 milhões disponibilizada pelo prefeito Fernando “maldade” para a compra de novos radares de multa na cidade?
    Mas concordo que a questão do horário fica em segundo plano: não tem jeito, a Globo tem poder, isso é assim desde os anos 70 e, com a concorrência incompetente que existe, continuará assim por muito tempo.

    Curtir

  2. Mauro disse:

    Interessante é que jogo às 22:00 já faz um tempo mas só agora resolveram discutir o horário do metrô, e porquê?, é que as pessoas que moram no centro e outras regiões resolveram reclamar e o poder público resolveu atender. É mais um ponto pra localização do estádio porque só assim o povo da Z.L. pode ser atendido.

    Curtir

  3. Wilson Timão disse:

    1) Os clubes vivem sem o dinheiro da TV?
    2) Alguma emissora tem mais “bala na agulha” que a Globo ou proposta consistente de longo prazo?
    3) O futebol é mais atraente que a novela para os anunciantes?
    4) O futebol dá mais audiência que a novela?

    Muito bom Ernesto.

    Como é difícil agradar! (2)

    Curtir

  4. JOSE CARLOS DE CAMARGO disse:

    Silvinho: lendo essa matéria, pensei que o autor fosse o Paulinho MotoBoy! Agora é hora de pensar em horas extras? Pra que existe rodizio de horários de trabalho? Quem fala muito ,,, (como dizia o falaecido Orestes Quercia)!

    Curtir

  5. JC Penna disse:

    Os clubes precisam mudar essa situação e não esperar que a Globo se ofereça para passar jogos mais cedo. Torço para que o Bom Senso FC vença essa batalha pela moralização no nosso futebol.

    Curtir

  6. Santiago disse:

    como é difícil agradar, hein ? agora que o metrô e o trem ampliaram o seu horário de funcionamento p/ atender os torcedores e consequentemente a população que paga porradas de impostos , preocupa-se agora em saber quem vai pagar a conta ? Só se for o Abreu, antes ele do que eu …kkk

    Curtir

  7. rafa jr disse:

    O mais simples e lógico seria alterar a grade da Globo mas parece que isso é algo impensável.
    Esse horário das 22:00 para jogo de futebol é simplesmente um desrespeito para quem gosta de ir assistir jogo no campo…
    Especificamente o melhor produto da TV que é o Corinthians a solução poderia ser os jogos do timão transmitidos apenas aos domingos ou quando jogamos fora de casa!
    Se um dia acontecer no Brasil algo parecido com o que ocorreu na Argentina com a estatização da mídia daí muitos dirão que essa é uma atitude do autoritarismo governamental mas enquanto isso mesmo vivendo numa plena democracia esse grupo chamado Globo manda e desmanda no Brasil isso sim é o melhor exemplo de autoritarismo e pior de uma empresa que é uma concessão do próprio governo,não faz o menor sentido !

    Curtir

  8. Ernesto de Minas disse:

    Algumas considerações:
    1) Os clubes vivem sem o dinheiro da tv ?
    2) Alguma emissora tem mais “bala na agulha” que a Globo ou proposta consistente de longo prazo ?
    3) O futebol é mais atraente que a novela para os anunciantes ?
    4) O futebol dá mais audiência que a novela ?

    Se as 4 respostas forem NÃO, então é melhor que se estenda o horário do metrô, que deve sim servir à população.
    Ou por motivos políticos/partidários alguns aqui gostariam que o governador não atendesse a solicitação do Corinthians para poder criticá-lo ?

    Curtido por 1 pessoa

    • Blog do Silvinho disse:

      Perguntas com respostas induzidas, fica complicado. A Globo mudou a grade inteira durante a Copa, é perfeitamente factível alterar a grade vez ou outra em algumas partidas das competições nacionais, é questão de acertar com os patrocinadores, simples assim

      Curtir

      • Ernesto de Minas disse:

        Claro que sim, mas não agora. Em cima da hora, depois do estrago feito. …………….?.O Corinthians não tem outra saída, no momento, que não seja estender o horário do metrô.

        Curtir

      • Pai Ocridão de Oxum disse:

        Silvinho; Na Copa quem determina os horários é a FIFA buscando os interesses de acordo com os fusos horários.Só existem 2 jogos por semana à 22h e apenas nas 4as. feiras. Vc. esquece que o Brasil está em média 2h à frente do horário da A. Latina e 12 horas do Oriente. Únicos jogos que dá para vender a transmissão para o Exterior. Um jogo às 22h leva ao estádio 30 mil pessoas e assistem 30 milhões pela TV. Pergunte a um anunciante o que ele prefere patrocinar

        Curtir

    • JC Penna disse:

      Perfeito! Realmente não entendi porque alguns corinthianos aqui não gostaram do metro até mais tarde, se até o próprio Andres, um verdadeiro deus para muitos aqui, foi lá conversar e fatalmente irá lucrar politicamente com isso.

      Curtir

  9. Eduardo disse:

    Mandem a conta para os clubes, eles nao pagam as dividas mesmo! Inclusive o nosso!

    Curtir

  10. camilobarros disse:

    Gente do céu. A Globo não quer torcedor no estádio, quer gente em casa vendo TV, sendo assim para ela pouco interessa o metrô ficar aberto. Sobre horas extras, leiam a integra, não haverá pois não haverá, por isso é somente 30 minutos que serão utilizados da manutenção. Jogos com tempo maior, estão fora. É um esforço do Corinthians, mas isonomico a todos os outros clubes, por isso vale nas estações: Itaquera (Corinthians), Clinicas (Pacaembu), Barra Funda (Plameiras), Butantã (São Paulo) e Tietê (Canindé). Vale a partir de hoje no jogo do Palmeiras.
    Vocês querem politizar tudo.

    Curtir

  11. Otávio disse:

    Amigo, boa tarde.

    Eu não concordo com você que a culpa é da Globo.

    Nem a Globo, nem os Clubes obrigam ninguém a ir aos estádios. Vivemos num mundo capitalista e como tal uma empresa vive de lucro e não de fazer o que é considerado por alguns como certo.

    Se a Globo paga 100 milhões de reais adiantadas ao Corinthians pelo direito de transmissão, esse investimento deve ser revertido em lucros para a empresa. E o horário que gera mais faturamento televisivo é das 22:00 h as 24:00 h nas quartas-feiras / quintas-feiras pelo simples fato que é o horário que o brasileiro, amante de futebol, tem disponível para assistir aos jogos. Estamos falando de 30 milhões de pessoas, em detrimento de um conforto de horários para uma minoria de 30 mil pessoas.

    Além disso, não acho que aumentar o horário é algo danoso aos cofres públicos, pois, pelo que eu saiba, andar de transporte coletivo não é um serviço gratuito. E, por mais que o Estado subsidie o transporte coletivo, no final das contas um aumento no horário de meros 30 minutos, para atender uma demanda de 30 mil pessoas é algo de interesse público e o Estado, como representantes máximos da população, deve sim tomar uma atitude quanto a isso.

    Infelizmente a sua argumentação é falha pelo mesmo motivo que é falha a argumentação daqueles que consideram os CIDs favorecedores do Corinthians. Para mim, o Estado deve sim investir na melhoria da qualidade de vida da população através de melhoria de transporte, melhoria de saúde e de educação. Nem que isso custe a mais ao governo. E nesse caso pontual, o aumento do horário de fechamento do transporte público coletivo é uma melhoria inegável para uma parcela considerável da população.

    Portanto, espero que tenha entendido minha crítica de uma forma construtiva.

    Abraços

    Curtir

    • Ernesto de Minas disse:

      Putz……………………….PERFEITO.

      Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Debate em alto nível, é assim que funciona

      Suas ponderações são pertinentes, Otavio. Mas entendo que é possível sim mexer na grade televisiva, sem gerar prejuízos a audiência das emissoras

      Curtir

    • Magrão disse:

      Só não concordo que o horário das 22h favorecem o público d tv. Todas as ligas importantes no mundo, seja futebol, NBA, NFL, Champion, etc tem como horários oficiais entre 19:30 e 20:30h. Mesmo pra quem assiste do sofá o horário das 22h não é o mais confortável, Pra quem vai para o jogo então é horroroso, uma vez que o cara vai dormir depois de 1 hora da manhã pra acordar às 6:00. Se um dia quisermos ter uma Liga forte o horário necessariamente precisará ser revisto.

      Curtir

  12. Celso 1º disse:

    7x1lipão no grêmio, Dunga na seleção… ta feia a coisa para o super-mega-hiper-ultra-“deus”-treinador ex corinthians, “aposentado” para os grandes clubes.

    Curtir

  13. Anderson disse:

    Pensando por outro lado, acho que o Corinthians nesse caso, mais uma vez, traz benefícios a população em geral.
    Engana- se quem acha que a extensão desse horário beneficia só o clube e a Rede Globo.
    Podem fazer a pesquisa que quizerem, mas essa medida vai atender muita gente, que precisava dela, muito mais do que torcedor de futebol.
    O Corinthians parece que nasceu para promover mudanças sociais.
    Dessa forma, acho que essa medida para as quartas feiras vai ser tão positiva, que vai acabar sendo estendida para todos os dias.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Obviamente atende ao torcedor, ninguém discute

      Mas a TV pode sim mexer na grade

      É inaceitável jogo de futebol as 10 horas da noite, em plena quarta-feira gorda da semana

      Curtir

    • Santiago disse:

      atenderá TAMBÉM ao Palmeiras e ao São Paulo ( em breve )

      Curtir

  14. Celso 1º disse:

    Logo logo os torcedores terão a opção do grandioso estacionamento da MECA.
    isso se as obras recomeçarem para valer, pois até agora esta tudo muito devagar. Começaram a desmontar apenas uma parte das provisórias, quando o melhor seria s duas de uma só vez.Os forros do teto não estão colocando, o piso que será colocado na área externa, assim como os vidros do teto nada até o momento, enfim, tudo muito devagar.
    Não podemos reclamar muito da Odebrecht que foi guerreira em topar esta obra contra todos, além de que deve haver muita coisa nos bastidores que não sabemos, ja que esta obra gera raiva de quase todo Brasil.
    Queria ver tudo pronto na MECA até janeiro como foi anunciado depois da copa, inclusive as concessões totalmente instaladas e os camarotes e demais propriedades vendidas, mas caho difícil.
    Como estamos “de fora” e não sabemos os reais motivos (ja achei que era a complexidade, mas percebi não ser este o motivo) para os atrasos, vamos como esta, que ja é algo superior a maioria dos estádios.
    VAI CORINTHIANS!!

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Desmontar um setor antes que o outro deve existir certamente alguma boa razão

      Curtir

      • Celso 1° disse:

        Silvio, tomo como exemplo o forro da cobertura. O processo começou a mais de 1 ano e em nenhum momento se viu mais de uma turma trabalhando em áreas diferentes, apenas 1 grupo com meia dúzia de caras trabalhou, quando na verdade deveriam ser vários grupos o que faria o serviço terminar rapidamente.
        Repito, acho que tem motivos para isso que não sabemos. De qualquer forma do jeito que está já ta muito bom.

        Curtir

  15. Celso 1º disse:

    A globo é a segunda maior culpada por isso, em primeiro vem os clubes que assinaram sem impor nada, apenas queriam a grana.
    logo logo os jogos começarão às 22:15.

    Quanto ao Metrô e seus custos extras, acho que o Estado (poder público) também tem o dever de facilitar o deslocamento do cidadão em qualquer horário, como bem ressaltou um colega aqui no blog. O lazer faz parte dos direitos do cidadão e o Estado deve facilitar o deslocamento seja em qual horário for. Em outras grandes cidades do mundo o metrô me parece que funciona até altas horas da madrugada.
    Acho que pesou muito as eleições que estão próximas, o “debate” durou pouco tempo e logo resolveram.

    Bom para nossa MECA que a cada jogo se integra inda mais com o time e a fiel.

    Curtir

  16. Leandro disse:

    1) O Brasil é o país da novela e não do futebol. Isso fica claro nas audiências dos jogos na comparação com os folhetins.
    2) A Globo BANCA o futebol no país e mantém os clubes reféns. Mas qual outra emissora teria coragem de assumir a conta por tantos anos? A Record quer, mas só pra quebrar a hegemonia. Duvido que tenha um plano sério de longo prazo.
    3) Os clubes são mal administrados e não têm poder de barganha nenhum. Não há diretores profissionais e competentes capazes de gerar outra fonte de renda que chegue perto da cota de televisão.
    4) No estádio, torcedor sempre foi mal tratado. E agora, quem conseguiu algumas melhorias, mete um ingresso caríssimo pro cliente.
    5) O governo do estado de São Paulo vai repassar a conta da expansão do horário pro contribuinte. Hoje ou lá na frente, depois da eleição.

    Curtir

  17. Samuel disse:

    O Corinthians agiu certo em pedir, e o governo agiu certo em ceder. Mas o que incomoda é que quem deveria de fato mudar cagou e andou, que é a globo.

    A solução dada pelo governo é paliativa, e pode mudar a qualquer momento, dependendo do humor dos que estão agora no governo ou dos próximos. Qualquer outro interesse pode fazer isso voltar ao que era antes.

    Por isso o certo mesmo seria a globo rever os horários das partidas. Monopólio dá nisso.

    Esse negócio de que comprou o produto e faz o que quer é balela. Tem limites. Não é assim não. Pelo menos não com todo o resto do mundo.

    Isso é mais uma mostra o quanto essa empresa manda nesse país. Faz isso no futebol, e muito mais na política, definindo os rumos da nação, escolhendo aqueles que quer no poder e minando os inimigos. Estamos vendo aí agora, ao vivo, a escolha declarada do candidato tucano e um linchamento da atual presidente. Essa é a globo, essa é a nossa podre e partidária mídia.

    Já que o governo baixou as calças, então que faça direito, transformando em lei, para que amanhã não seja mudada por que seus interesses não foram atendidos. E para que fique tudo certinho, inclusive essa questão do custo adicional e o pagamento para os envolvidos.

    E que o povo brasileiro acorde e apoie medida de regulação da nossa imprensa, para que barões como a globo parem de mandar no país a seu bel prazer.

    Valeu!

    Curtir

    • Samuel disse:

      Onde saiu empresa, leia-se imprensa.

      Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      A Globo fez a parte dela, induziu o tema de forma que ela não fosse afetada

      Curtir

    • José disse:

      Samuel,

      Globo, Veja, Folha e Estadão formam, de fato, um partido político. Criaram até um instituto, o Millenium. Aqueles que acham que a imprensa persegue e inventa coisas só contra o Corinthians precisam ficar mais atentos. Todo dia essa mesma imprensa traz falsas notícias contra o governo. Cansado de ser enganado, cancelei a minha assinatura do Estadão.

      Curtir

      • Celso 1° disse:

        São tão contra o governo que em nenhum momento apontaram lula como o chefe do mensalão, nem discutido o assunto foi na tv..Só no Brasil mesmo para a mídia agir assim… Os congressistas armaram o mensalão sem o lula saber, queriam aprovar as propostas do barbudo só para o agradar sem precisar ele dar nada. A mídia acatou esta versão e ainda é tida como “contra o pt”. Só no Brasil isso

        ah se fosse na Europa ou nos EUA, lá, caso considerassem ele o culpado do mensalão a população tirava o cara na hora, se soubessem que ele não sabia da tramoia corrupta pioraria a situação e ai que a revolta seria maior.
        Mais de 35 ministros caíram por corrupção, ninguém ,nenhum editorial fala nisso.

        Curtir

        • Samuel disse:

          Celso ou não tem memória ou sua alienação o cega. Lula foi massacrado pela imprensa, principalmente aqueles que formam o PIG – Folha, Estadão e Veja,com matérias diárias tentando ligá-lo diretamente ao processo do mensalão e pedindo seu impecheament. Não tiveram o mesmo sucesso nesse caso, mas tentaram e continuam tentando.

          São Paulo é governada pelos tucanos há 20 anos. Tudo piorou, principalmente na capital. Surgiu e tomou conta o crime organizado, que antes não existia. As escolas estaduais são piores que a antiga Febem, a cracolândia virou referência nacional de degradação humana, o trânsito, decorrente do não investimento no metrô, é simplesmente caótico, a saúde pública é vergonhosa, e para completar não tem água. E mesmo assim os alienados vão eleger o responsável por isso no primeiro turno, só porque não gostam do PT.

          Mas tudo bem, vão em frente. Os problemas desse país é o PT. Então basta tirá-los do poder e voltaremos a ser aquele belo país de primeiro mundo que sempre fomos… não, péra… #sqn

          Quando chega nesse ponto amigos, melhor nem discutir, vai que é doença.

          Valeu!

          Curtir

  18. Luciano disse:

    É bom deixarmos claro que muitos reclamam da Globo, mas ela está na dela. Ela comprou os direitos de transmissão e escolheu os horários das 16hs aos Domingos e às 22hs às Quartas-feiras.
    Culpados são os clubes que nunca trataram bem seus torcedores. Agora, eles estão cobrando caro pelos ingressos e querem que o torcedor compareça aos estádios.
    Portanto, devemos responsabilizar os clubes. Todos. Sem exceção.
    Quanto ao horário do Metrô, acredito que isso não terá aumento de custos, pois os horários dos turnos dos funcionários não terminam à meia-noite.

    Curtir

  19. Cleiton disse:

    Silvinho em ano de eleição quero ver quem vai bater de frente com a REDE BOBO

    Curtir

  20. Stephane disse:

    Todos os valores estão invertidos!

    O Governador do Estado de São Paulo, vulgo Picolé de Chuchu, submete-se aos desejos da Rede Globo e AMPLIA o horário do metrô nos dias de jogo quando, em verdade, a Rede Globo de Televisão (sim, uma mera empresa de entretenimento) é quem deveria se adequar ao sistema metroviário controlado pelo Estado de São Paulo e ANTECIPAR O HORÁRIO DOS JOGOS.

    Não sei quem eu parabenizo mais: o governo, por ser um menininho tão obediente e domesticado pela Dona Globo, ou se eu parabenizo vocês, meus caros, que reelegerão o banana ainda no 1º turno.

    Curtir

    • Luís Carlos disse:

      Desta vez será diferente, vão reeeleger o banana indo votar sem tomar banho e morrendo de sede, pois a água foi pro saco por pelo menos quinze anos.

      Curtir

      • Jose Roberto Agostinho disse:

        Melhor eleger o banana do que o representante petista

        Curtir

        • Roberto-SP disse:

          Concordo com voce Jose Roberto
          Melhor o picole de xuxu, do que os Petralhas
          Ja chega o que estão fazendo em Brasilia e na prefeitura de Brasilia.
          So cego não enxerga o que esse bando esta fazendo ao Brasil
          O cumulo foi toco que tomaram do representante de Israel

          Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Pois é

      O banana vai se eleger ainda no primeiro turno

      Curtir

    • Santiago disse:

      se depender do meu voto, o que vcs. chamam de Picolé de Chuchu , não há nenhuma dúvida que ele estará novamente governando o nosso Estado. Ganha fácil !!!

      Curtir

    • Ernesto de Minas disse:

      Se o governador de voces é tão ruim e já ganha no 1º turno, fico imaginando a (in)competência dos adversários.
      Agora, para um político de 3 ou 4 mandatos ter como única crítica ser “picolé de chuchu”, é para votar nele mesmo.

      Curtir

      • Nivaldo disse:

        Pois é meu amigo, não tem o que criticar e ficam falando bobagem, não tem adversário competente e ficam falando bobagem, não tem o que propor e ficam falando bobagem. Ou seja, quem só fala bobagem, não merece ser ouvido.
        Vai Timão !!!

        Curtir

  21. Luís Carlos disse:

    Eu não entendi muito bem essa alteração. Primeiro, seriam necessários diversos trens saindo simultaneamente das estações Itaquera e Alvim para que todos consigam tomar o trem dentro do horário dessas estações, Depois, teriam que adiar o horário de funcionamento nas estações de integração também. No meu caso, eu teria que chegar à estação República até o horário estendido. E o horário da estação República, pelo que foi informado, a princípio parece que não será estendido. Sinceramente não sei se daria.

    Os políticos têm a capacidade de mudar tudo não mudando nada…

    Mas no caso, entendo que o governo, embora tenha tomado uma decisão política e não para beneficiar ninguém, ainda fez o que nem deveria fazer. Mesmo que estendesse os horários por duas horas, isso não evitaria que um torcedor tivesse que dormir à 1 ou 2 da manhã e ter que acordar às 6 do dia seguinte.

    Repito que os únicos que podem alterar os horários, dos jogos e não do metrô, são os próprios dirigentes dos clubes. É só mandarem apertar suas tangas na costureira e imporem essa condição quando assinarem contratos com as tvs.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Pelo que foi publicado, se você passar da catraca localizada na estação próxima a estadios, se voce sair de Itaquera, por exemplo, e tiver que se deslocar até Campo Limpo, utilizando o sistema de metro/cptm, vai ter um trem a sua espera

      Curtir

      • Luís Carlos disse:

        Mas pra isso tem que estender o horário da estação Campo Limpo também. E pra coisa de uma hora, porque é praticamente do lado oposto da cidade. Não acho que o Metrô vai ficar apenas a serviço exclusivo de quem foi ao jogo.

        Só vendo mesmo.

        Curtir

  22. Alvaro disse:

    Era só a porra da novela acabar mais cedo, , se o jogo começasse pontualmente as 21:30 terminaria as 23:15, o torcedor teria até as 00:19 para chegar e pegar o ultimo metro, tempo mais que suficiente

    Curtir

  23. Vando disse:

    Globo, se a novela é tão boa assim(pois agora temos até novela das Onze) bota os jogos para as 20:00 horas e a novela logo em seguida!!

    Curtir

  24. jair disse:

    Principalmente em ano de eleição, nenhum político quer peitar a toda poderosa da mídia. Por isso ficam tapando o sol com a peneira e os funcionários dos transportes é que acabam sendo prejudicados com a extensão dos horários.

    Curtir

Amigo, faça seu comentário