Trecho do relatório Final da Comissão do Pacaembu

Segue abaixo, para debate, trecho do Relatório Final da Comissão de Estudos para Debates e Discussões sobre a Destinação do Estádio Municipal do Pacaembu.

As reuniões foram realizadas na Câmara Municipal em maio/junho deste ano:

I – O INTERESSE DO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA

Atravessando um período de grandes conquistas, após cair para a Série B, o Corinthians se prepara para as celebrações do seu Centenário. Dentre os compromissos de campanha do seu atual presidente, Andrés Navarro Sanchez, destaca-se a escolha do estádio que passará a ser a Casa da Fiel.

O Clube foi categórico em afirmar que sua primeira prioridade é o Estádio do Pacaembu, por três razões:

– papel social: na nova imagem que o Clube procura construir, é importante que assuma seu papel de balizador de um comportamento política e socialmente correto: ele abraça e promove as causas justas, como a defesa do meio-ambiente, o alinhamento com as minorias, o amparo à infância e a filantropia para com os menos aquinhoados.

Ao assumir o Estádio do Pacaembu, o Clube teria uma oportunidade ímpar de amalgamar dois ícones da cultura paulistana, demonstrar seu espírito público ao zelar pelo patrimônio histórico-cultural que aquele conjunto arquitetônico representa e colaborar para a valorização de seu entorno, seja por diminuir perturbações à paz do bairro, seja por garantir que as instalações esportivo e recreativas tenham utilização plena e confortável.

– tradições clubistas: quase como um corolário de ser o único time relevante da Capital que não possui estádio próprio, o Corinthians viu o Estádio do Pacaembu transformar-se na sua casa de fato, onde a Fiel se instala de forma aconchegante, repleta de emoções inesquecíveis, pelos momentos de euforia e sofrimento que lá experimentou. Nenhum outro sítio acalentaria a Fiel como o Pacaembu.

– lógica econômica: a função-objetivo do Corinthians é conquistar títulos. Seu estádio deve ser otimizado, de forma a gerar o maior excedente possível, que será transferido para o Futebol. Assim sendo, assumir o Pacaembu, elevar sua capacidade para 45 mil espectadores e dotá-lo de conforto mínimo necessário, eis o conceito de concessão que maximiza o retorno econômico de assumir o Estádio do Pacaembu.

Para conquistar o privilégio de receber a concessão, o Corinthians se dispõe a:

– submeter para aprovação prévia, seu projeto de modernização que respeita integralmente o patrimônio arquitetônico-cultural do Estádio do Pacaembu;

– abrir mão de usar o Estádio do Pacaembu para outro propósito que não o de mandar seus jogos. Não seria necessária nem a permissão para dois shows anuais;

– comprometer-se a tornar o Estádio do Pacaembu um centro de convivência mais intenso do que hoje, oferecendo serviços culturais e de lazer adicionais aos já existentes;

– manter o compromisso de hospedar e fomentar a atratividade do Museu do Futebol;

– respeitar o espaço, direitos adquiridos do clube de vizinhança hoje em operação, dispondo-se a oferecer seus conhecimentos de gestão de clube para valorizar a utilização daquele espaço, prescindindo da utilização das instalações existentes pelos sócios do Corinthians, já atendidos pelo Parque São Jorge.

Em contrapartida, necessitaria receber a concessão onerosa já com um pré-projeto aprovado, no qual se estabeleceriam os limites da intervenção a ser efetuada. O propósito desta solicitação é dar conforto às partes envolvidas de que os limites do tombamento foram respeitados, sem prejudicar a segurança dos espectadores e jogadores nem comprometer a extração do retorno requerido pelo Corinthians para honrar os compromissos que assumirá na concretização da modernização do Estádio do Pacaembu e elevar sua capacidade de gerar receitas no uso do seu estádio.

Conforme pré-estudo apresentado à Comissão, o Clube já desenvolveu uma opção de intervenção de valor aproximado de R$ 100 milhões e que gostaria de implementar, por sentir-se seguro de que tais valores são compatíveis com a capacidade de geração de receitas do Clube.

Entretanto, o Corinthians reconhece que a Cidade de São Paulo pode legitimamente reivindicar o privilégio de promover uma modernização radical, na fronteira da tecnologia existente para a construção de estádios, a um custo que supere a verba aceitável pelo Clube. Deixando claro que não tem qualquer veleidade de abrigar jogos da Copa do Mundo – na verdade, o Corinthians defende o apoio público à adequação do estádio do Morumbi para este fim – o Clube mantém-se aberto a soluções criativas de investimento, envolvendo participações tripartites (Corinthians – setor público – setor privado) desde que a contribuição do Corinthians fique aquém da cifra estimada para o pré-projeto já apresentado e que não paire dúvidas de que a Fiel tem no Estádio do Pacaembu a sua tão sonhada Casa.

É indispensável, contudo, que uma posição final e oficial seja definida antes do último trimestre de 2009, para que o Clube possa então ou abraçar a missão de assumir o projeto do Novo Pacaembu ou partir para construção de um novo estádio, escolhido dentre as diversas opções que lhe vêm sido submetidas nos últimos meses.

67 Responses to Trecho do relatório Final da Comissão do Pacaembu

  1. Ronaldo disse:

    Está na hora do Estado de SP tomar vergonha e construir um estádio!!!o maior do Brasil!!!Já está ha anos-luz de distância em relação a esportes olímpicos!!!Ficar atrás em público de futebol já é demais!!!Nem parece ter 11.000.000 de habitantes a capital!!!

    Assim caminha a mediucridade!!!(Como diria o Chico Lang!!!)

    Curtir

  2. alexandre disse:

    Agora que o BNDES vai abrir as pernas para a reforma de muitos estadios inclusive la bambinnera, está na hora de correr atraz desta grana tambem e construir uma arena para o corinthians.

    Curtir

  3. paulomonteiro disse:

    O Sanchez tem varios outros projetos suntuosos na gaveta…tenho certeza….todos de pessoas que vivem no mundo da lua, marte ou plutão.

    apresentaria um para ele feito em papel manteiga, a mao mesmo, sem usar computação grafica…simples, pareceria tosco perto dos demais…porem simples, funcional, decente, barato e honesto para com a economia do clube

    tenho certeza que seria escolhido e executado sem acabar com o clube.

    Curtir

  4. WILIAN disse:

    SILVINHO O ANDRES TA TENDO ATITUDE INCOMPATIVEL COM SUA POSTURA HISTORICA.

    TA AJUDANDO A BIXARADA
    SERÁ UMA FACADA POR TRÁS COM APOIO DO LULA??
    SERÁ QUE ELES NÃO TEM UM INFORMANTE DA FIFA??

    NÃO PODEMOS ESQUECER QUE A FIFA PODE VETAR OFICIALMENTE O PANETONE.
    ALIÁS TUDO INDICA QUE VETARÁ
    A MÍDIA BAMBI É QUE NÃO QUER ADMITIR
    NÃO CANSAM DE CRITICÁ-LO
    E A FIFA NÃO VAI QUERER SÃO PAULO LONGES DOS GRANDES JOGOS.SÃO PAULO CONTA COM A MAIOR ESTRUTURA DO EIXO SUL DO MUNDO…RESTAURANTES, BARES, MUITO HOTEIS DE LUXO, TRANPORTE E PRINCIPALMENTE R$…

    NA HORA DO VETO O ANDRES APRESENTARIA UM PROJETO ESPETACULAR…
    NÃO DUVIDO DE NADA.

    ACHO ESTRANHO SUA OMISSÃO DIANTE DESSA OPORTUNIDADE DE OURO DE FAZERMOS NOSSO ESTÁDIO.ALGUMA COISA TEM GUARDADA, OU ENTÃO O MESMO É UM FRACO E SEM CORAGEM.
    ATÉ HJ O QUE FALTOU AOS NOSSOS DIRIGENTES FOI CORAGEM PARA COMEÇAR A CONSTRUÇÃO DE UM ESTÁDIO…

    Curtir

  5. Rogério disse:

    Silvinho, todos nós sabemos que o Andrés é contra o arrendamento do Pacaembú, apesar de estar numa região superprivilegiada. Na condição de presidente, ele deveria dar um cala-boca no Rosenberg e mandá-lo trabalhar em outras prioridades, que são a construção do CT, a busca de investidores para a construção do nosso estádio (ou reconstrução da fazendinha), busca de receitas para sanar dívidas e contratar jogadores, que tem se mostrado bom nisso.

    Curtir

    • paulomonteiro disse:

      o Corinthians nao precisa de investidores para fazer o estadio…com a receita dele mesmo ele constroi…óbvio desde que seja um projeto simples, sem pirotecnia 3d das maquetes eletronicas…custando de 300 milhoes pra cima jamais

      com 1/3 teriamos nosso estadio…a venda de placas, camarotes, nome da arena ja arrecadaria boa parte…o resto viria da nao jogada de dinheiro no lixo com perebas no clube…

      o clube ergue o estadio com seu proprio cimento e aço

      e tenho dito

      Curtir

  6. zeca disse:

    acho estranho que a diretoria corinthiana acha que a maioria dos corinthianos apoiam o pacaembu arrendado , sendo que na verdade, acho q uns 70% dos corinthianos são contra

    acho que o rosemberg não vive no mundo real

    Curtir

  7. Edilson disse:

    só tenho uma palavra para isso: PALHAÇADA!!!! Se a diretoria realmente fizer essa cagada e ainda voltar a mandar jogos no panetone, vou ser o primeiro e pedir impechment para o Andres (e olha que até agora quase que só tenho aplausos para essa diretoria).

    Curtir

    • Silvio Romoaldo Jr disse:

      Edilson, existe um longo caminho para o arrendamento do Pacaembu. E fique certo: o Rosenberg não é o único interessado, tem mais grupos a fim daquilo

      Curtir

  8. gabriel disse:

    parece que tem algum acordo costurado com as superpoderosas que o estádio do corinthians só sai depois da copa, ou seja, preservar a gaiola como palco para a copa em troca de algum apoio publico posterior para a construção da nossa casa…ou estou viajando?

    Curtir

  9. regi disse:

    Entao,

    Eu achava que toda essa história de Pacaembu, era viagem só de nosso VP de marketing ou um plano B para despistar,
    que ia chegar na hora H e teriamos um projeto decente, primeiro no Parque Sao Jorge e se nao desse em outro lugar…
    Mas após ler esse relatorio, a realidade que se apresenta é:
    1) Apoio irrestrito ao Morumbi. Se já nao achava legal o apoio informal que deram nas visitas ao Morumbi com o Lula, agora ver isso por escrito aumentou muito minha decepção. Acho q logo voltaremos a jogar lá…
    2) Teremos 2 clubes sociais para arcar com o prejuizo. Qdo o Andres assumiu ele deu uma entrevista dizendo que o clube social poderia vir a gerar lucro, ou ao menos a nao dar prejuizo, mas que teria que “cortar na própria carne” algumas coisas. 2 anos após o social ainda da muito prejuizo e agora acenam com a intencao de gerir esse outro clube…bom pelo menos é o que da a entender.
    3) Teremos 2 custos de MANUTENÇÃO de estádio – Pq Sao Jorge, provavelmente para shows, SE reformado e Elefante Branco ( o qual nao receberá nenhum evento, show , etc). Teremos 2 estadios, 2 custos, mas para todos efeitos o Pacaembu NUNCA será nosso.

    Infelizmente sou levado a crer que é isso que irá acontecer.

    Torcerei para que nada disso ocorra, mas me desapontou muito o caminho que nossa diretoria tomou sobre estes assuntos. Espero que revejam essa posição e outras que vem tomando de uns meses para cá.

    Abcs
    Regi

    Curtir

    • Silvio Romoaldo Jr disse:

      Regi, ando conversando com muitas pessoas, inclusive vereadores sobre isso. Existem outros grupos interessados no Pacaembu, a coisa nao é tão simples como o Rosenberg imagina, apesar de todo o lobby a favor do Corinthians e da idéia maluca dele

      Curtir

    • regi disse:

      Silvio, beleza

      Espero que não seja aprovado…

      Posso até estar errado, e essa opção de arrendamento ser a maior maravilha do mundo, mas até o momento não consigo enxergar isso. Esse assunto do Pacaembu me irrita bastante, parece ser muito ruim para o Timão.

      Vou ao Pacaembu, é legal ver jogos lá, mas para não ser nosso que continue do jeito que está, como aluguel. Meu sonho seria assistir os jogos no Parque São Jorge, reerguido dentro de nossas possibilidades.

      Bom vamos ver o que acontece

      Abcs
      Regi

      Curtir

      • Silvio Romoaldo Jr disse:

        Só depende do Kassab pra abrir a licitação. E outros grupos entrarão também na disputa. O que pode beneficiar o Corinthians é o fato daquele museu só poder abrigar jogos de futebol
        Porém, quem garante que o Reino de Deus não arrende algum timinho aqui em São Paulo… ?

        Curtir

  10. Robson disse:

    PACAEMBU NÃO!
    MORUMBICHA NUNCA MAIS!
    É FIELZÃO!

    Curtir

  11. Carlos disse:

    Dois trechos me chamaram a atenção:

    1-“…Deixando claro que não tem qualquer veleidade de abrigar jogos da Copa do Mundo – na verdade, o Corinthians defende o apoio público à adequação do estádio do Morumbi para este fim…” : Me passa a impressão de que há mesmo algum acordo e que talves por isso o Andres não tire o projeto de Itaquera da gaveta. Lamentável!

    2-“…ou partir para construção de um novo estádio, escolhido dentre as diversas opções que lhe vêm sido submetidas nos últimos meses…” : Ou seja, existem outros projetos na fila, ou na gaveta do Andres, esperando para sairem do papel.

    Curtir

  12. fabio disse:

    o pacaembú é sem dúvidas o melhor estádio de sp, talvez o melhor do brasil, mas é muito pequeno para a fiel. Qdo tem jogos de grande porte, como os da libertadores, é impossivel comprar ingressos, quem não for fiel torcedor então, tá danado. O pacaembú merece uma reforma profunda, acabar com aquele tobogã, fechar o anel de arquibancadas, e não é um clube q deve custear, ele é patrimonio público, logo, o poder público deve reforma-lo. A prefeitura deveria fazer parcerias para a reconstrução do paca, q poderia ser transformada em uma grande casa de shows de sp, para 40, 50 mil pessoas, podendo abrigar shows, missas, cultos, e até jogos de futebol, tudo para atender a população da cidade.
    E o timão deve construir um estádio, com parcerias, em itaquera, para, no mínimo 60 mil pessoas.
    Não tem essa q já tem muito estádio em sp, é mentira, em sp não tem nenhum estádio decente, o panetone tá caindo aos pedaços, é longe, péssimo para assistir jogos, e é particular, só seu dono utiliza, e q continue assim. O pacaembú é pequeno, e os outros nem compensa falar, são menores q o pacaembu, e para uma metrópole como sp, precisaria de um grande e moderno estádio para abrigar a copa, se não querem fazer, paciencia, q reformem o pacaembú, e o timão q faça o seu.

    Curtir

    • Silvio Romoaldo Jr disse:

      Pacaembu é o melhor estádio pra se chegar em São Paulo. E é da prefeitura e nunca foi e jamais será de fato do Corinthians

      Curtir

    • gabriel disse:

      a associaçao dos moradores da região já conseguiu proibir qualquer espetáculo que não seja partidas de futebol

      Curtir

  13. Luís Carlos disse:

    Achava que o Corinthians só arrendaria o estádio. Pelo texto, parece que vai arrendar o museu e o clube.

    Aí não sei como o Rosenberg imaginaria que isso pode se tornar lucrativo. Há de se ver os papeis que ele tem.

    A não ser que haja coisas por trás que não estão escritas no relatório…

    Curtir

    • Silvio Romoaldo Jr disse:

      O texto é lindo, parece um poema

      Curtir

    • KBÇA disse:

      Arrendar o museu? Vai bancar para contar a história das sereias da era de Pelé? Os títulos dos bambi? E o pior: terá uma foto ou vídeo do Marcos defendendo o penalty do Marcelinho?!?

      Curtir

  14. Israel disse:

    Acho que nesta história toda de estádio, a coisa é mais embaixo. Tem muita politica no meio e o nosso presidente assim como os demais que o antecederam não conseguem desatar o nó que trava nosso crescimento. Será que um novo estádio neste momento em que os holofotes estão todos em cima do convento de jardim leonor, nós conseguiriamos desburocratizar toda a papelada para a construção de nossa casa, ai, que eu acho que moro o problema, os bambis dominam os poderes públicos a niveis municipal, estadual e federal.Se eu estiver errado, gostaria de saber o porque que não conseguimos fazer ou reformar a nossa casa. Um bom dia a todos.

    Curtir

  15. Marcelo disse:

    Se o Ronaldo ganhar cerca de 1 milhão e meio por mês do Corinthians ele ganha só 500 mil a menos que o maior salario da INGLATERRA.
    Adebayor que recebe 170 mil libras por semana, algo em torno de R$ 489 mil ! R$1,956,00 MÊS.

    Curtir

  16. João Roberto disse:

    São pensamentos pequenos assim que fizeram com que o Corinthians até hoje esteja sem um CT e ESTADIO decente.

    45.000 pessoas ?? Aumenta a Fazendinha então para este numero, pois pelo menos é do clube, pode mudar o que quiser e fazer shows, eventos etc.

    Chega a ser engraçado : O time de maior torcida e a diretoria com este pensamento pifio.

    KBÇA , os clubes grandes que não tem estadio, seja no Exterior ou no Brasil jogam em estadios publicos e com capacidade de 50.000 ou mais.

    O Corinthians, se quiser jogar num estadio com esta capacidade, tem que alugar um “ESTADIO PARTICULAR”

    Ou seja, além de alugar, estamos ajudando o rival e prejudicando o proprio Corinthians.

    Entendeu ???

    Curtir

    • Silvio Romoaldo Jr disse:

      Alugar estádio particular = voltar a jogar em La Bambinera?

      Curtir

    • Marcos disse:

      Eqto isso, o Grêmio,o Inter, A P. Preta, o Ituano, o A. Sorocaba, etc. etc. vão construindo/modernizando suas arenas e nós…discutindo as suas camisas roxas!

      Curtir

  17. Marco Gavione Capello disse:

    Infelizmente, nos próximos anos veremos o Timão jogando no arcaico Pacaembú alugado e os Bambis no moderno e reformado Panetone.

    Nós tínhamos que aproveitar esse oba oba da Copa. Esse crescimento do Brasil no campo econômico e político. Está tudo a favor. Chance melhor que essa, nunca mais, ou daqui a 100 anos, em outra Copa do Mundo e outro centenário. Infelizmente ficamos para trás.

    Curtir

  18. alvaro disse:

    Novidade no Morumbi: O São Paulo acertou recentemente um pré-contrato com o zagueiro do Barueri André Luiz. Aquele mesmo que atuou pelo Santos e Botafogo. Ele estava com um pé no Corinthians no início do mês, mas optou por jogar pelo Tricolor.

    blog do neto

    Curtir

  19. Paulo disse:

    Continuo não querendo acreditar que o Corinthians vai assumir esse estádio velho e deteriorado. Com todo o respeito ao Pacaembu e à história que o Timão tem lá, mas arrendamento é demais.

    ACORDA, ROSENBERG!

    Curtir

    • Silvio Romoaldo Jr disse:

      Também não quero acreditar. Mas quando abrir a licitação, existirão outros interessados. Ai teremos surpresas e concorrentes de peso. A coisa não será tão fácil

      Curtir

      • eliandro disse:

        Grande coisa, concorrer para quê? E dai se aparecer outros interessados, eles que fiquem com o Pacaembu. O Corinthians arrendar aquela bomba vai ser a maior idiotice que o Corinthians já fez, pior do que o caso do Nilmar. O Sr Rosemberg e o Sr Andres estão colocando uma bomba no Corinthians, assumir o Museu junto / – manter o compromisso de hospedar e fomentar a atratividade do Museu do Futebol; / essa situção é a pior. Torrar dinheiro em estádio público, se comprometer em manter um museu que fala de outros clubes, agora não sei quem é mais idiota se a diretoria do Corinthians ou os sócios que votaram nesses palhaços.

        Curtir

  20. FRED MERCURY PRATEADO disse:

    Eu já tive um serviço, eu trabalhava me arriscando,eu era um MOTOBOY.
    Até que um dia comecei a puxa saco e deixei de ser um MOTOBOY.
    Fiz contato com o Juquinha, agora me acho um jornalista, mas eu era um motoboy.
    Agora eu vivo só nas tetas do Toninho, muito melhor que ser um MOTOBOY.
    é só história inventada,é mais um conto desse MOTOBOY.

    Curtir

  21. regi disse:

    Fala Silvio, blz?
    Depois de um campeonato Brasileiro como esse que vivenciamos, hoje li aqui em blog a pá de cal que faltava…
    Estou bastante decepcionado. Não acredito mais na nossa diretoria.
    Dava credito a mesma, apesar do péssimo planejamento na parte de futebol feita a partir de 03 de julho. Achava que era uma coisa pontual, porém que tinham visão e tudo mudaria para 2010.
    Ao ler esse texto, perdi as esperanças
    Espero que não acabem com o Corinthians

    Abcs e boa sorte para nós

    Regi

    Curtir

    • Silvio Romoaldo Jr disse:

      Calma, pelo menos por enquanto. Trata-se ainda pelo menos de um relatório feito por algum assessor da câmara muito bem pago

      Curtir

  22. paulomonteiro disse:

    que texto mais politico e ridiculo….começam falando da volta da serie b, de periodo de conquistas

    o cu nao tem nada a ver com as calças

    Curtir

  23. maurão tupã disse:

    Eu acho que a conspiração rosa desta vez vai ter total exito em seus objetivos, e o corinthians fraco politicamente terá de ver as meninas com estadio bem arrumado, e se quiser terá de ficar com paca arrendado mesmo, em minha opinião perdeu se o bonde da copa, e casa propria agora vai ser mais dificil, torço pro coringão mudar esta historia, mas pelo retrospecto não fico muito animado !!.

    Curtir

  24. KBÇA disse:

    Qual é a real necessidade de ter um estádio próprio? Questiono isso pois, em Milão, por exemplo, tanto a Inter como o Milan jogam no mesmo estádio:, o Giuseppe Meazza.

    Detalhe: Giuseppe Meazza foi um dos ídolos da Inter e nem por isso o Milan manda teus jogos para Piacenza ou Brescia, por exemplo.

    Curtir

    • Marco Gavione Capello disse:

      Meu caro, já estive lá e conversei com o administrador do estádio. O nome é San Siro. Mas quando a Inter é a mandante do jogo, carinhosamente chamam de Giuseppe Meazza, em alusão ao seu ídolo, mas nada formal.

      Veja: http://www.sansiro.net

      Curtir

    • Silvio Romoaldo Jr disse:

      A real necessidade é simples: business, grana, turu, bufunfa

      Curtir

      • eliandro disse:

        Falta vontade para o Corinthians e coragem principalmente.

        Curtir

      • KBÇA disse:

        Mas assim, quantas partidas de um clube da elite nacional joga em um ano? 19 jogos do nacional + uns 7 (aprox) da copa do brasil\libertadores + 10 do paulistinha… ou seja, em torno de 30 jogos por ano. Esta renda pagaria os custos de manter um estádio e toda a sua estrutura ao redor?

        Curtir

  25. FCPOLIDORO disse:

    Meu comentario sobre isso e’:
    PACAEMBU NAO!!!
    FAZENDINHA SIM!!!

    Valeu.
    Forca e Coragem.

    Curtir

    • Roberto disse:

      Parem de viajar e caiam na real.
      Esqueçam a Fazendinha
      É impossivel ampliar aquilo
      Esta espremida entre a Marginal do Tiete e a COndessa de Robiano, não tem area de estacionamento.
      A prefeitura ainda cogita pegar uma parte para pronlogamento da MArginal,sem chances
      Sou a Favor de tranformar aquilo em CT decente, ai sim teria meu apoio.
      O melhor local para Estadio é Itaquera,
      Esta na porta do Metrô, a Radial ja foi ampliada naquela região, esta interligada com a jacu-pessego-ayrton senna
      Resta agora o clube se mexer e pegar emprestimo a longo prazo no BNDS, nem precisa de parceria.
      E tenho certeza, se começarem a obra, sendo um negocio serio e confiravel em um ano, consege pender cadeiras cativas e camarotes

      Curtir

      • Ricardo disse:

        Se vc visse como é o estádio do Atletico de Madri, não falaria que a fazendinha não reune condições de ser mudada, segue abaixo um link da foto do estadio:
        http://1.bp.blogspot.com/_o9j2U52bY_A/RrHhzCgdN9I/AAAAAAAAAuE/dJ96wgOVcfM/s400/Vicente.bmp

        Curtir

        • Roberto disse:

          Vc esta comparando com um Clube de Primeiro Mundo, com uma rede de transporte publico decente, coisa que infelizmente no Brasil não temos
          Não sei porque Corinthiano, tem neuras e espamos de orgasmo com
          1- Marcelinho Carioca ( O maior safado que ja passou por esse clube)
          2-Reformar o PSJ. ( por acaso, os que defendem essa ideia ao menos ja foram la?)
          3- Vamos parar com essa ideia de pensar pequeno
          Conversei ja com varios torcedores e todos sem excessão, disseram o dia que começarem a construir um estadio e for um projeto serio, estarei la na fila para comprar uma cadeira cativa.
          Basta essa diretoria , fazer uma pesquisa qualitativa e quantitativa e verificar o potencial de venda de cadeiras e camarotes em um projeto de estadio
          Sera que não valer a pena?

          Curtir

          • Ricardo disse:

            Acho que vc nem viu o campo do Atletico?
            Se realmente existisse vontade, já teria feito a anos um estadio igual esse do Atletico, ele é exatamente igual o nosso.

            Curtir

    • Tom disse:

      tb acho, nao tem como fazer um estadio decente na Fazendinha, merecemos coisa melhor e moderna.

      Itaquera hj é o lugar ideal, com terreno grande disponivel e nosso.

      Curtir

    • Silvio Romoaldo Jr disse:

      Pacaembu Jamais!

      Curtir

Amigo, faça seu comentário