Time e torcida: as diferenças que fazem a diferença

Sábado passado, frio e muita chuva, ruas alagadas pela cidade.

O time não era considerado o titular. Mesmo assim, mais de 20 mil corinthianos compareceram ao Pacaembu.

A média de público do Corinthians neste campeonato se aproxima dos 25 mil, praticamente o dobro do segundo colocado em média de público – o Santos – e acima da somatória das médias de Santos e SPFW.

O quarto colocado em média de público é o São Bernardo, acima do time da Água Branca.

Por razões que discutiríamos à exaustão nossa torcida é diferente das demais torcidas.

Paixão, demonstração de fé e idolatria pelo seu clube, atravessando mares, oceanos e continentes, invadindo o Japão como se o campeonato fosse disputado ali, no Jabaquara, mais que os números incontestáveis e indiscutíveis, a atitude da nossa torcida nas partidas não se compara a nenhuma outra.

Por exemplo ontem, o líder do Paulistão, com aproximadamente 80% de aproveitamento na competição, com 8 vitórias em 11 jogos, 2 empates e apenas 1 derrota, entrou em campo sob vaias, foi vaiado quando marcou gols e saiu de campo debaixo de vaias.

Tudo bem, eram apenas pouco mais de 7 mil testemunhas que se atreveram a ir ao campo só pra vaiar seu time, um público pouco acima da média registrada na competição.

Jamais ouvi nossa torcida vaiar o time na entrada de campo e muito menos vaia-lo após um gol.

Já ouvi vaias e protestos após os jogos, mas nem me recordo mais quando isto aconteceu.

Por esta e outras razões o Corinthians vai sobrando em relação aos demais clubes brasileiros.

30 Responses to Time e torcida: as diferenças que fazem a diferença

  1. Rogério disse:

    Silvinho, esse Emerson Ávila que a diretoria contratou para a base é a cara do Nelsinho Batista, uns 10 anos mais novo. Boa sorte pra ele e desejo sucesso.

    Curtir

  2. Rogério disse:

    Silvinho, a torcida sempre esteve presente, independentemente do momento atual do time. Normalmente quem exagera na dose é a torcida “organizada”, Torcedores como eu, você, e tantos outros que frequentam ou não o seu blog jamais jogará pedras em carro de jogador muito menos ameaçá-lo de morte. Fora isso, não há clube nenhum na galáxia que torce para um time de futebol como nós. 20 mil num sábado às vezes chuvoso não é para qualquer um. Eu acredito que quando a arena estiver pronta à nossa disposição, esse número aumentará porque nesse momento o time terá a sua verdadeira casa, e mesmo porque a torcida sabe que o clube precisará dela para ajudar a pagar o estádio.

    Mudando um pouco de assunto, SE o que o Neto disse hoje for verdade, uma proposta de 22 milhões de euros do Bayer pelo Ralf não pode ser recusada, ainda mais ele que tem 28 anos se não me engano. Grande jogadores do Timão não podem sair de graça. Veja o Marquinhos. A Roma recusou 25 milhões de euros do Barcelona por ele.

    Curtir

  3. Marco ACT disse:

    O que ocorre é que a maior parte dos torcedores de outros times só vão pro estadio e acompanham seu clube quando a fase tá boa. Nós estamos com o Timão sempre, não importa as circunstancias. Não somos apenas torcedores, somos apaixonados pelo Corinthians

    Curtir

  4. O Dani L disse:

    Enquanto isso a tal “maior” torcida do Brasil usa como desculpa o fato do Engenhao ser de dificil acesso.

    Curtir

    • Flávio augusto disse:

      Mais Dani, é realmente muito dificil chegar ao Engenhão, fácil mesmo é ir em 30mil pro outro lado do planeta.

      Curtir

  5. Pacheco disse:

    Acho que não devemos esquecer os torcedores mais antigos (caso do meu pai 93 anos que viveu e presenciou as décadas de 40, 50, 60 e 70, os 23 anos).
    Abraços a todos

    Curtir

  6. Flávio augusto disse:

    E que todos si preparem, tanto Corinthianos, quanto os anti.

    Com a Arena dos Loucos em funcionamento, novos tempos e novas histórias serão escritas.
    Uma maior insanidade por parte dos Loucos sera percebida, e o ódio no coração de muitos aumentará.

    Recordes de arrecadação, e o Povo acompanhando ainda mais o seu amor.

    Acredito até em eventos modernos de paz proporcionado pelas organizadas na Arena Corinthians, com uma grande união fraternal de todos os Corintianos, mais unidos, mais fortes, mais respeitosos, e com suas vozes cantando em unissono, em todos os jogos, para favorecer os nossos guerreiros e intimidar os inimigos.

    Enquanto esse tempo não chega, mostramos pra todos, que mesmo em casa de aluguel, somos os mais felizes, carismáticos, loucos e fiéis.

    Curtir

  7. Alexandre Figaro Moreira disse:

    Silvinho, vc acertou em cheio.. Hj antes de abrir seu blog, pensei comigo: “Vou escrever um comentário sobre a nossa torcida, seja qual for o assunto da matéria.
    Sou de Londrina/PR e estive no Pacaembu contra o Ituano.
    Um dilúvio, sábado quase de noite e mais de 20 mil.
    Contra o Barbarense a mesma situação, muita chuva, muita gente e muita festa.
    Dá gosto e orgulho de se ver.

    Abraços

    Curtir

  8. Múcio Rodolfo disse:

    Silvio e amigos. Se não me engano a torcida vaiou o primeiro gol do Zenon com a camisa do Timão. Foi em 1981. Mas naquela noite, o time estava apanhando do Santa Cruz em pleno Pacaembu …..
    Tirando isso, não há como contestar que a nossa torcida tem um comportamento diferente. Tão diferente que os outros tentam negá-lo. Quando eu cometia o desatino de frequentar blogs de seres com problemas com CPF eu vi um bambi dizendo que a torcida do Corintians não era tão fiel pois no jogo contra o Juventude havia apenas 5 mil pagantes. Este jogo foi válido pelo campeonato brasileiro de 2007. O cidadão queria provar que a torcida corintihiana havia abandonado o clube naquele campeonato que culminou com o nosso rebaixamento. Só que este jogo foi válido pela primeira rodada do campeonato, quando ninguém, imaginava que o clube iria correr o risco de rebaixamento. Quando a ameaça se tornou mais evidente, a torcida se fez presente. Contra o Atlético Paranaense havia mais de 32 mil torcedores e no jogo contra o Vasco (o que selou nossa queda) havia mais de 35 mil. No ano seguinte, na primeira partida depois do desastre, lá estavam mais de 29 mil corinthianos ocupando o panetone. Na primeira partida válida pela série B, o Pacaembu recebeu mais de 32 mil torcedores. A torcida marcou presença na tragédia e na reconstrução do time. Este momento espetacular que estamos vivendo se deve ao trabalho sério da diretoria (que comete alguns pecados, é verdade) que soube explorar a grandeza do clube e da sua torcida. O Ronaldo foi importante,sim. Só que ele entrou num time ajeitadinho. No time de 2007 ele teria naufragado. E ele se associou a uma marca de peso. Teria resultados idênticos se tivesse feito tal parceria com outro clube? Tudo começou no momento em que o Andrés sentiu a dor da torcida (“os que estão rindo hoje, não irão rir mais). Trabalho sério, recusa a ficar dando trela para ondas da imprensa (e até mesmo de parte da torcida), idéias originais e ousadas (nem todas bem aceitas ou bem sucedidas). E tem gente achando que tudo isso se deve ao Lula, ao PT, a Globo, a CBF, a Nike…..

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Não me recordo deste dia

      Recordo-me de vaias e protestos. Como por exemplo, Socrates ser xingado de mercenário num jogo que se não me engando culminou com a queda do Zé Teixeira

      A torcida ficar de costas no Parque Sao Jorge, se não me engano contra Juventus, Mogi ou América e no Pacaembu, contra o Fluminense

      Mas vaiar o time na entrada de campo, durante o jogo e depois de gol, só com a torcida do Botafogo do Jardim Leonor mesmo

      Curtir

      • Múcio Rodolfo disse:

        1- A informação está no Alamanaque do Timão do Celso Unzelte. Foi num jogo válido pelo campeonato brasileiro de 1981. O Corinthians perdeu por 4×1 do Santa Cruz e 4 jogadores foram crucificados naquele dia (Amaral, Djalma, Vaguinho e Geraldão).
        2- Eu me lembro do Sócrates ter sido agredido (ou quase agredido) após uma derrota diante do XV de Novembro de Piracicaba. O Teixeira caiu após uma outra derrota para a Inter de Limeira (1979)

        Curtir

  9. Carlos Roberto Dias disse:

    Olha Silvinho eu tenho as estatisticas da Datafolha de 2009 e 2012 da torcida do Timão.
    Só pra relembrar olha os numeros e o crescimento da torcida do Corinthians:

    CLUBES 2012 2010 Var.Abs. Var relativa TORCIDA
    FLAMENGO 16,27% 19,0% -2,73% -14% 32.540.000 torcedores
    CORINTIANS 15,56% 13,0% 2,56% 20% 31.120.000 torcedores
    Ou seja crescemos 20% em termos de torcida nesse periodo, que com certeza foi o efeito da nossa queda e volta a serie A em 2008.
    Acho que a queda motivou mais ainda a torcida a se unir em volta do clube e dar esse impulso.
    Outra coisa que vejo num crescendo é o numero de socios torcedores – dizem que já chegamos a 130.000 – é verdade?

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Carlos, o numero parece que gira em torno disto mesmo

      Não sei se são oficiais e nem se estes 130 mil são adimplentes

      Mas o crescimento realmente é grande

      Curtir

  10. Samuel disse:

    O Corinthians tem que manter-se firme nesse processo de isolamento em relação aos demais “grandes”, firmando-se cada vez mais como o único gigante do país.
    Para isso, conta com a Fiel desde 1910, com o bom time e com um marketing que funciona, além do sócio torcedor, que merece ressalvas, mas muito mais elogios.
    Nunca precisamos de marketing ou jogador de renome para ir no estádio, mas que isso ajuda, ajuda.
    E vou te falar um coisa Silvio, nos meus 42 anos de
    corinthianismo, sempre a Fiel teve esse comportamento de idolatria total ao clube, mas
    confesso que a sintonia e a cumplicidade total entre clube e torcida nos últimos 5 anos é algo que merece até um estudo, uma tese de mestrado. Não existe nada nem sequer próximo no mundo.
    Até nos raros momentos de crise e pressão para trocar o treinador foi algo comedido, e com grande preocupação de ambos os lados de não prejudicar o clube.
    Ou seja, sempre fomos o único time com uma torcida de fato Fiel, e agora somos os únicos com uma torcida que, da sua forma e no seu papel, ajuda a administrar o clube.
    Resumindo, somos foda!
    Valeu!

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Exatamente, Samuel

      E tudo começou com o Eu Nunca Vou te Abandonar, Porque eu Te Amo no sábado, véspera do jogo contra os Bambis, em 2007

      Curtir

  11. valdir disse:

    E pior que tem jornalista por ai que fala que hoje em dia qualquer
    time no mundo colocaria 40 mil pessoas no japão(M.C.pereira)pq a
    30 anos quando foi o time dele era mais difícil,mas os caras vivem
    inventando desculpa pra não ir no Enchenão,dizendo que é fora
    de mão.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Nem seleção coloca 40 mil no Japão

      Curtir

      • Samuel disse:

        Olha só, depois do que nós fizemos no Japão, com certeza vai ter clubinho aí subsidiando torcida só para tentar nos igualar caso consigam se habilitar para o mundial. Mas seja como for, não será a mesma coisa, pois ficará nítido a falsidade. E mesmo pagando integralmente e levando no colo, duvido que consigam chegar perto. A Fiel é única, e o mundo viu isso em dezembro. Valeu!

        Curtir

  12. vicente disse:

    O Corinthians em 5 anos saiu do fundo do poço ao topo do mundo. Alguns atribuíam a crescente corinthiana a presença do Fenômeno, mas aos poucos foi ficando claro (para o desespero dos antis) que a diferença é a Fiel e a sua louca paixão por esse time.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      O Ronaldo ajudou bastante na internacionalização da marca

      mas ele chegou no meio do processo de crescimento do clube, da marca

      Curtir

      • O Dani L disse:

        Creio que a maior contribuição do Ronaldo foi na autoestima do torcedor. Ainda estavamos ressabiados pela queda. Alem disso ele ajudou na restruturação, sobretudo do CT. Como consequencia houve o aumento de visibilidade, marketing, etc e tal até chegarmos onde estamos. Isso tudo renovou o sentimento da torcida. E quando a torcida caminha junto com o time, convenhamos, fica dificil para os outros?

        Curtir

  13. Denis Nunes disse:

    Primeiro que é muito difícil pra eles não ter um time pra torcer, segundo porque só vão na boa, terceiro porque eles não torcem para o time deles, torcem contra o nosso, e é isso que nos faz GIAGANTES.

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Tem outro fator la

      Conselheiro e diretor banca torcida pra vaiar o time quando quer derrubar treinador ou jogador

      Outros já passaram por isso

      Esse Ney Franco está com os dias contados

      Curtir

  14. Não é por acaso que o Luis Paulo Rosemberg declarou que o Corinthians é o unico clube no Brasil em condições de construir um estadio sem precisar de um sócio para isso. R$ 36 milhões arrecadados em bilheteria em 2012.

    Por isso acho que o SCCP esta correto quando ameaça voltar ao projeto original do Estadio de Itaquera se o ônus de receber o dinheiro do Bndes é aceitar a Odebrecht como socia na gestão da Arena. Corinthians não precisa disso

    Curtir

    • Blog do Silvinho disse:

      Mas não se constrói estádio com dinheiro de bilheteria, a conta não fecha

      Curtir

      • O Dani L disse:

        Mas o dinheiro de bilheteria daria para pagar o valor do emprestimo. O valor original do estadio (antes de ser o da sede da copa) variava em algo em torno de R$ 400 milhoes, se nao me engano. Um emprestimo desse valor no prazo de uns 15 anos, deve dar o valor anual em torno de R$ 40 e poucos milhões. Ou seja, o valor da bilheteria praticamente pagava o valor do emprestimo.

        Não esta considerado nesses casos, Naming Rights, Camarotes, Publicidades e demais receitas do estadio.

        Acho que foi esse o raciocinio do Sal.49.

        Curtir

  15. O Dani L disse:

    Mesmo com isso os antis insistem em colocar a culpa no Lula, Globo, Caixa.

    Curtir

Amigo, faça seu comentário