Ole Brasil se desculpou com Elias.Mas só isso adianta?

Maicon foi dispensado da seleção brasileira, por indisciplina.

Até ai, tudo bem. O fato é que o inábil novo coordenador da CBF, Gilmar Rinaldi, conduziu o processo tal e qual o seu nariz.

Convocou uma coletiva, rápida, curta e grossa, cheia de mistérios e o desfecho, de forma lamentável, pedindo aos jornalistas que não exercessem seu ofício, que é o de perguntar, questionar.

Afinal, quais foram os motivos da saída de Maicon? Pelo que parece, Maicon se atrasou na reapresentação da folga e foi cortado por indisciplina.

E ai entrou em cena aqueles que se utilizam da ferramenta digital de forma bandida.

Um suposto “amigo pessoal” de um atleta da seleção, utilizando-se de um perfil falso na internet, propagou um maldoso boato que atingiu diretamente o atleta Elias, além de Maicon.

E o tal site Olé Brasil, entrou na onda, dando ares “oficiais” ao boato.

Ameaçados por processos, resolveram se retratar, dirigindo-se ao procurador de Elias, seu pai, Eliseu.

Boa tarde, Sr. Eliseu.

Primeiramente, conforme solicitado, já retiramos a matéria do ar.

Bom, não sei se já conhece o Olé do Brasil, mas trata-se de um site de notícias fictícias e sátiras de notícias esportivas. Não trata-se de um veículo de comunicação, mas um blog de entretenimento feito por amigos.

Como o Sr. deve ter acompanhado, desde a dispensa do jogador Maicon, algumas brincadeiras (de péssimo teor) começaram a surgir na internet envolvendo o jogador Elias.

Depois de ver como esses boatos disseminam na internet, de forma que as pessoas compartilham coisas absurdas e sem fundamento, como já aconteceram de teorias de venda da Copa do Mundo, etc., resolvemos fazer uma crítica ao boato, criando uma notícia sem qualquer possibilidade de ser real para fazer com que as pessoas refletissem como algo absurdo muitas vezes é compartilhado, e as pessoas fazem daquilo uma verdade, mesmo que seja algo impossível.

Nossa intenção nunca foi criar um problema para alguém, tanto que colocamos no final da matéria que era brincadeira, que o texto era fictício, no canto inferior direito, em crítica aos boatos.

Pelo contrário, nossa intenção era fazer com que boatos pesados como os que estavam acontecendo na internet fossem amenizados à medida que as pessoas vissem como algo pode ser inventado sem nenhum fundamento e que deveriam refletir melhor sobre o que compartilham.

Pedimos desculpas se causamos problemas ao Elias, que é um jogador que admiramos e estamos acostumados a ver jogar.

Caso ache interessante, podemos fazer algo para ajudar na queda do outro boato infeliz que surgiu na internet e que todos sabemos que trata-se de uma brincadeira de mau gosto.

Mais uma vez lamentamos que tenham sentido-se ofendidos, pois de forma alguma era a intenção.

Equipe Olé do Brasil

 

Isto basta ?

Não.

Os prepostos de Elias devem prosseguir com as medidas jurídicas e as autoridades investigarem a origem dos boatos.

Não é difícil, basta um minucioso trabalho de rastreamento pela rede mundial de computadores.

No Brasil, especificamente, inúmeras reputações vêm sendo destruídas por publicações na internet. Vídeos, fotos, textos, compartilhados nas mais diversas redes sociais.

Já existem órgãos oficiais especializados no combate a este crime. Recentemente prestamos consultoria a uma advocacia que defendeu um casal, que teve fotos manipuladas e montadas e posteriormente compartilhadas em redes sociais com o intuito de difama-los. Uma investigação da delegacia de crimes digitais chegou rapidamente aos envolvidos, no caso, uma ex-colega de trabalho da vítima.

Mas e os danos psicológicos causados as vítimas? As vidas destruídas, os transtornos, os prejuízos morais e materiais?

Irrecuperáveis.

Lamentavelmente.

37 Responses to Ole Brasil se desculpou com Elias.Mas só isso adianta?

  1. Márcio Arruda disse:

    Só isso não basta, tem que pagar pelo que fez, jornalista tem que ter responsabilidade e pensar muito antes de falar ou escrever, fica a dica pra você que as vezes passa do limite.

    Curtir

  2. Eduardo Calixto disse:

    De um ponto de vista jurídico, correta a atitude do Elias em buscar seus direitos, afinal àquele que der causa a dano a outrem deve repará-lo, ainda que exclusivamente moral, neste sentido dispõe nossa CF/88, art. 5, inc. X.
    De um ponto de vista sádico achei engraçado rssrsrsrsrrss, ao mesmo tempo bem humilhante, prefiro ser chamado de macaco do que ser comparado a um homosexual, deixe isso pros são paulinos!

    Curtir

  3. Anderson disse:

    Maicon deve ter pedido sigilo por talvez ser casado, e ter ficado na gandaia a noite, e com isso, a bambizada desse Olé, se aproveitou para escolher o alvo para atacar, e meteram o ferro no Elias.
    Óbvio. Porque não escolheram o Miranda por exemplo?

    Curtir

  4. Luiz Mello disse:

    O Elias tem que processar contratar um destes advogados fudidões e dar 75% por exemplo pra ele e acabar com esse blog, deixar os caras falidos, é inadmissível!

    Curtir

  5. Paulo disse:

    Quer dizer então que brincam com a honra de um cidadão, pai de família, apenas para “demonstrar o quanto um boato sem fundamento se dissemina na internet”? PQP, se já era pra “descer o sarrafo” antes, depois da “justificativa” tem que processar mesmo! Nojo disso!

    Curtir

  6. Mauro Oliveira Ben Yosef disse:

    Já diz o meu rabino, “a ignorância é atrevida”…

    Pessoas com resistência ao ensino e um teclado na mão tem que ser responsabilizada pela seus atos, se não vira zona, quer dizer, zona já é, agira vai ter é que arrumar a bagunça!!!

    Curtir

  7. Valdir disse:

    É só pra isso que serve a selemerda(pra desfalcar nosso time e gerar polêmicas desnecessárias sobre nossos jogadores e o SCCP)!
    Fizeram a merda,essa brincadeira de mal gosto, e agora estão com o c….na mão,com medo do processo.Com tantos jogadores lá, foram escolher justo um do SCCP(não que deveriam ter feito isso com outro).Com certeza isso foi feio por bambi frustrado.
    E agora, o Elias o Maicon estão ai com a imagem manchada e arranhada por essa brincadeira que não deixa de ser uma calunia e difamação.Pq tem anti idiota que acreditou nisso e vão usar pra encher o saco dele e o nosso.Eu confesso que acreditei nesse boato no começo.
    O Elias tem que ir até o fim nesse processo,não tem que seguir o exemplo da nossa omissa diretoria e desse presidente ameba,com as calunias que a mídia anti solta sobre o Corinthians.

    Curtir

  8. rafa jr disse:

    Caros,
    O Elias tem plenas condições de levar adiante e chegar as últimas consequências jurídicas porque esses irresponsáveis devem uma reparação moral e também indenizatória esta última menos importante mas essa é a única linguagem que devem entender caso contrário vira esculhambação simples assim !

    Curtir

  9. Samuel disse:

    Silvinho, o grande mal desse país é a impunidade.

    Enquanto não resolvermos isso não adianta.

    Punir mal também entra na conta da impunidade.

    Temos que aprender a punir. E pronto.

    Vejam casos recentes. Da gremista que xingou o Aranha de macaco. Virou um carnaval, a mídia transformando num show, com entrevistas cheia de lágrimas, arrependimentos… loucos para o Aranha aceitar um encontro com ela para apresentar como atração máxima do Fantástico… e a punição que é bom, nada.

    O brasileiro embarca na onda e já começam os discursos: coitada, já chega né, deixa pra lá. NÃO PODE.

    Ela não é a pior criminosa desse país, nem tem que ser massacrada, mas cometeu um crime previsto em lei e tem que pagar por isso.

    Se um cara fica nervoso e dá um tiro em alguém numa discussão, depois se arrepende e tudo bem?

    Ela teria que passar um mês na cadeia que fosse, e pronto. O carnaval em cima disso é que é indevido e substitui a punição pelo circo.

    E temos tantos outros. Uma juíza solta um bandido condenado, o que matou o Glauco, com apenas dois anos de “internação clinica”, nem preso o cara foi, e aí ele mata uma pessoa, e a juíza deslavadamente diz que agiu certo. E os órgãos ligados ao judiciário , num corporativismo nojento, outro mal desse país, dão apoio. O cara deveria ter matado o filho dela, queria ver se a opinião seria a mesma.

    E por aí vai. Crimes pequenos, grandes, corriqueiros, odiondos.. todos colocados na mesma sacola da impunidade.

    Por isso esse caso ao do site vai ficar por isso mesmo. O Elias vai acabar deixando pra lá, porque o corporativismo da imprensa vai pressioná-lo, e pela cultura da impunidade a desculpa substitui a pena.

    Triste.

    Valeu!

    Curtir

    • Celso 1° disse:

      Os juizes estao com as maos atadas pois tem que decidir de acordo com a lei e os politicos nao tao nem ai para as leis penais.
      o judiciario he o melhor entre os poderes disparado

      Curtir

      • Samuel disse:

        Celso, permita-me discordar de você. Nossas leis são horríveis, mas vemos muitas decisões de juizes no mínimo estranhas, com forçosa interpretação da lei sempre em vantagem para criminosos e poderosos. Ajudaria leis menos sujeitas a tantas brechas, mas também ajudaria um judiciário mais hábil e mais sensivel as mazelas da sociedade brasileira.Uma juiza que solta um assassino condenado depois de apenas 2 anos de detenção, isso é forçar a lei para privilegiar bandidos.
        Valeu!

        Curtir

  10. Blog do Silvinho disse:

    Zé Gracinhas então essa gente
    Processo neles

    Curtir

  11. JC Penna disse:

    Tem que processar, sim!! Danos morais e tudo o mais!!

    Curtir

  12. Jorge disse:

    E a reportagem de hoje, capa do UOL, também é utilização de ferramenta digital de forma bandida ?

    Ou na realidade bandido é o idolatrado Andrés Laranjada ?

    Será que o Corinthians tbm vai assumir e pagar essa dívida de R$ 14 milhões pra livrar esse bandido de um processo criminal ?

    É uma piada esse bandido concorrer a Deputado Federal, e pior quem pensa em votar nele.

    Curtir

    • Nivaldo disse:

      Outra piada é vc vir aqui falar uma bobagem destas, quase 80% dos políticos deste país tem a cueca suja, alguns há vários anos, e mesmo assim não tem uma metralhadora digital como essa di uol, apontada para ele, disparando dia e noite sem parar. Não contribua com isso. Ah! sim, esclarecendo: não vou votar no cidadão, acho que ele as vezes mete os pés pelas mãos e acaba misturando o clube em suas ações. Também esclarecendo: quase 99% deste tiroteio em direção a ele, tem o intuito de o atingir sim, por todas as suas ações para melhorar as coisas para o Corinthians e para o futebol, contrariando diversos interesses, mas não se iluda, os tiros também são endereçados ao clube e a nós por tabela.

      Curtir

      • Jorge disse:

        Se o Corinthians houver se beneficiado de qualquer maracutaia pessoal deste elemento, tem mais é que ser responsabilizado e penalizado. O problema deste país são páreas de mentalidade permissiva, omissa e submissa, enquanto os interesses lhes beneficiam tudo é glória, êxito e sucesso, não importa quem reste prejudicado. Parabéns pelo seu exemplo de retidão, espelho da nossa sociedade.

        Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Trata-se de um problema pessoal do Andres, o Corinthians não tem relação

      Curtir

      • Jorge disse:

        Silvinho, sim, é pessoal, mas se relaciona e se contamina com estes escândalos criminosos quando consente que o nome Corinthians se vincule a candidatura, da mesma forma que ocorre com os crimes praticados pelas organizadas.

        Curtir

  13. Celso 1° disse:

    Por falar em seleção (que não jogou bem ontem), o Marquinhos, que não passava de um “volante” “anão” imprestável para certa pessoa, jogou bem na seleção, não tremeu ao jogar pela primeira vez de titular, com rapidez tirou bolas por cima e por baixo, fez falta, movimentou-se, enfim, deu cartão de visitas mesmo com 19 anos e parece que terá até apadrinhamento até do Galvão que o elogiou sem parar.

    Moleque de futuro, queria ver ele num time maior que o mediano milionário PSG, pena que o barça não conseguiu contratá-lo em 2 tentativas, os 25mi e 35mi (equivalente a 105mi de reais)de euros oferecidos não seduziram o Roma em 2013 e o PSG agora em 2014.
    Os gênios da diretoria o venderam por uma merreca.
    E não adianta dizer que as revendas lhe renderam as migalhas de 20mi de reais por ser clube formador, isto é atestado de incompetência e deveria nem ser citado.
    O corinthians parou de evoluir, veio a estrutura, a calmaria administrativa sem crises no dep. de futebol,o MKT, a boa arrecadação mas parou por ai (TODOS HERANÇA DO ANDRES, que deixou este legado compensando a sua gestão ruim nos temas os quais estou criticando o clube agora), a politica de contratações e vendas e a política de utilização de garotos da base é nota zero.

    Curtir

    • Marcos disse:

      Meu esquece o Tite é passado, sera que foi culpa só dele??
      Bobagem do “baralho” ficar chamando o cara de “cag..”, mas enfim, cada um cada um!

      Que tal cobrar a diretoria que emprestou e estipulou o passe do garoto lá em baixo?? Será que não tinham interesses que ele saísse de graça, para ganhar lá na frente. “Que dinheiro no cofre do Corinthians, eu quero é dinheiro no meu bolso!!

      Curtir

    • Marcos disse:

      Celso 1º, duas janelas abertas e comentei na janela errada.
      Desculpe a minha falha!!

      Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Paciência, Marquinhos ja era

      Obrigado, Pastor

      Curtir

    • Ewerson Menezes disse:

      Sinceramente, não sabia que o Adenor tinha tanto poder assim. Mandar um jogador embora. Que eu saiba, isso quem faz é o presidente.

      Curtir

  14. Celso 1° disse:

    O corinthians é detonado em tudo, se o Elias não fosse do corinthians não seria ele o alvo do boato.
    CULPA DO NOSSO HISTÓRICO DE OMISSÕES corroborado pela gestão omissa deste atual presidente.
    Esse blog tem que ser processado mesmo, mas o estrago ta feito, e parte da mídia ajudou a divulgar isso, fingido de falsos defensores da moral e repetindo o ato a toda hora botando o Elais na defensiva.

    Quando saiu um boato com o Rai ninguém da mídia esportiva deu um pio, adotaram a estratégia de ignorar, mas se fosse um idolo corinthiano iriam tentar entrevistar, falar do tema, supostamente defender mais fazendo de tudo para que o caso tivesse destaque e tal.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Existe uma lista enorme de boatos envolvendo jogadores do time do Jardim Leonor, devidamente ignorados pela mídia, se não vejamos:

      1) Caso Aloisio Chulapa – Ator da Globo
      2) Caso Aloisio Chulapa – Richarlyson – Leandro Gianechini
      3) Caso Mulher do goleiro ter sido cliente daquele medico de nome dificil e o goleiro ter ficado e pinel porque ficou em duvida se as filhas eram dele ou do medico
      4) Caso Rai-Zeca, o mais emblematico

      Curtir

    • Luciano disse:

      fala Celso, mas qual foi o orgão de imprenssa serio que falou algo do elias. Esse Ole Brasil é site de zueira… nao vi nenhum portal oficial falando no assunto. Só via e-mail e watsup. Posso estar enganado…
      Por isso que os casos do Rai etc tambem nao são espalhados em sites serios.

      abs

      Curtir

      • Celso 1° disse:

        Mas é como expliquei acima, a repetição da mentira(por 99% da mídia), mesmo eles afirmando que é boato é uma forma de por fogo no assunto, colocando a vítima, no caso o Elias, na defensiva, mantendo o caso em foco-evidência e satisfazendo a sede da rapa de torcedores antis.

        Veja os casos que o Silvio citou, em nenhum deles houve comentários, foi abafamento geral, pois se fossem defender, chamar o atleta para se justificar por ex, como fizeram como o Elias, a coisa iria se alarmar mais e mais..

        Curtir

        • Luciano disse:

          Mas que midia?? essa é minha duvida… nao vi isso em nenhum portal serio, apenas piadas de watsup.. Se conseguir me manda um link onde os caras espalharam a historia do Elias.

          VAleu

          abs

          Curtir

          • Celso 1° disse:

            Em todos os telejornais foi abordado o assunto, até no JN passou entrevista do Elais se defendendo,Uol, Espn, programs da tv fechada etc.

            Curtir

  15. Santiago disse:

    Acho que NADA irá prejudicar o Elias. Tenho certeza absoluta que isso teve origem na cabecinha de uma Barbie magoada e chateada com a convocação de dois jogadores do Timão e nenhum do time delas. SÓ ESPERO QUE ELE VÁ EM FRENTE E FAÇA COMO O ARANHA. Tenho certeza que todos nós, corinthianos, adoraríamos conhecer de onde partiu e quem é essa verdadeira vagabundinha…rsrs !!!

    Curtir

  16. Luís Carlos disse:

    O Brasil é o país dos migués. Ninguém tem a intenção de falar o que fala. Ninguém tem a intenção de escrever o que escreve. Nenhum brasileiro é racista porque todo brasileiro possui amigos negros. Quando se dispara um foguete marítimo na direção de outro nunca é com a intenção de machucar ou matar. E por aí vai…

    Processos não reparam o dano, mas pelo menos provocam um pouco de dano no bolso de quem danifica. Esse exemplo poderia ser copiado por certo clube que é alvo de mentiras e manipulações quase que diariamente.

    Curtir

  17. Pridi disse:

    Silvinho, a página parceira no facebook do tal site intitula-se: “Aposto que consigo encontrar 1 milhão de pessoas que odeiam o Corinthians”. Então, qualquer coisa que vier de lá é lucro. Carta ridícula, sem nexo. Criar uma estória para refutar um boato? Francamente. Nem precisava pedir desculpas.

    Curtir

Amigo, faça seu comentário