[Opinião] Sobre as acusações do Ministério Público Federal

Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, está sendo acusado pelo Ministério Público Federal de praticar crimes fiscais em 2010, quando ainda comandava o clube.

De acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo, Andrés e três diretores do clube – Raul Correa da Silva, André Luiz de Oliveira e Roberto de Andrade – teriam sonegado R$ 94,1 milhões em impostos. Segundo a acusação do MPF, os valores eram descontados nas folhas salariais de funcionários, mas não repassados aos cofres públicos.

Para quem vive os intramuros do clube, os fatos que geraram estas acusações não são novidades.

O Corinthians, há décadas – isto mesmo, há décadas – não praticava estes repasses aos cofres públicos.

Quando em 2007, o clube foi assumido pela gestão Andres Sanches, desnecessário relembrar, mas sempre pertinente, o clube não só se encaminhava a passadas largas rumo a segunda divisão, como financeiramente e administrativamente estava quebrado. E isto é fato.

Dívidas das mais variadas, das mais simples as mais complexas. Os pagamentos de algumas dívidas foram priorizados, que garantiriam ao clube um mínimo de respiro financeiro para continuar sendo administrado. 

O rombo destes repasses, naquela época, já era em proporções hospitalares. Portanto, como acontece em muitas empresas a beira da falência, estes compromissos foram postergados, empurrados adiante, apostando em algum acordo futuro.

Como de fato acabou acontecendo e vem ocorrendo, desde 2011.

Em suma, esta é a situação. O que não exime de responsabilidade as gestões do clube, muito pelo contrário. O que chama atenção da opinião da pública, da mídia e principalmente, dos associados e dos torcedores, é que na medida em que o clube é devedor destes repasses, realiza alguns tipos de negócios inexplicáveis e alguns, injustificáveis. 

Jogadores contratados a peso de ouro, sem ao menos entrar em campo, com contratos de trabalhos longos, onerando e sangrando as finanças do clube. 

Por outro lado, o clube se proclama superavitário, a marca mais valiosa do mercado futebolístico brasileiro, mesmo diante dessa situação complicada, hoje, em tese encaminhada, acordos em andamento, mas que por muitos anos, faziam parte da realidade financeira da instituição.

A conta é simples. Se você recebe 10, mas tem que pagar 12, é deficitário. Mas se você recebe 10 e deixa de pagar 3, destes 12, obviamente você passa a ser superavitário. É a tal coisa, do ilegal, imoral ou engorda.

O processo em questão recai pessoalmente sobre os ex-dirigentes – um deles ainda gestor financeiro, Raul Correa – e acredito que não terão problemas para a defesa, já que o clube vem cumprindo com os acordos que originaram este processo.

Mas ninguém gosta de ver seu nome envolvido em coisa errada. Ainda mais porque desta centena – centenas de milhões se considerarmos o “legado” de décadas, que não foram contabilizados por terem “caducado”, valendo apenas os últimos 5 anos – ninguém se apropriou de nada, ninguém comprou iate, nem ilha, com esta grana. Disto, tenham certeza.

E claro, isto tudo que ocorreu agora, sem dúvida tem um viés político. Andres Sanches, candidato a deputado federal, trabalhando forte para chegar a Brasília, combatente das mazelas do futebol brasileiro, apresentando-se como um novo líder nacional do futebol, vêm incomodando, não só gente da bola, como gente do próprio partido.

Tudo se resolverá. Mas o que a gente espera é que todos os clubes, não só o Corinthians, passem a ser geridos com maior responsabilidade, com os pés no chão.

Mas ai precisa combinar com o torcedor.

Que quer ver seu time sempre campeão.

E os clubes?

Passam a investir menos, apostando no atletas que vem da base, colocando em campo equipes modestas e baratas, diminuindo suas chances de fazer frente aos outros clubes, que continuarão fazendo loucuras e contratando jogadores a peso de ouro, gastando muito mais do que recebem ?

O que fazer?

 

90 Responses to [Opinião] Sobre as acusações do Ministério Público Federal

  1. Ewerson Menezes disse:

    Gostaria de saber quem foi o responsável por tais absurdos. R$ 1,2 milhão/mês. Absurdo…..

    http://jorgenicola.ig.com.br/index.php/2014/08/10/corinthians-gasta-metade-de-seu-patrocinio-para-pagar-os-excluidos-sheik-pato-douglas-e-ramirez/

    Curtir

  2. italiano disse:

    …enquanto isso , o bloquista esta se masturbando e tendo prazer imenso de tanta alegria…
    http://rodrigomattos.blogosfera.uol.com.br/2014/08/09/corinthians-sofre-nova-acao-de-cobranca-de-r-5-mi-por-fgts/

    Curtir

  3. Carlos Roberto disse:

    Realmente melaram a candidatura do Sanches, se ele tinha possibilidade de se eleger com a torcida do Corinthians, agora suas “sanches” são bem menores.
    Esse processo do MP não vai dar em nada, como bem disse o Anderson ai embaixo, mas que sirva de lição para uma pessoa que tinha visão de empreendedor mas cultura de sacoleiro.
    E ele não sabia que se candidatando a cargo politico, iriam vasculhar tudo? Ele não sabia que apropriação indébita é crime passível de cadeia?
    Eu particularmente acho a conduta de Sanches ridícula, mandando recados pelo Twiter que vai abandonar o cargo de Gestor da Arena, coisa muito antiprofissional, já que ele trabalha exerce um cargo de confiança da Diretoria e deveria negociar sua saída pela porta da frente.

    Curtir

    • Anderson disse:

      Aumentar o seguro de vida, quando você tem uma doença terminal e esconde, também é crime você sabia?
      Pois bem, o “criminoso ” nesse caso, para mim é um herói, pois mesmo a beira da morte, comete um “crime” para beneficiar sua família.
      E, Sanchez não se “apropriou” de nada. Quem se apropriou e está solto, é o senhor Maluf.
      Pais de hipócritas .

      Curtir

  4. Cesar disse:

    Por que o sensacionalismo destes promotores apenas com o Corinthians, se todos os clubes praticam essa retenção?

    Poxa, que bom que o Flamengo, o Vasco, o Botafogo, o SPFC, o Palmeiras, etc. não praticam isso, não é MPF? O Kleber Leite e o Eurico Miranda estavam brincando quando afirmaram que faziam isso para não deixarem seus clubes caírem, não é MPF?

    Estou de saco cheio desses promotores que se imaginam arautos da justiça mas que tratam iguais de forma diferente. Isso é justiça?

    Curtir

    • Marcos ZZ disse:

      Lembra-se do caso MSI? Promotores dando entrevistas e mais entrevistas arrebentando com a imagem do clube, o final já sabemos. É assim com o Corinthaians o clube mais odiado do Brasil.

      Curtir

  5. Anderson disse:

    “ANIMUS SIBI HABEND”, existiu?
    Resposta:
    “Reconhecendo o credor (Governo parcelou) que o responsável pela empresa não agiu, ao recolher o imposto de renda retido na fonte, com “ANIMUS SIBI HABENDI”, não há que se falar em ilícito penal. Em qualquer das hipóteses de apropriação indébita, só há sedimentação do delito quando fica demonstrado, de modo indubitável, que o agente, ao praticar a irregular detenção da coisa, agiu, logo em seguida, por vontade própria, convertendo a posse precária da mesma, em posse a titulo de “DOMINUS”.

    TRADUÇÕES: “Animus sibi habendi” (intenção de ter a coisa para si) Tiveram???
    “DOMINUS”: (ficaram com os valores em seu domínio?)

    Curtir

  6. Anderson disse:

    Estou simplesmente pasmo. Ler o que comentaristas, juristas, tributaristas, estão advogando, ou seja a prisão de Andrés, como medida profilática ao futebol?
    Clap!Clap!Clap! Vocês são o supra sumo da decência.
    É preciso um cadáver a qualquer custo para moralizar o futebol.
    E, se é preciso um cadáver como exemplo, o que seria melhor do que um Corinthiano, para estrear o cemitério do Odorico Paraguaçu.?
    Vão para aquele lugar que é bem conhecido e quentinho.
    Um rojão disparado acidentalmente por um imbecil matou um garoto, e o mundo despencou durante o ano todo, e até data de aniversário de sua morte foi comemorada em manchetes.
    Evidente, e todos os “tributaristas” opinativos como diria Odorico, sabem o porque do interesse em manter o corpo daquele garoto insepulto, até quando pudessem.
    Um santista,pai de recém nascido, foi esmagado por bambis, com barras de ferro, em um ponto de ônibus, e já esqueceram, ou fazem de conta que não existiu.
    Então tá. Vamos imolar, em praça pública o Andrés Sanchez, inimigo publico número um, que sabemos de quem, para dar o exemplo para o Brasil varonil.
    E Viva o Corinthians! Pioneiro em tudo! Vai Corinthians!!
    E vocês, vão ao banquete, junto com os abutres.

    Curtir

  7. Ernesto de Minas disse:

    Como sou engenheiro e não advogado, não entro no mérito jurídico. Apenas opino sobre futebol e a política, paixões dos brasileiros. Sou crítico do Andrés, não ao ponto de ofendê-lo e tratá-lo , como muitos aqui no blog, como se fosse um bandido.
    Para mim está havendo manipulação de notícia com o claro interesse em se atingir o clube e, principalmente, a candidatura do AS. Essa dívida é nova ? Surgiu do nada ? Pelo que entendi essa divída com a RF é menor que a mesma dívida da maioria dos clubes brasileiros. Além do mais, se eu, Ernesto, devo a um credor e faço com ele um acordo de pagamento, se estiver com as parcelas em dia não posso ser taxado como “não pagador”. Me parece ser o caso.
    Quanto a se processar AS e outros eu, repito, não sou do ramo e não sei até onde vai. Mas que o interesse da imprensa é sim atingir a candidatura a deputado eu não tenho dúvida.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Compartilhamos da mesma opiniao

      Curtir

    • Ricardo disse:

      Se o caso trata-se de divida e o respectivo parcelamento da mesma, o fato não pode ser considerado crime, simples assim. Agora a abordagem disto, como está sendo feita, deixa claro a intenção desedificante de jornalismo pérfido imbuído com o propósito de se atingir particularmente uma pessoa e uma instituição.

      Curtir

  8. jborneo disse:

    Se Andres descontou dos salários dos funcionários e atletas e não repassou ao Governo, cometeu um crime e deve ser punido quem de sua administração decidiu desviar este dinheiro, seja para contratações ou outros pagamentos. Cometeu um crime e deve sim ser punido, por melhor e mais competente que ele tenha sido.
    Agora por que so o Corinthians? Como estão os outros clubes? Se é pra punir ( e acho que deve ser punido sim) teria que punir a todos que cometeram o mesmo crime e não so o nosso clube.

    Simples assim……

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Mas e o acordo de parcelamento, onde entra ?

      Segundo Ives Gandra, havendo o parcelamento, anula-se a acusacao

      Curtir

  9. Luciano disse:

    Sílvio,
    Essa situação é recorrente em todos os clubes. Aliás, recentemente, o presidente do Botafogo disse em alto e bom som que recolheu dos jogadores, mas não repassou ao INSS. Repito, isso acontece em TODOS os clubes. Acho muito, mas muito estranho que o MPF venha a público para denunciar “apenas’ os dirigentes do Corinthians. Tem clubes por aí que estão em situação muito mais complicada do que o Corinthians. Acho que os clubes tem que pagar tudo que deve, mas o governo tem que fazer uma série de exigências: transformação dos clubes em empresas (s/ donos e c/ possibilidade de falência); eleição a cada 3 anos (s/ direito a reeleição); formação de uma liga profissional; transparência total no que diz respeito às finanças, contratos de trabalho e assuntos fiscais; fim dos direitos econômicos a empresários (isso é com o congresso); investimento e utilização de jogadores da base. Acho que o caminho é por aí.

    Curtir

  10. Celso 1º disse:

    Silvio e demais amigos fiéis de blog, ESTOU PRESTES A REALIZAR MEU SONHO, ja que pretendo ir no jogo contra o flu na MECA dia 1° set . Pergundo: como está sendo feita a venda pela net para não sócios??Precisa retirar o ingresso na arena??

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      O clube libera a venda para não socios depois que esgotaram as vendas para os socios, ingressos remanescentes

      Curtir

    • Cesar disse:

      Exato, esse texto explica o show pirotécnico que estão armando, como sempre, no Clube Mais Importante do País.
      Querem “moralizar”? OK, vamos lá, mas em TODOS, pois se a lei é uma só porque crucificar APENAS o Corinthians?

      Curtir

  11. Samuel disse:

    Silvinho, pra quebrar um pouco esse clima péssimo com essas coisas, vamos relembrar as lambanças dos nossos detratores…veja essa recente do kfuro:

    http://tvuol.uol.com.br/video/juca-kfouri-nao-temos-um-estadio-para-a-abertura-da-copa-04020D183262D0815326

    Não dá uma dentro.

    Valeu!

    Curtir

  12. Gustavo disse:

    “Mas ai precisa combinar com o torcedor.

    Que quer ver seu time sempre campeão.

    E os clubes?Passam a investir menos, apostando no atletas que vem da base, colocando em campo equipes modestas e baratas, diminuindo suas chances de fazer frente aos outros clubes, que continuarão fazendo loucuras e contratando jogadores a peso de ouro, gastando muito mais do que recebem ?”

    Já pensei nessa questão também será que o melhor não seria baixar os preços do futebol investindo em jogadores da base e em reforços do interior. Mas ai vem um Atlético/MG ou um Flamengo da vida que não pagam ninguém montam um esquadrão ganham tudo e nós torcedores ficamos a ver navios… infelizmente temos que entrar no jogo e as vezes pagar mais do que realmente deveríamos.
    Quanto ao Andres ele fez de tudo para que fosse montado o Corinthians campeão do mundo que vimos a 1 ano e meio atrás e honestamente sempre terá meu apoio.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      A não ser que um dia os dirigentes dos principais clubes brasileiros se fechem numa sala, cortem os pulsos e façam um pacto de sangue, a partir de agora, prioridade será pagar dividas e não se contrata enquanto não quita-las

      Curtir

      • O Dani L disse:

        Falando em contratação x dividas uma coisa me deixa um pouco curioso. O Palmeiras esta contratando um monte de jogadores, da america do sul, mesmo em situação financeira muito pior que a nossa.

        Sera que não existem umas duas boas opções de atacantes disponíveis e que poderiam ser contratados?

        Sofremos na negociação do Sobbis. Sofremos na negociação do Marcelo. Agora surgiram alguns rumores do Nilmar e que acredito que não dará em nada.

        Curtir

  13. Edu disse:

    comecem a colocar dirigente na cadeia, e/ou responder com seus bens as dividas contraídas nos clubes, que a moralização começa!

    Curtir

  14. RODRIGÃO disse:

    Falar em opinião manipulada, acho que esse texto tentou fazer isso.

    A denúncia CRIMINAL do MP diz respeito ao não repasse do Imposto de Renda Retido na Fonte.

    Esse imposto não é devido pelo Clube e sim pelo jogador. Esse valor é RETIRADO do salário do jogador e repassado a Receita.

    O que ocorreu foi que o Clube DESCONTOU o valor do salário, e utilizou o valor dentro do próprio clube.

    Não se trata de simples sonegação.

    A questão não se confunde com ausência de pagamento de INSS ou FGTS, é muito mais grave e o simples parcelamento, neste caso específico, não isenta os responsáveis do crime que é formal, ou seja, a simples prática do ato já configura o crime.

    Curtir

    • Edu disse:

      Rodrigão vc esta correto. O que esta diretoria cometeu é crime,
      estão tentando minimizar, mas se bobear ate cadeia dá!

      Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Primeiramente, em quase 7 anos de blog e redes sociais, este espaço se tornou formador e não manipulador de informações

      Em segundo lugar, o clube não tem somente jogador como funcionário, aliás, tem muito mais gente funcionária que não é jogador

      Terceiro, a defesa certamente se valerá do fato que os gestores eram cientes do ato e que optaram por isto meramente por uma questão de fluxo de caixa, ou se sacrificavam algumas contas, que fossem publicas, como no caso, ou o clube pararia.

      Voce nao para de existir se não repassar INSS e FGTS ao governo, mas para se não pagar funcionário e a maioria dos fornecedores

      Curtir

      • Edu disse:

        O CLUBE NÃO DEIXOU SÓ DE PAGAR IMPOSTOS…..ELE DESCONTOU DO FUNCIONARIO E NÃO REPASSOU, ESTE É O CRIME!

        Curtir

      • RODRIGÃO disse:

        Bom, ao menos acabamos de descobrir de onde veio o dinheiro para pagar 500.000,00 de salário para 8 jogadores do elenco ao mesmo tempo. Descobrimos de onde veio o dinheiro para contratar o Renato Augusto. Andres fez festa com o chapeu alheio, em silêncio, pagando de grande administrador. Gente, R$ 98.000,000,00 não é pouco. Resta agora saber quais são as surpresas da Arena Corinthians, porque ele sempre só falou em ressarcir o empréstimo, mais nunca contou qual é a margem de lucro que a Odebrecht escolheu ter na operação. E diga-se, vai ter, a se vai ter.

        Curtir

    • Celso 1º disse:

      Mas será que todos os dirigentes Brasil afora que fazem isto serão processados??

      Curtir

  15. PAULO disse:

    EU GOSTARIA E SABER A REAL RELAÇÃO DO SANCHEZ COM O UOL, TEM ALGO DE ESTRANHO AÍ…

    Curtir

  16. Celso 1º disse:

    Sempre o MP elege o corinthians para propor ações.
    Será que somente o Corinthians e seus direigenes fizeram isso??
    E os demias clubes, principalmente os do rio???

    Andres sofrerá pressão de todos os lados em sua campanha.

    Ontem vi sua entrevista na espn, muita boa por sinal, mais uma vez calou todos e deixou o apresentador anti caladinho.
    Falou sobre a Arena, disse que deixou uma equipe boa para cuidar e não se afastará muito, ou seja deu a entender que vai se dedicar a vida politica mas sem deixar de está coordenando os passos da arena.
    Falou que os ingressos do Setor leste vão cair para 150 reais em breve e os outros setores manterão os preços, sendo que o setor oeste vai ser todo negociado/alugado via leilão com cadeiras a preço mínimo de R$ 4.000,00 por ano.

    Curtir

  17. Ewerson Menezes disse:

    Algumas considerações:

    – Cincinato Braga está em festa. A todo momento, pipocam reportagens no blog-motoca.
    – Ele posta coisas como que extasiado, com orgasmos múltiplos, tamanha a raiva que sente pelo Andrés.

    Em minha opinião: deve??? Pague!! A RF não quer ninguém preso. Ela quer mesmo é receber.
    Mudando de assunto: domingo será empate ou novamente outra derrota vergonhosa, como o 5×1 no paulisteco/2014??? Estou vendo as sardinhas dizendo que não comemoram menos que 3×0. Em havendo derrota ( o que eu não me surpreenderia ) adeus brasileirão/2014.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Sobre domingo, não acredito que a postura do time seja muito diferente do que a gente tem visto quando o time joga fora de casa

      Curtir

  18. Mauro Oliveira Ben Yosef disse:

    Obvio que muitos abutres vão tripudiar em cima da situação, tirar sarro, etc…

    Mas a sua ultima colocação no final do texto é o que impede o nosso futebol de se organizar dentro e fora de campo.

    Quem tem coragem de gastar só o que arrecada, implantar um teto salarial e manter a principio um time mais modesto que seus concorrentes que longe dessa obrigação continuarão a cometer loucuras administrativas para querer ganhar e afundar os outros?

    Na verdade isso só daria certo se fosse lei, critério primordial para participação nos campeonatos com punições administrativas e esportivas par quem não cumprisse, assim teríamos no mínimo a condição de igualdade entre is clubesse destacando aquele que melhor se organizar em suas categorias de base e acertividade nas contratações.

    Enquanto isso não acontecer, nosso futebol continuará vivendo no reino da fantasia.

    Jogo bom? Torneios estrangeiros e de quatro em quatro anos nas copas do mundo!!!

    Curtir

  19. Ulisses_Coringão! disse:

    Vindo da onde veio, já me resguardo o direito de ficar com os dois pés bem atrás, à medida que os motivos que levaram a veiculação da reportagem bem como a replicação da mesma por diversos outros veículos, nesse dado momento, me parecem ter a clara motivação político/partidária ou eleitoreira, como queiram…

    O Fato é que, absolutamente, a utilização de tal manobra, como você bem disse, NÃO exime o Corinthians, clube mais amado, cobrado e vigiado do mundo, representado pelas 3 figuras denunciadas pelo MPF.

    Poderia lembrar aqui do ninho de vespas que é o departamento de formação e seus meandros, da interferência absurda dos ditos investidores ou dos agentes e vossas comissões… É inegável que são alguns dos gargalos por onde vemos $$$ dinheiro escorrer pelos ralos.

    É bem verdade que o que acontece é o que você com sabedoria escreveu. Torcedor lá está preocupado se deve pra “X” ou “Y”? Torcedor quer é ver o time campeão! (A maioria, independente dos meios).
    Natural, até compreensível…

    O que incomoda é gestor se valer de tal postura.

    Pode parecer piegas mas nesse caso sempre me vem à cabeça os exemplos e ensinamentos dos corinthianos lá de casa.

    “Eu não quero saber se os filhos de toda vizinhança fazem certo ou errado, quero é que o meu se comporte de maneira correta”.

    É devido. Que se assuma, renegocie, honre, como qualquer pessoa física ou jurídica sempre fez e fará nesse país.

    Contudo, a ultimamente tão apregoada, austeridade financeira, passa muito mais por, em hipótese alguma, NÃO cometer mais inexplicáveis acessos de loucura, extravagâncias, como as de adquirir por cerca de 15mi de Euros, 60% dos direitos econômicos de uma incógnita, dum morto, de um indivíduo sem identificação alguma com a história do clube… Só pra ficar num único exemplo..

    Ah, antes que eu me esqueça.

    Não tentar aculturar um grupo de jogadores bem como toda uma torcida, não esquecer das vossas raízes, não descaracterizar vossa própria identidade, também fazem bem aos negócios, viu?

    Vai Corinthians!

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Dentro de casa fica fácil a gente ditar os destino. É aquela coisa, “mas pai, todo mundo vai, todo mundo tem, todo mundo isso, todo mundo aquilo”. Mas voce não é todo mundo.

      Num clube, a banda toca diferente. Voce mexe com paixão, são dezenas de milhoes de apaixonados. Se amanha um presidente entrar no Corinthians e determinar que a partir daquele momento, o clube não vai contratar um pereba sequer pra jogar no time enquanto não pagar divida e em quanto isso vamos de pratas da casa, seremos dizimados pela imprensa e pelos “co-irmãos”

      Curtir

      • Ulisses_Coringão! disse:

        Entendo e concordo que num clube a banda toque diferente do que tocava lá em casa, entretanto, se há um clube que tem potencial pra apresentar boa saúde financeira aliada a austeridade e resultado positivo em campo, esse clube é o SCCP.

        No mais, sabemos, endividamento “responsável” não é crime. Sonegação, apropriação indébita, quando comprovadas, os são…

        Mas amigo, é dose pra mamute aguentar a forma com que os recursos são geridos. Negócios como os feitos na aquisição de parte dos direitos econômicos do Pato, aquela novela envolvendo o Nilmar, são alguns dos exemplos de extravagâncias financeiras que até para o maior clube do Brasil soam como inadmissíveis, ainda que um gigantesco percentual de risco seja algo inerente ao futebol.

        Por maior que fosse a boa intenção dos envolvidos, duvido que fossem tão agressivos, nada conservadores, em seus negócios particulares.

        Curtir

  20. Octavio disse:

    Que belo exemplo de retidão que você exalta heim Silvinho ?

    Petistas unidos e sempre com o mesmo discurso canalha do viés político…é muita pequenez.

    O povo acordou meu nobre amigo corintiano, mesmo os ignorantes não acreditam mais nas falácias petistas, se as chances do “dono da Arena” já eram mínimas, depois da brilhante decisão do Juiz da 10ª Vara Criminal Federal de São Paulo, as chances viraram pó…

    Sou corintiano de quatro costados, advogado tributarista e posso lhe assegurar que você está absolutamente equivocado.

    A denúncia não tem como objeto as dívidas fiscais acordadas e parcelamento, mas sim do CRIME DE APROPRIAÇÃO INDÉBITA FISCAL e pode acreditar, o “dono da Arena” não tem para onde correr, mesmo que ele pague todo o débito à vista não o isentará do CRIME cometido.

    Este caso servirá de “norte” para que o MP dos demais Estados do Brasil ofertem denúncias contra todos os demais dirigentes criminosos de clubes de futebol que se apropriaram por anos e anos de dinheiro público, de direitos de seus funcionários e prestadores de serviços.

    Esta decisão haveria de ser comemorada e prestigiada, o Gigante Corinthians como sempre, servirá de exemplo e marco para a faxina de dirigentes canalhas que jogaram o futebol brasileiro na lama.

    Temos sim que incentivar o investimento em atletas da base, apoiando incondicionalmente equipes modestas e baratas, mesmo que diminuta as chances de fazermos frente aos outros clubes que continuem a fazer loucuras e contratando jogadores a peso de ouro e gastando muito mais do que recebem, mais cedo do que possam crer eles também serão denunciados e nós estaremos à frente, caminhando com as próprias pernas, gastando menos do que viermos a receber.

    Vamos incentivar a legalidade, mesmo que o preço seja sangrar a própria carne !

    Chega de impunidade neste país !

    Vai Corinthians RETO !!!

    Curtir

    • dtnpaulo disse:

      Kkkk…ate bonito…qdo vc acordar me da uma ligadinha..kkkk

      Curtir

    • Ulisses_Coringão! disse:

      Me permita a replicação das vossas palavras:

      “…Este caso servirá de “norte” para que o MP dos demais Estados do Brasil ofertem denúncias contra todos os demais dirigentes criminosos de clubes de futebol que se apropriaram por anos e anos de dinheiro público, de direitos de seus funcionários e prestadores de serviços.

      Esta decisão haveria de ser comemorada e prestigiada, o Gigante Corinthians como sempre, servirá de exemplo e marco para a faxina de dirigentes canalhas que jogaram o futebol brasileiro na lama…”

      Se configurado e comprovado o crime de apropriação indébita, que puna-se e cumpra-se. A qualquer um, à todos!

      Agora, confesso que, ei de ver, principalmente no que tange a atuação da justiça e por conseguinte da imprensa, o glorioso SCCP, ser reconhecido como qualquer espécie de mártir, bem feitor que seja. Pensas diferente?

      E outra.

      Não reconhece, independente de qualquer predileção político/partidária, (já tá dando asco essa associação com o esporte e o corinthians), que nesse dado momento, há sim inúmeras motivações além daquela que deveria ser a única, a de “se fazer justiça” ?

      Vai Corinthians!

      Curtir

      • Octavio disse:

        Ulisses, como tudo neste país a política é a válvula propulsora, mas compreendo também que exista um animus condemnandi para atingir letalmente os dirigentes dos clubes do futebol brasileiro, o que é louvável e espero que se amplie para todos os demais clubes e dirigentes.

        O Corinthians poderá sair fortalecido de tudo isso, independente do reconhecimento pela imprensa ou da sociedade, somos o time do povo, a própria satisfação da retidão nos sustentaria, pouco importa o que digam e que falem de nós.

        Pode-se utilizar como analogia o diretor de uma empresa comercial que se apropria indevidamente do recolhimento previdenciário dos funcionários da empresa e os aplica em novos negócios da empresa objetivando ganhos de comissões, caberia a empresa no momento da ciência do crime demitir sumariamente o diretor e acioná-lo judicialmente na reparação material e moral sobre os prejuízos causados, independente de responder solidariamente pelos crimes praticados pelo seu diretor, ao menos demonstraria um princípio da boa-fé objetiva.

        Curtir

        • Ulisses_Coringão! disse:

          Você entende então, que há vontade de condenar substancialmente o conjunto dos dirigentes de clubes do futebol brasileiro?

          Desde as primeiras incursões da bancada da bola, é notório que isso nunca ocorrerá, afinal, a política pode ser a válvula propulsora de todas as coisas…

          Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Das bobagens que o nobre causídico postou, por gentileza, imploro-te, CORINTHIANO COM TH, por favor

      Curtir

      • Ulisses_Coringão! disse:

        De quatro costados…

        Curtir

      • Octavio disse:

        Sugiro-lhe um breve estudo da Regra Gramatical da Língua Portuguesa, meu caro.

        Curtir

        • Blog do Silvinho disse:

          Paixão se escreve com TH

          Corinthiano é uma coisa, corintiano é outra.

          Corinthiano é o torcedor fiel, o que enfrenta lua, sol, chuva, granizo, raios e terremotos para ver drapejar a bandeira alvinegra nos estádios e sentir pulsar no peito a cartilagem da alma nas vitórias, nos empates e nas derrotas. Corinthiano somos nós, os devotos de um sonho que se fez um pedaço de nós mesmos.

          Já corintiano, assim, mais simplezinho, é quem nasce na cidade do Corinto, no coração de Minas Gerais. Se não acreditarem, procurem no mapa. Corinto fica ali, depois de Curvelo, depois de Morro da Graça, para os lados de Morro de Senhora da Glória. Corintiano é todo bom mineiro de bom gosto que nasce em Corintio. E há também os coríntios, aos quais se dirige o apóstolo Paulo em várias de suas cartas. Portanto, os coríntios estão no Novo Testamento; os corintianos estão em Minas Gerais. E os corinthianos, em toda parte.

          Lourenço Diaféria.

          “Paixão se escreve com TH” – Jornal Popular – 13.07.94.

          Curtir

          • Octavio disse:

            Silvinho, não se dignifica nem se distingue o amor incondicional pelo SCCP por um “TH”, o fato de prezarmos a linguística e semântica de formas distintas não condiciona a superioridade ou inferioridade, convenhamos. Se o que eu digo são bobagens conteste e debata sobre o cerne da questão.

            Curtir

            • Blog do Silvinho disse:

              Debato com você sobre qualquer tema em igualdade de condições argumentatória. Mas não abro mão do TH, assim como o verde. Um corinTHiano de 4 costados não admite o verde e nem o corinthiano sem o th

              Curtir

              • Octavio disse:

                Silvinho, as nossas tradições e glórias mil foram conquistadas sobre um gramado…”verde”. Meus 3 filhos “corintianos e/ou corin”th”ianos” possuem a íris dos olhos…”verdes”.

                Sinceramente, reflita sobre este seu posicionamento pueril, somos todos iguais, ou corro o risco do meus filhos sentarem ao seu lado em um jogo do Corinthians e serem destratados por terem as íris verdes ?

                Um abraço, finalizo meus comentários e permanecerei acompanhando os debates como de praxe.

                Curtir

                • Blog do Silvinho disse:

                  Parei no “íris verdes…”

                  Curtir

                  • Octavio disse:

                    “Debato com você sobre qualquer tema” ???….SQN !

                    poxa Silvinho, fugiu ao debate ?

                    Tá quentinho aí debaixo da cama ?

                    Assim fica fácil demais desconstruir os seus parcos argumentos manipulatórios…

                    Curtir

                    • Blog do Silvinho disse:

                      Oras, quem escreveu “Um abraço, finalizo meus comentários” foi você, não eu. A tua “íris verde” devia estar te cegando, não te emburrecendo

                      Curtir

  21. Luís Carlos disse:

    No fim do ano passado e início deste ano saíram matérias dando conta que o clube estava atrasando salários de jogadores e o clube se explicou dizendo que não estava recebendo o patrocínio da CEF. Até a premiação do paulistão estava no rolo.

    Na ocasião liguei a incompetência e a picaretagem ao atual presidente. Com as novas informações, passo a ligar tudo ao ex-presidente, já que o Mário Gobbi, a princípio, não foi denunciado nem está sob investigação. Dá até para desconfiar que a farra de empréstimos aprovados recentemente possa não ter nem nada a ver com a construção do estádio e sim com a pressa de pagar tudo e evitar que a picaretagem fosse levada a público.

    Acho que qualquer clube, embora seja responsável por pagar pouquíssimos tributos quando se compara ao restante das empresas, pode dar a desculpa que quiser. Só que não pagar imposto por falta de recurso, coisa de que o Corinthians não sofre, é uma coisa. Sonegação e apropriação indébita é outra.

    Sonegação é quando alguém realiza traquinagens contábeis para simular que não deve imposto nenhum. Apropriação indébita é quando alguém se apropria (mais conhecido como rouba) de um valor referente ao pagamento de imposto efetuado por um terceiro e não o repassa ao seu legítimo dono.

    Trata-se de crime e não de pindaibagem.

    De resto, o Corinthians possui hoje um faturamento muito maior do que tinha em 2007. E inexplicavelmente, hoje deve muito mais. Necessita gastar para possuir um elenco competitivo? Claro que sim. Mas o clube fatura quase 300 milhões por ano. Acho que dá para montar elencos competitivos e para pagar a merreca de imposto de que o clube é responsável com folga, ainda mais que quem compra jogador atualmente é o BMG e não o clube.

    Outra coisa: o MPF só trata de impostos e contribuições federais. Se tentou picaretar com tributos federais pode ter tentado picaretar também com tributos municipais.

    E indiciar o ex-presidente e o diretor financeiro é até compreensivo. Causa curiosidade um ex-diretor de futebol e um ex-diretor administrativo, que teoricamente nada têm a ver com manipulação de dinheiro, serem indiciados também.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      E porque Mario Gobbi e Dualib não foram denunciados?

      Por dois motivos: há decadas o clube não repassa, mas valeram somente os ultimos 5 anos de gestão, ou seja, a partir de 2009. Portanto, Dualib fora

      E a partir de 2011 o clube não só passou a repassar como aderiu ao REFIZ. Portanto, Mario Gobbi não pode ser denunciado

      Curtir

      • Luís Carlos disse:

        Se o Mário Gobbi está repassando o dinheiro que não é seu nem do clube em vez de roubar, naturalmente que não deve ser denunciado. É exatamente o que eu disse. É que até anteontem eu achava que o Corinthians não conseguia CND para poder receber o patrocínio da CEF, para tomar empréstimo do BNDES para o estádio e para construir o CT da base por causa da incompetência do Gobbi. Mas pelo visto a conta é toda do ex-presidente superstar.

        Curtir

      • Samuel disse:

        Silvinho, o clube não aderiu ao REFIS, apenas fez um acordo. Se tivesse aderido não poderia ser denunciado pelo ministério público. É justamente isso que frisei no meu comentário abaixo e que considero como injustificável a burrice dos nossos dirigentes.

        Curtir

  22. JC Penna disse:

    Primeira medida do próximo presidente, se for honesto: fechar, extinguir nossa base! Acabar com tudo aquilo. Pra que manter nossa base se não revelamos ninguém? E quando revela os caras entregam de graça pros outros clubes! Vejam o caso de Marquinhos, Ewerton Ribeiro e Lucas (ex-Marcelinho). Isso é uma vergonha!! So tem bandidos ali…então fecha! Outra coisa: parar de pagar salário a jogadores emprestados a outros clubes! Pura safadeza isso!! Vejam o caso recente do Petros: veio de um time pequeno, já ganhando bem mais. Dois meses depois já tem seu salario aumentado e seu contrato renovado?? Por que isso? Agora, o cara já não tá jogando tanto assim, repararam? Se chegar um jogador melhor, pronto, vamos ficar pagando esse cara ate 2018? Não está obvio que tem falcatrua nisso? Infelizmente, tem torcedor inocente que ainda acredita nos dirigentes! Tem até gente que acha que Andres faz tudo o que faz pelo SCCP por amor apenas!! Isso mesmo, tem gente que acredita que ele trabalha de graça e que não leva nada!!! Ai fica difícil discutir!!

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Fechar a base e fazer o que com as obras do novo CT ?

      Não é assim, sob meu entendimento

      Eu não acabaria com a base, mas só manteria acima do sub 17

      Curtir

    • PAULO disse:

      CONCORDO EM GRANDE PARTE, NOSSA BASE É FRACA E PROMÍSCUA, ESSE LANCE AI DO “SUPERCRAQUE” PETROS CHEIRA MAL, E MAIS ALGUMAS MAZELAS…

      Curtir

  23. O Dani L disse:

    Também enxergo isso como politicagem.

    Ainda mais tendo vindo a denuncia da Folha pois sabemos da relação do Andrés com o Corinthians e PT.

    Não creio que vá da em nada essa denuncia. Tudo será explicado até porque o clube vem pagando as dividas desde 2011 numa renegociação dessas dividas.

    Embora saibamos que isso deve existir em outros clubes e empresas (e bobear até na propria Folha) temos nossão de que essa estratégia não é correta.

    O que me deixa intrigado e evidencia o aspecto politico, contra o Andrés, é pelo fato, de que se entendi direito essa divida de R$ 94 MI vem desde a decada de 90.

    Dessa forma a pessoa do ex-presidente (Dualib) e outros diretores das antigas gestões também deveriam estar incluidas no processo ou estou equivocado?

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Vai ser resolvido facilmente na justiça e o processo arquivado

      Mas incomoda, é chato, até porque 50% da opinião publica é ignorante, 40% é manipulada

      Curtir

    • Luís Carlos disse:

      Pode ser politicagem, mas é coisa real. Não se pode esquecer que o clube, por conta da picaretagem, pagará muito mais do que pagaria se não tentasse aplicar o golpe; que não passaria apuro pela falta de pagamento do patrocínio e que conseguiria o empréstimo do BNDES para a construção do estádio com muito mais rapidez.

      As consequências da tentativa de golpe geraram muito mais prejuízo do que parece. O Dualib deu muito menos prejuízo ao clube.

      Curtir

    • Octavio disse:

      Amigo, no Direito existe um princípio denominado “prescrição”, razão pela qual o Juiz aceitou a denúncia somente dos crimes praticados a partir de 12 de julho de 2010…

      Silvinho, vc tbm acredita que o mensalão teve 80% de decisão política e 20% de decisão jurídica ?

      Por favor, vamos incentivar a retidão em nosso Brasil e no nosso Corinthians, por favor…chega de impunidade.

      Curtir

      • O Dani L disse:

        Obrigado pelo esclarecimento.

        Como funciona essa parte de prescrição? É por tempo? Digo se passar X anos de algo dai não pode mais ser cobrado?

        Curtir

        • Octavio disse:

          Dani, sim, é por tempo, nos casos de crime de apropriação indébita previdenciária o prazo é de 4 (quatro) anos, ou seja, só atinge os crimes ocorridos no período compreendido entre a data do recebimento da denúncia e até os 4 anos anteriores, de 12 de julho de 2010 até 12 de julho de 2014. Entretanto, diante da continuidade delitiva o prazo de abrangência permanecerá contínuo da data da denúncia até o julgamento definitivo, ou seja, de 12 de julho de 2010 até a decisão final transitada em julgado.

          Mas como o que eu afirmo são “bobagens” não se preocupe, “não vai dar em nada…será arquivado”…

          Para efeitos de alerta, segtue mais uma bobagem…:”Ninguém se escusa de cumprir a lei porque não a conhece”. (Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro – Art. 3º).

          Curtir

      • Blog do Silvinho disse:

        80% não, quase 100

        O mensalão começou no PSDB, com o Azeredo. Cade denuncia, cade investigação ?

        E o Trensalão ?

        E não se esqueça, só existe “Mensalão” porque alguem furou a ponta com o Bob Jeferson

        Curtir

        • Octavio disse:

          E dá-lhe complexo de pombo enxadrista.

          26 de outubro tá chegando finalmente…que venha o “suicídio coletivo” da ptralhada.

          Curtir

          • Ulisses_Coringão! disse:

            Me surpreenderei positivamente se quando extrapolada a supracitada data, se continuarás por aqui sob a mesma alcunha, defendendo e debatendo os interesses do Corinthians, a justiça, a retidão, a moral e os bons costumes…

            Curtir

  24. Samuel disse:

    Silvinho, ingressos abusivos, política elitista e burra, truculência e intransigência no trato com a torcida, a demora nos naming rights sem explicações convincentes e claras, e essa questão de sonegação de impostos pelo clube mais rico do país… Sanchez despenca no conceito da Fiel e expõe o Corinthians e sua torcida de forma vexatória, no melhor estilo Dualib.
    Do melhor presidente da nossa história não se esperava essas rateadas horríveis.
    Assim como a política burra dos ingressos, cobrando 400 reais para cadeiras vazias quando poderia cobrar 80 e lotar o estádio e ter renda maior que as observadas, deixar uma dívida de 30 milhões virar mais de 90 milhões e um escândalo é de uma orelhice inadmissível.
    Se tivesse inserido essa dívida no REFIS do ano passado, não teria multa e juros e poderia ser parcelado em até 15 anos. Se viesse um acordo depois isso seria considerado. Ficar parado, com denúncia do ministério público em andamento, fingindo de morto e achar que vai ficar tudo bem, pera lá…
    E tem o fator Corinthians, ou seja, com os outros é uma coisa, com a gente é outra. Todos devem, mas o alvo sempre seremos nós. Sabemos disso, chorar não adianta, e sim tomar providências. Ou agir corretamente na blindagem, como tantos fazem, a bambilândia por exemplo, ou então evitar o problema, pagando.
    Temos mais de 100 jogadores registrados na CBF… dezenas em outros clubes com salários pagos por nós… dinheiro sendo jorrado assim sem explicação.. e não paga impostos retidos?
    Atrasou na época? ok, mas se passaram 7 anos, com o clube faturamento o dobro que qualquer outro. Dava pra ter resolvido, como falei, com o REFIS.
    Inexplicável, injustificável, imperdoável.
    Depois de tudo isso, melhor o Sanchez sepultar a candidatura a deputado, para evitar mais um vexame.
    Sem valeu!

    Curtir

    • Edilson Coringão disse:

      De todos os comentários que são postados aqui, normalmente os seus são os que julgo mais coincidentes com o que penso, mas desta vez discordo completamente. Os ingressos realmente estão caros, mas ontem e hoje o Andres explicou a estratégia que será adotada e me parece que fará sentido: considerando o desconto mínimo do fiel torcedor (30%) teremos setores norte e Sul por R$ 35,00 e Leste por R$ 56,00 e R$ 105,00. Essa é quase a capacidade do pacaembu. Acrescentamos a isso o setor Oeste, que funcionará com aluguel anual, assim como o camarote. Não devem ser vendidos individualmente e baixar o preço agora deve desvalorizar na hora de negociar esses aluguéis. Provavelmente essas negociações só começarão após o fechamento dos naming rights, que você também criticou fortemente, mas está para ser anunciado e deve ser nível de primeiro mundo, coisa inédita no Brasil. Quanto aos impostos, você está desinformado, essa sonegação vem de longa data e foi a excelente gestão do Andres que permitiu que a dívida JÁ tenha sido negociada em 2011 com parcelamento até 2028. Dessa confusão toda a pergunta que precisa ser feita é por que essa merda de Min. Público está acusando o Corinthians e seus diretores (inclusive o ex de futebol e futuro candidato a presidência) de crime de sonegação sendo que o clube já renegociou suas dívidas há algum tempo e está absolutamente em dia com os pagamentos, e não diz uma palavra sobre os demais clubes, sendo que praticamente todos agem da mesma forma, possuem dívidas maiores e não fizeram absolutamente nada para regularizar?!?!?!

      Curtir

      • Samuel disse:

        Edilson, que bom que na maioria das vezes concordamos, mas discordar também faz parte, por isso tudo tranquilo!
        Mas acho que não discordamos tanto assim. Você concorda que os ingressos estão caros, então nessa estamos juntos. Só que você acha boa a estratégia adotada, e eu já acho que ela poderia ser diferente, sem prejuízo dos ganhos previstos para o clube. Dá pra vender cada parte que se pretende, inclusive os camarotes, por valores mais justos e condizentes com a realidade e principalmente com a essência do nosso clube, que é ser o time do povo. Da forma que está sendo feita é elitização, e de forma burra. Mas o pior que vejo nisso é a intransigência e truculência junto a torcida. Se existe reclamação, deveria ter mais consideração por parte da direção em atender os anseios da torcida, e não simplesmente ligar o foda-se como tem sido infelizmente a postura do Sanchez.
        Quanto as naming rights, não critiquei fortemente, mas citei o fato de estar há 2 anos negociando.. parece que está para fechar, mas isso não muda a realidade, de que demorou muito… e as explicações também são dadas de forma truculenta e impaciente pelo Sanchez. É o estilo dele, ok, mas tem horas que isso é bom, outras é ruim, e nesse caso é ruim, porque é aceitável os questionamentos, por isso a explicação tem que ser mais clara. Se fechar pela bolada que se fala, ótimo, mas repito, não muda o fato de ter demorado, e a receita que já teria entrado nesses dois anos provavelmente teria arcado com muitos custos que surgiram justamente por essa demora.
        Em relação aos impostos, o valor era de cerca de 30 milhões ,e que virou esses quase 100 milhões por conta de multa e juros. Se tivesse aderido ao REFIS, teria 15 anos para pagar, voltando quase aos valores originais, pois multa e juros sofrem redução drástica. O clube diz que parcelou, mas se tivesse mesmo a queixa crime não teria ido adiante, então posso até não estar bem informado, como ninguém está, porque a coisa tá esquisita e sem transparência, que nesses casos se faz necessária.
        Todos devem e só nós que somos denunciados? Sim, infelizmente isso faz parte do que falei, o “fator Corinthians”. É injusto, é sacanagem, sim, é sim, mas com a gente é assim, sabemos disso, então temos que ficar mais espertos e agir diferente dos outros, o que podemos fazer? Como falei, se não temos a blindagem necessária, como outros tem, os bambis por exemplo que tem ministério público nas mãos, então temos que fazer as coisas certas, não tem jeito. E temos condições de fazer certo pelo faturamento que temos, inclusive com bilheteria com ingressos caros e estádio lotado proporcionado pela torcida mais fanática e participante do futebol brasileiro. Essa torcida merece respeito, e não ser exposta dessa forma.
        E ainda sobre a sonegação, a denuncia veio no início do ano, então os caras tinham que se mexer com mais seriedade, e não ficar na confiança de “acordos”. Como falei, o fator Corinthians não pode ser esquecido por quem está mais que acostumado a sofrer a perseguição e ódio que essa camisa desperta nos nossos inimigos, entre eles o ministério público.
        Só pra encerrar, aproveitando o gancho, ministério público que já está agindo no caso do horário do metrô, querendo fuder o Corinthians como lhe é característico, e o clube tem que agir logo para não engolir mais essa trolha.
        Aqui é Corinthians amigo, isso é maravilhoso, mas é foda também, tudo é mais dificil, então não se pode dar mole, e essa diretoria deu e está dando em várias questões, infelizmente.
        Valeu!

        Curtir

        • Edilson Coringão disse:

          Que essa diretoria (e as anteriores muito mais) da mole e permite que todo mundo tire uma casquinha do Corinthians está muito claro. Deveríamos começar com uma excelente assessoria de imprensa, investimento pesado num corpo jurídico para combater ativamente todos que denigrem a imagem do Corinthians e acredito que deveríamos ter até investigadores para descobrirmos tudo que envolve a vida de certas pessoas, pois temos muitos inimigos e eles estão em guerra conosco. Precisamos buscar alternativas para nos defender e contra-atacar. No caso dos preços dos ingressos, essa assessoria de imprensa poderia ajudar no esclarecimento dos critérios para definição dos preços. O Andres realmente não é a pessoa mais indicada.

          Curtir

Amigo, faça seu comentário