Pacaembu, 70 Anos

O próprio da municipalidade completa 70 anos.

Uma senhor enxuto, com muitos banhos de loja e operações plásticas.

Mas continua muito simpático.

Palco de muitas histórias e muitas conquistas, considerada a Casa do Corinthians. Considerada, apenas considerada.

Lá pisei pela primeira vez em 1975, num Corinthians e São Bento. E foi amor à primeira vista.

Não saberia ao certo dizer qual foi a maior emoção vivida. Foram muitas. Já nem me recordo dos momentos não tão felizes.

Dividirei com os amigos um pouco dessa minha história, através de fotos.

Conte a sua. E se tiver fotos, envie também.

Pacaembu, 2005: 7 a 1 contra o Prantos

2005, contra o Chorolados

2006, na Tribuna com a sobrinha Nathalia Regina

2006, Mascherano:Num dos poucos jogos dele no Pacaembu

Contra o Cianorte, jogo histórico

2008, primeiro jogo do meu filho Guilherme no Pacaembu

2009, Campeão da Copa São Paulo de Juniores

2009, lançamento do novo Manto

17 Responses to Pacaembu, 70 Anos

  1. Ivan disse:

    Se no Pacaembu coubesse 150 mil pessoas, na grande maioria dos jogos do timão ele estaria fervendo de gente, lotado!

    Isso é fato.

    Parabéns, Pacaembu.

    Silvio, belas fotos, parabéns também.

    Curtir

  2. Marcos disse:

    Silvinho: estive nesse jogo também, se não me engano foi 4 a 0 para nós. Estava no primeiro ano de engenharia na FAAP, então ficava fácil para a gente!

    Curtir

  3. Silvinho como vc sabe eu moro na cidade de Registro-SP interior de SP ,nunca fui em um Estadio de futebol ,sou torcedor do Corinthians ,sempre tive vontade mas ao mesmo tempo medo da violencia que a gente acontecendo todos os dias,fico imaginando a sensação de ver o calor da torcida ,principalmente o Pacaembu que sempre foi a casa que recebeu bem o Nosso Corinthians e tivemos muitas alegrias ali ,quem sabe um dia eu possa ir a um Estadio e ver o meu Coringão ser campeão,por enquanto fico no meu aconchego da minha casa torcendo para o nosso Corinthians aqui de longe .

    Curtir

  4. Flavio disse:

    Palco de bons papos.

    Abraço !

    Curtir

  5. Roberto disse:

    Silvio, eu me lembro de meu primeiro jogo, bem muleque no pacaembu corinthians e bahia. Bahia saiu na frente, timão empatou, falta na entrada da área, o Zenon pronto para fazer o gol e o juiz pega a bola e apita o fim do jogo – neste dia eu tinha uns 7 anos e já percebi que era contra tudo e contra todos!!

    E que venha Bruno César!

    Curtir

  6. ITALIANO disse:

    Silvião,

    Parabéns pelas fotos , bela familia , vou procurar as minhas para postar… abçs…

    Curtir

  7. Marco Henrique disse:

    Meu primeiro jogo no Paca foi Corinthians e Bahia semi final de 90 2×1 de virada, essa epoca de 90 a 93 foi a que mais assisti jogos no paca era da hora aquele pré jogo vindo da barrafunda pela av pacaembu.

    Abrçs

    Curtir

  8. gabriel disse:

    e o mano vai de moacir, não sei, como confio nele prefiro pensar que o moacir é útil para o coletivo da equipe de uma maneira que o alessandro não é.

    Curtir

  9. AndersonII disse:

    Silvinho, ao ver essa foto sua de 2006, entendo porque vc. acha que o Ronaldo está magro. Vc. está parecendo dois Dudu Nobre. rsrsrsrsrsrsrsr

    Curtir

  10. Josué disse:

    Olá Silvinho, realmente o Pacaembu tem histórias e faz parte de nossa histórias, todo mundo gosta do Pacaembu, independente de time, eu estava olhando a programação de niver do estádio e achei bem pobre ele é muito importante e merecia mais!!!
    Alias, pena que no nosso país se pensa tão pequeno, acho que o Pacaembu merecia uma reforma e modernização de verdade, a idéia do museu foi legal, mas não precisava o estádio inteiro virar um museu, hoje no lance está aquele projeto de modernização, mas não sairá do papel, até porque alguem tem que pagar a conta….
    Abaixo a programação de niver do estádio:
    Confira a programação completa:

    10h às 17h
    Visitas monitoradas gratuitas ao Museu do Futebol

    14h às 18h
    Circuito de diversão radical e Tenda Saúde no Esporte

    18h
    Sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo em homenagem aos 70 anos do estádio, com a presença de autoridades e convidados

    19h
    Bolo simbólico e fogos de artifício

    20h
    Duas partidas de futebol com dois tempos de 35 minutos cada. Artistas Convidados x Aceesp (Assoc. Cronistas Esportivos) Craques de Sempre x Veteranos consagrados

    ENFIM, PARA UMA DATA IMPORTANTE DESSA…ACHO QUE O ESTÁDIO MERECIA MAIS PELA IMPORTANCIA QUE TEM…

    Curtir

  11. Marco disse:

    Muitos jogos eu assisti no Pacaembu, um estádio que todo corintiano gosta. Se é viável ou se vale a pena assmir o estádio, é outro assunto, agora é inegável que nós corintianos gostamos de jogar lá

    Bons tempos de assistir Neto, Viola, Tupãzinho, Marcelinho, Edilson, Tevez. Hoje estamos lá pra aplaudir o time e vibrar com os gols de Dentinho, São Jorge Henrique e Ronaldo Fenomeno

    Curtir

  12. Randal disse:

    Corinthians X Guarani (acho que era 1.992).
    Ronaldo bate pessimamente um tiro de meta. O Guarani recupera a bola e faz 1×0.
    Tempos difíceis. O técnico Basilio pressionado.
    Segundo tempo. Sobe a plaqueta. Neto vai ser substituido.
    Antes da substituição, escanteio batido, e Neto faz um golaço de puxeta.
    Sai como um louco comemorando e tira a camisa.
    Na sequência é expulso.

    Curtir

  13. vicente disse:

    o SPFC vai pegar o Universitário do Peru. Ou o peru do Universitário? rs

    Curtir

  14. alvaro disse:

    Meu 1º jogo foi em 1989, era bem pequeno e foi pelo paulista contra o Botafogo de Ribeirão Preto, lembro que o regulamento não permitia empate, o jogo foi 0x0 e foi para os pênaltis e o Ronaldo defendeu uns 2 e com uma baita chuva,, que emoção, dali em diante nunca mais parei.

    Cada jogo tem a sua historia e guardo com carinho cada canhoto de ingresso, acho injusto citar um jogo apenas, como posso falar da goleada sobre o Cianorte e não citar o gol do Bernardo contra a lusa aos 47 do 2º tempo em 1995, ou falar dos 7×1 nos sardinhas e não falar do gol do Edilson na semifinal do brasileiro de 1998 que deixou o Argel perdido, já ia ser injusto com a dupla do sul, batemos os 2 no Pacaembu em 95 e 2009 e sinto muita falta do começo dos anos 90, tínhamos times fracos tecnicamente mas com muita garra e quantas vezes o time empatava e eu saia do Pacaembu feliz da vida pois o placar que ficava no portão principal anunciava a derrota do Palmeiras, diga-se de passagem que nessa época qualquer joguinho tinha brincando 30.000 e quantos gols de Neto, Viola, Marcelinho, Marques, Fabinho, Paulo Sergio, Tupãzinho e tantos outros, vi o 100º gol do Casagrande pelo timão contra o Criciúma em 94 e por ai vai…..

    Bons tempos

    Curtir

  15. Luís Carlos disse:

    Cara, minha mãe só deixou eu assistir um jogo do Corinthians aos dezessete anos de idade. Mas deu pra aproveitar bastante mesmo assim…

    Não há nenhum jogo marcante em sí. Acho que todos foram. Até as derrotas…

    Fora do futebol, me subornaram a assistir o show da Tina Turner. Sinceramente, foi o primeiro e único show que eu posso dizer que assisti de verdade. O restante foi só baderna. A muié mandou bem demais…

    Fiz faculdade na FAAP, ao lado do Paca. matei aula a danar, correndo risco até de jubilar por faltas. Como trabalhava na av. Paulista, tomava um ônibus até o comecinho (ou fimzinho) do cemitério e descia as vielas a pé para dar tempo de chegar à faculdade. Nem lembro quantas vezes contribui com uma “intera” para um Corinthiano anônimo. Mesmo não indo ao estádio, sofria junto com o pessoal da Vila Brasilândia no ponto de ônibus para voltar para casa.

    Gostaria de poder ter visto o Pacaembu do jeito que era, com a concha acústica. Aliás, se o Corinthians construir o sonhado estádio poderia pensar nisso. Seria um elemento funcionalíssimo para shows e resgataria um pouco da história de uma de nossas casas.

    Parabéns Pacaembu, parceiro de nossas lágrimas!

    Curtir

  16. david disse:

    Pow silvinho, pensei que você fosse amarelo hehehe…

    isso que precisamos, formar sempre novos corinthianos, familias puras rsrs

    abraçao e parabéns.

    Curtir

Amigo, faça seu comentário