Resumo do dia

Primeiramente falemos de Juca Kfouri.

Não foram poucas as vezes que lemos ou ouvimos este senhor desdenhar das obras de Itaquera. Mais que desdenha-la, atacá-la, condená-la, execrá-la.

Chegou ao absurdo de classifica-la de “obra de ficção científica”, algo que jamais sairia do papel. Obras iniciadas, combateu o que seria “obras com uso de dinheiro público”. Defendeu Morumbi como sede, garantiu Mineirão na abertura e até, pasmem, Pirituba, que nem do papel saiu porque jamais existiu em papel.

Convidá-lo (ou ele teria se convidado, não sei) para visitar as obras da Meca pode ter sido um tapa de luva de pelica bem dado na fuça do canalha. Foi lá e se embasbacou, maravilhou-se, “ficou impressionado com o que viu”.

Enquanto voltava para a sua morada em Higienópolis, deve ter ido ditando o texto da coluna que publicaria na Folha da Ditabranda para seu aspone.

Tantos corinthianos sonhando em ver de perto as obras, acompanhando-a apenas pela internet, do Morro do Sofá ou até do mezanino da Estação Itaquera e o solo sagrado pisado por este sujeito.

Injustiças da vida.

Que a Odebrecht providencie um banho de descarrego por ali.

Agora, falemos de Tite.

Hoje li um texto de Cosme Rímoli e de forma impressionante, acabei concordando.

Separei alguns trechos:

Corinthians não teve piedade do Santos e do São Paulo em crise. Tite não está conseguindo motivar seu time como em 2012. A acomodação natural de três anos entre técnico e elenco atrapalha. Um dos dois precisa mudar. Para o bem do clube…

…Fosse qualquer outro treinador seria cobrado.

Chamado à sala da presidência, teria de se explicar.

O comportamento do Corinthians na Vila Belmiro foi constrangedor…

…Pior, a sensação de camaradagem com os rivais.

Inexplicável.

Futebol não é lugar para tripudiar, festejar a desgraça alheia.

Mas é um esporte que tem como primeira obrigação buscar a vitória….

… E ele tem se deixado levar pela situação dos adversários em São Paulo.

O treinador procura se mostrar tão ético que tira a competitividade da sua equipe.

Foi revoltante, frustrante tanto no Pacaembu quanto na Vila Belmiro.

A desculpa foi a mais sem nexo possível.

“O gol aos três minutos parece que tirou a motivação do time.”

Como assim?

Sua equipe faz 1 a 0 contra um adversário destroçado psicologicamente…

… Mas o problema está na falta de ambição, o que é pior.

Mario Gobbi não vai chamar Tite para explicações.

O presidente adora o treinador, o considera o melhor do País.

E que deveria estar dirigindo a Seleção Brasileira…

… Depois de três anos o treinador precisa mudar de clube.

Ou então mandar todos os seus jogadores embora.

Por melhor que o técnico seja.

Se cria um vínculo de amizade muito grande.

Os gritos, as cobranças não surtem o mesmo efeito.

Há sim um tempo de validade nesta relação…

…Mesmo sem perceber, Tite pode ter pedido a competitividade.

Tudo está muito repetitivo.

Não há mais a mesma gana, o treinador se mostra satisfeito demais.

Sabe que as suas conquistas foram tamanhas que acabaram até as críticas…

… Não há piedade diante de rivais.

Há é falta de pegada, de vontade, de fome.

O elenco e o treinador estão saciados.

A intimidade é grande demais.

Um dos dois terá de mudar.

Para o bem do futuro do Corinthians…

34 Responses to Resumo do dia

  1. Fabiano disse:

    Podem esbravejar o que for, Juca Kfouri é no jornalismo esportivo o ponto alto. Alguns não gostam dele pela sinceridade, outros pq ele pega no pé dos dirigentes de clubes, e ele fez o certo sim, agiu assim com o Eurico Miranda, com o Petraglia no Patético-PR, com o Mustafá, com o Dualib, com o Andrés e agora com o Juvenal… Ele bate em todos os dirigentes pessoal, isso pra não dizer na política, hora ataca o PSDB de FHC e Serra, hora ataca o PT de Lula, Dilma, ou PMDB dos Sarneys… É o jornalista que mais repercute na mídia, tem o maior respeito, é sim corinthiano, mas antes de tudo é jornalista e cidadão. Tem dinheiro público em nossa Arena? Sim tem, mas teria se fosse no Morumbi ou qualquer outro estádio de abertura, e tenho certeza que ele criticaria se isso acontecesse lá tb. O que ele errou foi apoiar o Morumbi, já que lá com certeza haveria tudo o que ele prega contra o uso de dinheiro público. Eu sou contra o uso de todo dinheiro público que está sendo utilizado em nossa Arena, mas se o Corinthians pagar tudo direitinho (o que eu duvido!!!) ficarei muito feliz e poderei bater no peito e dizer meu time tem estádio e pagou por ele. Caso contrário, tb não terei que me rebaixar perante ninguém, pois só terá feito o que todos fariam se tivessem a mesma chance.
    PS: Este é um espaço democrático, somos todos corinthianos, todos podem concordar ou discordar, só peço para mantermos o respeito uns com os outros. O time vem crescendo muito administrativamente, mesmo ainda tendo muita coisa errada, mas melhorar isso é complicado, delicado e não vejo quem se disporia a trabalhar de graça pelo clube, paixão tem limite quando o estomago ronca…

    Curtir

    • AndersonII disse:

      Só não concordo….com…tudo. Onde há dinheiro publico no nosso estádio? Você também entrou nessa?

      Curtir

    • Ernesto de Minas disse:

      Apesar de bem escrito discordo de voce em 2 pontos:
      1) Emprestar dinheiro do BNDES não é lesar o erário público e usar incentivos fiscais pressupõe suprir o estado onde ele não entra por incapacidade e/ou incompetência ( no sentido de que não compete ao estado determinado investimento).
      2) Apesar de JK ser bem conceitado e imparcial, partidariamente falando, não é esse comportamento que vemos quando se trata da Arena Corinthians ou da política corinthiana. No afã de se mostrar isento ele passa a ser “mais realista que o rei” e se torna parcial contra seu time de coração. Talvez tenha percebido que os “defensores do erário e da moral” que frequentam seu blog só o fazem por ser o Corinthians o alvo e assim JK resolveu ser , de verdade, imparcial nos últimos meses.

      Curtir

    • alexandre lemos disse:

      anti disfarçado… assim como o juka tbm finge ser corinthiano….

      Curtir

      • Fabiano disse:

        Alexandre Lemos, corinthiano enrustido é vc!!! Eu conheço a história do meu time. Com certeza vc não sabe a metade do que eu sei desse clube, dessa religião, enfim, dessa nação!!! Tenho revistas da década de 1950 de circulação do PSJ. Quer discordar discorde, mas não me ofenda, pois sim me ofendeu e muito ao dizer que sou anti. Vc é um baita ba….a !! Seu são paulino enrustido.

        Curtir

    • Paulo disse:

      Fabiano, respeito sua opinião mas discordo dela, em boa parte. No essencial, eu diria. Reconheço que JK é um ícone do jornalismo esportivo. Ok, ninguém refuta isto ( como fato, não como merecimento ). O que refutamos – e repudiamos -, dentre muitas outras coisas, e especialmente, quando ele trata do SCCP, é a defesa que ele faz de La Bambinera, de forma reiterada e sistemática, à revelia de dados técnicos, empíricos e do simples bom senso. Um jornalista renomado como ele simplesmente não pode se dar ao luxo de acreditar – ou, pior, fingir que acredita, realmente não saberia dizer – que aquele lixo arquitetônico pudesse ser realmente utilizado para a Copa do Mundo, e, menos ainda, para ser sede da abertura. Há um córrego abaixo do estádio que não pode ser aterrado, o que impossibilita o rebaixamento do campo, para fazer avançar as arquibancadas, como exige o “manual FIFA” de novas arenas. O entorno do estádio exigiria investimentos de vulto, muito maiores que os destinados a Itaquera, e, mesmo assim, não sei se conseguiriam se enquadrar nas exigências para o Mundial. Além disso, há todo um histórico comprometedor desse estádio, desde suas origens obscuras, como, de resto, do próprio clube que o detém. Pois bem, ele fez – e faz, usualmente – tábula rasa de tudo isso – recentemente isentou o ex-Governador Laudo Natel de participação na conclusão do estádio -, ignorando aspectos que são de conhecimento público, e de que nos dão conta testemunhos de pessoas que vivenciaram aqueles anos. A mim me parece, honestamente, que se trata de um falso intelectual, que se preocupa mais com a manutenção desse “status” do que com a defesa irrestrita e incondicionada da verdade. Nesse diapasão, diria que a posição por ele agora adotada em relação a Itaquera, depois de todo o bombardeio que o estádio sofreu na mídia para que pudéssemos lograr chegar ao ponto em que nos encontramos – e que tanto nos incomodou, pela covardia da deturpação dos fatos -, parece ser de um oportunismo à toda prova. Quando mais precisamos, calou-se covardemente, e, suprema das injúrias, bateu-se ativamente, quase diuturnamente, contra nossa Meca. Que mantivesse seus pés sujos fora de nossa Arena. Isso seria o esperado de um homem coerente, de caráter, o que ele definitivamente não é. É como penso.

      Curtir

  2. vicente disse:

    A partir de hoje não entro mais no seu blog nem do Paulo Monteiro, que está se tornando Paulinho Monteiro. Vocês querem que o técnico mude sua estratégia quanto a forma de administrar o grupo que se mostrou bem sucedida. Querem que mude um esquema que também se mostrou bem sucedido. Ponham na cabeça que o trabalho de um técnico vai além do que os torcedores enxergam. Hoje no futebol todos devem marcar e correr e essa fórmula está funcionando e muito bem.Colocam na conta do técnico até gols perdidos pelos atacantes. Na boa… menos pessoal, menos. Boas cornetadas pra vocês, porque pra mim o Corinthians deve continuar assim por muito tempo com o Tite. Se ele puder ser uma espécie de Alex Ferguson sul-americano que seja, pois dessa forma estaremos sempre brigando pelas cabeças. Vai Corinthians!

    Curtir

  3. Ricardo de Lima disse:

    Achei que no jogo contra as meninas, foi mera preguiça e sono … não foi, na vila do chinelo voador e do blackout foi o mesmo comportamento, é sintomático demais. Parece até que estão querendo a vaga da sul americana!!!

    Curtir

  4. Marcos disse:

    Arruda, Alecrim, Comigo Ninguem Pode……………………………………………………………Sai ZICA!!

    Curtir

  5. Marcelo disse:

    Silvinho, bom dia!
    Beleza meu caro amigo, alias te convidei para ser meu amigo no linkedin… Bem queria saber do volante jucinei que o timão contratou, pelo que eu li ele e bem melhor que ibson e maldonado, porque o tite não da uma chance para ele, como teve chance, elias, jucilei, paulinho… tem que dar chance para ele tambem… Acho que o tite tambem tem que tomar um choque, ele se acomodou demais, as vezes respeita muito o time, contra o santos, começamos adiantando a marcação ate o gol, depois desapareceram todos, você reparou que não temos um contra ataque rápido e matador, faz tempo que não pegamos uma bola e finalizamos com gol… Alias meu amigo meu filhote esta com 6 meses sera que conseguimos fazer ele entrar no colo de algum jogador no pacaembu?
    01 abraço

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Não sabemos como o Jucinei vem se saindo nos treinamentos

      Quanto ao seu filho, preciso verificar se esta idade permitem entrar em campo

      Abraço

      Curtir

  6. Silvinho hoje abriu a tampa do bueiro…

    Repito o que eu acho que acontece com o Tite:

    Só sabe armar a equipe de uma forma.

    Em 2012 ele tinha o material humano pra jogar do jeito que ele gosta.
    Em 2013, sairam peças importantes do time titular, chegaram outras, também ótimas, mas com outras caracteristicas. Mas o Tite LI-MI-TA-DO insiste em mutilar as qualidades dos jogadores ao invés de mudar a forma de jogar da equipe.

    Curtir

  7. Carlos Maciel disse:

    Temos que ter respeito com o adversário sim!!!

    Mas somente quando tivermos enfiados uns quatro gols a zero!

    O resto é sacanagem com a torcida, com a nossa história e com o próprio adversário!.

    Curtir

  8. Mauro Oliveira Ben Yosef disse:

    Kfuro e Risólis escrevendo algo que faça sentido… O que mais falta acontecer nesse mundo ???

    Silvio, 2011 terminamos o Brasileiro com dois pontos a frente do 2º colocado, sendo que poderíamos ter sido campeões com três ou duas rodadas de antecedência, vá lá, o time se ajustou mesmo naquele campeonato, era a fase pós-Tolima, houve uma mudança no elenco, e todos compreendemos bem o fato do titulo ter vindo na ultima rodada em um empate suado contra um timéco que veste verde…

    Veio a Libertadores 2012 e fomos campeões, sim, em um time bastante brigador, que não deixava o adversário jogar, com 4 defensores e seis meio campistas, sim, seis meio campistas pois jogávamos naquela competição sem atacantes, a consequência disso foi o mundial com JH jogando de 2º lateral direito.

    Veio 2013, novos jogadores, mais técnica, mais potencial ofensivo, 2 centroavantes que NENHUM time brasileiro tem pelo menos metade do potencial desses dois para colocar em campo, e o que vemos???

    Vemos um treinador que além da motivação citada pelo Risólis, não consegue trabalhar com um elenco qualificado.

    Castan, Alex, JH, e até o pobre do Liedson ficarem correndo igual loucos atrás de jogadores adversários é mais fácil do que fazer jogadores técnicos como Pato, Guerrero e Renato Augusto jogarem defensivamente.

    Esse time tem um grande potencial a ser desenvolvido, mas não tem quem o faça, infelizmente !!

    Curtir

  9. andre rish disse:

    laterais inexistentes, um goleiro relapso, o danilo cochilando, parece que só o ralph e o guilherme estava afim de jogo… lamentável mesmo. O Cosme Rimole tem toda razão, está na hora do rapa lá no parque. Jà saiu jorge henrique, chicão, tem que ir uma monte, inclusive Romarinho, os goleiros reservas, deste jeito não se classifica nem para libertadores. Não é só o treinador o problema, tem o Edu, o presidente e outros caras que adoram passar a mão na cabeça dos atletas… e quando o Pato vai jogar, o cara parece desanimado

    Curtir

  10. Múcio Rodolfo disse:

    Tirando o Fábio Santos que não deveria ser o titular da lateral esquerda e o Renato Augusto que deveria ser titular faz tempo, que outras modificações deveriam ser feitas no time do Corinthians?

    Curtir

  11. Ernesto de Minas disse:

    Nunca imaginei escrever isso: CONCORDO com Cosme Rimoli. Escrevi outro dia aqui e vou repetir: temos 3 deslumbrados inexperientes (Roberto de Andrade, Edu e Duilio) que não tem colhão para cobrar o Tite. E Mário Gobbi e Tite se tornaram muito amigos, de irem juntos na missa e tal; jamais Gobbi irá tratá-lo como empregado.
    Parece que o clima é tão bom entre treinador, comissão técnica, diretoria e jogadores que a amizade está superando o profissionalismo. É claro que qualquer um gosta de trabalhar num ambiente bom, entre amigos, mas não se pode perder o foco principal que é a instituição SCCP. Tite é bom treinador porém, nesse momento, não está devolvendo ao clube e a nós torcedores, o direito que temos de ver algo melhor que isso daí que temos assistido.
    Alguns jogadores, ontem extrapolaram o direito de jogar mal. Edenilson, FS (grande novidade!), Guerrero, Pato e Douglas estão em retrocesso; pioram a cada jogo. Acreditar que a Copa do Brasil é a prioridade deles é querer tampar o sol com a peneira; não estão jogando nada. Ganhamso 2 títulos de ponta esse ano (27º Paulistão e a Recopa), mas vamos lembrar que o futebol paulista está num péssimo momento. Nossos rivais locais não podem, nesse momento, servir de parâmetro. É importante que nossa torcida cobre, Tite não é maior que o Corinthians.

    Curtir

  12. Rogério disse:

    Silvinho, você mesmo esse jornalista de merda que escreveu tudo isso? Acho que foi a única vez na vida que escreveu algo com sentido.

    Curtir

  13. Fátima disse:

    O Pato, assim como os demais atacantes corinthianos só passarão a ter um melhor rendimento, quando a diretoria dispensar a droga desse TITE e contratar um técnico com ideias e concepções modernas de futebol. Enquanto esse retranqueiro medíocre continuar sendo técnico do Timão nós torcedores, bem como os jogadores, iremos sofre muito. Ontem, novamente, levou um nó tático de um técnico em início de carreira e ficou gritando, como uma histérica, tentando culpar os jogadores pelos seus erros. Acho que os atletas corinthianos, assim como a torcida, já estão fartos desse puxa saco demagogo.

    Curtir

    • joaquim disse:

      Fátima! Vai falar isso para a maioria. Concordo com você e não entendo como que um técnico mantem a Avenida Fábio Santos no time em detrimento de um jogador muito melhor do que ele que é o Igor e sem contar outras tantas atrapalhadas, apesar de Libertadores, Mundial, Brasileiro, Paulista e Recopa, mas já foi, já era, prazo de validade vencido, a roda gira, etc. Pelo menos uma que concorda comigo e também não suporta este técnico fazedor de média com a imprensa e queimador de atletas.

      Curtir

    • Ernesto de Minas disse:

      Gilson Kleina é especialista em dar nó no Tite.

      Curtir

    • marcos disse:

      Não concordo. O Pato sempre foi mediano… Problema de quem contratou um jogador que sempre foi reserva num time meia-boca.
      Com relação treinador, ele foi elogiado ao extremo pelo esquema que armou na título da libertadores e mundial, até o Rei Maradona disse que o Corinthians tinha o melhor time da Américas, o melhor esquema essa coisa toda.

      O que tem nos assolado é péssima fase de alguns jogadores, fase ou má vontade, como queira.
      Trocar o Tite agora será um erro que essa diretoria certamente não cometera, ao menos é o que espero. No final desse ano vcs me darão razão. No mais precisamos cobra um melhor desempenho de alguns atletas; Pato, Douglas, Edenílson, Guilherme.. Quando escrevo cobrar, não quero dizer jogar tudo pra cima, e dizer frases tais como: “Não vai por amor vai na dor”. Essas bobagens de alguns que se acham mais corinthianos que os corinthianos propagam por aí… Xô fase do amadorismo!!!

      Curtir

  14. Douglas Chiavegati disse:

    Como ja foi dito aqui no blog, o Corinthians nao tem interesse pelo campeonato brasileiro…..se estão certos ou errados só iremos saber no final da temporada….até lá, temos que nos acostumar a isso…. Time jogando pra se manter próximo a zona da libertadores….

    Curtir

  15. Paulo disse:

    Concordo que haja, de certa forma, uma acomodação, natural – até certo ponto -, entre elenco e comissão técnica ( e pode pôr a diretoria nesse balaio, também ). E isso pode sim gerar uma pusilanimidade dos boleiros e até do treinador. Porém, há o reverso desse fenômeno, que se expressa toda vez que as críticas batem na bunda de todos ali dentro e o próprio Tite se vê ameaçado: aí, todo o time sai em sua defesa e massacra o adversário, demonstrando que, quando querem, ainda dão caldo. O problema é ficar nessa eterna ciclotimia.

    Curtir

  16. paulomonteiro disse:

    Cosme Rimoli falo um monte de verdade
    meu deus
    EU DISSE ISSO?

    Curtir

  17. AndersonII disse:

    A favor do Juca, considero uma declaração dele, que achei muito honesta. Quando o Corinthians enviou oficio à midia pedindo para que não usassem o apelido, ele declarou em seu blog, que o pedido do clube era muito justo.
    E de fato nunca usou o apelido, a despeito de estar no UOL cuja linha é anti-corinthians até embaixo dágua.
    Isso não se pode negar.

    Curtir

  18. Flávio Augusto disse:

    Resignado, podemos continuar a ganhar títulos, porém meus sentimentos são de resignação quanto a maneira de atuar do Corinthians. Enquanto Tite for o técnico continuarei torcendo, mais com este sentimento frustrante de resignação.
    Acredito no título da Copa do Brasil, já estamos nas quartas, não vou conseguir acompanhar o noticiário antes do jogo do Luverdense, por que o Tite e Anderson II irão falar muitas desgraças e umas delas será colocar este time da floresta amazonica no patamar do Todo Poderoso Corinthians!!!

    Curtir

  19. marcos disse:

    Pérai…. Os caras precisam de motivação pra jogar no Corinthians???

    Jogar no Corinthians Paulista já é motivador, se os que entram em campo não entendem isso, rua pra eles. Não deve haver necessidade do treinador ficar berrando ao largo do campo para que eles comam a bola…Portanto o problema é dos que jogam, dos onze em campo.
    Concordo que o Tite as vezes deixa a desejar, porém neste caso é com os atletas, eles precisam corresponder, eles é que ganham jogos e, muita grana pra jogar, diga-se.

    Alô diretoria de futebol….

    Tite é bom treinador, se ele sair vamos colocar quem? Luxemburgo? Seria um baita retrocesso.

    A torcida precisa entender que entramos numa nova era no SCCP, era de profissionalismo, de gestão profissional. Não precisamos retroceder em nada.

    Curtir

  20. Grande Silvinho, está se deixando levar pelo Cosme………antes da critica, lembra-se do glorioso Técnico Têle Santana, que ficou muitos anos no tricolor e eles eram duros na queda.
    Gostaria que o Timão fizesse o mesmo……. quanto mais o Tite ficar, sem dúvida nenhuma mais títulos iremos conquistar. E, no caso de amizade com os jogadores, acho que isso facilita, não atrapalha. Essa é minha opinião. Abraços e boa sorte a todos os torcedores corinthianos.

    Curtir

  21. joaquim disse:

    – O pior é que os caras até mereciam a vitória sobre o Timão.

    – Também com um Técnico muito filósofo e muito contraditório e cheio de titibilidade, cheio de falar de repeito ao adversário e dando moral para os caras e de tanta média que faz com a imprensa ele não é criticado e a gente só houve besteiras de criticas ao Pato. O time todo foi mau e quer que só um jogador resolva tudo.

    – Será que essa comissão técnica não consegue ver que se não entrar com sangue nos olhos desde o início do campeonato, ele para o Corinthians, já era, pois da trigésima rodada em diante se preciso vai começar o entrega entrega para o timão não ganhar. Não tem ninguém para enfiar isso na cabeça dessa comissão técnica. Por isso, que pra mim, a esperança é a Copa do Brasil, pois mata mata não tem como entregar.

    – Seu texto está correto. Não tem que ter respeito coisa nenhuma e se tiver oportunidade, não precisa falar em publico, mas na concentração e nos treinos durante a semana tinha que mandar triturar, tanto contra os bambys e agora contra as sardinhas.

    – Vamos esperar até a trigésima rodada e se estiver pau a pau aposto que vai ter entrega.

    Curtir

  22. O Dani L disse:

    Só não enxerga a verdade quem não quer. Até o Cosme ja percebeu a panelabilidade do Tite.

    O lado positivo é que a torcida ontem acordou e começou a pegar no pé, coisa que fazia muito tempo que não acontecia.

    E digo mais, o problema não esta nos jogadores.

    Curtir

    • Ernesto de Minas disse:

      Está TAMBÉM na omissão de Duilio, Roberto e Edu que se comportam como fãs do Tite e esquecem que ele é empregado do clube.

      Curtir

Amigo, faça seu comentário