Vice-presidente do Palmeiras recebeu 200 mil de empresário

Da seção “Memórias do Futebol – O Blogue não esquece“, um caso que foi abafado.




SÃO PAULO – O vice-presidente de futebol do Palmeiras, Gilberto Cipullo, recebeu pelo menos 200 mil reais do empresário de jogadores Marcelo Ortiz em abril do ano passado. É o que apontam as cópias de dois documentos obtidos pelo iG Esporte nesta semana: um cheque neste valor, assinado por Ortiz e nominal a Cipullo Consultoria Empresarial e Empreendimento LTDA, empresa do dirigente, e um comprovante de depósito nos mesmos valor e data na conta da empresa.


Veja os documentos:

1524370cheque_do_palmeiras_206_4991

1524374comprovante_palmeiras_465_4991


Segundo a explicação de Cipullo, trata-se da devolução de valores que o dirigente colocou no clube para pagamento de dívidas em 2007.


“Verifiquei nos extratos da minha conta e realmente o depósito caiu. Eu coloquei dinheiro do meu bolso para pagar dívidas do Palmeiras, e esse cheque é parte da restituição desses valores”, afirmou o dirigente.


No caso de a versão ser verdadeira, Gilberto Cipullo não teria levado vantagem financeira com a transação. Contudo, o próprio dirigente assumiu que não registrar um empréstimo de sua empresa ao Palmeiras configura uma irregularidade contábil para não aumentar o passivo do clube e evitar que o patrimônio liquido ficasse negativo — o que dificultaria, por exemplo, a obtenção de empréstimos com bancos.


“Eu fui pego de surpresa quando vi esse cheque. O motivo disso ter sido pago à minha empresa através do Marcelo e não de uma maneira regular tem que ser visto com o departamento financeiro do clube”, afirmou, negando ter qualquer intimidade com Marcelo Ortiz. “Isso é claramente uma tentativa de me prejudicar politicamente. E se vier de onde eu penso que veio é uma questão pessoal”, complementou, sem citar nomes.


Nesta segunda-feira, a reportagem tentou por diversas vezes entrar em contato com Salvador Hugo Palaia, que é diretor financeiro do clube, mas ele não atendeu às ligações em seu telefone celular.


“Eu fui pego de surpresa quando vi esse cheque. Isso é uma tentativa de me prejudicar politicamente” (Gilberto Cipullo)


De acordo com o vice-presidente palmeirense, essa não foi a primeira vez que ele colocou dinheiro pessoal para cobrir contas do clube. Dias antes da data do depósito em questão, outros depósitos, no valor total de 400 mil reais, teriam sido feitos na conta da empresa de Cipullo com o mesmo objetivo, o de restituir empréstimos feitos ao Palmeiras pelo dirigente.


Depois de ouvir as explicações do palmeirense sobre o caso, a reportagem pediu que ele apresentasse comprovantes dos depósitos que teria feito na conta do Palmeiras. O iG Esporte recebeu diversos comprovantes do gênero nesta segunda-feira. Dois deles, um no valor de 200 mil reais (março de 2007) e outro de 400 mil (abril de 2007), reproduzimos abaixo.


1524375comprovante_palmeiras_500_325

Marcelo Ortiz, que emitiu o cheque para Cipullo, é empresário de alguns jogadores que têm ou tiveram vínculos contratuais com o Palmeiras, como o lateral-esquerdo Vinícius, o meia-atacante Beto e o zagueiro David, que atualmente briga na justiça para se desvincular do clube alviverde — ele rompeu relações com Ortiz e hoje negocia para jogar pelo Panathinaikos, da Grécia.


A primeira reação de Ortiz, em uma reunião com Cipullo no escritório de advocacia do dirigente, foi negar a transação — ele confirmou ter feito o cheque em questão, mas “para um amigo”. Cipullo, nesta primeira reunião, confirmou serem de sua empresa os dados no comprovante e disse que teria que verificar o extrato para saber se o depósito de fato havia ocorrido e do que se tratava.


Depois de apresentada a justificativa do dirigente do Palmeiras em um segundo encontro, a reportagem tentou entrar novamente em contato com Marcelo Ortiz para confirmar a versão apresentada. Apesar dos recados deixados na caixa postal de seu telefone celular neste domingo e segunda-feira, o empresário não retornou as ligações.


A data do cheque e do comprovante de depósito obtidos pelo iG Esporte é 30 de abril de 2008. Perto dela não consta nenhuma grande transação de jogadores envolvendo o Palmeiras e Ortiz. Em 2007, as negociações para a trabalhosa renovação contratual de David com o Palmeiras ocorreram no primeiro semestre e, segundo a diretoria alviverde, não foram coordenadas por Cipullo, mas pelos diretores Savério Orlandi e Genaro Marino.


Sobre a possibilidade de o dinheiro depositado na conta de sua empresa se referir a uma comissão irregular por alguma negociação com jogadores, Cipullo foi enfático: “Sou um advogado que atua na área fiscal há 38 anos. Imaginar que eu vou receber uma bola [termo usado para designar comissão no meio futebolístico] não faz nenhum sentido, é me chamar de burro”.


No próximo dia 26, o Palmeiras promoverá eleições para definir seu presidente e quatro vice-presidentes. Tanto Gilberto Cipullo como Salvador Hugo Palaia são candidatos à vice-presidência do clube na chapa do economista Luiz Gonzaga Beluzzo. Cipullo, por estar prestes a completar um mandato como vice-presidente, pelo estatuto do clube passará a ser conselheiro vitalício do Palmeiras.


Excelente matéria do Portal Ig, publicada em Janeiro de 2009


20 Responses to Vice-presidente do Palmeiras recebeu 200 mil de empresário

  1. thays disse:

    palmeiras o melhor time do brasil PALMEIRAS

    Curtir

  2. Anderson Lopes disse:

    Matéria nova essa hein..tá sem pauta?

    Minha mente é uma usina de idéias
    Te incomodou a matéria?

    Curtir

  3. Flavio disse:

    Ué , tem comissão lá também ?

    eheheheheh…….

    Meia mussa , meia calabra…

    Curtir

  4. FC. POLIDORO disse:

    Ah se fosse no Corinthians…
    Execucao Sumaria.
    Apedrejamento.
    Tiro na Nuca.
    Mas…nao e’ no Corinthians!!!
    E’ uma Pena.A imprensa de Esgoto se Lamenta….
    Nao da pra tentar foder o Todo-Poderoso!
    E’ uma Pena.Podridao na Porcada.Mais uma.
    Mas nao se pode foder o “beluzzinho da mamae marron”!
    Criarao uma justificativa.Neste momento com ctz absoluta ja esta sendo criada.E sera aceita.Empurrada.
    E…logo…esquecida!
    Como a Parmalat…e seu esquema!
    Traffic e a “barriga podre de aluguel barato”!!!
    Negocios com a WTORRE…construtora de nome “torrado” na praca!!!
    Notas Frias…
    Tecnico a 500 mil reais mensais…
    Comissao Tecnica de 9 milhoes de reais por Ano!!!
    Num clube…q deve…e mt…tanto q nem se diz!!!
    E td isso Avalizado!
    E Permitido.Aceitado.Perdoado!
    Enfim…torcemos pra q continue assim.
    O Futuro lhes reserva o Abismo.
    Afinal…
    Nao se pode perder o objetivo…
    O Timao e’ o Alvo!!!
    Ah se fosse no Corinthians…
    A imprensa de esgoto se Lamenta!!!

    Valeu.
    Forca e Coragem.

    Curtir

  5. paulomonteiro disse:

    poxa Silvinho, o cara é um palmerense, ama o clube ne’…200 conto poxa….

    AHHHH SE FOSSE NO CORINGAO

    Curtir

  6. Manoel disse:

    No Corinthians foi muito pior. Teve um vice-presidente que justificou, que o valor não havia sido lançado de forma clara e “transparente” no balanço, porque era um “valor pequeno.”

    Comentário: Muito pior ?

    Curtir

  7. Paulo disse:

    Com todo o respeito, amigo Marcos, mas dizer que o Palmeiras, praticamente um time de aluguel, está em situação melhor que a do Corinthians, é uma brincadeira de mal gosto. Ah, mas não tá mesmo! Se não fosse a TRAFFICo, o clube verde sequer teria jogadores na sua equipe profissional.

    Comentário: É, tem esta, tornaram-se praticamente um clube de aluguel

    Curtir

  8. Allan [SCCP] Sestelo disse:

    Não vejo problema nenhum na “denúncia”.
    Desde q os valores tivessem sidio declarados…
    Mas como não foram aí está o problema.

    Não vejo problema nenhum se declarado. O clube precisa do dinheiro, o empresário tem o dinheiro, o empréstimo é sem juros…

    Desde q o clube não fique refém do empesário tudo bem, desde q o clube não privilegie jogadores do empresário dito em detrimento da qualidade de outros não vejo problema nenhum.
    Mas o problema está justamente aí.
    Geralmente os clubes ficam reféns, e aí o empréstimo torna-se totalmente errôneo.

    A Lei Pelé deve ser revista para esse tipo de empréstimo.
    Tem previsão legal?

    Abraços Silvio.

    Comentário: Pelo que parece, o Vp palmeirense emprestou uma quantia ao clube, que foi ressarcida por alguém que estava em débito com o Palmeiras, é isto ? Se foi, do ponto de vista financeiro e contábil, sem problemas, mas do ponto de vista político e de repente, até ético, fica complicado e dá margem a falatório

    Curtir

  9. rodrigo nogueira disse:

    armaram?nao sei nao silvinho, tem provas, acho q ele q armou pra cima do time da turiassu

    Comentário: A matéria é perfeita, tem documentos, tudo muito válido. Mas publicada uma semana antes da eleição ?

    Curtir

  10. Manoel disse:

    Já vi esse filme nos bastidores do Corinthians. Só que lá o valor era bem mais alto, R$ 600.000,00.
    E a desculpa foi muito parecida: empréstimo a fundo perdido!

    Comentário: Teve comprovante de cheque / depósito na conta de vice presidente feito por empresário de jogador ?

    Curtir

  11. Carlos Amaral disse:

    Eu iria fazer como você, Silvinho, e não responder nada ao tal do Marcos, mas não aguento. A divida do Corinthians todo mundo sabe de quanto é e para quem é. A do Palmeiras é um grande mistério. Você, Marcos, deveria procurar os blogs do seu time(não conheço nenhum para te indicar, pois me preocupo apenas com o Corinthians) e se interar sobre o que se passa lá. Antes que seja tarde…

    Comentário: Muitos mistérios envolvem o Palmeiras

    Curtir

  12. Fabio disse:

    Perfeito.
    Essa é a diferença de blogs, com documentação e tudo comprovado, exemplo de honestidade e credibilidade.

    Comentário: Fábio, palmas para o jornalista do IG. Mas a matéria tem um cunho político, disso não tenho dúvida

    Curtir

  13. blogdodiogo disse:

    Obrigado Silvinho!

    O endereço do blog é: http://blogdodiogo.wordpress.com

    Já está no ar e aguardo sua visita!

    Coloquei lá um link do seu blog!

    Abraços e mais uma vez obrigado!

    Curtir

  14. rodrigo nogueira disse:

    O motoqueiro frouxo, valentao de internet, devia ver essa materia e ver o que eh jornalismo , com provas, com documentos e nao soh com testemunhos de pessoas humildes q podem ter sido compradas e mermo assim foram claramente induzidas a dizer o q ele queria ouvir.
    vamo ver a repercusaso que ele a midia vai dar pra esse escandalo.
    Mais veja, nenhum veiculo serio falou do caso do palmeirinha , por conta da falta de provas, jah do escandalo desse blue cap do luxa todos os sites com credibilidade falaram do esquema de cipullo.
    pensei qua a gangue seria soh luxa, toninho, e hawilla, mais vejo q eh pior.
    e o carlos amaral tem toda a razao dizendo que o palmeiras tem uma situacao pior q o do corinthians, diria muito pior, porque nao tem ativos(jogadores) pra fazer dinheiro, eh triste a situacao q o palmeiras esta se encaminhando, mais nao eh novidade todo time q luxa vai com seus blue caps ele quebra.
    vai ser soh mais um.
    silvinho, descobre logo esse novo patrocinador q nos ja nao aguentamos mais.
    abraco

    Comentário: Por mais que a notícia tenha surgido oportunamente nas vésperas da eleição palmeirense, vamos ver qual será o tratamento dado pela mídia a este caso, fartamente comprovado com documentos. Armaram bonito para o vice palmeirense

    Curtir

  15. Flávio Portuga disse:

    Aí sim, tem documentos, tudo certinho….

    Comentário: A matéria achei que foi publicada oportunamente, nas vésperas da eleição palmeirense. Uma armação bem montada contra o vp palmeirense, mas as provas são incontestáveis

    Curtir

  16. Randal disse:

    Alguém duvida que esse tipo de situação não ocorra indiscriminadamente em todos os clubes do Brasil e do mundo ?
    Já está passando da hora de a famigerada Lei Pelé ser revista e discutida de forma definitiva. Conforme vai aumentando o problema financeiro dos clubes de uma forma geral, os empresários estão cada vez mais ditando regras e faturando alto.
    Aliás espero até hoje um comentário por menor que seja sobre a decisão do Felipão de dirigir o Chelsea e o que ocorre em toda a lavanderia do futebol inglês.
    Não quero acreditar de maneira nenhuma que esses jornalistas que vivem ditando normas e moral ilibada estejam se calando em função dos direitos de transmissão do futebol inglês adquiridas.

    Comentário: Existe em praticamente todos os clubes brasileiros. No caso palmeirense, o que chama atenção não é o empréstimo em si, mas a devolução dos valores (sem juros, a principio) por um empresário de futebol. Muito estranho, mas deve haver uma razão para isto.

    Curtir

  17. blogdodiogo disse:

    Silvinho estou criando um blog de assuntos políticos / sociais / historicos / internacionais.

    Gostaria de saber se assim que eu lançar o blog, você poderia me ajudar com a divulgação!

    Desde já, muito obrigado!

    Comentário: Conte comigo

    Curtir

  18. sergio murilo disse:

    Silvinho pede para o Carlinhos traduzir como seria em outros blogs essa materia.

    Comentário: Carlinhos, segura essa meu amigo !

    Curtir

  19. Marcos disse:

    Coisa da oposição corrupta e mal intencionada, em conluio com a impresinha suja anti-Palmeiras, que tenta a todo custo desestabilizar o Campeão do Século.

    Essa ” matéria ” aí é uma vergonha. O pseudo-jornalista que a fez passa a ser extremamente suspeito.

    Depois dessa, o grande Cipullo passa a ter uma imagem melhor do que já tinha perante a coletividade alviverde, pois fica claro que chegou a colocar dinheiro do próprio bolso no Palmeiras, com a finalidade de ajudá-lo.

    Agora, esse aí que falou que o Palmeiras tem uma situação financeira pior do que a do Corinthians só pode estar brincando. O Corinthians tem cerca de 100 milhões de dívidas. Deu calote no caso Nilmar e ficou com a imagem tão manchada que o Argentinos Juniors não aceitam mandar o Escudero antes de receber a grana. Várias dívidas já foram parar na FIFA, como a do Passarela e do próprio Nilmar.

    A situação do Corinthians é péssima. O time está falido e a dívida vai continuar aumentando.

    Curtir

  20. Carlos Amaral disse:

    O Palmeiras tem uma situação financeira muito pior que a do Corinthians. Não tem jogadores com que possa fazer dinheiro(como bem demonstrou um leitor seu dias atrás) , tem um perfil de divida ruim(muitas de curto prazo) e agora aparece um escandalo. Vamos ver se a midia vai dar o destaque que dá quando um time alvi-negro está envolvido. Tem sorte de ter pessoas como José Serra e Aldo Rebelo apoiando o sr. Belluzo, ou já estaria falido. Mas que rola um dinheiro sujo por lá, ah, isso rola…

    Comentário: O assunto das notas frias caiu no esquecimento. Esperamos que este não caia.

    Curtir

Amigo, faça seu comentário