Poderoso Parque São Jorge: A Fantástica Fábrica de Venda de produtos do Corinthians

Repercute em matéria no Blog Negócios FC, da Revista Época Negócios, o estrondoso sucesso de vendas da Loja Poderoso, do Parque São Jorge.

Os números são espetaculares.

A média de faturamento mensal em 2012 superou em quase 3 vezes o projetado pela SPR Franquias, que administra as Lojas da Rede.

A Poderoso do Parque São Jorge, estrategicamente posicionada no C0mplexo Social do Parque São Jorge, onde casa visitante do Memorial tem que obrigatoriamente passar pela loja, ao sair do nosso acervo histórico de conquistas.

E o detalhe evidenciado pelos números: na medida em que o clube foi ascendendo nas competições, os números foram alavancando consideravelmente. 

Nos meses de julho (conquista da Libertadores) e dezembro (mundial) os faturamentos registrados foram de 1.586.140 e 1.982.371.

Leiam a matéria:

Quanto fatura a loja do Corinthians no Parque São Jorge

14/02/2013 – POR 

RODRIGO CAPELO

FUTEBOL

No futebol, por mais que o departamento de marketing seja criativo, engaje e incentive torcedores a consumir produtos oficiais, os resultados dentro de campo são – e sempre serão? – o modo mais eficaz de alavancar as finanças. E um dos modos mais claros para perceber o porquê está nas vendas de lojas.

O ano de 2012 foi um dos mais vitoriosos da história do Corinthians, com a Copa Libertadores conquistada em junho e o Mundial de Clubes, em dezembro.

Na variação mês a mês das vendas da loja que o clube tem em sua sede, o Parque São Jorge, em São Paulo, é bastante claro o impacto de ambos os títulos no faturamento. Os números foram obtidos pelo NEGÓCIOS FC com exclusividade.

lojacorinthians

Durante todo o ano, a loja do Parque São Jorge gerou uma receita bruta de R$ 8,1 milhões. Deste valor, o clube embolsa de fato apenas uma porcentagem, em torno de 10%.

O mês mais lucrativo de todos foi dezembro, quando o faturamento chegou a R$ 1,9 milhão. O recorde de vendas no ano se justifica pelo título no Mundial combinado a fatores do mercado. Dezembro é o mês do Natal e do 13º salário, quando o varejo naturalmente aquece bastante.

O segundo mês mais lucrativo foi julho. Lembremos: o Corinthians venceu o Boca Juniors na decisão da Libertadores na noite do dia 4 de julho. Como resultado, a receita com a venda de produtos passou de R$ 1,5 milhão.

Também é curioso notar que as vendas tiveram uma evolução clara em maio e junho, quando o Corinthians avançava para as fases mais decisivas da Libertadores. Foram R$ 272 mil em abril, R$ 408 mil em maio e R$ 732 mil em junho.

Mas o faturamento só estourou, de fato, depois de conquistado o título.

39 Responses to Poderoso Parque São Jorge: A Fantástica Fábrica de Venda de produtos do Corinthians

  1. Magrão disse:

    Como disse nosso amigo abaixo, nem tudo é o que parece. Já procurei me informar sobre uma franquia Poderoso e a conta é mto complicada pra fechar. Talvez essa do Parque São Jorge seja um exemplo de sucesso, mas mais pela força do Corinthians do que pelo modelo de negócio, mas na maioria os números são muito diferentes desse; a SPR não é muito transparente e leva muita vantagem pela margem de lucro ser baixa. Os proprietários que investem passam a ser uma espécie de funcionário, e como todos sabem, negócio que é bem mais vantajoso apenas para uma das partes não funciona a longo prazo. O investimento, somado ao capital de giro fica em torno de R$ 350.000,00, (isso sem contar com aquisição do imóvel é claro). Minha intenção era montar em um Shopping e pelos números fornecidos pela assessoria contratada é preciso um faturamento bruto acima de R$ 115 mil para o negócio começar a ser viável. Achei um número muto alto devido ao fato do negócio estar muito atrelado ao sucesso do time em campo, mas para quem quiser se aventurar existe no mercado várias franquias Poderoso para repasse, talvez seja mais interessante pra quem quiser começar pois seria possível a pessoa passar um tempo junto ao antigo proprietário para comprovar os lucros. Espero ter ajudado algum interessado. E amanhã é o dia de atropelar a porcada, não tem essa de respeitar o adversário pois estamos no melhor momento e eles atolado na lama.

    Curtir

  2. Zé Carlos disse:

    Parece que a Caixa está prestes a fechar contrato de patrocínio com o time do Boqueirão, também… estou extremamente curioso para ver como aquele PALHAÇO do Odir Cunha irá se justificar, depois de ter dito o que disse:

    http://blogdoodir.com.br/2012/11/patrocinio-da-caixa-a-um-clube-de-futebol-nao-tem-explicacao-logica/

    Curtir

    • Zé Carlos,

      Veja o comentário que acabei de postar no blog deste lambari podre…

      Porque será que o “grande” Odir está quietinho em relação a isto…
      É só para te atualizar lambari recalcado… entre no site da Receita Federal e veja se o Santos consegue certidão negativa… até este momento não, então deve estar negociando seus débitos, assim como 4 entre os 12 “grandes” já o fizeram, ou seja, renegociaram os débitos e estão pagando em dia os seus compromissos assumidos com a Fazenda Nacional…
      Estes 4 são… Cruzeiro, Internacional, Corinthians e São Paulo… os demais, incluindo o teu “santinho” que também está negociando com a Caixa, ainda precisa acertar as contas com o Leão, antes de “ganhar o benefício estatal”, é assim que você chama?
      No link abaixo, você verá que na consulta aberta a qualquer cidadão brasileiro, o teu lambari da baixada ainda não consegue a CND…

      http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATSPO/Certidao/CndConjuntaInter/EmiteCertidaoInternet.asp?ni=58196684000129&passagens=1&tipo=1

      Certidão Conjunta de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União
      Resultado da Consulta
      As informações disponíveis na Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB e na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional – PGFN sobre o contribuinte 58.196.684/0001-29 são insuficientes para a emissão de certidão por meio da Internet.

      Curtir

  3. Roberto disse:

    Sinceramente!
    Quem esta ganhando com isso é o franqueador.
    Para o Corinthians, não sei qual a vantagem.
    A qualidade das roupas que eles vendem são pessimas. falo isso pois ja comprei.
    Alias , por transparencia, deveriam publicar o nome /nomes dos donos da Franquia master
    Espero não ser ninguem ligado a diretoria
    Alias, a loja do PSj, deveria se exclusiva do Corinthians
    Ate onde eu sei na Europa, uma grande fonte de renda dos times, são justamente a visita aos seus estadios e memoriais e a venda de produtos para do Clube

    Curtir

    • Marcos disse:

      Roberto, se o clube lucrar, por exemplo, 7/10 por cento está ótimo, pois só esta entrando com sua marca.Basta lembrar que os melhores negócios não conseguem mais que 30/40% brutos de lucratividade.

      Curtir

      • Roberto disse:

        Marcos
        Concordo, o clube náo tem com gerencias 100/200 lojas.
        Mas, especificamente a loja do PSJ, teria que ser exclusiva do Clube
        E outra sera que tem diretor ex-diretor, faturando com essa franquia

        Curtir

  4. Celso 1° disse:

    O gigante acordou de vez!
    Nossa rede de franquias é um sucesso total, são mais de 100 lojas vendendo a todo vapor os mais de 2000 produtos licenciados.
    CHUPEM ANTIS!!!

    Curtir

    • Roberto disse:

      Acho que voce esta um pouco equivocado.
      Sinceramente , não vejo uma grande vantagem para o Clube.
      Quem esta lucrando e rindo a toa são os donos da Franquia
      Alias, tem um aloprado que jurava ser da familia do Rosemberg os direitos da franquia,
      Duvido, e espero estar enganado.
      Mas, para quem ja se decepcionou com PT e Lula, não seria surpresa se diretores atuais ou antigos do Corinthians, estiverem por trás dessas franquias

      Curtir

  5. Joaquim disse:

    Veja outro dado: Além de sermos uma fonte inesgotável de arrecadação ainda temos que bancar os outros, pois ja repararam que esse campeonato paulista se tornou um lixo de um turno só porque todo ano temos que ficar jogando no campo dos sardinhas para eles terem alguma arrecadação? Não sedria o certo jogarmos um ano lá e outro aqui no Pacaembu? Outro fato que demonstra que a federação paulista é um lixo e tornou o campeonato outro lixo é o fato de termos três classicos seguidos nas vesperas de um jogo nosso na libertadores. Esses são apenas algumas constatações exermplificadas.

    Curtir

    • Paulo disse:

      Também acho um despautério termos que jogar lá na Vila Cuspideira todo ano ( salvo em um turno do Brasileirão ). Mas desconfio que isso é imposição da Rede Bobo para poder transmitir para a Capital o jogo, com a cumplicidade da nossa diretoria.

      Curtir

    • Italiano disse:

      ..mas para esse ano sera na Arena Panetone , a vl dos chinelos sera interditada por 03 jogos….

      Curtir

    • Múcio Rodolfo disse:

      Os manjubas vão alegar que no passado os jogos eram disputados todos na Capital. Vão ignorar que contra o Vila Sonia e o Chiqueirense também era. Mas nos últimos 9 confrontos válidos pelo Paulistão: 6 foram na Arena do Chinelos Voadores!

      Curtir

  6. Leandro disse:

    Silvinho,

    Não é tudo mil maravilhas. Já fui atrás para saber como é abrir uma loja da Poderoso, e tenho um amigo que tem uma. A SPR não é digna de ter uma marca do tamanho do CORINTHIANS para administrar.
    Erros, falta de assessoria, não cumprimento de entrega, privilégio para algumas lojas, sistema ultrapassado e ruim, dentre outros problemas tornam este tipo de negócio pouco atrativo. Salvo algumas excessões. As lojas, quando dão certo, é com a força do nome Corinthians.
    Tanto é verdade que existem vários casos de repasse e, às vezes, até de encerramento da loja.

    Abre o olho Corinthians!
    Abs

    Curtir

  7. Marcos disse:

    O irritante é a parcialidade e antagonismo de parte da imprensa anti. Da mesma forma que há matérias jornalísticas sérias imparciais, com fatos, dados e números, comprovando a nossa grandeza, como essa citada no blog. Há também uma enxurrada de esgoto, parcial, com distorção de fatos e números se travestindo de “matéria jornalística”. No site lixo do UOL, sempre eles, há hoje uma matéria, com a chamada: “Com média de 0,7 gol sofrido por jogo, defesa do Corinthians não repete eficiência de 2012”. No pseudo artigo ressalta-se que tal média “coloca em xeque o setor” defensivo que ano passado tomou apenas 4 gols em 14 partidas da Libertadores e “12 gols sofridos em 38 partidas, com média de 0,31 por jogo”, no Brasileirão 2012. Para ressaltar a “catástrofe” que se tornou a nossa defesa este ano, corrompe até mesmo os números! Não sofremos 12 gols no Brasileirão 2012, sofremos 39! Os 12 gols mencionados são o nosso saldo no campeonato! Assim, nossa média no brasileiro 2012 não é os 0,31, mas 1,02! Se tivéssemos sofrido apenas 12 gols, teríamos sido campeões disparados e não o Fluminense. Também não foi “convenientemente” mencionado que o Corinthians jogou 3 dos 7 jogos desta temporada, com o time totalmente reserva do reserva. Por curiosidade minha, porque o “jornalista convenientemente” novamente, não teve nenhuma, fui averiguar a média de nossos rivais: Porcos => 10 gols sofridos em 8 jogos, média 1,25; Sardinhas => 9 gols sofridos em 7 jogos, média 1,28; SPFW => 11 gols sofridos em 8 jogos, média 1,37. E a nossa defesa que está em “xeque” com média de 0,7???? Com Chicão e Cássio no estaleiro, Gil ainda entrosando, 1 jogo a dupla André Vinícius e Felipe, 3 jogos da dupla Gil e Felipe e outros 3 da dupla Gil e Paulo André. Em nenhum momento estes dados foram mencionados, o que seria um compreensível atenuante, pois ainda estamos em início de campeonato e com jogadores ainda desentrosados do restante do elenco. Mas o “jornalista” transformou nossa virtude em defeito! Se fosse mais imparcial o chamado da “matéria” bem poderia ser: “Apesar dos desfalques e zaga ainda desentrosada, com média de apenas 0,7 gol sofrido por jogo, bem inferior aos rivais paulistas, defesa do Corinthians está no caminho de repetir eficiência de 2012”. Se nossa defesa está em “xeque”, e a do SPFW? Tá como? Com quase o dobro de média de gols sofridos em relação a nós. Não é nela que esteve presente em TODOS os jogos até aqui, o hiper máster plus mega zagueiro Lúcio? E ainda assim têm média de 1,37 gols por jogo! Chega a ser repugnante essa campanha anti encabeçada por alguns ditos “órgãos de imprensa”.

    Curtir

    • Magrão disse:

      Ei Marcos, se você ficar ligando pra esses tipos de notícias e indignado por serem tendenciosas, vc vai ficar doidão amigo, relaxa temos mais a fazer do que dar audiência a esses sites

      Curtir

    • Celso 1° disse:

      MÍDIA ESPORTIVA ANTI LIXO!
      Sempre usando dois pesos e duas medidas, e nossa diretoria, brilhante em muitos aspectos, segue omissa quanto a isso, uma pena…

      Curtir

  8. Carlos disse:

    Acho normal e salutar qualquer negociação para subir esse percentual de participação do clube. Mas acho razoável, partindo-se do princípio que o clube não arca com toda a estrutura física das lojas, folha de pagamento, aluguel dos imóveis, taxas dos shoppings (o grosso das lojas é dentro de shoppings), etc. Acima de tudo, não é o negócio do clube, fabricar e vender roupas. Além do mais, antes o clube não ganhava nem um centavo com isso. Qualquer Zé Ruela estampava o símbolo em algum produto e saia vendendo. OK, isso continua acontecendo, mas em menor escala.

    Curtir

  9. Ernesto de Minas disse:

    Sei que depende de livrarias, mas penso que existe muito pouco material como livros, dvds, mesmo cds. A Poderoso Timão não é livraria, eu sei, mas para quem gosta mesmo de futebol é melhor pagar mais por um dvd comemorativo do que por um jogo de copos, p.ex.

    Curtir

  10. PAULO disse:

    SÓ 10 % ?

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Isso, em torno de 10%

      Curtir

      • Roberto_sccp disse:

        Posso estar enganado, mas este valor que voce citou deve ser só referente ao licenciamento das lojas, agora não vamos esquecer que cada produto vendido também paga uma parte para o Timão, vejam o contrato com a Nke.

        Curtir

    • Edson D. disse:

      Vamos lá, 10% é da loja e não equeça que cada produto que está lá também paga individualmente algo em torno 10% de licenciamento sobre a venda. Outros clubes como os bambis e o failmengo ficam com apenas 4% a 8% do geral já que as lojas são adiministradas pelos fornecedores de material esportivo. Taí, mais uma grande diferença entre nossos contratos para os outros.
      Também não se pode esquecer que isso é o faturamento de apenas uma loja, não podemos esquecer que existem pelo menos mais 110, que elas faturem 1/3 desta loja, a quantia no final do ano fica muito interessante.

      Curtir

    • Celso 1° disse:

      10% das lojas, mas tem ainda o lucro dos produtos licenciados e do repasse de parte do valor das camisas e outros produtos da nike.

      Curtir

  11. Marcus disse:

    Nao entendi bem – O Corinthians só ganha 10% com de tu do isso ?

    Curtir

  12. Alexandre Figaro Moreira disse:

    Sensacional o faturamento, mas como disse o amigo acima, poderia ser melhor. Eu, por exemplo, acho que foi pouco explorado o Bi Mundial. Na conquista da Libertadores lançaram até CHAVEIRO com a Taça Continental. Do Mundial não vi nada disso. Sem contar que até agora, não vi/li nada a respeito de algum DVD sobre os títulos de 2012, isso não poderia faltar.

    Curtir

  13. Ernesto de Minas disse:

    810 mil líquidos é dinheiro de pinga para o Corinthians. Mais importante que esse lucro é o fato de as pessoas andarem, mostrarem e divulgarem o clube nas mercadorias adquiridas.

    Curtir

    • Celso 1° disse:

      Isso é o ganho de apenas uma loja (talvez a mais lucrativa delas e tal), no total são mais de 100 lojas.
      Só das lojas o corinthians deve ter arrecadado mais de 10 milhões em 2012.

      Curtir

  14. O Dani L disse:

    Na arena provavelmente tera uma loja da Todo Poderoso. O clube poderia negociar um percentual melhor que esses 10%.

    Curtir

  15. Rafael Zen disse:

    Faturamento bom… mas poderiam melhorar o estoque e a variedade dos produtos.
    Nas 3 oportunidades que visitei a loja, uma não havia camisa feminina (nenhuma, de nenhum tipo), na outra procurei um bandeirão e não havia… e tbm não havia a camisa preta.

    Curtir

Amigo, faça seu comentário